Issuu on Google+

ANO II - Nº 3

INFORMATIVO Parque Estadual Mata do Limoeiro Março, Abril e Maio | 2014 | Regional Centro-Sul

UM PARQUE PARA TODOS 3 anos de criação do Parque e muitas conquistas

CONSELHO CONSULTIVO É EMPOSSADO

PARQUE PLANEJA SEMANA DO MEIO AMBIENTE

FOTO: ARQUIVO DO PARQUE

ECO FOLIA: INFORMAÇÃO E PESQUISA


ESTA É UMA PUBLICAÇÃO DO PARQUE ESTADUAL MATA DO LIMOEIRO INSTITUTO ESTADUAL DE FLORESTAS - IEF REGIONAL CENTRO-SUL Gerente do Parque Alex Amaral Monitora Ambiental Fernanda Oliveira Zeladores Ambientais Lucas Paulo Fonseca Soares Geraldo Silva Raimundo Nonato Barbosa José Geraldo Couto Paulino Bento Soares Guarda Vida Isaías Henrique Soares Agente de Serviços Gerais (Pref. Itabira) Maria Natividade Gonçalves do Nascimento Vigia Noturno (Pref. Itabira) Paulo Viana Ferreira Projeto Grá co Macarv Comunicação www.macarv.com.br Jornalista Responsável Fred Mendes ‐ MT 0018719/MG

CONSELHO CONSULTIVO DO PARQUE Prefeitura Municipal de Itabira - representada por Joseane Santiago Rodrigues e Silvia Maria Araújo Soares. CODEMA - representado por Elaine Cristina Linhares Diniz, Instituto Estadual de Florestas IEF - representado por João Bosco Rosa Polícia Militar Ambiental - representada por Adão Ribeiro de Assis e Marcio Sebastião Carvalho. Comitê de Bacias Hidrográ cas do Rio Santo Antônio - representado por Carlos Humberto de Oliveira Cruz e José Eduardo dos Passos Guerra. Comunidade do Maná - representada por José Roberto Gomes e Zilma Rosa. Comunidade do Buiú - representada por Luiz Francis Costa e Aurélio Dias Duarte. Vale S. A. - representada por Gianni Marcus Pantuza Almeida e Leandro Nascimento Gonçalves. UNIFEI - representada por Bianca Cabral Caldeira e Anderson de Assis Morais. Escola Estadual Manoel Soares - representada por Odirley Lisboa Batista e Vanderléia Freitas. FUNCESI - representada por Flávia Martins Guerra Pantuza e por Cibele Andrade de Alvarenga. ITAURB - representada por Ronaldo Oliveira Dias e por João Carlos Matias. Rotary Clube de Itabira - representado por Márcia Geralda Gomes Santos e Mariza Aparecida Amaro Moura.

FOTO: ANDRÉ SENA


PRISCILA MACEDO

Um Parque de todos Caro leitor, O Parque Estadual Mata do Limoeiro é um investimento na qualidade de vida do planeta. Aqui, muitas espécies da fauna e flora encontram ambiente de proteção. Além destas, recursos naturais e mananciais são preservados também. Nestes três anos, e sobretudo neste último, temos muito a comemorar. E continuando esta festa lançamos, com a cooperação voluntária do jornalista Fred Mendes este novo projeto gráfico do informativo do Parque. Ele foi reformulado e pensado para que a informação chegue, ainda mais agradável, aos leitores e leitoras. Acreditamos que a informação de qualidade é uma grande ferramenta para a proteção da natureza e do meio‐ambiente. Se você já conhece o Parque, saiba que as portas continuam abertas. Se não, venha conhecê‐lo. Ele é de todos nós! Boa leitura. Alex Amaral Gerente do Parque Estadual Mata do Limoeiro


INFORMATIVO

3

PRIMEIRA EDIÇÃO DO ECO-FOLIA

O projeto de educação para as relações sócio‐ambientais“Eco Folia” foi idealizado pela equipe do Parque com o objetivo de monitorar os atrativos naturais mais visitados no Parque Estadual Mata do Limoeiro e seu entorno.

Arquivo parque

Arquivo parque

Um carnaval de educação ambiental e desenvolvimento sustentável

O projeto, além do forte cunho ambiental, é uma ação de responsabilidade social. A pesquisa realizada possibilita que haja um diagnóstico para direcionar ações ambientais e de turismo que desenvolvam, sustentavelmente, a região. Arquivo parque

A proposta articulou educação ambiental, informações sobre o Parque, pesquisa de identificação do perfil do turista que visita a região, e contabilização de pessoas e veículos que passam por Ipoema e pelas estradas que recortam o Parque. Os principais parceiros na execução do Projeto foram a Prefeitura Municipal de Itabira, através das Secretarias de Esporte e Lazer, Secretaria de Desenvolvimento e Turismo, Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Educação, da Empresa de Desenvolvimento Urbano de Itabira (ITAURB). Integraram, também o projeto a Polícia Militar de Meio Ambiente e as

universidades locais: Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) ‐ Campus Itabira e Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (FUNCESI).


INFORMATIVO

4

Terceiro aniversário com festa

Arquivo parque

Arquivo parque

Arquivo parque

No dia 22 de março o Parque Estadual Mata do Limoeiro comemorou três anos de criação e durante a semana, entre os dias 17 e 21, várias ações foram desenvolvidas na Sede do Parque e em seu entorno. Quase 200 crianças das escolas Manoel Tomaz (Duas Pontes, Maria Elias (São José do Macuco) José Custódio Costa (São José do Turvo) e Serra dos Linhares participaram das ações.

Arquivo parque

Parque comemora 3 anos de criação trazendo crianças para festejar


INFORMATIVO Arquivo parque

Exibição Fotográ ca sobre o Parque é realizada em Ipoema

Arquivo parque

5

No marco de comemoração dos 3 anos de criação do Parque a exibição fotogrática “Adentro ao Parque Estadual Mata do Limoeiro” foi realizada pelo fotógrafo Roneijober Andrade. No evento, o fotógrafo fez uma exibição das principais imagens que ele registrou nestes últimos anos dentro dos limites do Parque. A exibição aconteceu na Escola Estadual Manoel Soares, no distrito de Ipoema.

Escola da Cidade de Passabém visita o Parque

Arquivo parque

Arquivo parque

Os alunos do 9º Ano (antiga 8º série) da Escola Estadual Luiza dos Santos Ferreira, da cidade de Passabém visitaram o Parque para uma palestra e caminhada na Trilha do Bosque. O principal objetivo da viagem foi que eles conhecessem uma unidade de conservação e suas características principais.

Visita de Espeóloga do IEF à Gruta do Limoeiro A espeleóloga Manuela Pereira, Geraldo Consendey e Denise Formoso da Gerência de Criação e Implantação de Unidades de Conservação, vieram a Sede do Parque para visitar a Gruta do Limoeiro, um atrativo recém descoberto na Região. Manuela elaborará um relatório sobre as normas de visitação e trilhas de acesso e estas serão apresentadas ao Conselho Consultivo do Parque. De acordo com Alex Amaral, gerente do Parque, a visita da espeleóloga ajudará a criar um novo marco para a definição das políticas de visitação do atrativo. “O relatório será muito importante para nortearmos o público alvo e as ações de estímulo à visitação da gruta”, afirma.

Promotora Pública de Itabira visita a Sede do Parque A Promotora Pública de Itabira Giulliana Talloni Fonoff, representantes da O N G Savi (Sociedade Ambiente Vivo Itabira) e Polícia Ambiental foram apresentados às estruturas do Parque e seus principais projetos para o ano de 2014. Ao final da reunião foi entregue à promotora uma cópia do Relatório Anual de Atividades do Parque.


INFORMATIVO

6

Lançamento do Projeto SOS Natureza O Projeto “SOS Natureza” coordenado pela APAE Itabira foi oficialmente lançado com representantes da Empresa de Desenvolvimento Urbano de Itabira ‐ Itaurb, Polícia Ambiental, Programa Atitude Ambiental da Vale, Secretaria Estadual de Educação e Secretaria Municipal de Meio Ambiente, além do IEF, representado pelo Parque Estadual Mata do Limoeiro. A terceira etapa será realizada no Parque com uma caminhada ao Bosque e realização de plantio de mudas. O Projeto completa 16 anos de existência e este ano atuará em 15 escolas do município.

Apresentação dos Resultados do Projeto Eco Folia Durante a tradicional Festa dos Tropeiros, em Ipoema, aconteceu a reunião da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais. Na ocasião foram apresentados pela equipe do Parque os resultados da Pesquisa de “Identificação do perfil do turista que visita a região do Parque Estadual Mata do Limoeiro”, produzida através de informações coletadas no período do carnaval 2014, em parceria com as Universidades Unifei e Funcesi, e com apoio da Prefeitura Municipal de Itabira, Polícia Militar de Meio Ambiente e Itaurb.

Em defesa do Parque Brigadistas Voluntários do Parque Estadual Mata do Limoeiro participaram do curso de formação de Brigada voluntária ‐ FBV. No total, 21 pessoas das principais comunidades do entorno da unidade de conservação e do município de Itabira formaram‐se.

Limoeiro Brigada Voluntária

Nosso ambiente é aqui.


INFORMATIVO

7

Encante-se!

Reunião para alinhamento da Semana de Meio-ambiente Diversas instituições de Itabira reuniram‐se com o intuito de fortalecimento e elaboração de uma semana única de Meio Ambiente.Nos anos anteriores diversas ações nessa época do ano coincidiam o que impossibilita o apoio e participação de todos.. Assim sendo a proposta é realizar uma semana de Meio Ambiente única para o Município de Itabira. Participaram da reunião as instituições: IEF (Parque Estadual Mata do Limoeiro), Unifei, Funcesi, ONG Savi, Programa Atitude Ambiental e Prefeitura Municipal de Itabira através de suas secretarias: Educação e Meio Ambiente.

Multirão de limpeza da Cachoeira da Boa Vista Dentro da Programação de aniversário do Parque, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e comunidade foi realizada uma limpeza na Cachoeira da Boa Vista. O atrativo está localizado no entorno do Parque e é muito próximo à estrada. A cachoeira é a mais visitada da região, dados esses comprovados no período do carnaval pelo Projeto Ecofolia.

Conheça o Parque Estadual Mata do Limoeiro

Reunião no CODEMA Os resultados do Projeto Eco Folia foram apresentados ao Conselho de Desenvolvimento de Meio Ambiente de Itabira – C O D E M A. Na reunião os conselheiros puderam entender a importância do Projeto e confrontar as informações obtidas.


INFORMATIVO

8 Arquivo parque

Posse do Conselho Consultivo é realizada no Parque Mais um momento histórico para o Parque Estadual Mata do Limoeiro: A posse do seu conselho consultivo. Os conselheiros irão atuar apoiando a gestão do Parque. Esse é o primeiro conselho que toma posse do Parque. Os principais segmentos de Itabira estão representados no Conselho como a Prefeitura Municipal de Itabira, a Funcesi, a Unifei, a Vale, o Rotary Clube, a Itaurb, a Escola Estadual Professor Manoel Soares, o IEF e a Polícia Militar Ambiental.

Arquivo parque

Arquivo parque

Intercâmbio com os Parques Estaduais do Pico do Itambé e Serra Verde Todos os funcionários do Parque Estadual Mata do Limoeiro puderam, pela primeira vez, conhecer outra Unidade de Conservação (UC) administrada pelo IEF através do Projeto de Intercâmbio “Fazendo da Vivência um Aprendizado”. Este ano os funcionários visitaram o Parque Estadual do Pico do Itambé, localizado na região do Vale do Jequitinhonha. Além de trocarem experiências com os funcionários do Parque do Pico do Itambé, os funcionários conheceram os

Projetos realizados na UC e ainda compartilharam experiências com a equipe do Parque Estadual Serra Verde, que também participaram do projeto. As equipes verificaram as dificuldades e problemáticas em comum e ainda tiveram a oportunidade de conhecer o Pico do Itambé, subindo seus 2.063 metros de altitude. Participaram com as equipes a turismóloga da Prefeitura de Itabira, Elaine Linhares e o responsável pelas unidades de conservação municipais, Carlos Humberto.

Alunos de Engenharia da Unifei visitam Parque Alunos de Engenharia Ambiental da UNIFEI visitaram o Parque para uma palestra e caminhada na Trilha do Paredão e Cascata do Limoeiro. Coordenados pela professora Bianca, os alunos puderam perceber o grande campo de atuação que o Parque oferece para o desenvolvimento de pesquisas e trabalhos relacionados a sua formação acadêmica. Destaca‐se que a U N I F E I foi importante parceira no Projeto “Eco Folia”.


INFORMATIVO

9 Arquivo parque

Estudantes da Pedreira visitam atrativos do Parque Cerca de 80 estudantes da Escola Estadual “Fazenda da Betânia” estiveram no Parque. Eles puderam participar de uma palestra e uma caminhada na trilha da Cachoeira do Paredão. Os alunos fazem o primeiro ano do ensino médio com o eixo temático: Meio Ambiente. Puderam entender o dia ‐ a ‐ dia de uma unidade de conservação, bem como seus projetos e dificuldades.

Reunião aponta caminhos para projeto Anhanguera em Ação Arquivo parque

No Parque Arquivo parque

Para alinhamento, organização e definição de funções, foi realizada na Sede do Parque Estadual Mata do Limoeiro uma reunião com parceiros envolvidos na realização do Projeto de caminhada “Por nossos Recursos Naturais”. A ação será realizada pelas Escolas Estaduais Professor Manoel Soares, Antônio Martins Pereira e Escola Municipal Manoel Tomaz. Esta é mais uma ação sócio‐ambiental do Parque e a proposta é a realização de uma caminhada com os estudantes até a Sede, onde eles ainda participarão de oficinas, de dinâmicas, além da realização de um desfile com roupas recicláveis e apresentação musical.

A Universidade Anhanguera, através da Faculdade de Negócios de Belo Horizonte torna‐se a mais nova parceira do Parque Estadual Mata do Limoeiro. Este ano, o Projeto Anhanguera em Ação elegeu o Parque como objeto de pesquisa. Nos próximos meses estudantes da Instituição realizarão atividades acadêmicas em parceria conosco.

Escola de Itambé do Mato Dentro visita Parque Os alunos do nono ano do ensino fundamental da Escola Estadual Emídio de Sales, da cidade de Itambé do Mato Dentro vieram conhecer o Parque. Os estudantes participaram de uma palestra e um bingo ecológico onde foram discutidas questões ambientais, principalmente relacionadas à produção de resíduos sólidos.


PARQUE ESTADUAL

Semanade Meio Ambiente2014

MATA DO

LIMOEIRO 02/06 Conclusão do Projeto Eu faço parte do Parque com a Escola Municipal José Custódio Costa (Comunidade do São José Turvo). 03/06 Conclusão do Projeto de Redações sobre o Parque Estadual Mata do Limoeiro com Escola Municipal Maria Elias (Comunidade do São José do Macuco). 03/06 Palestra A fauna da região Prof. Cibele Alvarenga (FUNCESI) Local: Sede do Parque Estadual Mata do Limoeiro Horário: 16h 04/06 Projeto Conhecendo o Parque O cinas e caminhadas na PARCEIROS

E.E. Manoel Soares Atitude E.E. Antônio Martins Programa Ambiental Vale E.M. Manoel Tomaz

PROGRAMAÇÃO Trilha Participação dos alunos do Tempo Integral - E. E. Professor Manoel Soares 05/06 Caminhada pelo Meio Ambiente Participação: E. M. Manoel Tomaz (Comunidade de Duas Pontes) E.E. Professor Manoel Soares (Ipoema) E.E. Antônio Martins Pereira (Senhora do Carmo) 05/06 Momento Cultural Des le com Roupas produzidas com Material Reciclável com os alunos da E.E. Antônio Martins Pereira Apresentação Musical com o Grupo Viola na Roça da E.E. Prof. Manoel Soares Apresentação musical com a E. M. Manoel Tomaz (Comunidade de Duas Pontes). REALIZAÇÃO

06/06 Exibição de Vídeo Fotográ co com André Sena e Marcelo Miranda: O Parque Estadual Mata do Limoeiro em foco para os participantes da Caminhada Noturna. 06/06 Caminhada Noturna na Mata do Limoeiro Fichas de Inscrições devem ser solicitadas pelo email: parquemata.limoeiro@mei oambiente.mg.gov.br 07/06 Projeto O Parque de todos : Caminhando e Interagindo com o Parque Participação Caminhada Mineira . O Grupo Caminhada Mineira é formado por de cientes visuais de cidades da região metropolitana de Belo Horizonte.


Informativo do Parque