jornaldapaz

Page 1

Jornal da paz (diga não a violência)

Um menino de 6 anos foi agredido por um adolescente de 14 no Colégio de São Bento, um dos mais tradicionais do Rio, na quinta-feira dia 1 de junho de 2011. A briga virou caso de polícia. Polícia intimou a supervisora Baseada em relatos do filho e de dois amigos, a advogada Viviane Azevedo, 34, conta que o menino brincava no pátio da escola quando o adolescente passou, com mais três amigos. Segundo ela, o filho perguntou se podia brincar com eles. Como resposta, recebeu xingamentos e agressões: foi derrubado três vezes no chão, batendo com a cabeça. Enquanto apanhava, os outros adolescentes seguravam os dois amigos que o acompanhavam para impedir que buscassem ajuda. A criança ficou desacordada no chão e, quando recobrou a consciência, pediu socorro. Não havia funcionários do colégio no pátio, segundo a mãe. O menino sofreu luxações na lateral esquerda da cabeça e na nuca, além de um corte na testa. "Fomos buscá-lo e de lá o levamos para um hospital. Só depois ele nos contou que havia sido agredido por um adolescente de 14 anos." Os pais registraram queixa, decidiram mudar o filho de escola e pretendem processar o colégio e os responsáveis pelo adolescente. Segundo Viviane, o agressor foi punido com um dia de suspensão. Os outros adolescentes não foram punidos. A reitoria do São Bento diz que "a avaliação sobre o incidente levou, num primeiro momento, à decisão educativa de advertir o aluno causador do acidente e aplicar a sanção educativa de suspensão". A escola não revelou a identidade do agressor. Na tarde de anteontem, pais revoltados com a situação se reuniram no colégio para pedir providências.


Valéria de Aragão Sádio, da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, intimou a supervisora pedagógica a prestar depoimento na sexta. Pediu ainda informações sobre o adolescente, para que ele possa ser ouvido em casa. Caberá à Vara de Infância e Juventude decidir se ele será punido.

O grupo sacode as grades de ferro, lança bombas (tipo cabeça-de-negro) nos corredores, que explodem e estremecem as paredes do prédio. Grita, simulando uivos de animais, xinga e faz ameaças a quem ousa entrar na sua frente. Parece rebelião em um presídio, mas são atos de alunos rebeldes, relatados por professores de ensino médio e fundamental em um detalhado dossiê sobre violência nas escolas do Rio.

Em 2009 um menino estava brincado com os seus colegas e um menino empurrou ele e ele bateu a cabeça em um ferro e ele teve que levar 3 a 2 pontos na cabeça. Um professor agredia as crianças pegava os cadernos delas e se tivesse tudo errado ele pegava a régua e batia na mão das crianças . Teve uma criança que estava com medo do professor, o professor fingia que ia dar o caderno e a criança ia quando a criança estava perto ele puxava pelo braço e batia na criança. A policia esta tentando descobrir quem e esse professor, pelas câmeras que tem na escola.

Aline


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.