2 minute read

Destaque da semana

Sobre o aumento dos casos de feminicídio e a importância de denunciar casos de violência contra a mulher.

“É necessário conscientizar sobre a importância da denúncia. A vítima só consegue ser protegida pela lei se busca o serviço.”

Alcione Leão

Psicóloga na Delegacia de Atendimento à Mulher de Betim e no Cream

“A qualquer sinal de agressão, denuncie. Hoje é um empurrão; amanhã, é um soco; depois, pode ser algo mais grave.”

Simone Gonçalves

Escrivã na Delegacia de Atendimento à Mulher de Betim há dez anos

Confira o vídeo deste artigo por meio do QRCode

da se torna “razão”, e o trabalho passa a ser a necessidade de “sacrifício”.

O homem passa, então, a ser movido pela vontade, pela razão e pelo sacrifício, que substituem a beatitude, a sabedoria e o trabalho. Aparentemente, a sabedoria é mais do que razão, mas, nesse estágio avançado, aceita-se o mal como “necessário” à realização do bem, como a dor para fortalecer os músculos do atleta.

O homem, assim, poderosamente iluminado, não vai fazer outra coisa que não o bem, preparando-se para reencontrar quem lhe deu vida. Enquanto o que era pó retornará ao pó.

Conheci a aridez de certos homens e o sofrimento de outros ricos que cansaram de ser ricos, que, no fim de suas vidas, não encontraram a razão de sua labuta e se perguntavam: “Para que serviu tudo isso?”, deparando-se com a cruel realidade de que o capital material não é transferível para outra esfera.

Os grandes mestres de yoga, intérpretes das leis cósmicas e da energia que rege o universo, sustentam que o homem e a mulher fazem parte da unidade de tudo, portanto indestrutível e eterno em seu espírito. A vida, dizem eles, é uma oportunidade de se preparar, esforçar e lutar em causas que se convertam na ampliação da nossa dimensão espiritual.

Por tudo isso, depois de certa idade, é necessário se preparar para o “Regresso”, com o sentimento de “dever cumprido”. Nisso, a matéria é nitidamente um meio, e não um fim.

Tempo bom para o reforço didático que os alunos do 5° ao 9° ano da rede municipal de ensino terão com o Caderno Complemento Pedagógico, material produzido pela Secretaria da Educação para as disciplinas de português e matemática que será entregue aos estudantes a partir desta sexta (10).

Tempo bom para o morador de Betim que precisarenegociar dívidas. Na quarta (15), Dia doConsumidor, o Procon realizaráum mutirão para intermediar arenegociação de dívidas. Na ocasião, uma equipe da CDL também estará à disposição parafazer consultas de nomes negativados no Serasa.

Tempo bom para o combate à dengue. O número de casos confirmados na cidade – 328 – preocupa, e uma equipe da prefeitura percorrerá bairros nesta sexta (10) para vistoriar áreas.

Homenagem. Várias atividades foram realizadas pela prefeitura na quarta (8), em comemoração ao Dia da Mulher. Ao longo do mês, serão ofertadas consultas médicas, exames e palestras. Para participar, basta procurar a UBS mais próxima de casa ou o Centro Integrado de Saúde da Mulher e da Criança (Cimuc).

Tempo ruim para o aumento dos feminicídios nos últimos anos em Minas e também em Betim. No mês em que se comemora o Dia da Mulher, as autoridades reforçam o alerta sobre a importância das denúncias da violência contra a mulher. Afinal, em alguns casos, o ápice é a morte.

Tempo ruim para as mortes por afogamento na lagoa Várzea das Flores, que cresceram 400% de 2018 para cá. A última registrada aconteceu no domingo (5). A vítima, um jovem de 18 anos, nadava com um amigo e não conseguiu retornar à margem.

Tempo ruim para funcionários e clientes da Clínica Arcata, que fechou as portas das unidades em BH e em Betim. A empresa publicou em seu Instagram dizendo apenas que a odontologia foi um dos setores mais afetados pela crise da Covid-19.