Rev mangalarga set 2013 issu

Page 9

da nomenclatura do andamento do Cavalo Mangalarga. A argumentação: - O nome Marcha Trotada tende a corresponder no imaginário popular a um animal de trote e esta nomenclatura é a responsável ou a mais responsável pelo nosso momento mercadológico ruim por isso deve ser alterada. Antes de qualquer argumentação eu pergunto: - o nome Marcha Batida sugere maciez?. Pergunte para um leigo, um leigo mesmo qual o termo que sugere maior maciez: Trotada, picada ou batida?. Não se surpreenda se você descobrir que a pessoa não saberá responder ou se chegar a akrmar que a ¨batida¨ deve ser o andamento duro porque senão não se chamaria ¨batida¨ no sentido de bater. Isso simplesmente acontece porque esses termos não sugerem nada sobre maciez por que não são termos técnicos e sim APELIDOS. Não podemos nos enganar; batida e picada também não são nomes apropriados tecnicamente, mas a diferença entre nós e eles é que o que estes andamentos são como conceito de marcha no imaginário popular, pregado a anos a ko e a propaganda positiva que se faz em torno deles é de tal forma ekciente que faz com que todos os desejem. É preciso entender a história antes de julgá-la, mas o cômico ou o trágico (depende do ponto de vista), é que hoje a Marcha Trotada (travestida de batida) é de tal forma desejável no mercado Nacional de andamento a ponto de impor, para a sua deknitiva adoção nas diretrizes de uma Raça, que todo um projeto estabelecido, chancelado e reconhecido no mercado fosse abandonado, extinguisse sua história e alterasse seus rumos de tal sorte que hoje, ao se olharem no espelho, certamente não se reconheceriam como Raça, tudo para andar como nossos cavalos andam!. Portanto, antes de criticarem o nome do andamento do Mangalarga, pensem nisso... pensem nessa força!

Será que achamos que a Marcha Trotada é tão ruim assim ou realmente não a conhecemos? Se é, então o problema não é o nome e sim o cavalo. Mas não é isso que o mercado tem mostrado. O maior mercado de cavalos da América Latina, que é o do MM, não só aprovou nosso andamento como quer para eles, quer não, já roubou. Não usa ainda o nome trotada, mas vai ser logo logo. Até cavalo de sela eles já acham que são!. Não é mesmo esse nome que nos impede de alcançar com mais vigor o mercado, é nossa incompetência em mostrar nossas qualidades e identikcar nosso cavalo com o Brasil rural. Num passado muito próximo nosso cavalo era facilmente caracterizado como um cavalo de hípica- culote, sela inglesa, quatro rédeas, bota de borracha... isso sim está muito longe do fazendeiro(mercado) e isso sim aparenta trote!, É essa imagem ruim, de cavalo de trote, que está intrínseca, ainda hoje, no MANGALARGA PAULISTA e não a Marcha Trotada. É uma triste constatação. Só nós é que não gostamos do nosso cavalo e nem reconhecemos nossa história e a valorizamos como a única Raça de Andamento Brasileira de constituição essencialmente técnica. Nosso andamento tem esse nome porque zootecnicamente ele pode ser caracterizado, aliás, dentre todos é o único que possui uma nomenclatura minimamente técnica (Marcha Trotada) porque o seu diagrama parece mesmo um trote, a diferença é sutil para os que não são do ramo, principalmente para quem só conhece cavalos de trote, para muitos destes, inclusive, marcha é ensinada. Marcha Trotada. Genialidade legada dos Junqueiras; nosso Tipo é de Sela porque se enquadra nesse perkl classikcatório da morfologia de equinos; nossa equitação é técnica, para se ter o

melhor do cavalo Mangalarga é necessário um mínimo de equitação do cavaleiro e Ensino do cavalo. Nossa história é muito bonita e demonstra a criatividade e ¨expertise¨ de nosso criador ancestral para desenvolver a partir de sementes que continham o trote animais de habilidade* com andamento de muita qualidade – isso sim é difícil. Se quisermos valorizar e comercializar nosso cavalo precisamos primeiro aprender sobre ele e a gostar dele. Mudar o nome do andamento não muda quem ele é. E o que ele é, é o que o faz como Raça. Vamos reconhecê-lo e valorizá-lo, mostrar ao mundo que temos o melhor cavalo de sela com andamento e o melhor andamento com habilidade do mundo e esse cavalo foi feito por nós, é o nosso orgulho. A MarchaTrotada existe e é descrita tecnicamente por vários autores, seria negligência, para ser econômico, não reconhecê-la. Um livro que gosto muito e que bem descreve nosso andamento é do autor Sergio L. Beck – Equinos, raça, manejo e equitação, nas pags. 251 a 261. Lá, com muito esmero, Sérgio descarna o tema sem ser deknitivo. É muito instrutivo, recomendo.

É minha opinião. Flávio Fernandes de Araújo HARAS CATEDRAL- Brasília mangalarga@harascatedral.com.br *Habilidade (facilidade de trocas de direção e velocidade).

REVISTA MANGALARGA • Setembro/2013

9


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.