3 minute read

Deslizamento de terras interdita passagem entre praia e PUA

Não se encontrava ninguém no local no momento da derrocada. Está agendada para quinta-feira uma análise do risco ao local

A passagem através do areal entre a Praia de Albarquel e o Parque Urbano de Albarquel, em Setúbal, encontra-se interdita após um deslizamento de terras no passado sábado.

Advertisement

A Polícia Marítima de Setúbal explica ter recebido o alerta durante a manhã de sábado, altura em que decorria uma prova de triatlo na cidade. “Está agendada para quinta-feira uma análise do risco ao local pela Agência Portuguesa do Ambiente e Protecção Civil de Setúbal”, adianta o comandante da Polícia Marítima de Setúbal, Marco Serrano Augusto.

O deslizamento de terras e a estabilidade da arriba vão ser avaliados pela Agência Portuguesa do Ambiente

O deslizamento de terras ocorreu numa zona de areal, que apesar de não ser considerada praia, é utilizada como passagem entre o Parque Urbano e a Praia de Albarquel na baixa mar. No momento da derrocada não

Dist Ncia Do Mediofondo

se encontrava ninguém no local, sendo que o perigo de derrocada está sinalizado entre o Parque Urbano de Albarquel e a Praia de Albarquel. A O SETUBALENSE, fonte do gabinete da presidência da

Câmara de Setúbal garante estar a “monitorizar o deslizamento de terras”, através da Protecção Civil, remetendo outros esclarecimentos para a Agência Portuguesa do Ambiente.

Atleta do Centro Ciclista Azeitonense vence prova no Porto

Rui

SETÚBAL VOZ Projecto recebe Alto Patrocínio da Presidência da República

Master C

O atleta Rui Pedro Saraiva, do Centro Ciclista Azeitonense, venceu uma das distâncias do Porto Gaia Granfondo, o mediofondo, no escalão de Master C, ao ter concluído o percurso de 103,6 quilómetros em três horas e nove minutos. Desta forma, a Penacova/CEG/ Touch/Azeitonense revela, em comunicado, que, “através da sua equipa de ciclismo Master do Centro Ciclista Azeitonense, venceu” este domingo,

“no escalão de Master C, o mediofondo Porto-Gaia 2023”.

Na edição deste ano do evento destacou-se igualmente o atleta Pedro Rui Silva, que, no escalão Master

B, concluiu os 103,6 quilómetros do mediofondo em duas horas, 48 minutos e 27 segundos, conseguindo a segunda posição do pódio.

Além disso, no Porto Gaia Gran- fondo “a equipa do Penacova/CEG/ Touch/Azeitonense esteve ainda representada por Nuno Almeida (4.º lugar em Master A), Gonçalo Filipe (8.º lugar em Master A), Telmo Francisco (11.º lugar em Master A), Tiago Cavaco (17.º lugar em Master

A), Vítor Araújo (10.º lugar em Master

B) e João Vidigal (6.º lugar em Master

A na distância minifondo).

A segunda edição do Porto Gaia Granfondo decorreu na manhã deste domingo, com a prova a ter início na Avenida Gustavo Eiffel, no Porto, junto à Ponte Luís I, e propôs aos participantes três distâncias, sendo estas o minifondo, com uma distância de 58,3 quilómetros, o mediofondo, com um percurso de 103,6 quilómetros, e o grandfondo, com um total de 160,3 quilómetros.

O projecto “Tetralogia Operática sobre Quatro Constituições Portuguesas”, desenvolvido pela Associação Setúbal Voz, recebeu o Alto Patrocínio da Presidência da República. No âmbito da iniciativa, a realizar entre 2023 e 2025, a associação vai apresentar ao público várias óperas inspiradas nas constituições portuguesas.

A notícia surgiu na semana em que a Associação Setúbal Voz apresentou o espectáculo intitulado “Uma Pátria à Procura de Portugal”, realizado no passado sábado na Igreja do Convento de Jesus.

Trata-se de uma criação do Coro Setúbal Voz, que contou com a participação da Companhia de Ópera de Setúbal. A concepção e direcção do espectáculo esteve a cargo de Jorge Salgueiro, enquanto Iolanda Rodrigues esteve responsável pela coreografia e corporalidade.

A visualidade e a caracterização, por sua vez, foram assumidas por Maria Madalena, sendo que ao piano esteve Eduardo Jordão. Enquanto isso, Ana Filipa Leitão, Diogo Oliveira, Luís Carlos Figueiras, Mariana Chaves, Maria Inês Beira e Sara Brites foram os solistas da Companhia de Ópera de Setúbal que participaram no espectáculo.

Por parte do Ateliê de Ópera de Setúbal e do Coro Setúbal Voz – que esteve ainda representado por 70 coralistas – subiram a palco as solistas Patrícia Ferreira e Juliana Telmo, respectivamente, assim como o actor Nuno Zúniga.

Rua João de Deus vai estar encerrada no próximo dia 11

SECUNDÁRIA BARBOSA DU BOCAGE

A realização de trabalhos de colocação de caixilharia num edifício motiva o encerramento ao trânsito automóvel da Rua João de Deus, na zona da frente ribeirinha de Setúbal, a partir das 08 horas do dia 11 de Abril. Em comunicado, a Câmara de Setúbal explica que “a operação, originalmente agendada para a tarde de 10 de Abril, implica a interdição da Rua João de Deus, a qual serve de ligação entre as avenidas José Mourinho e Luísa Todi”. Além disso, a execução dos referidos trabalhos obriga ainda ao “encerramento do troço da Travessa Ocidental do Lago, o qual fica compreendido entre o Largo José Afonso e a Rua João de Deus”. “Como alternativa, os automobilistas devem utilizar o percurso formado pela Rua Praia da Saúde e Avenida José Mourinho”.