Nf portoghese natale2017 c layout 2

Page 1

EXALLIEVI NEWSFLASH ANNO 6 - NUMERO 28 - SANTO NATAL 2017

Eventos atuais religiosas e periódica social da Confederação Mundial dos Ex-Alunos de Dom Bosco Edição português

2

8

CONFEDERAÇÃO MUNDIAL DOS ANTIGOS ALUNOS/AS DE DOM BOSCO

MENSAGEM DO REITOR-MOR MICHAL HORT CONVIDA A... SONHAR

FELIZ NATAL!

22

MALTA: OS ANTIGOS ALUNOS ABREM A RESIDÊNCIA MARVELLI

34

RAÙL VÁSQUEZ DIÉGUEZ: O TESTEMUNHO DE UM ANTIGO ALUNO GUATEMALTECO


MENSAGEM DO REITOR-MOR

O Natal segundo Dom Bosco Vi em todo o mundo Salesianos que defendem os rapazes e os jovens dos muitos Herodes dos nossos dias. E que continuam a sonhor, guiados pelos anjos, como Dom Bosco. Um espetáculo assim, nunca os turineses de 1842 tinham visto. Nas elegantes artérias do centro da cidade, um grupito de rapazes cantava um cântico natalício regido por um padre! A música era um pouco ingénua, mas aqueles rapazes cantavam-na tão afetuosamente que comovia. Dom Bosco não tinha um local para fazer os ensaios de canto com os rapazes e por isso faziaos nas ruas. Aquelas ruas que os rapazes conheciam bem. Até a canção tinha sido escrita no peitoril de uma janela.

Aqueles rapazes viviam o Natal caminhando, como os pais de Jesus que tiham de fazer uma viagem de Nazaré até Belém. E lá sentiram na pele o que significa estar em terra estrangeira: para eles não havia lugar na hospedaria. As casas dos homens estavam fechadas para eles. Maria e José partilham a sorte de muitos refugiados e trabalhadores estrangeiros, que buscam uma casa e são rejeitados, como há dois mil anos. Também os rapazes de Dom Bosco buscavam um espaço protetor para poder crescer, longe dos perigos. Dom Bosco buscouo juntamente com eles e empenhou a vida para o encontrar. Nas minhas visitas aos Salesianos do mundo, vi muitíssimos rapazes e jovens que encontram casa e proteção nos braços e no afeto dos filhos de Dom Bosco. E vi em todo o mundo rapazes e raparigas a cantar felizes.

Jesus nasceu num estábulo. Os homens não O tinham acolhido, humildes animais partilharam com Ele o seu abrigo. Dom Bosco começou com um barracão sujo e ao abandono. O estábulo, com o nascimento de Jesus, encheu-se de luz, uma luz quente e terna e tudo aquilo que era pobre e desprezado torna-se precioso. E uma manjedoura dos animais torna-se o trono do Altíssimo. A pobreza do barracão Pinardi faria desanimar qualquer pessoa. Testemunhou o padre Giovanni Battista Francesia: «Quando Dom Bosco visitou pela primeira vez aquele local, que devia servir de oratório, teve de se acautelar para não bater com a cabeça, porque de um lado não tinha mais de um metro de altura; o pavimento era térreo e, quando chovia, a água entrava por todos os lados. Dom Bosco sentiu grandes ratazanas a correr-lhe entre os pés e morcegos a esvoaçar por cima da cabeça». Mas para Dom Bosco era o melhor lugar do mundo: «Corri logo para os meus rapazes; juntei-os à minha volta e pus-me a gritar em alta voz: — Coragem, meus filhos, temos um Oratório mais estável do que no passado; teremos igreja, sacristia, salas de aula, local para o recreio. No domingo, no domingo, iremos para o novo Oratório que é além na casa Pinardi. — E apontava-lhes o lugar com o dedo. Aquelas palavras foram recebidas com o maior entusiasmo. Uns davam corridas ou saltos de alegria; outros ficavam como que paralizados; outros gritavam aos berros e, ousaria dizer, aos urros e aos brados» (MO, 168). Porque João Bosco sonhava. O anjo do Natal manifesta-se de modo diferente no evangelho de Mateus. Aqui não é o esplendor a rodear o nascimento. O anjo aparece a José em sonho. E ordena-lhe em nome de Deus que tome ao seu cuidado aquele Menino. O anjo aparecer-lheá ainda outras vezes em sonho. E José fará exatamente o que lhe disser, até que o filho de Maria chegue a uma idade em que já ninguém poderá atentar contra a sua vida.

Nos sonhos, Dom Bosco é convidado a tomar ao seu cuidado rapazes e jovens, a ajudá-los a crescer com o afeto e a bondade, a fazer com que já nenhum Herodes os ponha em perigo. Vi em todo o mundo Salesianos que defendem os rapazes e os jovens dos muitos Herodes dos nossos dias. E que continuam a sonhor, guiados pelos anjos, como Dom Bosco. «Fazei como os pastores». Deixo que seja Dom Bosco mesmo a concluir o meu augúrio natalício. Na “Boa-noite” que antecedia uma novena de Natal no Oratório disse:

2


«Amanhã começa a novena do santo Natal. Duas coisas vos aconselho nestes dias. Recordai-vos muitas vezes de Jesus Menino, do amor que vos tem e das provas que vos deu do seu amor até morrer por vós. De manhã, levantando-vos logo ao som da sineta, ao sentir o frio, recordai-vos de Jesus Menino que tremia de frio na palha. Ao longo do dia, animai-vos a estudar bem a lição, a fazer bem o trabalho, a estar atentos na aula por amor de Jesus. Não esqueçais que Jesus crescia em sabedoria, em idade e em graça diante de Deus e diante dos homens. E, sobretudo, por amor de Jesus procurai evitar qualquer falta que possa desagradar-Lhe. Fazei como os pastores em Belém: ide muitas vezes ao seu encontro. Nós invejamos os pastores que foram ao estábulo de Belém, que viram o Menino logo que nasceu, que Lhe beijaram a mãozinha, Lhe ofereceram os seus presentes. Felizes dos pastores, dizemos nós! Todavia nada temos a invejar, dado que a mesma sorte que eles tiveram também nós a temos. O mesmo Jesus que recebeu a visita dos pastores na sua cabana encontra-se aqui no sacrário. A única diferença está nisto, que os pastores viram-no com os olhos do corpo, nós cemo-lo só com a fé, e não há coisa que mais lhe agrade do que ir muitas vezes visitá-lo. Outro modo é ir de vez em quando à igreja ao longo do dia, mesmo que seja só um minuto». Em qualquer parte que há uma obra salesiana, vi igrejas pequenas e grandes, mas todas com a imagem de Maria com o Menino Jesus nos braços. Exatamente como em Belém há dois mil anos. Don Ángel Fernández Artime Reitor-Mor

UM CÂNTICO DE NATAL DA AUTORIA DE E S. JOÃO BOSCO

Para alegrar os encontros com os seus jovens, durante o Advento, Dom Bosco escreveu uma poesia dedicada ao Menino Jesus e musicou-a. Aqui vai uma tradução livre do poema, embora sem a música: Cantemos em som de júbilo, Ah, cantemos, com amor. Ó fiéis, nasceu o terno Deus, Nosso Senhor!... Oh, que brilho em cada estrela E a luz da Lua tão bela!... Das trevas rasgam o véu Serafins vindos do Céu Com cânticos de alegria Pelas glórias deste dia E o dom que Jesus traz… Vem! Oh, vem, amada paz Nos corações repousar. Cantemos numa só voz: Fica, Menino, entre nós! (Queremos contigo ficar)

3


SAUDAÇÃO DO PRESIDENTE Caríssimos/as AAS e amigos/as de Dom Bosco Quando chega a época do Natal todos recordamos o dom de Jesus que veio nascer no nosso mundo. É o maior dom de amor. A maior oferta altruísta de Deus. Para mim esta realidade, perante Deus que nos dá o Seu Filho, sabendo que Jesus nasce para morrer na terra a fim de nos resgatar do pecado, representa o maior desígnio de amor verdadeiro e sem limites. Na nossa Família Salesiana temos uma realidade semelhante em Dom Bosco. Dele recebemos tanto! Também ele decidiu dar-se, gastando a sua vida toda por nós, pelos jovens, por aqueles mais desfavorecido e nunca pretendeu nada em troca. Convido-vos à contemplação destes dois sinais de amor. Pelo Natal é costume darmos e recebermos presentes, com a reciprocidade na troca de votos, desejando tudo de bom e as bênçãos para os nossos parentes e amigos; porém, a maior bênção já nós a recebemos. Com a alegria que vem desta esplêndida realidade, convido-vos também a considerar quanto e como nós mesmos podemos ser dons de amor para as nossas famílias, os amigos e também para os jovens, sobretudo os deserdados, os órfãos e mais pobres. A alegria do maior dom – o Filho de Deus – é verdadeira e autêntica só quando a partilhamos com os outros. Para todos os meus votos de um SANTO NATAL e de um BOM ANO 2018. Michal Hort

O DELEGADO MUNDIAL

Nascido para os mais necessitados

Meus queridos amigos, É Natal. É o partido dos pequeninos. Quanto mais você dá aos que não o incomodam, os mais pobres dos pobres e dos necessitados, mais a diferença é expressa, a razão fundamental pela qual Jesus nasceu. • O Senhor sempre deu aos pequeninos; Ele está do lado dos humildes, ouvindo a oração dos pobres. A pequenez e a humildade o atraem irresistivelmente. • Deus escolheu o insignificante Nazaré, e não uma grande e rica capital; ele escolheu a pequena Maria e não a filha de um grande comandante. Ele escolheu Joseph o carpinteiro e não um homem importante. Esta é a lógica que flui através das Escrituras, do começo ao fim. • Pronuncia-la "sim", Maria se negou e decidiu deixar Deus agir. Ela nos ensina a nos abrir para a ação de Deus. • A visita de Deus à terra ocorreu em um abrigo de animais sem atendentes e sem lugar para armazenar o bebê, exceto uma manjedoura. Este é o mistério do Natal. Desejo a todos vocês - meus queridos delegados, presidentes e membros do Conselho e todos os outros membros das Federações dos Ex-Alunos - um Natal particularmente santificado e alegre, em companhia da nossa Santíssima Mãe, a quem só podemos entender ao alcançar amorosamente os "pequenos", assim como Dom Bosco, nosso Pai. Que o espírito do Natal - alegria, amor, apreciação mútua, especialmente para os pequeninos e os necessitados, e gratidão por todas as suas bençãos como ex-alunos de Dom Bosco - permaneça em nós e em nossas famílias no Natal e sempre! Deus abençoe você e suas famílias! Desejando-lhe um Natal cheio de graça e um novo ano cheio de Spirit 2018. Com desejos afectuosos, Don Jayapalan Raphael Sdb Delegado mundial para a associação de alunos passados

4


EDITORIAL Caríssimos/as amigos/as, Ao fechar mais uma edição de Newsflash apercebemo-nos de que o número de páginas devia triplicar, para se incluírem as contribuições de ideias e notícias que nos chegam e poder testemunhar atividades e acontecimentos no nosso mundo de Antigos Alunos de Dom Bosco.

Quase bem ao estilo de uma Revista, no modo como se apresenta, na facilidade do acesso e na maneira como se faz entender, antes ainda de ser lida, revela-se como fator importante de comunicação. Ocorre, portanto, dotá-la de um estilo progressivamente mais correto e coerente. Qualquer Revista vive e garante a sua continuidade quando tem uma boa organização redatorial. Juntos somos mais eficientes e importes; a atmosfera envolvente e o tom familiar tão querida por Dom Bosco, fazem a colaboração sempre melhor.

Talvez alguém se tenha dado apercebido, mesmo sem abrir a Revista, que: Newasflash está mudando. Antes de tudo, alteraram-se alguns aspetos da apresentação gráfica e da paginação, ‘arejando-se os artigos. Mas não é só isso. Também aos conteúdos foi dada maior relevância e conseguiram-se novos e diversos colaboradores e assuntos. Uma Revista deve ser um ‘espetáculo’, não pode ser aborrecida… A maneira com que procedo à ordenação das informações e as faço encontrar ao amigo leitor, pode constituir uma surpresa; não me refiro a uma página diferente da outra, mas ninguém estará em condições de ver o que segue depois, por forma a poder sempre ‘chamar a atenção, convidar à leitura e prender o espírito’ (como mandam os cânones da comunicação escrita, definição tão apetecidos pelo expert docente desta matéria, o António Pires, emérito presidente confederal). Ou seja: importa despertar interesse para que a atenção se mantenha viva. Não se pode ir para a frente olhando para trás. Sabe-se que qualquer publicação resulta do trabalho de uma equipa. E os membros do team são todos importantes desenvolvendo cada qual um trabalho que importa; ou seja, prestam um serviço importante.

Aquilo que, como jornalista, me dá maior prazer, é poder associar a atividade a uma ação cultural, a um instrumento que serve para ajudar o crescimento cívico da coletividade. Não é pouco. Em muitos casos é desejável ser ‘preventivo’: não esperando, mas antecipando; não respondendo, mas propondo; não defendendo; mas promovendo. Por vezes é considerado o jornal católico como uma cátedra de moral. O discurso jornalístico não pode ser um sermão; é a ‘exposição’ de acontecimentos. Como já observava Luís XIV: «Quem está mal informado não pode fazer mais do que raciocinar mal». Quem faz comunicação deve estar com os tempos, ao corrente do que acontece, para relatar o verdadeiro. Na Família Salesiana, nós, os/as Antigos/as Alunos/as, representamos uma parte consistente. E por isso devemos agir sempre com maior vigor (e rigor). Não se deve vender, mas convencer. Não se procura a satisfação pessoal, mas sim a difusão da mensagem. «Eu envio o Boletim Salesiano a quem o quer e a quem o não quer» - afirmava Dom Bosco.

É NATAL! Uma ocorrência que certamente traz a todos grande alegria, porque se comemora o dia em que à Humanidade foi concedido o maior dom: - a salvação. Uma mensagem que é uma ‘prenda’ oferecida a todos pelo protagonista Jesus! Para cada um/a dos/as Antigos/as Alunos/as de Dom Bosco, vão os melhores votos de um sereno e Santo Natal e de um Feliz e construtivo 2018. Pierluigi Lazzarini

5


C ONSELHO E XECUTIVO

Malta – Conselho Executivo da Confederação Mundial dos Ex-alunos de Dom Bosco

Sliema, Malta – setembro de 2017

O Conselho Executivo da Confederação Mundial dos Ex-alunos de Dom Bosco reuniu-se em Malta, de 15 a 17 de setembro.

Seus membros, Michal Hort, Presidente Mundial, Ángel Gudiña, Voce-Presidente GEX, Bryan Magro, Tesoureiro, Peter Kovac, assistente, P. Raphael Jayaplan SDB, Delegado do Reitor-Mor, trataram de vários temas sobre o desenvolvimento dos Ex-alunos e dos Amigos de Dom Bosco no mundo. 6


E UROBOSCO

França – Eurobosco 2017 Os Ex-alunos de Dom Bosco pela Família (ANS – Samoëns)

Quatro dias para discutir sobre percepções, desafios e ideias dos Ex-alunos de Dom Bosco em relação ao seu futuro; foi isso a XII edição do “Eurobosco”, congresso europeu dedicado a todos os exalunos e ex-alunas dos institutos salesianos do Velho Continente, realizado nos dias 12 a 15 em Samoëns, França, numa das aldeias de férias construídas pelos Exalunos franceses no âmbito de seus projetos sociais.

Há 4 anos da edição anterior, realizada em Malta sobre o tema da Identidade e Missão do Ex-aluno Salesiano, mais de 65 participantes reuniram-se vindos de 12 países europeus – com um ex-aluno vindo também do Chile – para refletir e compartilhar experiências sobre o tema da família, segundo o lema escolhido: “Bons Cristãos na família e Honestos Cidadãos para a família”.

No primeiro dia de trabalhos, foi aprofundado o tema da exortação apostólica “Amoris Laetitia” a partir da perspectiva salesiana, preparada pelo Salesiano P. Francesc Riu, que publicou recentemente alguns materiais de divulgação sobre esse texto; no segundo dia, foi esmiuçado o aspecto “honestos cidadãos para a família”, graças às intervenções de Anna Zaborska, eslovaca, membro do Parlamento Europeu, responsável das políticas familiares do Intergrupo do Parlamento Europeu; de Antoine Renard, Presidente da Federação Europeia das Organizações Familiares Católicas (FAFCE) e de Laurent Gregoire, Presidente da Confederação Francesa das Associações dos Ex-alunos das Escolas Católicas.

Outros momentos de interesse especial foram aqueles nos quais foram apresentadas as boas práticas no âmbito familiar realizadas por diversas realidades no contexto europeu, como “a Família Parodi”, na Itália, e “Hogares Don Bosco”, na Espanha.

Nos vários dias do encontro, vividos no tradicional clima de alegria e partilha salesiana, os participantes também compartilharam momentos de reflexão, festa e espiritualidade. Significativa foi a visita à Basílica da Visitação de Annecy, onde se conserva a relíquia de São Francisco de Sales. O próximo Eurobosco será em Valdocco em 2020.

Participaram do evento alguns entre os máximos expoentes da Associação dos Exalunos: o Presidente, Michal Hort; o Conselheiro para a Europa, Fernando Nuñez; o Conselheiro para a Formação e a Família, Maurizio Bruni; e o Vice-Presidente Jovens Ex-alunos (GEX), Ángel Gudiña, com o Delegado Mundial para os ex-alunos, P. Raphael Jayapalan. 7


E NTREVISTA AO P RESIDENTE

MICHAL HORT convida a... sonhar À primeira vista pareces um Homem racional e concreto. Podes apresentarte aos nossos leitores? «Felizmente sou um filho educado pelo pai e pela mãe, ambos Antigos Alunos Salesianos, que me ensinaram quanto é preciso ser altruísta na vida, servindo os outros. Aprendi com eles a ser responsável. Frequentei o Ensino Secundário dos Salesianos numa Escola onde, conforme impunha o horário-programa, tinha de estar desde as seis horas da manhã até às dez

da noite, o que significa ter-me tornado racional e concreto. Prossegui os estudos na Universidade de Bolonha.

Regressado a casa (com a experiência adquirida no estrangeiro, que nesse tempo constituía um bónus considerável), enveredei pelo empreendedorismo. Hoje sou gerente da minha empresa com meia centena de trabalhadores, desenvolvendo atividade em três Estados.

São 50 famílias pelas quais me compete providenciar, ter em consideração, ter o

cuidado e sentir a responsabilidade. Portanto, sim, tenho de ser raciona».

Na Família Salesiana os Antigos Alunos representam uma parte considerável. Como avalias a situação e a vitalidade dos ex-alunos no mundo de hoje e as diferentes realidades nas diversas partes do mundo? «Os AAS são como um gigante adormecido que está acordando pouco a pouco: - a Europa é para salvar!... a África para redescobrir, a América Latina e a Ásia para encaminhar e a América do Norte para definir…

O paradoxo é que outros grupos da família Cristã se entendem por vezes melhor do que os Antigos Alunos; e impõe-se um bom trabalho para esclarecer e assumir a identidade de Antigo Aluno de Dom Bosco». Como está decorrendo a Programação idealizada com o Conselho Mundial da Confederação? «Corre bem, mas de vagar. Podem surgir ideias muito boas, mas, enquanto os outros não as conhecem nem assumem para as concretizar, torna-se difícil seguir em frente… Eis porque estamos apostando com toda a força na difusão das nossas ideias, do nosso Plano Estratégico e dos nossos Projetos ‘chave’».

8


E NTREVISTA AO P RESIDENTE O Presidente Confederal dos AA, Michal Hort, é de nacionalidade eslovaca. Nasceu dia 12 de outubro de 1977; casado com Martina Hortova de quem tem 3 filhos. Licenciado pelo Liceu Salesiano de Šaštín (1995), estudou Ciências Políticas e Relações Internacionais na Universidade de Bolonha (1996-2001). Seguidamente, na Faculdade de Economia da Universidade de Bratislava (2001-2006) estuda relações económicas internacionais. Enquanto aluno estudante desempenho vários cargos: Vice-presidente da Associação de Antigos Alunos Eslovacos; Promotor da ‘Plataforma Comercial dos Antigos Alunos’; Membro da Comissão Executiva da 'Associação eslovaca para as relações internacionais. Diz-se que se pretende mais laicidade na Igreja. Acreditas que hoje há demasiado clericalismo nos leigos? «Não. Penso mesmo o contrário. Hoje há laicismo a mais entre os padres. Quero dizer que dedicam demasiado tempo do seu dia em trabalhos e atividades que não sabem fazer, para as quais não têm habilitações nem preparação e que lhes roubam tempo, meios, forças físicas e psíquicas

O Padre estudou e tem a sua vocação que é voltada para as almas. Se tiver de absorver parte ou muito do seu tempo à contabilidade, à manutenção dos edifícios, à gestão administrativa, obviamente não poderá estar disponível para aquilo em que foi formado e chamado por Deus, o seu ‘múnus sacerdotal’… É melhor que deixe. para os leigos tarefas e atribuições que se coadunam com saberes e profissionalismo. Por estas razões, dizemos frequentemente que os Antigos Alunos querem ser “grupo de serviço e de management”».

har-me: “Leva a família e transfere-te para Roma durante dois anos”. Por outro lado, porém, é estimulante, por poder usar plenamente os talentos e os dons que Deus me concedeu e ver que com a oração as coisas seguem em frente e progridem».

O que desejas dizer aos Antigos Alunos e às Antigas Alunos que lerão esta entrevista? «Lanço-lhes daqui o desafio à descoberta para confirmarem que ser “Honestos cidadãos e bons cristãos” é plano de vida; apelo para o entendimento de que ser “sal da terra e luz do mundo” é programa de

ação; faço votos para que, usando as capacidades e os conhecimentos pessoais ao serviço dos outros, especialmente da Família Salesiana, acreditem que é o caminho certo para chegar ao Paraíso».

Para concluir, exprime uma nota de esperança… «Compreender, interpretar à luz do nosso tempo, como Dom Bosco nos plasmou e que é um pensamento (e uma atitude) profético que liberta; procurar segui-lo é a solução para muitas incertezas; sonhar como ele, é garantia de sucesso. Convido todos/as os /as Antigos/as Alunos/as a sonhar!».

Um pouco confidencialmente: é difícil ser Presidente da Confederação Mundial dos/as Antigos/as Alunos/as de Dom Bosco? «Sim, é. Porquanto não sendo um trabalho que implique dedicação a tempo inteiro, torna-se complicado. Agora compreendo o que queria dizer o meu coach pessoal em 2015 (quando fui eleito), ao aconsel-

9


V ISITA DE ANIMAÇÃO

Laos

Primeira visita de animação

Vientiane, Laos, 1 de setembro de 2017

Após a visita à Tailândia, o Sr. Angel Gudiña (Vice-presidente mundial da GEX) e o Sr. Alberto Piedade (Conselheiro do GEX para a Ásia) viajaram para Vientiane pela fronteira entre a Tailândia eo Laos ( Ponte de amizade). Eles receberam uma calorosa recepção pelo Pe. Patrizio Maccioni, SDB, juntamente com o atual Presidente dos Ex-Alunos de Dom Bosco, o Sr. Boun-

pithak e um dos professores do Centro de Formação Profissional Dom Bosco no Laos, Sida Saiphiavong.

Os salesianos nos mostraram a cidade de Vientiane enquanto apresentavam o Sr. Gudiña e o Sr. Piedade a dois de nossos jovens alunos anteriores de Dom Bosco, o Sr. Nai Khaiy Zae Tern (que dirigiu sua própria oficina) depois nos mudamos para visitar Sr. Thanouthong Sikhamlay (um

ex-aluno que está executando suas próprias garrafas de água e garrafas de galão para vendas e entrega) - O negócio do Sr. Sikhamlay está crescendo dia a dia. Há algumas fotos tiradas nas visitas. Então, fomos levados para visitar também o centro de treinamento de FMA Vocation - seção de costura para meninas antes de visitar o Centro de Treinamento Profissional Don Bosco.

No Centro de Treinamento de DB, o Pe. Maccioni estava apresentando diferentes departamentos de mecânica para motocicleta, fusão e eletricidade. Alguns de nossos alunos são pensionistas e os professores são principalmente alunos passados do próprio Centro Don Bosco. Para o encontro com os alunos passados foi organizado para ocorrer no dia 1 de setembro às 18h30 no centro; atendido por cerca de 20 a 25 alunos passados, incluindo o Sr. Zae Tern e o Sr. Sikhamlay. O Sr. Gudiña e o Sr. Piedade apresentaram várias apresentações sobre: 1) Confederação Mundial, 2) Estatuto e 3) Como Esta-

10


V ISITA DE ANIMAÇÃO

belecer uma União Local para os alunos passados com a assistência do Pe. Maccioni com a tradução.

A realidade da associação passada dos alunos é bastante jovem e ainda não está bem estabelecida. No entanto, eles mostraram uma firme vontade e entusiasmo para continuar sua amizade e vínculos mútuos como bósonianos.

A reunião terminou com a entrega de lembranças e Laos. Dom Bosco alunos passados (bosconianos) estarão em contato com o Pe. Maccioni com o Conselheiro Mundial Ásia-Oceania sobre o progresso da associação local. O Centro de Treinamento de Vocação Dom Bosco no Laos começou em 2004 de forma muito humilde através da iniciativa da Escola Técnica Bangkok Dom Bosco, passando alunos com a assistência do Pe. Tito Pedron (ex-provincial da THA). Até agora, mais de 1000 alunos se formam diferentes e contribuem para o desenvolvimento da sociedade lao. Alberto Sequeira Alves Piedade, GEX

11


R EGIÕES

Japão

Avançando com os jovens ex-alunos

Tóquio, Japão, 14 de outubro de 2017 A Federação dos Alunos de Dom Bosco, presidida pelo Presidente, Sr. Hiroshi Yoshida, na presença da SDB Provincial Pe. Mario Yamanouchi realizou a reunião anual do conselho (14 de outubro) em Shibuya, Tóquio.

25 Ex-alunos de Dom Bosco de 5 escolas salesianas no Japão, Presidente dos exalunos de Maria Auxiliadora (Unione Japan: Sra. Soh Eiko), SDB Provincial, Delegado Provincial para DB Alumni (P. Suzuki Masao), Juventude Delegado do Ministério (Pe. Shin Mishima) e Delegado para o Japão SYM (Pe. Urata Shinjiro). Desta vez, a Federação produziu um fol-

12

heto de angariação de fundos dos alunos anteriores. E antes da reunião, as 5 associações de alunos da escola elegeram 16 alunos mais novos, incluindo-me com antecedência como membros da W eel W eel (WT), que considerará a sustentabilidade e desenvolvimento da Fedação.

O presidente Yoshida sublinhou: «É muito importante que esta Federação convide mais alunos passados, especialmente os membros mais jovens, e adote suas novas opiniões para ativar a associação para a Juventude Futura».

Então, na última parte da reunião, o Sr. Yoshida deu muito tempo aos membros da Equipe de Trabalho, e os alunos do passado

mais jovens discutiram sinceramente os desafios que a Federação enfrenta agora. Eles assumirão com entusiasmo a tarefa de encontrar boas respostas sobre os desafios especialmente importantes abaixo: 1. Publicidade (Comunicação Social) 2. Congresso Ásia-Oceania no Japão 2020 3. Finanças e Incorporação

Embora houvesse alguns recém-chegados na reunião da federação, os membros da Equipe de Trabalho imediatamente receberam sinceramente contato uns com os outros. Cada equipe tem um líder e os Secretarários da Federação (Sr. Tateishi Mitsuhiro e Chihiro Okawa) foram nomeados Capitães das Equipes de Trabalho (WT).


R EGIÕES

Espera-se que os membros do WT tenham reuniões on-line ou on-line com frequência para o futuro mais brilhante em colaboração com cada associação de alunos da escola.

Após a reunião, realizou-se uma reunião. Os representantes de 5 associações falaram sobre a notícia de seus próprios alunos da escola. Então o Pe. Mishima e Pe. Urata e eu apresentamos as atividades do Ministério da Juventude SDB no Japão e pedimos mais cooperação nos Movimentos Salesianos para a Juventude. Finalmente, o Pe. Suzuki Masao teve uma conversa de boa noite. Para os primeiros cristãos japoneses, "Gotaisetsu" significava Amor. Pe. Suzuki enfatizou o valor de "Gotaisetsu", e nos pediu para amar mais jovens e crianças como uma parte importante de uma grande Família Salesiana. Mr. Okawa Chihiro, EXDB

13


R EGIÕES

Índia

Encontro da Federação Nacional dos Ex-Alunos de Dom Bosco

Guwahati, Índia – 27 de outubro de 2017

Cerca de 60 Delegados da Federação Nacional Indiana dos Ex-Alunos de Dom Bosco reuniram-se sexta-feira, 27 de outubro, no Instituto Dom Bosco, de Guwahati, para um encontro de confronto e deliberação acerca de questões organizacionais relativas a procedimentos de funcionamento, e de projetos da Federação. Do encontro participaram também o Delegado Nacional para os Ex-Alunos, P. Albert Johnson, e o Presidente da Federação, Sr. Khetan Gala. O destaque da reunião foi a participação de todas as 11 províncias da Índia (primeira vez), nos 39 membros (incluindo os membros da V.P. Gex) participaram da reunião. De acordo com a convocação do Presidente Mundial para envolver e promover activamente os membros da V.P. Gex, foi a primeira vez que foram convidados a participar do NCM. Também foi inspiradora a presença especial do Delegado Mundial Rev.Fr.Raphael Jayapalan.

O NCM começou com o endereço de boasvindas por Fr. Januarius, Delegado Provincial da Província de Guwahati, seguido da mensagem do P. Maria Arokiam (lida pelo delegado nacional), a mensagem de

14

Fr.Johnson (Diretor, DBI) eo endereço de Pe. Albert Johnson (delegado nacional). O relatório da recente visita do Presidente Nacional e do Delegado Nacional à Província de Shillong foi então apresentado ao conselho pelo Secretário Provincial Sr. Valerian Pakma, sendo o destaque a interação da Seleção com mais de 1400 classes 10, 11 & 12 alunos, motivando-os a se juntarem ao movimento dos Ex-Alunos uma vez que eles passaram das instituições.

Nas sessões de negócios, os minutos do último NCM foram lidos e aprovados, assim também as contas foram apresentadas ao conselho e aprovadas. Houve uma breve discussão sobre o nome a ser adotado como apelado pelo Presidente Mundial, deve ser Ex-Alunos de Dom Bosco e não

Alumni, o P.Jayapalan também orientou o conselho a seguir esse nome. Também um relatório do movimento V.P. Gex na Índia foi apresentado por Mr. Bikash Agarwal juntamente com uma declaração de visão. Isto foi seguido pelo lançamento suave do site dinâmico nacional (www.dbppinf.org).

Outra sessão importante foi a alteração dos estatutos. Tendo em mente o tecido indiano e os tempos atuais, era uma necessidade longa de fazer algumas alterações aos estatutos.

Ao longo de um ano, esse exercício foi realizado pela Federação Nacional da Índia, pedindo insumos e sugestões de todas as províncias da Índia. As alterações foram aprovadas pelo conselho e seriam enca-


R EGIÕES

minhadas para a Confederação Mundial para sua aprovação, após o qual elas seriam implementadas.

Seguiu-se uma sessão sobre a discussão dos problemas enfrentados pelas várias províncias.

O planejamento para a realização do Congresso Nacional em 2018 também foi realizado. Sugeriu-se que atinja a participação de cerca de 350 delegados das várias províncias da Índia.

A participação dos cônjuges dos ex-alunos também seria encorajada para este Congresso Nacional. Seguiu-se uma sessão sobre o Planejamento Financeiro da Federação Nacional.

Havia também a sessão de animação conduzida pelo Delegado Mundial Pe.Raphael Jayapalan e pelo Delegado Nacional Fr.Albert Johnson. Os relatórios da província das várias províncias foram apresentados ao conselho. O NCM terminou com o Plano de Ação sendo dado ao conselho pelo Presidente Nacional Sr. Ketan Gala da seguinte forma:

1) Insumos oportunos pelas províncias para o site nacional. No que diz respeito a esta solicitação de todas as províncias para encaminhar os nomes juntamente com as fotografias da equipe provincial, um breve histórico da província e as estatísticas das unidades e os membros da vida.

2) Promover o movimento V.P.Gex em todos os níveis.

3) Para garantir que a coleta de banco de dados seja feita na Província, bem como em Níveis de Unidade.

4) Animação dos Delegados Locais pelo Delegado Provincial.

5) A atividade "A MILLION PLEDGES" em relação à doação de órgãos a ser levada a cabo PAN INDIA por todas as províncias. 6) Prêmios Aleberto Marvelli a serem lançados no Congresso Nacional. Ketan Gala (Presidente nacional)

15


R EGIÕES

Argentina

Carta de um Presidente Paraná, 24 de outubro de 2017

Caríssimos Antigos Alunos Salesianos

Recebei cordiais saudações. Neste contacto queria deixar um pensamento de Dom Bosco, dar-vos conhecimento de uma reunião e anunciar outro futuro encontro.

O nosso Dom Bosco aconselhava a evitar críticas e murmurações. Afirmava: «Quando posso falar bem, falo; quando poderia falar mal, calo-me». (Memórias Biográficas, volume III, página 246). «Exprimia uma dolorosa sensação quando ouvia alguma critica. E exortava todos a não falarem mal de ninguém, nunca, e, muito menos se pertencesse ao clero ou a instituições religiosas, por ser contrário à caridade e deixar sempre uma má impressão naqueles que ainda tenham um ‘pouco de juízo». (MB, v. II, 84).

Sábado, 7 de outubro de 2017, na Escola Dom Bosco, de San Juan, realizou-se um Encontro de Zona (regional) de Antigos Alunos Salesianos. Participaram ex-alunos de Rodeo del Medio (Mendoza), Córdoba (PIO X, Domingos Sávio, Villada), Santa Fé, Paraná e de San Juan. O Encontro constou de dois tempos intensos de ‘iluminação’ conduzidos pelos Salesianos Abel Iglesias Cortina, sobre a "Identidade do Antigo Aluno"; e Orlando Sánchez, sobre a "Família Salesiana"; completando a jornada um workshop com o tema dos Estatutos – Nacional e Mundial – dos Antigos Alunos de Dom Bosco, e com alusões à organização do Congresso (Congrelat) programado para 2018. Um JEX, Pablo Ríos, argumentou sobre os "Pátios para os Ex-alunos", aludindo à criação de espaços apropriados. Entre os participantes estiveram 6 JEX (jovens AA). Foi um dia em que se puderam aproveitar diversos casos cujos conteúdos se clarificaram mediante o debate e a partilha de ideias com propostas concretas em ordem à garantia da continuação do trabalho em cada centro local.

16

Esta experiência foi muito apreciada também por causa da necessidade que se sentia para se implementar a ligação e com o envolvimento de todos para a preparação do Congresso marcado para o próximo ano; e ainda para reforçar o trabalho e obter maior empenhamento dos Antigos Alunos, na mesma linha de quanto se havia tratado no encontro feito há dois meses em Mar del Plata. Ao meio dia rezámos o Terço, lembrando o dia de Nossa Senhora do Rosário, e no fim da tarde tivemos a celebração da Eucaristia. É dever de justiça deixar um grande agradecimento aos promotores, todos os ‘project manager’ que difundiram e apoiaram economicamente os Antigos Alunos para puderem estar presentes nesta reunião, na cidade de San Juan, onde os alunos locais asseguraram toda a logística e serviram as refeições. Muitíssimo obrigado. Com amizade fraterna, Víctor L. M. (centurião) CONGRESSO LATINO AMERICANO DE ANTIGOS/AS ALUNOS/AS DE DOM BOSCO (CONGRELAT), na cidade de Santo Domingo, República Dominicana - de 19 a 22 de abril de 2018. Para mais informações, enviar e-mail para: congrelatsantodomingo2018@gmail.com


N OTÍCIA

Coreia do Sul

Uma normal pausa para o almoço numa escola salesiana (ANS – Gwangju)

Como em todas as escolas salesianas, o tempo da pausa para o almoço é um momento muito precioso para o acompanhamento dos jovens, para estar próximos dos jovens como pais, irmãos mais velhos e amigos. Também na “Salesian Junior & Senior High School” de Gwangju, que há pouco festejou seus 60 anos de existência, esse momento privilegiado é um tempo dinâmico e muito interessante. No grande campus imerso no vale “Il Gog Dong”, todos os dias, de segunda a sextafeira, quase 1400 alunos da escola média e superior fazem experiência do coração salesiano em sua vida cotidiana.

E diante de um sistema escolar muito competitivo no país, que todos os anos encontra o seu objetivo nos exames de admissão universitária de novembro, os 9 Salesianos da escola – o diretor, P. Mike

Chang, 5 sacerdotes, 1 coadjutor e 2 tirocinantes – com mais de 100 leigos colaboradores na missão, que compreendem não poucos ex-alunos e Salesianos cooperadores, fazem sempre o que podem de melhor para favorecer também o desenvolvimento humano dos alunos.

dos catequistas, no diálogo entre professores e alunos durante as caminhadas pelo campus e diante da Gruta de Nossa Senhora, percorrendo as colinas verdejantes, divertindo-se em diversos jogos de mesa ou nos esportes como futebol e basquete.

No campus, também o espírito de família é expresso mediante muitas maneiras – com tempo dedicado aos origamis na sala

Fonte: AustraLasia

Por exemplo, dado que em todo o país enlouquece o “K-Pop”, a música pop coreana, na escola salesiana exibem-se às sextasfeiras, durante a pausa de almoço, algumas “Salesian Pop Star” (S-Pop) com canções às vezes improvisadas, outras vezes bem preparadas, acompanhadas de danças ou outras brincadeiras. E os 1400 alunos ficam muito contentes por contribuir nessas iniciativas, com o Coordenador Espiritual da escola, os jovens Salesianos tirocinantes envolvidos na formação prática e vários professores.

«Sim, para nós Salesianos perder tempo com os jovens, escutar o coração deles durante as pausas é o melhor modo de chegar ao seu coração – dizem os Salesianos do instituto -. Nesses momentos, nossos alunos podem sentir-se realmente amados e a nossa educação consegue ser realmente salesiana. E somos gratos às muitas gerações de Salesianos, professores, leigos colaboradores e ex-alunos que contribuíram para criar este admirável ambiente salesiano na periferia de Gwangju nos mais de 60 anos!». P, Joseph Sin Minsoo, SDB

17


N OTÍCIA

Portugal

Renovar-se para renovar

Fátima, Portugal

Renovar-se para renovar - é tema e palavra de ordem. Cria-se um GT promotor da retoma, a sério, das associações ou Centros Locais e da própria Federação Nacional de Antigos/as Alunos/as de Dom Bosco.

Aproveitando a coincidência do encontro de representantes da Família Salesiana em Fátima, no dia 16 de setembro, para a apresentação do Programa Pastoral 20172018, reuniu-se um grupo de Antigos Alunos com o novo Provincial, Padre José Aníbal e o Delegado para a FS, Padre Joaquim Taveira. O principal objectivo consistiu em ‘pegar’ mas a sério, não nos

problemas, mas na solução que conduza a ‘incrementar a reorganização’ deste ramo da FS em Portugal. Por comum acordo foi constituído um GT (Grupo de Trabalho) restrito, que será apoiado por um conselho alargado de AA, para estudar e propor linhas de compromisso rumo ao ‘renovamento’ do associativismo ‘exalunal’ junto das respectivas Casas Salesianas em Portugal.

Entre outros assuntos de interesse organizativo, sublinhou-se uma vez mais, a conveniência e o interesse também pastoral, de se constituírem grupos organizados apostólicos pró-ativos, militantes, identificados, abertos com AA coerentes, no laicado católico, lembrando que a «educação

recebida não pode confinar-se às recordações, e saudade, mas deve transformarse em força dinâmica com incidência no nosso mundo, por forma a contribuir para torná-lo mais humano, autêntico e mais cristão». Ficou também decidido que o Delegado Nacional para a FS, da qual os AA fazem parte integrante, promoverá, a curto prazo, reuniões com o GT ali formado propositadamente, a fim de ser atingido em breve o desejado objectivo da renovação também estrutural das nossas Associações, como Leigos empenhados na Igreja, na Sociedade e nas Obras de D. Bosco, com que gostosa e reconhecidamente nos identificamos. A Guilhermino Pires

Legende per le fotografie Na Casa de Nossa Senhora do Carmo, o grupo reunido em Fátima com o Provincial e o Delegado para FS. Representantes dos diversos grupos da FS reunidos em Fátima, no Centenário das Aparições de Nossa Senhora aos Pastorinhos.

18


N OTÍCIA

Espanha Salesianos Antequera inaugura o pórtico e as novas salas de aula secundárias Gonzalo Urbano, ex-aluno e atual jogador do CD da UMA Antequera, cortou a fita inaugural em um evento aberto a toda a Comunidade Educacional

Após alguns meses de trabalho, dedicação e esforço para que tudo esteja pronto para que os alunos tenham uma aula agradável e acolhedora, no dia 19 de outubro, após a reunião inicial dos pais, inaugurouse a varanda e novas salas de aula. Escola secundária em Salesianos Antequera. Através de um evento aberto a toda a Comunidade Educacional em que os pais, professores, educadores, estudantes e pessoal de serviço estavam presentes. O ato começou com algumas palavras do diretor do centro, Miguel Conrado Montes. Gonzalo Urbano, ex-aluno e atual jogador do CD UMA Antequera, depois cortou a fita inaugural. Desta forma, estas novas salas de aula foram oficialmente inauguradas, cada uma equipada com as mais recentes tecnologias e amenidades para o prazer e uso de estudantes e professores da ESO: janelas isoladas, ar condicionado, projetores e um moderno sistema de iluminação. Desta forma, um velho sonho se tornou realidade, resolvendo uma necessidade existente de anos e apostando em uma remodelação contínua desta antiga casa, lar dos jovens. José Carlos Paradas

Fonte: salesianos MARÍA AUXILIADORA

19


N OTÍCIA

França

Fim de semana Dom Bosco, jovens e famílias “Nós somos família”

Saint-Jean-de-Sixt, França – novembro de 2017

A Federação dos Ex-alunos de Dom Bosco da França coordena desde 2008 um projeto para oferecer a famílias e jovens momentos de relax, diversão, partilha, reflexões e orações numa das casas de férias da Associação da rede Dom Bosco.

Na última edição realizada entre o final de outubro e o início de novembro na casa de Forgeassoud foram 120 os participantes, que puderam aprofundar vários temas e questões da sociedade atual, e escutar vários testemunhos entre os quais os de dois migrantes sírios acolhidos na casa de Dom Bosco de Paris.

Cuba

Recordando o Venerável P. Vandor no 38° aniversário da sua morte

Santa Clara, Cuba – outubro de 2017

Na paróquia “Nossa Senhora do Carmo”, a mesma que acolheu o P. Vandor na sua chegada em 1954, o Venerável Salesiano foi comemorado no 38º aniversário da sua morte.

Concluída a Eucaristia dominical, houve um encontro para recordar os momentos mais importantes da vida do P. Vandor, também como escritor. O encontro foi orientado pelas historiadoras Heidy Águila Zamora e Yuliana Denis, ambas MSC. Depois da leitura da sua obra foram dados alguns testemunhos de exalunos do então colégio “Rosa Pérez Velasco” e de amigos que conheceram o P. Vandor. Não faltou música durante o encontro, interpretada por Pedro O’Relly, que musicou alguns poemas do Venerável Vandor.

20


N OTÍCIA

Estados Unidos

Inaugurado um novo edifício no Don Bosco Prep Ramsey, Estados Unidos – setembro de 2017

Em 21 de setembro, Dom John J. O’Hara, bispo-auxiliar da arquidiocese de Nova Iorque e ex-aluno do Don Bosco Prep de Ramsey, presidiu a missa de inauguração de um novo edifício do Instituto, denominado “Savio Hall”.

Presentes à cerimônia o P. Timothy Ploch, Conselheiro para a Região Interamérica, o P. Timothy Zak, Inspetor dos Estados Unidos Este e Canadá, a comunidade salesiana de Ramsey e cerca de 1200 convidados entre membros do clero, alunos, famílias, professores e equipe. A nova estrutura inclui refeitório, laboratório de robótica e vários outros laboratórios e salas de aula de vanguarda.

Brasil

Viagem de estudo junto à NASA Cape Canaveral, Estados Unidos – Outubro de 2017

Realizou-se, como fora programado, no mês de outubro, a visita de dez profissionais – professores, ex–alunos e alunos – da Faculdade de Engenharia do UniSALESIANO, de Araçatuba-SP, Brasil, aos ambientes do “Kennedy Space Center”, da NASA (National Aeronautics and Space Administration), EUA, no âmbito do “Projeto pela Semana de Inovação Técnica”.

21


S OLIDARIEDADE

Malta

Os Antigos Alunos abrem a Residência Marvelli

No ano centenário do nascimento de Alberto Marvelli, em Malta, a Federação Nacional dos Antigos/as Alunos/as de Dom Bosco lançou um projeto social para ajudar os jovens sem-abrigo a viverem autonomamente integrados na comunidade. Este projeto avançou em colaboração com a Associação Maltesa da Ordem Soberana de Malta.

Os jovens mais desfavorecidos têm diversos desafios para superar a pobreza e a exclusão social. Entre os mais frágeis e vulneráveis encontram-se os jovens sem casa, aos quais falta, sobretudo, o afeto e a segurança de uma família. Os custos elevados para terem uma casa e o grande aumento das rendas, em Malta, dificultam cada vez mais estas pessoas sem-abrigo para terem uma vida independente e digna.

Situada no centro de Paola, estava uma casa em ruinas que foi doada aos Salesianos de Dom Bosco por um benfeitor. Esta casa está a ser completamente reestruturada para ser transformar numa habitação totalmente funcional. Foi-lhe dado o nome de ‘Residence Alberto Marvelli’ (um Antigo Aluno de Dom Bosco, beatificado por João Paulo II). Para já, esta Residence poderá albergar três jovens, garantindo-lhes o apoio logístico. Efetivamente o objetivo deste projeto consiste em oferecer serviços de alojamento a jovens sem morada certa por força da situação de vida em liberdade e sem re-

22

gras a que se acostumaram. Esses jovens sem-abrigo permanecerão na ‘Residence’ por um período transitório que pode ir até dois anos, com a perspetiva de serem ajudados no processo de a sua reinserção na sociedade.

A única caraterística extraordinária do projeto reside na garantia da prestação de serviços de apoio para o desenvolvimento ‘mental’ (psicológico, moral e não só) a estes jovens, enquanto forem utentes da casa, de modo a proporcionar-lhes a preparação para uma vida autónoma,

contribuindo para a sua inclusão na comunidade como cidadãos exemplares.

O testemunho dos jovens é um forte argumento para ajudar outros jovens a saírem da situação de pobreza e a optarem por um modo de vida mais digno. Os trabalhos de construção e reabilitação da propriedade já começaram a procedem a bom ritmo. E os Antigos Alunos também estão a dar parte do seu tempo, como voluntários, para se abreviar a preparação da Casa. Esperam que dentro de um ano fique pronta para ser habitada.


S OLIDARIEDADE

No nome está um personagem shakspiriano e está a cor azul, da eletricidade. A alma dupla de Pietro Tinelli, de 24 anos, e da startup milanesa “Blue Oberon” de que faz parte.

Enquanto era estudante de Letras clássicas na Universidade Católica de Milão, Tinelli começou a desenvolver o projeto das ‘pulseiras inteligentes’ para ajudar a encontrar quem se perde. Primeiro orientou a invenção para o encontro de crianças em diversas situações, nos centros comerciais. Depois, pensou e produziu coleiras para animais.

À sua última criação chamou-lhe “Semiperdo Senior” e é dedicada aos anciãos, aos doentes com Alzheimer e a pessoas

Itália Humanista tecnológico inventor da pulseira para encontrar ‘perdidos’

autistas, que se perdem com frequência. Nos bastidores, juntamente com ele, estão no trabalho de equipa dez jovens milaneses entre os 24 e os 40 anos.

Quando começou esta aventura? «Em 2013. Eu ainda estudava, mas queria encontrar a maneira de unir a minha paixão pelas matérias humanísticas e pela tecnologia, a fim de criar qualquer coisa que fosse realmente útil».

Como funciona? «É ‘waterproof’ (à prova de água) o microchip integrado no “Semiperdo” que, quando está próximo de um smartphone, ativa o sistema de geolocalização sem ser preciso dispor de app. Se quem se encontra com a pessoa perdida não tiver um te-

lemóvel (celular) com tecnologia NFC, poderá contactar com o endereço web que está impresso no objeto (pulseira, coleira) e fazer uma chamada ou enviar mensagem referindo a localização. A notificação é instantânea e desde logo com o posicionamento que é comunicado aos respetivos familiares ou interessados».

Então, a formação humanística foi útil? «Muitíssimo. Frequentei o Liceu Clássico Salesiano de Treviglio. Licenciei-me no ano passado em Letras Clássicas na Universidade Católica de Milão». Simona Ballatore Fonte: Il Giorno de Milão, 25 de agosto de 2017.

23


S OLIDARIEDADE

Brasil

Ex-aluna conta como o “Salesiano” a ajudou a se desenvolver (ANS – Niterói)

«Tudo que sou devo à minha infância. Sempre fui uma criança extrovertida, carismática, carinhosa e adorava um bom bate-papo, seja com crianças ou adultos. Nos tempos de colégio gostava de ser representante de turma e, por estudar em um colégio católico, adorava fazer parte da Pastoral da Juventude. E foi nesse ambiente que aprendi a desenvolver a minha essência como ser humano» assim fala a ex-aluna Lílian Maia, advogada com especialização em Licitações e Contratos, Coach formada pela Sociedade Brasileira de Coaching.

«Na Pastoral da Juventude nos dividíamos em grupo, normalmente por idade, fazíamos reuniões semanais para conversar sobre religião, comportamentos, valores, aspectos motivacionais da vida de cada um, as habilidades que cada membro gostava de desenvolver, dentre outros assuntos.

Organizávamos idas a orfanatos, asilos e percebo o quão importante foi ter desenvolvido esses trabalhos sociais tão nova! Aprendi o que era solidariedade e a im-

24

portância de não sermos individualistas. Adorava recolher no meu prédio mantimentos para as "Campanhas de Solidariedade" e era a primeira a doar os meus brinquedos e roupas para os lugares que visitávamos.

Eu também era apaixonada pelos "Cursos de Formação de Liderança" que nós mesmos organizávamos! Os cursos aconteciam no sítio do colégio ou no sítio da minha família. Era maravilhoso!

Nos dividíamos em grupos e fazíamos dinâmicas uns com os outros, depois, sempre havia uma música e o momento de reflexão em grupo da mensagem aprendida com a dinâmica. Vou ser bem sincera, só enquanto escrevia esse artigo me dei conta de quanto fui uma criança privilegiada! Aprendi, no meu colégio, grandes ensinamentos que me acompanham em minha vida adulta. Dentre eles, posso destacar:

Identificar e criar planos de ação colaborativa para o futuro; Desenvolvimento do espírito de solidarie-

dade, de cooperação e união entre os seres humanos; Desenvolvimento do sentimento de parceria e de pertencimento entre colegas. Ter a consciência que a liderança é um processo de aprendizagem.

A importância da construção de alianças e relacionamentos sólidos; Honestidade; Autoconhecimento; Autoconfiança; Flexibilidade; Inteligência Social; Congruência com os valores.

Hoje desenvolvo uma profissão que me permite utilizar todos os ensinamentos acima listados. E o mais incrível, posso desenvolver essas forças em um número cada vez maior de pessoas! E como eu seria capaz de estimular esses ensinamentos se não os tivesse ou não acreditasse neles?

No coaching encontrei a minha missão: auxiliar um maior número de pessoas na busca do desenvolvimento e da aprendizagem, a fim de que suas metas sejam gradualmente atingidas com o seguimento de estágios de mudança que culminam na realização de um objetivo final».


G

E X

Timor Leste

A formação do Gex Dili, Timor Leste, 9 de outubro de 2017

Gostaria de informá-lo sobre a reunião da Associação Nacional em Dili. Fui convidado a informar a associação e alguns dos representantes do novo governo de TimorLeste que também são alunos passados, também estavam lá.

Depois de informar a associação no GEX e outros programas do GEX - com a assistência da associação, conseguimos selecionar 4 jovens alunos passados para estarem no GEX Nacional e vou fornecerlhes um briefing sobre as atividades do GEX. Espero que, até o final de novembro, eu possa ter um rascunho da Escola de Líderes pronto para ser consultado e discutido com o nosso Delegado SDB, Pe. Mario do Rosario, SDB.

Em relação à estrutura, atualmente na Secretaria da Confederação Mundial ainda está organizando o organigrama para demonstrar a estrutura geral e os papéis (Confederação Mundial, Regiões - Continente, nível nacional ou provincial - Federação ou a organização mais pequena que é (local) União. No Boscolink você pode encontrar os seguintes documentos; 1. Plano Estratégico da Confederação Mundial para Ex-Alunos de Dom Bosco 2. Identidade e Estatuto Mundial 3. Manual de Estabelecimento da União Local / Federação (Rascunho)

4. Explicação sobre GEX 5. Declaração Regional do Congresso EAO 2016 Após a primeira rodada de visita de animação (27 de agosto a 4 de setembro) na Tailândia, Camboja e Laos, fico feliz em compartilhar a próxima proposta (2018, 26 a 31 de julho) em outras províncias da EAO. Deixe-me saber se exigir mais assistência! Recursos sobre o Boscolink: (Don Bosco Alumni World Confederation) Alberto Piedade Conselheiro Mundial GEX dos Alunos Don Bosco para a Ásia-Oceania

Felizmente, os primeiros quatro "animadores" estão muito ansiosos para seguir.

Na sequência desta reunião, existem alguns documentos que podem ajudá-lo a compreender a animação e a "gestão" de alunos do passado Don Bosco.

25


G

E X

Tailândia

Curso de Treinamento para a Federação de Ex-Alunos

Bangkok, Tailândia, 31 de agosto de 2017

De 30 a 31 de agosto, realizou-se na THA Provincial House um curso de treinamento liderado pelo Sr. Alberto Alves Piedade, o Conselheiro GEX para a Ásia eo Sr. Angel Gudiña, Vice-Presidente GEX da Confederação Mundial de Ex-Alunos (GEX em pé para Giovani Exallievi, Young Past Pupils). A reunião foi fortemente apoiada pelo Pe. John Bosco Theparat, Provincial e Pe. Louis Ponchit, Delegado dos Ex-Alunos.

O curso de treinamento contou com a presença do Dr. Wanlop Chiaravanont, Presidente e do Sr. Wichai Srisura, Secretário Geral da Federação da Tailândia, e com representantes de Uniões Locais e outras Presenças Salesianas com Alumni não ativos. Este evento foi organizado mediante solicitação do Pe. Provincial quando partici-

26

pou do novo curso de formação provincial em Roma.

Em 30 de agosto, o Sr. Piedade começou a explicar o conceito de GEX e sua estratégia de coordenação para o período 20162021 e algumas das iniciativas mais importantes, como a Escola de Líderes para a Ásia, o Programa de Intercâmbio de Jovens e o Programa de Voluntariado. O Sr. Gudiña continuou com uma explicação detalhada do Estatuto Mundial, que foi

atualizado em 2015 na Assembléia Geral. A sessão da tarde foi focada na plataforma de negócios, na qual a Federação tailandesa, tem uma ótima experiência e muitos conhecimentos para compartilhar com outras Federações. Em 31 de agosto, a sessão começou com a Apresentação do Plano Estratégico da Confederação Mundial (fácil de encontrar no site www.exallievi.org) e as sete prioridades para o período 2017.

Ambos os conselheiros detalharam os destaques deste plano, explicando alguns das iniciativas emblemáticas que a Presidência Mundial está preparando. A segunda parte da sessão foi focada na


G

E X

comunicação e nas ferramentas e estratégias que a Presidência Mundial está tentando implementar para aumentar a comunicação e a sinergia entreas Federações em todo o mundo.

A reunião foi concluída com uma sessão de reflexão para começar a preparar o Plano Estratégico da Tailândia e aumentar as atividades a nível nacional, contando com o apoio da Província.

Tanto os palestrantes como os participantes ficaram muito felizes na conclusão da reunião, pois foi uma experiência muito encorajadora para o crescimento da Associação na Tailândia. Angel Gudiña, GEX

27


G

E X

Japão

A Primeira Reunião da Equipe de Trabalho do GEX Japan

Tóquio, Japão, 26 de novembro de 2017

Um mês após a reunião anual do conselho da Federação dos ex-alunos do Don Bosco, a primeira reunião da equipe de trabalho

do GEX Japão foi realizada no dia 25 de novembro na SITEC (Suginami, Tóquio). A equipe é composta por 16 ex-alunos de Don Bosco de 5 escolas salesianas no Japão, e o delegado da GEX é o Pe. Shin Mishima, SDB (Delegado do Ministério da Juventude). A equipe de trabalho é composta por 3 pequenas equipes, Comunicação Social, Congresso Ásia-Oceania no Japão 2020 com Finanças e Incorrose. Ontem, 2 capitães, 2 líderes e 1 membro da Salesian Polytechnic (Tóquio), Osaka Seiko Gakuin (Osaka) e Salesio Gakuin (Yokohama) e Pe. Mishima participou da primeira reunião. Pe. Vaclav Klement, Conselheiro Regional EAO e Pe. Mario Yamanouchi, Provincial

28

SDB Japão também estava lá para compartilhar algumas informações mais úteis sobre os alunos anteriores da GEX e Don Bosco nas outras províncias da região EAO e em todo o mundo.

Pe. Klement enfatizou alguns pontos. Em primeiro lugar, os alunos da DB passados devem saber que são um membro essencial da Família Salesiana. Em segundo lugar, os alunos passados devem receber uma formação adequada sobre espiritualidade salesiana. Na maioria dos 23 países EAO, incluindo o Japão, os católicos são

minoritários e a maioria dos alunos passados não são cristãos. Portanto, os alunos passados não-cristãos podem desempenhar papéis mais importantes em várias áreas do Ministério salesiano, cooperando bem com os SDBs ou outros membros do grupo Salesiano. Os participantes conversaram ansiosamente sobre como resolver problemas de Comunicação Social e Finanças. Finalmente concordamos que o mais importante para a Federação é ser fiel ao Espírito de Dom Bosco - que é a Assistência com os Jovens e para os Jovens em necessidade. Por compartilhar a informação e pedir que mais alunos anteriores cooperem e con-


G

E X

tribuam, faremos o site oficial da Federação o mais rápido possível. No futuro próximo, vamos planejar algumas atividades de assistência e eventos significativos para a interação dos estudantes atuais de cinco escolas salesianas no Japão (por exemplo, atividade conjunta de voluntariado, competição esportiva, etc.). Todo o tempo da reunião foi preenchido com esperança e expectativa, e estamos ansiosos para o próximo! Por favor, continue orando por nós! NB: GEX significa Giovani Ex-Allievi (italiano) ou Young Don Bosco Alumni (inglês). A Confederação Mundial de DB Alumni tem uma estrutura dupla: em cada continente há um Conselheiro Mundial para os Adultos e um Conselheiro Mundial para os Jovens Alunos (GEX) Chihiro Okawa Exallievo di Don Bosco Fonte: AustraLasia

29


G

E X

China

Be o sal da terra em Macau

Jovens que servem a Juventude

Macau, China, 13 de dezembro de 2017

Com uma tradição estabelecida de ajudar os estudantes das escolas salesianas a provar o voluntariado desde o horário escolar, os jovens alunos passados das escolas salesianas de Macau (Instituto Salesiano, Yuet Wah College - escolas primárias e secundárias e FMA) estão envolvidos em serviços voluntários regulares para seus irmãos e irmãs mais jovens nas atividades diárias após a escola (Oratório diário).

Desde 1992, a cultura de voluntariado entre os alunos salesianos e ex-alunos de Macau percebeu um excelente desenvolvimento.

O que tesouro dos nossos jovens alunos

30

passados de sua educação recebeu? Entre os mais frequentes, mencionam o espírito familiar, a presença íntima de seus professores e irmãos ou sacerdotes salesianos, ambiente alegre e inspirador de suas escolas.

Na verdade, o nome de Dom Bosco estava freqüentemente em seus lábios durante o tempo de compartilhamento.

Podemos expandir esse espírito e ação voluntária para além do nosso ambiente escolar?

De fato, o desafio do Serviço de Voluntariado Missionário em país próprio ou mesmo em ultramar (voluntariado internacional) foi aceito pela assembléia de Jovens Alunos (GEX) como um possível

caminho a seguir. Rezamos que, em todas as 17 escolas da província da China (Hong Kong, Macau e Taiwan), esta Casa Mãe (Escola Salesiana - Instituto Salesiano, fundada em 1906 pelo Pe. Louis Versiglia), uma experiência de voluntariado juvenil semelhante terá as raízes. Quando nossos jovens experimentam a atração de servir outros jovens, geralmente é contagioso. O voluntariado abre os corações de nossa juventude salesiana à fé e à jornada vocacional. Em nossos tempos, somos chamados a investir na construção da cultura de voluntariado em cada uma de nossas comunidades educativas e pastorais.


G

E X

31


H ONESTOS CIDADÃOS E BONS CRISTÃOS

Itália

Como se pode ser Antigo Aluno

Uma oportunidade para conhecer e tornar conhecido quanto bem faz no mundo “aquele vasto movimento de pessoas empenhadas na salvação dos jovens” que é a Família Salesiana, levou-me a considerar e partilhar com gosto a minha experiência de trabalho na Agência iNfo Salesiana (ANS). Teve início há mais de 8 anos e foi evoluindo juntamente no contexto mediático e da Igreja.

Quando, no verão de 2009, entrei pela primeira vez na ANS - na histórica Sede da Via della Pisana, 1111 – tinha apenas concluído o estágio no “SAT2000” (hoje TV2000) a TV da CEI (Conferência Episcopal Italiana).

Houve uma série de ‘coincidências providenciais” que no espaço de poucos meses me conduziram até lá: – desde a obrigatoriedade do estágio para completar o meu curso de Ciências da Comunicação; até à descoberta casual, durante um jantar de amigos, da procura de estagiários por parte da SAT2000; e até ao envio repetido (por engano), de um e-mail mas que me abriu as portas e permitiu o primeiro colóquio-entrevista como candidato tirocinante antes do tempo normal! Curiosamente, no final daquela experiên-

32

DOS ESTATUTOS EM VIGOR (desde 2015) Capítulo I - Identidade e Missão dos Antigos Alunos e Antigas Alunas de Dom Bosco Art.º 2 – Níveis de Identidade Antigos/as Alunos/as de Dom Bosco são aqueles que, por terem frequentado um oratório, uma escola ou qualquer outra obra salesiana, nela receberam uma preparação para a vida em graus e modalidades diferentes segundo as culturas, as religiões a qualidade educativa da obra, a capacidade de receção de cada um, segundo os princípios do Sistema Preventivo de Dom Bosco: formar pessoas desenvolvendo a originalidade de cada um.

cia, uma colega, Salesiana Cooperadora, informou-me de que os Salesianos procuravam um jovem para integrar no projeto "Dom Bosco Web Community - II Tempo" um projeto de Serviço Cívico para "satisfação dos pedidos de aumento das informações e relações educativas através de instrumentos virtuais” dos internautas web, especialmente os jovens.

tivo, dos Santos Salesianos, das realidades juvenis… Posso afirmar que hoje a minha ‘bagagem de comunicador’ se vai enriquecendo cada vez mais, graças à participação em eventos e momentos significativos de espiritualidade juvenil, vividos profissionalmente e até com numerosos colegas da mesma idade.

No entanto, àquele primeiro colóquio de verão, seguiu-se um ano inteiro como voluntário e, no final, a integração na pequena, mas laboriosa, redação da ANS. Por consequência, com os anos cresceu o conhecimento da Congregação, das suas realidades locais, do empenho missionário, do inspirador carisma, do Sistema Preven-

Tenho muitas razões pelas quais desejo continuar empenhado em difundir aquelas “informações e relações educativas” inspiradas no carisma de Dom Bosco: pela ANS e pelos Salesianos, pela Família Salesiana e pelos Antigos Alunos. Tenho consciência de que na ‘vasta missão para a salvação dos jovens’ a envolver toda a Família Salesiana, há hoje um enorme espaço aberto que implica maior empenhamento e o compromisso dos leigos. Gian Francesco Romano

Nessa altura, além de algumas referências toponímicas romanas, eu não conhecia praticamente nada dos Salesianos nem da Família Salesiana; pelo contrário, embora tendo crescido num ambiente de oratório paroquial, a lógica levava-me a relacionar os Salesianos com S. Francisco de Sales, sem passar por Dom Bosco!

Entre outros, refiro apenas a Jornada Mundial da Juventude de Madrid, em 2011 e o “SYM Don Bosco” do ’Ano Bicentenário’ do nascimento de Dom Bosco (2015).

No dia 16 de agosto de 2015, cumprindo-se os 200 anos do nascimento, nas Igrejas e Capelas Salesianas da Itália e do Mundo, realizaram-se festejos solenes, inclusive a peregrinação ao Vaticano, em Roma. Foi por ocasião da récita do Angelus do Papa Francisco. Mais de 5.000 jovens provenientes de todas as partes do mundo, tinham-se reunido antes em Turim e no Colle Dom Bosco, durante uma semana, entre os dias 10 e 16 de agosto de 2015, para celebrar o bicentenário com uma festa à escala mundial. Esse notável evento teve a chancela de SYM DON BOSCO e o lema foi LIKE Don Bosco WITH the young FOR the young” (ou seja: ‘COMO Dom Bosco-COM os jovens-PARA os jovens’). O SYM caraterizou-se pela realização de espetáculos e celebrações em várias línguas, predominantemente em inglês, espanhol e italiano. (Fonte: Wikipedia).


H ONESTOS CIDADÃOS E BONS

CRISTÃOS

O Reitor-Mor na Inspetoria da Índia-Bangalore

(ANS – Bangalore)

O treinador Charles Antony, pode cantar em 14 línguas internacionais (espanhol, italiano, francês, alemão, mexicano, russo, africano, árabe, japonês, coreano, hebraico, cingalês, indonésio e malaio); canta com o acompanhamento de um órgão bucal e uma guitarra acústica.

A Visita de animação do Reitor-Mor, P. Ángel Fernández Artime, à Inspetoria da Índia-Bangalore, teve início com uma festiva acolhida na manhã de sábado, 4 de novembro, no aeroporto de Kochi. O segundo dia da visita, domingo 5, abriuse na Eucaristia presidida pelo Reitor-Mor para os membros da FS: entre os numerosos concelebrantes estava também o P. Maria Arokiam Kanaga, Conselheiro para a Região Ásia Sul; o Inspetor; e o P. Tom Uzhunnalil. Na homilia o Reitor-Mor exortou todos a serem transparentes como Jesus, sublinhando também como o estar juntos e partilhar experiências seja a mais linda coisa que nos possa acontecer. De tarde, mediante uma fascinante viagem em barco pelas águas na frente de Kochi, o X Sucessor de Dom Bosco chegou à obra “Don Bosco Vaduthala”, conhecida como “a Valdocco do Kerala”. A sua presença, junto com a de diversas outras Autoridades, e do ‘star’ da música internacional Charles Antony, ex-aluno do Instituto, quis festejar o 60° Aniversário dessa Obra salesiana. P. Bastin Nellissery, SDB

33


H ONESTOS CIDADÃOS E BONS CRISTÃOS

Guatemala

Raùl Vásquez Diéguez O testemunho de um Antigo Aluno guatemalteco

Apresenta-te aos leitores de Newsflash. Reporta o teu curriculum (quando e onde nasceste, que escolas frequentaste, etc.). «Caros/as amigo/as. Chamo-me Raúl Vásquez Diéguez, nasci na cidade de Guatemala, sou o segundo de três filhos: um rapaz, o primeiro, que morreu há poucos anos, enquanto praticava desporto na Casa Salesiana, e uma menina, Antiga Aluna das FMA. Portanto, eu considero-me “salesiano de nascimento”. Penso que o meu curriculum é muito simples. Conheci Dom Bosco desde a minha infância; passei toda a vida junto a ele na Escola Salesiana da minha cidade; depois cursei na Universidade licenciando-me em Direito; ao mesmo tempo aprendi um pouco de alguns idiomas estrangeiros: italiano, francês e alemão, porque sempre desejei conhecer o mundo através das diversas culturas. Desde pequeno que sonhava tocar piano e também iniciei a aprendizagem. Mas agora esqueci tudo, porque não tanho praticado nada… Porém tive e tenho Dom Bosco sempre presente, razão pela qual me tornei Salesiano Cooperador em 1990, com 27 anos de idade. Prestei serviço na Associação dos Salesianos Cooperadores a diversos níveis: local, nacional e regional; e também na Associação dos Antigos Alunos, onde desde alguns anos, o nosso provincial me pediu para ser seu Delegado para os Antigos Alunos da Obra Técnica da Cidade de Guatemala. Na verdade, creio que Deus foi muito generoso para mim! Foi-me permitido conhecer imensa gente boa e tantos lugares.

34

Entre outras coisas que fiz, traduzi para espanhol do livro ‘Mamãe Margarida’ do P. José Aubry e a vida do AA Alberto Marvelli. Com a receita das vendas dos livros, tanto os AA como os Cooperadores puderam fazer algum bem aos nossos jovens mais pobres. Há 16 anos que desempenho as funções de Diretor da Obra Técnica Salesiana onde os AA fazem bastante bem através da Associação e especialmente mediante a Fundação “Alberto Marvelli”, que se dedica aos jovens mais desfavorecidos, aos marginalizados, os quais nutrem extraordinária força de espírito para conquistarem uma vida mais digna, com interesse para ganharem habilitações profissionais e acederem ao mundo do trabalho, inseridos na sociedade».

Porque foste premiado? «Também eu faço a mim próprio esta pergunta. Porquê a mim esse prémio? Alguns anos atrás recebi do Governo Italiano a Condecoração de Cavaleiro “Stella della Solidarietà”. A minha primeira reação foi de não ir recebê-la, até porque sou realmente um pouco tímido; porém, um grande Salesiano convenceu-me dizendo: “Faz como Dom Bosco… Vê nisso algo de positivo para os jovens”... Há apenas poucas semanas também recebi a condecoração da Cruz “Pro Ecclesia et Pontifice” das mãos do Senhor Núncio Apostólico na Guatemala, Mons. Nicolas Thevenin. Foi ele mesmo, juntamente com os Antigos Alunos da Obra Técnica a pedir a Sua Santidade a atribuição deste reconhecimento como que a premiar os meus

anos de prestação como Salesiano Cooperador e como Antigo Aluno. Eu sinto-me um verdadeiro Salesiano Cooperador e um autêntico Antigo Aluno de Dom Bosco! Não posso ser uma coisa sem ser a outra. Está como a alma para o corpo, como o dia para a noite… Este reconhecimento é de todos nós Antigos Alunos, os Cooperadores dos Salesianos de Dom Bosco; toma-se como uma aprovação significativa pelo trabalho da Família Salesiana e uma boa maneira para ouvirmos dizer a todos «estais na linha da frente’…».

Lembras-te de alguma anedota que gostasses de contar? «Sim, com certeza! «Encontrava-me em Roma a participar no Congresso Mundial dos Antigos Alunos, salvo erro em 2004, na Pisana. Enquanto no pátio o Reitor-Mor, Padre P. Chávez, saudava os muitos participantes que haviam chegado, vimos parar no largo da entrada uma viatura da Polícia donde se apeou um jovem negro. Tinham-no preso no aeroporto sob suspeita, por confusão e pela cor da pele; ele nem sequer sabia falar nem compreendia nada em italiano. Eram tempos complicados, com imposição de restrições à emigração e com apertada segurança transfronteiriça, por causa dos atentados terroristas. Ao inspecionar os seus documentos, sacam da carteira dele uma imagem de Dom Bosco. Entre a surpresa geral, os polícias controladores da fronteira, dialogando entre eles, concluem: «É um Antigo Aluno Salesiano»! Visto que pelo demorado interrogatório e


pelo cuidadoso controlo da bagagem, tinha decorrido bastante tempo, decidiram fazer-lhe recuperar o ânimo e o tempo perdido, acompanhando-o pessoalmente no carro oficial da polícia até à Casa Generalícia da rua da Pisana. Assim que chegaram os polícias com o jovem e saíram do automóvel, foi logo esclarecido o equívoco, relatando a peripécia. O Sr. P. Chávez, sorrindo, deu as boas-vindas ao AA africano e abençoou os dois polícias que, para maior surpresa de todos, se identificaram como sendo também eles Antigos Alunos de um Oratório Salesiano dos arredores da Cidade Eterna. Bonito, não é? Gerou-se, deste modo, a amizade entre os polícias italianos e aquele jovem AAS».

Para ti, quais são os valores mais importantes? «Os que aprendi em casa, no seio da família. A minha mãe é muito piedosa, daquela religiosidade prática, muito ativa, com a qual não nos podemos esquecer que Deus está junto de nós através das pessoas, especialmente das mais fragilizadas. Por isso os valores essenciais são os da ‘Cordialidade’, do ‘Saber escutar mais do que falar’, da ‘Fidelidade’, do ‘Serviço’, da ‘Doação’ de nós próprios no serviço que prestamos’…». Consideras que a figura de Dom Bosco ainda nos pode servir de ‘guia’ no dia de hoje? E porquê? É importante a presença dos Salesianos nas redes sociais como no Facebook, Twitter, etc.? «Penso que sim. Vivemos na era da comunicação e sem dúvida que Dom Bosco teria

H ONESTOS

CIDADÃOS E BONS CRISTÃOS

utilizado o Facebook, Twitter, Internet, e também o telemóvel (celular)… Porque são os meios usados pela juventude de agora, constituindo um irrefutável meio e a possibilidade para fazer o bem e para lutar contra o mal, contra tudo aquilo que não serve ou é inútil para a pessoa humana e para o Reino do Céu».

Em tua opinião, qual é o desafio maior que temos de enfrentar? «Como Antigo Aluno penso que seja o de colaborar mais estreitamente com os Salesianos. Isto é, dispormo-nos a assumir a incumbência de algumas funções e até de Obras, juntamente com os Salesianos, dado que partilhamos o carisma e o espírito de Dom Bosco. Por certo poderíamos fazer muito, mais e melhor; pois que eles tantas vezes, por razões de idade avançada ou por falta de saúde já não podem trabalhar como quereriam, então nós podemos suprir mas eles que se deixem ajudar. Quero dizer: nós, filhos (somos FS) deveríamos assumir a responsabilidade dos nossos ‘pais espirituais’ para garantir a vivência de uma verdadeira ‘família’ ao serviço de tantos jovens necessitados. Penso ter chegado o momento de trabalharmos, não como jogadores no banco de ‘suplentes’ a ver o jogo ou recordando o

passado, falando só do tempo em que fomos alunos. Devemos jogar!i». Quais são para ti os elementos de ideias e de praxis que deviam caraterizar um leigo crente? «Penso que o leigo deve ser ‘prático’-‘concreto’- ‘um marco’, sem esperar para agir, sem elaborar muitos programas, como se tornou habitual organizar “uma comissão que começa e dá origem a outra comissão’… ou seja: não ser demasiado burocrático, mas pragmático, sem exagero, com bom senso. Trabalhar e rezar, como fazia Dom Bosco; o tempo não se pode perder; os leigos não podem ser expetantes de respostas, especialmente da política, da economia, da cultura. Tudo aquilo que diz respeito aos jovens tem o cunho de ‘imediato’!». Com quem gostavas de te assemelhar? Como vês o teu futuro? Parecer-me com Dom Bosco, seria presunção. Mas aquele Dom Bosco que conheci, através de muitos excelentes Antigos Alunos, um Dom Bosco amigo, amável, sempre pronto a ouvir com o coração, a compreender os tempos e sobretudo o ‘agora’ dos jovens, um Dom Bosco capaz de rezar no meio dos obstáculos do mundo e da vida. Pensando no futuro não o vejo como algo de feio. Penso na morte e para ela me quero preparar. Sabes, gostaria de morrer em plena atividade, no meio dos jovens, talvez no recreio, na sala de aulas, na capela; cair por terra trabalhando, ao estilo de Dom Bosco. Não é uma forma romântica de falar e um modo concreto de conduzir a própria vida? Peter Kovac

35


H ONESTOS CIDADÃOS E BONS CRISTÃOS

Paquistão

Akash é um símbolo de esperança para todos nós!

Nova luz na comunidade católica de Youhannabad

Lahore, Paquistão, 10 de novembro de 2017

"Dois anos e meio após os atentados suicidas em nossa colônia cristã de Youhannabad, a vida está acontecendo. Uma das maiores paróquias do Paquistão - a paróquia de São João está cheia de vida. Todos os anos sobre 800 recém-batizados (principalmente crianças) e nossas escolas católicas, centros comunitários e serviços Caritas são a melhor expressão da vitalidade de nossa comunidade católica.

Entre as nossas luzes e motivações, admite-se o amado Akash Bashir, nosso herói e mártir do bombardeio suicida de março de 2015, em duas Igrejas - católica de São João e a paróquia anglicana. A vida está voltando quase para os caminhos normais, nossa igreja paroquial foi renovada e continuamos o embelezamento do conjunto da igreja para elevar o espírito de nossos católicos.

Sempre que trago os visitantes freqüentes, tanto do exterior como de outras partes do nosso país, somos encorajados pela fé forte da família Akash Bashir - seus

36

pais, dois irmãos e uma irmã. No nosso cemitério cristão, o túmulo de Akash Bashir brilha e está sempre cheio de flores. E lemos os versículos de Revelação: "Permaneça fiel mesmo até a morte e eu lhe darei a coroa de viver" (Apocalipse 2,10). Muitos vêm orar e pedir sua intercessão.

Em nome da nossa comunidade paroquial, já publicamos um pequeno folheto em inglês e urdu com poucos depoimentos e orações: "Akash Bashir é uma dessas pessoas, que provaram ser verdadeiras cristãs e seres humanos. Acreditamos que, ao dar a vida aos outros, está sentado na companhia de outros mártires. Seu ato ou-


H ONESTOS CIDADÃOS E BONS

sado e espirituoso transmite a mensagem de sacrifício.

E hoje oremos por todas as famílias cujos filhos colocaram sua vida pelos outros e criaram o exemplo do amor vivo. Que o seu exemplo vivo se torne a fonte da mudança, que precisa ter lugar nas mentes dos malfeitores, um amor verdadeiro, o amor de Deus ".

O arcebispo Sebastian Francis Shaw, OFM de Lahore confia: «Akash é um símbolo de esperança para todos nós: havia esperança em seu coração de que ao sacrificar sua vida, ele realmente daria vida a mui-

tos... Ele teve um coração maior do que seus sonhos, coração que o fez entregar sua própria vida pelo amor de seu Cristo».

Akash Bashir (1994, de 22 de junho a 2015, 15 de março) foi também uma escola técnica de Don Bosco Lahore, ex-aluna e ministra dedicada em sua paróquia de São João. Quando o guarda armado no dia do ataque suicida escapou, ele não hesitou em morrer junto com o atacante, a fim de salvar as vidas de centenas que celebraram a Missa do Domingo do Raso na Igreja.

A Arquidiocese de Lahore e, em especial, a comunidade paroquial de Youhannabad co-

CRISTÃOS

meçaram a colecionar os documentos necessários e os depoimentos para o primeiro Dossier precisam iniciar a etapa preliminar da Causa do Martírio com a Congregação para os Santos no Vaticano.

A situação da comunidade cristã no Paquistão (2% dos 200 milhões de habitantes) continua repleta de desafios, também devido à baixa formação social e educacional.

No entanto, cada luz como o modelo do jovem Akash inspira os jovens católicos e suas famílias na jornada diária! Pe. Francis Gulzar, SDB

37


H ONESTOS CIDADÃOS E BONS CRISTÃOS

Cinco Salesianos – dois paquistaneses, dois missionários filipinos e outro em formação – reuniram-se no centro salesiano de Lahore com o P. Václav Klement, Conselheiro para a Região Ásia Este – Oceania, para iniciar a visita de quatro dias (6-10 de novembro), às obras salesianas do país. O programa intenso foi centrado sobretudo no plano da delegação paquistanesa até 2020. Além da visita às comunidades de Quetta e Lahore, a delegação também teve um breve encontro com a família do ex-aluno salesiano Akash Bashir, morto por defender os fiéis reunidos na igreja durante um ataque kamikaze em 15 de março de 2015.

38


OMAEC

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE ANTIGOS/AS ALUNOS/AS DO ENSINO CATÓLICO

50° Aniversário de Fundação

Roma, Itália – Outubro de 2017 De 22 a 25 de outubro realizou-se o XV Congresso da Organização Mundial dos Ex-Alunos das Escolas Católicas (OMAEC). Tema: “Pessoas e Valores para transformar a Sociedade”. A ocasião foi o 50° Aniversário de Fundação da OMAEC que reúne as Confederações Mundiais de ExAlunos das Congregações, as Uniões Continentais e Federações Nacionais de Ex-Alunos de Escolas Católicas de quatro Continentes. Foi fundada em 1967 a convite do Papa Paulo VI. Os Ex-alunos/as de Dom Bosco figuram entre os sócios fundadores da OMAEC. Participaram 15 entre Ex-alunos/nas de Dom Bosco.

Com a Vigária da Superiora Geral das FMA e a Delegada Mundial das/os AA. O grupo ‘Salesiano’ participante no Congresso do 50.º da OMAEC.

39


FAMÍLIA SALESIANA

Croácia

Dia da Família Salesiana

Zagreb, Croácia – outubro de 2017

Em 21 de outubro foi celebrado o Dia anual da Família Salesiana com o tema da Estreia 2017 do Reitor-Mor, “Somos Família! Cada casa, escola de Vida e de Amor”. Mais de 200 os participantes entre SDB, FMA, Salesianos Cooperadores, Ex-alunos e o primeiro grupo ADMA formado no país.

P. Pejo Orkic, Inspetor CRO, presidiu a Eucaristia, concelebrada por mais de 20 Salesianos das várias obras salesianas da Croácia, Bósnia e Herzegovina.

China

A Família Salesiana reúne-se para celebrar a festa da fraternidade

Macau, China – 2 de dezembro de 2017

Sábato 2 de dezembro, no Instituto Salesiano de Macau, foi realizado o dia da Família Salesiana da China, antecipado neste ano devido à presença do P. Václav Klement, Conselheiro Regional para a Ásia Este – Oceania.

No encontro estavam representados os seis grupos da Família Salesiana local – Salesianos, Filhas de Maria Auxiliadora, Salesianos Cooperadores, Ex-alunos de Dom Bosco e de Maria Auxiliadora e Voluntárias de Dom Bosco – que, acompanhados também pelo Inspetor salesiano, P. Lanfranco Fedrigotti, compartilharam momentos de oração, diálogo, reunião e festa.

40


FAMÍLIA SALESIANA

AustraLasia News 20º aniversário! EAO, 7 de novembro de 2017

Há vinte anos (exatamente em 7 de novembro de 1997) durante a reunião regional dos provinciais e da Soc.Com. Delegados das províncias da EAO com o Pe. Martinelli (Conselheiro Geral para o SC e Família Salesiana) nasceu o "Serviço de notícias de e-mail AustraLasia" de uma simples coleção de poucos endereços de e-mail e convite para compartilhar. De 1997 a novembro de 2017, não menos de 4500 notícias foram compartilhadas por e-mail e recentemente também via SNS entre os membros da Família Salesiana EAO.

Durante o recebimento do encontro regional EAO dos Delegados de Comunicação Social (10 a 14 de novembro) estará presente também o Conselheiro Geral da SC, Pe. Filiberto Gonzalez e 20 delegados provinciais SDB com alguns parceiros da missão leiga. Nesta ocasião, será também celebrado o 20º aniversário do serviço de notícias regional - Ministério da Comunhão - AustraLasia e Boscolink - serão distribuídos 200 Certificados de Agradecimento a todos os membros da SDB e da Família Salesiana que apoiaram e contribuíram ao longo dos anos!

de vídeo. São modos de comunicação que trazem a realidade da Congregação e a Reitor-Mor mais perto dos irmãos, permitindo-nos crescer em um sentido de pertença e participação. Igualmente, continuar empurrando AustraLasia - Don Bosco Link, que une e torna a Congregação visível na Região...» (EAO Team Visit 2017, Hua Hin).

Um dos tradutores de AustraLasia em sua própria língua compartilha sua convicção: «Feliz de celebrar o aniversário de 20 anos! Continuarei a tentar o meu melhor para espalhar o carisma salesiano a todos, especialmente aos jovens. Desde o momento em que comecei a publicar o salesiano Notícias no Facebook, muitos leitores entrem em contato com essas notícias, também Cooperadores salesianos e alunos do passado Don Bosco». (Pe. John Baptist)

rias em inglês é mais adiantado pela Agência Salesiana de Notícias Central (ANS: http://www.infoans.org)em 7 idiomas e muitas novidades são traduzidas para vietnamitas, japoneses e chineses.

Agradecimentos e parabéns a todos os que contribuíram ao longo dos últimos 20 anos para esta ferramenta de comunhão e o "parto de compartilhamento digital" regional da EAO - com suas notícias e fotos, com tradução e simplesmente passar as boas novas para outros membros da família salesiana. A melhor maneira de comemorar é simplesmente contribuir (eao@bosco.link)! Feliz Aniversário!

Desde o lançamento do novo site da BOSCOLINK (www.bosco.link) em 3 de fevereiro de 2015 foram compartilhados mais de 1550 notícias. O serviço de notícias diá-

O reitor-geral Pe. Anjo apreciou em diferentes ocasiões o crescimento da comunhão entre as províncias da região EAO: «É altamente valorizado, o esforço que a Região EAO faz nas traduções impressas e

41


E STATUTO

Estatutos da Confederação Mundial MUNDO

Præit ac tuetur / Precede e Protege Roma, 5 dezembro 2015

Capítulo III Finalidade e Objetivos da Associação dos Antigos Alunos e ex-Alunasde Dom Bosco Art. 6 - Finalidade Geral

que leva à perda de qualquer quadro de referência e à desagregação da sociedade24.

b) O ex-Aluno/a cristão vive intensamente os vínculos do Batismo e do Crisma, acentuando a espiritualidade típica de Dom Bosco, expressa num estilo de vida apostolicamente empenhado que deriva de ser discípulo de Cristo. Para tal fim:

~ promoverá as atividades ao serviço do homem envolvendo todos os que, nobremente orientados e animados de boa vontade, trabalham pelo crescimento global da pessoa humana e pelo respeito da família25.

a) Associação tem como finalidade geral tomar muito a peito e defender a todo o custo os valores humanos com o compromisso social, político e económico. De modo especial:

~ a vida: que é sagrada desde o seio materno até à morte. É necessário ajudar os jovens a descobrir o sentido da vida e a empenhar-se em cuidar a qualidade da vida, especialmente a dos mais pobres e necessitadosi; ~ a liberdade: especialmente quando os jovens parecem agir de maneira cada vez mais independente, embora aparecendo como democratas, pondo em risco a liberdade e o empenho comum de construir um mundo melhor em que a liberdade seja garantida a todos;

~ a verdade: não só científica, mas também ética e moralidade, sobretudo quando se assiste à passagem de um são pluralismo para o relativismo, para por fim desembocar no niilismo,

42

~ Promover a vida espiritual e o acesso à vida da Igreja como sacramento. ~ cuidará uma atualizada sensibilidade ecuménica entre os cristãos26 e a abertura ao diálogo com as outras religiões.

c) Além disso, o ex-Aluno/a de Dom Bosco, seja cristão ou de outras religiões, é chamado a exprimir e desenvolver as sementes da “educação recebida”, isto é: 1. A desempenhar a missão com:

P. CHÁVEZ, Boa-Noite na IV Assembleia Mundial Eletiva 2010. Estatuto 1973, ar. 3. 26 E. VIGANÒ, op. cit., p. 21. 24

25


E STATUTO MUNDO a) Competência profissional. b) Consciência moral. c) Compromisso social.

2. A programar experiências de formação e educação;

3. A tornar viva e presente a educação recebida, como indica o Sistema Preventivo, herança preciosa e rica síntese de conteúdos e de métodos a promover integralmente;

4. Promover a dignidade humana, o respeito pela vida e uma sociedade mais justa; a vida espiritual e o acesso à vida da Igreja como sacramento; uma cultura do trabalho responsável, como meio de santificação.

Art. 7 - Promoção educativa

A Associação dos Antigos Alunos e ex-Alunas, consciente da sua própria e especial responsabilidade, preocupa-se por promover o crescimento pessoal dos sócios e dos jovens em Dom Bosco, empenhando-se em: a) Programar experiências de formação permanente para os Antigos Alunos e ex-Alunas, aptas a favorecer o seu ulterior enriquecimento pessoal e a atualizar a educação recebida, de forma a que possam enfrentar as exigências dos tempos atuais.

b) Estar presentes como especialistas nas esferas em que se desenvolvem as políticas educativas da juventude.

Art. 8 - Compromisso familiar

A Associação promove e testemunha os valores e a dignidade da família, fundada no sacramento do Matrimónio, promovendo nela o princípio da sua indissolubilidade, do caráter sagrado da vida, da igualdade de direitos e deveres entre os cônjuges, de uma educação cristã e de outras fés, do método pedagógico preventivo e do respeito pelas capacidades, pela inclinação natural e pelas aspirações dos filhos.

Art. 9 - Serviço às vocações e às tarefas seculares específicas

A Associação acompanha os jovens na escolha escolar-profissional, na inserção no mundo do trabalho e da cultura, na preparação sociopolítica, na aquisição de competências específicas de comunicação social, no emprego saudável do tempo livre, na resposta à Vocação recebida. Cuida estes setores com intervenções especiais.

Art. 10 - Voluntariado

A Associação dos Antigos Alunos e ex-Alunas de Dom Bosco encoraja a participação nas várias atividades do voluntariado salesiano e procura estimular o compromisso pessoal no apostolado missionário.

Art. 11 - Atenção para com os jovens

a) Associação cuida os jovens desde o primeiro momento em que começam a frequentar uma presença salesiana, dando a conhecer a existência da Associação e as vantagens de ser membros da mesma, preparando com e para os jovens projetos e programas a eles adequados. b) A Associação entra em contacto com os jovens inscritos nos centros e nas outras obras salesianas dado que, são os primeiros destinatários da ação de ajuda, recuperação e envolvimento da própria Associação.

Art. 12 - A Família Salesiana

a) A Associação incrementa a comunhão ativa com os outros grupos da Família Salesiana, participando na criação e no funcionamento de estruturas que facilitem o acolhimento recíproco, o diálogo, a colaboração de trabalho e a intenção dos diversos grupos. Participa na Consulta Mundial e nas Jornadas de espiritualidade.

b) A Associação estuda e programa entendimentos com as ex-Alunas e Antigos Alunos das Filhas de Maria Auxiliadora pela evidente afinidade de espírito e de pedagogia que carateriza as duas Associações, que compartilham o mesmo precioso património.

Art. 13 - Os Amigos de Dom Bosco

Associação é ponto de referência e de agregação para quantos “a vários títulos” se sentem vinculados à obra salesiana, compartilha os seus objetivos e constitui o amplo movimento de simpatizantes, incluindo “os Amigos de Dom Bosco”, que desde há muito tempo atuaram e atuam na sociedade.

(Continua na próxima edição)

A Associação, em particular, cuida também as Vocações para os outros grupos da Família Salesiana e da Igreja.

43


C ALENDÁRIO SALESIANO J ANEIRO

F EVEREIRO

8 - Beato Titus Zeman 15 - Beato Luigi Variara 22 - Beata Laura Vicuña 24 - San Francesco di Sales 30 - Beato Bronislao Markiewicz 31 - San Giovanni Bosco

7 - Beato Pio IX 9 - Beata Eusebia Palomino 25 - SS. Versiglia e Caravario

AS NOMEAÇÕES FEDERAIS

Valdocco (Torino) - 18-21 janeiro 2018

Família salesiana: dias de espiritualidade Timor Leste (EAO) - 5-9 março

Congresso Provincial

Slovenia (Europa) - 24 março / 1 abril

EXALLIEVI NEWSFLASH

Escola de Líderes

Eventos atuais religiosas e periódica social da Confederação Mundial dos Ex-Alunos de Dom Bosco

Direção e Edição Sede Centrale Salesiana - Via Marsala, 42 - 00185 Roma - Italia tel. + 39 06 656 12609 E-mail: newsflash@exallievi.org Internet: www.exallievi.org

Coordenação editorial Pierluigi Lazzarini

Secretário de Editorial Silvia Bruni, Silvia Ciamarra

NÚMERO DE NOSSA CONTA

Name: Confederation of Past Pupils of Don Bosco Bank: Lombard Bank Malta p.l.c. Address: Balzan, Malta IBAN: MT 08 LBMA 0500 0000 0000 0144 0520 986 SWIFT Code: LBMAMTMT Bank Account Number: 01440520986

Colaboradores desta questão Don Ángel Fernández Artime sdb, Michal Hort, don Jayapalan Raphael sdb, Simona Ballatore, Okawa Chihiro, Ketan Gala, Angel Gudiña, P. Francis Gulzar sdb, Peter Kovac, Victor L.M., don Bastin Nellissery sdb, José Carlos Paradas, Alberto Sequeira Alves Piedade, António G. Pires, Gian Francesco Romano, don Joseph Sin Minsoo

Traduções Inglês (Pietro Riparbelli), Espanhol (Angel Gudiña), Francês (Editorial jornalístico), Português (António Guilhermino Pires), Italiano (Editorial jornalístico)

Fotos e imagens Archivio ANS, AustraLasia, Wikipedia, Salesianos MARÍA AUXILIADORA, “Il Giorno” di Milano 44


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.