Impactos socioambientais no Espírito Santo da ruptura da barragem de rejeitos da Samarco

Page 95

Foto tirada por Lissa Tinôco durante a expedição para acompanhar a audiência pública em Colatina dia 17/12/2015 Neste contexto, o prefeito de Baixo Guandu, foi um dos primeiros nomes do poder público a se manifestar na tomada de ações emergenciais e reivindicações diretas às empresas envolvidas. No dia 16 de novembro, na reunião da Comissão de Representação da Assembleia Legislativa, no município, ele declarou que, este foi o maior crime ambiental no país55. Além das moderadas ações iniciadas pelo poder público, outros órgãos e instituições se envolveram desde o início da tragédia e no decorrer da mesma no estado do Espírito Santo. O Fórum Capixaba em Defesa da Base do Rio Doce56 , por exemplo, que desde o dia 16 de novembro vem se mobilizando e articulando estratégias para a criminalização do ocorrido, hoje conta com diversas entidades envolvidas que estão engajadas na luta a favor do Estado e de todos os atingidos. O Fórum também vem atuando na busca por investigações que traduzem resultados fundamentados na realidade dos municípios afetados, como o relatório que foi encaminhado à ONU. Outros exemplos de instituições envolvidas com as mobilizações ao longo do rio Doce são: o Greenpeace, a Universidade Federal do Espírito Santo, Movimento dos Atingidos por Barragens, Movimento dos Pequenos Agricultores, Movimento dos Sem-Terra, Movimento Nacional dos Pescadores e das Pescadoras, a igreja católica, entre outros.

55

http://seculodiario.com.br/25900/8/vereador-destaca-corrupcao-em-doacoes-da-samarco-na-reuniao-da-assembleia 56 https://drive.google.com/file/d/0B0EEzoT5xCDoeFNuczJDVktxVEdZaVJXWWxBZ1FieDRpd0Fz/view

74


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.