Issuu on Google+

Vale das Letras Os pais que estimulam a leitura ensinam os filhos a reconhecerem o ambiente onde vivem e a desenvolver atitudes que as influenciarão durante a vida adulta, tais como: confiança, respeito mútuo e compreensão, bases importantes para a adolescência.

O que os pais devem fazer:       

Continuar a ler os livros preferidos e apresentar outros como surpresas agradáveis. Ler e reler ao ritmo do interesse. Perguntar “O que aconteceu?” Incentivar a criança a escrever e a desenhar. Deixar a criança memorizar e contar a história. Conversar sobre livros. Comparar imagens de dois livros que representam o mesmo objecto e falar sobre as diferenças de cor, tamanho, etc.

Prova de aptidão profissional – 2010-2011 – Patrícia Rodeia


Vale das Letras Livros mais adequados:  Livros de histórias.  Livros sobre crianças que são como eles e que vivem como eles – mas também livros sobre diferentes lugares e diferentes formas de vida.  Livros sobre ir à escola e fazer amigos.  Livros com textos simples que possam memorizar.  Livros que ensinam a contar, ensinam o alfabeto ou livros de vocabulário.

Razões para ler com as crianças  Ler em conjunto, conversar sobre livros, desenvolve a inteligência e a imaginação.  Os livros enriquecem o vocabulário e a linguagem.  As imagens, informações e ideias dos livros alargam o conhecimento do mundo. Quem tem o hábito de ler conhece-se melhor a si próprio e compreende melhor os outros.  Ler em conjunto é divertido, reforça o prazer do convívio.  Os laços afectivos entre as crianças e os adultos que lhes lêem tornam-se mais fortes.  A leitura torna as crianças mais calmas, ajuda-as a ganhar autoconfiança e poder de decisão. Prova de aptidão profissional – 2010-2011 – Patrícia Rodeia


Vale das Letras Conselhos aos pais  Faça da leitura um momento agradável no dia-a-dia da sua família ao incluir os livros na rotina diária da criança.   

À noite quando as crianças já estão na cama, leia-lhes antes de adormecerem. Os livros acalmam e dão serenidade. Aproveite alguns momentos de pausa ou de convívio para ler. O momento do banho pode incluir livros de plástico ou de borracha.

 Tornar a leitura uma actividade divertida  As crianças pequenas gostam de descobrir as imagens e as histórias dos livros.  Faça das imagens e das histórias dos livros uma espécie de brinquedos. As crianças adoram descobrir imagens, letras palavras e adoram ouvir ler histórias.  Deixe a criança escolher o livro que quer ler consigo. Pode propor outros livros, mas não force. É importante que leia ou oiça ler com prazer.

Prova de aptidão profissional – 2010-2011 – Patrícia Rodeia


Vale das Letras  Guardar alguns minutos para ler   

Reserve sempre alguns minutos do dia para ler, observar e conversar sobre os livros que a criança aprecia. Torne os momentos de leitura alegres e carinhosos. O tempo passará a correr. As crianças pequenas não aguentam muito tempo, quando está cansada ou desinteressada, não se deve forçar. À medida que as crianças vão crescendo passam a gostar de ver livros e ouvir ler histórias durante mais tempo.

 Visitar as Bibliotecas 

Prova de aptidão profissional – 2010-2011 – Patrícia Rodeia

No nosso país as bibliotecas públicas são muito acolhedoras e estão cheias de livros interessantes, para todas as idades. Visite a que fica mais perto da sua casa, ou do seu local de trabalho. O atendimento é muito agradável e o empréstimo é gratuito! Experimente ir com os seus filhos, nas bibliotecas há sempre uma zona própria para crianças.


Vale das Letras  Oferecer livros às crianças  

Prova de aptidão profissional – 2010-2011 – Patrícia Rodeia

Habitue a criança a escolher um livro para dar aos amigos como presente. Visite livrarias, supermercados e feiras do livro e deixe a criança mexer nos livros expostos. Valorize o livro e a leitura oferecendo livros aos seus filhos. Convide-a a observar, folhear e escolher um ou alguns para levar para casa ou para oferecer.


Vale das Letras

Como ler com as crianças         

Prova de aptidão profissional – 2010-2011 – Patrícia Rodeia

Mostre a capa, mostre os livros e fale sobre as ilustrações. Deixe a criança virar a página, se ela quiser. Leia as frases e mostre-as com o dedo. Torne a história viva, faça uma voz diferente para cada personagem e use mímica para contar a história. Faça perguntas e converse sobre a história, sobre as informações e sobre as imagens. Verifique se a criança está a compreender bem a história. Deixe a criança comentar o livro, contar a história ou partes da mesma. Se a criança não mostrar interesse não insista. Leia outra história ou leia a mesma história noutra altura. É frequente as crianças quererem ouvir muitas vezes uma história que lhes agrada, por isso, se a criança pedir, volte a ler a mesma história uma ou várias vezes.


Vale das Letras

Sugestões para reforçar interesse pelos livros  Faça perguntas divertidas sobre as imagens, sobre as situações observadas e sobre a história.  Faça jogos de descoberta e adivinhas para suscitar a atenção.  Ilustre passagens, desenhando ou pintando com as crianças.  Recorte figuras de jornais e revistas e fazer colagens colar para reconstituir cenas do livro.  Peça à criança que conte a história ou partes da história.  Dramatize cenas que reproduzam os momentos da história.

Prova de aptidão profissional – 2010-2011 – Patrícia Rodeia


Vale das Letras Ler em casa  No quarto: À noite quando as crianças pequenas já estão na cama, leia-lhes antes de adormecerem. Em todas as idades o hábito de ler ou ouvir ler antes de dormir é muito positivo, pois os livros acalmam e dão serenidade, tornandose uma excelente forma de acabar o dia.  Na sala: Inclua sempre uma caixa, um cesto ou uma estante baixa com livros na zona dos brinquedos, para que as crianças possam escolher os livros que querem ler ou observar. Aproveite alguns momentos de pausa ou de convívio para apagar a televisão ler alto com as crianças. Os adultos, sobretudo os pais e familiares mais próximos, são sempre modelos do comportamento das crianças. Procure dar o exemplo lendo livros, jornais ou revistas e vai ver que as crianças adquirem também esse bom hábito.  Na cozinha: As crianças adoram envolver-se nas actividades dos adultos. Cozinhar pode ser uma maneira divertida de estar em família, de treinar a leitura e de aprender. (Livros de receitas acessíveis às crianças).  No banho: O momento do banho pode incluir livros de plástico ou de borracha.

Prova de aptidão profissional – 2010-2011 – Patrícia Rodeia


Dossier