Experimentações Ético-Estéticas em Pesquisa na Educação

Page 239

total entrega ao grupo, de total exposição, mas já ousavam mais nos seus registros. Evidenciamos o efeito de observação da própria prática, quer ­ izer, o sujeito assume um princípio teórico da proposta do projeto d que é a de se constituir um investigador, um pesquisador da própria prática, trazendo o relato de como tem assumido esta questão, mas não diz que está olhando para a sua prática para analisar o seu trabalho, ele diz olhar para a sua atuação na sala de aula para escutar o seu aluno, as perguntas que ele faz ao estar envolvido com a pesquisa. No entanto, quando o professor diz sobre o que observou, é da sua postura que ele fala e não do aluno. Com isso, observamos um ­deslizamento de sentidos, onde o professor anuncia o que está fazendo, mas relata sobre o que não disse ter feito. Isso nos dá indícios de que o sujeito parece assumir uma posição de acolhimento à pesquisa na escola, quando nos baseamos na afirmação de Cunha e Prado (2007, p. 278) que diz: [...] uma vez que o/a professor/a: toma o seu trabalho como espaço-tempo de produção de conhecimentos e saberes; orienta uma questão relevante para o seu trabalho na escola; organiza informações, interroga e busca respostas; sistematiza e registra suas análises e reflexões; reorienta o seu trabalho e encaminha outras (e novas) questões e socializa sua produção com outros parceiros, ele faz pesquisa.

Outros efeitos que identificamos e que parecem apontar para um movimento no qual o professor está buscando significar a pesquisa no contexto da escola é o efeito de não saber orientar a pesquisa e o de entender a pesquisa como estudo de um assunto. Em outras palavras, o sujeito professor ainda não tem bem claro o que é fazer pesquisa na escola. Ele sabe o que implica o ato de pesquisar, mas não sabe como orientar o seu aluno na constituição do problema, na formulação das perguntas. Ele o orienta a pesquisar, buscar uma determinada temática, mas parece não saber como fazer para o aluno construir possibili-

Experimentações ético-estéticas em pesquisa na educação

239


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.