Revista Livre Pensamento - Número 1

Page 39

Colunas – Autor: Marcos Adilson Rodrigues Júnior

OPERANDO O COMPORTAMENTO Ateu sim, porque não? Publicado originalmente no blog: Análise Funcional em 03/12/2010

Nasci como todos nascem concebido de um homem e uma mulher, que doaram seus gametas y e x que se juntaram para formar uma “célula ovo”.

Este que se dividiu inúmeras vezes, passando por embrião, feto dentro do útero desta que foi minha progenitora parasitando nutrientes de seu corpo até o momento de meu nascimento.

após meu nascimento), e minha primeira comunidade verbal.

Eles foram quem reforçaram minhas primeiras respostas operantes, minhas primeiras verbalizações, e deles copiei diversos modelos para minha sobrevivência. Mas nem todo operante reforçado ou modelo é adaptativo, e acabei aprendendo deste modo o que vou chamar aqui de comportamento religioso.

Saindo deste útero entrei em contato com uma família, um grupo de pessoas que exerceram e exercem inúmeras funções em minha vida, sendo a minha primeira agencia de controle (detinham os meus primeiros reforçadores, e recursos necessários para minha sobrevivência por pelo menor 14 anos Revista Livre Pensamento – Número 1

38


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.