1 minute read

MEMORIAL: A HISTÓRIA DO CONSELHO DE ADMINSITRAÇÃO

Next Article
RESUMO

RESUMO

PAULO SÁ BRITO

Após a consolidação da representação dos empregados no Conselho de Administração, no mandato de Luiz Cézare Vieira, os celesquianos elegeram o companheiro Paulo Sá Brito para dar continuidade ao trabalho coletivo. "Quando assumi, no final do ano 2000, o representante dos empregados já havia conquistado um excelente espaço de representação, graças ao trabalho desenvolvido pelo Luiz Cézare Vieira", afirmou em entrevista publicada na cartilha do 10º Congresso dos empregados da Celesc.

Advertisement

De 2000 a 2002, o debate principal se deu acerca do Novo Modelo de Gestão da Celesc. "A proposta de novo modelo, sempre preservou os direitos dos trabalhadores. O que vislumbrávamos era uma mudança de rumo da empresa, aprofundando a profissionalização e afastando (ou, pelo menos, minimizando) a danosa influência partidária, que desqualificava profissionais apenas por não serem vinculados ao partido que, naquele momento, estava no poder".

Paulo Sá Brito também aproximou os trabalhadores da realidade do Conselho de Administração, percorrendo os locais de trabalho e promovendo debates constantes com a categoria. "Percorri todas as Agências Regionais, cada uma delas mais de uma vez, para debater com os empregados. Uma das percorridas pelas Regionais, foi especificamente para debater o novo modelo de gestão da Celesc, no qual propunhamos uma gestão participativa".

Neste período, ainda, foram travadas grandes lutas contra a privatização da Celesc: "Nunca os empregados da Celesc tiveram dúvida de lutar contra a privatização. O movimento sindical encampou, desde o início, esta luta e sempre mobilizou os empregados neste sentido. Frequentemente fomos instados a nos posicionar, em debates, seja na Assembleia Legislativa, seja nos meios de comunicação, seja em eventos específicos, aqui em Santa Catarina e em outros estados. No Conselho de Administração, nosso papel era o de manter a vigilância, para evitar qualquer possibilidade que nos remetesse à privatização, mesmo que por caminhos transversos".

Autor de diversos livros sobre a Celesc e o setor de energia, Paulo Sá Brito deu continuidade ao trabalho coletivo de propor e implementar, na Celesc, a gestão participativa, na lógica de que os trabalhadores devem influenciar e serem protagonistas dos rumos da empresa.

VAMOS À LUTA!

Abraços, Leandro

EXPEDIENTE

Boletim do Conselheiro é uma publicação do Representante dos Empregados no Conselho de Administração da Celesc Jornalista Responsável: Paulo Guilherme Horn (MTE 3489/SC) Revisão: Jair Maurino Fonseca Telefone / Whatsapp: (47) 9187-6572 | Email: leandronusi@gmail.com https://www.facebook.com/LeandroNunesConselheiro

This article is from: