Álbum Brusque 150 Anos

Page 9

brusque - 150 anos de história

Apoio Cultural: Havan.

Terra à vista!

Entre remos e canoas, chegam os primeiros colonos alemães

28

29

30

31

A vida não era fácil naqueles tempos. Vejamos: mata virgem, falta de pontes, total desconhecimento da região por parte dos colonos, falta de estradas, clima subtropical úmido, mosquitos, insetos dos mais variados, cobras venenosas, onças, enfim, um local onde tudo era novo e assustador. Ao mesmo tempo, inspirava sonhos e vontade de prosperar. Os imigrantes, recém-chegados da Europa, tiveram que encarar, logo no primeiro ano na Colônia, duas cheias do rio ItajaíMirim, embora os colonos estivessem protegidos junto aos seus ranchos, localizados nas partes mais altas

Temos aqui o primeiro mapa da Colônia Itajahy. Localize o Itajaí-Mirim, siga rio acima até os primeiros ranchos construídos para abrigar os colonos recémchegados (assinalados no mapa). Observe o “Caminho Novo”, primeira via de comunicação aberta na Colônia. Observe também o caminho construído ao lado do rio, na direção da cidade de Guabiruba (atual rua Hercílio Luz). A cruz indica o local escolhido para a construção do templo católico. Você acaba de chegar à sede da Colônia Itajahy. (Cabral, p.43)

32

33

Registro para a posteridade. Família reunida e fazendo pose, pois fotógrafo não aparecia todos os dias. Temos aqui a família Morsch, que junto com o Barão von Schneeburg, desembarcou na Colônia Itajahy naquele 4 de agosto de 1860. Quantas histórias e aventuras para contar. ASAB. “Jacó Morsch, natural da Prússia, contava com 36 anos quando chegou à Colônia Itajahy junto com a primeira leva de imigrantes e trazia consigo a esposa Cristina Amália Flecker, de 32 anos e os filhos: Francisco (6 anos); Henrique (3 anos); 1 menor, recém-nascido e não batizado. Como profissão consta que era lavrador e professava a fé católica.” (CABRAL, p.307)

Neste desenho, baseado no cotidiano de uma família de colonos, por volta de 1860, é possível perceber as dificuldades enfrentadas pelos imigrantes. Difíceis tempos aqueles. Sem mercados, farmácias, médicos, estradas e vizinhos próximos, tudo tinha de ser feito pelos integrantes da família. Ilustração Aldo.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.