16 minute read

Especial de Storage

Ofertas Lucrativas

PARA FOMENTAR AS VENDAS DOS CANAIS

Advertisement

Por Virgínia Santos

Segundo a análise recente da IDC, o mercado de Storage deve apresentar um crescimento na ordem de 3% em 2023, no faturamento. Para 2024, a previsão é de um aumento de 3,5%

Você já parou para imaginar na quantidade de dados que são gerados todos os dias?

Se a sua resposta é não sei, ou não deve ser tanta informação acumulada assim, sugiro a você, revenda, rever os seus critérios, não é de hoje que a expressão que ‘os dados são o novo petróleo’ tem sido bastante defendida no mercado, pelos CEOs do mundo todo, ao longo dos anos, e isso reforça a tese de que quem souber fazer o bom uso dos dados e aproveitar todo seu potencial, só tem a ganhar, principalmente na jornada digital.

Vale ressaltar que o montante de informações geradas ao longo de 24 horas, de acordo com a IDC, empresa de inteligência de mercado e consultoria em serviços estratégicos, é de 2,5 quintilhões de bytes. E este é o resultado do uso intenso de redes sociais, mensagens em aplicativos de conversa como Whatsapp e Telegram, sinais de GPS, pesquisas em sites de busca, compras online, serviços de streaming, podcasts, entre outros.

Mas uma pergunta fica no ar: como garantir que os dados estejam seguros e acessíveis ao mesmo tempo?

Para responder a esse questionamento temos que ter em mente que para suportar tantas informações geradas por dia, é necessário investir em ofertas de armazenamento inteligente como o Storage, que é uma solução confiável que traz privacidade e a segurança necessária para as empresas, então canal, fique atento quando o cliente perguntar: qual o melhor sistema de armazenamento? “O mercado está aquecido, observamos um movimento na procura de armazenamento destinado as soluções de IA. Hoje, na América Latina, o armazenamento destinado à IA possui uma taxa de crescimento anual composto (CAGR) de 58%, voltado principalmente para bancos. Além disso, a procura por infraestrutura como serviço vem crescendo nos últimos anos. A flexibilidade que ela oferece para as empresas é o principal fator em sua adoção. Uma tendência que examinamos no mercado são as soluções de armazenamento que agreguem funções de segurança e backup”, compartilha Matheus Costa, analista de Pesquisa e Consultoria de Infraestrutura de TIC da IDC Brasil.

TENDÊNCIAS RELEVANTES QUE DEVEM IMPULSIONAR O SETOR DE STORAGE NO BRASIL E NA AMÉRICA LATINA

Como bem sabemos, com uma verdadeira avalanche de dados sendo gerados no mundo contemporâneo, há uma necessidade maior por soluções de armazenamento, então, você, revenda, priorize o conhecimento, afinal é preciso ter um know how detalhado do setor e saber quais são as principais linhas de produtos, soluções e tendências que atendem às demandas dos clientes, esta é uma venda que requer domínio do mercado, tempo e dedicação.

Silvio Ferraz de Campos, CEO da Positivo Servers & Solutions, unidade da Positivo Tecnologia, destaca que o armazenamento de dados ganhou um especial protagonismo quando analisamos cenários inovadores como a transformação digital e o avanço da Indústria 4.0, nos últimos anos. “Já faz algum tempo que “dados” são considerados o novo “petróleo”. Em média, a cada dois anos dobramos a quantidade de dados gerados em toda a história, e com o aumento da IoT (Internet das Coisas), IA (Inteligência Artificial) e ML (Machine Learning) essa curva vai acelerar ainda mais. Portanto armazenar, classificar, qualificar e disponibilizar dados de maneira rápida e eficiente é prioridade para todos os segmentos de

Silvio Ferraz de Campos, da Positivo Servers & Solutions: Disponibilizar dados de maneira rápida e eficiente é prioridade para todos os segmentos negócio”, conta o executivo.

Esta também é a visão de Joel Brawerman, vice-presidente de Pré-Vendas da Dell Technologies para América Latina no que se refere ao potencial de negócios e tendências do segmento. “A função da TI nos negócios mudou. Tradicionalmente, as organizações de TI eram vistas como áreas de suporte ao negócio, mas agora são percebidas como verdadeiras criadoras de receita. Por sua vez, essa realidade transformou as prioridades da TI em relação ao design e à arquitetura da infraestrutura. No que se refere ao segmento, observamos o impacto da IA e o desempenho da CPU que trazem novas abordagens para o armazenamento, que pode ser definido por software e por objetos de alto desempenho, sem falar no quesito segurança, que se tornou parte inerente dos sistemas de armazenamento, segundo padrões de Zero Trust”, avalia o executivo.

Guilherme Nogueira, gerente da Divisão de Valor da Agis, reforça que ao longo dos anos, a quantidade de dados gerados pelos usuários (sejam domésticos ou corporativos) tem crescido exponencialmente. “O acesso à informação e a internet de alta velocidade proporcionam uma experiência cada vez mais positiva aos usuários, que por sua vez buscam novas aplicações tecnológicas no seu dia a dia. A realidade do 5G tende a potencializar o volume de dados gerados e, com isso, cresce também a necessidade de investimento em processamento e armazenamento desses dados de forma segura”, compartilha o executivo.

A transformação digital tem sido o grande propulsor do crescimento de dados para a Adistec, e isso faz com que as empresas, de modo geral, procurem por soluções inovadoras. “Esta tendência global tem acelerado a migração da tecnologia dos Storages Híbridos para modelos All Flash, possibilitando atender as necessidades do mercado, como exemplo a alta performance no armazenamento dos dados. A necessidade de reforço e resiliência das defesas cibernéticas também fez com que as novas tecnologias de Storage evoluíssem na camada de segurança, garantindo armazenamento mais seguro, escalável e performático, prezando pela continuidade das operações e a velocidade de resposta à incidentes relacionados a dados. Outra forte tendência que tem impactado o segmento é o uso de tecnologias sustentáveis, que diminuam os custos de energia nas empresas e reforcem a consciência ambiental”, conta Ricardo Solda, business development manager da Adistec.

Atenta a agenda de sustentabilidade, a Agora Tecnologia, relata que há uma procura significativa por soluções de armazenamento eficientes e sustentáveis, que geram um consumo menor de energia e possuem mais segurança contra ataques cibernéticos. “As empresas necessitam armazenar seus dados em um repositório sustentável e seguro, seja para o uso de aplicações como banco de dados, máquinas virtuais, digitalização de documentos, manuseio de imagens, tráfego de informações bancárias ou tantas outras. Como temos visto em nossos produtos da linha Oceanstor Dorado, da Huawei, a ênfase é dada tanto para o armazenamento, quanto para a necessidade de disponibilizar as informações de forma rápida e mantê-las seguras”, compartilha Severino Sanches CEO da Agora Tecnologia.

Clevio Yuji Watanuki, gerente e consultor de TI da Huawei, aponta que hoje, um dos principais itens na agenda do CIOs (Chief Information Officer) das empresas é a segurança contra ataques de ransonware. “Observamos que é importante melhorar a segurança na camada de Storage, utilizando funcionalidades capazes de detectar ataques de ransonware, produzir cópias seguras no próprio equipamento, ter criptografia de fim a fim e um backup e restore (prática de copiar seus dados periodicamente, para que seja possível restaurá-los) ágeis, aumentando, assim, a velocidade do backup e reduzindo o intervalo entre eles, o que possibilita uma restauração mais rápida”, resume o consultor.

Novidades Na Oferta De Armazenamento Para Aumentar A Receita Das Revendas

Um ponto interessante no que se refere ao segmento de armazenamento é que, na atualidade, as empresas visam criar valor estratégico e gerar inovação para o negócio a partir de um gerenciamento inteligente das informações. Então, revenda, conheça as linhas de produtos e soluções que estão na vanguarda dos novos tempos das grandes corporações. A Lenovo ISG, por exemplo, oferece um amplo portfólio de soluções corporativas de gerenciamento de dados, das básicas às avançadas, incluindo infraestrutura de armazenamento corporativo, infraestrutura hiperconvergente (HCI), armazenamento definido por software (SDS), oferta as-a-service Truscale Infinite Storage e soluções focadas em verticais de indústria, etc. “A Lenovo lançou recentemente soluções de armazenamento com proteção contra ameaças aos dados críticos dos clientes que são sustentáveis, entre elas estão: a solução escalável JBOD (os HDs disponíveis são conectados e passam a ser vistos pelo sistema como um único disco) de Alta Densidade D4390 para armazenamento definido por Software, e a solução para computação de alto desempenho, ThinkSystem DM Systems Versão 9.12 do Software que traz inovações que reduzem as ameaças de ataques cibernéticos e aumentam a eficiência no gerenciamento de dados”, compartilha Marcos Café, diretor de Storage da Lenovo ISG para América Latina.

Já a Positivo Tecnologia, firmou em julho do ano passado, uma parceria com a Hitachi Vantara e passou a comercializar o portfólio de soluções de Storage e backup da marca. “Possuímos profissionais certificados para di- mensionar e comercializar as soluções da Hitachi. Além disso, a Positivo Servers & Solutions, comercializa a linha de “Storage Servers”, da Supermicro, para atender às demandas de DAS (Direct Attached Storage) e JBOD (Just a Bunch of Disks)”, pontua Campos, da Positivo Servers & Solutions.

A Dell Technologies prioriza o investimento em seu portfólio para trazer inovações em sua linha de produtos e soluções. “Ampliamos a oferta de infraestrutura de armazenamento nas linhas Dell Technologies Unity XT, PowerStore, PowerMax, PowerFlex e PowerScale. Levamos aos clientes soluções que fornecem armazenamento de dados intrinsecamente seguras, com recursos que vão desde detecção automática de anomalias até recursos que oferecem isolamento e imutabilidade de dados com recuperação granular, se necessário. Além disso, entendendo que os dados estão sendo armazenados em diferentes ambientes de nuvem e on-premise (sistema de infraestrutura física); inovamos ao oferecer soluções de armazenamento em multicloud”, conta Brawerman, da Dell.

Recentemente a Huawei lançou modelos de soluções de Storage endereçados às pequenas e médias empresas, além de unidades remotas para grandes corporações. “O OceanStor Dorado 2000 e o OceanProtect X3000 possuem a mesma arquitetura e conjunto de funcionalidades dos modelos high end. Além disso, todas as linhas de armazenamento incluem o conjunto completo de funcionalidades de segurança contra o ataque de ransonware”, diz Watanuki, da Huawei, completando que a arquitetura dos storages da Huawei possuem diferenciais únicos no mercado como o NAS Active-Active (sistema de armazenamento conectado a uma ou mais redes locais para armazenar, compartilhar, gerenciar e fazer backup de dados).

A ADOÇÃO DE SOLUÇÕES DE ARMAZENAMENTO COMO SERVIÇO (STAAS, STORAGE AS A SERVICE)

Certamente, você já ouviu falar na modalidade ‘As a service’, ou seja, tudo como serviço que ganhou força nos últimos tempos com a aceleração da transformação digital. O formato chegou também ao setor de Storage que permite o armazenamento em nuvem para guardar ou acessar aplicações e dados que estão em servidores remotos, ou seja, longe do local onde está o usuário, o que facilita o dia a dia das corporações, sem falar na redução de custos.

Cada vez mais os grandes players estão investindo em soluções como serviço e não seria diferente quando falamos do portfólio de armazenamento.

A Dell, por exemplo, disponibiliza todas as suas ofertas de Storage no modelo. “O nosso portfólio de Storage-as-a-Service, Dell APEX, permite uma ampla gama de recursos, garantindo armazenamento escaláveis e elásticos, gerenciamento simplificado e agilidade na implementação, tudo isso com um modelo de custo simplificado que permite às empresas terem controle e previsibilidade sobre seus gastos em armazenamento. As soluções baseadas em nuvem facilitam o gerenciamento de grandes conjuntos de dados e permitem que as organizações acessem rapidamente suas informações. Um estudo da Forrester, encomendado pela Dell Technologies, apontou que é possível que as organizações obtenham até 86% de redução nos custos de planejamento e provisionamento de dados adotando o formato de STaaS”, compartilha Brawerman, VP da Dell.

Marcos Café, da Lenovo ISG: A adoção do TruScale permite que as empresas evitem gastos desnecessários

Guilherme Nogueira, da Agis: Nesse segmento existem diversas oportunidades para o canal, tanto no aspecto de migração de ambiente quanto de serviços

Já a HPE oferta o GreenLake for Block Storage que foi desenvolvido para ampliar o armazenamento destinado às missões críticas das empresas. “Essa é a primeira oferta de armazenamento em bloco escalonável com 100% de disponibilidade de dados. A oferta traz operações em nuvem, escala eficiente e desempenho para cargas de trabalho de missões críticas a um preço intermediário. Para o canal, o HPE GreenLake for Block Storage é a oferta ideal para a base instalada de clientes da HPE que procuram a próxima geração de armazenamento nativo em nuvem e serviços de dados com um preço justo por desempenho, suporte para missões e cargas de trabalho críticas,

Severino Sanches, da Agora Tecnologia: As empresas necessitam armazenar seus dados em um repositório sustentável e seguro além de garantirem uma experiência simplificada de gerenciamento de nuvem”, conta Marcos Lhobregat, Data Services Segment Manager Brasil, da HPE.

Por sua vez, a Lenovo traz ao mercado o TruScale, modalidade de soluções como serviço, que abrange todo o portfólio da fabricante, inclusive Storage, com o cliente pagando de acordo com a utilização das soluções. “A adoção do TruScale permite que as empresas evitem gastos desnecessários, sendo completamente expansível e flexível conforme a necessidade do consumidor. Nesta modalidade, o cliente paga mensalmente pelos recursos que utilizar –no local ou em um local escolhido –sem adquirir equipamentos ou serviços especializados, com a cobrança baseada em consumo de energia. O TruScale pode ser aplicado a qualquer configuração que atenda às necessidades do cliente e a solução pode ser dimensionada de acordo com as características de cada negócio, seja ele pequeno, médio ou grande, da maneira que o cliente desejar. Dessa forma, as corporações têm mais liberdade para investir em seu negócio e acelerar a adoção de serviços de transformação digital, além de garantir retornos recorrentes aos canais”, resume Café, da Lenovo ISG.

Para Marcelo Murad, Vendor Management Director da TD SYNNEX, existem inúmeras oportunidades de vendas na área de armazenamento de dados, afinal este é um segmento que está inserido dentro do conceito de Hybrid MultiCloud. “Quando se trata de Storage, acredito que as novidades estão mais focadas e centralizadas no modelo de comercialização como serviço, que começa a surgir, e esperamos que seja um formato bastante aderente e promissor no mercado. Seguimos as ofertas de nossas fabricantes que já oferecem a opção de soluções de STaaS. O grande diferencial é a possibilidade de ocliente crescer a estrutura conforme sua necessidade, podendo pagar pelo armazenamento como serviço (como no modelo de nuvem), mas em seu ambiente on-premise”, avalia o executivo.

Nogueira da Agis, ressalta que a corporação disponibiliza as soluções de armazenamento como serviço, tanto no modelo on premises quanto no formato de armazenamento na nuvem. “O grande diferencial dessas soluções é a alta escalabilidade e o pagamento por consumo, além da possibilidade de utilizar um modelo híbrido, obtendo vantagens de ambos os modelos (on premises e nuvem pública). Nesse segmento existem diversas oportunidades para o canal, tanto no aspecto de migração de ambiente quanto serviços”, compartilha o executivo.

Já Pietro Colloca, Especialista de Aplicações Latam da Intel, avalia que o formato “As a Service” facilita o relacionamento das empresas com a tecnologia e ele tem sido empregado de forma mais contínua nos últimos anos, como resultado imediato da nova normalidade e a adoção do trabalho híbrido. “Entre os benefícios da modalidade “as a service” estão atualizações frequentes capazes de corrigir falhas e vulnerabilidades, inovações tecnológicas para melhorar o sistema, segurança de dados por criptografia, acesso remoto que proporciona flexibilidade e maior possibilidade de personalização. A Intel auxilia empresas a desenvolverem e venderem soluções desse tipo para o mercado de Storage. Hoje, nossos clientes estão buscando soluções capazes de processar, analisar, armazenar e transferir dados — transformando-os em percepções práticas, experiências incríveis e vantagens competitivas”, conta o executivo.

NA HORA DE INVESTIR NO PORTFÓLIO DE STORAGE: QUAL O MODELO MAIS ADERENTE DAS, NAS OU SAN? Responder a esse questionamento, não é uma tarefa fácil porque o universo de armazenamento de dados como um todo, engloba diferentes sistemas, dispositivos, modelos e capacidades que você, revenda, deve conhecer se quiser ter sucesso nas vendas de Storage, afinal são tantas inovações que estão entre nós, e saber qual é a solução ideal para o cliente é um desafio, mas vamos desvendar essa sopa de letrinhas o que é na realidade DAS, NAS e SAN?

O DAS nada mais é do que o armazenamento que está conectado diretamente as máquinas, já o NAS se trata do armazenamento conectado a rede padrão, enquanto o SAN é o armazenamento conectado, através de uma rede privada e dedicada a armazenamento, sem falar na nuvem que pode ser pública ou privada.

Vale ressaltar que a maioria dos grandes players investem em treinamento constante para atualizar o ecossistema de canais sobre essas tecnologias, tamanha a complexidade. A Lenovo, por exemplo, destaca que tanto DAS, NAS quanto SAN são aderentes à oferta dos canais quando se trata de Storage. “A Lenovo possui ofertas para as três tecnologias acima citadas, destacando-se em uma solução unificada NAS e SAN: família Lenovo ThinkSystem DM Series. Além disso, disponibilizamos um calendário de treinamentos aos nossos parceiros, no qual quinzenalmente entregamos conteúdos técnicos, de operações, de soluções ou tendências tecnológicas”, conta Café, da Lenovo ISG.

Na análise de Brawerman, da Dell Technologies, não existe uma resposta única quanto a topologia do Storage adequada para os canais. “Isso pode variar das necessidades de cada cliente, já que cada solução de armazenamento atende a um propósito específico. A modernização das infraestruturas de TI e o crescimento dos dados que são gerados têm levado as equipes de TI das companhias a analisarem os modelos que melhor atendem às necessidades do negócio”, expõe o VP, acrescentando que o programa de canal da companhia, o Dell Technologies Partner Program –é aperfeiçoado constantemente, com o objetivo de capacitar e certificar o ecossistema de parceiros.

Nogueira, da Agis, é da mesma opinião de Brawerman, ou seja, não dá para saber qual a melhor solução. “Cada uma dessas ofertas possui vantagens e desvantagens, sendo necessário analisar o ambiente do cliente para melhor adequar a solução de armazenamento. Para atender à necessidade do cliente, é importante analisar o custo X benefício da solução, levando em conta capacidade, disponibilidade, redundância, performance e segurança de cada ambiente. Por isso, é essencial que o canal esteja capacitado em diferentes soluções, conseguindo levar aos seus clientes a opção mais adequada à aplicação utilizada por eles, nós da Agis, realizamos constantemente treinamentos para o time de vendas e nossos canais”, diz o executivo.

Questionado sobre qual a oferta mais adequada para a revenda, Sanches, da Agora Tecnologia, destaca que os Storages all-flash da Huawei OceanStor

Dorado são aderentes às empresas que necessitam de armazenamento para dados estruturados como banco de dados e máquinas virtuais que irão trabalhar sob uma estrutura SAN. “Ou seja, tanto o Huawei OceanStor Dorado quanto o OceanProtect podem ser utilizados para projetos onde há a necessidade de armazenamento de imagens em uma estrutura em NAS como centro de pesquisas, de exames clínicos ou digitalização de documentos. Vale reforçar que todo o trimestre realizamos a capacitação de nossos canais através das certificações Huawei de vendas e pré-vendas, onde os participantes podem aprender mais sobre o mercado de armazenamento, linhas de produtos, oportunidades de negócio, elaboração de projetos e uso dos sistemas da Huawei. Após o curso, os participantes recebem um voucher para realização das provas de certificação direto no site da Huawei”, resume o CEO.

Para Solda, da Adistec, o modelo SAN que utiliza o protocolo SCSI (termo que se refere ao transporte de dados rápido e preciso entre os clientes e os dispositivos de armazenamentos) é o mais aderente à oferta de canais por conta de sua escalabilidade, performance e redução de custos que vêm acontecendo ao longo dos anos, por isso é importante a preparação do parceiro. “A Adistec possui programas de treinamentos e certificações para seus canais com algumas fabricantes, como Nutanix e Veeam, e um time de especialistas para apoiar os parceiros em seus projetos. Independentemente da solução escolhida para gerir e armazenar dados, estamos comprometidos em apresentar para nossos canais de vendas as melhores práticas e tendências de mercado”, pontua o executivo.

Marcos Lhobregat, da HPE: O HPE GreenLake for Block Storage é a oferta ideal para os clientes que procuram a próxima geração de armazenamento nativo em nuvem

Em síntese, os clientes procuram por soluções inovadoras capazes de processar, analisar, armazenar e transferir dados de modo seguro, então revenda, não perca tempo e invista na oferta de Storage, independente da tecnologia seja no formato DAS, NAS ou SAN, ou até mesmo na nuvem, e lembre-se que na hora de oferecer a melhor inovação ao seu cliente, é necessário ter claro que no setor B2B, a segurança, performance, escalabilidade e integração com sistemas são pontos de análise fundamentais no setor de Storage, sem falar nos custos de aquisição, implantação, manutenção e suporte.

Marcelo Murad, da TD SYNNEX: As novidades de storage estão mais focadas e centralizadas no modelo de comercialização como serviço

DELL – NOTEBOOK DA LINHA XPS

13 PLUS

O aparelho embarcado com a 13ª geração dos processadores Intel Core vem com um 1Tb de armazenamento e SSD NVMe, que é o padrão de armazenamento mais rápido disponível no segmento, além de 32Gb de memória RAM LPDDR5 (6000MHz). Conta com o Windows 11 e oferece recursos avançados como o Windows Hello, que permite a identificação e o login do usuário.

INTELBRAS - CÂMERAS IP DA SÉRIE 1000

As novas câmeras IP estão disponíveis em dois modelos, o VLP 1230 B, do tipo bullet é indicado para instalações externas; e o VLP 1230 D, do tipo dome, indicado para aplicações internas. Ambas as soluções produzem imagem em 2 MP (Full HD), tem alcance infravermelho de 30 metros, sua alimentação é feita via fonte externa, além de possuírem índice de proteção IP67.

VERTIV – SOLUÇÃO MODULAR DE DATA CENTER MEGAMOD

O Vertiv MegaMod e o Vertiv MegaMod Plus são módulos padronizados de data center que reduzem o tempo de implementação em até 30% quando comparado com a construção tradicional. Oferecem até 25% de mais capacidade de refrigeração e no rack permitem aos clientes expandirem desde redes de data centers centrais até data centers na borda.

É Ideal para uma detecção exata 24/7 e proteção contra intromissão em áreas amplas, proporcionando uma inteligência de cenário otimizada. A AXIS Q1656-DLE câmera de fusão radar-vídeo permite detectar objetos em áreas amplas independentemente das condições de visibilidade. Pode posteriormente visualizar a velocidade e distância dos objetos em movimento.

LG – COMPUTADOR ALL IN ONE EM DUAS VERSÕES DE 22” E 24”

O computador All In One da LG vem com design inovador. Possui Webcam retrátil para proporcionar maior segurança e privacidade aos usuários e alto falante em som surround com a tecnologia Maxx Audio na parte frontal. É equipado com Windows 11 Home e processador Intel Celeron QuadCore (N5100), memória RAM de 8Gb e sistema de armazenamento SSD NVMe de 128 Gb.

O dispositivo conta com uma bateria duradoura, um design elegante e confortável, monitoramento de exercícios e indicadores de bem-estar, compatibilidade com diferentes sistemas operacionais (incluindo Android e iOs) e assistente para o dia a dia. O smartwatch oferece mais de 100 modos de exercícios e traz monitoramento em tempo real da frequência cardíaca, oxigenação do sangue, estresse, ciclo menstrual e até do sono.

This article is from: