P&n110site

Page 22

Entrevista padronizada nos pontos de venda, quanto no que diz respeito à inteligência que o serviço oferece nos dados enviados no ponto de venda para a indústria. Além disso, diferente de outras empresas da área, a Smollan inclui uma estrutura dentro do cliente, que acompanha desde o processo de estratégia até a execução no ponto de venda. O comprometimento com a garantia de execução das estratégias e com os resultados traçados pelo marketing da contratante é tão grande, que a remuneração da Smollan é parcialmente pautada na conquista dos resultados esperados. A relação vai além da confiança. Sabemos que precisamos entregar o que é vendido, caso contrário, não teremos a remuneração variável. Revista Papelaria & Negócios - Como funciona? Jeferson Cheriegate – Pense, por exemplo, em uma situação em que a indústria tenha que reproduzir uma estratégia em 20 mil pontos de venda. A Smollan, por meio do fieldmarketing, permite essa padronização e garante a execu ção da estratégia com acompanhamento em tempo real. Isso porque, oferecemos parâmetros e processos para a realização das atividades, seja na arrumação da gôndola, exposição do produto, na venda, ou mesmo, no gerenciamento de produtos em estoque.

motor da Unilever, em todo o país. Seja no supermercado, hipermercado, farmácias ou cash & carry. Na Índia, há um case interessante que desenvolvemos para uma linha de maquiagem. Fomos responsáveis por toda a ativação da linha de produtos de beleza. Neste case, a empresa operou desde a questão dos displays em lojas, promotoras, updating de produtos e vendas, manutenção das ações de merchandising, treinamento para a equipe de promotoras, gerenciamento de estoque e competitividade da marca no mercado. Com a padronização da equipe e do discurso, entre as estratégias, ativou a marca no ponto de venda. Ou seja, a empresa foi responsável por toda a execução de estratégia criada e disseminou, dentro do organograma da Smollan, as metas e necessidades de exposição e presença “O fieldmarketing do produto no varejo. Com a estrutura surgiu para que o varejo montada foi possível reduzir em 14% o custo efetivo de operação, crescer as esteja mais próximo vendas em 99% e aumentar a presença de produto na gôndola, evitando a do consumidor e ruptura, de 50% para 80%.

tenha mais agilidade e assertividade na

execução da estratégia.”

Revista Papelaria & Negócios – Quais as ferramentas tecnológicas usadas para mensurar os resultados?

Jeferson Cheriegate – A tecnologia utilizada é um programa desenvolvido pela própria Smollan e de uso exclusivo da empresa. Por meio de smartphones, os colaboradores, especialistas em fieldmarketing, recebem as orientações para aplicação das estratégias no ponto de venda e saem a campo para executarem as estratégias traçadas. Após a finalização da execução do trabalho, o colaborador registra uma foto do ponto de venda trabalhado e reporta ao diretor de operação. O sistema armazena as informações do ponto de venda e gera relatórios de inteligência de mercado que permitem correções de rumo dentro do ciclo de vendas. O departamento de marketing da empresa tem acesso a esses relatórios e informações. Sem dúvida alguma, a tecnologia oferece benefícios, transparência na realização do trabalho e muita agilidade. Contudo, ela é apenas uma ferramenta de trabalho.

Revista Papelaria & Negócios – Há exemplos do fieldmarketing para citar? Jeferson Cheriegate – Aqui no Brasil ainda não possuímos equipe própria em operação, porém, há mais de dois anos suportamos a execução da Unilever e suas marcas no ponto de venda. Nossos sistemas e processos estão presentes em todas as lojas onde há pro-

22


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.