Edição 2619

Page 1

Edição n° 2619 Fundado em 29.07.66

Canoas, 26 de setembro a 2 de outubro de 2014

8Poste podre é retirado

Concurso prometido

Som alto

Depois de uma série de reportagens de OT e da AES Sul negar que seria responsável pelo poste, a companhia voltou atrás e retirou a estrutura danificada da rua Napoleão Laureano.

Prefeitura anuncia concursos públicos com salários compatíveis com o novo plano de carreira dos municipários, que ainda não foi votado pela Câmara de Vereadores.

Página 11.

Página 5.

NO La Salle CANOAS os alunos têm descobertas diárias.

(51) 3476.8774 lasalle.edu.br/canoas Avenida Victor Barreto, 2288 Centro, Canoas - RS

MEMÓRIA RESGATADA

Busto de Victor Witrock volta a ser exposto

R$ 1,50

Depois das reclamações de moradores do Igara sobre festas barulhentas em um posto de gasolina, agora o problema se repete também na Santos Ferreira. Página 11.

CPI DOS SANGUESSUGAS

Definidos os vereadores que investigarão colegas por extorquir assessores OS INTEGRANTES DA CPI

PÁG. 9

PRESIDENTE Emilio Neto (PT)

RELATOR César Augusto (PRB) Alexandre (PR)

Angela Calixto (PP)

Betinho (PTB)

RELEMBRE Ministério Público acusa três vereadores de ficarem com parte de salários de assessores PÁGINAS 3 E 5.

Márcio Freitas (PDT) Mossini (PMDB)



CANOAS, 26 DE SETEMBRO A 2 DE OUTUBRO DE 2014 I POLÍTICA I O TIMONEIRO I 3

jorgeuequed@terra.com.br

ABUSOS ELEITORAIS

A lei que regula as eleições não permite a colocação de placas ou pintura de muros em propriedades de empresas ou em terrenos baldios. Deve haver a autorização expressa do proprietário para se afixar a propaganda eleitoral. Com respeito ao tamanho máximo de 4m2. Os cavaletes devem ser colocados com respeito de 1,5m do meio fio. O que se tem visto na cidade é o total desrespeito por parte de alguns candidatos, há placas em todos os lugares e de todos os modos. O Ministério Público Eleitoral inerte deveria fiscalizar os abusos.

CAOS TOTAL

A UPA do Guajuviras é o maior centro de reclamações hoje dos que precisam de atendimento médico público da cidade. Os idosos que procuram atendimento na UPA do Guajuviras são mandados depois de longa espera para atendimento na UPA da Rio Branco. Mesmo moradores que moram no bairro têm que ser levados para a Rio Branco. Uma senhora esperou atendimento das 15 às 21 horas, e depois, com pressão alta, recebeu a informação que teria que deslocar-se para Rio Branco.

FORA DA LEI

Os marginais que estão quebrando e rasgando material de divulgação eleitoral de vários candidatos são verdadeiros delinquentes. A lei eleitoral pune este comportamento. Alguns candidatos deveriam advertir seus contratados ou teleguiados para que cessem esses atos criminosos. Algumas placas já foram anotadas e alguns nomes já são de conhecimento dos prejudicados. Quem rouba placa eleitoral hoje, roubará recursos públicos amanhã.

Bruno Lara

MARINA SILVA

Os militantes da Rede e do PSB voltaram entusiasmados do comício, na Casa do Gaúcho, dia 23, das candidaturas de Marina Silva, Beto Albuquerque, Ivo Sartori, Cairoli e Simon. Maior entusiasmo ainda foi quando Marina Silva destacou a candidatura da Gisele Uequed para deputada estadual e elevou sua bandeira.

“Os dramas da vida humana são mais toleráveis no papel que na realidade.” Machado de Assis

CONSULTORIA NO GRACINHA

O presidente do Conselho Deliberativo da ABC, Nelson Fagundes, já encaminhou à Direção da entidade a decisão do Conselho para realização de consultoria nas contas e no processo administrativo e gestão do Hospital Nossa Senhora das Graças. Na próxima semana, serão escolhidas as empresas.

CPI

É gravíssima a situação perante a opinião pública dos vereadores da cidade, depois da ação do Ministério Público e da Polícia contra três vereadores. Agora, a Câmara decidiu por unanimidade, abrir uma CPI para investigar. Nomeados os membros, escolhido presidente, durante a sessão travou-se um dialogo sobre a contratação de advogados para assessorar a Comissão. O presidente da Câmara, Ivo Lech, encaminhou a proposta para que seja escolhido os advogados canoenses. O presidente da comissão, Emilio Neto, salientou que a comissão era soberana para essa escolha. Pelo diálogo, talvez não haja desentendimento, mas talvez esteja faltando entendimento. A CPI é o melhor caminho para todos.

BESTEIROL

Recebi comunicação do vereador Emilio Neto de que o título da matéria não o constrange. Mas que discorda dos fatos narrados, pois em nenhum momento defendeu a não realização da licitação para o teleagendamento e que não corresponde à integralidade a afirmativa de que o procurador do MPF deveria concorrer a prefeito se desejasse mudar os fatos. Alega que para não ter teleagendamento, se o procurador assim desejar, só se tiver o mandato de prefeito. As opiniões discordam, mas transcrevo o que me disse o vereador.


4 I O TIMONEIRO I OPINIÃO I CANOAS, 26 DE SETEMBRO A 2 DE OUTUBRO DE 2014

Editorial

Hora da limpeza

O serviço público existe para que alguns, concursados ou eleitos, façam por todos o trabalho pelo qual foram contratados. Não podemos, jamais, esquecer os princípios básicos que devem nortear esta atividade. Aquele que ocupa cargo público é empregado da sociedade, da população que paga, pelos impostos, o seu salário. Não fazer Aquele isto é não estar cumprindo que ocupa seu papel. Na iniciativa privada, este mau funciocargo público nário seria demitido, por é empregado justa causa. Pois a Nação entrou em uma das poucas da sociedade, épocas onde pode fazer da população isto, dizendo quem pode e que paga, pelos quem não pode lhe servir. É na discussão sobre proimpostos, o seu postas e nomes que devemos começar a construir salário a nação que queremos. É de responsabilidade de todos construir o país do futuro e, na urna, este poder é sumário e definitivo. É imperioso que nossa sociedade atinja maturidade política, sabendo que o seu ato de votar é que determina o seu futuro, não delegando a outrem aquilo que é de sua responsabilidade. Restam pouco mais de uma semana de período de análise das candidaturas, dos nomes e propostas, para que se possa eleger aqueles que servirão ao País. É hora de demitir ou barrar os de má moral do poder de influenciar e decidir a vida de milhões.

Mais árvores, mais pássaros

Coisas que não cabem num mínimo de bom senso - III

Canabarro Tróis filho*

Na minha rua, de uma árvore restou um toco, rente ao chão. Ela foi decepada e sobrou aquele monumento à ardidez, nesta cidade cuja cobertura verde é irregular. Quem decepou a árvore, ato só justificável se ela estivesse doente, devia na mesma hora ter plantado outra. Uma árvore a menos multiplica o número de pássaros ausentes, o que é inadmissível, a cidade precisa – para sua saúde – respirar e ver-ouvir aqueles bichinhos maravilhosos. Estamos sufocados no asfalto. Cada um com seu deus “Queremos um país em que possamos falar sobre nossas crenças sem discriminação. Queremos um governo que seja neutro e que não hos fale de um deus em que não acreditamos. Não queremos instituições religiosas com privilégios”. Palavras do presidente da ONG secular Center for Inquirity, nos EUA. Eles têm razão quanto a privilégios, somente. É inaceitável que todos sejam obrigados a interromper seu trabalho, em dia de feriado do interesse específico de uma religião. Que cada um trabalhe ou não, reze ou não, conforme sua crença, e que os governos fiquem na sua. Bagagem “Antes de esterilizar nossas mulheres, de envenená-las com pílulas, ocupar os espaços deste Brasil continente, investindo em quem planta comida, ao invés de proteger a quem vende papel”. (O Timoneiro, 30.9.1988). *Escritor, jornalista, editor dos Cadernos Canoenses, mantenedor da Fundação Cultural de Canoas, membro da Associação Canoense de Escritores, da Associação Canoense de Comunicação Social e da Casa do Poeta

Odil Gonçalves Gomes*

Nasci na Ilha das Flores, na época 8º Distrito de Porto Alegre, em 1933. Meu pai criava em torno de 10 vacas de leite, das quais tirava o leite e além de abastecer o uso familiar, cuidadosamente levava para seus colegas de trabalho no Estaleiro Mabilde, numa ilha ao lado da que morávamos. Após, no que chamavam um “derrame”, ele foi internado por varias vezes em hospitais (no geral Santa Casa), e finalmente, não tendo Previdência Social, foi ajudado por duas irmãs, as quais trabalhavam em pensão com o fornecimento de refeições aos trabalhadores dos abatedouros, após denominado “Frigosul”, grande movimento de tropa de gado, também trabalhadores vindos de todas parte para a produção de carnes e conservas, as quais eram inclusive exportadas. O estabelecimento, nas margens do Rio Gravataí, na rua General Câmara, Vila Rio Branco, que junto com a Vila Niterói, compunham o 2º Distrito de Canoas. Dentro das necessidades de sobrevivência, desde muito crianças, todos nós trabalhamos, eu o mais velho dos 11 ao 13 anos, fui sempre empregado do sr. Luiz Santana – do qual o pai Abílio Santana tinha um tambo de produção leite – saíamos da casa deste sr. Abílio, de caíque, onde ele, o sr. Luiz e eu com o leite em tarros de 20 litros, direto para a Vila Rio Branco. Eu, um menino de 11 anos, inverno, vento forte e frio, com os canecos (nome dado às vasilhas de reparte do leite), subia as escadas entregando o leite, numa espécie de vila elevada, com casas interligadas chamada de pombal. Minha tarefa era acompanhar o sr. Luiz a partir da primeira hora da madrugada, enquanto ele remava, meio dormindo na proa do barco, mais ou menos das 5 às 9 horas. Era luta da entrega, os operários da Fábrica Frigosul, por turma que começavam às 6, 7 horas. Com a idade que estou hoje, e vendo as nojeiras que tipo da pior espécie, sem o menor bom senso do mundo, emporcalhando um dos alimentos básicos com o qual convivemos, me desculpem os animais suínos, penso que esses tipos de indivíduos tinham que rastejar com tolerância zero. (Segue). *Comunitarista

As sacolas plásticas Sabrina Borges Portela*

Desde 1966 relatando a história de Canoas Editado por: CEDRO - Editora e Empresa de Comunicação Ltda. CGC/MF 02.347.932/0001-30

Diretor: Feres Jorge Uequed Redator: Émerson Vasconcelos Diagramação: Sinara Dutra Circulação: Celço Andreotti Redação: Av. Victor Barreto, 3056/3º andar Sala 314 - Centro - Canoas - RS - Cep 92010-000 Circulação Semanal Fechamento comercial: Quintas-feiras, às 14 horas IMPRESSO: Gazeta do Sul S/A - Rua Ramiro Barcelos, 1.206 Santa Cruz do Sul-RS. Filiado a ADJORI/RS Os textos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores, não traduzindo obrigatoriamente a opinião do jornal.

Fone/fax: 3032.3022 - 3472.3022

e-mail: otimoneiro@otimoneiro.com.br site: www.otimoneiro.com.br Escritório comErcial Porto alEgrE

AV. CARLOS GOMES, 126/207 - HIGIENÓPOLIS - F.:8415.3142

Na onda frenética de consumismo que vivenciamos, podemos observar que a produção de lixo segue em escala descontrolada. Segundo pesquisa da Revista Planeta Sustentável, cada brasileiro produz em média 1,5 kg de lixo por dia e entre esses resíduos, o plásticos é um dos resíduos predominantes. O plástico é uma matéria-prima essencial para a composição de vários objetos indispensáveis para nós, humanos. Ele tem várias qualidades como maleabilidade, durabilidade, resistência, isolamento térmico, entre outras. Mas algo que muitas vezes não percebemos é o dano imensurável que seu descarte inapropriado pode gerar para a natureza. E um dos principais lixos descartados diretamente na natureza são as famosas e infindáveis sacolas plásticas, que são usadas de forma descontrolada pela população e diversas dela tem como finalidade as ruas das cidades, terrenos baldios, matas, beira de rios, córrego e demais locais totalmente inadequados. Ocasionando a contaminação do solo e das águas, entupimentos de bueiros que dificulta o escoamento da água da chuva e ajuda a causar enchentes, e quando chegam os mananciais causam severos danos para vida marinha, pois a decomposição deste material pode levar mais de um século. A bem intencionada campanha das sacolas egobags, que visava reduzir a distribuição de sacolas plásticas em estabelecimentos comerciais, infelizmente não obteve o êxito esperado, pois muitas pessoas até adquiriam-as, porém não utilizavam para sua real finalidade. Hoje, o que presenciamos é a imensidão de sacolas plásticas em todos os lugares possíveis e imagináveis. Por conseguinte como “não ir ao shopping” e trazer várias sacolas como sinal de ostentação e status para nossa sociedade extremamente consumista. Podemos sim usufruir dos benefícios do plástico, mas tomando alguns cuidados, e se tivermos a consciência ambiental, será possível com percepção e entendimento do real valor do meio ambiente em nossas vidas.

*Bióloga e professora

Eleições, Aranha e as negas Iverá Silva*

Enquanto nos detemos a analisar e comentar os episódios Aranha/Grêmio e/ou Sexo e as negas, a campanha eleitoral encaminha-se para o desfecho. Onde estão, como são, quantos são os candidatos(as) negros? Quais suas propostas? Podemos responder? Queremos responder? Devemos responder? Ou devemos continuar omissos, ignorantes e perdedores? Cobramos candidatos negros, mas os poucos que dão a cara a tapa, salvo raríssimas exceções, são ignorados. Negros não votam em negros. E por isso e tudo o mais é que as pessoas não se declaram com verdadeiramente são. É mais confortável declarar-se pardo, parecer branco... e continuar sem representação, criticando seriados e episódios e vendo “a banda passar”, até o carnaval chegar...

*Colaboradora

Espaço Aberto Esta seção está aberta a todos os canoenses, a todos que queiram falar sobre nossa cidade. São duas páginas reservadas para a opinião por edição. Para participar, envie seu texto por correspondência eletrônica para o endereço otimoneiro@otimoneiro.com.br, ou diretamente na redação do jornal, na rua Victor Barreto, 3056, sala 314, no Centro. A preferência é para os textos que tenham referência à cidade e que tenham, em média, 25 linhas.


CANOAS,A16 A 22OUTUBRO DE MAIO DE CANOAS, 26 DE SETEMBRO 2 DE DE 2014 2014II GERAL GERAL IIOOTIMONEIRO TIMONEIROI I55

CONCURSO PARA 1.670 VAGAS CAOS NA EDUCAÇÃO

Salários baseados Obra desão creche estáem projeto ainda não abandonada no apresentado São José

18 19 ANOS ANOS

Prefeitura afirmadeve que nova assumirá construção, que deveria terminarem emoutubro 2013 Primeiro lançado ser oempresa do magistério, coma edital previsto para ser lançado Na última semana, OEduTiA obra de uma escola de moneiro publicou reporcação Infantil, que uma deveria ser tagem na qual o Sindicato dos inaugurada em setembro de 2013, Profissionais em na Educação de está abandonada rua Ramiro Canoas (Sinprocan) denunciava Barcelos. A construção deveria mais umaunidade quebra de de ensino promessa ser uma que da em relação confoiPrefeitura aprovada pelo PAC 2 eaoorçada curso público para a Educação. em R$ 1.948.306,11. O começo OdaPrefeito dado o prazo de obra sehavia deu em maio de 2012. agosto para lançar o edital, Segundo moradores da derepois adiamentos, e este gião,dea outros obra andou a passos lentos não foi ocumprido. Dias depois da desde início, com uma grande publicação reportagem, ea aterPredemora nada terraplanagem ramento da área,que onde feitura anunciou vaichegaram realizar a ser construídos vários alicerces. concursos públicos para 1.670 No local também vagas. Destas, 930foram vagaserguidapara o salgumas paredes, mas odesde enmagistério e 740 para quadro tão ado obra parou e o distribuídos mato tomou geral Município, conto do terreno. em vários editais. A administraAinda segundo moradores, na ção municipal promete que dois última semana, caminhões primeiros serão vários publicado até o retiraram local final destedo ano. O tapumes, primeirotelhas deve e material de construção. As pesser o do magistério, prometido soas que agora paratrabalharam outubro. na retirada informaram moradoresque a Segundo aos a administração obra não poderá ser feita,vão pois municipal, os concursos su-o posto de gasolina que fica ao lado (na esquina) impede, por questões de segurança, a construção da unidade escolar que deveria ser construída ali. Os moradores levantaram ainda suspeita de que um empreendimento vizinho estaria invadindo o terreno público onde seria construída a creche.

Contraponto

Questionada por nossa equipe, a Prefeitura respondeu: “A Proinfância EMEI Parque Uni-

prir necessidades de pessoal nas secretarias municipais, geradas pelas aposentadorias. Já no caso do magistério, segundo a versão da Prefeitura, o objetivo é cobrir demandas provocadas pela saída de professores contratados, que devem ser substituídos até o final deste ano. No entanto, o problema da falta de professores nunca chegou a ser solucionado de fato com os profissionais contratados. Além do número de contratações não ter sido suficiente, muitos já abandonaram os contratos. Atualmente, o Município tem 5.519 servidores. Deste total, 2.246 servidores estarão aposentados até 2016. Os salários informados pela Prefeitura são compatíveis com o novo plano de carreira dos municipários, proposto pela administração municipal, mas que ainda não foi analisado e muito menos votado na Câmara de Ve-

readores. A divulgação mostra o quanto a Prefeitura está segura de que tudo o que ela manda para o Legislativo é aprovado.

Cargos e salários

Para o magistério, a seleção será para: Técnico em Educação Básica, Professor de Educação Básica I, Professor de Educação Básica II e Especialista em Educação. Os salários variam de R$ 1.750,00 (Técnico em Magistério) a R$ 3.500,00 (Professor). Já para o quadro geral, a seleção será para: Técnico Municipal, Guarda Municipal, Analista Municipal I, Analista Municipal II e Especialista Municipal. Os salários, neste caso, variam de R$ 2.800,00 (Técnico Municipal, Guarda Municipal e Analista Municipal) a R$ 10.500,00 (Especialista Municipal). A publicação do edital para o primeiro concurso, que é o do

Empresa, que faria a obra, retirou tapumes e materiais de construção do local

versitário está em fase de rescisão de contrato com a empresa que não executou a obra. Esta Escola irá migrar para execução da obra através da metodologia inovadora do Governo Federal. A

previsão é de que seja entregue ainda este ano. Ela fica na rua Ramiro Barcelos, 168 – bairro São José”. Na mesma nota, a administração municipal afirmou que não

SUCATEA CAOS NAMENTO DAÃO EDUCAÇ EDUCAÇÃO

CANOAS, CANOAS, 16 ASETEMBRO 19 A 25 DE 22 DE MAIODE DE2014 2014I IENSINO GERAL IIOOTIMONEIRO TIMONEIROI I55

Profe s prote Obra ssore stam de crech e está contr a desm abandona no José dia 30 daonte no São Prefeituraafirma quebrou Prefeitura mais empresa uma vezassumirá que nova a promessa de lançamento a construção, de concurso público que deveria

18 19 ANOS ANOS

terminar em 2013 Desde 2012, o jornal O Ti- uma medida A obra de uma escola de Edumoneiro denuncia a falta de narem uma provisória, se tor- a Prefeitura e a Câmara dos cação Infantil, solução permanente, Vereadores. que deveria ser professores em Canoas. “Queremos alertar Há mais se mostra preocupado com inaugurada em de 2013, mais de anos osetembro Sindicato dos uma quebra de promessa feita a população sobre os problemas estádois Ponto abandonada rua Ramiro da Educação e cobrar tanto do Profissionais em na Educação 54 professores de pela Prefeitura: “Mais uma Barcelos. A construção deveria Canoas eletrônico dados a Prefeitura prometeu por vez, Executivo quanto do Legislativo ser uma(Sinprocan) unidade deexpõe que es- que estas questões sejam consique chamados mostram que esteensino para nossa Na última semana, dos crito que o edital seria lançado foi aprovada pelo PAC 2é eum orçada deradas prioridades”, explicou. principais problemas equipe de reportagem recebeu do ensino em uma determinada data, em R$ 1.948.306,11. escolas O começo que na Contatada por nossa equipe a informaçãoestaduais daquele ano, seria no último mês de agosto. de que apenas as dacidade. obra se No deufinal em maio de 2012. A de reportagem, a Prefeitura infora Prefeitura pessoas concursadas têm quedalan- carta que continha essa promessa A 27ª Coordenadoria Segundo anunciou sua moradores Regional remou que a Comissão do Plano de çaria edital entrada contratação e saída da Educação registrada gião, um foi enviada pela Secretaria de Carreira, a obra (CRE), pelo andoudea passos com sede em lentos emergencial formada por servidores ponto eletrônico de com professores Canoas, nas escolas desde o início, no Educação no primeiro semespassa a contar e com mais uma grande estatutários, tem trabalhado na começo queprofessores o mesmonomeados quando também 54 não ocorre demorade na2013, com terraplanagem no oitavo e ater- tre, mas estamos no meio de elaboração de novas “Queremos alertar lançaria as contratadas editalonde de chegaram diretrizes concurso setembro e até agora o concurso e comaprovados grupo ramento um terceiriza-no de candidatos da área, público. dos. Questionamos No entanto, a população sobre concurso a ser construídos a Prefeitura a não foi lançado. A questão que para o Plano de Carreira tanto público 2013. váriosapenas O mutirão alicerces. do Quadro Geral quanto do Macontratação sobre emergencial a situação e recebemos foi real- estamos levantando é: a solução de No local também posse ocorre nos foram erguidadias 16 e 17 ade os problemas da gistério (veja matéria sobre o mente seguinte resposta:“O lançada. Até mas agora, salgumas setembro, depois controleda paredes, na dos sede contratos da Secretaria desde de emergência será polêmico novo ende da frequência Educação e cobrar adiamentos, plano de carreira dos contratados tãoinúmeros Educação a obra parou con- considerada permanente? Desta (Seduc). e o mato otomou na página 7). Segundo a adminiscurso e terceirizados não saiu e o número feito pela contoainda Nessa etapa éforam do terreno. próforma, o problema da falta de tração tanto do Executivo chamados de contratados pria municipal, empresa. nãomoradores, Pela a aprovação é suficiente Prefeitura, Ainda segundo 1.159 do professores, é para atuarem na professores não será resolvido”. Plano de Carreira para quanto do Legislativo em feitotodo darsemana, o controle conta devários cobrircaminhões e a realização de frequência última a falta de o Rio Grande Jari anunciou que no dia 30 do do Sul. educadores dos professores Concurso Público estão no município. retiraram dono Direção Com isso, o númeropela que estas questões local tapumes, telhas de setembro o Sinprocan enca- Programa de professores de cada O presidente escola de Metas e fiscal do e material da Prefeitura Sinprocan, do conaprovados em 2013 já nomeados de construção. As pes- beçará uma manifestação dos para este sejam consideradas trato”. Jari semestre, sendo que de Oliveira,na soasRosa que trabalharam que pelo sem- profissionais da educação, Governo do Estado e que retirada que texto da Lei será encaminhadoo pre alertou aos sobre informaram o risco dasa terá concentração no prioridades” estarão em exercício das suas funmoradoresque Calçadão, contratações, queser obra não poderá deveriam ções sero às 17 horas, e que seguirá até para a Câmara até o final de chega a 5.889. Além destes, feita, pois Telefones JARI ROSA DE OLIVEIRA setembro. posto de gasolina que fica ao lado a Seduc nomeou 5.500 professores PRESIDENTE DO SINPROCAN (na esquina) impede, por quescortados aprovados no certame de 2012 e tões de segurança, a construção maisRecebemos 937 aprovados a informação no concurso de da unidade escolar que deveria que2005, de várias queescolas obtiveram municipais a decisão ser construída ali. Os moradores estão com judicial favorável telefone para garantia cortado.do levantaram ainda suspeita de que Questionamos cargo na rede estadual a Prefeitura de ensino. soum empreendimento vizinho es- Empresa, que faria a obra, retirou tapumes bre total, qual seria No motivoosdodocentes são o12.326 corte, e materiais de construção do local taria invadindo o terreno público quais escolasentre empossados estariam 2012com este e 2014. onde seria construída a creche. problema e qual No período seria a foi também previsão versitário está em fase de resci- previsão normade normalização é de que seja entregue procede a por decreto estadual, da situação. são de contrato com a empresa ainda informação de que um tizada a partir Contraponto Como resposta, decisão a Prefeitura do Supremo que não executou a obra. Esta Ramiroeste ano. Ela fica na rua empreendimento teria invadido a de Tribunal Questionada por nossa equiBarcelos, 168 – bairro área da creche. disse, em de nota: 2008, “A umaSecretaria antiga rei“Esta informação Federal pe, a Prefeitura respondeu: “A Escola irá migrar para execução São José”. Municipal do demagistério Planejamento não confere, já que a área delimi- vindicação e estadual, Proinfância EMEI Parque Uni- da obra através da metodologia Gestão desconhece define o fato, as funções inovadora do Governo Federal. A çãoNa mesma nota, a administra- tada para a construção da escola que de exercidas municipal afirmou que não está fechada queprofessores exista corteem por de escolas, telefonecomo por com tapumes”. falta de pagamento”. docência, direção e vice-direção, coordenação pedagógica e assessoramento pedagógico.

Ponto Jogos de Integração eletrônico dos iniciam Na Idosos última semana, nossa equipe de 6 reportagem recebeu no dia de outubro

a informação de que A 16ª edição dosapenas Jogosasde pessoas concursadas têm sua Integração dos Idosos Caentrada e saída registrada pelo noenses (Jiidos/2014) serão ponto eletrônico disputados nosnas diasescolas 6, 8, 9, e16 que o mesmo não ocorre com e 17 de outubro. Os Jiidos têm as contratadas e com terceirizade promover mais dos.o objetivo Questionamos a Prefeitura qualidade de evida aos idosos, sobre a situação recebemos a atravésresposta:“O de atividades esportiseguinte controle e recreativas. da vas frequência dos contratados As modalidades e terceirizados é feitodisputadas pela prócâmbio adaptapriaserão empresa. Pela(vôlei Prefeitura, é do), relógio, handefeito o basquete controle de frequência A falta de professores foi novamente dosbol professores Direção por zonapela e bocha em pauta na edição anterior de OT de duplas. cada escola e fiscal do conNos jogos recreativos, serão disputadas partidas em magistério, está prevista para trato”. bocha adaptada, chute a gol, outubro, com provas até o final jogo de bambolê, arremesso do ano. Para o quadro geral, o Telefones ao alvo, jogo de argolas e aredital deve ser publicado até o final de 2014. remesso da galinha. cortados Recebemos a informação de que várias escolas municipais estão com telefone cortado. Anvisa cria norma para volta da soQuestionamos a Prefeitura bre qual seria o motivo do corte, venda dos emagrecedores quais escolas estariam com este e qualSanitária seria a previsão A Agência Nacionalproblema de Vigilância (Anvisa) de normalização situação. deve publicar nos próximos dias resoluçãoda determinando procede a informação de que um Como resposta,os aemagrecedores Prefeitura que, para voltarem a ser comercializados, empreendimento teria invadido disse, em enota: “A Secretaria contendo mazindol,a femproporex anfepramona deverão área da creche. “Esta informação Municipal de Planejamento e ser registrados novamente pelos fabricantes na agência não confere, reguladora. já que a área delimi- Gestão desconhece o fato, de tada para a construção da escola existafará corte de telefone Com essa exigência,que a Anvisa nova avaliaçãopor dos está fechada remédios, com tapumes”. falta de pagamento”.de eficácia e levando em conta a comprovação segurança dos produtos. Segundo a nova norma, aprovada no dia 23 pela diretoria colegiada da Anvisa, as farmácias só poderão manipular os referidos medicamentos depois de registrados na agência. A Anvisa determina também que o fármaco sibutramina continuará sendo vendido com controle. O médico terá que assinar termo de responsabilidade na prescrição, o paciente assinará termo de consentimento de uso e a receita será retida na farmácia. Se registrados, os outros três emagrecedores terão as mesmas restrições de venda da sibutramina. No início deste mês, o Congresso Nacional publicou decreto legislativo que suspende norma da Anvisa, de 2011, que proibia a venda dos emagrecedores contendo mazindol, femproporex e anfepramona e controlava o uso da sibutramina. A publicação do congresso deixou os emagrecedores em um vácuo normativo, o que será resolvido com a publicação da nova resolução.


6 I O TIMONEIRO I OPINIÃO I CANOAS, 26 DE AGOSTO A 2 DE OUTUBRO DE 2014

Ainda, as carroças

No país do faz de conta Faz de conta que eu sei que você sabe e que nós sabemos. Faz de conta que os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário sabem que nós não sabemos. Um período propício do faz de conta num país é o momento eleitoral. Os candidatos profissionais a político dizem que “tudo está errado, tudo está certo e tudo pode melhorar. Eu fiz, posso fazer melhor e mais. Eu fiz, estou fazendo, quero continuar fazendo”. Em que momento será dito: “não posso fazer, não tem dinheiro, não aumentou a receita, apenas as despesas aumentam”. Num país do faz de conta em que candidatos profissionais a políticos prometem melhorias, o povo faz de conta que acredita, finge não ter problemas com a saúde, a educação, a segurança e o transporte. Sem falar do meio ambiente, da corrupção, do corporativismo institucional, do mensalão, da era Collor, da era Sarney, da era ACM, da era Petrobras. Era, porque já era mesmo. E o Poder Judiciário? Intocável, “ops”, era “Lalau”. Caminhamos pela cidade, sinaleiras, rotatórias, qualquer pedaço de espaço onde possa fincar ali uma propaganda política, assim como existe os movimentos dos sem nada: sem teto, sem casa, sem terra, sem carro, sem dinheiro, sem qualquer coisa, mas é sem alguma coisa, isso é o que importa, considero estas propagandas como o MERCA (Movimento dos sem espaço na rua, calçada e acessibilidade). Enquanto isso, estamos num país do faz de conta. Onde os que têm mais continuam com mais e os que têm

Gerson Luís dos Santos*

Elisete Maia*

menos continuam com nada porque menos não sei se chegaria a algum resultado. Quando será o dia em que teremos melhores serviços públicos em todas as suas formas possíveis com seriedade, saúde, telefonia, segurança, transporte, educação? Claro que não existe este país do faz de conta, pois se existisse era só fazer de conta e voltar à realidade. Isso porque o país que existe é o país de melhor educação; moradia a todos; saúde onde se espera menos de uma hora para ser atendido; país onde transporte funciona; segurança onde você não tem medo de andar nas ruas. Pois é, neste país do faz de conta que existe ou não existe, depende de cada um. Uns dirão: “existe”. Outros dirão: “não existe”. Depende da conveniência, da oportunidade e da vantagem pessoal e corporativa de que algo possa vir a trazer de vantagem. Mas posso dizer, com certeza, que existe algo que jamais deve ser apagada: a esperança. A esperança de um país melhor, de uma população educada, forte e decidida. Decidida a mudar o rumo desse país, decidida a discutir, pressionar e cobrar dos poderes as mudanças necessárias para este país. Esta decisão e mudança começam nas pessoas quererem, efetivamente, estas transformações que se refletem em outubro nas eleições.

As carroças ainda circulam por nossa cidade livremente. Homens, mulheres, crianças, cachorros, todos em cima de uma caixa de madeira, puxada por um cavalo desnutrido, amontoada de lixos desfilam pelo centro e isso parece ser normal aos olhos de todos. Quando se aborda tal tema, as pessoas logo pensam na pobreza de quem está a ser puxado pelo cansado animal, pensam nas pobres crianças maltrapilhas que descem para pegar papelões e voltar às carroças, empunhando uma vara ou chicote para mandar o cavalo andar novamente, obrigatoriamente. O que ninguém pensa é no perigo que carroças representam para o nosso trânsito. O que ninguém pensa é no pobre cavalo, que não escolheu por estar ali, escravizado. Quando as autoridades tomarão providências em relação a isso?

*Diretor do Sindispge (Sindicato dos Servidores da ProcuradoriaGeral do RS) gerson@sindispge.com.br - www.sindispge.org.br

Governos, partidos, empresas Hélio Duque*

Vivemos um tempo de subversão de valores. A cultura da transgressão vem assumindo, no Brasil, proporções alarmantes. O verbo transgredir é conjugado em todos os tempos. Ser transgressor passou a ter, em muitos círculos, auréola de respeitabilidade. A esperteza transgressora encontra abrigo em vastíssimos setores da sociedade brasileira. Na sua raiz está a motivação econômica, agravada com a formação histórica de ser o País herdeiro de uma estrutura patrimonialista, onde o Estado é detentor de grandes riquezas. No setor público, a relação incestuosa entre empresas, governos e partidos políticos responde por recorrentes transgressões que vem se tornando fato normal da vida nacional. Ser amigo de quem estiver no governo é a filosofia do capitalismo tupiniquim conectado com o poder. A competitividade é desprezada, a gestão empresarial é relativizada, o objetivo é fortalecer o incesto econômico. O Estado, pela conivência dos governantes, é capturado pelos interesses dos grandes grupos econômicos. O que leva a sabedoria popular raciocinar com grande lógica: a pessoa jurídica (a empresa) não vota, mas elege a pessoa física (o candidato). Os custos das eleições gerais de 2010, de acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), em relação às doações das grandes empresas dos três candidatos presidenciais Dilma Rousseff, José Serra e Marina Silva, atingiu o montante de R$ 266.236.997,83. Para as eleições de 2014, os partidos competitivos PT, PSDB e PSB, com os seus candidatos Dilma, Aécio e Eduardo, projetam arrecadação junto a grandes grupos e empreiteiras, valores da ordem de R$ 500 milhões. Somando-se às disputas estaduais e a eleição de parlamentares, pode-se estimar um custo total acima de 1 bilhão de reais. Em 2010, na lista dos maiores doadores, como pessoas jurídicas, a Construtora Camargo Corrêa doou R$ 103,2 milhões; a Construtora Andrade Gutierrez, R$ 63,3 milhões; o Frigorífico JBS S/A, R$ 63,1 milhões; a Construtora Queiroz Galvão, R$ 49,3 milhões; a Construtora OAS, R$ 44 milhões, integram a seleção dos 20 maiores

doadores, de acordo com o TSE. Demonstrando que as empresas lançam a maior parcela das despesas eleitorais no Brasil. O Instituto Kellogg já demonstrou que de cada um real doado a candidatos, as empresas obtém R$ 8,50 em contratos públicos. Equivale a 850%, um retorno fantástico. Os partidos políticos, não obstante receberem milhões de reais do Fundo Partidário e gozarem de isenção fiscal para a transmissão do chamado, equivocadamente, horário eleitoral gratuito, passaram ultimamente a contar com fantásticos recursos a título de doação de grandes empresas. Por coincidência, os doadores são organizações que tem negócios na escala de milhões com o setor público. Em 2013, o montante de dinheiro doado aos partidos, fora do momento eleitoral, é extravagante. O PT recebeu R$ 79,8 milhões; PSDB, R$ 20,4 milhões; PMDB, R$ 17,7 milhões; e PSB, R$ 8,3 milhões. A fonte é o TSE. Os demais, de acordo com o seu tamanho e prestígio; As principais empresas doadoras: ao PT, Camargo Corrêa, R$ 12,3 milhões; OAS, R$ 7,1 milhões; Queiroz Galvão, R$ 7 milhões; Odebrecht, R$ 6 milhões; Triunfo, R$ 5 milhões; Frigorífico JBS, R$ 8 milhões; ao PSDB, Queiroz Galvão, R$ 8,8 milhões; AOS, 3,8 milhões; Camargo Corrêa, R$ 3 milhões. Ao PMDB, Odebrecht, R$ 11 milhões; Spal, R$ 1 milhão; Andrade Gutierrez, R$ 500 mil reais; Carioca, R$ 300 mil reais; e, PSB, OAS, R$ 1,6 milhões; Triunfo, R$ 1,5 milhões; Andrade Gutierrez, R$ 1 milhão; Odebrecht, R$ 500 mil reais; Galvão, R$ 700 mil reais. Ao invés de doação o nome certo deveria ser outro: investimento com retorno certo. No passado, as doações eram feitas nos momentos das disputas eleitorais, agora não. Partidos políticos passaram a ser captadores de recursos, em ato moralmente condenável. Pode ser legal à luz da legislação, mas eticamente é imoral. Mais que isso: indecente. *Doutor em Ciências, ex-deputado federal (1978-1991) e autor de vários livros sobre a economia brasileira

*Estudante

Assim caminha a política nacional Petrônio Souza Gonçalves*

E os políticos vão deixando pelas ruas de nosso imenso país o que trazem dentro deles mesmos. Pensam ser as cidades uma extensão de seus gabinetes e tomam conta das praças, das avenidas, das áreas públicas. Demonstram, antes de conquistar o poder, o respeito que têm aos cidadãos, ao homem comum das ruas, à família brasileira. E vão, por todos os cantos, engendrando em toda fresta, lançando proposta ao vento, impressos que vão ganhar a sarjeta da história. No Brasil todo é o mesmo cenário: a pátria invadida e tomada por uma falsa democracia, uma disfarçada ditadura de quem pode mais. Do outro lado, cercado e bombardeado pelo o que não existe, pelo que não se conhece, o eleitor fica a assistir, passivamente, o deplorável espetáculo, enquanto tudo fica mais feio, a face exposta de nossa pobre política brasileira. São quase todos candidatos não pelo que podem fazer, pelo que um mandato pode realizar. Mas pelo que podem ter, conquistar, usufruir e utilizar. São candidatos de si mesmos, dos mesmos grupos, dos interesses menores, piores, dos sentimentos privados. É um desejo descontrolado de se apropriar do público para uso bem pequeno, do tamanho da dignidade deles. Uma pena! Com os corações sujos, não lembram em nada a origem da política e da palavra candidato, que deriva de cândido; puro, limpo. Candidato vem do latim, candidatus, que em sua essência é candidus. Na antigüidade, aquele que era candidato a um cargo público, tinha que conquistar votos, se mostrar limpo para a sociedade, se revelar. Vestiam-se de branco e saiam pelas ruas falando de sua essência, seu ideal de vida, seus valores, suas crenças. Expunham-se, em contato direto com o eleitor. Havia um sentido de pensar a vida, uma vocação para servir, um sentimento limpo, direto, aberto, franco, sem maquiagem, sem falsas verdades. Hoje, guardados por Deus, os candidatos vivem em seus gabinetes, distante de tudo e de todos, contando e distribuindo o vil metal. Instituíram o cabo eleitoral, lideranças populares, como ligação direta e oficial com o eleitor. São, na verdade, os atravessadores de votos, que leiloam a esperança do povo e o futuro de nosso país. Contratados e pagos a peso de outro, os cabos eleitorais revelam como é primário o processo político brasileiro. De um lado está o povo. Do outro, os candidatos. E o que era para ser o espaço do debate, das idéias, das propostas, transformou-se em um lamentável big brother eleitoral, revelando como são medíocres os nossos atores, como são pequenos os seus propósitos. Não tem candidatura, mas sim a imposição de grupos políticos. Não tem propostas, mas sim uma coação ideológica. Não se fala do futuro, mas do passado, o que não será. Não vota9mos naquilo em que acreditamos, mas naquele que não queremos. Não votamos para a vitória, mas pela derrota. Infelizmente. Enquanto isso, milhões de panfletos e cartazes invadem as ruas de nosso Brasil, mostrando que nossa política é assim, um monte de papeis que vão e vem, para lá e para cá, ao sabor dos ventos. *Jornalista e escritor


CANOAS, 26 DE SETEMBRO A 2 DE OUTUBRO DE 2014 I GERAL I O TIMONEIRO I 7

CPI DOS SANGUESSUGAS

Câmara anuncia integrantes da CPI

Ainda nesta semana serão escolhidos presidente e relator A Câmara de Vereadores anunciou, na terça-feira, 25, os nomes dos representantes de cada bancada na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigará denúncias feitas pelo Ministério Público Estadual contra três vereadores. São eles: Emilio Neto (PT), Marcio Freitas (PDT), Mossini (PMDB), Angela Calixto (PP), Cesar Augusto (PRB), Alexandre Gonçalves (PR) e Betinho do Cartório (PTB). O Legislativo obteve, no dia 18, as assinaturas necessárias para o pedido de abertura da CPI. Eram necessárias no mínimo sete assinaturas para que o requerimento pudesse ir à votação em Plenário. Dezenove dos 21 vereadores

assinaram o documento, apenas o presidente da Casa, Ivo Lech (PMDB), impedido por lei de participar do pedido e da CPI, e Celso Jancke (PP), que não estava presente à sessão, não assinaram. Como o número de assinaturas representou a imensa maioria dos vereadores, o próximo passo que seria submeter o requerimento à discussão e votação em Plenário, pode ser dispensado. A partir do requerimento inicial, as bancadas indicaram os sete membros que compõem a CPI. A expectativa é que ainda nesta semana sejam escolhidos o presidente e o relator. A abertura de CPI foi motivada pela Operação CH, deflagrada

Ministério Público diz que vereadores extorquiam assessores No dia 25 de agosto, uma operação conjunta da Polícia Civil com o Ministério Público abalou a rotina da Câmara de Vereadores. A chamada Operação Chamichunga (em referência à forma como as sanguessugas são chamadas no interior do Estado) atuou nos gabinetes dos vereadores Celso Jancke (PP), Dr. Pompeu (PTB) e Francisco da Mensagem (PSB). A operação se baseou na denúncia de que os três estariam coagindo seus assessores a lhes entregarem grande parte de seus salários. Os assessores de Jancke também estariam sendo obrigados a fazerem empréstimos consignados em seus nomes, repassando o valor ao parlamentar. No caso de Jancke, como uma gravação registrava o próprio falando sobre o esquema, ele foi preso durante a operação, sendo liberado três dias depois. O ex-chefe de gabinete do vereador Dr. Pompeu, Cleber da Silva Britto, e, segundo o MP, o "comparsa" do vereador Celso Jancke, Cláudio Roberto Saldanha, foram presos em flagrante por porte ilegal de armas e munições. Os dois são suspeitos de recolher o dinheiro dos funcionários e entregar aos parlamentares. Na ocasião, em entrevista exclusiva ao jornal O Timoneiro, o presidente da Câmara de Vereadores, Ivo Lech (PMDB), já falava na forte possibilidade de se abrir a CPI, que agora se concretiza. Ivo se disse perplexo com o caso e, perguntado sobre o que isso representa para a cidade, afirmou que jamais imaginou que em sua carreira política estaria à frente da Casa Legislativa da sua cidade em um momento no qual seus colegas estivessem envolvidos em um escândalo deste porte. “A cada segundo eu espero acordar, e descobrir que tudo isso é um grande pesadelo”, desabafou.

Celso Jancke

Francisco da Mensagem

Dr. Pompeu

em agosto pelo MP, que investiga denúncias de concussão contra os vereadores Celso Jancke, Dr. Pompeu (PTB) e Francisco da Mensagem (PSB). Eles são suspeitos de exigirem parte do salário de assessores. Pesa ainda contra Jancke a acusação de obrigar funcionários a contraírem empréstimos consignados e a repassarem o dinheiro a ele. Após a coleta de assinaturas para o requerimento, Dr. Pompeu e Francisco da Mensagem utilizaram a tribuna para manifestar apoio à CPI. Ambos disseram estar com a consciência tranquila e defenderam a abertura da comissão como uma oportunidade de provar a inocência e de esclarecer os fatos à população.


8 I O TIMONEIRO I GERAL I CANOAS, 26 DE SETEMBRO A 2 DE OUTUBRO DE 2014


CANOAS, 26 DE SETEMBRO A 2 DE OUTUBRO DE 2014 I GERAL I O TIMONEIRO I 9

Minizoo do Capão do Corvo acolhe filhotes órfãos Durante a primavera, cresce o número de filhotes órfãos atendidos no Zoológico Municipal de Canoas, o Minizoo, localizado no Parque Municipal Getúlio Vargas, o Capão do Corvo. O acolhimento neste ano já começou com o atendimento de um filhote de gambá de orelha branca e três bem-te-vis, de uma mesma ninhada, além de outros que já estavam em atendimento. O pequeno gambá está confortavelmente em uma caminha dentro de uma gaiola do Minizoo. "Ele é alimentado com leite através de uma seringa", explica a veterinária Caroline Gomes. De acordo com a veterinária, o filhote chegou ao local faz uma semana. Ela conta que provavelmente a mãe foi morta por um cachorro. Ele foi encontrado agarrado à mãe e é o único sobrevivente da ninhada. Os bem-te-vis são alimentados com a ajuda do bico de uma pinça. O trio também está há uma semana no Zoo. Enquanto um come, os outros disputam a mesma comida. Os animais geralmente são entregues no Minizoo pela população, conforme a bióloga Liliana Castoldi. Eles são vítimas de quedas de ninho, por exemplo, ou conflitos em vida livre sofridos pelos pais (atropelamentos, choque elétrico, ataques de animais domésticos, permanência em locais indevidos). Os filhotes são acompanhados até conseguirem voar, se alimentar sozinhos, adquirirem peso e plumagem ideais. São entregue à natureza quando já sabem identificar predadores e fugir de possíveis perigos. "As pessoas não devem ficar com os filhotes em casa", avisa. Nesta época, explicaram a bióloga e a veterinária, o Minizoo recebe muitos filhotes de corujas, gambás, pássaros pequenos, pombas juritis e bugios. Além de filhotes, o Minizoo também recebe animais silvestres oriundos de conflito em vida livre.

Busto de Witrock não está mais ensacado Peça estava escondida por saco preto há meses em frente a antiga escola Na última semana, o jornal O Timoneiro mostrou que no local onde funcionava a escola de música Victor Witrock, mantida pela extinta Fundação Cultural de Canoas, um busto do homem que dava nome à instituição encontrava-se ensacado com um plástico preto em frente ao prédio, que está disponível para locação. Dias após a publicação da reportagem, o busto teve o capuz retirado, e pode novamente ser visto em frente ao prédio. Há meses, a peça estava ensacada, mantendo a memória de Witrock sufocada por uma lona, como se sua constribuição para a cidade, assim como a da escola que levou seu nome, nunca tivessem existido. A Prefeitura informou, na semana passada, que não está mais locando a

Busto pode ser novamente visto na Domingos Martins

casa onde funcionava a escola. Ainda segundo o texto, o ensacamento do busto também não foi medida realizada pela ad-

ministração municipal. A casa, no entanto, é tombada como patrimônio histórico, como a própria Prefeitura admite.

Outubro rosa terá atividades voltadas à mulher A detecção precoce do câncer de mama tem, em outubro, ações intensificadas para as mulheres de todas as idades e no mundo inteiro. É o Outubro Rosa, movimento popular pela luta contra a doença que em 2014 já vitimou 21 mulheres, somente em Canoas. No município, atividades serão realizadas entre os dias 1º e 29 de outubro, no Calçadão, no Parque Municipal Getúlio Vargas (Capão do Corvo); no Hospital Nossa Senhora das Graças e na Câmara de Indústria, Comér-

cio e Serviços de Canoas (Cics). Todas as quartas-feiras de outubro, dias 1º, 8, 15, 22 e 29, técnicos estarão no Calçadão, entre 9 e 17 horas, orientando sobre a detecção precoce do câncer de mama e distribuindo panfletos explicativos. Os profissionais também falarão, na quarta-feira, 15, sobre prevenção de DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e sífilis. Interessadas poderão, ainda, ser encaminhadas para a testagem rápida do HIV e sífilis.

R$ 533,00

Canoas terá Central de Intérprete de Libras

Canoas terá, a partir de 2015, uma Central de Intérprete de Libras (CIL) para auxiliar pessoas surdas que necessitam de intérpretes. A CIL será instalada até o final deste ano na Escola Municipal de Ensino Fundamental Bilingue para Surdos Vitória, localizada na Rua Caçapava, no Bairro Mathias Velho. Os atendimentos estão previstos para começar em 2015. Este ano, a Escola Vitória deixou de ser especial para ser bilingue, tendo como línguas oficiais a Libras e a Língua Portuguesa. Isso permite que familiares de pessoas surdas possam também estudar no local. Atualmente a escola tem 52 alunos, distribuídos nos turnos da manhã e tarde, e 20 professores. No local há curso de Libras aberto à comunidade, atualmente com uma turma de 20 alunos com aulas nas quartas-feiras à tarde


10 I O TIMONEIRO I GERAL I CANOAS, 26 DE SETEMBRO A 2 DE OUTUBRO DE 2014

20 DE SETEMBRO

Semana Farroupilha encerra com entrega de premiações Chama Crioula foi extinta no dia 20, mas festividades continuaram no dia 21 A programação de atividades na 22ª Semana Farroupilha de Canoas encerrou no domingo, 21, com a estimativa, segundo a organização do evento, de que passaram pelo Parque Eduardo Gomes, desde 12 de setembro, sessenta mil pessoas, entre homens, mulheres e crianças. No entanto, as atividades noturnas no Parque durante a semana, em sua maioria, não lotaram. Nem mesmo o show do músico Renato Borghetti chegou perto da lotação máxima. Os momentos de maior lotação foram os horários nos quais houveram excursões escolares e os finais de semana. A semana de festejos tradicionalistas teve diversas atrações musicais no palco principal, como o Grupo Quero-Quero, Ideais Farroupilha, Bonitinho Eco do Minuano, Neto Fagundes, Tranco Monarca, Shana Müller, Paulo Feijós, Luiz Carlos Borges, Os 4 Gaudérios, os Festivaleiros, Porca Véia, Daniel Torres, Daniel Torres foi uma das principais atrações do evento Família Guedes, João Luis Corrêa e o já citado Borghetti. horas após o Desfile Farroupilha, mas as festividades Além dos shows, foram realizadas diversas atividades continuaram no dia seguinte. No domingo, 21, foi feita a artísticas durante a Semana Farroupilha, como tertúlias entrega de premiação (taças e troféus) para os vencedores artísticas e literárias, gincana cultural, declamação, con- de primeiro, segundo e terceiro lugar nas disputas de laço tação de histórias, danças tradicionalistas, disputa de laço, em equipe e individual e para os ganhadores de primeiro jogos de truco e de bocha, mostra folclóricas, gineteada e e segundo lugares no concurso da gincana cultural e da desfile campeiro e temático. mostra de fios sabores e licores, além da escolha das enA chama crioula foi extinta na noite do sábado, 20, tidades que participaram do desfile campeiro e temático.

Conselho quer ampliar prazo em consignados para aposentados

Canoense conquista o 2º lugar em competição de laço A canoense Sarah Regert Silveira conquistou o segundo lugar na competição de laço, em Nova Santa Rita, durante as comemorações da Semana Farroupilha. Sarah, que tem dez anos de idade, já disputa competições desde 2013 e desta vez concorreu na categoria “Laço Prenda”. APEDIDO

CONVITE PARA MISSA DE 1º ANO DE FALECIMENTO

DEPUTADO ESTADUAL CNPJ 20.557.803/0001-59

50 000

O HOMEM QUE COMBATE A CORRUPÇÃO. DE VERDADE.

O Conselho Nacional de Previdência Social aprovou na quinta-feira, 25, resolução que recomenda ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) elevar de cinco anos para seis anos o prazo máximo para pagamento das operações de empréstimo e de cartão de crédito relativas a crédito consignado dos aposentados e pensionistas. Para que passe a valer, a medida ainda precisa ser regulamentada. O secretário de Políticas de Previdência Social do governo federal, Benedito Adalberto Brunca, disse que a elevação do prazo para quitar o empréstimo tem o objetivo de aquecer a retomada do crédito. “Houve um debate em termos de governo, de medidas que pudessem aquecer a retomada do crédito, da oferta. No nosso caso, o sentimento foi da possibilidade de avançarmos um ano [na ampliação do prazo], mantendo necessariamente a mesma taxa de juros que o conselho atualmente fixa”, explicou. O conselho fixa em 2,14% ao mês o teto da taxa de juros para o empréstimo e em 3,06% ao mês para o cartão consignado. Segundo Benedito Brunca, dos 25 milhões de beneficiários, cerca de 55% deles utilizam esse recurso.

Esposa: Carmelita. Filhos: Luis Alfredo e Laura do querido e sempre lembrado

ALFREDO NUNES CURTINAZ

R$ 328,00

CONVIDAM para a missa de 1º ano de falecimento que farão realizar no dia 27/09/14 (SÁBÁDO), às 18 horas, na paróquia Nossa Senhora do Rosário - Canoas/RS.

PRESIDENTA 50 LUCIANA GENRO VICE PRESIDENTE JORGE PAZ

GOVERNADOR 50 ROBERTO ROBAINA VICE GOVERNADORA GABI TOLOTTI

SENADOR 160 JULIO FLORES - FRENTE DE ESQUERDA - PSOL/PSTU

Canoas, 26 de Setembro de 2.014

SINDICATO DOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE CANOAS CNPJ 97.130.835/0001-06

A VOZ DO PROFESSOR

"NOVO" PLANO DE CARREIRA - CAPÍTULO II -

Mais uma fez a administração municipal promete e não cumpre. No dia 24/09, o Sr. Prefeito chamou as lideranças do funcionalismo municipal para apresentar o "novo plano de carreira dos professores, dos agentes de apoio e do quadro geral" e, no decorrer da apresentação, ele disse que o mesmo estaria chegando nas mãos dos representantes ainda pela manhã do dia 24. Contudo, foi pedido a ele que mandasse junto uma carta explicando alguns pontos em aberto, como gratificações (FG, Insalubridade, Periculosidade, etc) e a gratificação de permanência (hipótese para quem já tem tempo de aposentadoria e quer continuar trabalhando). Em face dos questionamentos, então foi prometido encaminhar uma cópia da proposta do "plano de carreira" no dia seguinte, qual seja 25/09. Como o plano dos professores e agentes de apoio foram feitos diferentes do que havia sido proposto na reunião anterior, estávamos aguardando para hoje entabular os aspectos principais nesta coluna e já convocar os nossos associados para analisarem a proposta em Assembléia Geral. Dia 25 pela manhã recebemos uma ligação do gabinete do secretário de Educação nos convidando para uma agenda dia 26/09. Assim, iremos lá ver se teremos alguma novidade, porque a promessa mais uma vez não foi cumprida. Esperamos que desta vez a categoria seja ouvida e não seja criado mais uma legislação que não contemple os direitos dos educadores municipais. A propósito, se há três anos foi aprovado o Plano de Carreira dos Professores e Agentes de Apoio (Leis nº 5580 e 5581/2011) e a administração municipal se vangloriava que era o "melhor Plano de Carreira" e queria apresentá-lo como modelo para outros municípios e para o próprio Governo do Estado, então por que fazer um novo plano? É por que não foi adequado na forma apontada pelos educadores municipais e com isso eliminar os "equívocos" contidos no plano de carreira atual? Por que não atendeu? Recentemente, foi aprovado o "Plano de Carreira dos Servidores do Quadro Geral" e, em seis meses de vigência, já propõe um "Novo Plano de Carreira". Será que a administração municipal não está se dando conta das trapalhadas que estão sendo feitas? Será que a empresa que foi contratada para elaborar mais um plano de carreira irá cobrar novamente? Será que não está sendo gasto dinheiro público em demasia? Senhor Prefeito, não queira fazer algo impensado. Converse democraticamente com todos os segmentos envolvidos em relação aos Planos de Carreira. Ouça mais e fale menos, às vezes as pessoas que estão no seu entorno só falam o que o senhor quer ouvir, contudo esta não é a opinião da maioria dos servidores municipais. Volte aos seus princípios que nortearam a sua trajetória política. Jari Rosa de Oliveira Presidente do SINPROCAN SINDICATO DOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE CANOAS SINPROCAN Rua XV de Janeiro, 121, conj. 203. Centro. Canoas-RS. Cep. 92010-300 Telefone: 3476-4033 E-mail – sinproc@terra.com.br


CANOAS, 26 DE SETEMBRO A 2 DE OUTUBRO DE 2014 I GERAL I O TIMONEIRO I 11 CANOAS, 16 A 22 DE MAIO DE 2014 I POLÍTICA I O TIMONEIRO I 3

“Não hádamemória que dure, se outro Moradores e trabalhadores rua Napoleão negócio mais forte puxa pela atenção.” Laureano estavam preocupados com queda Machado de Assis

TIRANDO O SONO

Poste podre finalmente éOretirado do Centro apresentador do Programa Bibo Nunes Show,

BIBO NUNES EM CANOAS

Bibo Nunes, esteve em Canoas, na Câmara Municipal Em agosto, OTLíder denunciou a situaçãoprestigiando de um poste de durante o evento Comunitário, os madeira, que estava prestes a cairseu na rua Napoleão Laurehomenageados e, em especial, amigo, o promotor ano. O problema se arrastava há cerca de um ano, mas dede Acácio Santos. poiseventos de três reportagens de O Timoneiro sobre o assunto, em menos de um mês, finalmente a estrutura foi retirada. A AES Sul, depois de negar que fosse a responsável pela estrutura, voltou atrás e assumiu a responsabilidade, fazendo a retirada no começo desta semana.

Relembre o caso

Totalmente podre, o poste estava oco em sua base e, embora o problema já tenha sido informado há quase um ano para a AES Sul, nada havia sido feito. Quando contatamos inicialmente a concessionária de energia elétrica, obtivemos a resposta que o poste não era de responsabilidade dela e sim da GVT. A GVT respondeu à nossa equipe de reportagem que retiraria em 15 dias a sua fiação do local, mas que não poderia retirar o poste, pois, segundo a empresa, ele pertencia sim à AES Sul. Paralelamente, a Prefeitura confirmou que a AES Sul era a dona do poste. Após a GVT retirar seus fios, contatamos novamente a concessionário de energia elétrica, que desta vez deu uma resposta diferente da anterior, prometendo a retirada.

INSEGURANÇA Comunidade atendida

Os moradores doOliveira, bairro Moinhos de Vento são O empresário Jorge que é proprietário de uma diariamente surpreendidos a informação de imobiliária localizada em frentecom ao poste, foi o primeiro a denunciar O Timoneiro, depois de passar que mais uma situação vizinho ateve sua casa arrombada. Num um ano tentando contato foram com a 11 GVT. Nesta semana, curto período de tempo, casas arrombadas Jorge entrouloteamento. em contato com nossa equipe de reportageme no mesmo Um clima de insegurança para informar aseretirada e agradecer pela publicação que das preocupação instaurou entre os moradores, reportagens. já não sabem mais o que fazer para se proteger de ações desta natureza. A maioria dos moradores, além de terem implantado sistemas de segurança em suas casas, como cerca eletrônica, alarmes, câmeras, pagam uma vigilância particular, pois o ente público não oferece qualquer segurança. Os moradores do bairro estão realizando um movimento para buscar uma ação mais ostensiva do município, no sentido de oferecer maior segurança e inclusive investigar tais ocorrências que já estão se tornando uma rotina muito desagradável e inquietante na vida dos moradores.

INSEGURANÇA II

A região do loteamento Jardim do Lago também vem enfrentando problemas com a segurança de pessoas que transitam próximo ao parque Capão do Corvo.

jorgeuequed@terra.com.br

Som alto em posto perturba também na Santos Ferreira ROTARY CANOAS

Na quarta-feira, dia 14 de maio, durante a tradicional Reunião-Almoço do Rotary Club de Canoas Industrial, no Canoas Parque Hotel, houve a entrega do material eletroeletrônico e brinquedos pedagógicos adquiridos é pelo Subsídio Simplificado, Problema similar aoDistrital enfrentado no Igara, com festas aos finais de semanas ação conjunta da Fundação Rotária e o Rotary Club semana anterior, eO oTideNa Canoas Industrial beneficiário o “Espaço de moneiro a noticiar um Both”, junto à EMEF Cultura voltou e Lazer-Sala Mário problema cada vez mais graDr. Prof. Rui Cirne Lima, situada na rua Dona Maria ve para os moradores da rua Isabel, bairro Liberdade, no Mato bairroGrande. Igara.

Verdadeiras festas informais são realizadas nas madrugadas PESQUISAS de quinta-feira a sábado, pelos Começamdea um surgir frequentadores postoasdemais variadas pesquisas eleitorais. No casonados candidatos locais, deputado gasolina, localizado esquina estadual resultado, verdadeiro ou não, da rua come federal, a avenidacada Boqueirão. da SanqueAgora, vem àmoradores tona, é motivo de euforia ou de “perda de tos Ferreira relatam que vem sono”. vivendo problemavai similar. Até um a apuração ser esse dilema: acreditar nas Assim como ocorre no Igara, pesquisas ou intensificar o trabalho. na Santos Ferreira outro posto de gasolina 24 horas serve como ponto de encontro de jovens, esINCOMPETÊNCIA pecialmente aos finais de sema-Guilherme Schell com a Na esquina da avenida na, quando o som alto impede rua os Pedro Hilgertdescansem (ao lado do APosto Metropolitano, que moradores Prefeitura informou que "a Secretaria Municipal do Meio Ambiente está realizando ações pontuais" próximo ao Shopping), às 18 horas desta quintana madrugada. CANOENSE HOMENAGEADO feira, falta que de limpeza na canalização Um por morador, preferiu não se identificar,pluvial, relatou: a para mostrar para Menta, a Prefeitura. Assinamos, acreditodas Ilso Pedro presidente do mas Sindicato água subiu acontece a quase todas um metro. Automóveis boiando “O problema sextas-feiras e sábados. Mas que não irá se resolver tão cedo assim”. Empresas de Transportes Rodoviários do Rio principalmente sábados. Nacom sexta-feira até a de 1 hora e pessoas desesperadas a águavaidentro seus Grande do Sul, recebeu no dia 14, na Assembleia eestabelecimentos. tem bem menos carros e pessoas. No sabádo, a partir Contraponto Legislativa, a Medalha da 53ªque Legislatura. condas Uma 23 horas é queNuma a festacidade começa. Carros Em nota, a Prefeitura informou a Secretaria A Mutristeza. que gastabarulhentos milhões em decoração foi entregue pelo deputado estadual fazendo rachasenomarketing, posto, cantando pneus eJairo com som alto. propaganda o prefeito Jorge não nicipal do Meio Ambiente está realizando ações pontuais, Miki de Breier (PSB) no Salão Júlio Castilhos Por consequência da música alta, a conversa deles é alta a partir denúncias da população, sobre adeocorrência dedo se preocupa a canalização também. E nãocom é raro a gritaria compluvial. provocações de bri- poluição sonora em lojas de conveniência, localizadas Parlamento. É bom lembrar que o Prefeito é eleito para admigas e rachas. Algumas vezes, teve até garrafa de cervejas em postos denasceu combustíveis. A administração municipal Menta em Canoas, em 1933. É casado nistrar uns a cidade paraNos fazer promoção pessoal atiradas contra eosnão outros. sábados, essa festa vai promete que, a partir será eintensificada a com Hortenila, paidedeoutubro, três filhas avô de quatro e marketing doumas seu 4grupo partidário e utilização dos fiscalização com vistorias promovidas pelos agentes da até, geralmente, ou 5 horas”. netas. Formado em Ciências Jurídicas e Sociais, cargos públicos O morador relatapara que aapadrinhamento vizinhança está sepolítico. mobilizando, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, especialmente também é Técnico em Contabilidade. mas Enquanto que não estão vendo resultadoboiando nas açõesedaasBrigada isso, os veículos pessoas aos finais de semana. A nota conclui, dizendo: “A fiscalidiretor Menta nodeTransporte; Militar: “Já ligamos para a Brigada Militar e eles dizem zaçãoÉseodará sob da a forma de Consultoria monitoramento eventual Diretor Superintendente ATM; Presidente que vão dar conferir. Mas eles passam, pedem para eles perturbação sonora promovidada nestes locais ou no seu do Sindicato das Empresas de Transportes baixarem o somUNHA e vão embora. Segundos depois, o som entorno. Constatada emissão de ruídos acima dosRodoviálimites LIXANDO alto O e os carros 'cantando pneus' de novo. Re-do permitidos em lei e estas tenham sua origem área do rios; vice-presidente da Federação dasnaEmpresas governo Jairo Jorge devecomeçam ter perdido a conta centemente, recebemos uma visita de uma moradora de um empreendimento, o mesmo poderá ser responsabilizado número de cargos em Comissão que nomeou. Alguns de Transportes Rodoviários do Estado do Rio prédio da região que está recolhendo um abaixo-assinado administrativamente”. Grande do Sul – Fetergs; presidente da Associa-

afirmam que possivelmente foram nomeados mais CC’s que o permitido. Mas são tantos os nomeados, muitos sem ter o que fazer, que um funcionário concursado disse: - Algumas detentoras de cargo em comissão passam a maior parte do tempo lixando as unhas.

Número de doadores de órgãos cresce 90% em seis anos

O número de doadores de órgãos no Brasil aumentou 89,7% nos últimos seis anos. Passou de 1.350, em 2008, para 2.562, em 2013. No mesmo período, o inCAMPOS dicador nacionalE deMARINA doadores por milhão de habitantes de para subiuComeça de 5,8 paraorganizar-se 13,4, enquantoo agrupo fila de espera trabalho caiu paradedar rumos campanha de(41,7%). transplante 64.774 milàpara 37.736 mil Eduardo Campos e Marina Silva e Dados divulgados no dia 24 pelo(PSB Ministério da REDE) para aque, sucessão presidencial. Saúde apontam nos primeiros seis meses deste ano, oOs país realizou 11,4 mil transplantes. Desses, 6,6 pré-candidatos locais para depumil foram cirurgias de córnea, 3,7 mil de órgãos tado federal Francisco da Mensagem, e sólidos (coração, fígado, rim, pâncreas e pulmão) e 965 para deputada estadual, Gisele Uequed, decomeçam medula óssea. Em 2013, foram realizados a preparar as organizações do 23.457 transplantes. trabalho. O coordenador geral do Sistema Nacional de Nas pesquisas que o sinalizou grupo possui, Transplantes, Heder Murari, que o governo a votação presidenciável deve atingir ado meta de 14 doadorestem porótima milhão de hareceptividade naano. comunidade canoense. bitante até o fim do Lembrou que o Brasil é o país latino-americano comMensagem maior percentual de aceitação Francisco da foi eleito familiar paracom doação de órgãos. famílias brasileiras vereador mais de milDas e setecentos com situações de morte encefálica, 56% autorizaram votos. a retirada. Argentina, no Uruguai e no Chile, os GiseleNa Uequed concorreu à Prefeitura índices são, respectivamente, 52,8%, 52,6% e 51,1%. e Apesar obtevedos quase 28 mil votos. avanços, o ministério lançou campanha Em Brasília, a imprensa re-à doação na tentativa de aumentar a adesãonacional das famílias no Congresso Prefeitos, da autodegistrou órgãos.que O objetivo é mostrardos a importância depoispara de retirada seu pronunciamento, rização de órgãos, apósEduardo a confirmação do Campos foi aplaudido de péopelo plenário. quando óbito. É a família que autoriza procedimento, a situação do paciente é irreversível.

ção Teu! Bilhete; Diretor do Consórcio Gestor da Bilhetagem Metropolitana – CGBM; Conselheiro da NTU; Conselheiro Deliberativo da Associação Beneficente de Canoas – ABC; Diretor do Consorcio Metropolitano de Transportes – CMT.

Reitor do Unilasalle Canoas é eleito presidente da ANEC

O reitor do Unilasalle Canoas, Paulo Fossatti, foi eleito por aclamação em chapa única, o novo Diretor Presidente da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC), na tarde de terça-feira, 23. A eleição aconteceu na V Assembleia Geral Eletiva da entidade, em Brasília, e contou com a participação de entidades mantenedoras associadas, dirigentes de instituições de ensino superior filiadas, dirigentes de instituições filiadas de educação básica e representantes dos conselhos estaduais da associação. “Com seus valores e sua identidade, a Anec agrega 2,5 milhões de alunos no Brasil. Temos por missão colaborar com a educação e as políticas educacionais em nosso país através da educação católica”, comentou Fossatti, que estará à frente da Anec no próximo triênio (2015-2017).

A ANEC

Como única entidade representativa da educação católica, a associação tem como missão representar as instituições educacionais católicas e promover a educação formal, popular e de assistência social, conduzidos pelos princípios cristão, evangelizador e transformador, na construção da cidadania e pela defesa da vida. Presente em todo o território nacional, a entidade representa cerca de 430 mantenedoras, 2 mil escolas, 130 instituições de ensino superior e 100 obras sociais, totalizando 2,5 milhões de alunos e aproximadamente 100 mil professores e funcionários.


12 I O TIMONEIRO I GERAL I CANOAS, 26 DE SETEMBRO A 2 DE OUTUBRO DE 2014

METROPLAN

Desfeita alteração nas linhas para Nova Santa Rita Comerciantes comemoram, pois mudança havia reduzido movimento na Victor Barreto Uma alteração nas rotas dos ônibus que vão para Nova Santa Rita causou transtornos para usuários dos sistema e para comerciantes do Centro no final de agosto. Sem aviso prévio, as rotas foram alteradas e os ônibus que antes paravam na parada da Victor Barreto, que fica junto ao edifício Ipicuê, passaram a parar na Guilherme Schell, em uma parada em frente ao Ipuc, colocada junto à cerca do trem. Depois da reportagem publicada por O Timoneiro, a Metroplan voltou atrás e reverteu a alteração, fazendo com que as linhas voltassem a seguir os itinerários antigos. Os comerciantes do entorno da parada da Victor Barreto estavam preocupados com o que aconteceria depois da mudança, já que a imensa maioria de seus clientes são justamente pessoas que embarcam e desembarcam diariamente dos ônibus intermunicipais. A comerciante Anelise Borgmann, que fez parte de um grupo que organizou um abaixo-assinado pedindo a reversão da mudança, afirma que as vendas em seu quiosque de lanches, localizado junto à parada, caíram quase 100% durante a mudança. “Se não revertessem isso, seria impossível trabalhar aqui, não tínhamos mais movimento nenhum. Agradeço pela publicação da reportagem de O Timoneiro, pois ela nos ajudou Linha para nova Santa Rita voltou a parar no começo da Victor Barreto muito”, avaliou.

Audiência pública debate projeto Calçada Cidadã

Ceia apresenta projetos na Câmara de Vereadores

Audiência pública realizada na tarde de terça-feira, 23, na Câmara de Vereadores debateu o projeto de lei que institui o programa Calçada Cidadã em Canoas. De autoria do Executivo, a proposta (PL 53/2013), em tramitação no Legislativo, disciplina a construção e a recuperação de calçadas no município. O projeto estabelece prazos para a substituição, adequação ou a recomposição das calçadas danificadas ou em mau estado de conservação. Segundo o texto, é dever dos proprietários ou possuidores de imóveis, edificados ou não, a pavimentação e conservação da calçada fronteiriça ao imóvel, respeitados os padrões técnicos estabelecidos pela legislação. A secretária adjunta do Desenvolvimento Urbano e Habitação, Gerusa Mattos, detalhou o projeto e salientou que ele estabelece prazos maiores para a adequação.

O trabalho do Centro de Capacitação em Educação Inclusiva e Acessibilidade (Ceia) de Canoas foi apresentado aos vereadores na sessão do dia 18. Em Grande Expediente proposto pelo vereador Paulo Ritter (PT), a coordenadora do Ceia, localizado no bairro Mathias Velho, Denise Wedman, explanou sobre os principais projetos desenvolvidos, entre eles dois que envolvem atividades com animais: Criança a Cavalo e Cão Amigo. Denise destacou os benefícios para o desenvolvimento das crianças, a partir do contato com os cavalos e cães. Além de auxiliar na parte motora, as atividades lúdicas ajudam a superar dificuldades, melhoram as relações sociais e possibilitam maior autoconfiança entre os alunos. O Ceia atua em três dimensões: atendimento aos alunos, atendimento às famílias e formação de professores. Atualmente,

Segundo ela, a atenção estará voltada, num primeiro momento, à área central da cidade, onde existe maior fluxo de circulação de pessoas. Gerusa adiantou que haverá a contratação de mais funcionários responsáveis pela fiscalização do atendimento à legislação. A audiência foi presidida pelo vereador José Carlos Patricio (PSD), que está à frente da comissão especial que analisa a legislação vigente sobre as calçadas na cidade. “O problema envolvendo calçadas existe em todo o país. Esse projeto é um marco para Canoas que, após a aprovação da matéria, passará a ser referência nacional”, argumentou. Ao final das explanações dos secretários, as entidades puderam fazer questionamentos. As principais dúvidas estavam relacionadas à forma como o projeto seria divulgado nas comunidades e como funcionaria a fiscalização.

Dr. Ednilson S. O. Lautenschläger

Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva Cremers 18980

Atende Convênios IPE, Caixa Federal, Unimed, Fassem e Particulares CONSULTÓRIO: Rua 7 Povos, 200/401 - Canoas - F: 3466-9124

são atendidos 245 alunos com alguma deficiência ou necessidades educativas especiais, de acordo com a coordenadora. Os atendimentos são feitos por uma equipe multidisciplinar composta por 17 professores da rede municipal e acontecem no turno inverso da escola regular. Os profissionais têm graduação e especialização nas áreas da Psicopedagogia, Pedagogia, Psicomotricidade, Música, Artes e Fonoaudiologia. Com recursos do Orçamento Participativo 2010/2011, o Ceia deverá inaugurar em breve novos espaços. O centro passará a contar com um jardim sensorial e quadra esportiva adaptada. Os atrasos constantes para o começo da obra geraram protestos dos moradores do Mathias Velho, que, quando votaram na reforma e ampliação do Ceia não imaginavam que precisariam aguardar tanto e pressionar muito a Prefeitura para ver o prédio novo ser construído.

Reajuste dos municipários fica em 1,12% Os vereadores aprovaram, na terça-feira, 23, projeto de lei do Executivo (PL 34/2014), que fixa o índice de reajuste quadrimestral da remuneração dos servidores municipais, a título de antecipação da revisão geral anual. O índice, estabelecido em 1,12%, passa a ser aplicado a partir de 1º de setembro aos agentes públicos, extensivo aos inativos e pensionistas. O índice da revisão quadrimestral é baseado no acumulado do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) de maio, junho, julho e agosto de 2014.

Principais dívidas das famílias são com cartão de crédito O percentual de famílias endividadas caiu e a proporção das inadimplentes manteve-se estável na passagem de agosto para setembro deste ano. Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada na quarta-feira, 24, pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 63,1% das famílias têm dívidas em setembro. Em agosto, o percentual era 63,6%. Já os inadimplentes, ou seja, aqueles que têm dívidas em atraso, mantiveram-se em 19,2%, de acordo com a pesquisa da CNC. A Peic mostra que o percentual de pessoas muito endividadas caiu de 12,4% em agosto para 11,5% em setembro. As principais dívidas das famílias são com cartões de crédito (75,1%), carnês (17,3%), financiamento de carro (14,1%), crédito pessoal (9,6%), financiamento de casa (8,2%) e cheque especial (5,8%). O tempo médio do atraso do pagamento das dívidas é 58,4 dias. Em média, as famílias comprometem 30% de suas rendas com isso. A pesquisa da CNC também mostrou que o percentual de famílias que não terão condições de pagar suas dívidas caiu de 6,5% em agosto para 5,9% em setembro. Na comparação com setembro do ano passado, houve aumento do endividamento, mas quedas na inadimplência e no percentual de famílias sem condições de pagar as dívidas, já que naquela ocasião, os percentuais eram respectivamente 61,4%, 20,6% e 7%.


12 I O TIMONEIRO I GERAL I CANOAS, 16 A 22 DE MAIO DE 2014

LIVROS

Nova diretoria Celso Uequed Pitol toma posse uequedpitol@bol.com.br

No dia 11 de setembro, tomou posse a nova diretoria do Sindicato dos Municipários de Canoas Roma por Montesquieu (Simca). A presidente Teresinha Antqueviezc segue noAcomando da entidade, obra que quase à frente do grupo que está descrito sempre abaixo: associamos a Montesquieu é “O EsDiretoria Executiva pírito das Leis”, refeExecutiva Teresinha Antqueviezc Pruciano rência do Iluminismo (Presidente) e bibliografia básica de Ivera Regina Soares da Silva (1ª Vice-Presidente) qualquer segundanista Francisco de Paula de Direito. E não é sem Figueredo (2º Vice-Presidente) razão que o clássico do Laucimar Gonçalves barão francês ocupa Da Silva (Secretária Geral) Arcangelo dosASantos (1º Secretário) esteRael elevado posto. eleHildo devemos, entre ou- (Tesoureiro) do Nascimento trasSheila coisas, a idéia de (2ª Tesoureira) Adriana Ferreira tripartição de da poderes, presente em quase todos Suplentes Executiva os regimes democráticos Gerson Luiz de Antoni do mundo. Seu trabalho,Adriana contudo, não se esgota aí, como comprova Domingues de Souza o recém lançado Amarildo LuisConsiderações da Cruz Zanettisobre as causas dasCarmen grandezas dos romanos e sua decadência Verônica Nuns de Souza (EDIPUCRS, tradução e comentários de Renato Jose Claudio Castanho Moscatelli). Marcio Acosta Silveira Publicado 14 Greff anos antes da obra-prima do Ederson Frey autor, as Considerações a prefiguram em vários Conselho Fiscal Titulares pontos importantes. Como muitos homens de Paulo Renato da Fontoura (Presidente) sua época, Montesquieu foi um grande admiGilberto dos Santos rador do gênio político romano e considerava Anacomo Laurao de Souza máximo Porciuncula Roma exemplo do tipo republiSuplência Conselho Fiscalem “O Espírito das cano de governo apresentado Marcio Atolini Leis”. Nas Considerações, Montesquieu enfatiza Maria Regina Fonseca Rodrigues a virtude guerreira dos romanos como o fator Carmen Nadia Terrae Flores maior de seu sucesso toma como exemplo as Guerras Púnicas , travadas contra Cartago, então a grande potência marítima do Mediterrâneo.

Lição de Unamuno Um leitor desavisado que tome “Como escrever um romance” (É Realizações, 143 páginas, tradução de Antonio Fernando Borges) em mãos poderá pensar que se trata de uma espécie de versão materializada dos cursos de criação literária tão comuns em nossa província: em outras palavras, um manual. Mais do que isso: um manual escrito por ninguém menos do que Miguel de Unamuno, um dos maiores escritores espanhóis de todos os tempos. Eu disse: um leitor desavisado. Quem conhece minimamente o temperamento, a visão de mundo e os posicionamentos de Unamuno sabe que ele seria dos últimos neste mundo a escrever um manual do que quer que seja. “Como escrever um romance” não é um guia neste sentido (embora possa sê-lo em outro). A história de U. Jugo de Larraza, um espanhol desterrado em Paris que leva uma vida sem sentido, lendo qualquer livro que se lhe caia às mãos, serve de ponto de partida para uma reflexão sobre a condição do autor e do romance que se desdobra numa reflexão sobre a própria vida e a morte, conflito agônico – de ‘agon’, luta em grego – que aparece, de uma forma ou de outra, em todas as obras de Unamuno. Um grande lançamento, que conta com um excelente ensaio introdutório sobre todas as edições anteriores da obra.

CANOAS, 26 SETEMBRO A 2 DE OUTUBRO DE 2014 I CULTURA I O TIMONEIRO I 13

LITERATURA AMANHÃ, “O LIVRO ESTÁ NA MESA”

O“O escritor Moacyr Vargas será o DIA convidado LIVRO ESTÁ NAJúnior MESA”, 31 principal, amanhã, dia 27, de mais umserá almoço do projeto O escritor Gilberto Teixeira Dias o convidado “O Livro está na mesa”, que é oferecido pela Associação principal do almoço literário de 31 do corrente, no Canoense Escritores, há três Vicente anos. O160, objetivo Boteco PaudeBrasil, rua Coronel maisé valorizar osdo livros como“Oferramentas de humanização. uma etapa projeto Livro está na mesa”, que Moacyr (Moa) estreou em 1987, com um livreto de poemas adeACE/Associação Canoense forte rebeldia. Seu trabalho de maisEscritores recente érealiza, “Design sempre no que último sábado de cada mês. Gilberto T. negro”, em rende homenagem à negritude. Todos são Dias iniciou-se na literatura hárua razoável já convidados. Boteco Pau Brasil, Coroneltempo, Vicentee160. publicou doisR$15 romances. Quem pagar terá direito ao almoço e a um exemplar Livro está na mesa” foi iniciado em 27 de maio do “O “Design”.

de 2011, para valorizar o livro como ferramenta de humanização. O livro, que é visto assim por Ari Riboldi: DIA DO POETA CANOENSE “OsAlivros levam ao conhecimento de novas culturas, o Casa do Poeta de Canoas comemorou o Dia do Poeta que permite dia entender a realidade, desenvolver Canoense, 19 de melhor setembro, no plenário da Câmara uma visão críticacom do mundo. Aumenta a capacidade de de Vereadores, um programa extenso e de precioso conviver com o diferente, ser mais tolerante, conteúdo. O escritor-professor Cícero Galenoaceitar Lopes afalou opinião E, sobreeste maneira, sobredivergente. a Poesia, conforme roteiro: contribui “Poiésis = para aperfeiçoar a faladee criação a escrita, a linguagem como2) invenção. Daí a idéia atribuída à literatura. Que se pode entende por poesia: qualidade Início intrínseca maior patrimônio individual e profissional”. às e necessária ao texto literáriopor principalmente emdireito forma 11h30min. Convite individual R$15,00 com também outra arte, Genericamente, diz-se aversificada; um livro. Todos sãoa convidados. coisas tocantes pela agradabilidade e difíceis de explicar, como as belezas naturais. 3) Poema e poesia. 4) Técnicas poéticas (na ALÉM construçãoDA do poema): 3.1) domínio vocabular INSTRUÇÃO e semântico, poema é ignora feito de que, palavras, “Em geral,porque o serohumano alémcomo da qualquer que expressão (3.2) sonorizações: ritmo instrução recebeliterária; – compreendendo até a mais (pela metrificação), aliterações, Como esmerada educaçãorimas, e a ilustração queassonâncias. é possível obter exemplos, leu poemas de Alceu Wamosy, Joãotécnica Cabral na universidade em matéria de especialização de melo Neto e Manoel de barros. O escritor-jornalista eCanabarro científica Tróis -, existem uma cultura umacrônica ciência filho abordou a poesiaé na em cujos nãoa sendo semelhantes aosda prosa conhecimentos, não prosaica, com essencialidade cultural ministrados nosgrandes certos oficiais de estudo, t~em de ser poesia. Citou cronistas, como Rubem Braga, adquiridos fora deles, peloCarlos esforço pessoaldee educação Paulo Mendes Campos, Drumond Andrade, e intimamente estimulados e postos a serviço de um outros.

ideal cuja concepção escapa às considerações e juízos correntes”. (Carlos Bernardo González Pecotche, em “Logosofia – Ciência e método”).

Direito Previdenciário

Empréstimo Consignado - INSS Direito Previdenciário Airton Joel Cardoso* Portadora de lúpus

É responsabilidade do INSS conferir autorização para empréstimo consignado. A Justiça Federal afirmou que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem responsabilidade por Cardoso* descontos Airton Joel indevidos por empréstimo consignado na folha de pagamento de um aposentado. O entendimento foi da Quarta Turma do TRF da A segurada do Instituto Seguro Social3ª Região que reformou decisãoNacional proferida do da 1ª Vara Federal de Santos que havia excluído a autarquia previdenciária uma ação INSS, consegue aposentadoria integral. OdeTribunal que questionava descontos indevidos por empréstimo consignado Regional Federal da 4ª Região reverteu a aposentadoria na folha de pagamento de um aposentado. proporcional de uma do Instituto O aposentado pediaservidora que fosse aposentada declarada a nulidade de um contrato dedo empréstimo entender que em o INSS, de forma Nacional Seguro por Social (INSS) integral pornegliela gente, autorizoude o desconto mensal em sua aposentadoria, ser portadora lúpus eritematoso sistêmico grave.sendo Ela que nunca havia efetuado qualquer empréstimo ou financiamento estava aposentada por invalidez desde 2010 e recebia com pagamento consignado. apenas aposentadoria já que, do segundo Ele explicou também que,proporcional, ao perceber a ocorrência desconto dois requerimentos ao INSS requerendo oindevido, INSS, protocolou o lúpus não está, na legislação brasileira,o cancelamento da consignação em folha, mas os descontos condescrito doençaalegou grave. tinuaram. como O aposentado também que cabe ao INSS não A servidora foi àdoJustiça revertermas o quadro apenas a concessão benefíciotentar previdenciário, tambémea obrigação detransformar zelar pela observância da legalidadeem deintegral. eventuais conseguir sua aposentadoria descontos e que,instância, portanto, a teve responsabilidade civil por atopela ilícito Em primeira o pedido negado seria solidária. Justiça No TRF-4, conseguiu. ProvaFederal. - O juiz federal convocado explicou que o INSS deveria ter Conforme solicitado o comprovante autorizaçãodesembargador do consignado da o relator dodaprocesso, instituição concessora do empréstimo, logoFlores após aLenz, reclamação do federal Carlos Eduardo Thompson da 3ª. segurado, para que fosse verificada eventual fraude e que, se a Turma, embora a doença não esteja elencada em lei solicitação não fosse atendida no prazo de até 10 dias úteis, deveria entre àquelas moléstias no que prevêem aposentadoria ter cancelado a consignação sistema de benefícios. Ele destacou ainda que, ser “apesar de caber àaoconcessão autor a produção integral, isso não deve obstáculo do de prova, o certo é que ele não tem como provar que não assinou direito à autora. o contrato de financiamento, se ocorreu fraude, pois não participou levar emtratar conta a impossibilidade de a do "Deve-se ato, devendo, por se de prova negativa, ser transferido tal ônus alcançar para o réu. todas Por estaas razão, o INSSconsideradas deverá permanecer no norma doenças pela polo passivocomo da ação e ação deve permanecerou no incuráveis”, Juízo Federal”. Medicina graves, contagiosas O magistrado citou ainda jurisprudência sobre o assunto, escreveu o desembargador emoseu voto, não citando segundo a qual, nas hipóteses em que empréstimo tenha sido realizado no mesmoTribunal banco emde queJustiça. o aposentado recebe o acórdão do Superior benefício, cabedeverá ao INSS receber a responsabilidade por reter os valores A autora os valores retroativos autorizados por ele e repassar à instituição financeira credora, nos acrescidos de 6º juros e correção termos do artigo da Lei 10.820/03. monetária. FONTE: de Imprensa do TRF-4). Fonte: TRFAssessoria 3ª. *Advogado OAB/RS 43.486 *Advogado OAB/RS 43.486

Telefones: 3059.1111 / 8419.5050 Telefones: 3059.1111 / 8419.5050

INFORMATIVO ASMC INFORMATIVO ASMC Nº. 459 - Ano III Nº. 478 - Ano III Associação dos Servidores Municipais de Canoas Associação dos Servidores Municipais de Canoas Fundada em 12/06/62 Fundada em 12/06/62 e-mail: asmc_canoas@terra.com.br e-mail: asmc_canoas@terra.com.br site: www.asmc.com.br site: www.asmc.com.br Fone: (51) 3472-1866 Fone: (51) 3472-1866

INCOERÊNCIA SEMANA FARROUPILHA

Uma associada chegou minhacinco sala dias e disse: seuSemana Firmo, Mesmo que já tenha se em passado da 22ª. oFarroupilha, senhor é a no minha salvação. necessito quevoltar sobrea no final Parque EduardoEu Gomes, tive que escrever do mês,a mesma, no meu para contracheque, 1.200,00, masdaeu preciso sobre responder aR$ duas associadas ASMC, que me ligaram foram visitaraocota DTGextra Morada de Guapos utilizar toda dizendo a minhaque cota e mais neste mês, oe nãooencontraram o galpão do DTG. que senhor pode fazer por mim? A minha resposta foi, lhe O galpão no mesmo lugar desde Ocorre, neste bloquear aqui está na ASMC. Vai sobrar todo1998. o valor de suaque cota e ano alguém achou por bem excluir o MoradaEu delhe Guapos, mais a associada disse: e como vou sobreviver? disse que os CTGs Gerciliano Ramos, Rancho Crioulo, Piquete Lokos pela éTradição, com o valor que vai sobrar. Sentinela do Rio Grande, Trilhos da Tradição e o CTG Eu jádoescrevi diversas queo quanto menosdegastar, Brazão Rio Grande, pois vezes, colocaram lonão principal fundos através da ASMC, mais colocaram vai sobrartapumes no finalisolando do mês. Como para os mesmos e ainda, totalmente existem pessoas impulsivas, nãoCanoas necessitando, as Entidades Tradicionalistas maismesmo antigas de do restante compram porlonão comprar e esquecem amanhã podede do públicosó e do e beneficiaram, meiaque dúzia de pontos vendafalta, na praça alimentação, o tradicionalismo. fazer comodefoi o caso dadesrespeitando associada, que necessitava A revolta dos Patrões foi tanta, que nenhum deles compareceu que sobrasse R$ 1.200,00 em seu contracheque, mas tinha na Sessão da Câmara, quesó nãoseteve culpa.um milagre, como foi que gastar tudo. Eu disse, ocorrer Não foram somente essas associadas nãoeuencontraa multiplicação dos pães, eladuas sorriu e falou, oque que quero ram o galpão, 90% das pessoas quenopassaram Parque ficaram mesmo é gastar e não me cobrar mês quepelo vem, que seria o sabendo da existência dos galpões acima citados. mesmo que um parcelamento, que só a Comissão Deliberativa pode aprovar ou não.ANIVERSÁRIO Euanão poderia deixar de em branco, semjá citar, que Se pessoa precisava quepassar sobrasse, a mesma deveria amanhã, dia 27, menos, o Sr. Ramão Correa da Rosa necessitava estará comemorando iniciar gastando mas foi o contrário, gastar os seus 84 anos de idade. tudo eUm sobrar todo oo valor, aritmética queconvidando eu não sei os fazer. ano antes, Sr. Ramão já estava amigos para o seu aniversário no ano seguinte. Encontrei-me com uma de suas filhas no Parque Eduardo Gomes e a mesma me disse: o pai INFLAÇÃO teve que fazer uma cirurgia, está em recuperação e não poderá Saiu a inflação do mês de abril de 2014,naque foi de 0,67%, fazer a sua festa, como estava programada ASMC. totalizando no quadrimestre, o acumulado de 2,83%, a ser O meu primeiro serviço em 1969, como Operador de Máquinas reposto na Folha de Pagamento do mês de maio deque 2014. Rodoviárias na Prefeitura, foi de ajudante do Sr. Ramão, eu o No jornal Zero que o acumulado de 2014, é considero como Hora um paiconsta prá mim. Na última vez que nos encontramos lhe disse: Sr. Ramão vamos de 2,86%. festejar juntos no dia 27 de setembro de 2014 os seus 84 anos de vida e eu, festejarei no mesmo dia 45 anos de casado. FESTA GRANDE A DiretoriaCAMPEIRA da ASMC, deseja DO ao seuRIO Ramão uma recuperação cirúrgica imediataDO e muitas felicidades pelo seu aniversário. SUL - FECARS

Ocorreu nos diasHOMENAGEM 01, 02, 03, 04 de maio de 2014, no município de Viamão, onde teve a participação dos Frare, Campeiros Quem não lembra da professora Ivone Melania pois os do DTG Moradadade Guapos da ASMC. ex-presidentes AETC – Associação das Entidades Tradicionalistas de Canoas, Srs.dessa Mariano, Firmo, Nilo, Vargas e Carmo Quem fez bonito vez, foram asPaulo crianças, principalSouza prestaram umaGabriele homenagem à mesma, entregando-lhe uma mente, a prendinha Machado Soares, que obteve placa comemorativa aos 22 anos de Semana Farroupilha no Parque o 2º lugar na Vaca Parada Dupla Prendinha, e 2º lugar na Eduardo Gomes.classificação Estadual. Os demais campeiros Rédea Menina, Sendo a Ivone Frare, a diretora de Cultura da Prefeitura de tiveram boa pontuação, mas não conseguiram troféus. Canoas em 1993, a mesma teve a idéia de excluir as comemorações 12ª RT,Farroupilha onde nosso DTG pertence, da A Semana de dentro dos CTGs conseguiu e levar paratrazer serem 08 troféus: 1º lugar (dois);no2ºParque lugar (cinco) 3º lugar (um). desenvolvidas em público, EduardoeGomes. OA DTG Morada de Guapos, já temnas classificado parado homenagem ocorreu no dia 21/09/14 dependências disputar o nacional Santa Catarina, no mês de fevereiro Galpão do DTG lá noem Parque. A referida homenagem era para ter sido feita na Sessão da de 2015.

Câmara, no Parque Eduardo Gomes. Depois de tudo certo e de última hora, nos foi negado o espaço.

AGENDA SALÕES/ASMC - 2015

QUADRIMESTRE Diariamente, recebo pedidos de reserva dos salões A reposição queano ocorre cada Como quadrimestre, nessa da ASMC para osalarial, próximo de a2015. é de rotina que abrangeu os meses de maio, junho, julhoas e agosto, a inflação na Entidade, a agenda para 2015, inicia reservas, com pelo IPCA,para foi deos 1,12%. prioridade associados e seus dependentes legais, no dia 04 de agosto de 2014 até o dia 08 do referido mês. E-MAIL A partir dia 11 deà matéria agosto,sobre as reservas para quem Comdoreferência cota-extraserão que escrevi na sechegar primeiro.recebi um e-mail da associada Ana Silveira, falando mana passada, sobre seu controle pessoal, no gerenciamento de suasantes despesas Oso valores serão divulgados uma semana de e consciente, que quando tomar dinheiro do banco, não tem volta iniciar as reservas. e os juros são altos e corroem todo um planejamento e são muitos os associados que dizem por aí, que a ASMC consome tudo que ASMC 52é aquela ANOS ganham. Puro engano, a ASMC que o associado está no Devido à Copa dotudo Mundo, neste ano, quandotipodade SPC ou Serasa e compra o que desejar, sem nenhum comemoração 52éanos ASMC, vamos as consulta, pois ados ASMC a suada fiadora, assim como,encurtar existe o desconto em folhapromovendo através da ASMC, poderia ser festividades, um Coquetel noatravés dia 13dadePrefeitura junho, ou do Canoasprev ou mesmo da Folha da Câmara de Vereadores. um dia depois da Abertura da Copa, que ocorrerá no dia 12 Bastaria permitirocorrerá e fazeremnos os dias convênios com do as empresas. de junho,aoleimesmo de jogos Brasil, a Como sabemos isso não édurante possível,oainda a ASMC. o ASMC não teráque expediente jogo,resta encerrando Agradeço a Sra. Ana Silveira pela sua conscientização e por expediente uma hora antes do mesmo. suas palavras para com a ASMC.

- Dia 12 de junho - expediente até às 16h. 18º M.A.M. - Dia 17 de junho - expediente até às 15h. uma vez, o convite para - Recebi, Dia 23 mais de junho - expediente atéparticipar às 16h. do 18º Encontro dosSe Moradores e Amigos de Morretes. o Brasil se classificar, divulgaremos a nova tabela.

A Associação foi fundada para o Encontro dos antigos e novos moradores do 2º Distrito de Canoas, atual município de Nova Santa Rita, bairro Morretes. SEDE CAMPESTRE cada Encontro Anual e resgatado parte dona passado, JáA foi normalizada a recepção dos uma associados sede onde se encontram os em velhos amigos e tudo campestre da ASMC Nova Santa Rita.é confraternização, o Almoço ocorrerá nas dependências do salão Kaiser em Morretes, Quem desejar passar o dia ou pernoite nas cabanas, no dia 19 de outubro de 2014. o administrador Jairo estará no localapara recepcioná-los. O evento é aberto, é só confirmar presença até o dia 14 de outubro, através do telefone 3472-4850 com Ana Júlia. Almoço a R$ 25,00, por pessoa e R$ 12,00 para crianças até 12 anos.

Canoas, 16.05.14.

Canoas, 26 .09.14.

ASMC 12 JUNHO DE 2014 ANOS COM 5252ANOS COMVOCÊ! VOCÊ! Firmo Farias dos Santos

Firmo Farias dos Santos Presidente Presidente


14 I O TIMONEIRO I VARIEDADES I CANOAS, 26 DE SETEMBRO A 2 DE OUTUBRO DE 2014

A história de Canoas, mês a mês ANO 1963 Naquele ano de 1963, até meses antes, o Diretório Municipal do PDC/Partido Democrata Cristão ofereceu a Hugo Simões Lagranha, candidato a Prefeito, um esboço de possível estrutura administrativa, para cuja montagem foi fundamental o trabalho do jovem Jorge Galvani da Silveira. Aí vai um resumo da sugestão: “Projeto para Extensão e aperfeiçoamento da estrutura administrativa da Prefeitura Municipal. Esboço da 1ª etapa: Órgãos superiores: Gabinete do Prefeito (GP) Serviço de Expediente e Correspondência; Conselho Municipal de desenvolvimento. Diretoria de Administração (DA) – Serviço de Pessoal (registro funcional e financeiro); Serviço de Expediente (protocolo, comunicações e arquivo); Serviço Jurídico; Serviço de estatística. Diretoria da Fazenda (DF) – Serviço de Orçamento; Serviço de Exação e Fiscalização; Serviço de Finanças; Serviço de Contabilidade; Assessoria; Conselho Municipal de Contribuintes. Diretoria do Material (DO) – Serviço de Material (compras e almoxarifado); Serviço de Patrimônio (construção, registro e conservação do patrimônio municipal); Diretoria de Viação e Transportes (DVT) – Serviço de Viação (consolidação e drenagem de vias públicas); Serviços Industriais (extração de cascalho, saibro, areão etc); Serviço de Transportes (transportes próprios, inclusive barcas – garagem, almoxarifado técnico e oficinas, inclusive máquinas rodoviárias); Superintendência dos Serviços Concedidos; Conselho Municipal de Transportes. Diretoria de Habitação e Urbanismo (DHU) – Serviço de Habitação (fomento de projetos de habitação privados ou em cooperação com outras esferas do Poder Público); Serviço de Fiscalização (obras de particulares); Serviço de Urbanismo (execução do Plano Diretor); serviço de Recreação Pública (Parques e Jardins); Serviços de Utilidade Pública; Limpeza Pública (inclusive apreensão de animais). Administração de Cemitérios. Serviço Funerário; Iluminação Pública; Conselho Municipal de Urbanismo. (Continua na próxima edição).

Maçonaria

As mãos (1) Essas tenazes, maravilhosas ferramentas naturais que, harmonizadas, são obedientes construtoras às ordens da inteligência. O irmão Nicola Aslan, em seu Grande Dicionário Enciclopédico de Maçonaria e Simbologia, nos ensina que para os egípcios a mão era o símbolo da construção; e para os israelitas, símbolo de poder força e posse. Segundo ele, “Em vários Antigos Mistérios, principalmente a esquerda, era considerada como símbolo da equidade”. O Irmão Albert G. Machey, em “Simbolismo da Maçonaria”, afirma que “A mão é um símbolo das ações humanas; mãos puras simbolizam ações puras, e mãos impuras ou sujas simbolizam ações impuras”. O irmão Rizzardo da Camino, no seu Dicionário Maçônico, afirma que “é através das mãos que se fazem os reconhecimentos, as posturas em Loja, a abertura do Livro Sagrado, o trabalho construtivo, a união na Cadeia de União, a defesa através do manejo da espada, o comando, a condução dos fluidos para os troncos de beneficência e das proposições”. Devemos acrescer que a mão direita é a da força, a esquerda é a da beleza. A espada, na direita, serve ao ataque; na esquerda, serve à defesa, à consagração. Na prática da beneficência, temos um belo triângulo: a sabedoria está na decisão de doar; na mão direita, a da força, a escolha do óbolo; e, com a esquerda, mão da roamos o ato. Concluímos destacando que o mesmo N. Aslan nos informa que a mão esquerda, especialmente, “era considerada como o símbolo da equidade”. (Sócrates).

memória da cidade ANO 1955 No campo do Veronese, técnico e jogadores do Clube Atlético Machadinho, da Vila Fátima posaram para o fotógrafo. Da esquerda para a direita, em pé: Cardeal, técnico, Ramão, Pepino, Sérgio, Cleuber, Sílvio e Ari. Agachados, na mesma ordem: Ratão, Nelci, Ronei, Alcir e Nenê. (Do arquivo do fotógrafo Toninho Silva).

Agenda tradicionalista

Encerrada a 67ª Semana Farroupilha Olegar Lopes* Encerrada a 67ª Semana Farroupilha, comemorações iniciadas de 1947, através do ato protagonizado pelo velho mestre Paixão Côrte que, retirando uma centelha do Fogo Simbólico da Pátria, levou para o Colégio Júlio de Castilhos, gerando ali a primeira Ronda Crioula, que se repete por 67 anos. Comemorações que foram oficializadas pelo governo do estado através da Lei 4850 de 11 de dezembro de 1964, assinada pelo presidente da Assembleia Legislativa, Solano Borges. Pretendia fazer alguns comentários sobre reclamações que ouvi de pessoas presentes no parque, inclusive de alguns patrões, como a falta das tertúlias realizadas pelos CTGs - as entidades tradicionalistas e seus associados ficaram sem rumo, diziam. Mas nos parece que os patrões começaram a tirar as vendas dos olhos por meio do primeiro protesto – não compareceram com as bandeiras das entidades na sessão solene da Câmara de Vereadores, me contaram, e fico por aqui. É preferível falar de amenidades. Estive no Parque

dia 13/9, ao meio dia para saborear suculento churrasco de cordeiro, oferecido pela ASMC aos seus funcionários, no galpão do DTG Morada de Guapos, e assado pelo presidente Firmo Farias. Já no domingo dia 14, voltei ao Parque para colaborar com a patroa Liane Peixoto, na Gincana Cultural. Dia 20, após assistir ao desfile, fui almoçar no meu CTG Brazão do Rio Grande, além do encontro com os amigos, saboreamos um suculento costelão, muito bem assado pela gurizada sob o comando do Filipe e do Ícaro Aquino. Durante a tarde recebemos a grata visita de uma das tantas prendas que por motivos profissionais se ausentam da entidade sem esquecer a entidade que um dia defendeu participando do grupo de danças. Falo da Alessandra, filha da associada Joice, atualmente residindo em Florianópolis. A visita da Alessandra foi para todos nós uma grata surpresa, que nos fez encerrar a Semana Farroupilha com a alma leve e o coração feliz. Tradicionalista - legar.tradicionalista@yahoo.com.



INSS

Airton Joel Cardoso OAB-RS 43.486

Segurado do INSS, requeira já sua aposentadoria, não espere mais tempo, procure-nos, pois encaminhamos revisão de pensão, aposentadoria, auxilio-doença e aposentadoria por invalidez. O INSS indeferiu sua aposentadoria ou pensão, venha nos consultar.

Canoas, 26 de setembro a 2 de outubro de 2014

Rua Frei Orlando, 33/404 - ao lado da Praça do Avião Centro - Fone: (51) 3059.1111 – 8419.5050

Clube Soroptimista Internacional empossa nova diretoria

Soroptimistas canoenses querem intensificar programas de profissionalização e melhoria de vida dos jovens

fortalecer a missão Soroptimista na cidade e levar os programas a todas as mulheres e meninas que precisem e, em especial, a construção do novo programa para meninas, incentivando a profissionalização, o "Sonhe-Realize", dialogando com os jovens, escutando e juntos traçando as linhas de ação, e para tal, está firmando parcerias com várias empresas. A presidente Maria

Helena, em nome do Clube Soroptimista Internacional de Canoas, agradeceu a presença de todos e, juntamente com a coordenadora do programa Edy Majewski, fez a entrega solene de 3 mil dólares e certificado a uma jovem senhora canoense para dar prosseguimento aos seus estudos. Ela concorreu com várias outras mulheres que queriam voltar a estudar, mas

faltava recursos financeiros. Ela venceu e ficou em terceiro lugar no Brasil, obtendo o reconhecimento quando a presidente Maria Helena Riquinho participou da Convenção, no mês de julho, em Vancouver, no Canadá. A presidente do SI Canoas trouxe o reconhecimento para o Clube canoense como finalista de melhores práticas e do prêmio Viva seus Sonhos.

Reconhecidos 17 métodos alternativos ao uso de animais em pesquisas Resolução do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação publicada na quinta-feira, 25, no Diário Oficial da União, reconhece 17 métodos alternativos ao uso de animais em atividades de pesquisa no Brasil. O texto cita métodos alternativos validados por centros internacionais que tenham por finalidade a redução e a substituição do uso de animais em atividades de pesquisa, além de procedimentos mais refinados. Ainda, segundo a pasta, todos os 17 métodos têm aceitação regulatória no exterior. Uma das alternativas a testes em animais para saber se o produto causa irritação na pele será uma espécie de pele artificial.

Também foi aprovado o método in vitro, que usa culturas celulares para avaliar, por exemplo, possíveis danos de substâncias ao DNA. A resolução estabelece um prazo de cinco anos para a substituição obrigatória do método original. O assunto ganhou destaque no fim do ano passado, quando ativistas contrários à prática de testes laboratoriais em animais invadiram o Laboratório Royal – no município de São Roque, no interior paulista – e levaram 178 cachorros da raça Beagle. Eles acusavam a unidade de maltratar cães, coelhos, ratos e outros animais usados em pesquisas científicas. O laboratório encerrou as atividades em novembro de 2013.

Rendimento do trabalhador cresce 1,7% O rendimento médio real habitual do trabalhador brasileiro ficou em R$ 2.055,50 em agosto deste ano. Segundo a Pesquisa Mensal de Emprego (PME), divulgada na quinta-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o rendimento é 1,7% superior ao verificado em julho (R$ 2.022,04). Se comparado com

agosto de 2013, o índice é 2,5% maior, quando o rendimento médio real foi R$ 2.005,72. Nos empregados com Carteira de Trabalho assinada, o rendimento ficou em R$ 1.876,60, 1,2% maior do que julho deste ano e 1,1% superior a agosto do ano passado. Já nos empregados sem carteira assinada, o rendimento foi R$ 1.499,30, ou seja, maior do que julho deste ano (0,9%) e do que em agosto do ano passado (1%). Entre os grupamentos de atividade, na comparação com julho deste ano, seis dos sete segmentos tiveram crescimento, com destaque para a educação, saúde e administração pública (3,2%). Apenas a indústria teve rendimento estável. R$ 450,00

No dia 17 de setembro, a diretoria do Clube Soroptimista Internacional de Canoas recepcionou, no Salão Social do Cogapa (Clube dos Oficiais da Guarnição de Porto Alegre), companheiras, autoridades e convidados especiais para a posse da sua nova diretoria, que ficará à frente da entidade no biênio 2014-2016. A nova diretoria ficou assim constituída: Presidente: Maria Helena Riquinho dos Santos; Presidente Eleita: Marcia Gorete Zanone Asmann; Tesoureira: Juliana Abrão dos Santos Fortes, 2º Maria Helena Pereira Maurmam; Secretária de Atas e Divulgação: Leci da Silva, 2º Lourdes Dellagnol Dequi; Protocolo: Marilene Neumann, 2º Edy Maria Soares Majewski; Diretoras Sociais: Jussara Maria Rycembel, 2º Rose Mary Broch Guindane; Vogal: Edy Maria Soares Majewski e Zilma Minella Biazus. Juntamente ao ato solene de posse da nova diretoria ocorreu a posse e ingresso das novas sócias: Adriana de Moraes Fritzem, Ana Cristina Peter Gitaí, Andreia Cadore, Hilda Dalla Valle, Iracema Lourdes Peloso Gabardo, Katiane Marques, Magda Caliari, Maria Helena Pereira Maurmann, Marlene Schirmer e Rafaela Zappas Moreira. A nova diretoria tem como objetivo


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.