O zen na arte de conduzir a espada

Page 84

nar. Pois sempre há algo que o supera e a isso o homem aspira. A Humanidade nunca alcançará o ponto em que já não existe superioridade que possa almejar.

"Numa das obras estratégicas se diz o seguinte: 'Quando se acompanha ao seu senhor numa determinada senda, deve-se dirigir o coração rumo à profusão de bênçãos que a Terra oferece, em suas montanhas e rios, que se entrecruzam em todas as direções.'

"Um famoso general da Antigüidade sempre observava o trabalho dos campesinos e do pessoal da roça, ligando-se a eles em seu coração. E há vários homens capazes de encantar-se com o trabalho campesino ou com alguma outra arte, elevando-o à perfeição. Não devemos nos limitar à mera estratégia. Se o homem envolve constantemente o seu coração em todas as coisas deste mundo, ele muitas vezes se torna participante de suas influências. Porém, aquele que é tolo e vazio já está morto. As coisas se lhe oferecem, mas ele não tenta pegá-las."

Um outro perguntou: "Estratégia é a arte de governar as pessoas por trás das luzes dos bastidores, segundo determinado plano. Aperfeiçoar-se nesse caminho não significa necessariamente estimular o seu conhecimento supérfluo, acarretando malefícios a seus corações?"

Ele preferiu então as seguintes palavras: "Quando um homem superior se serve do conhecimento, este se torna um meio de assegurar a paz ao seu reino. Quando o homem inferior dele se serve, acarreta infortúnios para si mesmo e pode tornar-se um meio de causar sofrimentos aos outros. Mas isso se dá em todas as coisas.

97


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.