3 minute read

Município busca expandir tratamento para crianças

Demanda foi discutida em audiência pública

Iêva Tatiana ieva.ribeiro@otempobetim.com.br

A implantação do tratamento de crianças com câncer em Betim será tratada pela Secretaria

Municipal de Saúde com o Hospital Evangélico – responsável pelosatendimentosdessaespecialidade na cidade. Atualmente, os pacientes da oncologia pediátrica precisam se deslocar até Belo Horizonte para serem tratados e consultados por especialistas. A proposta foi apresentada pelo secretário CláudioArrudaduranteumaaudiênciapúblicarealizadanatardedessaquarta-feira(8),naCâmara Municipal.

O encontro na sede do Legislativo betinense ocorreu a partir de um requerimento do vereador Professor Wellington (PSC), que preside a Comissão Permanente de Saúde da Casa. “Esse é um gargalo do município, mas saímos daqui com a sensação de dever cumprido e uma esperança muito grande”, avaliou o parlamentar.

Um dos depoimentos mais emocionantes da audiência foi o da dona de casa Danielle Ferreira dos Santos, moradora da Colônia Santa Isabel. Há quatro anos e meio, ela perdeu a filha, Samara, de 11 anos, para um tumor de Wilms – também conhecido como nefroblastoma, o tipo de tumor renal mais comum na infância.

Em seu relato sobre a luta pela vida da criança, Danielle apontou alguns pontos falhos e pediu mais engajamento na causa, além da empatia dos profissionais que estão na linha de frente. “Mães não têm diploma médico, mas possuem muito conhecimento sobre os seus filhos. Ouçam o que nós temos a dizer”, ressaltou a mãe da Samara.

Cenário em Betim

50 casos é o total de confirmações da doença em crianças e jovens menores de 18 anos hoje

Cláudio Arruda concordou que é preciso haver mais humanização no Sistema Único de Saúde (SUS) e assumiu o compromisso de buscar soluções para as demandas apresentadas durante as discussões na Câmara. “Profissionais da oncologia pediátrica são difíceis de serem encontrados não apenas em Betim, mas em vários municípios. Vamos iniciar uma conversa

Municipais. Aulas começam a ser ministradas neste mês

Minicursos de qualificação são ofertados a servidores

Nospróximosmeses,osservidoresmunicipaisvãoparticiparde minicursos doPrograma de Formação Integrada da Secretaria Adjunta de Administração. Serão ofertadas três capacitações intensivas,quevãoserministradas na Escola do Servidor, no

Centro Administrativo Papa JoãoPauloII.Asinscriçõesjápodem ser feitas por meio de formulários eletrônicos disponíveis no site da prefeitura: betim.mg.gov.br.

“Oscursosdeformaçãointegrada adequam as competên-

PREFEITURA DE BETIM/DIVULGAÇÃO com o Hospital Evangélico para verificarmos a viabilidade de termos, dentro do mesmo contrato, atendimentos dessa especialidade. Mas precisamos levar essa questão até o prefeito e o procurador geral do município para que sejam avaliados também os impactos financeiro e assistencial”, concluiu o secretário municipal de Saúde.

Balanço

A audiência pública reuniu representantes da sociedade civil, de organizações não governamentais, do Legislativo e do Executivo. Entre eles, um dos idealizadores do projeto assistencial Apadrinhe uma Infância, Anísio Isidoro; a presidente da Organização Regional de Combate ao Câncer (Orcca), Goretti Ássimos; uma das fundadoras do projeto Una Guerreiras, Raquel Rossi. Segundo o setor de Regulação, Controle e Avaliação do SUS Betim, atualmente há 50 crianças e jovens (menores de 18 anos) com diagnóstico positivo para algum tipo de câncer no município. Somente neste ano, oito crianças morreram em decorrência de complicações da doença.

Mudança. Suellen Reis assume lugar do coronel Walfrido

Superintendência de Defesa Civil está sob novo comando

cias individuais às institucionais e incentivam o desenvolvimento de habilidades. É fundamental o aprimoramento do funcionalismo para o exercício das suas atribuições, que buscam a excelência na prestação deserviçosaos cidadãos”,diz o secretário adjunto de Administração, Vilmar Batista Ribeiro.

O primeiro minicurso, de “Redação Oficial”, será ofertado ainda neste mês em parceria com afaculdadeUNA Betim.

Serão abordadas regras e estratégias para a redação de documentos oficiais do governo municipal. O segundo, previsto para o mês que vem, terá como tema a “Liderança Democrática”. Já o último, “Conectando Mulheres à Sua Essência”, está programado para maio. (Da Redação)

Há exatamente uma semana, a Superintendência de Defesa Civil do município está sob novo comando. A então coordenadora, Suellen Reis, assumiu a função que era desempenhada pelo tenente-coronel Walfrido Lopes, que, por sua vez, foi reconduzido ao cargo de superintendente administrativo da Secretaria Municipal da Educação. A mudança, ocorrida na sexta-feira passada (3), foi publicada na edição dessa segunda (6) do “Órgão Oficial” e já está em vigor.

“Com muita determinação e comprometimento com essa nova jornada, encaro com alegria essa missão. Tenho muita gratidão pela confiança e pelo reconhecimento”, pontuou Suellen. Ela também falou sobre os desafios do cargo. “Man- teremos o foco na preparação da população para o enfrentamento de situações de anormalidade e continuaremos buscando a capacitação dos agentes da superintendência e dos Núcleos Comunitários de Pro- teção e Defesa Civil (Nupdecs) quanto à percepção de risco. Queremos aproximar ainda mais Defesa Civil dos cidadãos para criarmos uma cidade cada vez maisbem-preparada”, concluiu. (IT)

Agita Betim de volta

A temporada 2023 do projeto, que tem como um dos objetivos despertar nas pessoas a prática da atividade física, retornou e está com programação intensa. Para saber mais, acesse: (betim.mg.gov.br)