14_

Page 1

NOSSAS INSPIRAÇÕES lá para ser visto, para ensinar, para debater e, sobretudo, para aprender. E desde a segunda edição do ‘’Anjos do Picadeiro’’ em São José do Rio Preto em 1998, passando por todas as edições em São Paulo, no Rio de Janeiro, Salvador e Florianópolis, lá estava o Rafael de Aquino. Quando chegava o próximo ‘’Anjos’’ eu já o procurava e sempre ficava feliz por reencontrá-lo. Ficava feliz porque Rafael para mim passou a representar o verdadeiro sentido daqueles encontros, pois mesmo sem estar convidado para participar da programação oficial, o que significa, sem direito a passagem, hospedagem e alimentação, ele sempre dava um jeito de estar lá. Aprendi com o Rafael a humildade em ser eterno aprendiz, e as portas sempre se abriram para ele porque ele sempre teve apenas uma única intenção, que era a mesma de nossos encontros: levar aquele conhecimento ao maior número de pessoas possível.

Vida Longa aos idiotas! Fotos: Divulgação

Eu sou Ator! Mas quando alguém na rua me pergunta o que eu faço na vida eu respondo: Para ser sincero, eu sou Palhaço. Sim, o circo me apresentou este “personagem”, porém, só mais tarde fui entender que não se tratava apenas de um personagem, mas de uma expressão de arte em si mesma, e desde que eu a conheci, só fiz mergulhar e me sujar na poeira da Palhaçaria. Sou de uma geração de atores que tiveram o teatro de rua, o circo, a comicidade popular e a arte do palhaço como principais matrizes de seus trabalhos. Grupos e trupes de teatro de rua e circo pipocaram pelo Brasil em meados dos anos 90. Uma cena vigorosa se consolidou ao logo dos últimos quinze anos e graças às leis de incentivo acabou produzindo dezenas de encontros, festivais, convenções, seminários, intercâmbios, publicações sobre o tema no país. De todos os encontros, o mais tradicional e importante, sem dúvida, é o “Anjos do Picadeiro – Encontro Internacional de Palhaços” (que tive a honra de ser criador ao lado do Teatro de Anônimo), principalmente por ter na base do seu conceito o intercâmbio, a troca entre palhaços do Brasil e do mundo. Os melhores palhaços da atualidade passaram pelos picadeiros dos “Anjos”. Mestres da palhaçaria, palhaços de vanguarda, palhaços terroristas, palhaços Zen, palhaços mudos, palhaços parlapatões, palhaços europeus, sul americanos, palhaços de circo, de teatro, de rua, de hospital, seja qual for a categoria ou estilo, ele estava

Marcio Libar

14

Cuti Cuti


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.