ABERTURA
QUARTA FEIRA 08.FEVEREIRO.2017
| 03
Atlantic Ferries ultrapassa um milhão de passageiros ARQUIVO
POR ROGÉRIO MATOS
A
empresa concessionária do transporte de passageiros entre Setúbal e Tróia ultrapassou no final no ano passado a barreira do milhão de passageiros. Tal deveu-se, de acordo com João Madeira, director da transportadora fluvial, a “um aumento de tráfego de cerca de seis por cento” em relação a 2015, quando foram vendido 830 mil bilhetes, 400 mil dos quais nos catamarans e os restantes nos ferries.
2017 pede novo recorde “A Atlantic Ferries tem por objectivo afirmar-se como a primeira opção no acesso à Península de Tróia, esperando em 2017 voltar a aumentar o número de viaturas e passageiros transportados”, afirma João Madeira, acrescentando que como forma de alcançar tal objectivo, “iremos continuar a desenvolver iniciativas que tornem a travessia do Sado numa experiência e não apenas numa simples viagem”. Experiência única tiveram os 13 passageiros, 7 viaturas e 6 membros da tripulação do Ferry-Boat “Pato Real”, na passada quinta-feira, quando este sofreu uma avaria na carreira das 14h00, de Tróia para Setúbal. Pelas 16h45 deu-se a manobra de reboque com auxílio de dois rebocadores e uma lancha de apoio. A Polícia Marítima acompanhou toda a ação que terminou pelas 17h30, quando o Ferry-Boat atracou em segurança no cais de Troia. João Madeira classifica a situação como “excepcional, sendo a primeira em que uma avaria afecta uma embarcação em operação desde que a Atlantic Ferries assegura a travessia fluvial entre Setúbal e Tróia. Há que salientar que foram cumpridos todos os protocolos de segurança, em colaboração com
as entidades oficiais, nomeadamente a Autoridade Marítima. Em momento algum esteve em causa a segurança da embarcação e dos seus passageiros e tripulantes”, garante.
Empresa garante frota moderna A Atlantic Ferries ganhou
em 2008 a concessão da travessia fluvial entre Setúbal e Tróia até 2032. A frota é constituída por dois ferries, que permitem transportar, cada um, 60 viaturas e 500 passageiros e dois catamarãs, que possuem uma capacidade para 350 passageiros. João Madeira explica que a
frota é constituída por “navios modernos equipados com a tecnologia e equipamentos atualmente disponíveis no mercado. Todas as embarcações estão abrangidas por um plano de manutenção, sendo regularmente inspecionadas pelas entidades competentes.
A este facto acresce que, por iniciativa da Atlantic Ferries, as embarcações estão classificadas por uma entidade externa, que acompanha as operações de manutenção, o que constitui uma garantia adicional relativamente ao cumprimento da regulamentação aplicável e das melhores práticas”.