Revista Segurança Inteligente

Page 57

Segurança Inteligente

Costureiras da empresa, no momento em que é feito um “teste de qualidade”

Empresa planeja abrir fábrica no Brasil No ramo de roupas blindadas há 18 anos, Miguel Caballero tem planos de abrir uma planta industrial no Brasil até 2013. Restrições na legislação impedem que ele exporte para o país. Para vender seu produto aqui, ele precisa ter uma fábrica instalada no território brasileiro. A Caballero atende boa parte da América Latina e recentemente enviou ao presidente Fernando Lugo, do Paraguai, um paletó com proteção. Segundo Caballero, sua empresa trabalha com materiais certificados de acordo com as especificações NIJ 0101.6 e com balística testada pelo laboratório H.P. White, de Maryland, Estados Unidos. E faz uma investigação da vida do cliente, de acordo com fichas criminais disponibilizadas principalmente pelos Estados Unidos. “Queremos atuar na prevenção contra o crime e não proteger a criminosos”, assegura Caballero. Seus clientes mais freqüentes são dos Emirados Árabes, mas também vende bastante para o México.

gosto. No teste acompanhado pela reportagem, a arma utilizada foi um revólver modelo 38 Smith & Wesson. Mas poderia ser tranquilamente ter sido uma Uzi, diz o empresário. A Caballero faz desde os tradicionais coletes até jaquetas de couro, paletós, casacos femininos e camisas. Os clientes VIP contam com roupas feitas a partir de tecidos de elaboração mais sofisticada, que são importados da Inglaterra e da Itália. “Os produtos utilizados nessas roupas são de qualidade comparada às de marcas como Hugo Boss e Armani”, diz Carolina Ballesteros, diretora do departamento de pesquisa e desenvolvimento da empresa. O material usado na blindagem varia de preço de acordo com a sua flexibilidade. Uma peça da chamada linha VIP, feita sob encomenda, pode custar até US$ 5 mil. Na loja mais tradicional de Londres, a Harrods, suas roupas chegam a ser vendidas por 5 mil libras. A empresa se distingue no mercado também por desenvolver roupas sobre as quais aplica do menor ao maior nível de blindagem disponível, sem que alguém desconfie que a pessoa está vestida para a guerra. Além da linha VIP, a Caballero fabrica todo o tipo de peças para as policias civil e militar, além de fazer blindagem de helicópteros e lanchas, capacetes para o exército e roupas de proteção sem blindagem para motoqueiros. Blindagem das roupas vai do menor ao maior nível disponível

57


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.