2 minute read

C o MU nid A de Rompendo preconceitos

Livro escrito por Felipe de Castro e Ian Guedes, informa de forma clara e simples como extrair o óleo de cannabis, medicamento de eficácia comprovada para várias patologias.

A obra teve campanha de financiamento coletivo promovida pela Accura – Associação de Pesquisa e Apoio a Cannabis Cura, a ONG fundada em 2018 tem como finalidade representar os interesses de pacientes que fazem ou querem fazer uso da terapia cannábica. A associação busca levar e trazer mais conhecimento e informação para a área de cannabis medicinal, em crescimento no Brasil. “É o primeiro livro sobre a extração artesanal de cannabis no Brasil. O autocultivo precisa ser considerado para os pacientes medicinais, e com informação de qualidade, conseguiremos tornar isso uma realidade no

Advertisement

Brasil”, explica Paula Zomignani, presidente da ONG, que tem sede na Vila Madalena.

“Para cultivar e extrair o óleo legalmente, é preciso uma autorização judicial, hoje no Brasil. O maior gargalo no acesso de pacientes à terapia cannábica é que apenas cerca de 2% dos médicos ativos prescrevem o medicamento atualmente. O remédio tem eficácia comprovada em patologias como: esclerose múltipla, epilepsia, Parkinson, fibromialgia, ansiedade, depressão, dores crônicas, entre outras”, lembra Ian.

A linguagem do livro é metódica, clara e didática, sobre o processo de extração do óleo. Os autores são membros e colaboradores da Accura. Felipe de Castro é designer e responsável pela área de Pesquisa e Desenvolvimento na ONG. Em 2016 criou a Grow inBox, marca de estufas domésticas, e desde então tem se dedicado à criação de ambientes de cultivo protegido. Atua na Accura projetando áreas de cultivo e no desenvolvimento de técnicas de extração de cannabis. O administrador Ian Guedes, é paciente medicinal de cannabis terapêutica, é Coordenador Geral e fundador da ACCURA. Administrador profissional com mais de 10 anos de experiência na direção de uma clínica médica, Permacultor, Reikiano, formado em nutrição e cultivo de plantas em ambientes protegidos pela EACEA e estuda a recuperação biológica de solo na Soil Food Web, cultiva a cannabis há mais de 12 anos e é consultor em cultivo de cannabis medicinal.

Paula esclarece que “todo paciente para fazer uso medicinal do óleo de cannabis precisa ter prescrição médica e pode ter acesso via importação, farmácias ou através de associações de pacientes”.

“O consumo medicinal de cannabis é igual a qualquer outra substância terapêutica: precisa ser monitorado por um médico. Nosso livro ensina como extrair o óleo da cannabis medicinal. O fato do consumo dos canabinóides serem prescritos e acompanhados pelo médico é o que difere o uso medicinal do uso recreacional”, explica Felipe.

O capítulo do livro relacionado ao sistema endocanabinóide, é validado pelo médico Dr. José Wilson Andrade, ortopedista, especialista em sistema canabinóide e diretor técnico da associação. Já o processo autoral de extração, é validado pelo farmacêutico Murilo Chaves Gouvêa, do Instituto Cuidy de Pesquisa e Desenvolvimento, empresa que analisa os canabinóides das extrações e inflorescências da Accura.

O livro custa R$ 159 e está disponível na Livraria da Vila (Rua Fradique Coutinho, 915) e a versão digital pode ser adquirida no site da Accura. (GA)

Livro Método Accura de Extração de Cannabis Medicinal

De Felipe de Castro e Ian Guedes Accura - Associação de Pesquisa e Apoio a Cannabis Cura Telefone 95357-6240 (Whatsapp) accura.org.br @accura_brasil

This article is from: