Revista Livre Pensamento - Número 3

Page 41

Colunas - Natureza Humana ficarmos com uma lembrança ruim martelando na cabeça não é uma experiência muito agradável, mesmo que não seja desenvolvido algo patológico daí.

para temê-lo.

Esse caso pode ser explicado da seguinte forma: seu medo foi mais rápido do que você pôde perceber, o que é explicado pela ativação da amígdala, que age Pincelada na neurologia – como a amíg- sem nosso controle consciente. Mas quando tomamos consciência disso, podemos modular esse medo dala pode ajudar a explicar o caso porque nosso córtex pré-frontal (que está tentando racionalizar e modular a sensação de medo) possui conexões com a amígdala. No entanto, o que é observado em pacientes com transtornos e distúrbios relacionados ao sono, é que essa conexão entre as duas estruturas é muito fraca, o que lhes dá um controle menor das emoções (negativas, nesse caso) do que o que já temos comumente.

Não Durma e Seja Menos Criativo Umas das coisas mais concretas que se sabe a respeito desses casos é que a amígdala se encontra especialmente hiperativada em pessoas privadas do sono, e essa estrutura cerebral é fundamental na expressão das emoções, ja que ela é uma das responsáveis por secretar os hormônios e neurotransmissores envolvidos no processo. E as evidências mostram que, claro, a amígdala está ativada em situações negativas, afinal, é a secreção de hormônios dessa estrutura que permite que nos sintamos tristes, com medo e etc; o problema é que as pessoas com horas insuficientes de sono possuem uma ativação no mínimo 60% maior da estrutura (Yoo et al. 2007 a).

Se você estava achando complicado esses problemas relacionados à memória, saiba que a criatividade também é afetada. Mas, o que é criatividade? Uma maneira bem simples de definir: é a capacidade de reorganizar os conhecimentos que estão à sua disposição e, assim, criar algo novo. É a clássica analogia com os brinquedos de montar, estilo Lego. Vc pega algo construído com as pecinhas, desmonta e cria uma nova estrutura; isso é criatividade.

Não é de hoje que a relação entre sono e criatividade é feita. Um dos exemplos mais célebres é o de August Kekulé, que concebeu a estrutura do benzeno durante um sonho, em que visualizou o uroboro, a cobra mítica Outro interessante achado é que, nas condições acima, que persegue e come seu próprio rabo (Hubert, 1985). além dessa hiperativação da amígdala, temos ainda Agora, vamos aos dados. uma conexão mais fraca entre amígdala e córtex préfrontal. Normalmente, a nossa amígdala pode ser ati- Pesquisas mostram que existe um claro benefício para vada por algo que não passou pela nossa consciência, as habilidades cognitivas de resolução de problemas pelo nosso raciocínio, já que ela não faz parte do cór- e criatividade, quando são testados indivíduos que tex pré-frontal, camada evolutivamente mais recente tiveram sono REM (estágio do sono em que ocorrem e responsável pela possibilidade de sermos dotados os sonhos) durante a noite e os que não passaram por de racionalidade, consciência sem igual no mundo ani- esse estágio do sono. A vantagem chega a 30% a mais mal e outras coisas relacionadas ao comportamento (Walker et al. 2002). Segundo Fosse e seus colegas voluntário. Assim, através da ativação desse córtex, (2003), o sono REM seria tão importante porque é dupodemos exercer certo controle sobre a amígdala. A rante essa fase do sono que as memórias obtidas nas coisa acontece mais ou menos assim: últimas horas são solidificadas na memória, num viés semântico, ou seja, é nessa fase que estabelecemos as Se imagine vendo um leão no zoológico. Quando o conexões lógicas e explicativas entre uma informação bichano acorda e vem rugindo na sua direção, talvez e outra. Isso seria algo evidente através dos sonhos, você sinta medo, mas segundos depois - ou até minu- por exemplo, que ocorrem nesse período do sono e tos - você pode começar a dizer para si mesmo que na maioria das vezes produzem imagens dentro de um apesar do seu medo, o leão está devidamente preso contexto bem diferente dos da realidade própria das e você está a salvo dele, então não há motivo racional informações presentes. Essa seria uma consequência Revista Livre Pensamento - Número 3

Página 40


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.