
3 minute read
Secretaria esclarece sobre serviços de tapa-buraco e recapeamento
A má conservação do asfalto nas ruas da Lapa, Leopoldina, Perdizes e Pompeia é um dos principais alvos de reclamações encaminhadas ao JG pelos moradores dessas regiões. Tendo em vista os transtornos causados pela falha nesse tipo de serviço, a redação procurou a Secretaria das Subprefeituras, responsável pela execução dessas obras, para pedir esclarecimentos e um balanço do que foi executado até agora.
De acordo com a secretaria, “o serviço de tapa-buraco é ininterrupto na cidade e a prioridade é dada seguindo a ordem das solicitações feitas pelos munícipes no Canal SP156”. Por meio da assessoria de imprensa, a SMSUB informou que os trabalhos nos bairros sob administração da Subprefeitura Lapa constam no cronograma de zeladoria e que, neste ano, de janeiro a junho, foram tapados 749 buracos na região. Este número chegou a 2070 em 2022. A secretaria também ressalta que todos os reparos feitos na cidade são regidos pelo Manual de Especificação Técnica para a Operação Tapa-Buraco. O documento traz especificações técnicas, como o “requadramento”, ação na qual se recorta um quadrado maior do que o buraco, corrigindo não apenas a erosão, mas toda a parte comprometida em volta do perímetro, garantindo a maior durabilidade do serviço - nunca antes realizado na cidade. “A execução dos serviços conta com equipamentos mais modernos, como o caminhão térmico capaz de manter a temperatura adequada da massa asfáltica, a adoção de nova logística de operação que torna os procedimentos mais eficientes e o treinamento das equipes que realizam os serviços”, informa a SMSUB. Já em relação ao Programa de Recapeamento, a secretaria esclarece que o serviço também ocorre diariamente na capital. Desde o início do ano, de acor-
Advertisement
Lapa Mundi
Nova Lei do Zoneamento 1
Por Greg Mattos com colaboração da redação Críticas, elogios e sugestões Contato: redacao@jornaldagente.inf.br
Oficial do dia 25 de julho, pedido de concessão feito pela Associação Beneficente Realize Vida. A entidade pretendia firmar parceria com a Prefeitura na área da Educação (creche).
Informação bloqueada do com a assessoria de imprensa, foram finalizadas a requalificação de 10 trechos na região da Lapa e mais cinco estão em execução. Para conferir as vias contempladas no recape, basta acessar: https:// www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/subprefeituras/noticias/?p=343936

A SMSUB conta, hoje, com um Sistema de Gerenciamento da Zeladoria (SGZ), uma plataforma integrada que monitora diversos serviços de zeladoria, dentre eles o tapa-buraco. “Anteriormente, a identificação desses processos era realizada de forma manual e burocrática. No entanto, com o uso da plataforma, as solicitações feitas pelos munícipes por meio do SP156 são analisadas e determinadas as equipes para executar o trabalho”, informa a secretaria.
A plataforma permite a integração com sistemas já desenvolvidos por órgãos públicos, como o GeoSampa, GAIA e o Geoinfra, proporcionando informações rápidas e precisas para que as subprefeituras possam tomar decisões. Isso inclui a disponibilidade de mapas de calor de cada distrito, que identificam os problemas mais comuns e determinam a ordem de execução das solicitações. Além disso, o SGZ possibilita a análise dos contratos de empresas terceirizadas, verificação do empenho necessário e do orçamento disponível para a realização do serviço.
Agosto marca o início das audiências públicas da Revisão da Lei Municipal nº 16.402/2016, que disciplina o Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo (Lei do Zoneamento). O primeiro encontro virtual está marcado para o dia 5 de agosto (sábado), às 9h pela Plataforma Eletrônica - Microsoft Teams Link: https://teams.microsoft. com/l/meetupjoin/19%3ameeting_ NmE4NWVkM2YtMjAyOC00YWY4LW I3YjctMWY3 .
Nova Lei do Zoneamento 2
As normas propostas para as regiões Centro e Oeste serão debatidas na Audiência Pública Regional que acontecerá na terça-feira, 8 de agosto, às 18h30, também de forma virtual pela Plataforma Microsoft Teans. Link: https://teams.microsoft. com/l/meetupjoin/19%3ameeting_ MDUxN2ZlYTEtM2MyNi00MWI2LTliODItNGViMDB
Licitação na Sepetiba
A Comissão de Licitação de Obras da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) divulgou o nome da empresa que ficará responsável pela construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) na Rua Sepetiba. A vencedora do processo de licitação é a FP Projetos Empreendimentos, que assinará com a SMS contrato no valor de R$ 10,1 milhões. A nova UBS ocupará terreno público (antigo CDC) de 1.100 metros quadrados, substituindo a unidade que hoje funciona em acanhado imóvel na Rua Catão.
Pedido negado
O terreno municipal que receberá a nova UBS foi alvo das atenções da Secretaria Municipal de Gestão, que negou, com despacho no Diário
O CADES Lapa (Conselho Regional do Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz da Subprefeitura Lapa) depara-se com bloqueio de informação sobre o andamento dos serviços de remoção do entulho existente no terreno da Subprefeitura Lapa na Vila Jaguara, local que deverá receber o pátio de compostagem de resíduos de feiras livres e podas de árvores, equipamento hoje localizado em área municipal na Lapa de Baixo. O processo eletrônico, que pode ser acompanhado pelo Portal de Processos da Prefeitura, está com acesso restrito, ou seja, as informações públicas ficam indisponíveis.
Obra travada
No terreno da Lapa de Baixo, também pertencente à Subprefeitura Lapa, serão construídas 1.500 unidades habitacionais via Parceria Público Privada (PPP), cujas obras, autorizadas em 2020, não saem do papel, por conta da não desocupação do terreno por parte da Prefeitura. No local, além do pátio de compostagem, funciona uma unidade de albergamento da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMADS). A previsão é que SMADS deixe o local em outubro, quando termina a Operação Baixas Temperaturas.
Arraial final
Para fechar as comemorações julinas, a Zona Oeste recebe o Arraial Gastronômico, no Parque da Água Branca. O evento acontece neste final de semana, 29 e 30, das 9h às 19h. Av. Francisco Matarazzo, 455.
Segurança alimentar
A Prefeitura realiza, nos dias 4 e 5/8, a VIII Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional, com o tema “Políticas de enfrentamento à fome e o fortalecimento do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional”.
