Page 1

CONFEDERAÇÃO MUNDIAL DOS DE

EX-ALUNOS DOM

BOSCO


A história dos ex-alunos começa em 1870 quando Dom Bosco celebrava o seu dia onomástico e um grupo de seus ex-alunos de Valdocco quiseram marcar este dia especial agradecendo-lhe e presenteando-lhe com um conjunto de xícaras de café. Devido à importância deste dia, os ex-alunos celebram a sua festa no dia 24 de Junho, como uma maneira de lembrar a sua fundação. Em 1908, graças ao Beato Filipe Rinaldi, a Confederação Mundial dos Ex-alunos de Dom Bosco aprovou seu primeiro estatuto.

MISSÃO Colocar os nossos conhecimentos e competências, como profissionais leigos, a serviço dos nossos membros, da Família Salesiana e da sociedade, a fim de tornar realidade o lema: "bons cristãos e honestos cidadãos"

A Confederação Mundial dos Ex-alunos de Dom Bosco é composta por ex-alunos (escolas, oratórios, centros juvenis etc) e amigos de Dom Bosco. Os ex-alunos estão presentes em todo o mundo e são o grupo mais numeroso da Família Salesiana.

VISÃO

1870 >100 >100k ORIGEM

PAÍSES

Trabalhar para ajudar os ex-alunos de Dom Bosco a se tornarem "sal da terra e luz do mundo".

MEMBROS

QUEM É O (A) EX-ALUNO (A)? Os ex-alunos de Dom Bosco são pessoas que, por terem frequentado um oratório, uma escola ou outra presença/obra Salesiana, recebeu uma preparação para a vida, baseada nos princípios do Sistema Preventivo de Dom Bosco: razão, religião e bondade. Enriquecidos pela formação cristã e pelo carisma de Dom Bosco, tornamo-nos testemunhas, em nossas vidas cotidianas e através do nosso engajamento apostólico baseado na "educação recebida".

VALORES O movimento dos ex-alunos é construído sobre os valores comuns: - Vida - Liberdade - Verdade - Solidariedade - Fraternidade - Comunhão Apoiamos e guiamos os nossos membros no cumprimento destes na vida cotidiana, com competência profissional, consciência moral e compromisso social; promovendo o bem comum, como indicado na Doutrina Social da Igreja.


PRIORIDADES A PRESIDÊNCIA DA CONFEDERAÇÃO MUNDIAL DOS EX-ALUNOS DE DOM BOSCO DEFINIU, PARA O PERÍODO DE 2016-2021, AS SEGUINTES PRIORIDADES:

1

CRESCIMENTO & ESTRUTURA SUSTENTÁVEL: PRETENDEMOS AUMENTAR O NÚMERO DE FEDERAÇÕES NACIONAIS E REFORÇAR AS SUAS ESTRUTURAS COM NOVOS MÉTODOS DE TRABALHO.

5

SUPORTE FAMILIAR: ACREDITAMOS NA IMPORTÂNCIA DAS FAMÍLIAS E QUEREMOS INCLUÍ-LAS EM NOSSO MOVIMENTO, E TOMAR INICIATIVAS QUE DEEM SUPORTE À VIDA EM FAMÍLIA.

2

FORMAÇÃO E TREINAMENTO: TEMOS A INTENÇÃO DE DESENVOLVER UMA ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO E TREINAMENTO MAIS AMPLA, À LUZ DO PROJETO GUARDA-CHUVA “ACADEMIA DE EX-ALUNOS” PARA TODOS OS EX-ALUNOS, COBRINDO TEMAS PROFISSIONAIS, HUMANÍSTICOS, CRISTÃOS E SALESIANOS).

6

FAMÍLIA SALESIANA: QUEREMOS AUMENTAR NOSSO COMPROMISSO COM A FAMÍLIA SALESIANA E OFERECER A NOSSA COMPETÊNCIA PROFISSIONAL PARA INICIAR PROJETOS QUE INTERFIRAM NOS DESAFIOS CORRENTES DE NOSSA SOCIEDADE.

3

PROMOÇÃO DOS JEX - JOVENS EX-ALUNOS: ESTAMOS CONVENCIDOS DA NECESSIDADE DE DAR AOS JOVENS UM PAPEL DE LIDERANÇA EM NOSSA ASSOCIAÇÃO E ENVOLVER UM MAIOR NÚMERO DE JOVENS EM NOSSAS ATIVIDADES, PROMOVENDO A “ESCOLA DE LÍDERES”, VOLUNTARIADO, COLOCAÇÃO PROFISSIONAL E OUTRAS INICIATIVAS CONCRETAS VOLTADAS AOS JOVENS.

7

COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS: QUEREMOS DESENVOLVER UMA ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO PARA INCREMENTAR TANTO A COMUNICAÇÃO INTERNA, COMO EXTERNA, UTILIZANDO TODOS OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DISPONÍVEIS E AS NOVAS MÍDIAS QUE TEMOS À DISPOSIÇÃO. UMA ESTRATÉGIA DE RELAÇÕES PÚBLICAS TAMBÉM SERÁ PARA MAIOR EFETIVIDADE JUNTO À SOCIEDADE E À IGREJA.

4

FINANCIAMENTO E ARRECADAÇÃO DE FUNDOS: PRETENDEMOS DESENVOLVER UMA SÓLIDA ESTRATÉGIA FINANCEIRA PARA CONSOLIDAR E AUMENTAR O NÚMERO DE FONTES DE FINANCIAMENTO, TAL COMO A PLATAFORMA DE NEGÓCIOS / “BUSINESS PLATFORM”, A FIM DE AUMENTAR O NOSSO COMPROMISSO SOCIAL EM VÁRIOS PROJETOS.

A sede da Confederação Mundial dos Ex-alunos de Dom Bosco está localizada na Casa Geral da Congregação Salesiana: VIA DELLA PISANA IIII, 00163 ROME, ITALIE

MAIS DE

100.000

MEMBROS REGISTRADOS

Estamos presentes em 4 continentes (África, América, Ásia, Europa) em mais de 100 (cem) países.


PROJETOS EMBLEMÁTICOS SECRETARIADO PERMANENTE: secretarias permanentes no mundo inteiro, incluindo equipes remuneradas que irão garantir o trabalho diário das Federações Nacionais e da Confederação Mundial, e cuidar das questões técnicas dos projetos e atividades dos ex-alunos. PLATAFORMA DE NEGÓCIOS (“BUSINESS PLATAFORM”): união de empreendedores (ex-alunos e amigos de Dom Bosco) que buscarão aplicar princípios e ideais cristãos e salesianos no mundo dos negócios. Igualmente, procurarão apoiar ativamente os projetos envolvendo a Família Salesiana.

ACADEMIA DOS EX-ALUNOS: projeto guarda-chuva que concentra todas as iniciativas de formação e educação para os Ex-alunos, adultos e jovens, em diversas áreas: profissional, pessoal, espiritual e salesiana. SERVIÇO DE VOLUNTARIADO DOS EX-ALUNOS: nova iniciativa que congregará todas as atividades de voluntariado organizadas por Ex-alunos, seja em ministérios juvenis ou outras atividades missionárias, no exterior. A cooperação com a Congregação Salesiana é crucial para o adequado desenvolvimento dessas iniciativas.

ORAÇÃO - PROMESSA DO EX-ALUNO E EX-ALUNA DE DOM BOSCO Deus, nosso Pai, PELA MEDIAÇÃO DO VOSSO FILHO JESUS E PELA INTERCESSÃO DE SÃO JOÃO BOSCO ouvi as súplicas dos Ex-Alunos e Ex-Alunas de todo o Mundo. NÓS VOS AGRADECEMOS pelo tesouro educativo que recebemos, sob a orientação iluminada dos Salesianos e que nos modelou a vida com a sua espiritualidade. CONFIANTES VOS PEDIMOS - DAI-NOS FORÇA E CORAGEM para cumprir, na Igreja e na Sociedade a Vossa mensagem humana e cristã; - AJUDAI-NOS A SER nos tornarmos “bons cristãos e honestos cidadãos”. - AJUDAI-NOS A VIVER a solidariedade e a caridade dentro e fora da Associação; - AUMENTAI NOSSA FÉ, Esperança e Caridade. NÓS VOS PROMETEMOS empenhar-nos - EM COMBATER a injustiça e a exploração, a superficialidade e a indiferença; - EM DEFENDER, a todo o custo, através da ação política, econômica e social, os valores aprendidos do Seu ensinamento, sobretudo a vida, a liberdade e a verdade; - EM SER “sal da terra e luz do mundo”,com forte influência na Sociedade e na Igreja. VELAI, NÓS VOS SUPLICAMOS pela Família Salesiana, pelos nossos entes queridos e por todos nós. Amém.


MICHAL HORT Presidente

RAJESH GUPTA EDUARDO PESSOA CAVALCANTE ÁNGEL GUDIÑA CANICOBA Vice-presidente Mundial 2016-2018, Vice-presidente 2019-2021, Conselheiro Vice-presidente Jovem, Conselheiro Conselheiro Mundial para a Ásia Mundial para as Américas Mundial Jovem para a Europa

FERNANDO NUÑEZ ARCE Conselheiro Mundial para a Europa

FRESIA MÉNDEZ MORA JOSÉ PASTOR RAMÍREZ FERNÁNDEZ Conselheira Mundial Jovem Delegado Mundial para as Américas

EUSEBIO MUÑOZ RUIZ Delegado do Reitor-mor para a Família Salesiana

RAJIV TIKMANY Conselheiro Mundial para Comunicação

MAURIZIO BRUNI DIEGO GENES Conselheiro Mundial para Conselheiro Mundial encarregado pela Formação e Família Plataforma de Negócios/Business Platform

BRYAN MAGRO Tesoureiro

DOMENICA SAPIENZA Sercretária Geral

SERGIO RODRÍGUEZ LÓPEZ-ROS Conselheiro para Assuntos Externos

CONSELHEIRO MUNDIAL JEX ÁSIA CONSELHEIRO MUNDIAL ÁFRICA CONSELHEIRO MUNDIAL ÁFRICA


Millions discover their favorite reads on issuu every month.

Give your content the digital home it deserves. Get it to any device in seconds.