
2 minute read
Centro Médico: As Vacinas e as Variantes da Covid-19
AS VACINAS E A VARIANTE DA COVID-19
Quando um vírus se replica, é comum que apresente alterações em suas
Advertisement
características. Todos os vírus, incluindo o SARS-CoV-2, causador da Covid-19, evoluem com o tempo. Essas mudanças são chamadas de “mutações”. Um vírus com uma ou mais novas mutações é referido como uma “variante” do vírus original. Se um vírus circula por uma população causando muitas infecções, a probabilidade de mutação acaba sendo maior. Quanto mais oportunidades um vírus tem de se espalhar, mais ele se replica e maior se torna a chance de sofrer mudanças.
IMAGEM: ALVAREZ/ISTOCK QUAL O IMPACTO DAS NOVAS VARIANTES DO VÍRUS COVID-19 NAS VACINAS?
As vacinas Covid-19 que estão atualmente em desenvolvimento ou foram aprovadas, devem fornecer pelo menos alguma proteção contra novas variantes de vírus. Isso porque essas vacinas induzem uma ampla resposta imune, envolvendo uma gama de anticorpos e células. Portanto, alterações ou mutações no vírus não devem tornar as vacinas completamente ineficazes. No caso de qualquer uma dessas vacinas provar ser menos eficaz contra uma ou mais variantes, será possível alterar a composição das vacinas para manter a eficácia. Os dados continuam sendo coletados e analisados em novas variantes do vírus Covid-19. A OMS está trabalhando com pesquisadores, autoridades de saúde e cientistas para entender como essas variantes afetam o comportamento do vírus, incluindo seu impacto na eficácia das vacinas, se houver. Precisamos concentrar nossos esforços para impedir a disseminação do vírus e, ainda, para prevenir mutações que possam reduzir a eficácia das vacinas já em circulação. Caso haja um aumento

das variantes, os fabricantes terão de se ajustar à evolução do vírus Covid-19. Por exemplo, as vacinas podem precisar incorporar mais de uma cepa quando em desenvolvimento, podem ser necessárias injeções de reforço e, ainda, outras alterações na vacina.
COMO PODEMOS PREVENIR NOVAS VARIANTES FUTURAS DO VÍRUS COVID-19?
Continuam valendo as medidas atuais para reduzir a transmissão: incluindo lavar frequentemente as mãos, usar a máscara, praticar distanciamento físico, boa ventilação e evitar lugares lotados ou ambientes fechados. Essas medidas continuam a trabalhar contra novas variantes, reduzindo a quantidade de transmissão viral e, portanto, reduzindo também as oportunidades para o vírus mutante. Aumentar a produção de vacinas e distribuí-las o mais rápido possível também serão formas fundamentais de proteger as pessoas antes que sejam expostas ao vírus e ao risco de novas variantes. Deve-se dar prioridade à vacinação de grupos de alto risco em todos os lugares para maximizar a proteção global contra novas variantes e minimizar o risco de transmissão. À medida que mais pessoas são vacinadas, esperamos que a circulação do vírus diminua, o que levará a menos mutações.
POR QUE É IMPORTANTE SER VACINADO MESMO SE HOUVER NOVAS VARIANTES DO VÍRUS?
As vacinas são uma ferramenta crítica na batalha contra o Covid-19, e há benefícios claros para a saúde pública e salvamento de vidas no uso das ferramentas que já temos.
NÃO DEVEMOS ADIAR A VACINAÇÃO POR CAUSA DE NOSSAS PREOCUPAÇÕES SOBRE NOVAS VARIANTES!
Devemos prosseguir com a vacinação, mesmo que as vacinas possam ser um pouco menos eficazes contra algumas das variantes do vírus Covid-19. Precisamos usar as ferramentas que temos em mãos, mesmo enquanto continuamos a aprimorá-las. Estaremos todos seguros apenas se todos estiverem vacinados.
• Fonte:
Serie Vaccines Explained, da OMS. Dra. Márcia Cavalheiro Bento - CRM 79638 Médica Responsável Técnica do Centro Médico do Clube Paineiras do Morumby