Pampulha - Sáb, 02/11/2013

Page 36

36

habitar

pampulha jornalpampulha.com.br BELO HORIZONTE 2 a 8 de novembro de 2013

BLACK POWER >Usado com parcimônia, preto anula ângulos e dá destaque ao mobiliário

Profundidade e volume DESIGN SPONGE/ DIVULGAÇÃO

Um moviDa mento que redação s u r g i u n o f i m d e 2011, “Google Black” apresentava a interface do famoso buscador da internet com o fundo preto e sugeria que os usuários de computador fizessem o mesmo com os outros softwares que utilizavam. A ideia, na época, era economizar energia. Mas, segundo a presidente do Comitê Brasileiro de Cores, Elizabeth Wey, quando pensamos em decoração, o efeito da cor preta é de ausência de forma, anulação dos ângulos. “Não é à toa que o preto emagrece”, explica. Nos fundos dos palcos de teatro, 90% do cenário costuma ser preto para que os ar-

tistas e as vestimentas se sobressaiam. Mas a pergunta é: como usar o preto na sua casa? Com parcimônia, sem excesso, segundo o arquiteto membro do Study Group on Enviromental Color Design da Internacional Colour Association, João Carlos César. CASAMENTO O arquiteto Ricardo Caminada aconselha que paredes pretas sejam combinadas com cores mais claras no piso ou com mobiliário colorido. Para ele, parte do sucesso do preto em paredes deve-se a grande utilização da pintura tipo quadro negro, que proporciona um pouco mais de interatividade à decoração, permitindo que seja uma “tela viva”, um espaço de comunicação entre todos os moradores da casa. “In-

corporar esse elemento à decoração é apenas uma questão de tempo”, garante ele. Também adepto do contraste, o arquiteto Francisco Cálio aconselha que as paredes não sejam pintadas de preto, mas de tons de grafite bem escuro, para diminuir o choque. “Confesso que tenho algumas restrições ao uso do preto, baseada principalmente na quantidade de luz disponível no espaço, o que considero determinante na decisão quanto ao uso desse tipo de solução. Mas se o espaço permite, o sucesso é garantido”, diz. E, na hora de comprar, muita atenção: de acordo com Elizabeth Wey, existem mais de cem tonalidades diferentes da cor preta.

Efeito Luminárias-gota destacam parede texturizada preta

DESIGN SPONGE/DIVULGAÇÃO

Parede em cinza e textura ganha vida com a planta estrategicamente colocada no ambiente CASA COR/DIVULGAÇÃO

6

MAURÍCIO ARRUDA/DIVULGAÇÃO

Após reforma com projeto de Maurício Arruda, este duplex ganhou escada e painel pretos SCHWARZE WAENDE/REPRODUÇÃO

O Restaurante Brasileiro, do arquiteto Ricardo Rossi, foi um dos ganhadores do prêmio de Melhor Projeto Comercial da Casa Cor 2012. Rossi dividiu área de 530 m² em salas menores, para criar um ambiente intimista. Em toda área, são abundantes os tons de cinza, preto e marrom, mesclados com pontos de cor tangerina. As salas estão separadas por divisórias de vidro e possuem iluminação indireta com LEDs.

Da Finlândia para o mundo: neste projeto, as paredes pintadas de preto emolduram a vista da área externa. Destaque ainda para a mesa minimalista em madeira reflorestada, sofás cinza, o tapete de couro de boi com serigrafia e almofadas étnicas.

6


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.