07 17 2014

Page 1


02 | O PRESENTE

EDITORIAL

QUINTA-FEIRA, 17 DE JULHO DE 2014

Contagem regressiva A economia de Marechal Cândido Ron- cipal causadora dessa oferta de emprego don deixou de ser essencialmente agríco- não correspondida. Chegou-se ao ponto de la especialmente por uma razão: o incre- que treinar trabalhadores cada vez mais mento do segmento industrial. A in- não só uma questão de promover emprego, dústria cresceu, se fortaleceu e hoje está mas de viabilizar o crescimento do setor aí, rindo à toa. Obviamente que assim industrial no município. como tantos outros setores, tem seus garPor essas e outras é que industriais, galos muito bem enumerados, os quais empresários, lideranças e também trabadificultam em variados aspectos. Ainda lhadores esperam ansiosos pela entrega da assim, o momento é de ascensão. unidade do Serviço Nacional de AprendiA indústria é um dos zagem Industrial (Senai) setores que mais se desende Marechal Rondon. A volveu no município ronobra está na reta final de A certeza de que o Senai vai facilitar o acesso à donense nos últimos anos, acabamento e deve ser enqualificação profissional já gerando centenas de oportregue em três meses, para é um bom começo. Depois, tunidades de trabalho. Socomeçar a funcionar efetiaos poucos, possivelmente mente nos últimos quatro vamente em 2015. A uniserão atendidas as anos em torno de dois mil dade, que deve chegar à necessidades de capacitação novos empregos foram cricasa de R$ 4,5 milhões, faz e formação do trabalhador ados. São números signifijus ao investimento. Será rondonense e de toda a cativos, que miram um fu- região. A indústria agradece! um ambiente propício à turo promissor, fruto de disseminação de conheciapostas do passado, a parmentos, ofertando, inicitir de parcerias, incentivos ou outras fren- almente, no mínimo quatro mil vagas para tes com foco no desenvolvimento. cursos profissionalizantes. Agora que a indústria vai bem e anda Será uma estrutura muito bem-vinda a passos largos, esbarra em algumas di- para Marechal Rondon, assim como foi o ficuldades. O motivo é quase sempre o Senac, este com foco no ensino-aprendizamesmo: a carência de mão de obra. Aí a gem comercial, inaugurado recentemente. gente se pergunta: mas se todos os meses A certeza de que o Senai vai facilitar o acesso há pelo menos 200 vagas de emprego à qualificação profissional já é um bom disponíveis na Agência do Trabalhador começo. Depois, aos poucos, possivelmente de Marechal Rondon que não são preen- serão atendidas as necessidades de capacitachidas, qual é o problema? ção e formação do trabalhador rondonense Qualificação é a resposta. É ela a prin- e de toda a região. A indústria agradece!

SALVEMOS OS PARTIDOS Não se dá o devido valor aos partidos políticos no Brasil. Até porque os partidos não se entendem, não se afirmam, não se incomodam com eles próprios. Por que iriam se incomodar se poderão os políticos sentirem-se atraídos e para um outro mudar na primeira oportunidade? Claro, há exceções. Não se quer, evidente, uma lei partidária tipo Arena e MDB. Mas não se entende, por outro lado, o majestoso número de agremiações que gravitam pelo nosso sistema. Coligação, então, alianças, valem todas. Ideologia, programa partidário, só para vender imagem. Ninguém segue, ninguém quer, parecendo samba de Dolores Duran. O PMDB do Paraná lutou bravamente para ter um candidato próprio ao Governo do Estado quando tudo se encaminhava para uma aliança com Beto Richa, valendo-se para isso o partido que o PMDB gerou - o PSDB. Roberto Requião é o candidato ao Palácio Iguaçu, podendo ocupá-lo pela quarta vez. Certo ou errado, Requião está na luta, contra Beto, contra Gleisi, embora dedique a esta os mais respeitosos cumprimentos. A lei eleitoral está vigendo, não se pode apoiar candidato de outro partido numa eleição, o que se faz então, por baixo do pano. Não se distingue parentesco. Somos livres para pensar de forma diferente de nossos filhos ou de nossos pais, tios e padrinhos. O PMDB do Paraná, entretanto, acha uma brecha, ou acha que encontra. O diretório peemedebista entendeu ficar difícil para Reinhold Stephanes, pai e filho, deixarem de fazer campanha um para o outro. Sim, difícil é. Um é o ex-ministro de várias pastas, com atuação correta e destacada em função que exerceu. Outro, o filho, é um parlamentar atuante e firme em suas convicções políticas. Assim, o PMDB autorizou a “infidelidade” em palanques, como destacou um jornal paranaense, a “Folha de Londrina”. Então, achou-se uma maneira de “flexibilizar” os dispositivos para as eleições proporcionais. Que pai e filho votariam um no outro, tudo bem, sabia-se. Mas que de posse de um microfone considerando o prestígio que desfrutam os Stephanes pai e filho vão sair pelo Estado pregando um a candidatura do outro, embora pertençam a partidos diferentes. Tudo bem, então. Daí, salvo melhor entendimento, daremos um passo para misturar os políticos de partidos diferentes campanhas para um outro. As dobradinhas continuarão, não só entre dois candidatos do mesmo partido, mas federal para cá, estadual também, ainda que em partidos diferenciados. Não será dessa forma que teremos uma legislação partidária séria. Muito menos partidos organizados, atuantes e coerentes. Na verdade verdadeira, nada se consegue mudar. Parece até com o futebol de nosso país. Os jogadores são bons. Os técnicos mais ou menos. Os dirigentes, esses, então, são horríveis. E tudo vai continuar como está. Na política e no esporte. * O autor é jornalista em Curitiba abcom@abcom.com.br


QUINTA-FEIRA, 17 DE JULHO DE 2014

O PRESENTE |

Divulgação

TRE-PR analisa pedido de impugnação da candidatura de Gleisi Hoffmann

PEDIDO DE IMPUGNAÇÃO A indicação de Haroldo Ferreira (PDT) como candidato a vice-governador na chapa de Gleisi Hoffmann (PT) somente no dia 02 de julho chamou atenção de muitos e fez com que o PRP, do candidato a governador Ogier Buchi, pedisse a impugnação da candidatura dos dois. Na argumentação, o partido afirma que essa escolha deveria ter ocorrido até 30 de junho, prazo final para a realização das convenções partidárias. Contudo, o coordenador jurídico da cam-

Mais recursos para os municípios Embora tenha recuado da proposta inicial, senadores aprovaram, na tarde de ontem (16), uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que aumenta o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Os parlamentares incorporaram a sugestão apresentada pelo governo federal, no início do mês, de elevar a verba do FPM de 23,5% para 24,5%. O reforço no caixa das prefeituras será escalonado ao longo de dois anos, sendo 0,5% em cada ano. A PEC precisará passar por apreciação em dois turnos de votação no plenário do Senado. Se aprovada, vai para análise da Câmara dos Deputados.

Maior rigor A criação de novos partidos pode se tornar mais difícil no Brasil. Ao menos proposta de emenda à Constituição neste sentido foi aprovada ontem (16) pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). O objetivo é aumentar o número mínimo de assinaturas de eleitores exigidas para a criação de um partido político. Pelas regras atuais, são exigidas assinaturas equivalentes a 0,5% dos votos válidos na última eleição para a Câmara dos Deputados, o que corresponde a cerca de 500 mil assinaturas. A nova proposta estabelece a assinatura de pelo menos 1% do eleitorado nacional - em torno de 1,3 milhão de apoiadores.

03

panha de Gleisi, Luiz Fernando Pereira, argumenta que 30 de junho é a data-limite para as convenções, mas, no caso do PDT e de outros partidos, os convencionais delegaram à executiva da sigla a escolha do vice. OUTROS PEDIDOS O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) também recebeu pedidos de indeferimento das candidaturas dos deputados estaduais Bernardo Ribas Carli (PSDB), Luiz Eduardo Cheida (PMDB) e Enio Verri (PT).

Homenagem

Redução da jornada de trabalho A carga horária máxima de trabalho dos psicólogos poderá ser de 30 horas semanais, sendo vedada qualquer redução salarial para a categoria. A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) aprovou o relatório do deputado Eduardo Sciarra (PSD-PR). Como sofreu alterações, a matéria retornou para análise da Câmara e agora, caso não haja recurso para apreciação em plenário, vai direto à sanção presidencial.

O Clube Toledão, em Toledo, será sede, na próxima quintafeira (24), a partir das 19h30, de solenidade para entrega de uma conjunta Moção de Aplausos e Reconhecimento ao governador Beto Richa, ao secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, e ao chefe da 20ª Regional de Saúde, Odacir Fiorentin. “É uma forma de reconhecimento ao trabalho histórico que vem sendo feito em favor da saúde regional”, comenta o presidente da Associação da Frente Parlamentar Regional de Saúde (Afrepasa), vereador Neudi Mosconi. A iniciativa do encontro é da entidade em conjunto com o Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (Ciscopar). Durante o evento também será entregue um documento solicitando ao Governo do Estado a construção da sede do Hemonúcleo (Banco de Sangue) em Di vu Toledo, bem como o comlga çã o promisso em assumir a administração do Hospital Regional, processo que depende do município fazer o reBeto RIcha será homenageado em passe. Toledo na proxima quinta-feira (24)

Comentário do dia - I “Quem não quer brincar não desce para o play”. Do candidato a governador, Roberto Requião (PMDB).

Comentário do dia - II “Municipalismo vive uma fase de maior expressão. Lembro que na Ditadura o presidente da República não recebia prefeitos”. Declaração do senador Pedro Simon (PMDB-RS) durante a discussão, ontem (16), no Senado, sobre proposta de aumento de repasse de recursos do governo federal ao Fundo de Participação dos Municípios


GERAL

04 | O PRESENTE

QUINTA-FEIRA, 17 DE JULHO DE 2014

ENERGIA

Governo pode aplicar aumentos maiores às tarifas do setor elétrico Para ajudar as distribuidoras de energia a cobrir o rombo do setor, Aneel pode começar a repassar parte desses custos ao consumidor já no próximo mês Caso o governo não encontre solução para ajudar as distribuidoras de energia a cobrir o rombo do setor, a Agência Nacional de Energia Elétrica 9 Aneel) poderá começar a repassar parte desses custos para a tarifa dos consumidores já no próximo mês. Essa medida é possível sem que haja um reajuste extraordinário, já que o calendário oficial da agência prevê a reavaliação de preços de 16 empresas, tais como a Celesc (SC), CEB (DF), Celpa (PA), Cemar (MA) e Cepisa (PI). De acordo com diretorgeral da reguladora, Romeu Rufino, esta não é a solução

ideal defendida pela agência, mas uma das opções possíveis. "Mês que vem teremos um conjunto grande de empresas que passando pelo processo tarifário. Aquilo que não tiver solução via empréstimo ou qualquer outra fonte de recurso será refletido (nas tarifas)", disse. Rufino não disse, entretanto, qual pode ser o tamanho desse aumento. As distribuidoras de energia contam com auxílio do governo para pagar uma conta que, segundo informações do mercado, pode chegar a R$ 8 bilhões no fim do ano. Essas companhias dizem não ter caixa suficien-

te para fazer frente a esses gastos e desde o início do ano estão pedindo socorro. Até o momento o Tesouro

já participou da solução com um aporte de R$ 1,2 bilhão e intermediando um financiamento bancário de R$ 11,2

bilhões. Todo esse montante já foi gasto pelas distribuidoras com o pagamento de compra de energia.

Abrabar pede flexibilização da lei seca no dia da eleição O dia de ir às urnas ainda está longe, mas a Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar) já dialoga com a Secretaria de Estado de Segurança Pública do Paraná (Sesp-PR) sobre a possibilidade de uma flexibilização da lei seca no dia da eleição. A proposta da Abrabar é de reduzir o período de lei seca de 24 horas para 12 horas. A secretaria, porém, in-

forma que ainda estuda a possibilidade e que não há decisão oficial sobre o tema. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a aplicação ou não da lei seca deve ser definida por meio de portarias pela Secretaria de Segurança Pública de cada estado e pelos respectivos Tribunais Regionais Eleitorais. Para Fábio Aguayo, empresário e presidente da Abrabar, se for mantida a proibi-

ção de 24 horas de venda de bebidas alcoólicas no dia do pleito, o setor de bares e restaurantes pode perder até 40% do lucro mensal, já que são nos primeiros fins de semana do mês que esses estabelecimentos lucram mais. “Quem sai ganhando com a medida são aqueles que organizam eventos clandestinos ou vendas de bebidas em locais fechados”, diz Aguayo.

Federação Alemã pede desculpa à Argentina por brincadeira Após a polêmica em relação às comemorações dos jogadores da seleção da Alemanha aos argentinos pelo título da Copa do Mundo, a Federação Alemã de Futebol (DFB, na sigla em alemão) se desculpou ontem (16). No site oficial da entidade, o presidente Wolfgang Niersbach lamentou a controversa celebração e alegou que não era a intenção dos atletas serem desrespeitosos. "Eu sei por Oliver Bierhoff (diretor técnico da seleção) que a ideia dos jogadores surgiu espontaneamente de emoção e alegria. Eles são absolutamente dignos e justos desportistas que

fazem a diversão de todos e apenas queriam comemorar com os torcedores. Desculpem se isso soou falso e enganoso para alguém", afirmou o dirigente. Para não haver qualquer atrito na relação com os atuais vice-campeões mundiais, Niersbach se desculpará também com o presidente da Associação de Futebol Argentino (AFA). "Eu vou escrever uma carta para o meu colega Julio Grondona e deixar claro mais uma vez que a ação não teve a intenção de ser desrespeitosa. Temos todo o respeito pela Argentina e boas relações com a

federação local", disse. A polêmica surgiu na última terça-feira (15), em palco montado no Portão de Brandemburgo, em Berlim, para as comemorações do tetracampeonato mundial. A entidade divulgou vídeo em que Roman Weidenfeller, Shkodran Mustafi, Andre Schürrle, Miroslav Klose, Mario Götze e Toni Kroos cantam famosa música entre torcedores em versão que provoca os argentinos. A imprensa do país sul-americano alegou racismo e torcedores demonstraram antipatia com a brincadeira nas redes sociais.

Mané Garrincha deve ser privatizado, diz governador Com custo de R$ 1,4 bilhão, o Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, deverá ser entregue à iniciativa privada. Esse é o objetivo do governador Agnelo Queiroz (PT). Segundo ele, a discussão está avançada e será retomada agora com o fim da Copa do Mundo. "Estudaremos a realização de uma licitação internacional destinada a transferir a administração do estádio" afirmou. Desde a reinauguração do novo estádio, em maio de 2013, o Mané Garrincha foi palco de 50 eventos, entre partidas de futebol e apresentações musi-

cais. No total, mais de 1,2 milhão pessoas passaram pela arena do ano passado para cá. A arrecadação gira em torno de R$ 3,2 milhões, enquanto as despesas com água e energia elétrica foram de R$ 1,5 milhão. O secretário extraordinário da Copa no Distrito Federal, Cláudio Monteiro, disse que os estudos para a privatização do estádio ocorrem desde a época em que a arena estava sendo construída. Segundo ele, existem diversos empresários interessados em assumir a gestão do espaço. "A Copa serviu para valorizar ainda mais o Mané, é

uma pena que ainda haja quem pense que se trata de um elefante branco", desabafou. Monteiro reforçou que o estádio deverá ser palco de alguns eventos ao longo do segundo semestre. "Teremos pelo menos mais seis jogos da primeira divisão por aqui esse ano. Além disso, em dezembro, devemos realizar a segunda edição do Torneio Internacional de Futebol Feminino, com a seleção brasileira feminina", frisou. O secretário declarou ainda que duas atrações musicais internacionais se apresentarão na cidade até o fim do ano.


QUINTA-FEIRA, 17 DE JULHO DE 2014

GERAL

O PRESENTE |

05

MAIS MÉDICOS

“Não vamos aceitar regras do governo cubano”, diz Aécio Candidato a presidente também afirmou que o atual governo “financia” Cuba com parte da remuneração dos médicos Em sabatina realizada ontem (16) pela Folha de S.Paulo, pelo portal UOL, pelo SBT e pela rádio Jovem Pan, o candidato à Presidência da República, senador mineiro Aécio Neves (PSDB), afirmou que não aceitará as regras do governo cubano para pagamento de profissionais do programa Mais Médicos, instituído pelo governo federal em 2013.

Atualmente, as bolsas pagas aos médicos brasileiros e estrangeiros é de R$ 10 mil. Porém, diferentemente dos outros países, a remuneração dos profissionais cubanos é paga ao governo do país e apenas R$ 3 mil chegam ao bolso dos médicos. O ex-governador de Minas Gerais (2003-2010) disse que esse acordo terá que ser refeito, mas não explicou como garantirá que o

atual número de profissionais será mantido caso Cuba não aceite um novo acordo. Hoje, cerca de 80% dos médicos do programa federal no Brasil é proveniente de Cuba. “Nós vamos manter os Mais Médicos, vamos fazer com que eles se qualifiquem e estabelecer novas regras para os médicos. Não vamos aceitar as regras do governo cuba-

no”, declarou o senador, segundo o qual, o atual governo “financia” Cuba com parte da remuneração dos médicos. Para o tucano, os profissionais estrangeiros devem ser qualificados no Brasil e passar pelo exame Revalida, que “nacionaliza” os diplomas. Aécio também disse que a saúde não pode ser “circunscrita” ao programa Mais Médicos.

Comissão do Senado aumenta repasse do FPM para os municípios em 1% Com o aval do governo federal, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou ontem (16) Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que amplia em 1% o repasse de recursos para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Os prefeitos cobravam o aumento em 2%, mas o Senado reduziu o percentual depois de ter a ga-

rantia do governo de que não haverá vetos à proposta, se for aprovada em definitivo. Pela proposta, haverá o aumento do repasse dos recursos do Imposto de Renda e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) - recursos federais que compõem o fundo. A PEC determina que o aumento ocorra em dois anos,

com 0,5% no primeiro e 0,5% no segundo ano. Em ano eleitoral, a presidenta Dilma Rousseff cedeu à pressão dos prefeitos e autorizou aliados a aprovarem o reajuste. O aumento da participação da União no FPM é uma reivindicação antiga das prefeituras. O governo sempre evitou atender o pedido por causa do impacto sobre as contas públicas.

Se não houver mudanças no texto, o reajuste vai representar o aumento de 23,5% para 24,5% no repasse total aos municípios por meio do fundo. O impacto previsto para os cofres da União é de cerca de R$ 3,8 bilhões. A PEC precisa ser aprovada pelos plenários do Senado e da Câmara, em dois turnos de votações, para virar lei.

Transmissão da Voz do Brasil poderá ter horário mais flexível O Congresso deu ontem (16) o primeiro passo para acabar com a obrigatoriedade de transmissão da Voz do Brasil no horário previsto em lei, que é de segunda a sexta-feira, às 19 horas. Comissão do Congresso aprovou medida provisória que libera as emissoras de rádio a transmitirem o programa entre as 19 e às 22

horas, nos dias úteis. A MP flexibilizava a transmissão apenas no período da Copa do Mundo, mas congressistas querem alterar o horário de forma definitiva. Relator da MP, o senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) acatou emenda que torna permanente o horário flexível. “A Voz do Brasil tem sua origem legal em 1932, que

previu a veiculação obrigatória pelas emissoras de rádio. De lá para cá o mundo mudou e a necessidade de informação aumentou, sobretudo nas grandes cidades”, afirmou. Ferraço disse que às 19 horas, horário obrigatório de transmissão, um “enorme contingente de pessoas” deixa o trabalho e precisa de

informações de “utilidade pública” oferecidas pelas rádios em tempo real. A MP tem que ser aprovada pelos plenários da Câmara e do Senado para que o horário da Voz do Brasil seja modificado em definitivo. O Congresso tem até outubro para votar a proposta, quando ela perde a validade.

Associação prevê queda na produção e venda de motos Com a 6ª posição no mercado mundial, o Brasil deve fechar 2014 com queda de 3% na fabricação e nas vendas de motocicletas. A projeção foi apresentada ontem (16) pela diretoria da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), que, no início do

ano, previa estabilidade. A nova previsão reflete o fraco desempenho do mercado interno no atacado, que encolheu 12,2% no primeiro semestre, com a comercialização de 716.814 unidades. No varejo, foram vendidas 717,6 mil motocicletas, com recuo de 4,1% em relação aos primeiros seis meses do ano pas-

sado. Esse desaquecimento levou o setor a produzir 8,4% menos entre janeiro e junho comparado ao mesmo período de 2013. Já as exportações fecharam o primeiro semestre em alta de 1,6%, com 45,4 mil unidades. De maio para junho, no entanto, as vendas externas recuaram 31,5%. De

acordo com os dados da Abraciclo, os negócios foram afetados pelos jogos da Copa do Mundo. As vendas no atacado em junho caíram 35,7% em comparação ao resultado de maio e a produção teve recuo de 42,8%. Nessa mesma base de comparação, o varejo registrou queda de 13,9%, com 6.033 unidades comercializadas.

CPMI aprova quebra de sigilo de doleiro e de ex-diretor da Petrobras A CPI mista da Petrobras no Congresso aprovou ontem (16) requerimentos para quebrar os sigilos bancário, fiscal e telefônico do doleiro Alberto Youssef e do ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa, e de empresas e pessoas ligadas aos dois. Ambos foram presos na Operação Lava Jato, da Polícia Federal, sob a acusação de crimes como corrupção, lavagem de dinheiro, entre outros. Dos 644 requerimentos encaminhados pelos parlamentares ainda não votados, foram aprovados 82 após um acordo entre representantes do governo e da oposição. Essas são as primeiras quebras de sigilo da comissão. O acordo entre os dois lados prevê que os outros requerimentos possam ser votados posteriormente na medida que as investigações avancem. Segundo o relator da CPMI, deputado Marco Maia (PT-RS), havia requerimentos para investigar praticamente toda a Petrobras e o acordo foi focar o trabalho nos itens mais relacionados ao pedido inicial de investigação da CPMI. “Se aprovarmos todos, abriríamos de forma tão grande a investigação que seria impossível investigar”, afirmou Maia. Além das quebras de sigilo foram aprovadas também convocações e convites para depoimentos de parentes de Paulo Roberto Costa, integrantes do Tribunal de Contas, do Ministério Público e da Justiça Federal, que investigam atos da Petrobras. Novos documentos referentes à compra da Refinaria de Pasadena e das investigações da Operação Lava Jato também foram solicitados pela comissão.


GERAL

06 | O PRESENTE

QUINTA-FEIRA, 17 DE JULHO DE 2014

ECONOMIA

Banco Central confirma apostas e mantém Selic em 11% Pausa no ciclo de aperto monetário já era esperada por economistas, que enxergam estabilidade no juro básico até o fim de 2014, pelo menos

O Banco Central decidiu, ontem (16), manter a taxa Selic em 11% ao ano. Foi a segunda manutenção seguida do juro básico, após uma sequência de nove altas, iniciadas em abril do ano passado. A pausa no ciclo de aperto monetário já era esperada por economistas, que enxergam estabilidade no juro básico até o fim de 2014, pelo menos. Levantamento feito pela "Bloomberg" mostrou que a manutenção da Selic era unanimidade entre os 57 entrevistados. A avaliação se baseia no enfraquecimento da economia e no alívio recente na inflação, apesar de os preços ainda permanecerem pressionados em 12 meses. O IPCA, índice oficial da inflação no país, ficou em 0,40% em junho, ante 0,46% no mês anterior. Em 12 meses, porém, chegou a 6,52%, estourando o teto da meta estabelecida pelo governo, que é de 4,5% ao ano, com margem de dois pontos para cima ou para baixo. De acordo com a versão mais recente do relatório Focus, do Banco Central, as instituições financeiras consultadas pela autoridade esperam que o índice oficial de preços no país tenha alta de 6,48% em 2014. A Selic é um instrumento usado pelo governo para conter o consumo, uma vez que o crédito (tanto empréstimos em instituições fi-

nanceiras quanto parcelamentos em lojas, por exemplo) fica mais caro/barato, conforme os juros sobem ou descem.

PERSPECTIVAS Analistas descartam novas elevações - ou cortes - na Selic até o fim deste ano. Para Marcos Coelho e Charles Magno, do Banco Mizuho, o período de pausa deve ser pautado nos sinais inequívocos de enfraquecimento da atividade econômica doméstica e na deterioração da perspectiva de crescimento do país. "O efeito dos juros está sendo limitado por uma inflação de custos, como salário mínimo e tarifas, e pela política fiscal. Se a política monetária fosse mais frouxa, a inflação seria mais de 8%. Os dados correntes sugerem uma atividade econômica fraca ou até mesmo em contração e não podemos dizer que as perspectivas são de recuperação. A confiança da indústria recuou em junho pelo sexto mês consecutivo e se encontra atualmente no seu menor nível em cinco anos", dizem em relatório. "Até mesmo o setor de serviços, motor propulsor da economia brasileira nos últimos anos, tem apresentado um pessimismo crescente, indicando que faltam pilares para um crescimento sustentável da economia brasileira", completam.

Para Eduardo Velho, economista-chefe INVX Global Partners, somente uma surpresa positiva em relação à inflação e uma recessão poderiam levar a um corte de juros este ano. No fim de agosto, será divulgado o Produto Interno Bruto (PIB) do segundo semestre, que poderá apresentar queda em relação ao primeiro. Para haver recessão, seria necessária ainda outra queda no terceiro trimestre. Na visão do economista, o fato de a inflação estar resistente não significa que a política de juros deixou de funcionar. Nicola Tingas, economistachefe da Acrefi (Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento), argumenta que a autoridade monetária nacional não tem base para retomar o aperto monetário. "O BC não tem uma ajuda da parte fiscal, a atividade econômica está se deteriorando. Seria inócuo aumentar os juros sem ajuda fiscal, o que poderia agravar o quadro de crescimento baixo", diz. A possibilidade de corte na Selic também foi afastada pelos especialistas até o fim do ano. José Carlos Faria, economista-chefe do Deutsche Bank, afirma que um corte prejudicaria a credibilidade do sistema de metas do Banco Central e contribuiria para aumentar ainda mais as expectativas para a inflação.

G1 (@g1) Colegas que falam demais são os que mais atrapalham o trabalho, diz estudo. Economia: vendas do comércio crescem 0,5% em maio, aponta IBGE. Hillary Clinton diz estar pronta para ocupar um “gabinete sem cantos”.

UOL Notícias (@UOLNoticias) Aécio Neves defende participação de FHC em sua campanha. Celular Razr, iPod e “micro de mão”: gadgets que muita gente queria ter dez anos atrás. Pós-Copa: latinos pedem socorro para retornar para casa.

Ag. Câmara Deputados (@AgenciaCamara) Comissão aprova fim de horário fixo para #VozdoBrasil #Legislativo.

ESPN/SportsCenter

G1 - Política (@g1politica) Campos diz que a confiança do mercado com o país foi “quebrada”.

Gazeta do Povo (@gazetadopovo) Só oito Estados brasileiros medem a poluição do ar e os dados são insuficientes ou imprecisos.

G1 Paraná (@g1parana) Funcionários descobrem túnel em transportadora de valores no Paraguai.

Revista IstoÉ (@RevistaISTOE) Chefes do PCC comandam tráfico da prisão, dos Estados Unidos e do Paraguai.

Política em Debate (@Politicadebate) Candidato do PRP pede impugnação de Gleisi Hoffmann. Gleisi tem uma semana para apresentar defesa contra pedido de impugnação.

Lancenet!

Entre 2005 e 2013, houve um aumento de 11% no número de novas infecções por HIV no Brasil, enquanto os casos no mundo todo caíram 27,6% nesse período, segundo relatório anual divulgado ontem (16) pela Unaids, a agência das Nações Unidas dedicada à prevenção e luta contra a Aids. O texto aponta que, em todo o mundo, houve uma queda de 38% de novas infecções entre 2001 e 2013. A tendência em toda a América Latina também é de diminuição, ainda que lenta, no número de novas infecções. Em cinco anos, o número de novos casos caiu 3%. A taxa, entretanto, varia de país para país. Enquanto hou-

ve aumento no Brasil, no Chile e no Paraguai, o México registrou queda de 39% de novas infecções e, no Peru, a taxa diminuiu 24%. As populações mais vulneráveis ao vírus na América Latina continuam sendo usuários de drogas, transgêneros, homens que fazem sexo com homens e homens e mulheres que trabalham com sexo. O Brasil também registrou alta no número de mortes pela Aids. Também houve aumento no México (+9%) e na Guatemala (+95%). Em toda a América Latina, porém, o número de mortes caiu em 31% em toda a região. Na Argentina, as mortes caíram em 3%. Segundo o relatório, a Amé-

rica Latina continua a ser uma região com alta cobertura de antirretrovirais. Cerca de 45% das pessoas que vivem com HIV na região têm acesso a tratamento. Aqui, novamente, o acesso não é igual em todos os países. Enquanto no Brasil, Chile e México o acesso aos medicamentos atinge mais de 40% da população, na Bolívia essa taxa é de menos de 20%. A Unaids afirma ainda que 19 milhões dos 35 milhões de pessoas com HIV no mundo não sabem que são soropositivas. O relatório revela também que apenas 15 países representam mais de 75% dos 2,1 milhões de novas infecções por HIV que ocorreram em 2013.

(@lancenet)

Comemoração que causou polêmica na Argentina é comum na Alemanha.

Valor Econômico

(@valor_economico)

Cristina Kirchner pede fim de “pilhagem internacional” da Argentina.

Veja

Novas infecções por HIV crescem 11% no Brasil

(@ESPNagora)

Correndo em casa, Rosberg levará taça da Copa do Mundo em novo capacete.

(@Veja)

Mensaleiro pede à Justiça progressão de regime. Novo banco cria “rede de proteção” para Brics, afirma Dilma.

Notícias do Senado (@Agencia_Senado) CDH aprova projeto que pode facilitar denúncia de violência contra a mulher.

Copel

(@copel_pr)

Caso o cliente não consiga pagar a fatura por conta das enchentes, poderá solicitar o parcelamento das três faturas nas agências da Copel.

Jornal O Globo (@JornalOGlobo) Jurista propõe movimento para acabar com a reeleição de políticos. “Eu não leio Fernando Henrique”, diz Lula sobre críticas do ex-presidente.

Folha de S.Paulo (@folha_com) Não escondemos nada, a Copa-22 será no Qatar, diz diretor da organização.

O Jornal O Presente também está no Twitter. Acompanhe: twitter.com/o_presente (@O_Presente)


QUINTA-FEIRA, 17 DE JULHO DE 2014

ESTADO

O PRESENTE |

07

DESEMPENHO MELHOR

Pesquisa mostra confiança do comércio para 2º semestre Fecomércio registra que 50% dos empresários paranaenses esperam aumentar o faturamento

A Pesquisa de Opinião do Empresário do Comércio, realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) mostra que 50% dos comerciantes paranaenses esperam ter faturamento superior ao registrado no segundo semestre de 2013. O desempenho dos negócios nos próximos meses ainda é incerto para 27% dos entrevistados, enquanto 19% acreditam que a empresa passará por um momento desfavorável. Os outros 4% estão indiferentes e acham que não haverá alterações. Traçando um comparativo entre comércio e serviços, verifica-se diferença entre o nível de otimismo dos dois setores: 57% dos empresários do setor de serviços esperam um faturamento maior no período, ante 46% dos comerciantes varejistas. A incerteza é maior no segmento de serviços, com 29% de respostas indefinidas, em comparação a 23% de indecisos entre os prestadores de serviços. O pessimismo também é mais acentuado no comércio, com 23%, ante 12% no setor de serviços. O otimismo dos empresários paranaenses vem apresentando quedas desde 2009. O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, explica que a confiança do empresariado normalmente é menor no segundo semestre, mas a tendência é que melhore até o Natal, a melhor época para o comér-

cio. “A situação econômica e política do país vem afetando as perspectivas dos empresários, que esperam por medidas mais efetivas do governo para reduzir os entraves à atividade empresarial. O ritmo mais fraco de crescimento das vendas no acumulado do ano demonstra que o varejo paranaense ainda não engrenou, o que têm influenciado negativamente a satisfação com as condições atuais e reflete nas expectativas para os próximos meses”, afirma. O nível de empregos no comércio deve permanecer estável, com tendência à ampliação, já que 66% das empresas pretendem manter o quadro de funcionários no próximo semestre e 16% planejam aumentar o número de colaboradores. Apenas 13% reduzirá o quadro funcional e 5% ainda não sabe qual medida vai tomar até o final do ano. Dentre os fatores que dificultam a atividade empresarial foram citados a alta carga tributária (20%), o aumento da inflação (15%) e o esgotamento da capacidade de compra do consumidor (13%). A falta de mão de obra qualificada também foi mencionada por 8% dos empresários como uma das dificuldades para os negócios. A maioria dos entrevistados, 52%, planeja realizar novos investimentos. As principais áreas beneficiadas serão instalações (18%), equipamentos (17%), capacitação dos colaboradores (15%), propagan-

Arquivo/OP

da (13%) e novas linhas de produtos (11%).

DADOS REGIONAIS A 26ª edição da Pesquisa de Opinião da Fecomércio traz como novidade os dados regionais. Os comerciantes de Curitiba e Região Metropolitana são os mais otimistas do Estado, com 54% das respostas favoráveis, 23% indefinidas, 19% desfavoráveis e 4% indiferentes. Na região de Londrina, 49% dos empresários têm perspectivas positivas quanto às vendas, 32% estão indecisos, 11% são desfavoráveis e 8% indiferentes. Em Maringá, 42% projetam os próximos meses sob um prisma favorável, 32% estão pessimistas e 26% não possuem opinião formada. Em Ponta Grossa e municípios dos Campos Gerais o segundo semestre será favorável para 49% dos entrevistados, indefinido para 26%, desfavorável para 19% e indiferente para 6%. Já na região Oeste, 48% dos comerciantes estão confiantes, 30% estão hesitantes, 18% têm uma visão negativa e 4% são indiferentes.

METODOLOGIA A pesquisa ouviu 320 empresários dos ramos de autopeças, calçados, concessionárias de veículos, farmácias, material de construção, móveis, decorações e utilidades domésticas, turismo e tecnologia da informação, entre outros, no período de 24 de junho a 11 de julho.

Presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana: “A situação econômica e política do país vem afetando as perspectivas dos empresários, que esperam por medidas mais efetivas do governo para reduzir os entraves à atividade empresarial”

Comércio paranaense registra queda de 2,4% em maio O faturamento real (descontada a inflação) dos estabelecimentos comerciais de varejo paranaense, na definição ampliada (que contempla, além do varejo, as atividades de veículos, motos, partes e peças e de materiais de construção) recuou 2,3% em maio de 2014 no confronto com maio de 2013. No mesmo período, o faturamento no Brasil registrou avanço de 0,9%, segundo Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Paraná e São Paulo (-4%) assinalaram as únicas retrações entre os Estados. Os setores que mais contribuíram para o recuo nas vendas do Estado foram equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-41,2%); livros, jornais, revistas e papelaria (-26,3%); veículos, motocicletas, partes e peças (11,6%); e material de construção (-3,6%). No acumulado de janeiro a maio de 2014, as vendas reais do comércio paranaense reduziram em 0,2%, ante acréscimo de 1,4% na média nacional. As principais con-

tribuições negativas vieram dos ramos de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-27,9%); livros, jornais, revistas e papelaria (-13,4%); veículos, motocicletas, partes e peças (-7,1%); móveis (2,6%) e material de construção (-0,9%). No indicador acumulado em 12 meses, encerrados em maio de 2014, as vendas reais do comércio regional continuam superando o resultado nacional, com ampliação de 3,5%, contra evolução de 2,2% para o país. O desempenho paranaense foi puxado pelo aumento nas vendas de combustíveis e lubrificantes (11,6%), eletrodomésticos (11%), artigos farmacêuticos e de perfumaria (10,1%) e artigos de uso pessoal e doméstico (9,5%). Na mensuração restrita (que não considera os ramos de veículos, motos e material de construção), o volume de vendas no Paraná expandiu de 5,1% no mês de maio, 4,9% no acumulado do ano e 6,9% em 12 meses (terminados em maio). No Brasil, o faturamento comercial mostrou variação de 4,8% no mês, 5% no ano e 4,9% em 12 meses.


ESTADO

08 | O PRESENTE

QUINTA-FEIRA, 17 DE JULHO DE 2014

DECRETO ESTADUAL

Pagamento de precatórios passa a ter mudanças Dívidas serão pagas em lista única e por valor crescente O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) passou a pagar precatórios do Estado utilizando como referência o tamanho da dívida. A medida atende ao decreto 10.032/ 14, publicado pelo Governo do Estado no início do ano para normatizar a quitação de débitos em ordem única e de va-

lor crescente. Foram destinados R$ 200 milhões na conta vinculada ao TJ-PR para liquidação de precatórios nesta nova modalidade. Os primeiros processos quitados têm valores que variam de R$ 544,52 a R$ 20.386,91 e datam de 1997 a 2011. Atualmente, o Esta-

do tem 2.366 ações de precatórios pendentes. Para realizar o pagamento, o TJ analisa individualmente cada caso para aplicação de juros e correção monetária. A decisão do Governo do Estado de elaborar uma listagem em ordem crescente para o pagamento de dívidas judici-

ais foi aprovado pelo Comitê Gestor de Precatórios do Tribunal de Justiça do Paraná em 20 de março. Na mesma data, o presidente do TJ-PR, desembargador Guilherme Luiz Gomes, determinou a organização de listas com até 50 precatórios expedidos contra o Estado para possibilitar

a liquidação gradual dos débitos judiciais. No despacho, o desembargador determinou a abertura de uma conta exclusiva na Caixa Econômica Federal nominada Especial Ordem Crescente de Valor - para a movimentação dos R$ 200 milhões destinados pelo Estado

para pagar precatórios. O Estado repassa mensalmente 2% da receita corrente líquida para o Tribunal de Justiça quitar as dívidas de precatórios, que são títulos emitidos pelo governo para pagar quem ganha na Justiça processos contra o Poder Público.

Regulamentada empresa pública que irá gerir os portos O Governo do Estado publicou o decreto nº 11.562, que regulamenta a Administração dos Portos Paranaenses como empresa pública que passa a gerir os terminais do Paraná. O decreto marca a segunda etapa da implantação da nova empresa. A lei estadual número 17.895/2014, que transformou os portos paranaenses de autarquia para empresa pública, foi sancionada no início deste ano e estabeleceu prazo de seis meses para regulamentação do estatuto da empresa gestora. O decreto já contém o estatuto de Administração dos Portos Paranaenses. Agora, a empresa está apta para começar a trabalhar na criação do Conselho de Administração, que irá gerir a nova empresa. Também será criada uma diretoria de

meio ambiente, para atender de maneira apropriada todos os temas relativos à legislação ambiental dos portos. “A transição de autarquia para empresa pública é um processo tranquilo e que não trará mudanças operacionais”, explica o superintendente dos portos do Paraná, Luiz Henrique Dividino. “Trata-se de uma mudança no caráter administrativo da empresa, que não trará impactos na atividade portuária”, diz ele. A empresa pública será dirigida por dois órgãos: Conselho Administrativo e Diretoria Executiva. O corpo diretor irá submeter ao Conselho Administrativo e à Secretaria de Infraestrutura e Logística um plano de cargos e salários. Este plano será elaborado por uma empresa contratada, que irá montar o novo quadro

funcional. Além disso, será traçado o perfil profissiográfico de cada função na empresa. O antigo quadro funcional entrará em extinção e deixará de existir em poucos anos (nenhuma função será reocupada). Os trabalhadores poderão optar por um Plano de Desligamento Incentivado (PDI), por permanecer onde estão ou, caso haja adequação jurídica, migrarem para o novo quadro. Novas contratações (via concurso público) só serão feitas dentro do novo quadro funcional. Cargos em comissão continuarão a existir na empresa pública, mas obedecendo às três situações previstas constitucionalmente: direção, chefia e assessoramento. Cargos de perfil técnico (como engenheiros e advogados) não poderão ser comissionados.

Najia Furlan

Superintendente dos portos do Paraná, Luiz Henrique Dividino, explica a transição da autarquia para empresa pública: “A transição é um processo tranquilo e que não trará mudanças operacionais”

Educação fiscal ensina sobre a função social dos impostos para o cidadão Milhares de estudantes do Ensino Fundamental de escolas públicas paranaenses estão tendo uma oportunidade diferenciada para aprender de forma lúdica o que são impostos, saber o quanto representam no preço dos produtos e serviços, e em que são aplicados os recursos arrecadados pelo Poder Público na forma de tributos, taxas e contribuições. Este é o objetivo da Vendinha do Fisco, projeto de educação fiscal desenvolvido pela Secretaria de Estado da

Fazenda e que está completando 14 anos. Mais de 100 mil crianças já participaram das oficinas, que envolvem atividades como a simulação de vendas e a emissão de cupons fiscais. “Essa fórmula, que uniu as atividades lúdicas ao contexto pedagógico, deu muito certo para prender a atenção das crianças. Por isso temos uma procura muito alta pelas oficinas da Vendinha do Fisco”, relata Rosa Fátima dos Santos, auditora fiscal da Delegacia Regional da Receita Estadual em Maringá e re-

presentante da Secretaria da Fazenda no Grupo de Educação Fiscal do Paraná. Os alunos das escolas do Ensino Fundamental de várias cidades do Paraná são o principal público. “É um trabalho de longo prazo, por isso começamos com eles. Ao levar essa informação, pretendemos que eles aprendam a importância de exigir o documento fiscal quando se adquire um bem ou serviço”, explica. “Queremos que isso se torne um hábito em suas vidas quando adultos”, emenda.


QUINTA-FEIRA, 17 DE JULHO DE 2014

GERAL

O PRESENTE |

09

CONQUISTA

Medianeira vai ganhar duas trincheiras na BR-277 De acordo com o DER, obras estão previstas para meados de agosto Divulgação

Capes libera R$ 1,1 milhão à Unioeste

Governador Beto Richa reunido com o diretor-geral do DER, Nelson Leal Junior, e o deputado estadual Ademir Bier

Durante encontro realizado ontem (16) em Curitiba, o governador Beto Richa afirmou que vai agilizar o processo de viabilização de duas trincheiras no trecho da BR-277 que corta o munícipio de Medianei-

ra. A afirmação foi feita ao diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Nelson Leal Junior, e ao deputado estadual Ademir Bier, autor do pleito. De acordo com o DER, as obras estão previstas para

meados de agosto. O projeto prevê a implantação de dois acessos subterrâneos sob a BR-277 no município de Medianeira, um entre o viaduto Brasília e o acesso para Serranópolis do Iguaçu, e outro em frente à unidade da Frimesa. Com as trincheiras, pedestres e ciclistas que trafegam pela região vão atravessar a rodovia por baixo, sem a necessidade de cortar a rodovia entre os veículos. Estima-se que mais de cinco mil pessoas circulam pelo local todos os dias. Além disso, existem dois bairros próximos da empresa, cujos moradores dependiam diretamente do trevo anteriormente existente. Hoje, a população é obrigada a se deslocar pelo menos dois quilômetros até o acesso do bairro Jardim das Laranjeiras ou da Avenida Brasília. Segundo Ademir Bier, devido ao grande número de pessoas cortando a rodovia todos os dias a construção das trincheiras é essencial. “A construção das trincheiras é uma necessidade da população”, afirmou.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) liberou recursos para as universidades que participaram da chamada Pública Edital Pró-Equipamentos. A Universidade do Oeste do Paraná (Unioeste) teve aprovado seu projeto institucional na íntegra e receberá R$ 1.144.000. Os recursos aprovados nesta chamada serão empregados para aprimorar a infraestrutura de pesquisa dos programas de pós-graduação novos e em consolidação, por meio de aquisição de equipamentos, principalmente para os laboratórios multiusuários, de acordo com a necessidade de cada campus. Os equipamentos solicitados estão diretamente relacionados ao objetivo e às linhas de pesquisa dos programas de pós-graduação da instituição A proposta institucional, encaminhada à Capes, foi dividida em 12 subprojetos, cujas coordenações foram de responsabilidade dos programas de pós-graduação. No campus de Cascavel, participaram os programas: Energia na Agricultura, Conservação em Manejo de Recursos Naturais e Ciências Farmacêuticas. Já em Marechal Candido Rondon serão contemplados os programas de Agronomia, Zootecnia e Desenvolvimento Rural e Sustentável. Em Toledo, os programas são Recursos Pesqueiros, Ciências Ambientais e Engenharia da

Pesca. Também receberão benefícios os programas de PósGraduação de Engenharia de Sistemas Dinâmicos e Energéticos de Foz do Iguaçu. E, por fim, os subprojetos de Francisco Beltrão são Geografia e Educação. De acordo com o diretor de Pós-Graduação da Unioeste, Edson Antônio da Silva, uma das missões da Universidade é tornar-se referência na pesquisa e na difusão do conhecimento científico. Segundo ele, o diagnóstico institucional mostra que os indicadores da pesquisa e produção científica da instituição tem aumentado continuamente, com destaque para o número de doutores, número de programas de pós-graduação stricto sensu, conceito das Capes e produção científica. Desta forma, explica o diretor, é importante o contínuo investimento para melhoria da infraestrutura da pesquisa da instituição. “A partir da implantação deste projeto, espera-se aumentar a produção técnica e científica dos pesquisadores, fortalecer as linhas de pesquisas; viabilizar a criação de novos programas de pósgraduação; aumento dos conceitos dos cursos de pós-graduação na Capes; viabilizar a criação de novos cursos de doutorado e consolidar a Unioeste como uma instituição de referência em pesquisa, desenvolvimento tecnológico e científico na região Oeste e Sudoeste do Paraná”, reforçou.


GERAL

10 | O PRESENTE

QUINTA-FEIRA, 17 DE JULHO DE 2014

QUATRO PONTES

Câmara e prefeitura buscam solução conjunta na saúde Reunião entre vereadores e a secretária de Saúde teve como objetivo discutir o problema no intuito de achar alternativas para o atendimento de baixa complexidade Com o objetivo de discutir soluções no setor de atendimento médico em Quatro Pontes, tendo em vista certas dificuldades que estariam ocorrendo desde o fechamento do único hospital na cidade, no ano passado, foi realizada uma reunião entre vereadores e a secretária municipal de Saúde, viceprefeita Ana Maria Görgen, para debater a questão. Segundo a presidente da Câmara Municipal, Cleunice Majolo, a aproximação entre o Poder Legislativo e Executivo no intuito de buscar soluções conjuntas é importante para o município. “Somos cobrados diariamente. A população se queixa de familiares que estão doentes e, como representantes do povo, levamos as reivindicações populares à esfera executiva para juntos solucionarmos os problemas”, comenta. A vereadora admite que a

realidade envolvendo o problema no setor de saúde não é uma exclusividade municipal, mas abrange também as esferas regional e nacional. No entanto, ela destaca que providências estão sendo tomadas e que a Câmara de Vereadores sempre se preocupou em ouvir a população. “Pedimos que o povo tenha paciência, pois acreditamos que os atendimentos serão realizados o mais breve possível”, reforça. A secretária da Saúde, vice-prefeita Ana Maria Görgen, por sua vez, comenta que desde o fechamento do hospital os pacientes que precisam de atendimento de baixa complexidade estão sendo encaminhados para o Hospital Bom Jesus, em Toledo. “Jamais deixaremos o povo na mão e sem atendimento, mas por enquanto pedimos que quando houver alguma situação grave que contatem o Samu atra-

Divulgação

Secretária de Saúde, vice-prefeita Ana Maria Görgen, apresentou aos vereadores como está a situação e quais alternativas que podem ser implantadas em Quatro Pontes

vés do 192”, declara. Uma das alternativas para oferecer atendimento médico de baixa complexidade, menciona a vice-prefeita, é o agendamento no

Projeto de Pato Bragado é apresentado a autoridades da Bacia do Prata Depois da recente visita de uma comitiva da República da Guatemala, que foi a Pato Bragado conhecer o projeto de Fitoterápicos e Plantas Medicinais, ontem (16) foi a vez do município receber um grupo de autoridades do Comitê Intergovernamental Coordenador dos países da Bacia do Prata. As cerca de 40 pessoas, representantes de hidrelétricas da Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia, estiveram acompanhadas por integrantes da Itaipu Binacional, entre elas o superintendente de Meio Ambiente, Jair Kotz, que intermediou a visita. A recepção ocorreu na Câmara de Vereadores pelo prefeito Arnildo Rieger, vice-prefeito Leomar Rohden (Mano), vereadores, secretária de Saúde, Marciane Specht, outros secretários, equipe responsável pelo projeto de Arranjo Produtivo Local (APL), representadas pela farmacêutica Claudete Tiecker e assistente social Marli Wollmann, entre outras autoridades. De acordo com o superintendente da Itaipu, as autoridades estão cumprindo agenda de uma semana de oficinas práticas dos programas, bem como conhe-

cendo boas ações da região, a exemplo do projeto de Pato Bragado, que, segundo ele, é referência para a Itaipu. E esse intercâmbio, conforme Kotz, possibilitará a transferência da metodologia do programa Cultivando Água Boa para aplicação em seus países. A apresentação foi realizada pela farmacêutica responsável pela implantação do projeto na unidade básica de saúde, Sara Regina Weirich. Na sequência os visitantes e autoridades promoveram visitas à unidade básica de saúde e unidade de produção de extrato seco (Sustentec).

TRATAMENTO A Secretaria de Saúde de Pato Bragado implantou, no fim do ano passado, o tratamento de pacientes usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) com fitoterápicos. A iniciativa colocou o município na vanguarda em nível nacional. São 300 pacientes que participam do projeto e recebem medicamentos fitoterápicos industrializados, manipulados e drogas vegetais para tratamento de várias patologias. Já outros 45 integram um estudo científico realizado em paralelo com o projeto (pacientes hipertensos, de saúde mental e diabetes). Marili Besso

Autoridades municipais deram as boas-vindas aos visitantes, que estão na região conhecendo boas práticas e projetos

Hospital Rondon, em Marechal Cândido Rondon, mediante consentimento da Secretaria de Saúde de Quatro Pontes. Além disso, ela revela que futuramente pode-

rá haver uma parceria entre Poder Público e a instituição hospitalar para que os pacientes possam ser encaminhados com mais rapidez ao município rondonense.

Carnês do IPTU de Guaíra serão entregues em agosto Os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Guaíra devem ser entregues no começo do mês de agosto. Os proprietários de lotes vazios ou com construções recentes deverão retirá-los no balcão do Departamento de Tributação, no andar térreo do paço municipal. O IPTU é um tributo que tem a arrecadação investida no próprio município, nas áreas de infraestrutura, saneamento básico, educação, obras, saúde, esporte, cultura, dentre outras. O não pagamento do tributo no prazo legal implica na inscrição do contribuinte em dívida ativa municipal, segundo a Lei de Responsabilidade Fiscal. O vencimento do imposto está marcado para o dia 05 de setembro, e o contribuinte que optar pelo pagamento em cota única

terá 10% de desconto. O parcelamento pode ser feito em três vezes, com vencimento em 05 de setembro, 06 de outubro e 06 de novembro. O vencimento da taxa de licença para verificação de funcionamento e taxa de inspeção sanitária foi fixada em cota única para 05 de setembro. Nos vencimentos do Imposto sobre Serviços (ISS) dos profissionais liberais, autônomos e demais contribuintes que se enquadram na tributação fixa haverá parcelamento (05 de setembro, 06 de outubro e 06 de novembro) ou pagamento em parcela única para o dia 05 de setembro. Os contribuintes que fazem jus ao benefício da isenção devem procurar orientação com o Departamento de Fiscalização, no paço municipal.


GERAL

QUINTA-FEIRA, 17 DE JULHO DE 2014

O PRESENTE |

11

MARECHAL RONDON

Estudo de desenvolvimento é entregue ao prefeito Material foi repassado por representantes do Crea-PR e da Area O gerente regional do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), Geraldo Canci, e a presidente da Associação Regional dos Engenheiros e Arquitetos de Marechal Cândido Rondon, arquiteta Adriana Silva Brescovitt, entregaram ontem (16) ao prefeito Moacir Froehlich uma cópia do estudo básico de desenvolvimento municipal. No projeto são apresentados pontos relativos à reestruturação do quadro técnico dos profissionais de engenharia, arquitetura, agronomia e geociências para o município de Marechal Rondon.

“O objetivo é facilitar a elaboração de projetos para execução de obras e serviços por parte dos responsáveis pela captação de recursos e investimentos em infraestrutura para o município”, afirma. Conforme explica Canci, a sugestão é de que o município tenha quadro técnico compatível para desenvolver e planejar projetos a longo prazo. “Trata-se da estruturação e valorização do quadro técnico municipal para que os profissionais do setor tenham salários compatíveis com a responsabilidade desempenhada, além de manter o quadro dos profissionais qualifi-

cados”, ressalta. Nos próximos dias, os representantes devem encaminhar o estudo ou entregá-los aos prefeitos dos municípios de Entre Rios do Oeste, Guaíra, Mercedes, Nova Santa Rosa, Pato Bragado, Quatro Pontes e Santa Helena. “O ideal é que o quadro de engenharia público seja valorizado de forma justa para que os profissionais permaneçam nos seus postos de trabalho por muito tempo. Outra sugestão é de que as obras municipais sejam planejadas pelo quadro técnico dos municípios, reduzindo despesas com a contratação de empresas”, conclui.

Joni Lang/OP

Presidente da Area, Adriana Siva Brescovitt, e o gerente regional do Crea-PR, Geraldo Canci, durante visita ao O Presente ontem (16)

Procon de São Miguel alerta para emissão de nota fiscal Josnei Wolfart

Coordenadora municipal do Procon, Sônia Souza de Freitas: “Não importa a forma de pagar a conta, seja em dinheiro, cheque, cartão de crédito ou débito, pedir a nota fiscal é ter certeza de que os direitos do consumidor estarão garantidos”

O Procon de São Miguel do Iguaçu intensificou a fiscalização a estabelecimentos comerciais que não costumam emitir nota fiscal ao consumidor perante compra de produtos e serviços. Conforme a coordenadora municipal do Procon, Sônia Souza de Freitas, a nota fiscal é o documento que garante o recolhimento dos impostos por parte do estabelecimento comercial, além do direito de reclamação ou troca do produto por parte do consumidor. “A nota fiscal é a maior prova da compra de um produto e sonegá-la é crime”, pontua. Segundo Sônia, os fornecedores e lojistas normalmente não negam o documento, mas, na maioria das vezes, só emitem quando o consumidor solicita. “O consumidor precisa saber que é com a arrecadação dos impostos que o governo tem mais recursos

para investir na saúde, educação, segurança pública e outros serviços prestados à população. Sem os impostos, cada vez mais faltarão recursos para investimento nessas áreas”, ressalta, acrescentando ainda que exigindo a nota fiscal a cada compra, o consumidor estará exercendo sua cidadania. “Quando pedimos a nota fiscal de uma compra ou de um serviço adquirido é que asseguramos que os impostos relativos àquela transação serão pagos pelo estabelecimento ao governo. Isso vale para tudo, desde um almoço no restaurante até a aquisição de produtos de médios e grandes valores. Qualquer tipo de negócio é obrigado a pagar imposto sobre o faturamento”, alerta. Para incentivar a emissão de notas, a prefeitura lançou a campanha “Em São Miguel Nota Fis-

cal dá Prêmio”, que a cada seis meses sorteia dez vales-compras de R$ 500. A primeira premiação foi feita em maio deste ano e munícipes foram contemplados com R$ 5 mil. O próximo sorteio será no mês de dezembro. Assim, a cada seis meses R$ 5 mil retornam para o comércio local, já que os valescompras só podem ser utilizados para compras em São Miguel. A campanha também ajuda a aumentar o índice de participação na arrecadação estadual e Fundo de Participação dos Municípios. “Não importa a forma de pagar a conta, seja em dinheiro, cheque, cartão de crédito ou débito, pedir a nota fiscal é ter certeza de que os direitos do consumidor estarão garantidos, além de contribuir para o desenvolvimento da cidade”, finaliza a coordenadora do Procon.


GERAL

12 | O PRESENTE

QUINTA-FEIRA, 17 DE JULHO DE 2014

LEGISLATIVO

Vereadores rondonenses aprovam criação da Proem Fundação Promotora de Eventos terá a finalidade de formular, coordenar e executar ações nas áreas de turismo, cultura, esporte, meio ambiente e similares em Marechal Rondon Na sessão extraordinária do Poder Legislativo realizada na tarde de ontem (16), os vereadores aprovaram a criação da Fundação Promotora de Eventos de Marechal Cândido Rondon (Proem). O projeto número 43/2014, que cria a entidade, é de autoria do Poder Executivo Municipal. A Proem terá a finalidade de formular, coordenar e executar ações nas áreas de turismo, cultura, esporte, meio ambiente e similares em Marechal Rondon, além de promover e explorar ações determinadas à realização de projetos e programas em eventos, feiras e exposições, manifestações artísticas e tradicionais representativas do povo rondonense e da região. A organização executiva da Fundação será formada pelo diretor-presidente, diretor de projetos, diretor administrativo-financeiro e asses-

sor de eventos, todos nomeados pelo prefeito para um mandato de dois anos, sendo permitida a recondução ao cargo. A Proem terá estrutura administrativa própria a ser definida em seu estatuto e poderá requisitar a cessão de uso de espaços físicos e equipamentos, além servidores municipais para compor a sua estrutura básica. Conforme explica o prefeito Moacir Froehlich na justificativa do projeto que cria a Fundação, as fortes raízes gaúchas, germânicas e de descendência europeia dos habitantes fizeram crescer o grau de exigências e de qualidade dos eventos. “Tudo isso foi amplamente discutido em 2013, por ocasião do Fórum de Debates Sobre os Eventos de Marechal Cândido Rondon. Fruto desse debate, surgiram inúmeras ideias, especialmente no tocante à realização da Oktoberfest,

Cristiano Viteck

Vereadores aprovaram a criação da Proem em sessão extraordinária realizada ontem (16)

Expo Rondon, festas distritais e temporada de verão em Porto Mendes. Após dezenas de reuniões preliminares, concluiu-se pela criação de uma fundação pública, com garantida participação da sociedade organizada”, destaca. De acordo com o projeto

aprovado, a participação da sociedade rondonense será através do Conselho Comunitário de Entidades, que vai fiscalizar e aconselhar as políticas e projetos a serem desenvolvidos pela Proem. Integrarão o Conselho Comunitário representantes da

Câmara de Vereadores, Acimacar, secretarias municipais de Indústria, Comércio e Turismo; de Cultura e de Gabinete; JCI; grupos folclóricos e germânicos; Associação Municipal de Músicos; CTG; associações comunitárias; clubes sociais, ACJC e clubes de serviço.

Palestra do Dia do Comerciante Observatório Social inicia etapa reúne 1,2 mil pessoas do concurso de redação e projetos O Auditório Ecos da Liberdade, em Marechal Cândido Rondon, ficou lotado na noite de ontem (16), durante a palestra “Vendas no Século 21: mudar ou morrer”, com o professor doutor Dado Schneider. Um público de aproximadamente 1,2 mil pessoas compareceu ao evento, uma promoção da Associação Comercial (Acimacar) com patrocínio do Sicredi e Sicoob, organizado para comemorar o Dia do Comerciante. Na abertura do evento, o presidente da Acimacar, Josué Maioli; a vice-presidente para Assuntos do Comércio da entidade, Carla Rieger Bre-

goli; o diretor-superintendente do Sicoob, Luciano Cremonese; e o presidente da Sicredi Aliança PR/SP, Adolfo

Freitag; destacaram o grande número de participantes na palestra e parabenizaram os comerciantes pelo seu dia. Cristiano Viteck

Auditório Ecos da Liberdade ficou lotado na noite de ontem (16), durante a palestra com o professor doutor Dado Schneider

Comitê do Irradiando Saúde de Entre Rios promove reunião Integrantes do Comitê do Programa Irradiando Saúde de Entre Rios do Oeste realizaram reunião, na terçafeira (15), com os membros do Lions Clube, a fim de divulgar as atividades que estão sendo realizadas no município com o propósito de promover a saúde e prevenir doenças. Na oportunidade, a vice-coordenadora do Comitê, Rosecler Roesler, falou aos presentes sobre as atividades do programa. Já a nutricionista da Secre-

taria Municipal de Saúde, Ana Paula Besen, comentou sobre a Semana da Promoção da Saúde Alimentar que ocorrerá em outubro. Também foi apresentado pelo educador físico Ernesto Junior da Rosa o Programa de Ginástica Laboral para trabalhadores, que é ofertado pela Secretaria de Esportes a todas as empresas do município gratuitamente, com o objetivo de prevenir doenças oriundas do trabalho repetitivo, como a Lesão por Esforço Repeti-

tivo (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort). O fisioterapeuta Helder Kieling ressaltou o quanto estas doenças afetam a vida dos trabalhadores hoje em dia. Ele alertou, entretanto, que são passíveis de prevenção, quando se alia o autocuidado e uso de equipamentos corretos no dia a dia. Durante o encontro, o Lions foi convidado a ser parceiro do Programa Irradiando Saúde.

O Observatório Social de Marechal Cândido Rondon inicia hoje (17) a primeira etapa do Concurso de Redação e de Projetos da Rede de Observatórios Sociais do Brasil (OSB), no qual será abordado o tema “Cada brasileiro pode se tornar uma área livre de corrupção!”. Este ano há uma novidade: a categoria projetos para Ensino Médio, além da possibilidade dos premiados da etapa municipal concorrerem também nas etapas estadual e nacional. A etapa local conta com dez instituições inscritas e na primeira fase de palestras devem ser atendidos cerca de dois mil estudantes. A palestra irá abordar assuntos pertinentes ao tema, como o que é ser cidadão, direitos e deveres, arrecadação de impostos, corrupção e controle social. O objetivo é auxiliar os alunos com informações básicas para que os mesmos tenham condições de aprimorar seus conhecimentos e assim se prepararem para a etapa de provas que acontecerá no mês de agosto.

Na categoria redações, participarão os estudantes matriculados nos 8° e 9° anos do Ensino Fundamental, com o tema “quem é meu exemplo de cidadão que age como uma Área Livre de Corrupção e ama o Brasil de verdade?”. Já na categoria projetos, para os estudantes do Ensino Médio, poderão ser criados jogos interativos ou de tabuleiro, poesia, músicas, peças de teatro, cartazes, etc, sobre o tema: “O que eu e meus colegas podemos fazer para ajudar a transformar nossa escola, ou nosso bairro, ou nossa cidade ou o Brasil numa Área Livre de Corrupção”?. Estudantes de 20 cidades da Rede OSB devem participar, sendo eles moradores dos Estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Goiás, Piauí e Bahia. A premiação de ambas categorias contempla para o 1° lugar uma bicicleta 18 marchas, para o 2° lugar um tablet e para o 3° lugar um MP4. O regulamento pode ser conferido no portal do concurso: www.concurso.osbrasil.org.br.


VARIEDADES

QUINTA-FEIRA, 17 DE JULHO DE 2014

O PRESENTE | 13

Mande sua sugestão, crítica ou piada para digital@opresente.com.br ENCONTRO ÀS ESCURAS

CONSCIÊNCIA PESADA

O gaúcho não aguentava mais: estava com a consciência muito pesada! Pegou o telefone, discou para aquele velho número e falou quase sussurrando: - Alô. É você, meu bem? - Sim, sou eu. - Olha, eu estive pensando sobre o nosso caso e acho que tomei uma decisão. Eu sei que é terrível, mas devemos terminar tudo. Tudo! - Não fala isso... - Sinto muito, mas não podemos continuar com essa loucura. Temos que jogar limpo. Eu vou desligar esse telefone e contar tudo pra minha mulher agora mesmo! - Mas e eu? O que é que eu vou fazer? - O mesmo que eu: conte tudo pra sua!

* QUINTA-FEIRA (17)

MEU PEDACINHO DE CHÃO Dona Tê vê Ferdinando e Gina se beijando de forma apaixonada e fica preocupada com o possível namoro dos dois. Epaminondas promete para Renato que irá ajudá-lo no posto de saúde se for eleito prefeito. Zelão despreza Juliana. O detetive contratado pelo prefeito das Antas descobre que Epaminondas teve um caso com uma mulher que, após dar à luz, abandonou o bebê no orfanato. Renato convida Mãe Benta para trabalhar como enfermeira no posto de saúde. Pedro diz para Ferdinando que faz questão que Epaminondas lhe peça a mão de Gina em casamento. ○

GERAÇÃO BRASIL Megan afirma a Davi que Pamela pode tentar convencer Jonas a financiar Júnior e Manuela desconfia. Pamela garante a Jonas que ele não precisa se preocupar com Herval. Verônica encontra o frasco de calmante de Sandra e decide procurá-la. Lara investiga as ações de Silvio como síndico do prédio e decide se candidatar. Ernesto vibra com a repercussão do concurso da “Garota do Barata”. Jonas desmarca a reunião com Barata. Barata escolhe a nova “Garota do Barata”. Gláucia invade a sala de Jonas. Pamela chama Davi para conversar. * Os resumos dos capítulos estão sujeitos a mudanças em função da edição das novelas.

Um homem disca o número errado e uma garota atende. Depois de ouvir a voz, ele sente que ela é linda, então começa a conversar, perguntando de onde ela é e sugere um encontro, já que ela vive perto dele. - Onde você quer encontrar? - Vamos nos encontrar naquela casa de sucos a poucos quarteirões daqui. - Eu estou livre às 18 horas, mas como te reconheço? - Eu vou estar segurando um copo de suco de manga. E como vou reconhecê-la? - Ah, eu vou estar usando um vestido vermelho e vou levar um guarda-chuva azul. O homem corre para o local poucos minutos antes das 18 horas e pede ao atendente um copo de suco de manga. - Oh, sinto muito senhor, estamos hoje sem suco de manga - diz o garçom. - Você tem algum na cor laranja? Suco de laranja? Alguma coisa? - Não, hoje apenas limonada. Então, o homem segura a limonada e espera até as 18 horas na esperança de que ele vai reconhecer a garota. Chega a hora e a garota entra com o vestido vermelho e um guarda-chuva azul. No entanto, o homem percebe que ela é extremamente feia. Ele pensa consigo mesmo: “Ainda bem que não tem suco de manga”! A menina ainda caminha até ele. - Você não é o homem com que eu vou me encontrar? - Desculpe-me? - Você é o cara do telefone. - Me desculpe, eu não tenho nenhuma ideia do que você está falando. - Sim! Você é o cara! Eu reconheço a sua voz! - Você deve estar me confundido com outra pessoa. Eu não sou esse cara. - Sim, você é, eu disse que iria encontrá-lo aqui com um vestido vermelho e segurando um guarda-chuva azul. - Por favor, pare, eu não sei sobre nada do que você está dizendo. - Olha, eu sei que é você! Por que você está dizendo que não é? - Poxa vida! Qual é o problema com você mulher! Isto se parece com suco de manga para você?

POLPETONE ASSADO E RECHEADO Ingredientes ½ kg de carne moída 1 cebola 1 ovo 1 pão francês amanhecido ralado 2 colheres (sopa) de leite 1 batata cozida e espremida 2 colheres (sopa) de salsinha

picada 3 colheres (sopa) de pimentão vermelho Sal a gosto Pimenta-do-reino 200 g de queijo muçarela ralado 100 g de presunto Farinha de rosca

Modo de preparo: Misture a carne, a cebola, o ovo, o pão ralado e umedecido no leite, a batata cozida e espremida e a salsinha em uma tigela grande. Tempere com sal e pimenta do reino. Em seguida, faça uma bolinha com um pouco da massa, amasse na palma da mão, coloque um pouco de muçarela e presunto e se quiser um pedaço de tomate, então cubra com outra porção de carne. Feche a lateral com a ponta dos dedos e molde o polpetone. Passe um pouco de farinha de rosca no polpetone e leve ao forno em 180°C por 50 minutos. Sirva com molho de tomate.

ÁRIES: Momento de turbulências e desafios envolvendo família e relacionamentos. Período em que você tende a agir com inquietude. TOURO: É importante colocar em prática suas ideias. Deve haver uma harmonização maior entre aquilo que deseja fazer e as atitudes. GÊMEOS: Atenção aos atritos envolvendo finanças e vida afetiva. É importante que esteja consciente dos seus valores essenciais. CÂNCER: Momento tenso para as situações emocionais, familiares e domésticas. É necessário ter maior equilíbrio emocional. LEÃO: Deve haver coerência entre aquilo que pensa e idealiza e a forma como age. Entenda os limites e aborrecimentos. VIRGEM: Podem acontecer atritos envolvendo amigos e finanças. Busque a conciliação e tenha consciência do que é valioso. LIBRA: Dia de desafios profissionais e familiares. Você deve evitar agir de forma extremista, baseando-se apenas nos próprios interesses. ESCORPIÃO: Momento importante para que você perceba o que está precisando transcender emocionalmente. Seja equilibrado. SAGITÁRIO: Dia desafiador para situações que envolvem as amizades, empresas e instituições. Período em que deve buscar colaborar. CAPRICÓRNIO: É importante saber trabalhar em parceria e entrar em acordo. Antigas carências podem ressurgir e deixá-la agressiva. AQUÁRIO: Momento importante para a saúde e para a mudança de hábitos. Desavenças com princípios de vida, valores e ideais. PEIXES: Priorize o que seja positivo a todos que estão envolvidos em um negócio. Evite agir de forma impulsiva e precipitada.


GERAL

14 | O PRESENTE

QUINTA-FEIRA, 17 DE JULHO DE 2014

MARECHAL RONDON

Estado garante R$ 800 mil para o Hospital Municipal Recursos serão investidos em serviços ambulatoriais e hospitalares na Unidade de Saúde O diretor da 20ª Regional de Saúde de Toledo, Odacir Fiorentin, esteve ontem (16) em Marechal Cândido Rondon, onde manteve audiência com o prefeito Moacir Froehlich e a secretária de Saúde, Elveni Capitani Turmina (Mari). Na oportuni-

Ademir Herrmann

dade, foi assinado um protocolo de cooperação entre a Secretaria de Estado da Saúde e o município que garante recursos na ordem de R$ 800.454 para o Hospital Municipal Dr. Cruzatti. Os investimentos são destinados exclusivamente para serviços

Registro da assinatura do protocolo de cooperação ocorrida ontem (16), na prefeitura

ambulatoriais e hospitalares, para o período de um ano. Conforme Fiorentin, estes recursos são fruto de solicitação da própria prefeitura rondonense, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, acatada pelo Governo do Estado, que entendeu a necessidade destes investimentos no município. “Sabemos que o Hospital Municipal está realizando um importante trabalho no município. Com os dados e estatísti-

cas que o município irá fornecer após este primeiro ano de convênio com o Estado, haverá a possibilidade de aumentarmos os valores para os próximos anos. A intenção é oferecer possibilidades para que o atendimento possa ser aprimorado sempre”, destacou. A secretária de Saúde, por sua vez, ressaltou que os recursos são importantes e que são fruto do empenho da administração municipal, da equipe da

Secretaria, e da intervenção por parte da 20ª Regional de Saúde junto ao Governo do Estado. “Estamos sempre buscando formas para conquistarmos investimentos e recursos para atendimentos na área da saúde. Estes recursos vindos para o Hospital Municipal serão muito importantes, pois garantirão atendimento de qualidade à população. Estamos muito felizes por mais esta excelente notícia para o município”, ressaltou Mari.


GERAL

QUINTA-FEIRA, 17 DE JULHO DE 2014

O PRESENTE |

15

NOVA SANTA ROSA

Prefeitura investe R$ 40 mil em melhorias no trânsito Verba está sendo investida na execução de diversas travessias elevadas; valores são resultantes da economia de recursos próprios do município

O prefeito de Nova Santa Rosa, Rodrigo Fernandes, e o vice-prefeito e secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Infraestrutura, Ademar Bloch, vistoriaram, ontem (16), a construção de travessias elevadas. Segundo o prefeito, as travessias visam beneficiar toda a comunidade, melhorando as condições de trafegabilidade do município, contribuindo para a redução da velocidade dos veículos e oferecendo mais segurança para os pedestres, resultando em um trânsito melhor para todos. A administração municipal está investindo R$ 40 mil de recursos próprios na obra, que utilizará, nesta primeira etapa, 220 toneladas de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ). As travessias foram implantadas na Avenida Tucunduva, em frente ao Colégio Estadual Marechal Gaspar Dutra e Escola Muni-

Luiz Fernando Cerni

cipal Getúlio Vargas; estão sendo executadas em três pontos da Avenida Horizontina; na Rua Boa Vista foi instalada em frente à cooperativa Coamo; na Avenida Santo Cristo, em quatro pontos; além de outra implantada próximo ao Posto de Saúde.

REVITALIZAÇÃO Fernandes também vistoriou os trabalhos de revitalização da academia ao ar livre localizada junto à Praça da Bíblia, onde foram instalados aparelhos novos e mais resistentes que os modelos anteriores, visando, segundo o prefeito, atender demandas da comunidade.

MANUTENÇÃO Outra atividade que faz parte do cotidiano da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Infraestrutura é o Programa de Limpeza e Embelezamento do município, que

Prefeito Rodrigo Fernandes e o vice-prefeito e secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Infraestrutura, Ademar Bloch, vistoriaram a instalação de mais uma travessia elevada no município

inclui um trabalho de modernização de canteiros, lixeiras, pintura de meio-fio, faixa de pedestre, limpeza e instalação

das placas de trânsito, nova iluminação, revitalização de espaços públicos, bem como a exigência para que terrenos

baldios sejam bem cuidados pelos proprietários, visando evitar a proliferação do mosquito da dengue.



18 | O PRESENTE

QUINTA-FEIRA, 17 DE JULHO DE 2014

LORENA KUNZLER lorena@opresente.com.br

PROGRAMA DE LIDERANÇA

Oficina da Foto

Profissionais interessados em desenvolver competências de liderança têm até o dia 18 para se inscrever no Programa de Liderança da Escola de Gestão da Indústria do Sistema Fiep. O objetivo da capacitação é trabalhar todos os aspectos que envolvem o dia a dia de um líder, como o seu papel nas empresas, atitudes e comportamentos, comunicação e feedbacks, desenvolvimento de equipes e foco em resultados. As aulas iniciam no dia 22 de julho, no campus da Indústria, em Curitiba. As inscrições podem ser feitas no site www.faculdadesdaindustria.org.br.

CURSO DE ORATÓRIA A Escola do Trabalho de Guaíra está com vagas disponíveis para um curso de oratória, que será realizado até o próximo dia 26. Para se inscrever, basta ter mais de 14 anos e Ensino Fundamental completo, além de apresentar cópias do RG, CPF, histórico escolar e comprovante de residência. As inscrições só estão sendo efetuadas na sede da Escola do Trabalho.

Jenil e Amábile Mantovani, de Novo Horizonte, juntamente com filhos, noras e netos, comemoraram Bodas de Ouro no último sábado (12)

ATUALIZAÇÃO DE DADOS Os empresários que ficam sem atualizar os dados do registro de sua empresa durante mais de dez anos podem ser considerados inativos e perder o nome empresarial. No levantamento realizado pela Junta Comercial do Paraná (Jucepar), mais de 32 mil empresas estão nesta situação em todo o Estado. O prazo para a atualização vai até o dia 30. As empresas palotinenses podem procurar a Junta Comercial na Associação Comercial e Empresarial (Acipa) e efetuar a atualização com a colaboradora Flávia Mara.

Dia 17: Celito Rauber Dia 17: Genésio Machiner Dia 17: Giancarlo Larsen Dia 17: Ivete Angélica Paggi Suzuke Dia 17: Jorge Dari Hunoff Dia 17: Lili Geib Dia 17: Marcia Alebrandt Dia 17: Osvino Fábio Ricardi


QUINTA-FEIRA, 17 DE JULHO DE 2014

SOCIAL

O PRESENTE |

19

SHOW UNIVERSITÁRIO

TESTE SELETIVO Seguem abertas até a próxima quinta-feira (24) as inscrições para o teste seletivo para contratação de estagiários em nível médio e superior na Prefeitura de Marechal Cândido Rondon. As vagas e cadastro de reserva estão sendo oferecidas para estagiário de Ensino Médio na área de Educação Infantil e estagiário de Ensino Superior na área de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Inscrições podem ser feitas no endereço eletrônico www.testeseletivo.com.br.

Giovana Toebe e Edleusa Seidel, presidentes entrante e sainte da Associação de Senhoras de Rotar ianos de Marechal Cândi do Rondo n

Divulgação

A Nova Rádio Cultura, de Palotina, convida toda a comunidade que gosta de boa música sertaneja universitária para prestigiar o show de Pedro Paulo & Aléx neste sábado (19), no Avenida Tênis Clube. É uma boa pedida para este fim de semana.

DOAÇÃO DE SANGUE

O casal de advogados Flavia Piccinin Paz e Marcelo Wordell Gubert, de Santa Helena

Karine Munarini

A Secretaria de Saúde de Mercedes precisa de doadores de sangue, e esse doador pode ser você. Mais que doar sangue, trata-se de um ato de amor, uma forma rápida de ajudar alguém. As pessoas que tiverem interesse em fazer a doação podem procurar a Unidade de Saúde da sede do município e se inscrever. A data para a coleta no Banco de Sangue em Toledo está agendada para o próximo dia 31. A saída será às 07 horas, em frente ao Posto de Saúde.


GERAL

QUINTA-FEIRA, 17 DE JULHO DE 2014

O PRESENTE |

21

MÃO DE OBRA ESCASSA

Senai cria cursos a partir da demanda microrregional Giuliano De Luca/OP

Entidade deve inaugurar unidade em outubro, ampliando a oferta de cursos de qualificação e cursos técnicos

Obra deve ficar pronta em outubro deste ano e começar a amparar o empresário do setor industrial a partir de 2015

O

processo de industrialização em Marechal Cândido Rondon carece de trabalhadores. São pelo menos 200 vagas de emprego disponíveis na Agência do Trabalhador todos os meses e que não são preenchidas. O principal causador dessa oferta de emprego não correspondida é a falta de qualificação da mão de obra. Treinar trabalhadores cada vez mais é não só uma questão de promover emprego, mas de viabilizar o crescimento do setor industrial no município. Por isso, lideranças políticas, empresariais e trabalhadores esperam a entrega da unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Marechal Cândido Rondon. A obra está dentro do prazo e deve ser entregue em três meses. A oferta de cursos hoje disponíveis ficará amplamente maior, ofertados com base nas demandas que cada município da região precisa suprir. Quem conta é o gerente das unidades de Toledo e Marechal Rondon do Senai, Ademir José Fiametti. “Estamos dentro do cronograma, com previsão de entrega para outubro deste ano. Mas, efetivamente, ela começa a servir o setor industrial a partir de janeiro ou

fevereiro do próximo ano”, antecipa Fiametti. Ele explica que todos os cursos oferecidos são em áreas em que há falta de trabalhadores. “Fizemos estudos para saber o que as indústrias de Marechal Cândido Rondon e municípios vizinhos precisavam. A partir disso, vamos desenvolver os cursos, montar laboratórios e qualificar o trabalhador para atender essa necessidade de mão de obra”, explica.

Divulgação

Ademir Fiametti explica que serão mais atendimentos e mais oferta de cursos de qualificação

ÁREAS “Hoje oferecemos cursos básicos, mas com a inauguração da unidade em Rondon vamos oferecer alguns mais específicos”, explica. “Por exemplo, dentro do curso de eletroeletrônica, terão os cursos de eletricista predial, eletricista industrial, eletropneumática e eletrohidráulica. Na área de metalmecânica, vamos oferecer qualificação para torneiro, soldador, em mecânica e em manutenção de equipamentos”, pontua. Fiametti comenta que outras áreas também terão destaque no foco do Senai para atender ao empresário do setor industrial, como segurança no trabalho, construção civil, confecções e gestão. “À medida em que o tempo for passando, as necessidades das indústrias podem mudar e

vamos adequando nossos cursos a essas necessidades”, amplia.

TÉCNICO

ciso for”, acrescenta.

OBRAS A obra de 1250 metros quadrados, na entrada da cidade de quem chega por Toledo, de acordo com o gerente, deve abrigar laboratórios, salas de aula, biblioteca, secretaria, cozinha e banheiros. O investimento deve ficar próximo dos R$ 4,5 milhões. A previsão de entrega é para outubro.

O Senai também vai ampliar a oferta de cursos técnicos do Ensino Médio para alunos de toda a região. Hoje só é ofertado o curso em segurança no trabalho. “Fizemos um estudo de demanda e pretendemos ofertar alguns cursos técnicos novos, como de logística, que o setor industrial sente falta”, conta. Outros que devem ser NA EXPOMAR ofertados são os técniO Senai de Marechal cos em Comunicação e Rondon prepara um "Vamos atuar nas Alimentos e Bebidas. estande para a Expoempresas, com mar, que acontece dulevantamentos sobre rante a Expo Rondon, NOVIDADE as necessidades no Centro de Eventos A novidade com a individuais, do município, na próinstalação da unidade do abordando os xima semana, entre Senai em Rondon será a problemas quinta-feira (24) e dopossibilidade de atendimingo (27). No espamento personalizado, específicos e ço, serão instalados alpor meio do programa buscando soluções guns dos equipamenin company. “Além dos para resolvê-los" tos que vão fazer parte cursos, vamos atuar nas dos laboratórios da empresas, com levantaunidade em Rondon. “Vamos aprementos sobre as necessidades indisentar algumas de nossas máquividuais, abordando os problemas nas na Expomar. É uma forma de específicos e buscando soluções para divulgar as ações que o Senai passa resolvê-los”, destaca o gerente. a fazer a partir do ano que vem e Para Fiametti, a rede Senai é incentivar para a participação de imprescindível na hora de enconempresários e trabalhadores nos protrar soluções para a indústria. gramas”, avalia Fiametti. A maioria “Não vamos deixar de atender o dos equipamentos que vão compor empresário. Se não resolvermos os laboratórios já foi adquirida. O aqui em Rondon, vamos a Tolerestante deve chegar e ser instalado do, se não, a Curitiba ou mesmo antes da inauguração. no Senai em outro Estado se pre-




ESPORTES

24 | O PRESENTE

QUINTA-FEIRA, 17 DE JULHO DE 2014

FUTSAL

Equipe de São Miguel desiste da Copa Marechal Rondon Quatro jogos movimentam o Campeonato Regional das categorias menores no sábado (19) Fotos: Divulgação

Campeonato de Futsal de Palotina segue hoje com cinco jogos

Representantes dos municípios participantes das disputas durante a definição do returno

Os dirigentes das equipes participantes da Copa Marechal Cândido Rondon de Futebol Regional 2014 estiveram reunidos ontem (16), na Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, para deliberar sobre assuntos relacionados ao início do 2º turno da competição. Na oportunidade, foi formalizada a desistência da

equipe de São Miguel de Iguaçu, devido à exoneração de funcionários e, também, ao término do projeto de futsal naquele município. A 1ª rodada do returno do Campeonato Regional de Futebol categoria menores segue no sábado (19), quando serão realizadas quatro partidas nos municípios de Merce-

Jogadores da equipe Mercedes/MCR Amidos (foto) disputarão a vitória com os atletas de Palotina

des e Assis Chateaubriand. A equipe Mercedes/MCR Amidos tem compromisso marcado com o time Palotina/UPE, pela disputa na categoria sub15, às 14h15; já às 16 horas, os atletas da categoria sub-17 de Mercedes vão duelar com a equipe Palotina/UPE. No município de Assis Chateaubriand acontecerá o jogo entre a Secretaria Municipal de Esportes de Assis Chateaubriand e Smel Toledo/Genoma La Salle, às 14h15, pela categoria sub-15; na sequência a equipe da casa receberá o time de Toledo, às 16 horas, em confronto válido pela categoria sub-17. As disputas da equipe rondonense acontecerão na quarta-feira (23), quando a equipe AACC/Marechal Cândido Rondon receberá o selecionado de Santa Helena às 19 horas, pela categoria sub15; já pelo sub-17 o confronto acontecerá às 20 horas, reunindo atletas dos dois times.

A bola rola a partir das 18h15 de hoje (17), no Ginásio Municipal Ardomar Somensi, em cinco confrontos válidos pelo Campeonato Municipal de Futsal Menores Romera/Farmácia São Vicente Palotti. A primeira partida acontece entre Agami Futsal A e Escola Terra do Saber, pela categoria sub-7; na sequência jogam Agami Futsal A e Jardim Nova Esperança, categoria sub-9; Agami Futsal B enfrenta o Jardim Nova Esperança, categoria sub11; UPE/Sesi/Cruzeiro A tem duelo com Jardim Nova Esperança pelo sub-15,

às19h45; e UPE/Sesi/Cruzeiro B enfrenta o Bairro União pela mesma categoria. Os jogos realizados terça-feira (15) pelo Campeonato Municipal de Futsal somaram 26 gols. O Colégio Cecília Meireles goleou a UPE/Sesi/Cruzeiro pelo placar de 4 a 1, no sub-9; a equipe Ceeduc venceu a Cerâmica La Salle por 3 a 1, no sub-13; Gladiadores FC venceu o Colégio Cecília Meireles B por 4 a 3, no sub-13; CTN Empreiteira aplicou 5 a 4 na URFE; e o Colégio Cecília Meireles venceu a Cerâmica Gabriel por 1 a 0, ambos na categoria sub-15. Divulgação

Equipe UPE Cruzeiro, que disputa com o Jardim Nova Esperança

Copagril bate o Umuarama e estreia com vitória na Liga Futsal As disputas na Liga Nacional não poderiam começar melhor para a equipe Copagril/Sempre Vida/Marechal Cândido Rondon. Na noite de terça-feira (15), o time recebeu o Umuarama no Ginásio de Esportes Ney Braga, protagonizando um grande jogo pelo clássico paranaense, e com o apoio da torcida venceu o rival de virada pelo placar de 3 a 1. O primeiro tempo deixou clara a rivalidade e a vontade de vencer das duas equipes. A Copagril criou boas oportunidades de gol, mas o primeiro tento veio dos visitantes, através do goleiro Deivid. Ele venceu o goleiro Dalton,

que entrou no lugar de Quinzinho, com uma cobrança de tiro livre devido à sexta falta marcada pelo time da casa. Na sequência foi a vez do Umuarama estourar nas faltas e Arthur conseguiu a vingança, igualando o placar. No segundo tempo, o time visitante aumentou a pressão e passou a criar mais oportunidades. Apesar disso, quem marcou o segundo gol da partida foi Rafinha Müller. Em uma cobrança de falta próximo à entrada da área do goleiro Deivid, ele chutou forte e a bola passou direto para as redes. Foi neste momento, com pou-

co mais de seis minutos faltando para o fim do jogo, que Yuri entrou como goleiro-linha do Umuarama. A estratégia, porém, beneficiou a Copagril. Alvim aproveitou a roubada de bola de Márcio e chutou rasteiro de longe para o gol livre, encerrando o placar. Os próximos dois compromissos da Copagril serão fora de casa. No sábado (19) a equipe estará no Distrito Federal, em Taguatinga, para enfrentar o Green Team, às 20 horas. Na terça-feira (22) será a vez de encarar o Cabo Frio/Macaé, também às 20 horas, ambos pela Liga Nacional.

Divulgação

Rafinha Müller em cobrança de falta que resultou no gol da Copagril


ESPORTES

QUINTA-FEIRA, 17 DE JULHO DE 2014

O PRESENTE |

25

MEDIANEIRA

Campeonato de Futebol terá sete jogos no sábado Disputas acontecerão no campo do Fracaro, às 13h45, e no Jardim Irene, a partir das 14h15 Atletas de 14 equipes entrarão em campo no sábado (19), em sete disputas válidas pela 3ª rodada do Campeonato Municipal de Futebol Sete de Medianeira, cujas partidas serão realizadas no campo do Jardim Irene. O primeiro jogo será às 14h15, quando Marticar/Restaurante Ponto Certo enfrentará a Vidraçaria Cidade Nova; na sequência jogarão M3 Eco Print/MM Infor-

mática/CP Cursos e Fluminense/Mercado Néspolo/Ideal Calhas B; e às 16h15 os jogadores do Formigas Bar têm confronto com o time Atlético de Linha Mineira/ Restaurante Frigideira. Já às 13h45 a equipe AB Agro Brasil duelará com o Atlético de Linha Mineira/ Mecânica Brasil no Campo do Fracaro; depois jogarão Fluminense/Mercado Nés-

polo/Ideal Calhas A e Bar da Tere/Gaspar Lanches/Cintracom; às 15h45 será a vez do Esporte Clube Condá enfrentar o time Modesto Caminhões; e o último duelo reunirá Seganfredo/Marafon e M3 Eco Print/MM Informática/CP Cursos B. A competição é organizada pela administração municipal, por intermédio da Secretaria de Esportes.

RESULTADOS A 2ª rodada do Campeonato Municipal foi disputada no último sábado (12), nos campos da Linha Mineira e na Assercoop. O time Atlético de Linha Mineira/Mecânica Brasil levou a melhor e venceu pelo placar de 2 a 0 o Esporte Clube Condá; Modesto Caminhões superou a Agro Brasil ao aplicar 2 a 1; a goleada da rodada foi aplicada pelo time

Fluminense/Mercado Néspolo/Ideal Calhas, que venceu o Atlético de Linha Mineira/Restaurante Frigideira por 6 a 0; Seganfredo/Marafon ganhou do Fluminense/Mercado Néspolo/Ideal Calhas por 1 a 0; a equipe Phortenho aplicou 5 a 3 no Lavacar Milli/Campo Valentini; e o Atlético de Linha Mineira/Ledds Pub goleou a equipe Mendes Transportes pelo placar de 3 a 0.

Palotina se prepara para Gio Bollis e Débora Góis disputar o Paranaense de Bocha vencem Copa AABB Open de Tênis

Depois de um período de folga devido à fase regional dos Jogos Abertos do Paraná

(JAP’s), realizada em Santa Helena, a equipe do Centro Cultural Italiano, que repreDivulgação

Selecionado de bocha terá dois compromissos no fim de semana

senta o município de Palotina no Campeonato Paranaense de Bocha, volta a jogar sábado (19), em Santa Terezinha de Itaipu, contra a equipe da casa. Outra disputa será realizada no domingo (20), quando Palotina receberá o selecionado de Tupãssi em casa. Fica a expectativa de uma grande partida, bem como o convite para que a comunidade prestigie o confronto a partir das 14 horas, no Centro Cultural Italiano. A equipe conta com o patrocínio de empresas e com o apoio da prefeitura, por intermédio da Secretaria de Esportes.

Maracaju e Oliveira Castro duelam na Copa da Integração Estão definidas as equipes que farão a disputa final da 1ª Copa da Integração de Guaíra. A semifinal realizada na Aceg (Clube Japonês) foi disputada e as equipes do interior serão as protagonistas da grande final que acontecerá amanhã (18), a

partir das 19h30, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). O primeiro finalista definido foi o time de Maracaju dos Gaúchos, que venceu a equipe de São José pelo placar de 3 a 2. Na sequência, o time da casa, Aceg, foi derrotado por

Cinco partidas apontaram na noite de terça-feira (15) os campeões da 2ª Copa AABB Open de Tênis 2014, disputada desde o último dia 07 nas quadras da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) de Marechal Cândido Rondon. Cerca de 50 tenistas participaram da competição, representando cinco categorias. No masculino, Gio Bollis venceu a final da categoria estreante em um duelo equilibrado com Maikinho. Após vencer o primeiro set por 6/2 e perder o segundo por 6/4, Gio conquistou o título com a vitória apertada por 10/8.

A decisão da classe intermediária teve como vencedor Marcelo Goes, que superou o jovem Erick Erlich, por duplo 6/3. Para fechar, na categoria especial, Edward Junior ficou com o título de campeão ao derrotar Edson Góis, de Nova Santa Rosa, por 2 sets a 0 (6/3 e 6/2). Já no feminino, Débora Góis ficou com o troféu de campeã da classe estreante ao vencer Rose Wendpap por 2 a 0 (6/2 e 6/3), enquanto Mariana, de Palotina, faturou o título da classe especial após vencer Dani Bortolon, também por 2 a 0 (6/3 e 6/2).

EQUIPE DE BASQUETEBOL DE TOLEDO LIDERA COPA CENTRO OESTE Mauro Bianchi

Oliveira Castro por 2 a 1. A disputa entre Aceg e São José pelo 3º lugar acontecerá às 19h30, enquanto a final está marcada para as 20h30. A Copa da Integração é organizada pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

Futsal feminino disputará 2ª fase do Paranaense sub-17 Com apoio da Secretaria de Esporte e Lazer, a equipe de futsal feminino de Toledo disputou o Campeonato Paranaense sub-17, realizado no último fim de semana, em Curitiba. O primeiro jogo aconteceu no sábado (12) e a

equipe toledana venceu o Colombo Futsal pelo placar de 4 a 2. No domingo (13) foi a vez de enfrentar o time do Coritiba, equipe dona da casa, que venceu Toledo por uma goleada de 8 a 1. Apesar da derro-

ta, o futsal feminino manteve 50% de aproveitamento e voltou para casa em 2° lugar no grupo C, com três pontos, necessários para se classificar para a 2ª fase do campeonato, que acontecerá de 25 a 27 de julho em local a ser definido.

Com duas vitórias em duas partidas, a equipe de basquetebol feminino de Toledo lidera com 100% de aproveitamento a Copa Centro Oeste de Basquetebol. As vitórias foram diante das equipes de Campo Mourão, por 59 a 51 pontos, e Maringá, por 66 a 65 pontos. O professor Jonathan Massola dos Santos, o Touro, enaltece o empenho do elenco, que é formado apenas por atletas pratas da casa, que está disputando a competição para ganhar ritmo visando competir na fase final dos Jogos Abertos do Paraná (JAPs), que será realizada em Toledo. Os próximos compromissos serão diante das equipes de Astorga e Maringá, com datas a serem definidas.


ESPORTES

26 | O PRESENTE

QUINTA-FEIRA, 17 DE JULHO DE 2014

NOVO TÉCNICO

Tite e Gallo têm preferência da CBF para assumir a Seleção Novo treinador não será anunciado hoje (17). Presidente José Maria Marin e vice Marco Polo del Nero descartam um técnico estrangeiro no lugar de Felipão O novo técnico da Seleção Brasileira não será um estrangeiro. Esta é a decisão dos que comandam a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marin e Marco Polo Del Nero. Eles querem contratar um treinador que saiba trabalhar a longo prazo e formarão uma comissão que não necessariamente esteja atrelada ao chefe e que terá de pensar em Olimpíada e Eliminatórias ao mesmo tempo. Marin não apontará um interino. O escolhido deverá assumir o cargo em agosto, quando fará a primeira convocação após a Copa do Mundo. A seleção joga em setembro, nos Estados Unidos da

América, em amistosos contra a Colômbia e o Equador. Não está descartada uma dobradinha, que a entidade ainda não sabe como chamar. Há uma repulsa à combinação entre técnico e coordenador. Esse modelo, adotado com Felipão e Carlos Alberto Parreira, a CBF não quer repetir. Os nomes da vez são Tite e Alexandre Gallo. Marin e Del Nero gostam da postura de Gallo, de sua forma de pensar o futebol. Não é um treinador que passe a mão na cabeça dos jogadores e isso vale pontos no momento. O jeito de Felipão e Parreira de defender os atletas desagradou ao comando. Gallo tem a base da Seleção nas mãos, com sub-15, sub-17,

sub-20 e sub-21. É técnico do time sub-20 e coordenador das outras categorias. Marin sabe que o time olímpico não sobrevive sem ele sobretudo a dois anos dos Jogos do Rio. Sozinho, no entanto, Gallo não tem o estofo que a CBF procura. Tampouco para sobreviver ao fogo cruzado que sempre foi para o Brasil a medalha de ouro. Daí a necessidade da parceria com um peso pesado, no caso Tite. A campanha do Corinthians na Copa Libertadores e no Mundial de Clubes da Fifa de 2012 e os três anos no time de Parque São Jorge, basicamente com o mesmo elenco, agradam à cúpula da CBF. Marin sabe que Tite viu to-

Divulgação

Novo técnico da Seleção deve ser Tite (foto) ou Alexandre Gallo

dos os jogos da Copa do Mundo, que se recicla desde dezembro passado, quando largou o Corinthians, e fez viagens pela Europa. Sabe também que ele tem oferta, não confirmada, da seleção japonesa. Sabe que Tite está no mercado. Nada está decidido, contu-

do, Marin não pretende anunciar o nome do novo treinador hoje (17), quando dará entrevista no Rio. Raposa que é, não fará escolhas no calor da crise. Pensa ainda em nomes para compor a nova comissão, que pode ser formada por ex-atletas, por exemplo.

O Santos realizou, ontem (16) à tarde, no CT Rei Pelé, o último treino antes do clássico de hoje (17) contra o Palmeiras. A atividade foi acompanhada pelo presidente Odílio Rodrigues e pelo superintendente André Zanotta. Os dirigentes acompanharam a movimentação ao lado do gerente de futebol santista, Zinho, e do exvolante Clodoaldo, ídolo do Alvinegro. O técnico Oswaldo de Oliveira aprovou a presença dos cartolas. O treinador aproveitou para trabalhar contra-ataques. Após cobranças de escanteio, os defensores tinham a missão de tomar a posse da bola e avançar em velocidade, abastecendo o trio formado por Rildo à es-

querda, Geuvânio à direita e Gabriel pelo meio. O rendimento dos zagueiros Bruno Uvini e David Braz e dos laterais Victor Ferraz e Eugenio Mena foi positivo: os defensores levaram a melhor sobre os reservas na maioria das disputas. Oswaldo não promoveu mudanças no time em relação aos últimos treinos. A equipe titular foi escalada com Aranha; Victor Ferraz, David Braz, Bruno Uvini e Mena; Alison, Arouca e Lucas Lima; Geuvânio, Rildo e Gabriel. Após a atividade, Victor, Lucas e Rildo treinaram finalizações e cobranças de falta, enquanto os outros titulares voltaram para o Hotel Recanto dos Alvinegros.

Lateral Adriano para por um mês Santos faz último treino antes e meio e desfalca o Barcelona de clássico com o Palmeiras

O lateral Adriano desfalcará o Barcelona no começo da temporada. O clube anunciou ontem (16) que o brasileiro está em tratamento de um distúrbio no ritmo cardíaco e, por isso, terá que ficar parado por um período de quatro a seis semanas, após o jogador ter sido submetido a um estudo eletrofisiológico para identificar o problema, durante os exames de rotina antes do começo da pré-temporada. Enquanto estiver sob supervisão médica, Adriano não participará dos treinamentos comandados pelo técnico Luis Enrique. O lateral realizará atividades físicas específicas durante todo o período, para que não tenha grande perda na forma física e possa estar disponível para jogar em um prazo menor. O trabalho precisa ser feito à parte porque o brasileiro não pode sofrer choques, sob o risco de ter uma em-

Miguel Ruiz/FC Barcelona

Adriano em exames da pré-temporada do Barça: distúrbio cardíaco detectado

bolia, por causa dos remédios anticoagulantes que precisa tomar no tempo de recuperação. O problema cardíaco faz com que Adriano perca um período importante no clube: a chegada de um novo treinador. Com a forte concorrência

de Jordi Alba na lateral esquerda, o brasileiro não terá a prétemporada para mostrar serviço e tentar sair em vantagem na briga pela posição. O jogador vinha sendo titular na equipe de Tata Martino na reta final da temporada.

Jorge Henrique reforça respeito e quer vitória do Inter Para conseguir a primeira vitória fora de casa no Brasileirão e seguir em busca da liderança, o Internacional tem um espião na equipe que pode ajudar a desvendar os segredos do Corinthians: Jorge Henrique. O meia-atacante, que atuou por quatro anos no clube paulista, promete passar todo seu conhecimento do agora rival a Abel Braga e aos companheiros colorados. A história construída no Timão não ficará apagada, e o carinho continua. Porém, caso anote seu gol, avisa que irá comemo-

rar. Jorge Henrique atuou pelo Corinthians entre 2009 e 2013. Colecionou títulos, como da Copa do Brasil, Brasileirão, Libertadores e Mundial. A história construída no clube não o faz esconder o carinho criado pelos paulistas e torcedores. Porém, ressalva que agora está do lado oposto e como jogador do Inter, promete fazer de tudo para sair com os três pontos: “Foram quatros e meio de alegria. Sei do carinho do torcedor comigo, do respeito, mas eles entenderão o meu lado. Estou no Inter e defenderei suas cores. Se fizer um gol vou comemorar em

respeito à minha torcida e meus companheiros. O outro lado entenderá, até pelo carinho que tenho por todos. Passarei algumas coisas. Foram dois anos com o Mano e sei como ele gosta de jogar”, afirma. Jorge Henrique será titular contra o Timão. O Inter está encaminhado com Dida; Wellington Silva, Paulão, Juan e Fabrício; Willians, João Afonso, Alan Patrick, D'Alessandro e Jorge Henrique; Rafael Moura. O confronto está marcado para as 19h30 de hoje (17) na Arena Corinthians.


POLICIAL

QUINTA-FEIRA, 17 DE JULHO DE 2014

O PRESENTE |

27

EM PARANAGUÁ

Rondonenses envolvidos com PCC são presos Cinco pessoas foram detidas e um menor apreendido quando eles se preparavam para um assalto no centro da cidade litorânea Dois rondonenses foram presos dias atrás em Paranaguá, acusados de participação em uma quadrilha ligada ao Primeiro Comando da Capital (PCC). Eles foram detidos com outras três pessoas, durante operação realizada pela Polícia Militar. Cinco pessoas foram presas e um menor apreendido quando, segundo a polícia, eles se preparavam para realizar um assalto no centro de Paranaguá. Os suspeitos estavam em dois carros, um deles um Renault Scenic com placas de Marechal Cândido Rondon. Cerca de 25 policiais participaram da ação. Na aborda-

Miro Ferraz News

gem, eles encontraram duas armas - um revólver e uma pistola -, um bloqueador de sinal de telefone celular e presilhas de plástico, que, segundo os militares, seriam usadas para algemar as vítimas. Os presos têm idade entre 20 e 35 anos, além do menor. Entre eles está uma mulher. Dois são apontados pelo Departamento de Inteligência da Polícia Militar como líderes do PCC. A Polícia Militar disse ainda que a quadrilha é especializada em sequestros e assaltos a bancos. Ação aconteceu dias atrás, em Paranaguá, quando quadrilha se preparava para fazer um assalto

Armas são apreendidas pela Militar Um homem foi preso pelo Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) depois de ser flagrado carregando uma pistola calibre 380, no Bairro Morumbi, em Foz do Iguaçu. A ação policial aconteceu na terça-feira (15), durante operação pós Copa do Mundo. A equipe realizava patrulhamento na Avenida Mário Filho quando abordou um Citroen C3 Aircross, com placas do Rio de Janeiro. Durante a vistoria, localizaram a pistola dentro do carro. O condutor admitiu ser o proprietário da arma de fogo e até apresentou a documentação dela, registrada em seu nome, mas admitiu não possuir autorização para portar a pistola. Ele recebeu voz de prisão pelo crime de porte ilegal de arma de fogo e foi encaminhado com a arma à Delegacia de Polícia Civil em Foz do Iguaçu. Também em Foz, na manhã de ontem (16), polici-

ais do Grupo Tático patrulhavam o Bairro Vila Portes quando avistaram dois indivíduos em atitude suspeita. Em uma ação rápida a equipe realizou a abordagem. Ao revistar a cintura

do indivíduo de 22 anos, foi localizado um revólver calibre 32 com seis munições intactas. Com o outro abordado, de 30 anos, havia uma pequena quantidade de maconha.

Divulgação/PRF

Divulgação/BPFron

Apreensões de veículos aumentaram 33% no primeiro semestre em relação ao recorte do ano anterior

Detido pelo BPFron tinha documentação da pistola em seu nome, mas não tinha porte

Polícia prende acusado de tentativa de homicídio Policiais civis de Medianeira prenderam ontem (16) um jovem de 20 anos acusado de uma tentativa de homicídio. De acordo com a polícia, ele é apontado como suspeito de tentar matar Délcio José das Chagas, que perma-

20% dos carros recuperados serviam tráfico e contrabando

nece hospitalizado. Imediatamente após o registro do crime, a polícia iniciou as investigações e identificou o jovem, solicitando ao Ministério Público e ao Poder Judiciário o mandado de prisão. Com a colaboração da

Polícia Militar, foi cercado o local conhecido como Favela do Ipezinho e cumprido o mandado. Ele foi recolhido à carceragem da Delegacia da Polícia Civil em Medianeira, onde segue à disposição da Justiça.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Foz do Iguaçu divulgou nesta semana um balanço que mostra um aumento no número de carros furtados ou roubados que foram recuperados nos seis primeiros meses do ano em relação ao mesmo período de 2013. De janeiro a junho de 2014, a PRF, que responde pelo trecho da BR-277 entre Foz do Iguaçu e Santa Tereza do Oeste, apreendeu e recuperou 137 veículos, um a cada 31 horas. No mesmo período de 2013, foram recuperados 91 veículos. Ainda segundo a polícia, dois em cada dez carros recuperados estavam sendo usados por quadrilhas de contrabandistas ou traficantes. “É notável a mu-

dança no modo de operar dos contrabandistas e traficantes na região de Foz do Iguaçu, pois 20% dos veículos recuperados em 2014 estavam transportando droga ou contrabando, o que é uma porcentagem alta se comparada aos anos anteriores”, destaca o policial Raone Nogueira. De acordo com a PRF, no primeiro semestre de 2014 a corporação recuperou 137 veículos com registro de roubo ou furto, provenientes de várias regiões do Brasil. No mesmo período de 2013, foram recuperados 91 veículos, 33% a menos que no primeiro semestre deste ano. O número de pessoas presas pelo crime também aumentou, de 83 em 2013 para 91 no recorte deste ano.


AGRONEGÔCIO

28 | O PRESENTE

QUINTA-FEIRA, 17 DE JULHO DE 2014

CAPACITAÇÃO

Seminário da C.Vale e Sicredi reúne cerca de 400 jovens Evento contou com palestras sobre cooperativismo de crédito, tendências e novas tecnologias do agronegócio e marketing pessoal de alto impacto Cerca de 400 jovens associados e filhos de cooperados da C.Vale e Sicredi Vale do Piquiri participaram, no último sába-

do (12), do 8º Seminário do Jovem Cooperativista. O grupo, formado por jovens de 16 a 30 anos de Palotina, Assis Cha-

teaubriand, Maripá, Terra Roxa, Brasilândia do Sul, Nova Santa Rosa e Francisco Alves acompanhou palestras sobre

cooperativismo de crédito, tendências e novas tecnologias do agronegócio e marketing pessoal de alto impacto. O evento fez parte das comemorações do Dia Internacional do Cooperativismo que, em 2014, foi comemorado no dia 05 de julho. O encontro contou com três palestras. Jaime Basso, presidente da Sicredi Vale do Piquiri ABCD-PR/SP, orientou os jovens sobre cooperativismo de crédito. “É sempre importante reforçar que o cooperativismo de crédito auxilia no desenvolvimento regional e que é construído por pessoas”, avaliou. O gerente do Departamento Agronômico da C.Vale, Ronaldo Vendrame, e profissionais da área apresentaram as tendências e as novas tecnologias do agronegócio. O professor especialista em marketing da Fundação Getúlio Vargas, Marcelo Peruzzo, diz que os jovens devem ficar atentos às oportunidades para exercerem seus papéis de líderes. “A liderança depende apenas dessa juven-

tude maravilhosa. Os jovens devem se adaptar, ter frequência, conhecimento e fé para passar todas as fases da vida. Com tudo isso, aliado ao amor, não tem erro, esse é o segredo do sucesso”, pontuou. O vice-presidente da C.Vale, Ademar Pedron, entente que as cooperativas estão cada vez mais preocupadas em qualificar os jovens. “Os jovens são o futuro do cooperativismo. Por isso, cada vez mais, é importante a busca por novos conhecimentos, para dar sequência ao trabalho iniciado e desenvolvido pelos mais velhos”, declarou Pedron. Fernanda Pandini, de Maripá, participou do encontro e acredita que o evento destacou a importância do planejamento das ações, iniciativa que deve ser empregada junto às famílias nas propriedades rurais. “Às vezes a gente nem dá valor à família, ao serviço e à educação que nossos pais deram pra gente. Nestes encontros percebemos o valor de trabalhar junto com eles”, finalizou. Divulgação

Evento reuniu jovens de Palotina, Assis Chateaubriand, Maripá, Terra Roxa, Brasilândia do Sul, Nova Santa Rosa e Francisco Alves

Primato recebe Moção de Aplausos pelo aniversário A Primato Cooperativa Agroindustrial recebeu, na segunda-feira (14), na 24ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Toledo, uma Moção de Aplausos pelos 17 anos da cooperativa em Toledo. O requerimento da moção foi apresentado pelo vereador Edinaldo Santos, o qual salientou que a homenagem se justifica devido ao grande papel econômico e social que a cooperativa Primato vem desenvolvendo em Toledo. O presidente da Primato, Ilmo Werle Welter, usou a tri-

buna para apresentar o trabalho exercido pela cooperativa e agradeceu a homenagem. “Em nome da Primato, agradeço pelo momento de hoje. A cooperativa é constituída com base no associativismo e cooperação, tem a sua história marcada pela união e conjugação de esforços conjunto entre dirigentes, cooperados, colaboradores e comunidade, que fazem dela uma cooperativa consolidada e estruturada para atender às necessidades dos cooperados e da população de Toledo e região”, afirmou Welter.


AGRONEGÓCIO

QUINTA-FEIRA, 17 DE JULHO DE 2014

O PRESENTE |

29

COM CRESCIMENTO DE 119%

Sul quer ser o maior produtor de leite do país Hoje, a região Sul é responsável por 33% da produção nacional, com um volume de 10,74 bilhões de litros por ano

Secretários de Agricultura e lideranças da agropecuária dos três Estados do Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) querem transformar a região na maior produtora de leite do país, com capacidade para abastecer o mercado interno e gerar excedentes para exportação. Com isso, a produção de leite seria uma nova geradora de divisas e riquezas para o Brasil. A ideia é aproveitar o crescimento da produção apresentado na região, que foi de 119% no período 2000 a 2012, acima da média nacional, que chegou a 63%, e da Argentina que foi de 16% no mesmo período, para transformar o Brasil num grande exportador de produtos lácteos. Hoje, a região Sul é responsável por 33% da produção nacional, com um volume de 10,74 bilhões de litros por ano, perto da produção da região Sudeste, capitaneada pelo maior Estado produtor, que é Minas Gerais, cuja produção está estimada em 11,5 bilhões de litros de leite. Com características produ-

tivas e sanitárias semelhantes, os secretários de Agricultura da região, Norberto Ortigara (PR), Airton Spies (SC) e Claudio Fioreze (RS) reuniram-se terça-feira (15), na sede da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), em Curitiba, com produtores para estabelecer estratégias comuns para o crescimento organizado da cadeia na região Sul.

DIAGNÓSTICO Na reunião, traçaram um diagnóstico da produção nos três Estados e de suas potencialidades para atingir com mais vigor o mercado nacional e internacional. Segundo o secretário de Santa Catarina, Airton Spies, a região onde se concentra a maior parte da produção de leite nos três Estados, como Oeste do Paraná e de Santa Catarina e Noroeste do Rio Grande do Sul, tem aspectos de clima e solo que são um privilégio para o Brasil. “Trata-se da região com maior potencialidade de produzir biomassa do mundo

Fotos: Divulgação/Faep

Regiões onde se concentra a maior parte da produção de leite nos três Estados, como Oeste do Paraná e de Santa Catarina e Noroeste do Rio Grande do Sul, têm aspectos de clima e solo que são um privilégio para o Brasil

porque tem mais exposição à luz solar com regime de chuvas o ano inteiro, o que garante a produção de forrageiras para servir de alimentos aos animais”, explicou Spies. As propostas individuais de cada Estado serão apresentadas no dia 05 de agosto durante solenidade de lançamento da Expointer, uma das maiores ex-

posições agropecuárias brasileiras, realizada na cidade de Esteio (RS). O próximo passo, segundo os secretários, será o envolvimento dos governadores, que assinarão uma resolução no âmbito do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) para que as propostas se transformem em políticas públicas de Estado para vários anos e não para um governo, formando a Aliança Láctea Sul Brasileira.

DIRETRIZES

Secretários dos três Estados do Sul estiveram reunidos em Curitiba para discutir a questão

MDA promove reunião em Toledo dia 31 O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) vai realizar cinco reuniões técnicas no Paraná, com o objetivo de orientar e esclarecer os agentes envolvidos com a operacionalização do Plano Safra da Agricultura Familiar 2014-2015. Os principais assuntos discutidos nos cinco encontros serão o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), o Seguro de Agricultura Familiar/ Programa de Garantia da Atividade Agropecuária da Agricultura Familiar (Seaf/Proagro Mais), o Programa de Garantia de Preços para

a Agricultura Familiar (PGPAF), a Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), entre outros instrumentos de política pública. Os encontros serão em Curitiba, dia 28 de julho; em Guarapuava, dia 29; em Francisco Beltrão, dia 30; Toledo, dia 31; e em Londrina, dia 1º de agosto. As reuniões são abertas principalmente para agentes financeiros, entidades prestadoras de serviços da Ater, secretarias municipais de Agricultura, organizações de agricultores familiares, e demais interessados. As reuniões contarão com a

presença do coordenador-geral do departamento de financiamento e proteção da produção, da Secretaria da Agricultura Familiar do MDA, Mauri Andrade, e serão realizadas com o apoio de diversas organizações. O deputado federal Zeca Dirceu destaca que no Paraná muitos agricultores dependem desses programas para desenvolver suas produções. “Essas reuniões podem auxiliar muito a maioria dos agricultores familiares, que precisam se informar sobre todas as oportunidades que o governo federal oferece para o setor”, disse o parlamentar.

Cada Estado vai montar sua proposta conforme quatro diretrizes que foram determinadas durante a reunião: qualidade e sanidade do leite; gestão do negócio com visão de sustentabilidade; assistência técnica com o comprometimento dos produtores e boas práticas nas propriedades e nas indústrias. O secretário do Paraná, Norberto Ortigara, defendeu adotar medidas práticas para dar um salto de qualidade na produção como o enfrentamento das principais zoonoses que afetam o rebanho e o incentivo ao produtor melhorar a alimentação dos animais, investimento em melhoramento genético e melhorar a gestão da propriedade. “Essas práticas vêm sendo adotadas no Paraná e estamos colhendo resultados animadores”, disse.

O secretário Spies (SC) disse que o fortalecimento da defesa sanitária, com contratação de técnicos para vigilância sanitária e a formalização da cadeia produtiva do leite em toda sua extensão são medidas importantes para alcançar bons resultados no padrão de produção. Para Spies, a questão da tributação do leite, que tem provocado guerra fiscal entre os estados, deve ser neutra. O secretário Fiorezi (RS), por sua vez, propôs concentrar esforços em ações preventivas na qualidade do leite. Ele sugeriu a formação de um Centro de Inteligência do Leite com geração de pesquisa, prospecção e informações para troca de experiências entre os três Estados a exemplo de órgãos semelhantes existentes em grandes regiões produtoras do mundo.

PRODUÇÃO O Paraná e o Rio Grande do Sul, juntos, são responsáveis por 12% da produção nacional. Segundo o Valor Bruto da Produção do Paraná em 2013, o Estado já produz 4,5 bilhões de litros por ano, e o Rio Grande do Sul apresentou uma projeção semelhante, de produzir 4,5 bilhões também em 2013. Santa Catarina vem logo atrás, com uma produção de 3 bilhões de litros por ano.


30 | O PRESENTE - Edição 3881

EDITAIS

QUINTA-FEIRA, 17 DE JULHO DE 2014


QUINTA-FEIRA, 17 DE JULHO DE 2014

EDITAIS

Edição 3881 - O PRESENTE |

31


32 | O PRESENTE - Edição 3881

EDITAIS

QUINTA-FEIRA, 17 DE JULHO DE 2014

SÚMULA DE EMISSÃO DE LICENÇA DE OPERAÇÃO Samoel Jonas Golz torna público que recebeu do IAP Licença de Operação para empreendimento de suinocultura, com validade até 04/06/2018, instalado na linha Guamirim, município de Nova Santa Rosa, Estado do Paraná.

SÚMULA DE PEDIDO DE LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA D M Reciclados Ltda - Me torna público que requereu ao IAP a Licença Ambiental Simplificada para atividade de seleção, trituração, limpeza e triagem de vidros, sucatas de alumínio, plástico, papel, papelão e aparas, a ser implantada na Rua Vitória Regia, nº 320, Jardim Higienópolis, município de Marechal Cândido Rondon, Estado do Paraná.

SÚMULA DE PEDIDO DE REGULARIZAÇÃO DA LICENÇA DE OPERAÇÃO Arnaldo Karsten torna pública que requereu ao IAP a Regularização da Licença de Operação para atividade de piscicultura, implantada no lote rural nº 188 e 189, do 31° perímetro da Fazenda Britânia, linha Piratininga, município de Maripá, Estado do Paraná.


QUINTA-FEIRA, 17 DE JULHO DE 2014 CASA, vendo, 70m², alvenaria, terreno de esquina, c/ espaço lateral p/ construção de mais uma casa, Bairro Frankfurt, MCR, R$ 130.000,00. Tratar pelo (45) 9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023 c/ Abelha, Creci J-05266. www. imobiliariabomnegocio.com.br.

APARTAMENTO, vendo, 59m², c/ 3 quartos, sala, bwc, cozinha, área de serviços, garagem, área de festa, interfone, câmera de segurança, 1 ar-cond., Cond. Tancredo Neves, MCR, R$ 120.000,00. Tr. (45) 3254-0477 ou 99190223, Creci J-04743, www. localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 74m², c/ 2 quartos de casal, portão elet., espaço p/ ampliação, reformada, forro pvc, murada, terreno 238m², próx. ao Clube Aliança, MCR, R$ 133.000,00. Tr. (45) 99127994 com Edson.

APARTAMENTO, vendo, 80m² + vaga de garagem, em construção, c/ 2 quartos, R. Rio Grande do Norte, próx. ao Cartório Eleitoral, ótima localização, MCR, R$ 220.000,00. Tr. (45) 3254-3083 com Imobiliária Waldow, Creci J03479.

CASA, vendo, 80m², nova, c/ 3 quartos, Lot. Trentine, 500m do novo mercado Copagril, ótima localização, MCR, R$ 125.000,00. Tr. (45) 9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023 c/ Abelha, Creci J-05266. www. imobiliariabomnegocio.com.br.

CASA, vendo ou troco, c/ laje, 3 quartos, bwc, sala, cozinha, lavand., garagem, churrasq., terreno 490m², 14x35, Lot. Santa Maria, MCR, R$ 160.000,00, troco por caminhão caçamba. Tr. (45) 9812-3000 com Francisco.

CASA , vendo, aprox. 100m², nova, c/ 2 quartos, suíte, sala, copa/cozinha, lavand., garagem, toda murada, terreno inteiro, R. Colombo, Lot. Imperial, MCR, R$ 248.000,00, pode ser financiada. Tr. (45) 3254-3888 ou 9978-4560 com Schone Corretor de Imóveis, Creci 13.848, www.schoneimoveis.com.br.

CASA, vendo, 105m², c/ 2 quartos, sala, cozinha, lavand., garagem p/ 2 carros, R. Colombo esq. c/ R. Salvador, MCR, R$ 125.000,00. Tr. (45) 3254-3083 com Imobiliária Waldow, Creci J03479. CASA, vendo, 130m², nova, alvenaria, c/ 3 quartos, 3 bwc, área de serviço, sala, cozinha, janelas persianas, cerca ferro maciço, área de festas c/ pia e mesa de mármore, Lot. Bem Te Vi, MCR, R$ 265.000,00. Tr. (45) 9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023 c/ Abelha, C r e c i J - 0 5 2 6 6 . w w w. imobiliariabomnegocio.com.br. CASA, vendo, 134m², nova, Lot. Marechal, MCR, valor a combinar. Tr. (45) 9965-1029 ou 3254-3354. CASA, vendo, 135m², de esquina, c/ 3 quartos, sala, cozinha, lavand., área de festas, terreno 210m², Lot. Augusto, MCR, R$ 145.000,00. Tr. (45) 3254-3083 com Imobiliária Waldow, Creci J03479. CASA, vendo, 250m², de esquina, c/ edícula, mobília e eletrodomésticos inclusos, ótima localização, em frente a praça Tropical, R. Aluísio Anschau, Quatro Pontes, R$ 420.000,00. Tr. (45) 32543083 com Imobiliária Waldow, Creci J03479.

Temperatura: 27º/16º

CASA, vendo, c/ 2 quartos, suíte, bwc, sala, cozinha, lavand./garagem, R. 13 de Setembro, Lot. São Francisco, MCR, R$ 170.000,00, aceito terreno ou terra como parte de pgto. Tr. (45) 32543083 com Imobiliária Waldow, Creci J03479. CASA, vendo, c/ 4 quartos, sala, cozinha, lavand., garagem p/ 2 carros, churrasq., terreno 253m², R. Cachoeira, nº 468, Jd. Líder, 4 quadras da Av. Irio Jacob Welp, MCR, R$ 127.000,00. Tr. (45) 32543083 com Imobiliária Waldow, Creci J03479. CASA, vendo, nova, c/ 2 quartos, sala, cozinha, bwc, lavand., próx. ao cemitério, MCR, R$ 95.000,00, pelo programa Minha Casa Minha Vida. Tr. (45) 3254-0477 ou 9919-0223, Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br. CASA, vendo, nova, c/ 2 quartos, suíte, bwc, sala, copa/cozinha, lavand., varanda, beiral de laje, toda murada, Lot. Imperial, MCR, R$ 318.000,00, aceito automóvel, pode ser financiada. Tr. (45) 3254-3888 ou 99784560 com Schone Corretor de Imóveis, Creci 13.848, www.schoneimoveis.com.br.

Temperatura: 27º/16º

O PRESENTE |

Classificados na internet: www.opresente.com.br

Temperatura: 26º/16º

CHÁCARA, vendo, 24.200m², 20.000m² em plantio, restante em reserva, sem benfeitorias, Linha Palmital, 7km de MCR, R$ 90.000,00. Tr. (45) 9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023 c/ Abelha, C r e c i J - 0 5 2 6 6 . w w w. imobiliariabomnegocio.com.br. CHÁCARA, vendo, 24.200m², c/ 3.500 pés de eucalipto, sem benfeitorias, Linha Palmital, 8km de MCR, R$ 85.000,00. Tr. (45) 9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023 c/ Abelha, C r e c i J - 0 5 2 6 6 . w w w. imobiliariabomnegocio.com.br. CHÁCARA, vendo, 3.000m², c/ casa em alvenaria 80m², 1,5 km do asfalto, saída p/ Toledo, ótima localização, em MCR, R$ 120.000,00. Tr. (45) 32543083 com Imobiliária Waldow, Creci J03479. CHÁCARA, vendo, 3.000m², no asfalto, 3km de MCR, sentido Margarida, R$ 80.000,00. Tr. (45) 9968-8210 com Jeferson, Creci 25031. CHÁCARA, vendo, 3.500m², terra plana, sem pedras, c/ floresta natural, 500m de MCR, valor a combinar, preço de ocasião, aceito carro. Tr. (45) 9934-8875 ou 9105-2280. CHÁCARA, vendo, 36.000m², c/ benfeitorias, 7km de MCR, R$ 150.000,00, troco por casa em MCR. Tr. (45) 99219844 c/ Renato ou 9815-8023 c/ Abelha, Creci J-05266. www. imobiliariabomnegocio.com.br. CHÁCARA, vendo, 54.000m², sem benfeitorias, toda cercada, próx. a Margarida, R$ 85.000,00. Tr. (45) 9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023 c/ Abelha, Creci J-05266. www. imobiliariabomnegocio.com.br. CHÁCARA, vendo, 8.400m², 400m da nova sede do CTG, 300m do asfalto, saída p/ Margarida, em MCR, valor a combinar, aceito caminhão Mercedes 1313 ou 1513. Tr. (45) 3254-3083 com Imobiliária Waldow, Creci J03479. CHÁCARA, vendo, c/ benfeitorias, em Vila Nova, Toledo, R$ 180.000,00, aceito troca por casa em MCR. Tr. (45) 9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023 c/ Abelha, C r e c i J - 0 5 2 6 6 . w w w. imobiliariabomnegocio.com.br.

Temperatura: 26º/15º

TERRA, vendo, 2.5 alq., c/ 3 aviários, 2 casas, diversas benfeitorias, ótima localização, valor a combinar. Tr. (45) 99219844 c/ Renato ou 9815-8023 c/ Abelha, Creci J-05266. www.imobiliariabomnegocio.com.br. FAZENDA, vendo, 1.100 hectares, no asfalto, próx. a Colinas e ao terminal ferroviário, em Tocantins, valor e prazo a combinar, aceito troca. Tr. (45) 8840-6226 ou 3279-1666, Creci F-21288. SALA COMERCIAL, vendo, 56m², c/ cozinha, 2 bwc, garagem, R. Rio Grande do Norte, próx. ao Cartório Eleitoral, MCR, valor a combinar. Tr. (45) 3254-3083 com Imobiliária Waldow, Creci J03479. SÍTIO, vendo, 5,5 alq., 1 em planta, restante em pastagem, cercado, boa lamina de água de vertentes, energia elét. até a propriedade, em Iguiporã, MCR, R$ 170.000,00. Tr. (45) 99219903 com André. SOBRADO, vendo, 97m², novo, Lot. Ana Paula, MCR, R$ 230.000,00. Tr. (45) 99116138 com Ari. TERRA, vendo, 10.6 alq., 5 em plantio, sem benfeitorias, Linha Marecos, distrito de Margarida, MCR, R$ 500.000,00. Tratar pelo (45) 9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023 c/ Abelha, Creci J-05266. www. imobiliariabomnegocio.com.br. TERRA, vendo, 11 alq., mecanizados, em Pato Bragado, valor a combinar. Tr. (45) 9978-6422 com Raimundo Van Den Bonn, Creci F11955J. TERRA, vendo, 12 alq., 6 alq. de 1ª, restante reserva, sem benfeitorias, em Novo Sarandi, R$ 895.000,00. Tratar pelo (45) 9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023 c/ Abelha, Creci J-05266. www. imobiliariabomnegocio.com.br. TERRA, vendo, 2 alq., planta 1.15, sem benfeitorias, c/ 3.000 pés de eucalipto de 3 anos, Linha Vorá, Margarida, R$ 140.000,00. Tr. (45) 3282-1095 ou 98486028 com Mário. TERRA, vendo, 2,8 alq., planta 1,2, sem benfeitorias, na região da Linha Arara, próx. a MCR, doc. toda em dia, R$ 115.000,00, preço de ocasião, pode ser parcelada. Tr. (45) 3254-3083 com Imobiliária Waldow, Creci J03479.

Temperatura: 27º/17º

Temperatura: 24º/15º

TERRA, vendo, 30 alq., 18 mecanizados, restante em pasto, em São Clemente, Santa Helena, valor a combinar. Tr. (45) 9978-6422 com Raimundo Van Den Bonn, Creci F11955J. TERRA, vendo, 5 alq., 4,3 em plantio, sem benfeitorias, em Curvado, divisa com Pato Bragado, valor a combinar. Tr. (45) 9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023 c/ Abelha, C r e c i J - 0 5 2 6 6 . w w w. imobiliariabomnegocio.com.br. TERRA, vendo, 5 alq., c/ chiqueiros seminovos p/ 1500 suínos, fase de terminação, c/ casa nova em alvenaria, em MCR, R$ 1.100.000,00. Tratar pelo fone (45) 9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023 c/ Abelha, Creci J-05266. www. imobiliariabomnegocio.com.br. TERRA, vendo, 5,5 alq., c/ reserva, sem benfeitorias, Linha São Bernardo, São Roque, MCR, valor: 1.100 scs de soja por alq., aceito carro até R$ 25.000,00. Tr. (45) 9909-8313.

33

TERRA, vendo, 5,67 alq., 4,5 em plantio, c/ casa em alvenaria 130m² c/ laje, 2.000m do asfalto, 7,5km de MCR, valor: 1.200 scs de soja por alq., 60% de entrada + 1 pagamento anual. Tr. (45) 9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023 c/ Abelha, Creci J-05266. www. imobiliariabomnegocio.com.br. TERRA, vendo, 5,7 alq., planta 3, restante pastagem, c/ benfeitorias, em MCR, R$ 285.000,00. Tr. (45) 9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023 c/ Abelha, Creci J-05266. www. imobiliariabomnegocio.com.br. TERRA, vendo, 5,9 alq., ideal p/ açudes ou plantio de eucalipto, Linha Vorá, R$ 250.000,00 à vista, na troca valor a combinar, aceito casa em MCR. Tr. (45) 3254-3083 com Imobiliária Waldow, Creci J03479. TERRENO, vendo, 1.000m², 20x50, c/ 300m² em benfeitorias, R. Espírito Santo, próx. ao Colégio Rui Barbosa, MCR, R$ 600.000,00. Tr. (45) 3254-0477 ou 99615870, Creci J-04743, www. localizafacilnegocios.com.br. TERRENO, vendo, 12,5x42,5, murado de um lado, plaino, pronto p/ construir, Jd. Imperial, MCR, R$ 90.000,00, pode ser financiado. Tr. (45) 3254-3083 com Imobiliária Waldow, Creci J03479.


CLASSIFICADOS

34 | O PRESENTE TERRENO, vendo, 12x32, murado, R. Girassol, Lot. Higienópolis, MCR, R$ 57.000,00. Tr. (45) 9974-8699 com Onelio. TERRENO, vendo, 12x33, Lot. Bem Te Vi, MCR, valor a combinar. Tr. (45) 9965-1029 ou 3254-3354. TERRENO, vendo, 12x36, Lot. Trentine, atrás do mercado novo da Copagril, MCR, R$ 85.000,00. Tr. (45) 32543083 com Imobiliária Waldow, Creci J03479. TERRENO, vendo, 12x39, R. Olindo Artmann, Lot. Modelo, ao lado da casa nº 33, MCR, valor a combinar. Tr. (45) 9965-1029 ou 3254-3354. TERRENO, vendo, 13x45,50, R. Darlei Bregolli, Lot. Maioli, MCR, R$ 95.000,00. Tr. (45) 3254-0477 ou 99190223, Creci J-04743, www. localizafacilnegocios.com.br. TERRENO, vendo, 13x50, R. Pernambuco, Lot. Mees, MCR, R$ 150.000,00. Tr. (45) 3254-3888 ou 99784560 com Schone Corretor de Imóveis, Creci 13.848, www.schoneimoveis.com.br. TERRENO, vendo, 3.459m², 80m de frente p/ R. Cabral, MCR, R$ 250.000,00. Tr. (45) 8825-8696 com Renato. TERRENO, vendo, 301m², 18,16m de frente, Lot. Beija Flor, MCR, R$ 95.000,00, ou entrada de R$ 20.000,00, restante em até 60 pgtos, financiamento direto. Tr. (45) 99219844 c/ Renato ou 9815-8023 c/ Abelha, Creci J-05266. www.imobiliariabomnegocio.com.br. TERRENO, vendo, 315m², 14x22,5, Lot. Recanto Feliz, MCR, R$ 55.000,00 à vista, ou R$ 15.000,00 de entrada e assume 54 parcelas de R$ 975,00. Tr. (45) 9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023 c/ Abelha, Creci J-05266. www. imobiliariabomnegocio.com.br. TERRENO, vendo, 360,50m², 17,50x20,60, ótima topografia, Lot. Res. Flamengo, MCR, R$ 112.000,00, aceito automóvel na troca. Tr. (45) 9978-4560 com Plinio. TERRENO, vendo, 360m², 12x30, Lot. Wollstein, MCR, R$ 65.000,00. Tr. (45) 8825-8696 com Renato. TERRENO, vendo, 360m², 12x30, próx. ao centro e ao Peixe Frito, 1 quadra da Av. Rio Grande do Sul, MCR, R$ 125.000,00. Tr. (45) 88258696 com Renato. TERRENO, vendo, 362,5m², 12,5x39, Lot. Vale Verde, saída p/ Foz do Iguaçu, em MCR, R$ 70.000,00, aceito carro como parte de pgto. Tr. (45) 3254-3083 com Imobiliária Waldow, Creci J03479. TERRENO, vendo, 364m², 13x28, Lot. Araucaria, próx. ao centro, saída p/ Margarida, MCR, R$ 65.000,00. Tratar pelo (45) 9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023 c/ Abelha, Creci J-05266. www. imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRENO, vendo, 377m², 13x29, todo murado, Lot. Muller, próx. ao clube Aliança, MCR, R$ 135.000,00. Tr. (45) 3254-3888 ou 99784560 com Schone Corretor de Imóveis, Creci 13.848, www.schoneimoveis.com.br.

APARTAMENTO, alugo, c/ 2 quartos, sala, cozinha, bwc, lavand., garagem coberta, churrasq., interfone c/ abertura de portão, parabólica, R. Deonato Schwab, nº1157, MCR, R$ 570,00. Tr. (45) 9978-5714.

TERRENO, vendo, 384m², 12x32, Lot. Araucaria, próx. ao centro, saída p/ Margarida, MCR, R$ 85.000,00. Tratar (45) 9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023 c/ Abelha, C r e c i J - 0 5 2 6 6 . w w w. imobiliariabomnegocio.com.br.

APARTAMENTO, alugo, c/ 2 quartos, suíte, sala de estar, sala de jantar, cozinha, bwc, lavand., garagem p/ 2 carros, área de festas, Res. Di Cavalcante, MCR, R$ 724,00 + R$ 220,00 de condomínio, incluso água, taxa de lixo, segurança. Tratar ( 4 5 ) 3 2 5 4 - 7 0 0 1 , w w w. imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRENO, vendo, 414m², Lot. Parque Ecológico, ótima localização, MCR, valor a combinar. Tr. (45) 32543888 ou 9978-4560 com Schone Corretor de Imóveis, Creci 13.848, www.schoneimoveis.com.br. TERRENO, vendo, 416m², 10,40x40, todo murado, Lot. São Francisco, MCR, R$ 68.250,00, pode ser financiado. Tr. (45) 3254-3083 com Imobiliária Waldow, Creci J03479. TERRENO, vendo, 465m², 12x38,75, R. Helmuth Koch, Lot. Porto Belo, 400m do novo mercado da Copagril, MCR, R$ 90.000,00, parcelo parte. Tr. (45) 9135-3481 (tim) com Elsio. TERRENO, vendo, 484,375m², 12,5x38,75, Lot. Monte Carlo, em frente ao mercado novo da Copagril, MCR, R$ 120.000,00. Tr. (45) 3254-3083 com Imobiliária Waldow, Creci J03479. TERRENOS, vendo, c/ infraestrutura completa, liberado p/ construção, Lot. Maioli, sentido Anel Viario, 500m da Realize Mat. Construção, MCR, valor a combinar, parcelamento próprio ou à vista com 5% de desconto. Tr. (45) 9968-4052 ou 3254-2148 com Juliano. TERRENOS, vendo, Lot. Dreyer, centro, Quatro Pontes, valor a combinar, entrada de 40% e saldo c/ parcelamento próprio em até 36x. Tr. (45) 3254-3083 com Imobiliária Waldow, Creci J03479.

APARTAMENTO, alugo, c/ 1 quarto p/ 1 pessoa ou casal, sala conjugada, cozinha, lavand., bwc, garagem, R. 7 de Setembro, nº 434, fundos loja Darom Móveis, MCR, R$ 560,00, incluso água e condomínio. Tr. (45) 9971-1150 ou 9930-5300. APARTAMENTO, alugo, c/ 1 quarto, suíte, sala, cozinha, lavand., churrasq., R. 31 de Março, nº 263, Bairro Ana Paula, MCR, R$ 780,00 + condomínio. Tr. (45) 3254-3888 ou 9973-9434 com Schone Corretor de Imóveis, Creci 13.848, www.schoneimoveis.com.br.

APARTAMENTO, alugo, c/ 3 quartos, 2 bwc, sala, cozinha, lavand., despensa, aquecimento a gás, garagem, R. Minas Gerais, nº 505, MCR, R$ 850,00. Tr. (45) 3254-3888 ou 99739434 com Schone Corretor de Imóveis, Creci 13.848, www.schoneimoveis.com.br. APARTAMENTOS, alugo, em MCR, valor a combinar. Tr. (45) 8404-1596 com Eloi. APARTAMENTOS, alugo, novos, c/ 2 quartos grandes, demais dependências, ótimo acabamento, R. Pres. Costa e Silva esq. c/ R. São Paulo, nº 861, MCR. Tr. (45) 9926-1202. CASA, alugo, c/ 2 quartos, bwc, sala, cozinha, área de serviço, churrasq., garagem, Lot. Port III, próx. ao posto Tonin, saída p/ Porto Mendes, MCR, R$ 580,00. Tr. ( 4 5 ) 3 2 5 4 - 7 0 0 1 , w w w. imobiliariabomnegocio.com.br. CASA, alugo, 50,46m², alvenaria, c/ 2 quartos, sala, cozinha, bwc, lavand., R. Talismã, nº 177, MCR, R$ 420,00. Tr. (45) 3254-0477 ou 99775515, Creci J04743, www. localizafacilnegocios.com.br. CASA, alugo, alvenaria, c/ 2 quartos, sala, cozinha, lavand., bwc, garagem fechada, R. Cachoeira, nº 288, Lot. Santo Amaro, próx. a Unioeste, MCR, R$ 570,00. Tr. (45) 3254-0477 ou 9977-5515, www.localizafacilnegocios.com.br. CASA, alugo, alvenaria, c/ 3 quartos, sala, cozinha, lavand. fechada, bwc, toda murada, R. Alecrim, nº 109, Jd. Higienópolis, MCR, R$ 400,00. Tr. (45) 3254-0477 o u 9 9 7 7 - 5 5 1 5 , w w w. localizafacilnegocios.com.br. CASA, alugo, alvenaria, c/ 4 quartos, 2 bwc, 2 salas, 2 cozinhas, lavand., murada e cercada, Vila Gaúcha, 1 quadra da Av. Rio Grande do Sul, MCR, R$ 900,00. Tratar ( 4 5 ) 3 2 5 4 - 7 0 0 1 , w w w. imobiliariabomnegocio.com.br. CASA, alugo, c/ 2 quartos, bwc, sala, cozinha, lavand., garagem, R. 12 de Outubro, nº 2916, Lot. Imperial, MCR, R$ 600,00. Tr. (45) 3254-3888 ou 99739434 com Schone Corretor de Imóveis, Creci 13.848, www.schoneimoveis.com.br.

CASA, alugo, c/ 2 quartos, bwc, sala, cozinha, lavand., garagem, R. Colombo, nº 2892, Lot. Imperial, MCR, R$ 650,00. Tr. (45) 3254-3888 ou 9973-9434 com Schone Corretor de Imóveis, Creci 13.848, www.schoneimoveis.com.br. CASA, alugo, c/ 2 quartos, suíte, 2 bwc, sala, cozinha, lavand., área de festas c/ churrasq., garegem c/ portão elet., R. Santo André, nº 634, MCR, R$ 750,00. Tr. (45) 3254-3888 ou 99739434 com Schone Corretor de Imóveis, Creci 13.848, www.schoneimoveis.com.br. CASA, alugo, c/ 3 quartos, sala, cozinha, bwc, área de serviço, churrasq., garagem, Lot. Trentine, MCR, R$ 600,00. Tr. (45) 3254-7001, www. imobiliariabomnegocio.com.br. CASA, alugo, c/ laje, 3 quartos, sala, cozinha, bwc, lavand., garagem, R. Walter Dietrich, nº 2171, Lot. Bem Te Vi, MCR, valor a combinar. Tr. (45) 9815-6518. FAZENDA, arrendo, 2.550 hectares, p/ plantio, cultivada a 4 anos, c/ casa nova, barracão p/ maquinário, documentada, na região de Querência, Mato Grosso, valor a combinar. Tr. (45) 9991-5266 com Darlei. QUARTOS, alugo, c/ ou sem móveis, próx. a Unioeste, MCR, valor a combinar. Tr. (45) 9913-1604 ou 9143-5547. QUITINETE, alugo, c/ 1 quarto, bwc, R. Dom Pedro I, próx. ao Allmayer e posto Stop, MCR, R$ 420,00. Tr. (45) 9916-2700 ou 3284-1325. QUITINETE, alugo, c/ 2 quartos, sala, cozinha, bwc, lavand., área c/ churrasq., próx. ao Detran, MCR, R$ 460,00 + 20,00 condomínio. Tr. (45) 9930-1880 com Rosa.

QUINTA-FEIRA, 17 DE JULHO DE 2014 QUITINETE, alugo, próx. a Unioeste, MCR, valor a combinar. Tr. (45) 99344498 com Leoci. SALA COMERCIAL, alugo, 65m², alvenaria, R. Minas Gerais, nº 984, sala 2, ao lado bicicletaria Central, centro, MCR, R$ 724,00. Tr. (45) 3254-4512 ou 9911-8128 com Fernando. SALAS COMERCIAIS, alugo, 2, R. Pernambuco, nº 1623, 50m da Unioeste, MCR, R$ 750,00 cada. Tr. (45) 9969-8051.

CIVIC LXL, vendo ou troco, ano 2004, automático, todo revisado, impecável, valor a combinar, troco por Hornet. Tr. (45) 9912-5550 ou 9936-8717 com Paulo. CORSA HATCH, vendo, ano 2003/04, preto, 4 portas, completo, R$ 19.000,00. Tr. (45) 9973-3009. CORSA WIND 1.0, vendo, ano 98, verde metálico, básico, gasolina, 2 portas, trava, chave reserva, R$ 8.990,00. Tr. (45) 99655095 ou 8811-7542. CORSA WIND, vendo, ano 2001/01, cinza, 4 portas, valor a combinar. Tr. (45) 88077964 ou 9988-0263.

ASTRA ELITE HATCH 2.0, vendo, ano 2006, branco, flex, 8v, automático, 4 portas, ar digital, direção, vidro, trava, alarme, bancos de couro, airbag, abs, retrovisor elét., faról de neblina, som, rodas 16, manual, chave reserva, R$ 29.900,00. Tr. (45) 9965-5095 ou 8811-7542. ASTRA GL HATCH 1.8, vendo, ano 2001/01, branco, completo, ótimo estado de conservação, R$ 16.500,00. Tr. (45) 8409-6429 ou 3268-1446. BESTA SV 2.7, vendo, ano 95, branca, diesel, valor a combinar. Tr. (45) 3273-1166 com Vilson. BORA 2.0, vendo, ano 2001, completo, valor a combinar. Tr. (45) 9851-9281 ou 9944-6310 com Luis. CAMINHÃO, vendo, ano 77, Ford 7000, motor Mercedes, valor a combinar. Tr. (45) 9908-5898 ou 9109-6251. CARRETA, vendo, ano 2005, Randon, 9 eixos, c/ 24 pneus, 14 não recapados, doc. ok, ótimo estado, R$ 130.000,00, aceito carros ou caminhonete. Tr. (45) 9909-8313.

CRV 2.0, vendo, ano 2009, cinza, automático, completo, couro, airbag, abs, cd original, rodas liga leve, única dona, impostos 2014 pagos, impecável, R$ 58.900,00. Tr. (45) 3254-7000 ou 8803-6565. D-20, vendo ou troco, ano 88, cabine dupla, Tropical Cabines, turbo de fábrica, DH, ar-cond., rodas liga leve, pneus novos, 2º dono, ótimo estado, R$ 35.000,00, aceito materiais p/ construção e mão de obra, ou carro de menor valor. Tr. (45) 9944-7004. ESCORT LX 1.6, vendo, ano 89, álcool, ótimo estado, valor a combinar, aceito moto, parcelo pgto. Tr. (45) 9942-2738. F-4000, vendo, ano 79, azul metálico, 5 marchas, motor mwm, bomba Bosch, freio a disco, placa refletiva, pintura nova, toda revisada, R$ 28.900,00. Tr. (45) 9965-5095 ou 8811-7542. FOCUS SEDAN 1.6, vendo, ano 2008, flex, impecável, R$ 23.000,00. Tr. (45) 9824-2900. GOL SPECIAL 1.0, vendo, ano 99, azul, impecável, R$ 10.000,00. Tr. (45) 9934-6169. GOLF GENERATION, vendo, ano 2003, banco de couro, ar-cond. digital, airbag, baixa km, único dono, R$ 23.900,00. Tr. (45) 9972-6538. HILUX SRV, vendo ou troco, ano 2006, roda cromada 22, ótimo estado, valor a combinar, aceito carro até R$ 40.000,00, restante transfere parcelas. Tr. (45) 9952-9095.


QUINTA-FEIRA, 17 DE JULHO DE 2014 HYUNDAI I30 2.0, vendo, ano 2012, automático, 32.000km, único dono, impecável, R$ 59.800,00. Tr. (45) 9824-2900 com Marcelo. KA XR 1.6, vendo, ano 2005, chumbo, completo, c/ insufilm, rodas esportivas, alarme, engate, mp3, nota fiscal, ótimo estado, valor a combinar, sem troca. Tr. (45) 9133-2060. PALIO ECONOMY 1.0, vendo, ano 2012, flex, c/ vidro, trava, alarme, som, estepe sem uso, 18.000km, único dono, R$ 19.000,00. Tr. (45) 9933-7600 com Edson. PALIO EDX 1.0, vendo, ano 97, branco, 8v, gasolina, 2 portas, rádio usb, abertura interna do porta malas, doc. 2014 pagos, de repasse, valor a combinar, aceito troca de maior ou menor valor. Tr. (45) 9922-8486 com Lucas.

S10 EXECUTIVE 2.8, vendo, ano 2006/06, prata, diesel, placa A, R$ 52.000,00. Tr. (45) 9122-9122. S10, vendo, ano 96, cabine simples, R$ 15.000,00, aceito Saveiro ou Pampa de menor valor. Tr. (45) 9971-5515. SANTANA 1.8, vendo, ano 2001, etanol, completo, banco de couro, R$ 13.000,00. Tr. (45) 9974-7155. SANTANA 2.0, vendo ou troco, ano 2000, gasolina, completo, valor a combinar, troco por Gol G4 ou G5, 4 portas, completo, volto diferença. Tr. (45) 9933-0741. SAVEIRO SUPER SURF, vendo, ano 2004, completa, ótimo estado de conservação, valor a combinar, abaixo da tabela fipe, aceito Biz. Tr. (45) 8814-3463 com Marcos.

PALIO FIRE 1.0, vendo, ano 2004, prata, gasolina, 4 portas, ar, vidros, trava, alarme, som, manual, chave reserva, R$ 14.990,00. Tr. (45) 99655095 ou 8811-7542. PALIO WEEKEND ADVENTURE 1.8, vendo, ano 2007, prata, flex, completo, computador de bordo, cd original, rodas liga leve, manual, chave reserva, impecável, R$ 27.800,00. Tr. (45) 3254-7000 ou 8803-6565. PAMPA, vendo, ano 92, dourado, álcool, c/ direção, suspensão dianteira nova, capota de fibra, pneus em bom estado, valor a combin a r. Tr. ( 4 5 ) 9 9 5 3 - 2 8 8 4 com Celso. PARATI 1.6, vendo ou troco, ano 99, completa, 4 portas, ar-cond., DH, pneus novos, ótimo estado, R$ 13.500,00, aceito materias p/ construção. Tr. (45) 9944-7004. PARATI CL 1.6 AP, vendo, ano 95, gasolina, faról de neblina, rádio usb, doc. 2014 pagos, revisado, impecável, valor a combinar, aceito troca de maior ou menor valor. Tr. (45) 9922-8486 com Lucas. PARATI, vendo, ano 89, álcool, R$ 6.000,00. Tr. (45) 9800-8090. PICK UP STRADA WORKING 1.4, vendo, ano 2010/10, valor a combinar, troco por Pick Up de menor valor. Tr. (45) 9974-1762 com Lauri.

SILVERADO, vendo, ano 2000, R$ 33.000,00, aceito carro de menor valor. Tr. (45) 9828-5155 com Néco. TEMPRA 2.0, vendo, ano 95/95, 16v, completo, 4 pneus novos, bom estado, R$ 7.000,00. Tr. (45) 9823-3268. UNO SX 1.0, vendo, ano 97, ótimo estado, valor a combinar, aceito moto. Tr. (45) 9942-2738. VECTRA CD, vendo, ano 95/96, 8v, teto solar, 4 pneus novos, suspensão nova, revisado, R$ 9.000,00, abaixo da tabela fipe. Tr. (45) 99441004 com Eliton. VECTRA EXPRESSION 2.0, vendo, ano 2005, prata, 8v, completo, couro, ótimo estado de conservação, R$ 23.900,00, aceito moto. Tr. (45) 9909-8313. VECTRA GTX, vendo ou troco, ano 2009, automático, completo, couro, ótimo estado, R$ 32.500,00. Tr. (45) 8841-8996 com Adilson.

BIZ 125 ES, vendo, ano 2009/10, vinho, 2 pneus novos, doc. 2014 pagos, 2º dono, impecável, R$ 4.900,00. Tr. (45) 99321184 com Samuel. BIZ ES, vendo ou troco, ano 2005, c/ partida, ótimo estado, R$ 3.500,00, aceito materiais p/ construção. Tr. (45) 9944-7004. BROS ESD, vendo ou troco, ano 2008, ótimo estado, R$ 6.000,00, aceito materiais p/ construção. Tr. (45) 9944-7004. CG 125 FAN, vendo, ano 2005, preta, R$ 3.300,00. Tr. (45) 3254-4140 com Fabiani.

CONSÓRCIO CONTEMPLADO, vendo, p/ imóvel, crédito R$ 109.000,00, entrada R$ 24.600,00, assume 74 parcelas de R$ 1.856,64. Tr. (45) 3254-5050 ou 9831-5050 na CredCerto, credcerto.net.br. CONSÓRCIO CONTEMPLADO, vendo, p/ imóvel, crédito R$ 46.600,00, entrada R$ 8.700,00, assume 69 parcelas de R$ 816,31. Tr. (45) 3254-5050 ou 9831-5050 na CredCerto, credcerto.net.br.

CG TITAN KS, vendo, ano 2010/ 10, am arel a, R $ 5.300,00. Tr. (45) 3254-4140 com Fabiani. FALCON, vendo, ano 2008, preta, c/ protetor de mão Circuit, pneus novos, relação e bateria novas, doc. 2014 pago, R$ 11.000,00. Tr. (45) 9917-5477.

GRADES DE SEGURANÇA, vendo, sanfonadas, pantográficas, p/ portas e janelas, usadas, ótimo estado, valor a combinar. Tr. (45) 9921-9844 com Renato.

NEO, vendo, ano 2007/08, prata, R$ 4.500,00. Tr. (45) 3254-4140 com Fabiani. SHINERAY, vendo, ano 2012/13, preta, valor a combinar. Tr. (45) 99521092 com Sidinei.

INSTALADOR DE ANTENAS, parabólicas, sky e digitais, consertos e instalações em geral, interessados. Tr. (45) 9945-6693 com Marcio. LANCHA, vendo, de fibra, c/ motor 50hp, valor a combinar. Tr. (45) 3254-4140.

TWISTER, vendo ou troco, ano 2008, vermelha, valor a combinar, troco por carro de maior valor. Tr. (45) 9961-2333. YBR 125 K, vendo, ano 2005/05, preta, R$ 3.000,00. Tr. (45) 9914-6553 com Meri. YBR 125 K, vendo, ano 2008/08, preta, bem conservada, R$ 3.500,00. Tr. (45) 3254-4140 com Fabiani.

YS FAZER 250, vendo, ano 2009/10, vermelha, R$ 7.700,00. Tr. (45) 9914-6553 com Meri.

BARCO, vendo, 5m, usado, valor a combinar. Tr. (45) 3254-4140. CAPOTA, vendo, de fibra, p/ Pick Up Corsa, cor prata, R$ 500,00. Tr. (45) 9961-2333.

LANCHA, vendo, Tropical, motor 100hp, 4 tempos, valor a combinar, preço de ocasião, aceito camionete. Tr. (45) 9934-8875.

MADEIRA, compro, de peróba, usada, tábua, caibro e assoalho, valor a combinar. Tr. (45) 9134-4067. FAÇO serviços de pinturas e soldas em portões, grades, janelas, portas e calhas, interessados. Tr. (45) 9909-8309 ou 9933-4262.

LEAD, vendo, ano 2011/11, vermelha, R$ 4.800,00. Tr. (45) 9914-6553 com Meri.

LANCHA, vendo, Focker 160, c/ motor 60hp Yamaha, 4 tempos, valor a combinar. Tr. (45) 3254-4140.

LAVA SOFÁ, lavagem a seco, lava, estereliza e perfuma, cama box, cobertores, edredons, tapetes, estofados de veículos, cortinas e persianas, interessados. Tr. (45) 9934-8875 ou 9105-2280.

CG TITAN 150 ESD, vendo, ano 2004, azul metálico, partida elét., freio a disco, placa refletiva, trava carneiro, R$ 3.650,00. Tr. (45) 9965-5095 ou 8811-7542. CG TITAN 150 KS, vendo, ano 2009, vermelha, R$ 5.000,00. Tr. (45) 9952-1092 com Sidinei.

35

CARRETINHA, vendo, nova, carroceria alta, valor a combinar. Tr. (45) 3254-1579 ou 8418-3609 com Alvadi.

CG FAN KS, vendo, ano 2011/11, vermelha, R$ 4.600,00. Tr. (45) 9914-6553 com Meri.

YBR FACTOR ED, vendo, ano 2013/14, vermelha, R$ 6.300,00. Tr. (45) 9952-1092 com Sidinei. BIZ 100 +, vendo, ano 2003, azul, R$ 2.500,00. Tr. (45) 9949-4313.

O PRESENTE |

OFERTA DE TRABALHO p/ vendedor externo, p/ área de comunicação visual, interessados. Tr. (45) 9978-9064. PROCURO casal p/ trabalhar c/ ordenha, c/ experiência e referência, interessados. Tr. (45) 9962-9687 ou 9134-0994. REBOQUE, vendo, p/ barco, novo e usado, valor a combinar. Tr. (45) 3254-4140. SALÃO DE BELEZA, vendo, na Av. Maripá, nº 1775, MCR, valor a combinar. Tr. (45) 9836-6552 com Aida. TELHADO, vendo, p/ retirar do local, aprox. 115m², c/ 70 telhas de fibrocimento 6mm 1.10x1.8, 26 telhas 1.10x0.90, 13 cunheiras, 10 tesouras 11m, valor a combinar. Tr. (45) 9921-9844.

MOTOR, vendo, ano 2009, 40hp, c/ partida elétrica, valor a combinar. Tr. (45) 3254-4140. MOTOR, vendo, ano 2013, 15hp, usado, valor a combinar. Tr. (45) 3254-4140. MOTOR, vendo, Yamaha, 15hp, valor a combinar. Tr. (45) 3254-4140.

PEIXES, vendo, tilápia, pacú e carpa, entrego na casa, valor a combinar. Tr. (45) 9934-8875 ou 9105-2280.

OFERTA DE TRABALHO p/ instalação de som, alarmes, travas, vidros elét., p/ sexo masculino, acima de 18 anos, c/ experiência, interessados. Tr. (45) 3284-2591 ou 91353475 (tim) com Cristiane.

PESQUE-PAGUE, vendo, 3 alq., c/ 20 açudes, ótima lâmina de água, infraestrutura completa, c/ lanchonete c/ capacidade p/ 200 pessoas, cozinha industrial, ótima clientela, c/ moradia em anexo c/ 4 quartos, valor a combinar. Tr. (45) 32543083 com Imobiliária Waldow, Creci J03479.

OFERTA DE TRABALHO p/ montador de móveis e auxiliar de montagem, c/ experiência, interessados. Tr. (45) 3254-2960 com José.

VACAS, vendo, 25, Holandesas, alta genética, 5 lotes de 5 animais, a partir de R$ 4.500,00 por animal. Tr. (45) 9825-2025.

OFERTA DE TRABALHO p/ auxiliar de soldador, interessados. Tr. (45) 9904-4099 com Jandir.

PARA ASSINANTES

2,00 Este cartão é válido somente para a edição do dia 18/07/2014 R$

Marcar com X:

Compro Vendo

Troco

Preciso para alugar Ofereço para alugar

Produto: ---------------------------------------------- Marca: --------------------------------Novo/usado/ano: ----------------------------------- Valor: ---------------------------------Obs.: --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Tratar com: ------------------------------------------ Fone: ---------------------------------Endereço: -------------------------------------------- Cidade: -------------------------------Remetente: ------------------------------------------ Fone: ---------------------------------Assinatura do responsável: ----------------------------------------------------------------Obs.: Não nos responsabilizamos pela publicação de cartões rasurados e por informações incorretas. Entregue este cartão na recepção do Jornal O Presente entre 08 e 12 horas do dia 17/07/2014.

Recorte na linha pontilhada

S10 ADVANTAGE 2.4, vendo, ano 2011, preta, flex, cabine dupla, completa, couro, rodas liga leve, cibié, cd, acessórios, manual, chave reserva, impecável, R$ 49.800,00. Tr. (45) 3254-7000 ou 8803-6565.

SILVERADO, vendo, ano 2000, completa, valor a combinar. Tr. (45) 98285155 com Neco.

CLASSIFICADOS



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.