Revista Destaques - Setembro 2009

Page 12

ENERGIA Pré-sal garante segurança energética do País O petróleo localizado na camada pré-sal é uma das maiores descobertas de petróleo de todos os tempos. Em 31ago/09, o Governo Federal encaminhou ao Congresso Nacional os projetos de lei que definem as regras para sua exploração. O novo marco regulatório possibilitará consolidar a segurança energética, fortalecer a economia, gerar mais empregos e expandir os recursos para áreas prioritárias de educação, infraestrutura, proteção ao meio ambiente, cultura e inovação científica e tecnológica. O investimento na exploração de petróleo está articulado estrategicamente com a expansão de fontes renováveis de energia, como o etanol, o biodiesel, a hidroeletricidade, a eólica e a solar.

O desafio da exploração da camada pré-sal • A região promissora do pré-sal compreende uma área de aproximadamente 800 km de extensão e 200 km de largura localizada nas bacias de Santos e de Campos, entre os estados de Santa Catarina e o Espírito Santo. Essa área foi delimitada a partir dos conhecimentos geológicos atuais que indicam perspectivas de grandes jazidas de petróleo e gás natural, além das descobertas já realizadas. • As profundidades dos reservatórios chegam a mais de cinco mil metros, e alguns blocos exploratórios distam até 340 km da costa brasileira. • As estimativas apontam, até o momento, reservas da ordem de 9,5 bilhões a 14 bilhões de barris de óleo equivalente. Isto representa dobrar as reservas atuais do País. • Dos 30 poços perfurados pela Petrobras até o final de 2008, a taxa de sucesso foi de 87%1. A média da indústria petrolífera fica abaixo de 30%.

Modelo de exploração do pré-sal • A área da província é de 149 mil km2 (ver área azul no mapa). Foram concedidos até agora para exploração e produção 41,8 mil km2 (28%)2, restando 107,2 mil km2 (72%) em poder da União. • As regras propostas para o novo marco regulatório não são aplicáveis para os blocos já concedidos na área do pré-sal. • O arcabouço construído busca evitar os problemas econômicos e sociais decorrentes da dependência de um só produto e da má aplicação dos recursos por ele gerados. • A proposta procura compatibilizar o ritmo de exploração do petróleo com o ritmo de expansão da cadeia local de fornecedores, de forma a internalizar a indústria de bens e serviços. Isto possibilitará ao País agregar valor ao petróleo e intensificar os investimentos em refino e petroquímica para exportação de produtos de Fonte: Petrobras. qualidade. • Os recursos gerados pela exploração do pré-sal serão canalizados para investimentos em educação, infraestrutura, combate à pobreza, cultura e inovação científica e tecnológica, que são áreas prioritárias para proporcionar ao País um grande salto econômico e social, com a devida proteção do meio ambiente.

1 Nos blocos situados na Bacia de Santos a taxa de sucesso foi de 100%. 2 Do total concedido de 41,8 mil km2, a Petrobras detém o equivalente a 35,7 mil km2 (85,6%).

4

4

Destaques – Atualizado em 12set/09 – Divulgado em 16set/09


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.