2 minute read

Higiene oral

por Lara Ribeiro Gonçalves, Médica Dentista

Já parou para pensar que os dentes que surgem quando nós somos crianças deverão acompanhar-nos para o resto das nossas vidas? Tendo esta ideia sempre em mente deve ter uma higiene cuidada e nunca descurar a marcação de uma consulta no seu Médico Dentista.

Advertisement

Uma higiene cuidada passa por realizar uma escovagem eficaz, com movimentos circulares, durante 2 minutos, 3 vezes ao dia, após as refeições principais (pequeno-almoço, almoço e jantar). Para a escovagem, deve usar uma escova suave ou média e uma pasta dentífrica fluoretada, com o mínimo de 1450 ppm de flúor. Deve-se sempre aconselhar com o seu Médico Dentista para que a escolha da escova e da pasta dentífrica seja adequada ao seu biótipo gengival e características dentárias. Antes de deitar, deve passar o fio ou fita dentária, de preferência encerado, em todos os espaços interdentários, num movimento deslizante, dentro da gengiva e nunca puxando ou fazendo pressão exacerbada, uma vez que se pode magoar. Caso haja espaços interdentários grandes e que o fio não funcione de forma consistente, opte por um escovilhão interdentário com cerdas suaves e com o calibre adequado ao espaço existente. A língua deve, também, ser higienizada com recurso à escova ou a um raspador lingual, fazendo movimentos de raspagem de dentro para fora. Para finalizar a sua rotina de higiene oral, bocheche, durante 1 minuto, com um colutório diluído em água. Caso tenha coroas sob implantes, pontes fixas ou próteses fixas sob implantes é aconselhado que passe no espaço entre a sua gengiva e a prótese um jato de água, de modo a remover os restos alimentares que possam ainda ter restado.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a visita ao Médico Dentista deve ser feita de 6 em 6 meses, de modo a realizar-se uma consulta de rotina, que inclui, de um modo geral, um diagnóstico, com auxílio ou não de exame radiológico, seguido de um plano de tratamento e tratamento. Caso o seu estado de saúde oral esteja normal, realiza-se uma destartarização total bimaxilar, que não é nada mais, nada menos que uma limpeza, com auxílio de um ultrassom, de modo a remover o tártaro existente. Não adie mais a sua Saúde Oral e marque já uma consulta no seu Médico Dentista!