2 minute read

A pandemia e a era do TikTok

Next Article
Biblioteca

Biblioteca

Com o isolamento social, resultante da pandemia causada pelo novo coronavírus, grande parte da população mundial acabou ficando confinada em casa nos últimos meses, no período chamado de quarentena, a fim de conter a disseminação do vírus. Esse cenário

acabou sendo palco para o surgimento de um aplicativo que se tornou um fenômeno de entretenimento para muitas pessoas: o TikTok.

Advertisement

O aplicativo chinês apareceu com a missão de criar um espaço livre para a criatividade, possibilitando a criação e compartilhamento de vídeos curtos e animados com o auxílio de uma interface simples, que torna o processo de edição mais acessível. O TikTok oferece diversas possibilidades, como a inserção de músicas de fundo, efeitos especiais, filtros e recursos de dublagem e desafios. Tudo isso ajudam a acalmar a apreensão que cerca todos durante esses tempos difíceis.

Essa liberdade de formato e o apelo cômico estão atraindo novos usuários a todo momento. No Brasil, já são cerca de 7 milhões de usuários cadastrados na rede, compartilhando, curtindo e gravando vídeos diariamente. O tempo que as pessoas passam na rede também só faz aumentar.

IMAGEM: VIEWAPART/ISTOCK

A PANDEMIA E A ERA

E VOCÊ, ESTÁ NO TIKTOK?

De acordo com pesquisa realizada pela Ipsos, o TikTok é conhecido por 95% dos consumidores brasileiros e, dos usuários que baixaram o aplicativo, 77% são consumidores de conteúdo, enquanto 23% assistem e produzem conteúdo próprio. O estudo “TikTok Na Estratégia de Comunicação” foi feito com 300 pessoas em um painel online no último ano.

Atualmente, é a quarta rede social com mais usuários no mundo, com 800 milhões de contas cadastradas. E, apesar de ter perfis de todas as idades, grande parte dos registros são de pessoas entre 13 e 24 anos, público de grande interesse para a área da educação.

TIKTOK NA EDUCAÇÃO

A utilização de recursos digitais nas aulas tem sido cada vez mais constante no modo de ensino dos professores, seja em aulas presenciais ou virtuais. A área da educação também pegou carona no sucesso e nas funcionalidades do TikTok, já que o aplicativo permite o estudo e a assimilação do conhecimento de maneira plural, caracterizando a chamada transdisciplinaridade. Além de abordar a contextualização entre as diferentes áreas de conhecimento, o conceito de transdisciplinaridade refere-se a uma prática de ensino que reconheça os diversos meios de estímulo e desenvolvimento cognitivo dos alunos para além dos recursos tradicionais, como livros, textos e questionários.

Por fim, a rede social tem uma política de segurança que filtra conteúdos inapropriados, além de impedir a manifestação de mensagens de ódio e cyberbullying. Outro ponto de destaque é que o TikTok permite que a família controle o tempo de acesso à rede, caso julgue que os adolescentes estão passando muito tempo na plataforma.

IMAGEM: ANATOLIY SIZOV /ISTOCK

This article is from: