NF.PORTOGHESE.5 ottobre 2019

Page 1

EX ALLIEVI Newsfl N ewsfl aass h ANO 8 - NÚMERO 35 - 5 DE OUTUBRO DE 2019

Eventos atuais religiosas e periódica social da Confederação Mundial dos Ex-Alunos de Dom Bosco

Edição português - (traduções: Nisaury Ventura)


MENSAGEM DO REITOR-MOR A dança dos rapazes de bronze Queridos amigos leitores,

saúdo-vos da bela Índia, de Dimapur, Nagaland, no nordeste, na fronteira com outras nações. Aqui onde a presença salesiana lançou sólidas e belíssimas raízes e de grande fidelidade a Dom Bosco. Precisamente ao ver as extraordinárias cenas de acolhimento que vivo em todo o mundo, vem-me à mente um símbolo do amor e do reconhecimento que os amigos de Dom Bosco quiseram erigir mesmo em frente da Basíliica de Maria Auxiliadora. O monumento a Dom Bosco.

Daqui a alguns meses fará cem anos. Não aparenta tanta idade e como um fiel guardião dá as boas-vindas a todos os que entram na Casa Mãe. Como tantas vezes acontece, estamos tão habituados a vê-lo que lhe lançamos uma olhadela apressada e seguimos em frente. E pensar que a ideia de um monumento nesta praça tinha sido precisamente de Dom Bosco. Um dia, já depois de se ter iniciado a construção da Basílica de Maria Auxiliadora, ao atravessar a praça ainda em terra mal batida, Dom Bosco parou a contemplar as linhas da fachada nascente e depois lançou um olhar em redor, aquele olhar sonhador e decidido típico dele, e disse ao sacerdote que o acompanhava: «Aqui no meio gostaria de erguer um monumento que representasse Moisés a bater na rocha, e a fazer jorrar dela um jato de água a cair num lago». Hoje há um monumento no meio da praça. Não é exatamente aquele que Dom Bosco imaginava, mas exprime algo mais. A epopeia da obra salesiana A 10 de sembro de 1911, a ideia de um monumento a Dom Bosco para assinalar o primeiro centenário do seu nascimento explodiu no Congresso Internacional dos Antigos Alunos. Aderiram logo muitíssimas personalidades de todo o mundo. O Município de Turim concedeu o espaço e um pequeno contributo. Foi lançado um concurso em que participaram artistas de todo o mundo. Foi escolhido o projeto apresentado pelo escultor Gaetano Cellini de Ravenna.

Estava tudo pronto, mas a terrível Primeira Guerra Mundial fez protelar a inauguração, que só aconteceu às 11.00h do dia 23 de maio de 1920, véspera da festa de Maria Auxiliadora. Quando caiu o véu que cobria o monumento, milhares de pessoas presentes explodiram num sincero e comovido aplauso. Modelada no bronze e apoiada em sólido granito está a epopeia da obra salesiana.

No alto, a meiga e sorridente figura de Dom Bosco está circundada de uma coroa de rapazes, que parecem dançar ao redor dele. Dom Bosco faz um gesto muito expressivo, parece querer levantar um dos rapazes. É um símbolo magnífico da sua missão e da Congregação: a palavra educar significa precisamente “puxar para cima”, elevar, fazer crescer. O tom jubiloso, que é próprio da espiritualidade salesiana em Na capa: Dom Bosco imortalizado em grande mural de José Gallino 2

EX ALLIEVI Newsflash - 5 de outubro de 2019


O monumento a Dom Bosco defronte da Basílica de Maria Auxiliadora em Valdocco é um símbolo da missão dos salesianos no mundo que o clima de amizade entre o educador e o jovem é de grande ajuda para o crescimento pessoal. Com a tradição de S. Francisco de Sales, crescer na fé, mesmo tendo um guia, não será possível se não houver verdadeira amizade, comunicação, influência recíproca; uma amizade que chega a ser verdadeiramente espiritual. A relação entre formador salesiano e jovens deve ser marcada pela “maior cordialidade”, porque a familiaridade traz amor, e o amor traz confiança. Os rapazes olham para Dom Bosco cheios de confiança porque estão certos de ser amados.

O espelho Em baixo, um grupo magnífico representa a humanidade que se curva para beijar a Cruz que lhe é apresentada pela Fé. «Esta sociedade nos seus inícios era uma simples catequese», atestou Dom Bosco. Isto reporta às origens e às raízes da Congregação. De Dom Bosco aprendeu a paixão evangelizadora para levar cada rapaz, cada pessoa ao encontro com Jesus. Nos dois altos-relevos da frente há, à direita, uma mãe com um menino nos braços a enviar beijos a Dom Bosco; à esquerda, um pobre leproso a olhar reconhecido para o seu benfeitor. Aos lados, dois dos “amores brancos” promovidos por Dom Bosco, a Eucaristia e a Auxiliadora, estão unidos na ideia da missão “ad gentes” e na da família.

Na parte de trás, três baixos-relevos recordam quanto os salesianos fizeram e continuam a fazer na assistência aos emigrantes. Os de ontem e de hoje. Penso em quantas casas salesianas, em todo o mundo, têm as portas abertas aos migrantes de todas as idades. Penso nos campos de refugiados e nas Casas-Família. Nos lados estão representadas as Escolas Profissionais e Agrícolas Salesianas. Todos os dias, milhares de jovens entram nas nossas casas para ser “bons cristãos e honestos cidadãos”. Como num jogo de espelhos, mesmo sobre a figura de Dom Bosco, no centro da fachada da Basílica, sobressai com grande nitidez a estátua de Jesus com as crianças. «Deixai vir a mim os pequeninos e não os afasteis, porque o Reino de Deus pertence aos que são como eles» (Mc 10,14). Em todo o mundo vi os filhos de Dom Bosco realizar as palavras de Jesus com imutável paixão. Por isso daqui partem ainda os novos missionários e missionárias. Vi sobretuo o infinito reconhecimento de inúmeros homens e mulheres por aquilo que receberam em nome de Dom Bosco. E quando chego a uma casa salesiana, em qualquer nação do mundo, parece-me rever ao redor de mim a canção de roda dos garotos do monumento. Com aquela alegria transbordante que a todos vós auguro. Don Ángel Fernández Artime Reitor-Mor

EX ALLIEVI Newsflash - 5 de outubro de 2019

3


A palavra o Presidente Caros Ex-alunos e Amigos de Dom Bosco,

Com alegria no coração, escrevo outra contribuição para o Ex Allievi Newsflash. É a nossa revista oficial que percorreu um longo caminho e estou feliz em dizer que continua a melhorar. Convido você a ler e aprender mais sobre o que acontece no vasto mundo dos ex-alunos. Deixe-se inspirar pelas melhores práticas e projetos. Ao mesmo tempo, peço que você contribua e faça parte do conteúdo do Ex Allievi NewsFlash, compartilhando suas experiências e informações sobre os projetos e sucessos de sua Federação nacional ou associações locais.

Nos últimos dias, a África tem sido muito emocionante para mim. Esta região vívida e de tirar o fôlego está cheia de grandes ex-alunos com um grande desejo de mudar o mundo à luz dos ensinamentos e do amor de Dom Bosco. No final de agosto, participei de duas reuniões muito importantes na África: o Quênia.

Nossa reunião anual da Presidência ocorreu na capital queniana - Nairobi.

Tínhamos uma agenda muito ocupada, cheia de grandes ideias e desafios. Entre outros, gostaria de destacar o próximo 150º aniversário dos ex-alunos de Dom Bosco.

Sinto aqui a benção de Dom Bosco, graças também às notícias recentes sobre a Strenna (principal reflexão para um ano específico para toda a Família Salesiana) para o ano de 2020, que será: "Bons cristãos e cidadãos honestos" - que nós, ex-alunos de Dom Bosco usamos como lema. Esta é uma inspiração especial para todos nós, para preparar e celebrar o Ano do Jubileu dos ex-alunos, com todo o nosso coração e vida.

Em nossa segunda reunião em Nairóbi, Quênia, tivemos a primeira reunião de presidentes e delegados dos ex-alunos de Dom Bosco na região da África.

4

EX ALLIEVI Newsflash - 5 de outubro de 2019


Confederazione Mondiale Exallievi ed Exallieve di Don Bosco

Via Tiburtina, 994 00156 - Roma (RM) Italia

+421 915 966 549 office@exallievi.org www.exallievi.org

Com participantes de quase todos os países, tivemos a oportunidade de passar um tempo precioso juntos, como presidência global e presidentes e delegados nacionais africanos.

Devo dizer que aqui vi o grande potencial dos ex-alunos - como dizemos - um gigante adormecido. Tenho certeza de que ouviremos muito mais da África nos próximos anos. Convido você a orar e apoiar nossos ex-alunos e irmãos nesta região.

Nas páginas seguintes, você descobrirá a riqueza de nosso grupo em situações reais e desafios diários. Sejamos inspirados e motivados.

Eu oro por todos vocês e suas famílias. Em Dom Bosco

Michal Hort Presidente da Confederação Mundial de Ex-Alunos de Dom Bosco

EX ALLIEVI Newsflash - 5 de outubro de 2019

5


O DELEGADO MUNDIAL O Ex-aluno e a ex-aluna e a devoção à Maria Auxiliadora

Meus queridos amigos Ex-alunos e ex-alunas Saudações de Roma.

Como Família Salesiana vamos celebrar o 8º Congresso Internacional de Maria Auxiliadora em Buenos Aires, Argentina, de 7 a 10 de novembro de 2019. A devoção mariana é um dos elementos fundamentais da nossa tradição salesiana. Estou certo de que podemos recordar com sentimentos nostálgicos o mês mariano e a devoção à Maria Auxiliadora durante o tempo que passamos com os Salesianos. Por isso, pensei em partilhar com vocês este tema.

Embora o título "Auxíliadora dos Cristãos" esteja fortemente ligado à devoção que Dom Bosco tinha para com ela naquele tempo e naquele contexto, a Mãe Maria é auxílio para todos, independentemente da religião, como pode ser visto pelas constantes visitas que são feitas aos mais famosos santuários marianos, por um grande número de hindus, muçulmanos e pessoas de outras religiões que os visitam e que recebem graças de de Nossa Senhora. Nosso Pai, Dom Bosco é, na história, certamente um dos maiores devotos de Maria e, no século XIX, foi ele quem promoveu a devoção à nossa Mãe Santíssima sob o título de Auxílio dos Cristãos. Os missionários salesianos levavam esta devoção para onde quer que fossem. Assim, a devoção a Maria Auxiliadora é parte integrante do fenômeno salesiano na Igreja e é um aspecto vital do nosso carisma e da nossa espiritualidade. A nossa devoção à Auxíliadora dos Cristãos está também estreita e vitalmente ligada à missão salesiana e ao espírito salesiano.

Comentando o vínculo íntimo entre Maria e a missão salesiana, P. Viganó ressalta: «Maria é a pastora dos sonhos, que projeta a natureza exata da nossa missão e indica aqueles para os quais devemos trabalhar, entregando-nos o campo da pastoral juvenil». É a sua característica de Auxiliadora dos Cristãos que abre a missão dos salesianos para os amplos horizontes dos problemas sociais e religiosos modernos, junto com uma escolha definitiva de servir toda a Igreja como pastora. É a sua bondade materna que inspirou-nos também, a missão salesiana para com os jovens. Maria está também intimamente ligada ao espírito salesiano que encontra nele sua inspiração e seu modelo. Vemos, também, uma ligação íntima entre a devoção à Auxílidora dos Cristãos e a missão salesiana para com os jovens mais pobres.

Não é difícil ver como isto aconteceu nos mais diferentes momentos da vida de Dom Bosco: desde o ínício de sua vida, como aparece no sonho dos dos 9 anos em Bechi, até o fim de sua vida como pode ser visto no sonho de Barcelona em 1886; ou desde as aulas de catecismo iniciadas com Bartolomeu Garelli, até o modo como obteve a aprovação das Constituições; ou desde a íntima convicção expressa em tantas ocasiões, até o sinal externo da maravilhosa obra que realizou. Mas estas origens são apenas os primeiros frutos de uma realidade mais global.

O nosso Pai Dom Bosco nos assegura que a missão salesiana não pode ser explicada sem a contínua e materna orientação de Maria, não só no seu nascimento, mas também no seu contínuo desenvolvimento. Muitas vezes, ele mesmo afirma que Nossa Senhora é a sua fundadora e o seu sustento, e assegura-nos que «a nossa congregação está destinada a fazer grandes coisas e a difundir-se no mundo inteiro, se os 6

EX ALLIEVI Newsflash - 5 de outubro de 2019


salesianos permanecerem fiéis à Regra que lhes foi dada por Maria» (MB 17,511). Inclusive, deixou escapar a seguinte exclamação: «Maria ama-nos demasiado!» (MB 18,273). Estas palavras podem ser dirigidas também aos ex-alunos. Na coroação de Nossa Senhora em Valdocco, no dia 17 de maio de 1903, Dom Rua diz: «Não tenho dúvida de que o aumento da devoção à Maria Auxiliadora entre os salesianos levará também a um aumento da estima e do afeto por Dom Bosco, assim como a uma maior dedicação à preservação do seu espírito e à imitação das suas virtudes». Dom Albera, também insiste na contínua presença de Maria. Sobre isto, escreve: «Dom Bosco nunca se cansa de repetir que a obra por ele empreendida foi inspirada por Maria, que Maria era o seu forte sustento e que, em conseqüência, não precisa temer os inimigos pois nada poderão fazer de mal». A Virgem Maria mostrou a Dom Bosco o seu campo de trabalho junto aos jovens e foi guia e apoio constante da sua obra. Cremos que Maria está presente entre nós. Maria, que é a Mãe dos jovens, mostrou uma especial preocupação por eles: no sonho dos nove anos e repetido mais de uma vez nos anos seguintes, indicou a Dom Bosco os jovens como seu campo de trabalho e a bondade como método pastoral a ser usado na sua educação.

Como sua inspiradora e guia, acompanhou Dom Bosco com sinais visíveis de benevolência e proteção na fundação, no desenvolvimento da Congregação e na organização de toda a Família Salesiana. Como Mãe e Mestra, apoiou Dom Bosco com a gentileza pensativa que uma vez demonstrou em Caná e indicou o Sistema Preventivo como um sistema claro e universalmente válido para a formação dos jovens. Dizia Dom Bosco: «A nossa congregação é conduzida por Deus e protegida por Maria Santíssima» (MB XVII, 531).

Aprendamos também de Dom Bosco a confiança de que a presença ativa de Maria entre nós nunca faltará. Cremos com Dom Bosco que ela é nossa mãe e mestra, tanto para os jovens de hoje quanto para todos nós, ex-alunos e nossas famílias. Os ex-alunos, como no tempo de Dom Bosco, dirigem-se com filial confiança a Maria, a Imaculada Auxiliadora, que os ajudam a amá-la como Dom Bosco. Com as Sagradas Escrituras diariamente nas mãos, acolhamos a Palavra como Maria e a meditemos em nosso coração, para que ela dê frutos e a anunciemos com zelo.

Maria, Mãe de Deus, é mestra de sabedoria e guia da nossa Família. Contemplemos e imitemos sua fé, sua preocupação pelos necessitados, sua fidelidade na hora da cruz, sua alegria pelas maravilhas realizadas pelo Pai. Maria Imaculada, Auxiliadora dos cristãos, leva-nos à plenitude da nossa oferta ao Senhor e dá-nos coragem para o serviço aos nossos irmãos. Desenvolvamos uma forte devoção filial a ela recitando o terço todos os dias e celebremos as suas festas para encorajar-nos a uma imitação mais convicta e pessoal.

Desejo que cada um de vocês e suas famílias, cristãos e não cristãos, cresçam na terna devoção à nossa Mãe Santíssima e a imite. Ela nunca falhará e nós também nunca falharemos nas nossas vidas. P. Jayapalan Raphael Sdb Delegado mundial para as Ex-Alunas, Roma

EX ALLIEVI Newsflash - 5 de outubro de 2019

7


EDITORIAL As primeiras ‘Associações’ de Ex-Alunos de Dom Bosco Carissimos Antigos Alunos,

Era exatamente o dia 24 de junho de 1870 quando se deu aquela história já bem conhecida: do Carlos Gastini e de um grupo dos primeiros ex-alunos de Valdocco que visitaram Dom Bosco para congratular-se com ele pela passagem do dia da festa do seu Santo Patrono, São João (ou como se diz na Itália pelo dia do seu «Onomástico»). E para agradecer-lhe pela educação e o amor recebidos, ofereceram-lhe um jogo de xicrinhas de café. Foi nessa ocasião que Dom Bosco falou pela primeira vez aos seus jovens como a “Ex-Alunos”. Foi daquele 1º grupo que surgiu e se difundiu um movimento hoje vastíssimo e presente em todo o mundo. Carlos Gastini e os seus colegas faziam parte dos mais antigos alunos do Oratório: eles deram assim origem àquela que sempre se considerou a Associação “mãe”. Em 1893, em Lille, França, nasceu a segunda, com um regulamento em forma de “Associação de mútuo auxílio”. Parece que a primeira Associação local de Ex-Alunos – de que se conserva regulamento – tenha sido fundada em 1894, entre os antigos alunos do primeiro Oratório festivo, em Turim.

Bosco, em Castelnuovo d'Asti.

A Associação deu-se um Estatuto em que aparece pela primeira vez o termo “União”, e, em 1898, participou da inauguração do (1º) Monumento a Dom

Em 1896 dá-se o início da União de Ex-Alunos de Parma, com 70 aderentes.

Sempre 1896 é o ano de nascimento das Uniões de Nice e Marselha (ambas na França). Na de Marselha se prevê pela primeira vez no Estatuto, uma “quota associativa” com que cobrir as despesas da união.

8

EX ALLIEVI Newsflash - 5 de outubro de 2019


Estudantes Antigos do 3º ano de 1877-1878, reunidos em 19 de outubro de 1899. A "barba" de Gastini é distinguida, em segundo à direita, na última fila

No Domingo de Ramos de 1897, havia apenas 16 anos da chegada dos Salesianos a Faenza, um grupo de 28 jovens se reúne para constituir a “Associação dos Antigos Alunos” do Instituto Salesiano de Faenza. E também em 1897, em Gênova-Sampierdarena, se faz um Congresso de Antigos Alunos, por ocasião dos 25 Anos de Fundação do Instituto. Em 1899 é ao invés o ano do nascimento dos Ex-Alunos na Espanha (em Sarriá) e na Bélgica (em Liège). Entre o fim do Oitocentos e os inícios do Novecentos dá-se toda uma floração de Associações, também estimuladas pelo desenvolvimento daquele catolicismo social encorajado pela «Rerum Novarum» do Papa Leão XIII. Em 1901 se criam pela primeira vez os Ex-Alunos em além-mar: na Argentina,

Visando o Sesquicentenário do próximo ano, o Presidente da Federação Mundial, Michal Hort, escreveu na revista “Ex-Alunos NewsFlash” (Junho 2019): «Dom Bosco – como então, mas também hoje – nos convida a estar com Ele. O seu amor e a sua amizade não são uma coisa temporária, mas um convite a sermos, como então, agora e sempre “bons cristãos e honestos cidadãos!”». Pierluigi Lazzarini

Faenza. Os primeiros alunos do Instituto e os Superiores. No centro estava o primeiro diretor don Rinaldi

EX ALLIEVI Newsflash - 5 de outubro de 2019

9


C ONFEDERAÇÃO M UNDIAL

Quênia

A Confederação Mundial de Ex-Alunos de Dom Bosco foca na África Os membros da Presidência Mundial dos Ex-Alunos de Dom Bosco organizaram, pela primeira vez, sua reunião anual na África (ANS - Nairóbi)

O encontro ocorreu na sala de conferências da obra “Don Bosco Youth Educational Services” (DBYES) em Nairóbi, de 27 a 30 de agosto, e foi seguido por uma reunião com os responsáveis pelas várias Inspetorias, entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro.

A reunião foi presidida por Michal Hort, Presidente da Confederação, acompanhado pelo Delegado mundial, P. Raphael Jayapalan.

O encontro se concentrou na preparação para o 150º aniversário da primeira reunião de ex-alunos, na reflexão sobre o

10

EX ALLIEVI Newsflash - 5 de outubro de 2019

processo "Que ex-alunos para o século XXI?", além de revisar todos os projetos previstos no plano estratégico da Confederação Mundial de Ex-Alunos de Dom Bosco.

Acompanhados pelo P. Américo Chaquisse, Conselheiro Regional para ÁfricaMadagascar, os membros da atual Presidência aproveitaram da visita a Nairóbi para um encontro com os Presidentes Nacionais e os Salesianos Delegados dos Ex-Alunos de Dom Bosco, na África. Os Representantes da África comprometeram-se a trabalhar para a consolidação das estruturas associativas nos respectivos países e garantir que os Jovens Ex-


C ONFEDERAÇÃO M UNDIAL

alunos sejam incluídos em seus respectivos órgãos locais. Eles também reafirmaram seu compromisso, como parte da Família Salesiana, de "trabalhar pelos jovens, especialmente por aqueles em situação de pobreza e exclusão social".

Os Ex-alunos de Dom Bosco preparam-se para celebrar o 150º aniversário de sua fundação e, para o próximo ano do jubileu (2020-2021), estão previstas várias atividades locais e nacionais em toda a África, visando impulsionar o Movimento na Região. Estiveram presentes no encontro: representantes de onze países africanos, alguns responsáveis pela coordenação e animação dos ex-alunos, membros da

Presidência Mundial dos Ex-Alunos e o Inspetor Salesiano da África Oriental, P. Simon Asira Lipuku.

Para prosseguir com o trabalho de animação realizado pelos membros da Presidência Mundial dos Ex-Alunos em diferentes Regiões salesianas do mundo, está previsto um próximo encontro, na Ásia. «Desta forma, a Presidência Mundial dos Ex-Alunos de Dom Bosco terá a oportunidade – explicou o Presidente Confederal – de conhecer em primeira mão o trabalho realizado pelos Ex-alunos de Dom Bosco em todo o mundo, evitando que se concentre apenas na Europa». Fresia Mendez Mora

EX ALLIEVI Newsflash - 5 de outubro de 2019

11


N OTÍCIA

Vaticano

Entregue a “Positio super virtutibus” do Servo de Deus P. Canelli (ANS – Cidade do Vaticano)

Sexta-Feira, 19 de julho de 2019, foi entregue à Congregação das Causas dos Santos a “Positio super Vita, Virtutibus et Fama Sanctitatis”, do Servo de Deus (SdeD) P. Felice Canelli, Sacerdote da Diocese de San Severo (Foggia-Itália), cuja Causa de Beatificação está sendo seguida pela Postulação Salesiana.

A 'Positio' teve como relator o P. Zdzisław Kijas OFM Conv., como Postulador o P. Pierluigi Cameroni SDB e como Colaboradora a Dra. Lodovica Maria Zanet e a Ir. Francesca Caggiano FMA.

A 'Positio' – que apresenta de modo particuladamente aprofundado todo o aparato probatório relativo à vida virtuosa do SdeD – passará agora a ser examinada pelos Consultores Teólogos da Congregação das Causas dos Santos. O P. Canelli nasceu em São Severo (Foggia, Puglia) em 14 de outubro de 1880, de

12

EX ALLIEVI Newsflash - 5 de outubro de 2019

uma família paupérrima. Em 1886 ficou órfão de pai. Aos 12 anos, entrou para o seminário (1892), sendo ordenado de sacerdote em 6 de junho de 1903.

Num tempo muito difícil para a Igreja e a Fé Católicas, optou por ser um “verdadeiro sacerdote”, pobre, incansável, sinal vivo de Jesus Cristo entre os esquecidos e os doentes, em meio à massa popular embrutecida pela fome e açulada tanto pelos inimigos da Igreja e latifundiários, quanto pelo clero burguês.

Espiritualmente atraído por são Francisco de Assis e são Vicente de Paulo, conheceu em 1905 o carisma salesiano, que fez próprio até à morte. Estimado pelos Superiores, foi diretor diocesano dos Salesianos Cooperadores e guia espiritual e pai dos Ex-Alunos, dos Salesianos e das FMA. Pelo povo era considerado um “Dom Bosco redivivo” e ‘o pequeno São Vicente’ por seu pronunciado amor à juventude e aos pobres. Fez do carisma salesiano a alavanca de renovação


N OTÍCIA

da diocese. Com os ex-alunos e os adultos da Obra salesiana constituiu o núcleo propulsor do associacionismo laical diocesano, em âmbito eclesial, educativo, assistencial e político, à luz da Encíclica ‘Rerum Novarum’, do Papa Leão XIII. Alma profundamente eucarística e trinitária, foi sacerdote perenemente “em saída” e das ‘periferias’.

De 1° de maio de 1927, foi quase ininterruptamente até à morte, pároco de Croce Santa, em São Severo, numa também quaseterra de primeira evangelização.

Com estilo paterno e chegado, vida virtuosa e fervor de obras apostólicas, fezse próximo de toda a gente, socorrendo-a nas necessidades primárias para reaproximá-la de Deus.

Morreu em 23 de novembro de 1977, em São Severo, aos 97 anos, ao terminar um ‘Glória-ao-Pai’!

EX ALLIEVI Newsflash - 5 de outubro de 2019

13


N OTÍCIA

Israel

A peregrinação do Conselho Geral aos lugares em que o Verbo de Deus se fez Homem (ANS – Jerusalém)

Quais foram os frutos da peregrinação do Conselho Geral da Congregação à Terra Santa?

Foi certamente uma ocasião única, quer para ver com os próprios olhos os lugares de Jesus, quer para caminhar pelos lugares em que o Verbo se fez Gente, veio habitar no meio de nós...

As dinâmicas da Peregrinação, sabiamente conduzida pelo P. Marco Rossetti, docente de Teologia em Turim-Crocetta (Universidade Pontifícia Salesiana), engendrou tantíssimas, profundas, experiências através dos numerosos encontros.

Primeiro o encontro com os peregrinos de muitas religiões contribuiu para sublinhar as dinâmicas multirreligiosas do mundo de hoje; e a superposição de diferentes credos na Terra de Jesus abriu o coração dos seus discípulos pelo rumo dos fiéis de outras religiões.

Depois o encontro com muitos membros da FS – Ex-alunos de Dom Bosco, membros da Canção Nova, das FMA, dos Salesianos Cooperadores – e a possibilidade de rezar sobre o túmulo de P. Antonio Belloni, fundador das obras salesianas na Terra Santa, reanimou o sentido de unidade interna à FS e de seu papel no serviço à Igreja.

Também o encontro com a Juventude Salesiana – seja muçulmana, seja cristã (80% dos alunos da escola salesiana Nazaré e a maior parte dos meninos do oratório salesiano de Belém são muçulmanos) – recordou que a finalidade de qualquer decisão tomada no Conselho se refere à salvação dos jovens e à sua felicidade. Já no encontro com as cinco comunidades dos Filhos de Dom Bosco, na Terra

14

EX ALLIEVI Newsflash - 5 de outubro de 2019


N OTÍCIA

Santa – Nazaré, Belém, Cremisã, Beitgemal, Ratisbonne – se pôde apreciar a missão empenhativa dos salesianos que ali vivem e operam, em número de mais de 80 e provenientes de 22 diferentes Países.

Por entre todos esses encontros mediou amplo espaço para rezar, refletir, meditar, silenciar, experienciar os lugares em que Jesus cresceu, caminhou, se alimentou, fez milagres, proclamou o Reino e o seu Pai, sofreu, foi humilhado e por fim crucificado.

«Caminhar pela Terra Santa torna as páginas do Evangelho e da Escritura vivas e muito realistas» – comentou o P. Václav Klement, Conselheiro para a Região salesiana Ásia Leste–Oceânia.

O Reitor-Mor e os seus Conselheiros, ao agradecer em particular ao Inspetor do Oriente Médio, P. Alejandro León Mendoza, manifestaram a sua convicção de que esta muito intensa experiência terá um efeito mais que benéfico sobre o seu ministério de animação e governo. Fonte: Australasia

EX ALLIEVI Newsflash - 5 de outubro de 2019

15


N OTÍCIA

Índia

O P. Ángel Fernández Artime visita Dimapur (ANS - Dimapur)

De 10 a 14 de setembro, o Reitor-Mor, P. Ángel Fernández Artime, está a realizar uma Visita de Animação à Inspetoria de Dimapur, passando também pelos territórios dos Estados Arunachal Pradesh, Manipur e Nagaland e pela região do Alto Assam. Ao desembarcar no aeroporto de Dimapur na tarde de 10 de setembro, o Sucessor de Dom Bosco foi calorosamente recebido pelo Inspetor local, P. José Kuruvachira SDB, e por outros Salesianos e membros da FS. A ocasião foi alegrada por grupos musicais juvenis das escolas salesianas de Palin e Dimapur, e pelos "guerreiros nagas" acompanhados por

16

EX ALLIEVI Newsflash - 5 de outubro de 2019

dançarinos tradicionais, que deram cor ao momento de fraternidade.

Em seguida, o Reitor-Mor, acompanhado por seu Secretário, P. Horacio López, e pelo P. Maria Arokiam Kanaga, Conselheiro Regional para a Ásia Sul, foram escoltados por 20 motocicletas até a Casa Inspetorial.

Ali, o Reitor-Mor teve a oportunidade de reunir-se com cerca de 350 Ex-alunos de Dom Bosco, manifestando agradável surpresa com a vitalidade dos ex-alunos do nordeste da Índia e convidando-os a não somente cultivar memórias mas a viver ativamente os valores que absorveram nas obras salesianas. P. Jonas Kerketta SDB


N OTÍCIA

EX ALLIEVI Newsflash - 5 de outubro de 2019

17


N OTÍCIA

Itália

(ANS – Roma)

Encontro Mundial dos Delegados da Família Salesiana

De 10 a 14 de setembro, no Instituto Pio XI, de Roma, se fez o primeiro encontro mundial de Delegados para a Família Salesiana (FS). Promovido pelo Secretariado para a FS, contou com a participação de 36 Delegados, procedentes de 33 Inspetorias: 5 da África-Madagascar, 8 da América Cone Sul, 5 da Europa (Centro e Norte), 8 da Interamérica, 10 da Mediterrânea.

O encontro foi coordenado pelo P. Eusebio Muñoz, Delegado do Reitor-Mor para a FS, com a Equipe do Secretariado: P. José Casti, Delegado para a ACS; P. Joan Lluis Playà, Assistente espiritual para as VDB e os CDB; P. Pierluigi Cameroni, Animador espiritual da ADMA; e P. Raphael Jayapalan, Delegado para os Ex-alunos de Dom Bosco.

A finalidade do Encontro foi apresentar a figura e o papel do Delegado Inspetorial para a FS, através da partilha de alguns temas: ”Carta de Identidade Carismática da Família Salesiana”; a vocação e a missão dos leigos na FS; os relacionamentos da FS com a PJ e a Formação; a Consultoria Inspetorial e Local; o Movimento Salesiano.

a Vice-Responsável das VDB.

Muito apreciada a visita à Sede Central Salesiana, seja pelo encontro com o P. Francisco Cereda, Vigário do Reitor-Mor (ausente por viagem à Índia), seja pela visita à Basílica do Sagrado Coração (’Sacro Cuore') e aos aposentos ("cameretta", de Roma) de Dom Bosco. Na partilha final foi unânime a satisfação pelo encontro, pela riqueza da experiência de fraternidade e de conhecimentos partilhados; pelos conteúdos propostos e tratados; pela comprovação da riqueza de vida, de variedade e de possibilidades, presente na única Família carismática; e, sobretudo, pelo reconhecimento e a atualidade do grande dom de Dom Bosco e do seu carisma feito por Deus à Igreja e à Sociedade.

Significativas as intervenções e a presença de alguns responsáveis mundiais de Grupos: Sr. Antonio Boccia, Coordenador dos SS. CC.; Sr. Renato Valera, Presidente da ADMA; Sr. Michal Hort, Presidente dos Ex-alunos de Dom Bosco; 18

EX ALLIEVI Newsflash - 5 de outubro de 2019


N OTÍCIA

Os Delegados anglófonos para a Família Salesiana

O encontro abriu-se na Concebração Eucarística, presidida pelo P. Raphael Jayapalan, Delegado para os ‘Ex-Alunos de Dom Bosco’, que convidou todos os participantes a confiar-se ao Divino Espírito Santo. Sucessivamente o P. Eusebio Muñoz expôs a programação, após a qual os participantes puderam apresentar-se e ilustrar o trabalho em ato nas respectivas Inspetorias.

Depois dessa breve introdução, os participantes, subdivididos por Regiões salesianas, formaram cinco grupos, em que partilharam mais particularmente a situação da FS nas diversas Inspetorias.

Durante o encontro, foram especialmente significativas as falas: do P. Pierluigi Cameroni, Animador espiritual da ADMA; do P. Joan Lluis Playá, Assistente espiritual para as Voluntárias de Dom Bosco (VDB) e os Voluntários Com Dom Bosco (CDB), que fez uma panorâmica acerca desses dois Grupos; e do Sr. Antonio Boccia, Coordenador da Associação dos Salesianos Cooperadores (ASC). Grande importância, nos dias seguintes foi reservada à figura do Leigo. Entre os perto de 500.000 membros, dos 32 Grupos da FS, uma parte significativa se constitui de leigos (i. é, não ordenados).

Nesta fase do encontro (do grupo anglófono), estavam presentes 35 Delegados: 14 da Região Ásia Leste-Oceânia, 8 da Ásia Sul, 2 da Interamérica, 6 da Europa Centro-Norte e 5 da África-Madagascar. EX ALLIEVI Newsflash - 5 de outubro de 2019

19


N OTÍCIA

Brasil

IX Congresso da Federação Nacional dos Ex-Alunos

São Paulo, Brasil – agosto 2019 Com o tema “Movimento Exalunal: sua pertença à Família Salesiana e sua inserção na sociedade” e com o lema “Eis que faço novas todas as coisas” (Ap.21,5), realizou-se em São Paulo (Brasil) dos dias 23 a 25 de agosto o IX Congresso nacional dos Ex-alunos (as) de Dom Bosco (IX CONESB). Os objetivos propostos do Congresso de ser um momento de animação e de formação; de estudar estratégias de ações conjuntas com a Família Salesiana; de rever a formação e organização da Uniões locais e de projetar o Movimento para os próximos 4 anos, foram atingidos. Foi um congresso caracterizado pela alegria, pela harmonia, pela espiritualidade e pela seriedade com que foram estudados os temas e trabalhos propostos. No final, o compromisso assumido de levar adiante o carisma de Dom Bosco, os princípios da pedagogia salesiana e a missão

20

de ser “sal da terra e luz do mundo” mostrou o quanto foi significativo o Congresso para os Ex-alunos presentes. O ideal apregoado por Dom Bosco para que nas suas obras “se formassem bons cristãos e honestos cidadãos” estava presente nos relatos de engajamento na sociedade, nas reflexões e na convivência dos congressistas. Na avaliação, as manifestações mostraram que o congresso proporcionou momentos de crescimento pessoal, religioso e salesiano, ao mesmo tempo desafiou os Ex-alunos(as) a superarem algumas dificuldades e crescerem em número e em qualidade. O Conselho Mundial se fez representar pelo seu vice-presidente, Eduardo Pessoa Cavalcante. Durante o congresso houve a eleição para presidente e vice-presidente do Conselho Nacional dos ex-alunos, ficando eleitos, respectivamente, Oswaldo Dalpiaz e Daniel Torres. Oswaldo Dalpiaz, Presidente Nacional

EX ALLIEVI Newsflash - 5 de outubro de 2019


N OTÍCIA

Ecuador

Ex-alunos e ex-alunas FMA e SDB organizaram "Fogueira Mariana" No sábado, 6 de julho de 2019,

na cidade de Guayaquil, a "Fogueira Mariana" foi organizada pelos ex-alunos e ex-alunas das FMA e SDB. Esta atividade teve como objetivo: apresentar a Federação de Ex-alunos e Ex-alunas, a fim de promover neles a identidade e o sentido de pertencimento à Família Salesiana, e assim conhecer a diversidade de ações que eles podem desenvolver como ex-alunos, como disse Dom Bosco: «... a educação que receberam... transmitem...». Na fogueira havia a presença de 38 jo-

vens, que viviam com entusiasmo momentos de integração da oração, interiorização - reflexão e comprometimento.

Esse encontro ecoou no coração dos participantes e foi formada a equipe de acompanhantes, que motivará os jovens nesse processo.

Do mesmo modo, três jovens assumiram o compromisso de serem guias e referentes do JEX (jovens ex alunos) de suas escolas; são eles: David Coeva, do Colégio Domingo Comín, Patrick Endara, do Colégio Cristóbal Colón, e Joshua Tomalá, do

Colégio Domingo Savio. Os ex-alunos e ex-alunas das FMA pediram que mais iniciativas como essa fossem realizadas por um período mais longo, permitindo que continuassem sua formação e aprofundassem o carisma salesiano, até ligando outros jovens.

Temos certeza de que tudo o que foi assumido nesta reunião foi o resultado do Espírito Santo e foi concretizado no coração generoso de cada jovem, que se refletirá no serviço à sociedade e à Igreja, caracterizado por nossa identidade e carisma salesianos.

EX ALLIEVI Newsflash - 5 de outubro de 2019

21


N OTÍCIA

Camboja

Forte inundação afeta Dom Bosco Sihanoukville

(ANS - Sihanoukville)

As chuvas intensas e os ventos fortes da tempestade tropical Lekina, que acompanharam a monção vinda do sudoeste, atingiram o Camboja, causando inundações em várias áreas, incluindo Sihanoukville. Na semana passada, o Ministério de Recursos Hídricos e Meteorologia havia emitido uma nota alertando que os cidadãos que se preparassem para este grave evento natural. A Escola Técnica Dom Bosco e o "Hotel and Children Fund", de Sihanoukville, sofreram graves inundações na noite entre os dias 8 e 9 de agosto.

«Entretanto, na frente da escola o nível das águas começou a subir rapidamente e, poucos minutos depois, a barragem, que tínhamos construído recentemente para evitar inundações, já transbordava», continuou ele.

Panetto conta que a grande quantidade de água destruiu o portão e não poupou nenhum dos edifícios no térreo, destruindo as casas dos professores e desabrigando muitas pessoas. Além disso, vários equipamentos usados nas aulas da Escola Técnica ficaram danificados. Todavia, damos graças a Deus porque ninguém se

O Sr. Roberto Panetto, salesiano irmão, tesoureiro da obra ‘Dom Bosco Sihanoukville’, descreve o ocorrido.

«A chuva pesada dos últimos dias me levou a verificar o nível da água na frente da nossa escola. Eu já havia alertado algumas famílias de nossa equipe e pessoas hospedadas no andar térreo da nossa pensão para que ficassem alertas, pois havia a possibilidade de que um pouco já podia entrar» disse Panetto. 22

EX ALLIEVI Newsflash - 5 de outubro de 2019

feriu durante a calamidade.

«Ainda é cedo para estimar a extensão dos danos sofridos – acrescentou Panetto – mas suponho que seja de aproximadamente um milhão de dólares americanos.

No entanto, é com gratidão que vemos tantos coirmãos salesianos, ex-alunos e amigos prontos a nos ajudar neste momento assaz difícil. Só nos cabe rezar intensamente por todos: o bom Deus inspirará os generosos benfeitores a nos ajudar e a repor os bens danificados e resolver tudo da melhor maneira possível».


N OTÍCIA

Panetto aproveitou, por fim, da triste oportunidade para fazer uma reflexão sobre as condições ambientais no Camboja, afirmando que o desmatamento é uma das principais causas de semelhantes inundações. Foram muitas as árvores abatidas para dar espaço ou uso em hotéis, arranha-céus, centros comerciais. Numerosos leitos de rios foram estreitados e reduzidos visando o aproveitamento de suas margens. Sem contar que o lixo descartado por toda a parte obstruiu o sistema de drenagem. «A natureza cobra a conta pelos danos que se lhe causam» conclui Panetto.

EX ALLIEVI Newsflash - 5 de outubro de 2019

23


N OTÍCIA

Itália

Mais de 400 pessoas participam do Festival das Famílias Salesianas em Novara

Novara, Itália - Julho de 2019

No dia 11 de julho, no Instituto dos Salesianos de San Lorenzo, em Novara, foi realizada a "Festa das Famílias" do Centro de Verão "estatesalesiani".

Como todos os anos, o evento atraiu centenas de pessoas, mais de 400. Cerca de 50 animadores contribuíram para criar uma atmosfera única de compartilhamento, amizade, diversão, visando testemunhar aos pais, avós, tios e netos as experiências que se vivem diariamente no Centro de Verão.

Entre as atrações, houve apresentações das oficinas de dança e teatro, pula pula inflável para adultos e crianças e o espetacular desempenho de Marco Migliavacca, ex-aluno da escola salesiana, hoje malabarista do Cirque du Soleil, que ofereceu um espetáculo incrível, testemunhando que quem segue os próprios sonhos realmente pode chegar longe, além de qualquer expectativa.

24

EX ALLIEVI Newsflash - 5 de outubro de 2019


N OTÍCIA

EX ALLIEVI Newsflash - 5 de outubro de 2019

25


E NTREVISTA

Japão

Publicado no Japão o 1º Manual para Colaboradores leigos na missão salesiana (ANS – Tóquio)

Disponível finalmente no Japão um guia prático dirigido a todas as pessoas que, com Membros da Família Salesiana (FS), trabalham pelos jovens em escolas, centros educativos ou paróquias. “Eduquemos com o Coração de Dom Bosco” é o título do manual. O seu conteúdo foi preparado ao longo dos três últimos anos, quer olhando para Dom Bosco como modelo, quer haurindo dos episódios da sua vida todo um percurso educativo. O manual é pensado para quem queira educar com o coração de Dom Bosco e deseje levar crianças, adolescentes e jovens pelo rumo de um futuro melhor, independentemente de serem católicos ou adeptos de outras religiões ou mesmo ateus. A apresentação é de Chihiro Okawa, Exaluno de Dom Bosco. Como nasceu a ideia de um manual para os Colaboradores leigos na missão salesiana no Japão? «Nasceu no âmbito dos encontros de re-

26

EX ALLIEVI Newsflash - 5 de outubro de 2019

configuração da Inspetoria do Japão. Os Salesianos do Japão estão buscando ser coerentes com o Sistema Educativo de Dom Bosco e procurando com isso fomentar uma colaboração maior e melhor dos colaboradores leigos nas suas específicas funções. De 2016 a 2018, o Curso de formação para professores e pessoal da FS (coordenado pelo P. Urata Shinjirom, FMAs, ICJs-Irmãs da Caridade de Jesus e outros Leigos, dentre os quais o abaixo assinado) conseguiu cobrir quase todos os pontos principais da educação de Dom Bosco. E, em 2019, iniciamos o segundo ciclo do curso. O manual é, portanto, fruto de últimos três anos de empenho educativo». Quantos Salesianos ou Leigos estiveram envolvidos no “processo de elaboração”? «Realmente muitos: os membros das Equipes de Projetação Inspetorial, os Coordenadores e Participantes do Curso de formação para professores e pessoal da FS, e muitos dos membros da FS no Japão com seus Jovens. Suas opiniões estão bem presentes em cada parte do livro».


E NTREVISTA

Qual é a finalidade do Manual? «A finalidade é oferecer a crianças, adolescentes e jovens do Japão uma educação melhor, melhores oportunidades nos centros da FS, e maior... felicidade. Demonos conta de que, como assistentes dos jovens no ambiente educativo salesiano, devíamos partilhar melhor os princípios e os valores educativos de Dom Bosco. Esperamos que esse opúsculo seja útil tanto para a reflexão pessoal quanto para as sessões de formação em cada setor salesiano».

Mais projetos semelhantes em vista? «O manual é uma espécie de projeto-piloto, depois do que, ouvidos os pareceres dos professores e do 'staff', se há de fazer uma versão final: o livro se ocupa principalmente da Filosofia Educativa de Dom Bosco. Seguir-se-ão outros opúsculos, específicos, para aprofundar as práticas educativas nos vários setores (Escola, Jardim, Orfanato, Casas de acolhença, Paróquias...)». Fonte: AustraLasia

EX ALLIEVI Newsflash - 5 de outubro de 2019

27


A NIVERSÁRIOS

Eslováquia

20 anos do ex-aluno da Eslováquia

Novos ex-alunos, prêmios Alberto Marvelli e convidados estrangeiros. O mundo inteiro conhece a celebração do 20º aniversário de ex-alunos na Eslováquia

Os membros da Associação dos Ex-Alunos da Eslováquia, familiares salesianos e amigos de Dom Bosco celebraram os 20 anos jubilares de atividade oficial da associação no sábado, 22 de junho de 2019, em Sastin.

Mais de 650 peregrinos se encontraram nesta peregrinação de ação de graças. A maioria deles foi trazida pelo trem especial, que pegou peregrinos na estação de Trnava e Vajnory. Membros de centros locais de Presov, Bardejov, Partizanske, Nova Dubnica, Piestany, Cierna Voda, Trnava, ambos os centros em Bratislava, Zilina, ex-alunos da escola de Sastin e também os ex-alunos mais antigos se reuniram nesta celebração.

28

Os ex-alunos também foram acompanhados por vários Salesianos, Irmãs FMA, Exalunas FMA, Cooperantes Salesianos e membros dos grupos VDB e ADMA.

Durante a missa cerimonial na basílica de Sastin-Straze celebrada pelo provincial Salesiano Dom Jozef Izold SDB, oito novos membros se juntaram à Associação nacional dos ex-alunos de Dom Bosco. Pela primeira vez na história, dois dos oito novos membros eram amigos de Dom Bosco, que não passaram pela educação salesiana. No entanto, eles foram tocados pelo carisma de Dom Bosco, simpatizam com a associação e também participam de suas diversas atividades.

EX ALLIEVI Newsflash - 5 de outubro de 2019


A NIVERSÁRIOS

«Desejo que os ex-alunos, que celebraram o 20º aniversário, difundam no espírito de Dom Bosco a ideia de fé, educação e construção de uma sociedade justa para beneficiar suas próprias famílias, mas também toda a sociedade e a Igreja». Jozef Izold disse. Após a missa, o programa foi transferido para o campo de futebol ao lado da basílica e dormitório, onde todos os convidados almoçaram juntos.

Pela primeira vez, os ex-alunos receberam o prêmio Albert Marvelli, o primeiro ex-aluno abençoado. Os vencedores deste prêmio foram ex-alunos, que contribuíram para a difusão do bem na associação

ou na sociedade de uma maneira específica. O prêmio pelo desenvolvimento da associação foi concedido ao atual presidente mundial de ex-alunos, o Sr. Michal Hort, com sua esposa Martina, e a Marek Slezak, ex-presidente de longa data da associação eslovaca de ex-alunos com sua esposa Jana.

O prêmio para projetos sociais foi concedido a Alexandra Mruk Papaianopol, que iniciou o projeto social do advento chamado “Dando Sorriso”. Na categoria cultura, Michal Klc foi premiado e o editor-chefe da revista Postoj Frantisek Mucka ganhou o prêmio por seu envolvimento na comunidade. O prêmio também foi concedido a Jozef Fribort, que fez um

EX ALLIEVI Newsflash - 5 de outubro de 2019

29


A NIVERSÁRIOS

esforço para relacionar ex-alunos em 1991 e foi secretário deles por mais de 20 anos.

Os membros do Comitê Executivo Mundial de Ex-alunos tiveram seus discursos do palco e foram reconhecidos por vídeos anteriores. Além do presidente mundial Michal Hort e do secretário Peter Kovác, também Eusébio Munoz SDB, delegado do reitor-mor da Família Salesiana, Bryan Magro, presidente de ex-alunos de Malta e tesoureiro mundial e Ángel Gudiña, vicepresidente JEX da Confederação mundial dos alunos participaram das celebrações. O convite para a celebração também foi acetado pelo ex-alunos da Tailândia e da Inglaterra.

30

O principal superior da Família Salesiana, Angel Artime SDB, falou com os ex-alunos através de vídeo: «Vocês têm uma coisa muito especial em sua vida, além de estar em alguma casa salesiana. O mais importante é que vocês aprenderam e viveram nas casas salesianas, valores evangélicos e salesianos e esses valores vocês mantém no coração e na vida. Esforce-se para estar constantemente presente neste mundo, com uma enorme capacidade de espalhar essa testemunha».

Anna Hortová cantou para os adultos e Miro Jílo para as crianças. Seu show terminou com um programa para crianças que se divertiram em castelos infláveis e brincadeiras com animadores da união

EX ALLIEVI Newsflash - 5 de outubro de 2019


A NIVERSÁRIOS

local - Cierna Voda. Todo mundo poderia conhecer a biografia de Bl. Titus Zeman agradece a Michal Klc, ex-aluno que escreveu um livro sobre ele chamado "Homem de ação".

Como comemoração deste aniversário da associação, todos os participantes receberam USB com o registro da biografia de Titus Zeman gravada por Dom Ivan Žitnanský em cooperação com a Rádio Maria e também a foto comum de todos os exalunos e suas famílias reunidos no parquinho em forma do número romano 20.

Os participantes das comemorações do 20º aniversário em Sastin tiveram a oportunidade de provar pela primeira vez

o café DI BOSCO. Com a presença de parceiros estrangeiros da Tailândia e da Inglaterra, este projeto internacional que leva café de ex-alunos (agricultores e produtores) a ex-alunos foi apresentado pela primeira vez na Eslováquia.

As celebrações foram no espírito de gratidão por muitos presentes que os ex-alunos receberam com a educação salesiana.

Sobre esses dons também houve o discurso do atual presidente dos ex-alunos Robert Mruk, que enfatizou o desejo e o esforço dos ex-alunos de agradecer à sociedade, às comunidades em que vivem, aos jovens e aos próprios salesianos.

EX ALLIEVI Newsflash - 5 de outubro de 2019

31


A NIVERSÁRIOS

Equador

Universidade Politécnica Salesiana: há 25 anos comprometi da em formar profissionais de excelência humana e acadêmica (ANS - Quito)

A Universidade Politécnica Salesiana (UPS, do Equador) celebra seus 25 Anos de vida institucional em 2019 com uma Caravana Cultural iniciada em 18 de junho em sua sede de Quito.

Toda a comunidade universitária reuniuse, em atmosfera festiva, para desfrutar de música, danças tradicionais, danças, teatro – tudo protagonizado pelos jovens dos vários grupos da Associação Salesiana de Universidades (ASU), do Equador.

A ideia central da celebração está no conceito de que a cultura sempre foi um pilar fundamental da pedagogia salesiana. «Uma casa salesiana sem música é como um corpo sem alma», dizia Dom Bosco. Por esta razão, foram formados, na UPS,

32

vários grupos, que se tornaram referências para os mais variados eventos artístico-culturais e parte integrante da formação pessoal e profissional.

De um ponto de vista histórico, a instituição salesiana de ensino superior nasceu no dia 4 de agosto de 1994, com cerca de 800 alunos das Faculdades de Eletromecânica, Ciências Humanas, Ciências Sociais, Pecuária, Agroindustrial, Técnicas Administrativas, Engenharia, Ciências Religiosas.

Atualmente a UPS, do Equador, é a Instituição salesiana de ensino superior que abriga o maior número de estudantes provenientes de várias partes do mundo (24.500) e, em 2019, entrou pela primeira vez no ranking das 100 melhores universidades da América Latina, incluindo as

EX ALLIEVI Newsflash - 5 de outubro de 2019

4.000 presentes na região.

Atualmente, em suas três sedes (Quito, Guayaquil e Cuenca), se oferecem 27 cursos de graduação e 10 de doutorado; 62 de pesquisa; 10 de inovação educacional;e mais 98 grupos ASU. Presente à inauguração da Caravana Cultural também o P. Francisco Sánchez, Inspetor salesiano do Equador e Grão-Chanceler da UPS.

«Estes 25 anos de serviço aos jovens – disse – são uma expressão da nossa vocação salesiana... É aqui que tentamos recriar um ambiente jovem, onde cada aluno se possa desenvolver em suas qualidades: qualidades não apenas acadêmicas mas também humanas».

O Inspetor também transmitiu uma men-


A NIVERSÁRIOS

sagem aos alunos, recordando-lhes que eles são os protagonistas da proposta educativa de Dom Bosco e que os salesianos e os educadores leigos estarão sempre por perto e prontos para acompanhá-los em suas preocupações: é que o seu desejo é que todos se tornem agentes de transformação da sociedade.

Outra Autoridade presente foi José Juncosa, Vice-Reitor da sede de Quito, que destacou o crescimento da instituição: "Nos últimos tempos nos tornamos muito mais universitários, muito mais politécnicos, muito mais salesianos". Ele também finalizou convidando a todos os que pertencem à comunidade universitária a adotarem o conceito de "bom cristão e honesto cidadão", lançado por Dom Bosco!

EX ALLIEVI Newsflash - 5 de outubro de 2019

33


A NIVERSÁRIOS

Equador

Duas décadas e meia, Salve a Universidade Salesiana!

Torneiros e eletricistas se reuniram um dia, em torno de seu líder Don Luciano que tinha em mente, Faça algo diferente pela causa dos pobres, Ensino universitário para todos os jovens, Aprender fazendo o que aprendendo, Um evangelho da vida, por um mundo mais preciso, Um profissional que decide e um humano que não pressiona, Trabalhando com alegria, fazendo ciência com consciência.

Era agosto do noventa e quatro, no meio do verão andino, Quando a notícia foi capaz de bater corações em grande harmonia, E curvar rostos e vontades à misericórdia divina, Nasceu uma nova obra de Dom Bosco, na americana Cuenca, Que acrescentou a escola de pedagogos que havia na capital, E na Paute, com uma escola agrícola, eles fizeram trilogia, Universidade Politécnica, um nome que cheira a ciência, E salesiano claramente, porque essa é sua essência evangélica.

Duas décadas e meia se passaram, a do trabalho e da alegria, Os administradores e educadores salesianos foram infectados, E todos conspiraram para formar cidadãos honestos, À luz do evangelho de um Jesus, como bons cristãos, Ser profetas da sua terra, anunciar as boas novas,

34

EX ALLIEVI Newsflash - 5 de outubro de 2019

Que o trabalho pela equidade e suas vozes não se calam diante da injustiça, Que o objetivo do ser humano é alcançar a felicidade plena, Mas isso não é completo sem a felicidade do irmão e da irmã.

Obrigado a todos que contribuíram no devido tempo, Pelo crescimento da soberana e grande "La Salesiana" de hoje, Muitos nomes na história se inscrevem para serem lembrados, Com respeito e carinho que os salesianos: Bellini, Herrán e Botasso, Farfan, Jara e Jaramillo, assim como Lunardi e o amigo Gavicho, E muitos outros nomes de leigos salesianos e consagrados, Cuja humildade e ação no trabalho, o paraíso é garantido, Porque o intercessor Dom Juan Bosco o proclamou. Duas décadas e meia, a jovem Universidade Politécnica Salesiana, E você já fez história dentro e fora da fronteira com o Equador, Duas décadas e meia, alma mater da ciência humanizada, Berço da educação preventiva de bondade personalizada, Duas décadas e meia, de muito trabalho e glória alcançados, Salve Salesiano, em seu casamento de prata, seja sempre premiado. Dr. Fredi Portilla F. (21 de junho de 2019)


A NIVERSÁRIOS

Colômbia

43 anos do MJS na Colômbia Ciudad Bolívar, Colômbia - julho de 2019 No dia 20 de julho, no Centro de Formação e Promoção "Juan Bosco Obrero", celebrou-se na Colômbia o 43º aniversário da presença do Movimento Juvenil Salesiano (MJS). O evento contou com a participação de 100 jovens e adultos de várias gerações do MJS, que acompanharam os Salesianos e Filhas de Maria Auxiliadora durante ao londo destes anos.

Todos homenagearam e agradeceram ao padre Jaime Morales, SDB, precursor e fundador do MJS na Colômbia, à irmã Marta Díaz, FMA, ao padre Fernando Peraza, SDB, e a um grupo de jovens da época. Durante o evento, houve a exibição da Banda Sinfônica "Juan Bosco Obrero" e de um grupo de artistas de circo, que realizou uma oficina com os presentes, além de degustações de pratos criados pelos jovens do programa de gastronomia da obra e da apresentação do músico David Díaz, ex-aluno do Instituto Salesiano "León XIII".

Brasil

110 anos da Obra Social "São João Bosco" de Campinas

Campinas, Brasil - Junho de 2019 A Obra Social “São João Bosco” de Campinas celebrou, no dia 28 de junho, seu 110º aniversário com um evento presidido pelo padre Justo Ernesto Piccinini, Superior da Inspetoria Salesiana do Brasil-São Paulo (BSP). A cerimônia contou com a participação de autoridades religiosas e civis, além de pessoas que fazem parte da história da obra: ex-alunos, funcionários, benfeitores, salesianos, colaboradores e pessoas que se identificam com o serviço oferecido pela obra. Durante 85 anos, a obra salesiana de Campinas foi uma escola de ensino fundamental e há 25 anos mudou sua abordagem educacional, passando a atender diariamente mais de 2.200 pessoas, entre crianças, adolescentes, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social.

EX ALLIEVI Newsflash - 5 de outubro de 2019

35


JEX

Itália

«Não demore em cuidar dos jovens, caso contrário eles não tardarão em cuidar de você!» (Dom Bosco) «Não demore em cuidar dos jovens, caso contrário eles não tardarão em cuidar de você!».

As palavras de Dom Bosco, proferidas em Paris em 1883 durante uma viagem dele, ainda são atuais porque, se pensarmos nisso, a sociedade de hoje não é muito diferente de o do século XIX. Hoje, como então, percebemos e experimentamos mudanças. Embora represente um passo em direção à modernidade, para nossos jovens é sinônimo de insegurança e turbulência interior, especialmente para os mais frágeis.

Em um mundo como esse, fica difícil ter princípios saudáveis e viver de uma maneira que os respeite. Nesse contexto, as associações desempenham um papel importante em todos os campos da atividade social, promovendo a cidadania ativa. E

36

EX ALLIEVI Newsflash - 5 de outubro de 2019

nós, filhos de Dom Bosco, que acreditamos que seu ensino é fundamental, não podemos desistir, não podemos ficar parados e esperar o tempo fluir. A partir disso, em Bari, houve uma formação no campo da associação, a partir da dinâmica que está na base de uma associação e do sentimento de pertencimento de que todos deveriam ter uma parte ativa dentro dela. Isso, no entanto, foi apenas um estímulo para aqueles que participaram da consulta.

A partir do "básico", foi feita uma atualização das atividades realizadas com jovens e para os jovens nos últimos anos, identificando os pontos fortes e fracos de cada um.

Por último, mas não menos importante, foi a ilustração do projeto Mentor Power, no qual a Federação Italiana participou


JEX

como parceira do Maltês, à participação da JEX que participou pessoalmente.

Não faltaram momentos de alegria e compartilhamento, vividos graças ao trabalho em equipe e exercícios de convívio, que "quebraram o gelo", favorecendo o confronto e a colaboração entre os participantes.

Antes da conclusão do trabalho, foram atribuídas as "tarefas domésticas", individuais e em grupo, estimulando as crianças a se comprometerem e colaborarem.

Este ano foi a consulta de confiança, esperança e aliança. No final, Dom Bosco afirmava que: «A educação é uma coisa do coração», e educar é querer o bem dos jovens e nós, filhos de Dom Bosco, não podemos deixar de trabalhar com os jovens para o bem dos jovens! Nicoletta Iuliano

EX ALLIEVI Newsflash - 5 de outubro de 2019

37


S OLIDARIEDADE

Portugal

Sofia Melim Telmo de Sousa aniversário: um câncer ruim força a perna direita a ser amputada. Dois anos depois, uma leucemia severa requer um transplante de medula óssea, sendo seu único irmão (seis anos mais velho) um doador compatível; a cura é procurada e é feito tudo completamente humano.

Enquanto isso, ela sempre feliz, vai à escola e assiste à catequese dos Salesianos; ele prepara e celebra em festa sua primeira comunhão.

Muito admirada e amada por todos, Sofia foi para o Céu para encontrar com o seu Jesus.

Já se passaram quase seis anos desde que o abaixo assinado promoveu uma cruzada de orações online entre a Família Salesiana e os amigos, pela intenção desta neta doente.

Os desígnios de Deus não são conhecidos e nem sempre é fácil entender e aceitar sua vontade, sempre santa e misericordiosa.

A Via Crucis de Sófia, com várias estações, funciona desde os quatro anos de idade, até quatro dias após seu décimo

38

Uma animada Sofia transmite uma força extraordinária: brinca e até faz o que pode para ajudar os outros mais necessitados do que ela, mesmo cantando, dançando, como gostava muito, gargalhada de alegria contagiante, mostrando uma vitalidade para nos deixar invejosos... e nos mover... Ele se desafiou com confiança... acreditando na cura.

Mas a segunda leucemia aumenta, mais forte e mais maligna; os tratamentos oncológicos se intensificam, apesar dos médicos, pasmados com o otimismo da criança, diante de contínuos exames e transfusões, confessam que não têm dúvidas... e se desesperam. Os pais e toda a família, os amigos e companheiros, os Salesianos, não sabem mais o que fazer... Também se intensificaram as orações pedindo a intercessão celestial dos Beatos Salesianos: Pe. Rinaldi, Alberto Marvelli,

EX ALLIEVI Newsflash - 5 de outubro de 2019

Alessandrina M. Costa; e também da santa pastora vidente de Fátima, Jacinta, que, disse Sofia, enquanto estava sozinha no hospital, entretinha-se a brincar com ela e depois desaparecia... (devo esclarecer aos leitores que nesse mesmo hospital em Lisboa Jacinta foi hospitalizada e faleceu em 1918). Sofia nem sabia o nome dela; no entanto, ao passar com a mãe, na cadeira de rodas, da enfermaria para o corredor, surpresa e inquieta, ficou satisfeita ao notar: «Mamãe, é essa! No quadro. Aquela criança vem brincar comigo!»... Para ficar sem palavras...

Os pais, acima de tudo, realmente lutaram e por muito tempo sofreram a situação cara e difícil, sem jamais perder a esperança. Eles acreditavam em um milagre.

No dia 25 de abril completou 10 anos e pediu para comemorar em casa com sua família, companheiros e amigos... Ninguém esperava a proximidade do pôr do sol...

Em 29 de abril, Jesus veio buscá-la. Alguns dias antes, Sofia escreveu um pouco torta, numa folha de papel pautado: «Ó Jesus, se quiseres, tira esta doença má de mim porque não sofro mais tanto». Jesus escutou ela. Deo Gratias! Antônio G. Pires Presidente emérito da Confederação Mundial dos Ex-Alunos de Dom Bosco


S OLIDARIEDADE

Brasil

Ex-alunos do Instituto São Gonçalo unem-se para doar sangue

Cuiabá, Brasil - Junho de 2019

No dia 17 de junho, mais de 130 ex-alunos do Instituto Salesiano São Gonçalo lançaram uma campanha de doação de sangue em Cuiabá.

O objetivo é obter 1.125 doações para incrementar o banco de sangue do centro de coleta da cidade e aumentar o número de doadores regulares registrados.

Com uma única doação, podem ser salvas até quatro vidas. A iniciativa dos ex-alunos inclui-se nas atividades apostólicas promovidas por ocasião do 125º aniversário da chegada dos primeiros missionários salesianos em Mato Grosso e é a primeira de várias previstas, todas em benefício da sociedade.

Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora

EX ALLIEVI Newsflash - 5 de outubro de 2019

39


S OLIDARIEDADE

Alemanha

Um acampamento juvenil diferente: 1º encontro de jovens sírios no coração da Europa

(ANS - Benediktbeuern) À primeira vista, poderia parecer um acampamento juvenil salesiano normal, um dos tantos que os centros juvenis e oratórios salesianos organizam por toda a Europa. Basta, porém, prestar um pouco de atenção e será possível perceber que todos os pôsteres afixados estão em árabe! O motivo é muito simples: este é o 1º Acampamento para jovens de ambientes salesianos do Oriente Médio, especialmente sírios, que vivem como refugiados em vários países europeus. A Inspetoria do Oriente Médio (MOR), com o apoio da Confederação Mundial de ExAlunos de Dom Bosco e da Inspetoria alemã, organizou, em Benediktbeuern, Alemanha, o 1º encontro de jovens refugiados, feito entre os dias 21-26 de agosto. As atividades, coordenadas pelo P. Munir El Rai, tiveram como tema "Você também pode ser santo". Sob o lema da santidade, portanto, 35 jo-

40

vens, que atualmente vivem na Espanha, Alemanha, Holanda, Bélgica, França, Suécia e Itália, puderam se reencontrar após três, quatro ou cinco anos que não se viam, antes que a guerra os obrigassem a deixar suas casas em Alepo, Damasco ou Kafroun.

A vida e a integração dos jovens que tiveram de deixar sua terra natal não são fáceis e, em muitos casos as sociedades europeias não ajudam. Neste sentido, o P. El Rai observou: «Este encontro representou um encontro consigo mesmo, um período para rezar e deixar de lado as dificuldades, oferecendo a esses jovens a oportunidade de reforçar ainda mais a sua identidade salesiana, que a guerra e a condição de refugiados colocaram à prova». Entre as principais atividades proporcionadas a estes jovens durante os seis dias intensos estavam a prática de esportes, animação musical e espiritual, caminha-

EX ALLIEVI Newsflash - 5 de outubro de 2019

das pelos bosques e uma viagem cultural a Munique. Também foram apresentadas em detalhes a Estreia do Reitor-Mor de 2019: "A santidade é também para você" e a identidade específica de um ‘ex-aluno de Dom Bosco’.

No sábado, 24 de agosto, os jovens do Oriente Médio participaram de uma conversa com o Inspetor da Alemanha, P. Reinhard Gesing, e com a "Consultoria de Jovens Ex-Alunos da Europa", que estava organizando as atividades dos jovens ExAlunos de Dom Bosco, para os próximos dois anos. Durante o "confronto", alguns dos jovens compartilharam histórias pessoais muito difíceis, que comoveram o grupo. Para os salesianos, o mais importante agora é acompanhá-los e ajudá-los nos lugares em que vivem, para que possam encontrar apoio salesiano em sua vida cotidiana na Europa.


LIVROS

Itália

Ex-alunos refazem 90 anos de história no Oratório Salesiano Em novembro passado, o teatro Buonarroti, em Civitavecchia (Roma), acolheu a apresentação do livro "90 anos de história - Salesianos em Civitavecchia". Com curadoria da União Local dos Ex-alunos e editado por Carlo De Paolis, o livro é um traço da história salesiana, de diferentes testemunhos; uma obra de uma idade de ouro para os Salesianos, desde sua chegada a Civitavecchia em 17 de novembro de 1918. A história de um Oratório, uma Paróquia, um Centro de Treinamento, um lugar seguro para crescer e se confrontar. Quando, durante a Segunda Guerra Mundial, Civitavecchia foi destruída por três atentados «os Salesianos trabalharam com o coração e os braços - escreve na apresentação ao livro Dom Cesare Orfini, pároco da Sagrada Família -. Depois da guerra, foi uma cidade para reconstruir e os Salesianos lutaram para acompanhar essa reconstrução, sobretudo espiritual, moral e educacional».

Um livro em que ex-alunos costumam se expressar, protagonistas de muitas histórias. Até os anos sessenta, a praça empoeirada, no centro da cidade, tem sido o ponto de referência de gerações inteiras de crianças. É claro que, se um oratoriano imaginário fosse catapultado da máquina do tempo na realidade atual, ficaria chocado: não há mais o quadrado empoeirado, mas os campos modernos e polivalentes. Mas o espírito salesiano permaneceu inalterado. Só é adaptado aos tempos. Durante a apresentação, o momento da entrega de dois exemplares do livro por um ex-aluno de 90 anos a dois garotos do Oratório foi significativo. Uma espécie de passagem da testemunha que excitou. Por isso, para Carlo De Paolis e os ex-alunos, todos os Salesianos são míticos, ainda que com características e sensibilidades diferentes: deixaram uma marca indelével em sua vida, a de Dom Bosco.

EX ALLIEVI Newsflash - 5 de outubro de 2019

41


H ONESTOS CIDADÃOS E BONS C RISTÃOS

Uruguai

Dom Bosco imortalizado em grande mural de José Gallino (ANS - Salto)

Há alguns dias, um imenso mural de Dom Bosco pode ser visto numa das principais artérias da cidade de Salto, obra de José Gallino, famoso grafiteiro uruguaio, exaluno salesiano.

Por ocasião do início das comemorações do centenário do Colégio Salesiano "Nossa Senhora do Carmo", na cidade de Salto (localizada ao norte do país, a 500 quilômetros da capital), fundado em 16 de agosto de 1920, foi encomendado um mural de Dom Bosco, com 6 metros de largura por 10 de altura, cobrindo uma das paredes externas do prédio, bem ao lado da porta da entrada.

José Gallino tem 33 anos. É natural de Salto e, há sete anos, se dedica a imortalizar figuras populares uruguaias nas paredes de todo o país. Artistas, jogadores

42

EX ALLIEVI Newsflash - 5 de outubro de 2019

de futebol, escritores, comunicadores, até mesmo o treinador da seleção uruguaia, figuram em suas obras de arte de rua.

O artista é muito ligado ao mundo da Igreja e sobretudo da Congregação Salesiana. Ele estudou no colégio Maria Auxiliadora, seu irmão estudou no Colégio salesiano, sua Mãe é catequista e seu Pai foi sacristão na Catedral de Salto. No início ele costumava desenhar grafites relativos a animais e temas relacionados com o campo e a natureza.

O mural de Dom Bosco foi feito em apenas três dias e o artista comentou que este é o mais alto mural que já pintou na vida: usou aerógrafo sobre uma base de pincel, aplicando por cima uma nova camada com aerógrafo. Quando perguntado sobre o processo de execução do mural, o artista explicou que,


H ONESTOS

CIDADÃOS E BONS

C RISTÃOS

primeiro, estuda o tema; e, no momento de pôr suas ideias num papel, cria um diagrama que depois utiliza como referência durante a realização, na parede, de modo que «a gigantografia fique bem distribuída». «Quando eu era pequeno, não costumava terminar meus trabalhos, sempre deixava pela metade. Eu nunca terminava uma pintura. Agora é diferente: não só as termino; muitas vezes as restauro, como no caso do mural do jogador de futebol Cavani, que pintei há algum tempo em Salto» – conta o Pintor.

«Para mim, pintar é uma terapia: normalmente não vejo como está ficando. Quando porém o trabalho já vai adiantado, então me afasto para ver o que fiz. Às vezes também cometo erros. Entretanto, quanto maior o trabalho, mais preciso devo ser» – conclui o Artista. Francisco Ardaix

EX ALLIEVI Newsflash - 5 de outubro de 2019

43


H ONESTOS CIDADÃOS E BONS C RISTÃOS

Paraguai

Participação de Sebastián Núñez num acampamento da NASA (ANS – Assunção)

Sebastián Núñez é um ex-aluno salesiano que completou seus estudos em 2018 na Escola Salesiana de Assunção, Paraguai. Há alguns dias ele falou sobre sua experiência na NASA, em 2018, em um "TED Talks".

Os TEDs são conferências online que têm como slogan "Ideias que vale a pena espalhar". A de Sebastián não foi apenas uma ideia. Foi uma realidade que vale a pena divulgar, principalmente entre os jovens em busca de sua vocação.

Em julho de 2018, Sebastián Núñez recebeu a melhor notícia de sua vida: ele havia sido aceito no programa "Space Camp", da NASA, no "Space & Rocket Center" dos

44

EX ALLIEVI Newsflash - 5 de outubro de 2019

Estados Unidos, em Huntsville, Alabama.

O garoto contou ter participado de um longo processo antes de ser selecionado. Para ganhar o concurso, ele precisou apresentar vários documentos e cartas de referência, além de uma experiência realizada por ele e documentada por meio de fotos e vídeos. «Foi uma meta atingida, porque eu sempre sonhei em fazer parte de um programa da NASA e até mesmo lá trabalhar» – conta Sebastián.

«Por mais difícil que pareça, quem mais, quem menos, todo mundo já sonhou em ser astronauta – afirma Sebastián –. Parecia um objetivo tão distante, mas eu persisti para alcançá-lo. A experiência do


H ONESTOS

CIDADÃOS E BONS

C RISTÃOS

campo espacial foi mais um passo, que me aproximou daquilo que eu havia sempre sonhado» – disse ele.

Após a experiência na NASA, em julho de 2019, Sebastian foi enviado para participar do "TED Talks", que, como mencionado acima, é um programa online onde os jovens falam sobre seus sonhos e suas experiências.

«Em casa eu não tinha internet, mas tinha uma coleção de enciclopédias e livros – disse Sebastián ao público que o escutava – e eu passava muito tempo desenhando planetas e cometas. À noite, passava horas olhando para o céu e as estrelas. Desde criança eu cultivava o sonho de me tornar astronauta. Fico feliz em compar-

tilhar minha experiência pessoal, para mostrar que é possível, quando há dedicação, realizar os próprios sonhos».

Ao participar da conferência, Sebastián não apenas falou de sua experiência, mas também ouviu muitas histórias, de outros jovens que são uma fonte de inspiração para outros. Ele quis então enfatizar que o futuro das nações está nas mãos das novas gerações.

EX ALLIEVI Newsflash - 5 de outubro de 2019

45


H ONESTOS CIDADÃOS E BONS C RISTÃOS

Quênia

"Na escola salesiana você não só aprende matérias: aprende para a vida" (ANS – Nairobi) Pius Sebastian Mutemi, 26 anos, queniano, é ex-aluno do Instituto Salesiano, de Embu, e agora também instrutor do curso de soldagem da "Don Bosco Boys Town", de Nairobi. Aqui ele compartilha suas ideias sobre sua experiência salesiana.

Qual é a diferença entre uma escola salesiana e uma escola estatal? «Eu frequentei ambas, então falo por experiência própria. O que inicialmente me surpreendeu na escola salesiana foi o fato de que nós, alunos, podíamos jogar futebol com o diretor e os outros professores! Numa escola salesiana há uma boa interação entre alunos e professores. As

46

EX ALLIEVI Newsflash - 5 de outubro de 2019

escolas salesianas oferecem aos alunos a oportunidade de se aproximar dos professores sem medo, porque os educadores são amigos. Na escola salesiana, acima de tudo, você não só aprende temas: aprende lições para a vida. Na escola salesiana também aprendemos valores, como a importância da vida espiritual. Quando alguém está próximo de Deus, pode enfrentar os desafios da vida. Outros valores que aprendemos são Respeito, Generosidade, Disciplina, Trabalho duro». Quais são seus ‘hobbies’ e interesses? «Sou um ciclista apaixonado.


H ONESTOS

É um esporte novo no Quênia. Quando estou estressado ou tenho muitas coisas pela cabeça, andar de bicicleta me relaxa. Outra razão pela qual me envolvi no ciclismo é o grupo de ciclistas da... caridade, chamado "Miles of Hope", do qual faço parte: ajuda os jovens mais pobres por meio da educação, especialmente os jovens que não podem pagar por sua educação. Toda semana o grupo sai de bicicleta e cada membro contribui com 200 xelins quenianos, que vão financiar os jovens mais pobres».

Dicas para jovens? «Devemos lembrar que nada nos vem em

CIDADÃOS E BONS

C RISTÃOS

bandeja de prata. Coloquem paixão no que fazem e verão que as coisas dão certo. Procurem por algo que possa mantê-los ocupados em vez de fazer coisas erradas.

Há, no Quênia, no momento, um problema muito sério entre os jovens: muitos deles cometem suicídio, só porque... foram rejeitados. Mesmo que não frequentem a igreja, voltem para Deus! Orem! Pelo menos, orem! Tenham algum tipo de vínculo espiritual com o seu pastor, com seus pais, seus amigos. As pessoas não veem a Deus: e, no entanto, Ele (bom Pai) está sempre presente». Clarence Watts, SDB

EX ALLIEVI Newsflash - 5 de outubro de 2019

47


H ONESTOS CIDADÃOS E BONS C RISTÃOS

Brasil

Semana Missionária: mais de mil jovens envolvidos no projeto do Reino (ANS – São Paulo)

O mês de julho é tradicionalmente o período de férias escolares no Brasil. E é também o período em que tradicionalmente centenas de jovens deixam o descanso de lado para doarem seu tempo e partilharem sua fé no projeto Semana Missionária, promovido pela Pastoral Juvenil Salesiana por meio do Serviço de Animação Missionária, que chega à sua 25ª edição. Em 2019, pelo segundo ano consecutivo, o número de missionários ultrapassou mil

48

EX ALLIEVI Newsflash - 5 de outubro de 2019

jovens. Eles são provenientes de escolas, obras sociais, paróquias, instituições de ensino superior e oratórios das presenças salesianas do Estado de São Paulo.

Acompanhados por mais de cem assessores e vivendo a espiritualidade juvenil salesiana, os jovens se espalharam por paróquias de 11 cidades do interior paulista: Alambari, Angatuba, Cajuru, Cunha, Jacareí, Lorena, Morungaba, Rio das Pedras, Saltinho, Tatuí e Tuiuti. Durante uma semana, os grupos estiveram sediados em paróquias e realizando


H ONESTOS

visitas e bênçãos nas casas, celebrações, formações, oficinas e brincadeiras junto à comunidade.

Alguns grupos também visitaram organizações sociais e ajudaram na organização da festa do padroeiro, caso dos grupos salesianos de Americana, Araraquara, Araras e São Carlos, que estiveram em missão na cidade de Cajuru e participaram ativamente da novena a São Bento, padroeiro da paróquia, que teve sua data litúrgica celebrada em 11 de julho. A Semana Missionária é um projeto pa-

CIDADÃOS E BONS

C RISTÃOS

storal que marca duplamente.

Marca as comunidades que recebem os jovens, pela alegria, pela fé e pelo novo ânimo que eles carregam consigo.

E marca os jovens pela forte experiência missionária que têm, conhecendo outras realidades e podendo ajudar, com seu jeito e seu carisma, a outras pessoas que necessitam deles. Com certeza Dom Bosco está muito feliz! Anderson Bueno

EX ALLIEVI Newsflash - 5 de outubro de 2019

49


H ONESTOS CIDADÃOS E BONS C RISTÃOS

Paquistão

A Família de Akash Bashir recebe estátua de Maria Auxiliadora do Reitor-Mor (ANS – Lahore)

No âmbito da sua Visita às duas Casas salesianas do Paquistão, em Queta e Lahore, o Conselheiro Geral para as Missões, P. Guillermo Basañes, reservou especial atenção à Família de Akash Bashir, exaluno salesiano, morto para impedir um atentado na Igreja de São João, em Youhannabad. O P. Guillermo Basañes quis saudar pessoalmente a Família do jovem Akash, exaluno salesiano, 20 anos, que no dia 15 de março de 2015 deu a vida enquanto prestava o seu serviço como Segurança na igreja de São João.

Naquele dia, de fato, impediu que um homem, que tinha consigo explosivos, se imolasse dentro do templo, onde centenas de pessoas concelebravam a S. Missa, no Domingo de Ramos. Para evitar o mor-

50

EX ALLIEVI Newsflash - 5 de outubro de 2019

ticínio, Akash abraçou corajosamente o terrorista e morreu, salvando a vida de todos aqueles que estavam na igreja. O P. Basañes dedicou portanto sua última tarde em Lahore a visitar a Família do jovem, à qual entregou uma estatueta de Nossa Senhora Auxiliadora.

Foi o próprio Reitor-Mor, P. Ángel Fernández Artime, a enviar de Turim a pequena imagem, em sinal de respeito e apreço pela vida e o martírio de Akash.

Os Familiares acolheram as bênçãos do Reitor-Mor e aceitaram o seu presente com grande alegria e gratidão.

O Conselheiro Geral para as Missões teve além disso a oportunidade de visitar a igreja de São João e ver o lugar exato em que se deu o martírio do Jovem ex-aluno. Visitou também o monumento dedicado ao


H ONESTOS

CIDADÃOS E BONS

C RISTÃOS

seu martírio e rezou sobre seu túmulo. Os Salesianos do Paquistão, unidos ao P. Ángel Fernández Artime, continuam a agradecer pela vida de Akash Bashir, porque não é somente um símbolo para os Ex-Alunos mas também para todos os jovens religiosos que vivem em Países islâmicos.

Seu heroísmo e martírio são um orgulho para a Congregação salesiana e para toda a Comunidade paquistanesa.

Já em janeiro de 2017, de fato, o P. Francis Gulzar, Pároco da Igreja São João e Vigário Geral da Arquidiocese de Lahore, enviara uma carta ao Arcebispo de Lahore, Dom Sebastian Francis Shaw, “para pedir formalmente que se inicie – dizia então - o processo oficial para declarar mártir a Akash Bashir, com que honrar o seu sacrifício por sua Comunidade da Paróquia de Yauhanabad”.

EX ALLIEVI Newsflash - 5 de outubro de 2019

51


H ONESTOS CIDADÃOS E BONS C RISTÃOS

Uruguai

Jovens e política: «Poder espalhar comprometimento é importante» tica nem estou envolvida em política partidária. A ideia é acompanhar os jovens desde cedo na humilde prática de pensar em como somos em relação ao que nos cerca. A atividade foi orientada a poder acompanhar a reflexão».

(ANS - Montevidéu)

Motivar o compromisso e o cuidado com o que nos cerca, bem como responder a perguntas concretas que desafiam o presente, assumindo posições críticas e objetivas e que levem à reflexão, foram alguns dos motivos pelos quais a obra salesiana «Centro Monsenhor Lasagna» (CML) organizou um programa de encontros sobre política para jovens.

Victoria Vega, 23 anos, é ex-aluna salesiana e um dos membros da equipe que aceitou o desafio de desenvolver essa iniciativa.

«Não tenho muito conhecimento de polí52

O desafio nasceu do interesse em demonstrar aos jovens que a política está em tudo e que não há razão para não participar da política partidária: «A política está em tudo o que nos rodeia: em nossas escolas, na família, entre amigos, no oratório. Quisemos mostrar que, quando existe um real desejo de mudança, é possível atuar uma militância social sobre as causas específicas que nos preocupam» – explica Victoria.

A jovem argumenta que é importante que os jovens se envolvam em política, e que, com o termo política, não nos referimos somente às eleições mas também à conscientização da importância de se ter uma opinião sobre os assuntos e de se agir segundo ela. «Todos nascemos em determinado momento histórico e em determinadas circunstâncias: a visão que cada um traz, se for autêntica, contribui para complementar a discussão em nível geral» – enfa-

EX ALLIEVI Newsflash - 5 de outubro de 2019

tiza. «Hoje existe uma grande confusão sobre o conceito de política – diz ainda Victoria- e assim nos deparamos com discursos sem interesse e acabamos por ignorar tudo o que nos rodeia.

A política partidária acaba sendo confundida com os eventos diários de nossas casas, nossos centros de estudo e até mesmo das ruas. Isso gera um discurso político distante. Importante é levar em consideração os partidos, porque serão aqueles em quem votarmos que determinarão as propostas que definirão nossa realidade; mas não devemos esquecer que a política é muito mais do que isso».

Mesmo nos círculos salesianos há jovens com projetos interessantes e ideias inovadoras; que almejam atuar mudanças tornando-se protagonistas. O desafio é ver o que significa ter uma posição política, porque muitos jovens não percebem que já estão constantemente fazendo política. «A solução está em nós, sendo um exemplo para os outros para que se envolvam no mundo da política. É importante que sejamos capazes de difundir comprometimento: precisamos participar ativamente, sem pensar que devemos esperar estarmos perfeitamente formados para agir» conclui Victoria.


FAMÍLIA S ALESIANA

Brasil

19ª Romaria da Família Salesiana a Aparecida Aparecida, Brasil – 17 de agosto de 2019

Sob o lema "Santa Mãe de Deus, rogai por nós", a Família Salesiana do Brasil viveu, no dia 17 de agosto, momentos de emoção e recolhimento na Casa da Mãe Aparecida, na «19ª Peregrinação da Família Salesiana».

Participaram todas as comunidades da Inspetoria do Brasil-São Paulo (BSP) e Representantes das demais Inspetorias do Brasil. Presentes também Membros da ADMA, ASC, Ex-Alunos de Dom Bosco e Canção Nova. A Romaria contou com a presença do P. Justo Ernesto Piccinini, Inspetor do BSP, e da Irmã Helena Gesser, Superiora das FMA.

Durante a Romaria, a ADMA – que celebra neste ano 150 anos de Fundação – recebeu das mãos do P. Silvio César, salesiano, a imagem de Nossa Senhora, que agora peregrinará pelas Casas Salesianas da Inspetoria em que houver a Associação de Maria Auxiliadora.

EX ALLIEVI Newsflash - 5 de outubro de 2019

53


E STATUTOS

DA

C ONFEDERAÇÃO MUNDIAL

Estatutos da Confederação Mundial Præit ac tuetur / Precede e Protege Roma, 5 dezembro 2015

Capítulo XIII

Normas e sanções disciplinares

Art. 40 - Normas e sanções disciplinares

a) A pertença à Associação pode cessar por opção pessoal do exAluno/ex-Aluna, ou então por madura decisão das Presidências de todos os níveis.

Estas, depois de ter constatado comportamentos não coerentes com as normas estatutárias e regulamentares ou de algum modo lesivos da vida organizativa e comunitária, ou por outros graves motivos, podem decidir com o consenso de 2/3 dos elementos: ~ A fundamentação de desconfiança e o pedido de demissão. ~ A cessação do cargo (se dirigente)). ~ A expulsão do ex-Aluno/ex-Aluna da Associação.

b) Das decisões previstas no parágrafo anterior é possível interpor recurso ao organismo imediatamente superior.

c) No caso de ser feita uma participação tendo por objeto um dos membros da Junta Executiva Confederal Mundial ou da Presidência Confederal Mundial, o Delegado Mundial, depois de consultar o Delegado del Reitor-Mor para a Família Salesiana, tomará uma decisão relativa à sanção pedida (suspensão, expulsão) de comum acordo com os restantes membros da Junta Confederal Mundial ou com a Presidência Confederal Mundial.

54

EX ALLIEVI Newsflash - 5 de outubro de 2019

Capítulo XIV

Texto – Interpretação e Alterações

Art. 41 - Texto oficial

a) O texto oficial dos presentes Estatutos está redigido em língua italiana e encontra-se depositado na Secretaria Geral Mundial, assinado pelo Reitor-Mor da Congregação Salesiana, pelo Presidente Mundial, pelo Delegado del Reitor-Mor para a Família Salesiana, pelo Secretário-Geral e pelo Delegado. As várias traduções nas diversas línguas devem ser autorizadas pela Presidência Confederal Mundial e deverão apresentar expressamente a aprovação obtida. Confederal Mundial Salesiano. b) Qualquer controvérsia sobre a interpretação autêntica e sobre a aplicação destes Estatutos e dos Regulamentos Nacionais é dirimida pela Presidência Confederal Mundial. c) Os presentes Estatutos Confederais Mundial podem servir de modelo de redação de Estatutos ou Constituições das Federações Nacionais ou Provinciais, e também de Associações Locais. d) Os Estatutos Nacionais devem ser apresentados à Junta Executiva Confederal para aprovação e entram em vigor depois de obtida esta. Isto aplica-se também no caso de futuras alterações. e) Todos os membros da Presidência Confederal Mundial e das Confederações, Federações Nacionais podem propor alterações a estes Estatutos. A aprovação definitiva compete à Assembleia Geral Mundial e requer uma maioria de 2/3 dos membros com direito de voto.

Art. 42 - Sede

A sede da Confederação Mundial dos Antigos Alunos e Antigas Alunas de Dom Bosco é na Casa Geral da Congregação Salesiana, atualmente Via della Pisana 1111, 00163 Roma, Itália. Promulgado a 5 de Dezembro 2015 Memória do Beato Filipe Rinaldi


E STATUTOS

DA

C ONFEDERAÇÃO MUNDIAL

Don Ángel Fernández Artime Reitor-Mor

Michal Hort Presidente da Confederação Mundia de Ex-Alunos de Dom Bosco

Don Eusebio Muñoz Delegado do Reitor-Mor para a Família Salesiana

Domenica Sapienza Secretária Mundial

Don José Pastor Ramírez Fernández Delegado mundial para as Ex-Alunas

EX ALLIEVI Newsflash - 5 de outubro de 2019

55


EX ALLIEVI Newsflash

Eventos atuais religiosas e periódica social da Confederação Mundial dos Ex-Alunos de Dom Bosco

Direção e Edição EXALLIEVI Newsflash Opera Salesiana Teresa Gerini Via Tiburtina, 994 - 00156 Roma (Italia) tel. (+39) 06.409.003 Internet: www.exallievi.org

Casa Geral Sede Centrale Salesiana Via Marsala, 42 - 00185 Roma (Itália) tel. (+39) 06.656.121 Centralino Fax (+39) 06.656.12.556 Internet: www.sdb.org

Direção e Coordenação editorial Pierluigi Lazzarini newsflash@exallievi.org pierluigi.2208@tiscali.it

NÚMERO DE NOSSA CONTA

Secretário de Editorial Veronica Messano

Colaboradores desta questão Don Ángel Fernández Artime SDB, Michal Hort, don Jayapalan Raphael SDB, Francisco Ardaix, Anderson Bueno, Oswaldo Dalpiaz, Nicoletta Iuliano, don Jonas Kerketta SDB, Fresia Mendez Mora, Antonio G. Pires, Fredi Portilla, Gianfrancesco Romano, don Clarence Watts SDB

Name: Confederation of Past Pupils of Don Bosco Bank: Lombard Bank Malta p.l.c. Address: Balzan, Malta IBAN: MT 08 LBMA 0500 0000 0000 0144 0520 986 SWIFT Code: LBMAMTMT Bank Account Number: 01440520986

Fotos e imagens Archivio Ag. ANS, AustraLasia

A revista trimestral (italiano, inglês, espanhol, francês e português) está disponível no site oficial www.exallievi.org nestes prazos: 25 DE DEZEMBRO (Natal Sagrado); PÁSCOA DA RESSURREIÇÃO; 24 DE JUNHO (nascimento de ex-alunos); 5 DE OUTUBRO (Beato Alberto Marvelli)

Aviso de privacidade: processamos seus dados pessoais na extensão do seu nome, sobrenome e endereço de e-mail, com base no Artigo 6, seção 1, f) do GDPR (interesse legítimo em informar os membros da organização sobre eventos, notícias e atualizações relacionadas à nossa organização e a Família Salesiana) ou, conforme o caso, com base em seu consentimento, exclusivamente para o propósito determinado acima, ou seja, informar seus membros sobre eventos, notícias e atualizações sobre a organização e a Família Salesiana através de um boletim informativo. O controlador dos dados pessoais é a associação Confederazione Mondiale Ex Allievi Don Bosco com sede na Via Della Pisana 111, 00163 Roma, Itália [Via Tiburtina, 994 - 00156 Roma (Italia)], Identificação: 97066620580, e-mail office@exallievi.org, telefone No. 421 915 966 549 Os seus dados pessoais não são fornecidos a terceiros, não são transferidos para países terceiros ou organizações internacionais. Seus dados pessoais não fazem parte de uma tomada de decisão ou criação de perfil automatizada. O processamento de seus dados pessoais não é uma exigência legal ou contratual, nem um requisito necessário para celebrar um contrato; você não é obrigado a nos fornecer seus dados pessoais. Nós processaremos seus dados pessoais até que você exerça seu direito de se opor ao processamento / retirar seu consentimento. Caso deseje saber mais sobre o processamento, não hesite em nos contatar. Se você não deseja receber nossos boletins informativos, você tem o direito, a qualquer momento, sem quaisquer condições ou custos, de se opor ao processamento / retirar seu consentimento, enviando um e-mail para office@exallievi.org

Traduções

Ag. ANS - Elaboração

Ag. ANS - Veronica - Nisaury

Ag. ANS - Nisaury Ventura

Ag. ANS - Elaboração

EDIÇÃO ITALIANA

EDIÇÃO EM INGLÊS

EDIÇÃO EM ESPANHOL

EDIÇÃO FRANCESA


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.