Uso de adesivos na decoração

Page 1

Editorial

Seja um Okiagari Koboshi

Okiagari Koboshi é uma peça feita de papel machê popular na região de Tohoku, nordeste do Japão. Sua ter minologia significa “pequeno monge que sempre se levanta”. Recebeu esse nome devido à sua base arredondada que não importa para qual lado você o movimente, ele sempre retorna à posição vertical.

Tornou-se, portanto, há mais

de quatro séculos, o símbolo da persistência.

Ter esta peça em mãos nos faz lembrar de não nos deixarmos abater por movimentos que tentam nos der rubar, pois com persistência sempre nos levantaremos.

E essa constância pode ser aplica da em todas as áreas da sua vida.

Psicólogos afirmam que compre

Serigrafia e Comunicação Visual

ender a importância de ser persisten te implica em controlar as situações difíceis, ajudando a resolvê-las.

Persista! Se levante! Sempre!

Seja um Okiagari Koboshi.

Expediente

Realização:

Serigrafando

Serigrafia: a arte de tornar rea lidade o sonho de reprodução de ar tistas e de simples mortais que foto grafam e querem a impressão de suas imagens em tecidos, lonas, pedras, adesivos e por aí vai…

Tornar sonhos em realidade é arte. Como serígrafo, você deveria se sentir um artista, isso mesmo, como artista deveria valorizar o seu traba lho, o que muitos profissionais não estão fazendo e até criticam ou ridi cularizam aqueles que lutam para o crescimento da profissão.

O aprendizado, mesmo que por vias tortas, quero dizer de forma ru dimentar, sem estrutura, na tentati va do aprendizado raiz, sem acompa nhamento técnico e descobrindo tudo sozinho, ou por cursos especializados, com técnicos e toda a infraestrutura necessária, torna o profissional seri gráfico um artista. Sim, pois muitas vezes ele precisa se desdobrar para atender o pedido do cliente, inventar cores que só o olho do cliente conse gue ver, estampar sobre tecidos ou substratos que praticamente repelem as tintas, mas lá está ele, sempre dis posto a enfrentar o desafio; fala com

Deus e o mundo em busca de solução até encontrar, em um canto qualquer, outro serígrafo que já enfrentou tal desafio e juntos conseguem resolver o problema do cliente.

uma solução — se não a sua, a dos amigos —, e carrega no peito a certe za que o cliente será atendido, tendo sua imagem reproduzida fielmente.

Atenção: estamos falando de se rígrafos, profissionais, pessoas que gostam da profissão, que lutam para entregar o melhor de si, que valori zam seu trabalho! Profissionais que não praticam concorrência desleal, que sabem o valor do seu trabalho e entregam arte.

Temos muitos por aí pesquisa dores, entendidos da arte, pessoas que passaram por muitos desafios e venceram, pois são obstinados com a profissão e querem, a todo custo, mostrar que a serigrafia é imbatível em termos de qualidade e perfeição.

Av. Profº José Barreto, 91 - Sl 27 - CJ 02

Centro - Cotia/SP - 06703-010

Tel: (11) 3744-2203 (11) 3742-9699 vendas@oserigrafico.com

CNPJ: 65.399.586/0001-54

Reg. N. 13-Liv. B2 -28/01/98

R.C.P.J - Cotia/SP

Art. 8 Lei 5.250 (Lei de Imprensa) INPI - Art.158 PLI-RPI N. 1390-97

Diretor Responsável: Claudilei Simões de Sousa

Jornalista Responsável: Patricia Pereira de Sousa (MTB 36.323)

Periodicidade: Mensal

Esse é o serígrafo profissional, que não tem medo, que sabe tudo de tinta, rodo e tela, que não abaixa a cabeça frente aos desafios, seja eles quais forem, coloca o desafio debaixo do braço e avança de cabeça erguida, sabendo que para cada imagem tem

Que os novos profissionais da área se espelhem neles, que busquem sempre atender bem o cliente. Mesmo que pareça impossível, sempre haverá um amigo, um super-herói da seri grafia que já enfrentou o problema e está disposto a ajudar na solução do problema.

Essa VELHA SENHORA é incrível. Como gosta de desafios e os seus se guidores são tão incríveis como ela!

Comercial: Claudilei Simões de Sousa sousa@oserigrafico.com

Editorial: Mara de Paula Giacomeli mara@oserigrafico.com

Administrativo: administrativo@oserigrafico.com

Diagramação: Aristides Neto arte@oserigrafico.com

2 Edição 306 www.oserigrafico.com.br
www.oserigrafico.com
Como disse um dia Charles Chaplin: “A persistência é o caminho do êxito.”
Claudilei Sousa Mara de Paula Giacomeli é Jornalista e Editora do Jornal O Serigráfico
Tornar sonhos em realidade é arte. Como serígrafo, você deveria se sentir um artista, isso mesmo, como artista deveria valorizar o seu trabalho.

Lançamentos

Impressora Rotativa - Carrossel manual

É utilizada para impressão em camisetas, toalhas, entre outros.

Possibilita realizar impressão em cores, inclusive cromias. Possui registro de precisão para perfeito encaixe das cores.

Características:

Garras

Berços

Giro

Gabinete

Modelos:

Carrossel

Carrossel

Carrossel

https://www.metalprinter.com.br/

Prensa térmica manual para transfer PTM-110

A Prensa Térmica Manual PTM-110 é um produto indicado para sublimação com uma área útil de 85x110cm. Possui resis tência fundida e usinada em alumínio, e trabalha com um eficiente controlador de tempo e temperatura, garantindo assim a uniformidade de temperatura em toda a área da forma.

A maquina possui uma gaveta fácil de usar, ajuste de pressão por meio de manipulo e uma alavanca muito ergonômica,propor cionando um bom desempenho do traba lho a ser feito no equipamento. Todas essas vantagens fazem com que a PTM-110 seja uma ótima opção de equipa mento com a qualidade MOGK que você já conhece!

Informações:

- Área útil de 85x110cm (33”x43”)

- Ajuste de pressão - Placa de teflon

- Controlador com tempo e temperatura - Bom Custo x Beneficio - Fácil de trabalhar

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

- Voltagem bifásica: 220V - 41A - Disj. 50A

-

- Cabo 10mm²

Voltagem trifásica: 220V - 24A - Disj.

30A - Cabo 4mm²

- Voltagem trifásica: 380V - 14A - Disj.

20A - Cabo 2,50mm²

- Condutor fase/neutro: 10mm²

- Frequência: 60HZ

- Potencia: 9000 W

- Controlador de temperatura: 0° a 255C° - Peso: 405 KG

- Área útil: 85X110cm - 33” x 43”

http://www.mogk.com.br/

5Edição 306www.oserigrafico.com.br anuncio serigrafico 2022 b terça-feira, 11 de outubro de 2022 11:11:35
40 x 55cm
de berços e garras
3 Berços x 6 Garras (cores)
4 Berços x 4 Garras (cores)
6 Berços x 6 Garras (cores)

Passo a Passo

Emulsão Fotopolímero QLT

Emulsão fotopolímero híbrida universal pronta para uso para tintas base solven te, uv, silicone, plastisol e água.

Para tintas base água recomendamos adicionar Diazo ou Endurecedor (Harde ner X ou WR).

O diazo é fornecido na quantidade exata. Sob luz amarela, diluir com 50 ml de água destilada.

Misturar o mais lento possível para evitar formação de bolhas.

Deixar descansar por 15 a 20 minutos.

Mesa de revelação: Fonte de luz única com lâmpada halógena de 1000 W. Tem po de exposição: 25 s / Fotolito: 25 Lpcm

Colocar na calha e aplicar a emulsão so bre a tela uniformemente e lentamente. Neste caso, usamos2 passadas por fora e mais 2 passadas por dentro.

Agitar bem para dissolver completamen te. Aguardar 15 a 20 minutos para as espumas formadas abaixarem.

4

2 6 7 8

Adicionar lentamente todo o Diazo prepa rado na emulsão QLT.

Obs: Após esse processo, a vida útil da emulsão será de 8 a 10 semanas em tem peratura ambiente (22ºC) ou até 6 meses em geladeira (3 a 5ºC).

Secagem a 40ºC por cerca de 10 minutos. Mesa de revelação: Fonte de luz única com lâmpada halógena de 1000 W. Tem po de exposição: 25 s / Fotolito: 25 Lpcm

Deixar secar para eliminação da água. A matriz serigráfica está pronta. Caso necessário, aplicar o Endurecedor Hardener X ou WR. Obs: Recomendamos adesivar a embalagem da emulsão com a data de preparo para controle.

6 Edição 306 www.oserigrafico.com.br
1 5
9
3
Qualidade de papel tratado com preço de papel convencional Papel de baixa gramatura com melhor desempenho

Dicas valiosas para divulgar seu site ou loja virtual na internet

Nos últimos dois anos, o desenvolvi mento de bases digitais foi impactado, e muito, pela necessidade de se manter um distanciamento social. A esta altura, espe ra-se que todo empreendimento tenha um site e esteja presente de forma adequada na internet.

Divulgar um site é um dos pontos importantes desse processo em busca da prosperidade na rede. Hoje, vamos com partilhar alguns truques para tornar essa tarefa mais simples, mais barata e mais fácil de realizar. Na maior parte das dicas, você vai investir o seu tempo e nada de di nheiro. Vamos lá!

DIVULGUE O SEU SITE PARA AMIGOS E FAMILIARES

Converse com eles sobre o seu empre endimento e apresente o seu site e canais na internet. Esse é o primeiro público que você pode e deve atingir, pois muito pos sivelmente essas pessoas irão lhe dar fee dbacks valiosos e sinceros. Não se acanhe. Vá no grupo da família e de amigos e apre sente o seu empreendimento. O Facebook também pode ser uma boa ferramenta; ele conta com um recurso que apresenta sua página para quem já é seu “amigo” curtir. Mande o link para seus amigos e parentes com uma breve descrição. Mesmo que as pessoas não queiram comprar o que você comercializa, certamente serão os primei ros a indicar seus produtos e serviços para terceiros.

FÓRUNS E COMUNIDADES

Esses são excelentes espaços para dar um segundo passo. Já é característico des ses lugares a ação de “ajudar”. Apresente seu site, convide as pessoas a conhecerem mais sobre o seu negócio e forneça seu link. Pode começar com um papo infor mal, por exemplo: estou fazendo um site para divulgar minha empresa, trabalho com serviços gráficos, faço também im pressão de copos e canecas, dá uma olha da, quem sabe algo te interessa ou só para conhecer mesmo… Você pode também colaborar em fóruns e comunidades di retamente relacionados ao seu ramo de negócio respondendo perguntas, tirando dúvidas e disponibilizando conteúdo re levante. Certamente é uma forma de se tornar referência no mercado específico e as pessoas vão lembrar de você quando

precisarem de algo do seu segmento. Além de “escrever”, você pode postar vídeos ex plicativos produzidos por você mesmo ou por seus fornecedores, sempre com o in tuito de colaborar; assim você se fortalece como uma referência.

CRIE UM BLOG CORPORATIVO

É um excelente chamariz para o seu site. É nele que você vai postar artigos e informações relacionadas ao seu negócio. Construa conteúdos (textos, imagens, ví deos etc.) relevantes com boas informa ções. Isso atrairá visitantes de forma orgâ nica para o seu site. Os artigos podem ser compartilhados pelos leitores e por você mesmo, seja em outras redes sociais, em aplicativos de conversa, por e-mail e de muitas outras formas. As vantagens são muitas, entre elas você terá um conteúdo de qualidade produzido fora das redes so ciais (logo será indexado nos buscadores como o Google).

PROMOVA POSTS EM REDES SOCIAIS

Depois do conteúdo pronto e postado no blog, essa etapa é praticamente uma consequência. Use trechos do seu conte údo em diversas redes sociais. Para isso, você pode postar só a primeira frase ou até mesmo um resumo em um parágrafo e complete com o famoso “saiba mais”, dei xando um link para o seu site (se for no Instagram, indique o link na bio). Vai des pertar interesse e curiosidade e gerar mais

visitantes para o seu site. Da mesma for ma, peça feedback sobre o conteúdo pro posto; afinal, tudo isso gera engajamento.

CONTEÚDO EM OUTRAS MÍDIAS

YouTube e podcasts são bons recursos. Muitas vezes a pessoa não tem tempo (ou tem preguiça) de ler algo, mas pode dar o play e escutar no caminho para o trabalho, por exemplo. Nos vídeos e áudios você pode usar o conteúdo do blog, o máximo de esforço que vai precisar é dar uma reci clada no formato para que a informação se adapte à mídia escolhida.

INVISTA EM E-MAIL MARKETING

Ao contrário do senso comum, o e-mail não acabou! Ele é a base de uma ferramen ta valiosa na hora de divulgar o seu websi te. Cuidado para não fazer SPAM. Mande e-mails para os contatos que você conhece com uma breve apresentação do seu ne gócio, de sua marca, dos seus produtos e serviços etc. Mantenha um contato “de leve”, sem virar o chato do e-mail. Após o primeiro envio, você pode programar ou tros disparos com novidades, pesquisas, pedindo avaliações e outras ações. Para facilitar, você pode adotar a automação de marketing (para isso recomendamos o Mautic).

SIGNATURE BRANDING

O nome é pomposo, mas a ação é sim ples: coloque o link do seu site na sua assi natura de e-mail e voilà!

CADASTRE SEU SITE EM GUIAS COMERCIAIS

Cadastre o seu site em todos os diretó rios. Existem diversas oportunidades gra tuitas como essa na web. Não perca tempo e cadastre o seu site em todas. Por exem plo: Boa Dica, Páginas Amarelas, entre ou tros. Procure guias da sua região e alguns específicos de sua área de atuação (medici na, construção, decoração, beleza etc.).

DIVULGUE NA IMPRENSA LOCAL

Faça um texto (release) contando so bre a inauguração do seu negócio online e envie para contatos da imprensa local. Vale mandar para rádio, TV, jornais e re vistas (impressos e virtuais), blogs e até influencers locais etc. Imagina conseguir uma divulgação relevante de forma gratui ta? Isso é bem possível! Se você tiver uma graninha, pode contratar um assessor de imprensa para fazer isso para você. Outra alternativa é investir em ferramentas que giram em torno de publieditoriais (estraté gia de publicação de artigos em sites e blogs parceiros).

DEDIQUE-SE AO SEO (SEARCH ENGINE OPTIMIZATION)

Alcançar a primeira página ou pri meiras posições é possível se caprichar no conteúdo, navegabilidade, fluidez e outras questões do seu site.

PRODUZA CONTEÚDO GRÁTIS

Você pode elaborar e compartilhar di cas, cursos, e-books, podcasts e muitos ou tros tipos de conteúdo sem cobrar por isso. Por exemplo: oferecendo cursos relevantes de forma gratuita, você caminha na direção de tornar-se referência em sua área de atu ação. Além de fortalecer a marca, isso pode melhorar sua posição nos buscadores; mais pessoas podem te indicar, fomentar um boca a boca positivo e gerar mais visitantes para o site. Esta é também uma oportuni dade de vender outros produtos e serviços e lucrar com isso. Imagine um pediatra que oferece pequenas dicas diárias para pais e cuidadores de crianças, certamente alguns desses levarão seus pequenos ao consul tório e pagarão por consultas, atividades extras etc.

FAÇA PARCERIAS/GUEST POSTS

Para fazer parcerias, procure pessoas e empresas em patamares semelhantes ao seu. Não adianta dar o passo maior que

8 Edição 306 www.oserigrafico.com.br
Mundo WEB freepik.com

a perna. Seria linda uma parceria com o Whindersson Nunes, por exemplo, mas provavelmente sua proposta nem chega rá a ser avaliada por influencers e marcas grandes e já estabelecidas. Junte-se com quem também precisa de você. Aqui vale uma reflexão: sozinho você é mais rápido, mas junto chega mais longe e é mais forte. Existem várias formas de parceria: patrocí nio, apoio, divulgação mútua, gravar vídeos juntos, entrevistas, escrever juntos para o blog… as possibilidades são muitas, desde que sejam benéficas para os dois (ou mais) lados.

PRODUTOS

Coloque seus produtos no Mercado Li vre e em diversos marketplaces (Magalu, Americanas, Submarino…). Se você vende comida tem que estar no iFood, no Rappi e em outros apps. Quando mandar o produ to adquirido pelo cliente no marketplace, aproveite e inclua um cupom de desconto para a próxima compra, desde que seja feita diretamente no seu site ou de alguma for ma com você, sem intermediários.

SERVIÇOS

A dica anterior se repete aqui. O cami nho é procurar o seu segmento de merca do e oferecer seus serviços em canais que agregam prestadores freelancers. Exem plos: Workana, GetNinjas, Marido de Alu guel e outros.

PARTICIPE DE EVENTOS

Esteja presente, exerça network, co nheça pessoas e elas também te conhece rão. Além disso, você fica por dentro das novidades do mercado, conhece a concor rência e expande seu horizonte. Depois da atividade presencial, construa grupos online com quem conheceu ou participe de grupos que já existem onde elas estão.

FLYERS, ADESIVOS, BRINDES

Invista em material impresso. Eles ainda são úteis e eficazes. Lembrando, inclusive, dos imãs de geladeira. Quem é que não guarda um imã da farmácia, do gás e do depósito de gelo e bebidas, hein? E uma canetinha com logo ainda faz su cesso, mesmo neste mundo digital! Uma

caneca de brinde, nem se fala; e ajuda a reduzir o consumo de copos plásticos nas empresas.

CARTÃO DE VISITAS E QR CODE

Pode não parecer, mas cartão ainda funciona. Duvido que você não tenha um cartão de visitas de alguém ou de alguma marca na sua bolsa, carteira ou mesa de trabalho. E não deixe de criar uma versão virtual para usar no e-mail, enviar pelo WhatsApp e outros meios. Pode ser até em PDF com links acessíveis. O QR Code está caindo no gosto popular, é bem prá tico e lixo zero. Para fazer o seu QR Code, você pode recorrer ao QRCode Monkey –um gerador de códigos gratuito. E o me lhor, pode colocar o conteúdo que quiser no QR Code!

USE O TELEFONE PARA PROSPECÇÃO ATIVA

Ligue para seus contatos (conhecidos) com uma conversa amigável, conte sobre o seu novo site, peça uma avaliação so bre sua página. Mas não seja chato, não

se alongue e não insista. Muito menos li gue para estranhos ou pessoas com quem não tenha de fato uma relação. Não tente vender nada, apenas informe sobre o seu negócio e peça opiniões.

VENDA PARA QUEM JÁ COMPROU

A pessoa mais fácil de comprar algo é o seu cliente satisfeito. Entre em contato, pode ser até por e-mail, pergunte se ficou satisfeito com a última compra ou se tem algo que possa fazer por ele. O cliente também pode te indicar novos clientes, estimule essa ação. Caprichar no pós-ven da é um bom caminho.

PARTICIPE DE CONCURSOS

Dessa forma, mesmo se não for o ven cedor, você estará com o seu negócio em destaque. Caso ganhe, a repercussão será imediata e duradoura. Se a sua empresa for a criadora, apoiadora e patrocinadora de um concurso, também é uma excelen te opção para uma divulgação expressiva; não é à toa que as cotas de patrocínio são tão disputadas em eventos relevantes.

9Edição 306www.oserigrafico.com.br
NOBERTO KICUTI, Diretor Técnico Comercial - Procesys Tecnologia Franqueado HOSTNET-SBC-SP / nkicuti@procesys.com.br / (11) 2251-6990 / (11) 96631-6776

Capa

Uso de adesivos na decoração

durabilidade, rapidez, limpeza, segurança e beleza

Uma nova tendência no mercado da decoração de interiores tem agradado arquitetos e clientes: o uso do adesivo na decoração.

As opções deste nicho evoluíram e permitiram transformar ambientes de uma forma mais rápida e sem necessi dade de uma reforma.

Hoje o mercado oferece uma gama muito grande de opções de adesivos que, bem trabalhados, podem dar um toque de classe em todos os projetos arquitetônicos. É permitido adesivar qualquer parte do ambiente, do piso ao teto, ou ainda algum objeto, tudo com um trato de classe e limpeza. É isto que o adesivo oferece ao mercado: pratici dade, limpeza e rapidez.

Além dos adesivos coloridos, que os fabricantes oferecem ao mercado com uma gama muito grande de cores, te mos os adesivos próprios para o uso na decoração. Cores especiais, texturas e desenhos, as opções são muitas, a fim de dar um toque especial a cada ambi ente do projeto.

Os móveis que estão ultrapassados podem ser adesivados e retornar ao uso com uma repaginada de cores e imagens.

Aquele móvel que está com cores de satualizadas pode se tornar a referên cia de sua casa com o uso de um ade sivo em outro tom. Alguns projetos

são elaborados com um design próprio, desenvolvido com exclusividade. É o caso do adesivo branco para decoração, que permite a impressão de qualquer tipo de imagem.

Objetos de valor emocional, mas que não combinam com o ambiente, tam bém são reaproveitados no projeto de decoração.

Grandes redes de hotéis já estão utili zando a praticidade da adesivação em seus projetos, graças ao fato de não fazer barulho nem poeira, e poder-se deixar cada quarto com um toque dif erente, sem precisar interromper o funcionamento, tendo ainda a segu rança de não propagar chamas, não mofar e não criar fungos.

Arquitetos que projetam interiores de redes hospitalares também têm uti lizado o adesivo, pois, além de não cri ar fungos, oferece uma limpeza fácil e uma aplicação sem barulho, sem cheiro e sem sujeira.

O adesivo na decoração agrega econo mia no projeto final, além de durabi lidade, limpeza, segurança e beleza.

A versatilidade do adesivo é enorme, o que faz com que o mercado de dec oração tenha muitas opções, desde a mudança das cores de móveis e eletro domésticos até as paredes com um toque diferenciado.

Da cozinha ao banheiro, o adesivo está em uso em todos os ambientes, substi tuindo madeira, azulejos e laminados, dando um novo visual aos ambientes

10 Edição 306 www.oserigrafico.com.br
Por: Mara de Paula Giacomeli Fotos: Altak Fotos: Altak Fotos: Altak
Economia,
Fotos: Altak DEPOIS DEPOIS DEPOIS DEPOIS

já montados, criando uma nova cara no ambiente antigo, revigorando e mu dando, oferecendo o novo em ambien tes austeros.

Esta tendência tem evoluído nos últi mos anos e a cada dia mais profission ais estão utilizando o adesivo em seus projetos.

A arquiteta Fernanda Faidiga elen cou dois fatores no uso do adesivo na decoração:

“Acredito ser uma tendência em prol do custo-benefício. Muitas vezes temos móveis ou objetos de qualidade que não faz sentido a troca em prol apenas da estética. A meu ver, muito podemos fazer com boas peças que temos para valorizá-las ainda mais e trazer uma nova composição para o ambiente.

Considero ainda uma técnica suste ntável, pois estamos estendendo o

uso da peça, dando mais vida útil aos objetos e móveis, gerando menos lixo, menos gasto, estamos com certeza co laborando com o meio ambiente.”

Trabalhe com adesivos. Faça a dif erença, mostre que é possível repagi nar, renovar um ambiente com criativ idade e rapidez.

Agradecimentos:

Alltak https://alltak.com.br/ Aplike https://www.aplike.com.br/

Imprimax https://www.imprimax.com.br/ Adesivos Paulista https://www.adesivospaulista.com.br/

Fernanda Faidiga @ffarqeinteriores

ANTES

DEPOIS

DEPOIS

ANTES

11Edição 306www.oserigrafico.com.br
Fotos: Hussein
Revest
Fotos: Imprimax

Lançamentos

Calandra Outdoor 3.0

USO RECOMENDADO

• Indicada para sublimação em tecido corrido, painéis de festa, cenários fotográficos, moda fitness, praia, uniformes, abadás, moda femi nina, wind banner, bandeiras promocionais e esportivas, decoração, cama mesa e banho.

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

• Calandra sublimática para produção em te cidos corridos e localizados com cilindro de 320mm de diâmetro, proporcionando alta produção com área útil de 3000mm (três me tros). Aquecimento através de resistências elétricas localizadas na parte interna do cilin dro. O setup rápido da Calandra Outdoor 3.0 proporciona facilidade no manuseio e opera ção devido à praticidade de troca de insumos (papeis e tecidos).

• Controle de temperatura digital;

• Desligamento programado;

• Botão de emergência;

• Fácil manutenção;

• Aquecimento por resistências elétricas con troladas através de um único controlador di gital, garantindo aquecimento uniforme por todo o cilindro;

• Chave de segurança;

• Pintura eletrostática;

• Separador pneumático fora de contato na saída do tecido/papel;

• Suporte de tecido de entrada tipo “cocho”:

• Freio pneumático;

• Esteira de transporte de peças com regula gem ergométrica ideal para peças localizadas;

• Estrutura em aço 1020;

• Consumo: 15 KWh

DIMENSÕES EMBALADA

• EMBALAGEM VOL.1: 170 X 130 X 110cm

• EMBALAGEM VOL.2: 300 X 20 X 20cm

• PESO: 350kg

http://tucanoequipamentos.com.br/

12 Edição 306
TUDO O QUE VOCÊ PRECISA EM UM SÓ LUGAR Transformaç licos Rua: Francisco Coimbra, 511 - Penha de França - São Paulo - Brasil 55 11 95215-1288 55 11 2647-4916 vendas@vpmaquinas.com.br D O B R A R C O L A R T U P I A R P O L I R WORKSHOP W o r k s h o p e m S ã o P a u l o 0 8 / 1 0 / 2 0 2 2 - 0 4 / 1 1 / 2 0 2 2 Totalmente Prático - Certificado - Apostila

Serigrafia seriada Agabê

Impressão serigráfica - efeitos em relevo têxtil

ANDRÉ MANZATTO

Olá Pessoal!!!!

Eu tenho recebido muitos pedidos para falar um pouco mais sobre as matrizes e as impressões com efeito tridimensional. São as impressões com a família das emulsões de relevo 3D da Agabê.

Com essas emulsões é possível fazer ma trizes com relevo, permitindo executar tra balhos dos mais diversos tipos, que podem ser funcionais ou decorativos.

Para atingirmos um bom relevo, precisa mos escolher o tecido correto, que seja compatível com a imagem a ser impressa.

Esse tecido pode ser de 12 a 77 fios/cm linear.

Aplique as 4 demãos e depois recolha por fora para manter a planeidade da cama da e com isso fazer com que a matriz tenha maior definição da imagem e por consequ ência melhor impressão.

Por fim, aplique as demãos necessárias para levantar o relevo. Essa etapa pode ser feita em 2 a 18 aplicações, dependendo do tipo da imagem.

Em muitos casos, com a matriz em re levo, em apenas uma única impressão po demos depositar uma boa quantidade de tinta e assim realizar um bom relevo. Em outros casos, se faz necessário aplicar vá rias demãos, com secagem intermediária, e atingir grandes relevos.

Para realizar uma boa matriz de relevo, a quantidade de fios do tecido e o tipo da emulsão são fundamentais, bem como o tipo da tinta. Normalmente esses traba lhos são feitos com tintas plastisóis, dos mais diversos tipos.

A emulsão deve ter corpo e viscosidade adequados para que a emulsão, no momen to da aplicação, permaneça ancorada no tecido e não escorra e nem crie depressões na emulsão e, por consequência, a perda da definição.

A ideia é construir um relevo adequado, independente da quantidade dos fios do te cido. Por isso uma emulsão com corpo e viscosidade adequados é importante.

Para aplicarmos essas emulsões e cons truir um relevo, devemos proceder da se guinte forma:

Utilizando um aplicador adequado - HB aplic, por exemplo - de preferência coloca do em um cavalete de impressão, aplique 4 demãos pelo lado interno da matriz. De pois, inverta o lado.

16 Edição 306 www.oserigrafico.com.br
Mesmo tecido, técnicas de emulsionamen to diferentes Mesmo técnica de emulsionamento, teci dos diferentes 4 lado interno + remover o excesso por fora + 12 lado de ionterno Abaixo temos um exemplo de como aplicar: Emulsão aplicada sem relevo e com baixa camada Veja estes exemplos de aplicação:

seriada Agabê

Impressão serigráfica - efeitos em relevo têxtil

Deixar de molho...

Após a aplicação, temos que colocar na es tufa, aguardar o tempo de secagem e só de pois levar para a fotoincisão:

Primeiro modelo:

Após a secagem, faça a fotoincisão e reve le. Tome cuidado na revelação pois, como estamos falando em camadas altas, se faz necessário deixar a tela de molho e depois realizar a revelação.

Realizar a revelação...

Segundo modelo:

O relevo permite que seja feita uma im pressão com uma quantidade maior de tin ta e, portanto, construindo o relevo.

Terceiro modelo:

Com uma matriz adequada, o que não fal tam são opções para realizar trabalhos in críveis. Veja alguns exemplos:

Agora é só dar asas à imaginação. Mãos à obra!!!!

Se você gostou dessa matéria, mande su gestões e crÍticas. Muito obrigado!!!

André Manzatto é técnico da Agabê

17Edição 306www.oserigrafico.com.br Serigrafia

Sustentabilidade

SILVIA REGINA LINBERGER DOS ANJOS

O Novo Acordo Verde- Green New Deal

As mudanças que estamos vivenciando referente aos eventos naturais com maior freqüência e intensidade, constatados cien tificamente, e que são causados pelas mu danças climáticas e a toda pandemia de Co vid-19 que freou o mundo por quase esses dois últimos anos, esses dois fatos trarão uma forte recessão mundial prevista para 2023, agravado pelo conflito, há mais de 230 dias entre Rússia e Ucrânia .

O mundo passa por um colapso econô mico e toda tomada de decisão passa entre diminuir ou aumentar a desigualdade social e a insegurança alimentar. Esse início de sé culo requer reflexões e mudanças políticas econômicas para os Estados do mundo, com escolhas que farão a espécie humana sucum bir ou sobreviver.

A primeira vez que o termo Green New Deal (GND) ou Novo Acordo Verde surgiu foi em 2007, no artigo de Thomas Friedman para o Jornal New York Times. Seguido da Organização Não Governamental New Eco nomic Foundation ( NEF) em seu relatório

Lançamentos

em 2008 e , em 2009, a Unites Nations En vironmental Programme (UNEP) lançou um resumo de políticas que viriam a se consubs tanciar nos pilares do projeto Global Green New Deal (GGND) - Novo Acordo Verde Glo bal - que tem como objetivos reaquecimento da economia, criação de empregos, promo ção do crescimento sustentável e transição para uma economia de baixo carbono. Isso traria uma estabilização econômica de cur to prazo com uma reestruturação de longo prazo do sistema financeiro, tributário e do setor de energia. Esse programa de “recons trução” foi lançado logo após a crise finan ceira de 2008. Agora , com a Pandemia e a Guerra a retomada deve estar com o comba te à pobreza e ao grande número de pessoas refugiadas da guerra pelo mundo. Ele tem envergadura internacional, mas exige ações em níveis nacional, regional e local.

Haverá uma mudança de paradigmas para a implementação do GGND, por isso a crise do Capitalismo e seus contextos emer genciais abrem espaço para a rediscussão

de agendas políticas econômicas e sociais interditadas pela linha conservadora que sustenta o modelo vigente. A quebra de pa radigmas é muito difícil para uma socieda de normalmente e , ainda afetada por uma pandemia e guerra, torna-se cada vez mais complexa essa alteração.

No GGND busca-se recuperar a ativida de econômica, mas também o capital natu ral perdido e retirado do nosso Planeta, de modo a restabelecer os processos naturais e as funções ecológicas dos quais necessi tam o nosso bem estar. Por uma questão de sobrevivência da humanidade, precisamos pensar nisso e fazer essa transição o mais breve possível.

Para isso precisamos de criação de po líticas públicas favorecendo a legislação ambiental, reduzindo ou eliminando sub sídios e introduzindo medidas fiscais que promovam o maior uso de fontes renová veis e o não uso de combustíveis fósseis e investimentos em transportes públicos. Os investimentos públicos devem priorizar a

transformação para setores verdes, como construções inteligentes ( com maior efici ência energética), agricultura sustentável, auxílio internacional ao mercado global de carbono . Talvez assim, consigamos estabili zar o planeta e não estarmos tão suscetíveis ao que enfrentaremos pela frente, se não agirmos já.

Assim, o plano existe, mas só com a co operação de todos e ainda, uma discussão ampla de todos os setores, cientes de que te remos que abrir mão de algumas situações cômodas para que possamos, lá na frente, ver a humanidade com menos perdas , me nos desigualdade e mais saudável.

Comece em seu ambiente de trabalho, na sua casa, no seu bairro, participe dessa mudança, pense no que é possível fazer para reduzir impactos ambientais.

Silvia Regina Linberger dos Anjos, química, tec nóloga gráfica, especializada em Gerenciamento Ambiental, líder do 4º Dia Mundial da Limpeza 2021 - São Paulo. Gerente da MAQTINPEL MÁQUINAS E MATERIAIS GRÁFICOS LTDA.

Falcon 2008- Alta performance, velocidade e precisão

A FABRIJET surgiu para trazer ao mer cado brasileiro tintas e produtos para estamparia digital.

Sempre focada nas melhores tecnologias e no que acontece no mundo, a FABRIJET, reafirmando seu comprometimento com o cliente lança a impressora industrial sublimática Falcon 2008.

Características:

*Alta performance, velocidade e precisão que opera com 4 ou 8 cores.

*Sem chip de bloqueio

*Tanque facilmente recarregável

*Alta velocidade

*Menor custo por m2

* Impressora de 2 metros de cabeça

* Cabeça de impressão: 8 cabeças S3200 (cabeça industrial Epson )

*Uma cabeça com mais definição, mais velocidade e mais durabilidade.

*Largura de impressão: 2000 mm.

* Oito cores , com a opção de poder usar 4, 5, 6 ou 7.

*Utiliza uma bobina jumbo, reduzindo o custo , pois possibilita a compra de uma bobina inteira, podendo rodar nela com papel 25 gramas.

* Incluso o programa INEDTE.

* Resolução de impressão: máximo 3200 dpi

Impressão rápida:

1 pass (300x600 dpi) 640m1/h (4cores)

2 pass (300x1200 dpi)320m1/h (4 cores)

3 pass (300x1800 dpi)210m1/h (4 cores)

1 pass (300x600 dpi) 320m1/h (8 cores)

2 pass (300X1200dpi) 160m1/h (8 cores)

3 pass (360x1800dpi) 100m1/h (8 cores)

RIP: Riprint Interface:

É necessário contratar um Muck para descarregar a impressora.

18 Edição 306 www.oserigrafico.com.br
USB 3.0
https://fabrijet.com.br/
SÃO PAULO - SP SÃO PAULO - SP SÃO PAULO - SP Sacos e sacolas plásticas Tel.: (11) 3229.6866 (11) 98801-8537 vendas@marfelsacolas.com.br www.marfelsacolas.com.br Rua Paula Sousa, 446 - 01027-001 - São Paulo-SP • Alta e baixa densidade • Todas tratadas para impressão • Várias opções de cores e modelos SOLICITE O NOSSO MOSTRUÁRIO ® Onde Comprar SÃO PAULO - SP SÃO PAULO - SP SÃO CAETANO DO SUL - SPSÃO PAULO - SP SÃO PAULO - SP SÃO PAULO - SP SÃO PAULO - SP CAMPINAS - SP Rua Uruguaiana 265 Bosque Campinas/SP Silk Screen (19) 3255-8031 (19) 9.8264-8004

Mercado

Wiprime oferece solução para transferência instantânea em substratos rígidos

Direct to film, o DTF passou a ser uma solu ção prática para pequenas tiragens nas quais a serigrafia não se torna viável.

Com um toque suave, elástico e muito re sistente à lavagem, a praticidade de utilização é outro fator preponderante para a utilização do DTF. Figuras com cores vivas, sem restrição de imagem, vieram agregar e agilizar a deco ração de camisetas, bonés e outros.

Já temos no mercado diversas empresas oferecendo impressão em DTF para o pessoal de perso nalização, o que facilita o trabalho, pois não há a neces sidade de investimento em equipamentos. Ou, ainda, empresas fornecendo equipamentos para aquele que quer trabalhar com equipamento próprio.

A Wiprime fornece materiais e equipamentos que respondem a novos estilos e diretrizes de produção através da apresentação das mais prestigiadas marcas do setor.

Especializada em impressão têxtil, comunicação vi sual e decoração, a empresa oferece uma solução para transferência instantânea em substratos rígidos.

A Wiprime conta com a impressão UV DTF, uma nova tecnologia chamada “impressão por transferência a frio”.

A maior vantagem dessa tecnologia é que, após a impressão, ela pode ser transferida diretamente para o substrato sem processamento adicional.

Agenda

Data: 20/10/2022

Curso: Envelopamento Decorativo Básico

Local: Centro de Treinamentos ImprimaxTecSão Caetano do Sul - SP Informações: www.imprimaxtec.com.br

A versatilidade do DTF pode agregar valor ao seu trabalho, agilidade e qualidade.

http://www.wiprime.com/

Data: 23/11/22 e 24/11/22

Curso: Profissionalizante de Envelopamento Automotivo- Nível Intermediário

Local: Centro de Treinamentos ImprimaxTecSão Caetano do Sul - SP Informações: www.imprimaxtec.com.br

Data: 07/11/2022

Curso: Envelopamento Decorativo Básico

Local: Centro de Treinamentos ImprimaxTecSão Caetano do Sul - SP Informações: www.imprimaxtec.com.br

Data: 12/07/23 a 15/07/2023

Evento: FuturePrint 2023

Local: Expo Center Norte- São Paulo-SP Informações: https://www.feirafutureprint.com.br/

FORTALEZA - CE VILA VELHA - ES MARINGÁ - PR
20Edição 306

os estandes

padronizados e

Polo Têxtil Americana/SP FIDAM Das 14h às 21h 07 - 10 MARÇO Promoção: Todos
iguais,
economicos! Reserve seu espaço: Apoio: Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos para Confecção ABRAMACO
Faça parte do maior encontro de Evento paralelo: 12 a 14 de setembro 2023 - 15h às 21h Fortaleza/CE - Centro de Eventos do Ceará Pavilhão Oeste NÚMEROS DA EDIÇÃO 2021: 7,7 mil visitantes 80 estandes +250 marcas representadas 30 horas de conteúdo maquintex .com.br SEJA UM EXPOSITOR: Promoção: Comunicação Visual do Norte e Nordeste!
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.