
3 minute read
Contaminação na antiga garagem da CMTC terá novo laudo
Lapa Mundi
Sintonia fina
Advertisement
Frente Parlamentar
De propriedade da Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (Cohab), o terreno público de 30 mil m² na Avenida Imperatriz Leopoldina, que durante muito tempo serviu de garagem de ônibus da extinta CMTC, passa por um novo estudo ambiental. O objetivo desse processo é avaliar o real nível de contaminação do solo e águas subterrâneas e, assim, balizar os procedimentos de remediação da áreaonde serão construídas, via Parceria Público Privada (PPP), cerca de 1.000 moradias, sendo mais de 700 destinadas para famílias com renda entre três e seis salários mínimos.
A descontaminação do solo é etapa fundamental no projeto que a Cohab tem para esse grande terreno. A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), agência do governo do Estado de São Paulo, que, dentre outras funções, fiscaliza e monitora áreas contaminadas, exige da Cohab uma série de procedimentos que precisam ser cumpridos previamente à construção das moradias, pois não há como erguer prédios em solo contaminado.
Em nota enviada ao Jornal da Gente, a Cohab diz que “de acordo com as normas vigentes, foi necessária a atualização dos estudos ambientais que estão sendo executados pela concessionária vencedora do lote 11 da PPP (Consórcio Uno). Uma vez concluídos, serão submetidos à CETESB, junto com o respectivo plano de intervenção atualizado. Superada essa fase, os trabalhos de remediação serão iniciados”.
Processos de descontaminação, por mais simples que sejam, implicam em custos, que, segundo a Cohab, referindo-se ao terreno da Avenida Imperatriz Leopoldina, ´”só poderão ser definidos após a conclusão dos estudos ambientais, bem como do plano de remediação”.
Do total da área em questão, 1/3 (10 mil m²) estava reservado para a construção de mais de 400 unidades habitacionais via PIU Leopoldina, Projeto de Lei (PL) aprovado na quarta-feira, 7, pela Câmara Municipal. No entanto, o texto final do PL indicou que tais unidades não mais serão implementadas no terreno da Cohab, mas sim em área privada do Grupo Votorantim), na Avenida Manuel Bandeira, nas proximidades do Carrefour. Cabe à Cohab definir qual uso será dado aos 10 mil m² liberados pelo PIU.
Importante mudança administrativa na Prefeitura de São Paulo envolve dois personagens bastante conhecidos na região da Lapa. A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), comandada pela ex-subprefeita na gestão Kassab, Soninha Francine, passa a incorporar toda a estrutura, atribuições e serviços da Secretaria Executiva de Abastecimento (Sebast) e da Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan), sob a tutela do também ex-subprefeito Carlos Fernandes (gestões Kassab e Doria).
“Essa mudança permite coordenar melhor os esforços da Prefeitura em Direitos Humanos, avaliar o impacto de cada programa, ampliar a cobertura e elevar a qualidade”, afirma Soninha, que assim como Fernandes pertence aos quadros do Cidadania.
Segurança Alimentar
Rumo à 8ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional da Cidade de São Paulo, a Zona Oeste se prepara para a etapa preliminar do evento. A Pré-Conferência Oeste está marcada para o dia 16 de junho. A etapa municipal acontecerá nos dias 4 e 5 de agosto de 2023 e terá como tema “Políticas de enfrentamento à fome e o fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) no Município de São Paulo”.
Adeus ao ninho
O PSDB perdeu mais um expressivo nome na política paulistana. O ex-vereador e atual secretário adjunto de Esportes, Claudinho de Souza, que integrava os quadros do partido desde a fundação (1988), anunciou sua filiação ao Podemos.

Por iniciativa do deputado estadual Luiz Claudio Marcolino (PT), morador da Vila Leopoldina, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) conta, desde 1º de junho, com a Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia, Inovação e sua integração com o Mercado de Trabalho. A proposta é contribuir e definir novas diretrizes e ações de incentivo que favoreçam a inclusão, de maneira efetiva, dos cidadãos paulistas no processo de inovação no estado, “proporcionando oportunidades de emprego para pessoas de baixa renda, para que os avanços tecnológicos também signifiquem avanços sociais e de qualidade de vida”, afirma Marcolino.
Conseg
Na segunda-feira, 12 de junho, das 19 às 21 horas, acontece a reunião mensal do Conselho de Segurança (Conseg) Leopoldina. A reunião presencial – que também será transmitida na página do Facebook da entidade (Facebook/consegleopoldina) - será realizada na Rua Ministro Silva Maia, 40, no Jardim Humaitá (Igreja de São Joaquim).
Café contábil
A Distrital Oeste da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) organiza encontro voltado para contadores, advogados e paralegais com foco nas atualizações sobre os processos da JUCESP. Dia 14 de junho, das 19h às 21h. Rua Pio XI, 418Alto da Lapa. Inscrições: (11) 31803691. Email: doeste@acsp.com.br.
Vacinação antigripe
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) prorrogou por tempo indeterminado a vacinação contra influenza na cidade de São Paulo para toda população acima dos 6 meses de idade. O objetivo da ampliação é atualizar a situação vacinal e aumentar a cobertura contra a gripe. A vacinação contra o vírus influenza acontece em todas as UBSs, com funcionamento de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h. Desde o início da campanha nacional dia 10 de abril, foram aplicadas na capital mais de 1,7 milhão de doses da vacina.

Gente
» O Colégio Pré-Médico realizou no sábado, 3, sua tradicional festa junina. Recepcionando os convidados, o diretor do colégio, Gerson Nunes, acompanhado da família: a esposa Camila Porto, a filha Carla Nunes e a mãe, Wanda Nunes.


Foto: Divulgação