Álbum Brusque 150 Anos

Page 34

brusque - 150 anos de história

Apoio Cultural: Remy Automotive.

Brusque, terra de ilustres músicos e de

muita musicalidade As sociedades recreativas sofreram atribuições que ultrapassaram muito a finalidade de mero divertimento. Destacavam-se entre elas as sociedades de Canto, de Ginástica e as de Tiro. Vinculadas a elas existiam grupos teatrais, pequenas orquestras e bandas de música e grupos folclóricos. Seu objetivo mais sério: manter viva a língua e a cultura germânicas. A arte do canto foi uma atividade cultural muito cultivada pelos imigrantes alemães. Vemos aqui os integrantes da Sociedade de Cantores (Gesangverein Sängerbund), regido pelo professor Moritz Lehmann. Fundada em 22 de julho de 1896, sua finalidade principal era a prática do canto coral, masculino, a quatro vozes, embora seu corpo social fosse composto por vários sócios-cantores. Encerrou atividades por volta de 1938, provavelmente por causa da campanha nacionalista da Era Vargas, que proibiu o uso da língua alemã e o nome de instituições em língua estrangeira. ASAB.

160

161

162

163

164 Maestro Edino Krieger - Nascido em Brusque a 17 de março de 1928, de ascendentes alemães e italianos por parte do pai Aldo Krieger e portugueses e índia por parte da mãe Gertrudes Régis, iniciou estudos de violino aos sete anos com seu pai. Compositor respeitado internacionalmente, com uma vida inteira dedicada à música, foi criador das Bienais de Música Brasileira Contemporânea, diretor de música da Funarte, presidente do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, presidente da Academia Brasileira de Música por duas gestões e diretor da Sala Cecília Meireles. Com peças orquestrais, música de câmara, peças para piano, obras para coro à capela e outras, o ecletismo de Edino Krieger perfila-se na história brasileira ao lado da música sacra do padre José Maurício, da ópera de Carlos Gomes e do modernismo nacionalista de Villa-Lobos. AIAK.

165

Entre alfaiates e marceneiros, a música nasceu com bela entonação. Este grupo musical era formado de cinco irmãos Krieger (Aldo, Érico, Oscar, Axel e Nilo) todos alfaiates e cinco Diegoli (Primo, Augusto, Aníbal, Rudi e Ivo) todos marceneiros. Para ficar mais emocionante, os primeiros eram de Religião Evangélica e os segundos de Religião Católica. O Jazz Band América nasceu em 1929 e foi o primeiro grupo de Jazz em Brusque. ASAB.

Maestro Aldo Krieger, violinista, compositor e regente. Nasceu em Brusque no dia 5 de julho de 1903 e foi o primeiro filho do casal Gustavo e Adelaide Krieger. Aldo seguiu a profissão do pai: tornou-se alfaiate. Porém, foi a música que o encantou. Aos sete anos começou seu aprendizado formal de música com o professor alemão Reinhard Graupner. Ao longo de sua vida muitos foram os seus feitos no mundo musical: criou a Jazz Band América; em 1951 fundou o Orfeão Juvenil “Amadeus Mozart”, e em 18 de novembro de 1954 promoveu a instalação do Conservatório de Música de Brusque. Dentre as suas obras constam o Hino do Centenário de Brusque, convertido anos depois em Hino de Brusque, além de várias outras. Depois de 10 anos de dedicação à música na capital catarinense, Aldo Krieger retorna definitivamente a Brusque. Faleceu em 12 de outubro de 1972, aos sessenta e nove anos. (Óleo sobre tela de Eusébio Maestri – AIAK).

História musicada Na década de 1950, Aldo ingressa no curso de Canto Orfeônico do Conservatório Nacional onde foi aluno de VillaLobos. Recebeu, junto com os demais colegas de curso, a tarefa de compor uma música cuja partitura seguisse o desenho da Serra dos Órgãos e do pico Dedo de Deus. Os trabalhos iam sendo apresentados, um a um, e o célebre professor ia criando conceitos bem-humorados para atribuir a cada aluno: “amigo do macaco”, “amigo do cachorro”... Por último, o brusquense se desculpa, justificando-se por não ter cumprido a tarefa à risca: ele havia feito as “sombras” das montanhas, transformando-as em contracanto. O efeito do coro em duas vozes impressionou o mestre, que festejou o resultado que ouvira. Villa-Lobos concedeu seu conceito a Aldinho: “amigo de todos nós”.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Álbum Brusque 150 Anos by P1 Design - Issuu