2 minute read

Ação e mural contra a fome

Por ocasião da Páscoa, artista da street-art, chef de cozinha, pastor e padre se uniram para oferecer um almoço para 120 pessoas em situação de vulnerabilidade.

O mais novo mural do artista Eduardo Kobra, Fraternidade, inaugurado em 9 de abril, chama a atenção de todos os que passam na rua Cardeal Arcoverde, em frente à Praça Benedito Calixto, em Pinheiros.

Advertisement

O mural que mede 62,7 m de extensão por 7,6 m, ocupa o muro da Paróquia São Paulo da Cruz, mais conhecida, como Igreja do Calvário. Foi neste lugar com o projeto Muros das Memórias, com cenas de uma São Paulo antiga que a carreira de Kobra deslanchou. Kobra começou pixando e grafitando pela cidade. Hoje, Kobra e seus imensos e coloridos murais estão espalhados pelo mundo e é um artista valorizado. Alguns desses murais estão na

Vila Madalena e Pinheiros. Atualmente, a parede da Igreja do Calvário na Henrique Schaumann ostenta o mural Coexistência (2021), onde crianças de cinco religiões, usando máscaras é uma homenagem à quem se vacinou e aos profissionais de saúde.

Para executar o mural Fraternidade, Kobra e equipe tiveram a colaboração dos padres responsáveis pela Igreja do Calvário, e convidaram o chef Henrique Fogaça e o Pastor Rica que mantêm o projeto Cracolândia – da pedra para a rocha e trabalha há anos com a população vulnerável da Cracolândia, no centro de São Paulo, para um almoço para 120 pessoas em vulnerabilidade social, na inauguração do mural.

Fraternidade remete à fome. São duas mãos unidas por um prato de comida. A mão que faz a entrega, tem o estilo artístico e característico do Kobra, com muitas cores. A mão que recebe tem um mapa mundi, e representa, na visão do artista, o problema da fome no planeta. “Se o mundo fosse diferente eu não falaria da fome. Basta andar pelas cidades brasileiras e do mundo, onde se vê famílias morando nas ruas, em situação de fome e de desemprego, o resultado final é a desigualdade social”, diz Kobra.

Ao ser convidado por Kobra para participar dessa ação, o chef de cozinha Henrique Fogaça, dono dos restaurantes Sal Gastronomia e Cão Véio e conhecido do público por ser um dos jurados do reality Masterchef, diz que “aceitei na hora e sempre que posso participo dessas ações. Fiquei feliz, é um trabalho muito importante dentro da cidade de São Paulo. Nesta Páscoa, servimos um almoço para 120 pessoas e é um momento de alegria para quem recebe e também para nós. Que a data inspire mais pessoas”, disse o chef ao site Conexão Planeta. Além de cozinhar, Fogaça conseguiu todos os alimentos que serviu no almoço de Páscoa. No cardápio teve polenta e ragu de linguiça, moqueca de banana da terra e peixe branco com farofa com pimenta dedo de moça e brigadeiro com calda de chocolate, de sobremesa.

O padre Norberto Brocado, responsável pela Igreja do Calvário, além do apoio ao Kobra também cedeu o salão paroquial para o almoço. Disse que participou com alegria dessa ação, “com ousadia e esperança. Creio que a arte do Kobra gera mais solidariedade e fraternidade entre as pessoas. E que o painel seja para Pinheiros e cidade um sinal de que é possível ter um novo jeito de nos doarmos e sermos fraternos”.

Outro participante, o pastor Rico, do projeto Cracolândia, levou as 120 pessoas para o almoço e contou com a colaboração dos voluntários do projeto que ajudaram na organização e serviram os moradores em situação de vulnerabilidade.

A ação de Páscoa uniu pessoas e mostrou ser possível exercer a solidariedade com os mais frágeis. (GA)

This article is from: