3 minute read

Seixal Clube 1925 recebe refugiados da Somália e da Gâmbia

“A bola é a melhor ferramenta para elevar os bons princípios de cidadania, igualdade e inserção”, refere Hugo Rodrigues, presidente do clube

José Pina

Advertisement

No âmbito da parceria estabelecida com a JRS Portugal – Serviço Jesuíta aos Refugiados e inserido no projecto social “Bola Mágica” que tem também contornos de inclusão, o Seixal Clube 1925 está a proporcionar a prática desportiva a 10 jovens provenientes da Somália e um da Gâmbia que chegaram a Portugal através do Projecto Porto Seguro, sediado no concelho do Seixal.

Os responsáveis pela JRS Portugal dizem que “os jovens, todos com 18 anos, chegaram a terra firme com uma bagagem cheia de nada, mas com o mundo à sua frente. Aqui, no Seixal, vão iniciar a sua caminhada de recomeço, foram recebidos de braços abertos pela equipa técnica e vários elementos do Seixal Clube 1925, que muito nos têm apoiado neste percurso. Seguros e felizes, estes jovens irão conhecer um novo país, uma nova língua e irão enfrentar um futuro mais próspero, com certeza melhor que o seu passado”.

Falando concretamente sobre a parceria esclarecem que “o Porto Seguro é um projecto do JRS Portugal, no Seixal, uma estrutura de acolhimento que permite a preparação de autonomia de cada indivíduo proveniente de Programas de Recolocação, dando resposta às necessidades de acolhimento do estado português.

Este projecto já acolheu e integrou 12 jovens. Queremos voltar a fazê-lo com qualidade e dedicação, características do projecto, que só é pos-

Distrital De Juniores

sível com a incrível articulação com toda a rede social do Seixal, a quem agradecemos por nos apoiar nesta importante missão”.

Hugo Rodrigues, presidente do Seixal Clube 1925, por sua vez fala na obrigação das entidades associativas acompanharem este tipo de projectos “os clubes e associações são uma peça fundamental no equilíbrio da balança social da comunidade das áreas onde estão inseridas, e o Seixal não descora o seu papel. Criámos programas de diversidade e inclusão e sensibilizamos para que nos acom- panhem e ajudem na importante área social”.

Relativamente ao trabalho desportivo a desenvolver com os jovens refugiados, acrescenta: “acreditamos muito, fruto dos resultados já obtidos no nosso Projecto Bola Mágica, que pretende através do desporto, nomeadamente através da modalidade do futebol, contribuir para elevar os bons princípios de cidadania, igualdade e inserção. A bola é a melhor ferramenta para trabalhar estas áreas, desbloqueia e torna facilitador o ambiente para o melhor acolhimento. Eles já são da nossa família”.

Amora “B” vence Comércio Indústria e segura liderança na 1.ª Divisão

O Amora “B” com a vitória obtida no Campo da Bela Vista sobre o Comércio Indústria no jogo mais importante da 22.ª jornada assumiu a liderança do Campeonato Distrital da 1.ª Divisão que comanda com dois pontos de vantagem sobre o Seixal, quatro sobre o Charneca de Caparica e cinco sobre a equipa sadina.

O campeonato aproxima-se do fim

(faltam disputar apenas quatro jornadas) e tudo continua em aberto tanto em relação ao título de campeão como em relação à equipa a promover. E, neste caso importa esclarecer que (de acordo com o regulamento) o Amora “B” pode ser campeão mas não pode subir de divisão.

Resultados da 22.ª jornada: Brejos de Azeitão 0 Charneca de Caparica 1

(já realizado); Comércio Indústria 2 Amora “B” 3; Pescadores 1 Sesimbra

1; Moitense 1 Monte de Caparica 0; Olímpico do Montijo 3 Palmelense 1; Pelezinhos 3 U. Santiago 1; Seixal 5 Quinta do Conde 2. Classificação: 1.º lugar, Amora “B”, 54 pontos; 2.º lugar, Seixal, 52 pontos; 3.º lugar, Charneca de Caparica, 50 pontos 4.º lugar, Comércio Indús- tria, 49 pontos; 5.º lugar, U. Santiago, 33 pontos; 6.º lugar, Olímpico do Montijo e Pelezinhos, 26 pontos; 8.º lugar, Moitense, 25 pontos; 9.º lugar, Pescadores, 24 pontos; 10.º lugar, Sesimbra, 22 pontos; 11.º lugar, Quinta do Conde, 20 pontos; 12.º lugar, Brejos de Azeitão, 19 pontos; 13.º lugar, Palmelense, 17 pontos 14.º lugar, Monte de Caparica, 16 pontos.

O concelho do Seixal, que é reconhecido pela forte dinâmica do seu movimento associativo e pelas inúmeras conquistas desportivas dos seus atletas, prestou homenagem a 547 atletas representantes de 77 clubes, que se distinguiram pelos resultados obtidos ao longo da época anterior, mais concretamente no período compreendido entre 1 de Setembro de 2021 e 31 de Agosto de 2022, no desempenho das suas actividades.

Campeões regionais e nacionais, vencedores de títulos internacionais e representantes da selecção nacional em provas oficiais foram reconhecidos publicamente pelo município na I Gala do Desporto do Concelho do Seixal que se realizou com assinalável sucesso no passado sábado, dia 1 de Abril, no Pavilhão Municipal da Torre da Marinha.

“Esta gala é uma forma de reafirmarmos os nossos valores desportivos e de reconhecer publicamente os atletas e as equipas que se distinguiram recentemente. Este é um concelho com tradições no desporto, que queremos preservar e valorizar, respeitando a máxima do Desporto para Todos que é uma imagem de marca deste município, que faz um forte investimento nesta área”, referiu a propósito o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva.

Os prémios foram atribuídos a praticantes e equipas de modalidades individuais e colectivas, sendo apenas reconhecidas modalidades e resultados homologados por associações distritais ou regionais, assim como federações desportivas nacionais e internacionais.

De referir que apenas se podiam candidatar à nomeação praticantes inscritos em clubes ou associações do concelho, assim como praticantes que tivessem obtido desempenho desportivo de destaque noutros clubes mas com residência no concelho do Seixal.