Paola Nicolai TFG

Page 29

TÉRREO O térreo da maioria dos edifícios de escritórios de São Paulo se caracteriza pela presença de uma grande entrada para pedestres e para veículos, sem qualquer outro desenho mais amigável ou presença de mobiliário para a utilização e permanência no espaço, tanto dos próprios usuários, quanto para pessoas que apenas estejam passando. A qualidade ambiental de um projeto não se encontra apenas no edifício em si, mas também na sua relação com o seu entorno urbano. Um térreo que oferece travessias, lugares de estar e até mesmo outros usos que extrapolam o meio corporativo, como culturais, constrói um dialogo muito mais eficiente com a cidade, alcançando outros níveis de sustentabilidade.

Térreo do Eco Berrini de Aflalo&Gasperini Fonte: aflalogasperini.com.br

Além disso, um desenho arquitetônico mais elaborado para o térreo tem a possibilidade de transformá-lo em um grande espaço de transição, responsável pela ligação climática entre o ambiente interno e externo, isto é, ele adapta o usuário na chegada ao edifício, evitando choques térmicos.

Térreo do Centro Empresarial Nações Unidas de Botti Rubin Fonte: aflalogasperini.com.br

29


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.