Cartilha Ambiental - Um Manual de Boas Práticas

Page 1

CARTILHA AMBIENTAL Um Manual de Boas Prรกticas

CONSULTORIA AMBIENTAL


Cartilha Ambiental Um Manual de Boas Pr谩ticas

Enel Green Power (EGP) Complexo E贸lico Curva dos Ventos Programas Socioambientais, 2014.


Fundada em 2008 pelo Grupo Enel, a Enel Green Power (EGP) é líder mundial em geração de energias renováveis (fontes eólica, solar, hidráulica, geotérmica e biomassa). A EGP possui mais de 650 usinas em operação/construção distribuídas em 16 países. No Brasil, a EGP trabalha para diversificar a matriz energética dos Estados brasileiros através de fontes renováveis. Um dos projetos da empresa na Bahia é o Complexo Eólico Curva dos Ventos, localizado no município de Igaporã. Todo o empreendimento eólico e a construção dos equipamentos obedecem aos mais rigorosos critérios técnicos voltados para a preservação do meio ambiente e às medidas de responsabilidade social.

Composição de um Aerogerador

2


Localização do Complexo Eólico Curva dos Ventos

A ENEL, através do Complexo Eólico Curva dos Ventos, trabalha para ampliar as fontes de energia renováveis. Localizado na zona rural do município de Igaporã e próximo ao município de Caetité, divide-se em dois parques de geração de energia: Emiliana e Joana. Estão em construção 24 aerogeradores que, em conjunto, completam uma potência de 56,4 MW.

3


“ Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra. ” Anísio Teixeira

4


Cartilha Ambiental Um Manual de Boas Práticas

A conservação da Natureza e do Ambiente começa no dia a dia de todos nós. Pequenos gestos, como o cuidado de não jogar lixo no chão, podem fazer uma grande diferença na vida dessa e das próximas gerações.

Diante disso, a Papyrus Consultoria Ambiental, contratada da Enel Green Power, elaborou esse manual, que trata de temas como: Energia, Água, Resíduos e Saúde. É um convite para que todos pensem juntos e de forma sustentável. Temos certeza que, dessa forma, podemos contribuir para um mundo mais preservado e bom para todos.

5


Escolha aparelhos elétricos mais eficientes e econômicos, verificando a classificação de consumo (A, B ou C) encontrada na etiqueta do produto.

Tire os aparelhos elétricos da tomada quando não estiverem sendo usados. A luz que fica acesa (em stand- by) consome 12% a mais de energia.

Evite o “abre e fecha” da geladeira – tente resolver o que quer antes de abrir e pegue tudo de uma vez. Substitua as lâmpadas amarelas pelas fluorescentes compactas (as chamadas lâmpadas frias). Embora custem mais caro, duram oito vezes mais e economizam 80% de energia.

Desligue o monitor de seu computador se não for usá-lo por mais de 15 minutos.

dica: Utilize equipamentos domésticos que não utilizem clorofluorcarbonetos (CFCs). O fabricante é obrigado a informar, na embalagem, se há utilização desse produto.

6

Apague a luz sempre que sair do ambiente. Se possível, instale um sensor que acende ou apaga a luz de acordo com o movimento das pessoas.


Energia

A utilização da energia é indispensável para o mundo moderno. As fontes de energia mais utilizadas atualmente são o petróleo e o carvão mineral que, além de não renováveis, são extremamente poluentes. Fontes de energia menos poluentes e renováveis são uma boa alternativa, como por exemplo, a Energia Eólica. A Energia Eólica utiliza a força do vento, que é captada por hélices ligadas a uma turbina que aciona um gerador elétrico. A energia eólica é considerada a energia mais limpa do planeta, porém ainda não substitui completamente a enegia vinda do petróleo. Por isso, é necessário que a sociedade repense o consumo de energia e adquira práticas sustentáveis.

A geração de energia do Complexo Eólico Curva dos Ventos ocorrerá por meio de uma fonte de energia renovável.

Foto: Eduardo Fattori

s: Práticas Sustentávei os Saber usar os recurs er naturais para satisfaz es, ad as nossas necessid as sem comprometer necessidades das gerações futuras.

7


Prefira chuveiros de baixo fluxo, que economizam em até 25% o consumo de água.

Seja rápido no banho. Desligue a torneira enquanto se ensaboa.

Verifique periodicamente se existem vazamentos em casa ou no local de trabalho. Uma torneira pingando desperdiça cerca de 190 litros de água por dia.

Não jogue lixo no vaso sanitário (cotonetes, medicamentos, etc.). Para a limpeza do vaso sanitário, prefira produtos biológicos, que não irão agredir a água que irá para as redes fluviais. Essa informação deve constar na embalagem do produto.

Se estiver pensando em trocar as torneiras ou válvulas de descarga, prefira aquelas com mecanismos de economia do fluxo da água.

Evite lavar carros e motos com a mangueira – prefira um balde. Reutilize a água quando for possível. Para regar o jardim, por exemplo, pode-se usar a água acumulada da chuva ou da fervura de alguns vegetais (nesse caso, a água ainda tem o benefício de estar enriquecida com nutrientes).

8


ÁGUA A água representa 70% do conteúdo total do nosso planeta, mas apenas 1% desse total é potável, ou seja, encontra-se em condições de ser consumida1. Portanto, racionalizar o uso da água é uma questão importantíssima e urgente. No quadro ao lado tem algumas dicas de como racionalizar o uso da água no dia a dia. Fique atento.

i Flor de Pequ siliense). (Caryocar bra é uma O pequizeiro ltiplos árvore de mú gico, cultural, valores: ecoló , gastronômico nômico. medicinal, eco

Foto: Eduardo Fattori

dica: Doe todo o material que já não usa: brinquedos, livros, roupas, itens domésticos. Sempre há alguma instituição beneficente precisando de todo tipo de insumo.

¹ Fonte: UNESCO - RELATÓRIO ANUAL 2009

9


10


Resíduos No mundo de hoje, pessoas e indústrias geram muitos resíduos. Parte desses resíduos podem ser reaproveitados, outra parte vira lixo. Precisamos ficar atentos ao que podemos reutilizar e de que forma devemos descartar o que não serve mais. Esse hábito pode ajudar a reduzir a poluição do meio ambiente. É muito importante saber a diferença entre LIXO E RESÍDUOS: LIXO É tudo aquilo o que não tem mais possibilidade de reutilização e reciclagem.

RESÍDUOS Podem ser de origem industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços e de varrição. Eles precisam ser separados por tipo, para que sejam destinados para outros fins, como reuso e reciclagem.

Para a implantação do Complexo Eólico Curva dos Ventos, foi realizado um estudo ambiental para conhecer as caracteristicas da região. Cerrado stricto sensu encontrado na área de influência direta do projeto.

11


Acondicione o lixo em sacos plásticos fechados e sem furos, em recipientes com tampa.

Nunca queime lixo, pois além de poluir o ambiente, pode afetar a saúde das pessoas, causar acidentes e incêndios.

Lave bem frutas e verduras para evitar bactérias e possíveis agrotóxicos. 12

Antes de descartar vidro ou objetos pontiagudos (tesouras, facas, agulhas, cacos de vidro e lâminas de barbear), embale com folhas de jornal ou revista.

Limpe a caixa d’água a cada seis meses para evitar inúmeras doenças como: diarreia, esquistossomose, leptospirose, micoses, malária, febre, cólera, tripanossomíase e outras verminoses. No Brasil, doenças provocadas por consumo de água contaminada é uma das principais causas de morte.


Saúde e Meio Ambiente Para se manter saudável, o homem precisa estabelecer uma boa relação com o Meio Ambiente. Doenças como a cólera, por exemplo, são transmitidas pelo contato direto com a água ou pela ingestão de alimentos contaminados. Pequenos cuidados com limpeza e higiene podem evitar sérios transtornos para a saúde de todos.

nzento O Sanhaço ci ca) (Tangara saya e é uma espéci do ão gi típica na re ento. empreendim

Foto: Eduardo Fattori

muito dica: Em todo o mundo existem empresas iental e que preocupadas com a responsabilidade amb s. divulgam amplamente as práticas adotada Dê preferencia a elas.

13


14


Foto: Eduardo Fattori

A ENEL mantem um viveiro de mudas nativas, localizado na Comunidade de Brejo do Capão, Igaporã-BA, para recompor as áreas degradas.

Foto: Eduardo Fattori

dica : Evit e a caç a de anim ais e cria ção de pás sar os em gaio las.

A ave símbolo do Brasil, ventris) Sabiá Laranjeira (Turdus rufi esta presente na área do empreendimento.

15


Protegendo o Meio Ambiente e a Biodiversidade Dicas de bons hĂĄbitos para levar sempre com vocĂŞ:

16


Glossário A

Área de Preservação Permanente Área protegida, coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas.

Assoreamento Um dos principais problemas que afetam os rios, principalmente os que passam por grandes cidades, é o assoreamento. Neste processo ocorre o acúmulo de lixo, entulho e outros detritos no fundo dos rios. Com isso, o rio passa a suportar cada vez menos água, provocando enchentes em épocas de grande quantidade de chuvas.

B

Biodegradável Material que pode ser reabsorvidos pela natureza. Plásticos, como por exemplo, o PET, utilizado em garrafas, leva mais de 200 anos para desaparecer. Uma folha de papel leva de três a seis meses para se decompor. Os casos mais graves são o do vidro, que demora mais de 4.000 anos para ser eliminado, e o da latinha de alumínio, muito utilizada para armazenar bebidas. Essa última não desaparece do meio ambiente.

Biodiversidade Assim como o nome sugere, trata-se da diversidade da vida, ou seja, do número de plantas, animais, fungos e microorganismos existentes na Terra ou numa determinada região.

C

Clorofluorcarbonetos _ CFC Sigla para Clorofluorcarbono. – Gás utilizado em aerossóis, na fabricação de espumas, na limpeza de equipamentos de precisão e nos motores de aparelhos de refrigeração. Quando liberados, esses gases sobem à atmosfera superior e danificam a camada de ozônio, que filtra os raios ultravioletas – que expõem as pessoas a doenças, como o câncer – emitidos pelo Sol.

17


E

Ecossistema Sistemas dinâmicos que resultam da interdependência entre os fatores do meio ambiente, como a água, o solo, atmosfera, e os seres vivos que ali habitam. Todos esses elementos estão interligados entre si e a alteração de um deles pode provocar alteração em vários outros elementos.

Erosão Desgaste gradual do solo, causado pelo desmatamento, o que leva à sua infertilidade permanente.

Energia Renovável É a energia que vem de recursos naturais como sol, vento, chuva, marés e energia geotérmica, que são naturalmente reabastecidos.

F

Fauna Conjunto de espécies animais quem vivem numa determinada área (floresta, país, ecossistema específico).

Flora Conjunto de espécies vegetais (plantas, árvores, etc.) de uma determinada região ou ecossistema específico.

L S 18

Lençol Freático Reservatório de água subterrâneo, formado pela infiltração da água das chuvas no solo, e que ocupa os seus poros e as fendas de rochas.

Sustentável Conceito que prevê a continuidade do desenvolvimento econômico, social, cultural e ambiental da sociedade humana, a fim de tornar possível a recomposição das agressões impostas à sociedade e ao ambiente. Para ser sustentável, um empreendimento humano deverá ser ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito.


CalendĂĄrio do Meio Ambiente

(Fonte: MinistĂŠrio do Meio Ambiente - www.mma.gov.br)

19


PRESERVAÇÃO AMBIENTAL O ambiente está sendo destruído, o planeta está ficando escuro. Se preciso, mude seu hábitos para mudar o nosso futuro.

Gardênia Kelly Fogaça Magalhães Vencedora do Concurso de Poesia realizado pelo Programa de Educação Ambiental. Moradora da Comunidade de Jardim. Aluna da 6ª série, do Colégio Municipal Ana Rosa Magalhães (Igaporã).

A quantidade de nossa água nos dá a informação que, se não a usarmos com consciência, no futuro não a teremos mais não. Este mundão castigado pela seca está pedindo água agora, pois quem antigamente sorria hoje por falta dela chora. Nós já não aguentamos mais esta triste agonia. É preciso mudar nossos hábitos Para obtermos melhorias.

20

Professora: Maria Ribeiro


A Cartilha Ambiental é uma publicação do Programa de Educação Ambiental do Complexo Eólico Curva dos Ventos. Empreendedor: Enel Green Power ­ www.enelgreenpower.com Realização: Complexo Eólico Curva dos Ventos, zona rural de Igaporã ­ Bahia. Execução: Papyrus Consultoria Ambiental Ltda ­ www.papyrusconsultoria.com.br Produção Editorial: Marcia Meneses Graphic Designers Edição e Redação: Joana Borges Projeto Gráfico: Marcia Meneses Ilustração: Leandro Marcondes Araújo Fotos: Eduardo Fattori Tiragem: 6.000 exemplares Distribuição Gratuita

esta cartilha agora é sua escreva a sua identi cação


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.