Memorial Projeto urbano

Page 8

Este trabalho vai à busca deste princípio: explorar alternativas e possibilidades que propiciem o homem viver em harmonia com a natureza, uma vez que ele é parte indissociável como ser biológico. Hoje a natureza está em crise. O capital que domina o mercado e a sociedade está afundando em si mesmo ou ao menos levando a tudo e a todos em sua vitória trágica. São Paulo é uma cidade desigual, poluída. É uma estrutura que não deu certo. As periferias, bordas ou franjas da cidade, são as que mais sentem estes reflexos, pois não são de interesse do capital, estão esquecidas. Mas é lá que vive a Dona Maria dos Anjos, líder comunitária que luta diariamente pela proteção dos mananciais da região e da mata remanescente; é de lá que também vem a água que abastece o centro da cidade. Centro financeiro, desenvolvido. É uma relação antagônica que, se pararmos para pensar, não faz sentido. O centro histórico, hoje, também é periferia, em grande medida.

homem e natureza sempre se encontram. O compromisso deste trabalho, portanto, é real com o território. Paisagem vem do francês paysage, que se compõe do nome pays, “país”, e do sufixo age, análogo francês do sufixo português “ada”. Paisagem é portanto um bocado ou uma porção de país, assim como o seria a palavra “paisada”. É possível construir paisagem? É possível entender a construção da dinâmica urbana através da utilização de sistemas naturais como estratégia de desenho e planejamento regional? Que forma tem o nosso aparato intelectual nesse jogo todo? O arquiteto pensa em ambos – forma e uso. Atuações do constructo efetivo, sonho realizado, ato-em-ação. A paisagem nada mais é do que um retrato de uma realidade ou a realidade em si mesma. A realidade de uma visão de mundo. A realidade de várias vidas. Porque, no fundo, tudo o que queremos é dar forma ao mundo para todo mundo.

Desde o início, foi entendido como um discurso rico o trabalho em um lugar onde os conflitos são realidade e os opostos são recorrência. As regras tradicionais ditadas e impostas desde o século passado não mais acompanham o processo social na qual a população está inserida. Há a necessidade da busca pelo novo. Para tanto, fundamenta o trabalho o ensaio de paradigmas alternativos nas relações homem x homem e homem x natureza, assumindo como urgência a flagrante situação de desequilíbrio ambiental e desigualdade social.

Mapa dos rios da cidade de São Paulo Fonte: Prefeitura do Estado de São Paulo I GeoSampa 14

Ato é ação. Sempre agimos por algo. Nos aproximando ou nos distanciando, criamos fricção entre nós, atores primários, com o outro e entre nós com o meio. Por embate ou por comunhão, 15


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.