Page 1


O mercado vai disputar

você.

AULAS 100% PRESENCIAIS EM UM FINAL DE SEMANA POR MÊS. AUDITORIA, AVALIAÇÕES E PERÍCIAS DE ENGENHARIA

COMPUTAÇÃO FORENSE E PERÍCIA DIGITAL

Engenheiros, arquitetos e agrônomos vão obter capacitação técnica para atuar como avaliador na área imobiliária, como perito judicial ou assistente técnico e como consultor, a partir de uma visão contemporânea das áreas de atuação.

Único curso com este formato no País habilita analistas, técnicos e administradores de TI para realizar investigação de sistemas potencialmente comprometidos, para combater ataques comuns e para trabalhar em uma investigação legal.

02 | LONDRINA TEM

DESIGN DE INTERIORES Curso voltado para graduados nas áreas de Design, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Artes Plásticas capacita para refletir, projetar e executar espaços dentro de critérios ergonômicos e compositivos, embasados em técnicas gerenciais e administrativas.


PÓS-GRADUAÇÃO

EXPEDIENTE

IPOG PARANÁ / EIP CURSOS

LONDRINA TEM é a mais nova publicação que reúne entretenimento, lazer, ofertas, produtos e serviços de Londrina, oferecendo uma oportunidade para gerar mais vendas neste Natal. O foco da revista é levar ao público consumidor informações e ofertas de produtos e serviços da sua loja ou empresa.

2016 REFERÊNCIA EM

CURSOS DE QUALIDADE O Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG) está presente em todos os estados brasileiros sempre inovando com a oferta de cursos que atendem à demanda do mercado por mão de obra cada vez mais qualificada. Os cursos têm projetos pedagógicos arrojados, ministrados por um corpo docente altamente especializado que preparam o aluno com bases sólidas, transformando-o em um profissional de alta performance. Desde 2008, o IPOG está presente no Paraná em parceria com o EIP Cursos, oferecendo cursos de pós-graduação em Londrina, Curitiba e Foz do Iguaçu. Valores sem reajuste para matrículas realizadas até 18 de dezembro de 2015. Londrina (43) 3351-2377 | (43) 9957-9372 posgraduacaoipogparana/ www.ipog.edu.br • parana@ipog.edu.br

MBA CONTABILIDADE E DIREITO TRIBUTÁRIO Empresários, consultores, diretores, gerentes, supervisores, líderes de projetos, administradores, advogados, contadores e profissionais de TI formam o público alvo do curso que capacita para o uso das ferramentas digitais que otimizam a gestão tributária.

Produzida por profissionais com longa experiência no mercado publicitário, a revista LONDRINA TEM é um projeto da Opta Comunicação.

A revista LONDRINA TEM é distribuída gratuitamente nos principais pontos estratégicos de circulação de pessoas em várias regiões da cidade, como também em salas de espera de salões de beleza, clínicas, laboratórios, consultórios, academias, edifícios comerciais e residenciais, entre outros. Traga sua loja, produto ou serviço para a revista LONDRINA TEM. Maurício de Freitas Diretor Comercial Elizabeth Debertolis Jornalista responsável (MTB 2159) Leonardo Kisser Diagramação Maurinho Lemos Fotografia Agradecimento: Wilson Vieira, fotos de Londrina.

Opta Comunicação (43) 3027-5858 (43) 9106-0388 assessoria@optacomunicacao.com.br Londrina - Paraná

LONDRINA TEM

| 03


Um espaço para valorizar a sua beleza! Cada detalhe do Atelier de Beleza Cristiane Theodoro foi cuidadosamente pensado para oferecer o máximo de conforto e o melhor serviço para suas clientes. As salas são amplas com ótimo aproveitamento da luz natural e com vista para o jardim externo. A decoração elegante combina cores neutras nos móveis com detalhes modernos, como os cobogós em azul claro que dividem os espaços. O destaque fica por conta dos ambientes para noivas especialmente projetados para oferecer conforto e bem-estar e momentos agradáveis de relaxamento, inclusive com spa, antes de subir ao altar. “Aqui, a beleza é valorizada em

04 | LONDRINA TEM

todos os aspectos”, afirma a hair stylist e maquiadora Cristiane Theodoro. Há 16 anos, Cristiane Theodoro faz a produção de até quatro noivas por semana. O pacote Dia da Noiva inclui spa, massagem, máscara facial, entre outros serviços. “A noiva sai pronta do salão para a cerimônia, com toda assessoria necessária para se vestir. Também atendemos as madrinhas, mãe, irmãs, amigas. A foto mais festejada é a do brinde no spa”, comenta Cristiane Theodoro, cuja agenda é disputada também pelas protagonistas de festas de aniversário e formaturas.

Para o atendimento, a equipe do Atelier de Beleza Cristiane Theodoro conta com 14 profissionais nas áreas de estética, depilação, manicure, cabelo e maquiagem. Cabeleireiras renomadas como Drika Diori, Lili Floriano e Catia Shiotani, experts em coloração, corte e penteados estão no primeiro time do salão. Na área de estética, o destaque é o design de sobrancelhas que harminiza os contornos faciais. Cristiane Theodoro explica que a micopigmentação fio a fio atinge somente a primeira camada da pele, respeitando a simetria do rosto e os traços naturais.


O estilo clássico e ousado de Cristiane Theodoro A experiência no atendimento de noivas reforçou o estilo clássico que Cristiane Theodoro sempre valorizou para a maquiagem. “A mulher é delicada por natureza e exagerar na maquiagem compromete a beleza. Trazer a maquiagem artística, de cenário, para o mundo real não funciona. É preciso ter equilíbrio e bom senso para valorizar o formato do rosto, a cor da pele, dos olhos e do cabelo e harmonizar com os recursos da maquiagem. O resultado natural é, seguramente, o mais bonito”, orienta Cristiane Theodoro. Neste período de festas e confraternizações, confira as dicas da hair stylist e maquiadora para arrasar no look.

Boca colorida é a tendência Batom colorido é a tendência que já se confirmou. Desde o vermelho vivo, passando pelo roxo e o fúcsia, a ordem é colorir os lábios. Use o batom mais claro durante o dia e o mais escuro à noite. “Mas é preciso observar o tom de pele e o formato da boca para não errar na cor. Vermelho vivo não fica bem pra todo mundo”, avisa Cristiane Theodoro.

Penteado preso vem com tudo Duas tendências ganham cada vez mais destaque. Uma delas são as mechas que agora não saem mais direto da raiz do cabelo. Os tons platinados são os mais pedidos. “O forte das mechas é iluminar o tom do cabelo fugindo um pouco do natural mas sem perder a harmonia”, afirma Cristiane Theodoro. A outra tendência é o penteado preso. “Ele voltou com uma nova linguagem, mais personalizado, combinando com o formato do rosto”, explica. Cristiane Theodoro Atelier de Beleza Rua Astorga, 190, Jardim Presidente Londrina (43) 3337-2014 / 9669-2000 cristheodoroatelierdebeleza

LONDRINA TEM

| 05


Fotodepilação

definitiva

ELIMINE OS PELOS COM SEGURANÇA E SEM DOR O método inovador da Luz Intensa Pulsada (LIP) trazido da Europa pela Depillare está revolucionando a depilação estética. Aliado aos mais avançados procedimentos desenvolvidos por dermatologistas, a Depillare oferece a fotodepilação em tratamento individualizado, seguro e indolor para todos os tipos de pele, inclusive para pelos finos e claros. “Nosso sistema tornou a fotodepilação estética muito acessível, porque trabalhamos com preço único por área ou por sessão. Por meio da LIP, o tratamento para eliminar pelos é rápido e eficaz sem provocar lesões, manchas e outros resultados indesejados”, explica a fonoaudióloga Aniele Galhardi, administradora da franquia em Londrina. A LIP é indicada também para promover o rejuvenescimento facial e para o tratamento de manchas. A LIP é constituída por feixes de luz controlada aplicados à pele para atingir os bulbos pilosos, lesionando-os permanentemente. Através do contraste e baseada na fotodermólise seletiva, ou seja, por afinidade à cor, a energia luminosa é utilizada para aumentar a temperatura no bulbo piloso. O potencial energético é absorvido pelo

06 | LONDRINA TEM

pigmento do pelo. Devido à concentração de energia, não é necessário sobrecarregar a pele como acontece com outros métodos. “Nossos equipamentos são dotados de ponteiras refrigeradas que reduzem a sensibilidade da pele no momento da aplicação, tornando o processo indolor. A fotodepilação da Depillare é segura, rápida, econômica e sem dor”, destaca Aniele Galhardi. Logo após as primeiras aplicações, os pelos vão caindo gradativamente. Os folículos não vão mais produzir pelos. O longo de 2 a 6 anos, novos pelos poderão ser produzidos pelo organismo, porém vão crescer lentamente e serão finos, não comprometendo o visual da área tratada. Em média, os resultados eficazes surgem entre 6 a 10 sessões realizadas com intervalos de 21 dias, dependendo do tipo de pele e da área em tratamento. A manutenção se dá com uma ou duas sessões por ano. Embora o método da fotodepilação seja seguro para a maioria dos tipos de pele, é preciso passar antes por uma avaliação. “Fazemos uma avaliação do histórico de saúde para verificar se há algum tipo de impedimento na aplicação


A administradora da Depillare Londrina, Aniele Galhardi destaca também os tratamentos de massagem

da LIP”, afirma Aniele Galhardi. As contraindicações são mulheres grávidas ou amamentando, pessoas com pele bronzeada, pessoas em tratamento com medicação fotossensível, pacientes com patologias cutâneas, entre outros casos. Praticamente todas as áreas do corpo podem ser tratadas, com exceção das regiões próximas dos olhos, sobrancelhas, nariz, orelhas, auréola e mucosas. Outro diferencial oferecido pela Depillare são os tratamentos de massagem corporal para drenagem linfática, gordura localizada e drenagem póscirúrgica. E tem novidade também nesta área: a massagem lipofitness que promove a redução de medidas.

Depillare Rua Souza Naves, 1988 - Sala 01 (43) 3024-2526 - (43) 9906-7119 depillare.londrina

LONDRINA TEM

| 07


Madame Plus Moda e estilo em todos os tamanhos

Não importa o número que você veste. É o jeito de usar a roupa que pode valorizar ou destruir o visual. A mulher precisa conhecer seu corpo e investir nos pontos fortes, orientam as empresárias Vanessa Vargas e Miriam Dogado, proprietárias da loja Madame Plus, especializada em tamanhos maiores. A Madame Plus oferece looks atualizados que seguem as tendências da moda para todas as idades. “Aqui temos peças únicas que favorecem a beleza natural e vestem com conforto e elegância para atender mulheres que gostam de se vestir bem e estar

na moda”, afirma Vanessa Vargas. “Nosso conceito é que o tamanho grande não precisa ser uma roupa séria, sem graça. Mulheres de todos os tamanhos têm o direito de ser estilosas e usar o que gostam”, completa Miriam Dogado. Calças, shorts, bermudas, blusas, camisetas, vestidos, saias, biquínis e maiôs estão nas prateleiras e araras da Madame Plus, além dos acessórios exclusivos. Vanessa e Miriam aproveitam para derrubar alguns preconceitos quando o assunto é moda plus size. Confira as dicas para montar looks elegantes com muito estilo:

Plus size sem preconceitos Listras - Mulheres gordinhas devem usar listras como truques de moda para favorecer a harmonia do look. As listras podem equilibrar a silhueta reduzindo ou aumentando o volume. Por exemplo, se a largura dos seus ombros é menor que o quadril, use uma blusa listrada com uma saia ou calça neutra de corte reto. Estampas – Estão liberadas em blusas, vestidos e calças. O importante é escolher uma peça com bom caimento e no tamanho adequado para não marcar o corpo. As calças coloridas, por exemplo, não devem ser muito justas.

08 | LONDRINA TEM

Cor – Aqui vale a harmonia entre o tom de pele, cor dos olhos e do cabelo. Não é o tamanho do manequim que determina qual é a cor mais adequada de roupa. Biquíni – Dizer que mulher gordinha não pode usar biquíni é uma afirmação carregada de preconceito. Peças com boa modelagem valorizam as curvas e vestem com conforto e segurança. Estampas com fundo escuro, calcinhas de cós alto e lateral larga e maiôs com detalhes na cintura modelam a silhueta.


As empresรกrias: Vanessa Vargas e Miriam Dogado

Madame Plus Rua Pref. Hugo Cabral, 577, loja 09, Centro Londrina (43) 3029-1666 LONDRINA TEM

| 09


MITALCOPY OFERECE AGILIDADE PARA GESTÃO DE IMPRESSÕES

10 | LONDRINA TEM

Inovação é um conceito presente na Mitalcopy desde a fundação da empresa, há 23 anos. Nos primeiros anos, o forte da Mitalcopy era a revenda de máquinas fotocopiadoras. A evolução tecnológica dos equipamentos de impressão e os custos de manutenção mudaram o conceito inicial e, hoje, a locação representa 80% do atendimento com aproximadamente 1000 máquinas locadas. Além da qualidade para impressão cor e PB e da manutenção dos equipamentos, a Mitalcopy oferece soluções para gestão de documentos com agilidade. “Nosso cliente não tem surpresas de gastos com reparos ou para troca de equipamentos. Temos uma equipe técnica capacitada com certificação em nível internacional para o atendimento rápido e eficiente das necessidades de manutenção”, destaca o diretor comercial Fabio Sitta. A Mitalcopy é revendedora autorizada das marcas Canon, OKI e Brother. “Hoje, para obter uma excelente qualidade de impressão não é preciso investir muito graças à possibilidade de locação dos equipamentos”, reforça Fabio Sitta. Tanto para revenda como para locação de máquinas, a Mitalcopy oferece soluções para pequenas, médias e grandes empresas, agências de design e propaganda, escritórios e ambientes corporativos para cópias em cor e PB, escritórios de engenharia e arquitetura, escritórios de advocacia, instituições de ensino, laboratórios fotográficos, gráficas, transportadoras, clínicas médicas, hospitais e laboratórios. O atendimento abrange quatro


A equipe da Mitalcopy: Gustavo, Alécio, Cristina, Roberto e Fábio

grandes áreas: Office, Lab, Image e Draw. Na área Office estão incluídos escritórios corporativos e profissionais como advogados, contabilistas. A área Lab conta com equipamentos para impressão de exames radiológicos com alta precisão de cor, que atendem clínicas médicas, laboratórios de exames e diagnósticos, hospitais. A área de Image atende laboratórios fotográficos, agências de design e propaganda, gráficas. Já a área Draw compreende as empresas de arquitetura e engenharia que exigem impressão em grandes formatos com o máximo de precisão. A linha de scanners permite digitalizar documentos em papel de forma rápida e eficiente além de oferecer softwares para armazenamento, indexação e busca, facilitando a gestão de documentos de forma rápida e segura. Esta gestão de documentos pode evoluir para a automação de fluxo de trabalho (workflow) onde os processos são mapeados, os usuários identificados e os documentos circulam entre os participantes de forma digital. Consciente de sua Responsabilidade Social e Ambiental, a Mitalcopy trabalha somente com equipamentos de baixo impacto ambiental e livres de atividades que ameaçam a saúde e a segurança do homem e do meio ambiente. Empresa familiar, a Mitalcopy foi fundada pelo empresário Alécio Sitta e atualmente é administrada pelos filhos Fábio (comercial) e Gustavo (compras), pelo genro Roberto Venzi (financeiro) e pela cunhada Maria Cristina Volpini Sta Maria (administrativo).

Máquinas e Equipamentos para Escritório Ltda. Rua Raja Gabaglia, 68 – Jd. Quebec Londrina (43) 3347-5484 www.mitalcopy.com.br

LONDRINA TEM

| 11


A PRIMEIRA

CHURRASCARIA DA REGIÃO NORTE

DE LONDRINA

Rodízio com carnes selecionadas, cuidadosamente preparadas, acompanhado de saladas, pratos quentes e chopp artesanal numa localização privilegiada. A Churrascaria Theodoro Grill oferece todas estas vantagens para atender sua família ou o seu evento no Londrina Norte Shopping. O amplo espaço do restaurante inclui um mezanino que pode acomodar até 60 pessoas em qualquer tipo de evento, de aniversários a confraternizações. O rodízio de carnes bovina, suína e ave é o destaque da churrascaria aos sábados e domingos. Adriana de Moraes Teodoro e Bruno Teodoro, proprietários do Theodoro Grill, destacam a localização do Londrina Norte Shopping como um ponto forte para a churrascaria. “O shopping está muito próximo da BR 369, de Ibiporã. É de fácil acesso para quem está

12 | LONDRINA TEM


passando por Londrina em viagem de carro e deseja dar uma pausa para um bom almoço. O Theodoro Grill é uma excelente sugestão também para quem trabalha ou reside próximo ao shopping e gosta de apreciar boa gastronomia”, afirma Bruno Theodoro, que é veterinário. Durante a semana, o almoço tem buffet com pratos quentes e salada à vontade e churrasco com três tipos de carne passadas ao clientes no espeto. De segunda a domingo, é oferecido o serviço de marmitex com churrasco. “Nosso marmitex inclui churrasco de domingo a segunda e fazemos entregas mediante consulta em toda a região”, reforça Adriana, que também atua como promotora de eventos. Os pedidos para entrega devem ser feitos até às 11 horas. À noite, porções de costela, contrafilé e picanha dominam o cardápio. Outro diferencial é o hamburger feito com carnes nobres de costela, picanha ou cordeiro. Além do chopp tradicional, o Theodoro Grill serve bebidas artesanais fabricadas na região de Londrina. Theodoro Grill Londrina Norte Shopping • (43) 3344-2500 Facebook/theodorogrill

LONDRINA TEM

| 13


Serviços do

Futuro

Calçados, acessórios e roupas sempre bem cuidados

Consumo consciente é o comportamento do futuro. A cultura do desperdício, do descarte, está dando lugar ao conceito de reaproveitamento e customização. A moda agora é investir em boas peças de vestuário, acessórios e calçados e mantê-los por várias estações, fazendo a manutenção e os ajustes necessários. A franquia Serviços do Futuro é especializada em consertos de calçados, bolsas, cintos e roupas. O destaque é para a manutenção de peças em couro com produtos exclusivos. Angela Roeder, proprietária da loja Serviços do Futuro de Londrina, dá várias dicas de cuidados com os calçados e com peças de couro.

LIMPEZA Sapatos, sandálias, tênis devem passar por uma limpeza interna e externa logo após o uso. A secagem é sempre à sombra. Para evitar mal cheiro, não use o mesmo calçado todos os dias. Xampus especiais da Serviços do Futuro não agridem o couro e garantem a maciez, sem remover a gordura natural da peça. “O sabão tem componentes como o cloro e soda que endurecem e ressecam o couro. Além de estragar mais rápido, o sapato pode até machucar o pé”, orienta Angela.

COURO Peças em couro precisam de manutenção especial com hidratação, como a nossa

14 | LONDRINA TEM

pele. O creme protetor da Serviços do Futuro, como explica Angela, atua como uma base, cobrindo riscos e restaurando cor e brilho de sapatos, jaquetas, cintos, formando uma película protetora resistente à água. No caso do couro, outra dica é usar o gel limpador para retirar resíduos de outros produtos antes de hidratar. O gel é eficiente também para solado de tênis e calçados brancos. “Os sapatos de verniz ganham vida nova após a aplicação do gel limpador”, acrescenta.

CAMURÇA E NUBUCK Ao contrário do couro, a camurça e o nubuck não têm a película natural protetora. São peças que mancham muito fácil e desbotam com exposição à luminosidade. “Para garantir a beleza dos artigos destes materiais é preciso aplicar um impermeabilizante logo após a compra. Este processo cria uma película temporária

que deve ser reaplicada conforme a necessidade”, explica Angela. Para lavar, use xampus e escovas apropriadas. Após a secagem, use uma escova de latão para levantar a camurça e aplique o impermeabilizante novamente.

SINTÉTICOS Calçados e roupas de material sintético nem sempre podem ser pintados. Como é um plástico (PU) não pode ser hidratado nem engraxado. “Não recomendamos investir neste tipo de calçado. O material se desfaz (descasca) rapidamente e não tem conserto. Além disso, a pele transpira e o material sintético não absorve o suor, favorecendo o mal cheiro. Apesar de mais caro, o couro dura muito mais e tem várias formas de ser conservado”, afirma Angela.

COMO GUARDAR Artigos em couro não devem ser guardados em sacos plásticos para evitar mofo e bolor. “O couro precisa respirar”, ensina Angela. Fique atento à umidade do armário que pode contribuir para a formação de fungos, se for preciso mude a peça de local.


A empresária Angela Roeder

CUSTOMIZAÇÃO Sapatos e botas também podem ser customizados com solado antiderrapante, meia pata, adaptação de canos de botas (aumentar ou ajustar), mudar as tiras de sandálias, trocar saltos ou diminuí-los, pintura especializada em couro e tecidos, entre vários outros serviços. Na Serviços do Futuro, máquinas especiais podem lassear sapatos apertados.

COSTURA Renove suas roupas com o serviço de costura para ajustes (barra, barra original, zíper, elástico, etc) e customização de saias, calças, vestidos, ternos, roupas de festa, camisas e roupas de couro. Desde uma remodelagem mais complexa até um serviço simples como troca de botão.

SERVIÇOS DO FUTURO - Sapataria e Costura Rua Pará, 1399 • Londrina (43) 3339-4003

LONDRINA TEM

| 15


FIM DE ANO EM LONDRINA

Compras, passeios, lazer e boa comida Centro de referência em comércio e serviços, Londrina agrega ainda vários eventos e opções de lazer que prometem movimentar este final de ano. As ofertas no comércio e nas lojas dos shoppings vêm acompanhadas de sorteios com prêmios valiosos. Para quem está na cidade de folga ou a passeio, as opções variam de deslumbrantes áreas verdes em pleno perímetro urbano aos pesqueiros e restaurantes rurais, incluindo roteiros gastronômicos e culturais que valorizam as origens da cidade. Veja aqui algumas dicas e sugestões que a revista Londrina TEM selecionou para você. Lojas em horário especial A partir do dia 7 de dezembro, as lojas do comércio no centro da cidade terão horário estendido. Do dia 7 ao dia 23, as lojas abrirão das 9h às 22h. Na quinta-feira dia 10, aniversário da cidade, o comércio funcionará das 9h às 18h. Todos os sábados, incluindo o do dia 2 de janeiro, o comércio abrirá será das 9h às 18h. No domingo dia 20, as lojas do centro vão abrir das 10h às 18h. No dia 24, véspera de Natal, o comércio abrirá das 9h às 17h. Na semana do dia 28 ao dia 31, as lojas abrirão das 9h às 18h. Árvore de Natal e Presépio O Calçadão de Londrina ganhou iluminação especial com mais de 50 árvores e 107 postes ornamentais do local

16 | LONDRINA TEM

enfeitados com adornos natalinos. A grande atração é a árvore de Natal com 12 metros de altura e o Presépio, montados na Praça Marechal Floriano Peixoto (Praça da Bandeira), ao lado da Catedral. Até o dia 23 de dezembro, a praça será palco de apresentações artísticas de música, dança e orquestra realizadas por grupos locais. O Museu de Arte de Londrina também está decorado para o Natal. Descontração e lazer na área rural Já é uma tradição em Londrina passar os sábados, domingos e feriados nos pesqueiros e restaurantes rurais. A cidade oferece várias opções nos distritos rurais como Warta, Heimtal, Espírito Santo com ótima gastronomia e o visual deslumbrante da natureza. Sabores da Rota do Café O roteiro turístico Rota do Café é como um “cardápio” de atrações totalmente ligado à temática do café, com aconchegantes pousadas, cafeterias, restaurantes, agroindústrias e fazendas históricas e produtivas. Na área urbana, a Roda do Café valoriza a boa gastronomia que resgata a cultura e a identidade da região. Quem gosta de saborear o café em um ambiente diferenciado acompanhado de doces e salgados artesanais vai aproveitar o cardápio das cafeterias da Rota: Boleria Dom Leonardi, Cafeteria Dual e Cafeteria O Armazém.


LONDRINA TEM

| 17


TABULE DE TENDER 2 xícaras de Tender cortado em cubinhos 1 xícara de abacaxi cortado em cubinhos 2 xícaras de trigo para quibe já hidratado e seco 2 maços de salsinha picados finamente Suco de 1 limão taiti Azeite, sal e pimenta a gosto Molho de iogurte com hortelã 1 copo de iogurte natural integral 1 xícara de hortelã picada Um fio de azeite Sal e pimenta a gosto Misture os ingredientes do tabule e tempere. Faça o mesmo com os ingredientes do molho. Coloque o tabule numa travessa formando uma “montanha” e faça riscos com o molho de iogurte para decorar. Se desejar, use também uva passa e nozes no tabule. TENDER COM CHUTNEY DE MANGA Um tender de 800g a 1 kg (pode ser com osso) Um copo (200 ml) de suco de laranja Suco de meio limão taiti 1 dente de alho 1 copo (200 ml) de vinho branco seco Molho para pincelar o tender 1 xícara de manteiga Sálvia 3 unidades de cravos da índia Cardamono Coloque os sucos, o alho e o vinho numa panela, leve ao fogo até levantar fervura. Coloque o tender inteiro e cozinhe por 20 minutos. Retire da panela, pincele com o molho (derreta a manteiga e junte os ingredientes até dourar). Coloque em uma assadeira envolto em papel alumínio. Leve ao forno. Chutney de manga 2 mangas grandes, maduras e sem fibras, cortadas em cubos 2 xícaras de cebola roxa cortada em tirinhas 3 colheres de manteiga > 18 | LONDRINA TEM


Os chefs Ana Paula Lopes e Pablo Lussich, da Menu Escola de Gastronomia, elaboraram com exclusividade para a revista Londrina TEM o cardápio da Ceia de Natal. A proposta é utilizar os alimentos típicos e as frutas da época em composições diferenciadas pelo sabor e apresentação.

1 colher de açúcar mascavo 1 colher de vinagre de maçã 1 xícara de vinho tinto Derreta a manteiga na frigideira, coloque a cebola até caramelizar, acrescente o açúcar, as mangas, o vinagre e o vinho. Tempere com sal e pimenta a gosto. Cozinhe mexendo sempre até ficar cremoso e ainda com pedaços de manga. Para servir, coloque o tender em uma travessa e corte algumas fatias somente até a metade para “abrir” o tender. Regue com o chutney. Valorize a decoração do prato com folhas de sálvia e sementes de linhaça.

PERU OU AVE DE FESTA COM ROMÃ Asse conforme as instruções da embalagem. Próximo do final do tempo de forno, retire e reserve o caldo formado no interior da embalagem de assar. Molho para decorar 2 xícaras de semente de romã ½ xícara de cebola picada 1 dente de alho ½ xícara de manteiga 1 colher de farinha de trigo 1 copo de espumante seco

ARROZ COM CABELO DE ANJO 1 copo de arroz 6 ninhos de macarrão cabelo de anjo ½ xícara de cebola picada 2 dentes de alho picados 3 colheres de sopa de óleo Sal a gosto Aqueça o óleo na panela, acrescente o alho, a cebola e os ninhos de macarrão levemente quebrados na mão e deixe dourar. Acrescente o arroz e água fervente até um dedo acima do conteúdo da panela e tempere com sal. Depois de pronto, coloque em uma travessa de bordas baixas, formando uma “montanha”. Faça um molho para decorar a montanha aquecendo na frigideira uma colher de azeite e acrescentando 2 colheres de salsinha picada e uma xícara de lâminas de castanha do pará. FAROFA DE MARACUJÁ 2 xícaras de cebola fatiada 3 dentes de alho picados 1 xícara de manteiga 1 xícara de polpa de maracujá com sementes 2 xícaras de bacon picado Salsinha e cebolinha a gosto 3 xícaras de farinha de mandioca clara Derreta a manteiga numa frigideira e frite o bacon até dourar. Acrescente o alho e a cebola, depois refogue com a polpa de maracujá. Coloque a farinha e vá mexendo até incorporar. Junte a salsinha e a cebolinha.

1 copo do caldo retirado do assado Derreta a manteiga numa frigideira, acrescente a cebola, o alho e a farinha de trigo até dourar. Acrescente as sementes de romã. Junte o caldo da carne assada e o espumante. Cozinhe até reduzir e ficar aveludado. Coe e reserve. Sementes de romã salteadas 1 xícara de semente de romã 1 colher de salsinha picada 1 colher de azeite Aqueça bem o azeite numa frigideira. Desligue o fogo e coloque a semente de romã e a salsinha mexendo bem. Para servir, destrinche o peru separando coxa e sobrecoxa e o peito. Monte numa travessa regando com o molho e finalizando com as sementes salteadas. Use buquês de agrião entre as carnes para decorar. PANETONE RECHEADO COM SORVETE E GANACHE Cave um panetone retirando o miolo para cortar em cubinhos. Misture os cubinhos com sorvete de pistache e coloque de volta, recheando o panetone. Leve ao freezer. Ganache de chocolate 1 xícara de chocolate meio amargo 1 xícara de chocolate ao leite 1 xícara de creme de leite fresco Derreta o chocolate em banho-maria ou no micro-ondas por 30 segundos. Acrescente o creme de leite fresco e misture bem. Para servir, fatie o panetone recheado e regue com o ganache. LONDRINA TEM

| 19


CEIA DE ANO NOVO É CERCADA DE SIMBOLISMOS

Celebrar a passagem para o Ano Novo com carne de peixe, de suíno, sementes de romã, uvas, lentilhas são tradições que representam muitos simbolismos. A intenção é atrair boas energias, sucesso, dinheiro e saúde para o ano que se inicia. Se os alimentos têm realmente alguma interferência, ninguém sabe ao certo. O importante é confraternizar e brindar entre familiares e amigos com bom humor, alegria e boa gastronomia. Para que a sua ceia tenha um toque diferenciado, a revista Londrina TEM traz uma receita de tilápia exclusiva dos chefs Ana Paula Lopes e Pablo Lussich, da Menu Escola de Gastronomia. O peixe está relacionado à água, fonte de vida, e o consumo durante a ceia de Ano Novo está associado à saúde. “Nossa proposta é fazer tilápia no papillote, um prato rápido, prático, leve e aromático. Para acompanhar, palmito pupunha assado”, explica Pablo Lussich. Londrina conta com o diferencial da Onix – Cortes Especiais de Peixes, especializada em tilápia, oferecendo cortes exclusivos embalados à vácuo já prontos para o consumo ou armazenamento. Produzida na região, a tilápia da Onix tem sabor suave e vai bem em todas as receitas, inclusive tem um corte especial para sashimi. O sistema de controle Off Flavor elimina na produção os sabores indesejáveis, mantendo a textura e a delicadeza do produto. Outra facilidade é a compra pelo site www.onixpeixes.com.br que também traz detalhes dos cortes especiais de tilápia. Onix Peixes Mercadão da Prochet Av. Harry Prochet, 305, Box 13, (43) 3322-5343 Facebook.com/onixpeixes/

20 | LONDRINA TEM

Tilápia no Papillote Um filé inteiro de tilápia 1 xícara de fatias de bulbo de funcho (erva doce) Folhas de funcho para decorar ½ cebola roxa fatiada 5 tomates cereja Tempere o filé com sal, pimenta, limão siciliano, cebolinha e azeite. Montar numa folha de bananeira previamente amolecidaaa de cebola e uma de tomates. Tempere com sal, pimenta, regue azeite e coloque o filé. Feche bem como um envelope, enrolando as pontas. Leve ao forno pré-aquecido a 180º por 15 minutos. Numa frigideira, aqueça bem duas colheres de azeite e desligue o fogo. Acrescente uma colher de alho picado e uma de cebolinha, salteandoos. Depois de assado, abra somente o meio do papelote para servir, regando com a cebolinha e o alho salteados. Decore o prato com folhas de funcho. Palmito assado Haste de um palmito do tipo pupunha cortada em pedaços de 15 centímetros e abertos ao meio. Regue com azeite e tempere com sal grosso e pimenta. Coloque numa forma coberta com papel alumínio e asse por uma hora a 200º. Retire o papel alumínio e deixe no forno por mais alguns minutos até dourar levemente. Sirva com o peixe acompanhado de uma salada de folhas verdes.


CHEFS ABREM ESCOLA COM PROPOSTA INOVADORA

Ana Paula Lopes e Pablo Lussich

Menu Escola de Gastronomia Rua Raja Gabaglia, 910 www.escolamenu.com.br contato@escolamenu.com.br menuescoladegastronomia

Os chefs Ana Paula Lopes e Pablo Lussich trazem para Londrina um conceito inovador de escola de gastronomia agregando cursos, consultoria, eventos e entretenimento em um único espaço. A Menu Escola de Gastronomia abre as portas no mês de janeiro com a proposta de se tornar referência na área, oferecendo um alto padrão em serviços para aqueles que apreciam e se identificam com a boa gastronomia. “Queremos partilhar a nossa vivência e a nossa experiência, porque somos apaixonados pelo que fazemos”, destaca Ana Paula Lopes que é professora de Gastronomia e atua há 18 anos em restaurantes e hotéis no Brasil e em vários países. “As aulas serão muito interativas. O aluno vai colocar a mão na massa, vai experimentar todas as etapas de preparação do alimento”, explica Pablo Lussich, que há 14 anos acumula

experiências regionais e internacionais como chef de cozinha de restaurantes, hotéis e eventos. A Menu Escola de Gastronomia está instalada em uma casa confortável com equipamentos modernos e espaços diferenciados para as aulas que serão 100% práticas. O Espaço Menu é um ambiente especial para eventos interativos personalizados com aula show. Outro diferencial é a biblioteca especializada que, além do acervo técnico e de literatura, oferece o Menu de Aromas e Sabores em parceria com a Spice Club. Uma horta vertical vai produzir ervas e temperos para uso na preparação dos alimentos. Na área de coachting, a dupla de chefs traz outra novidade: usar aulas de gastronomia como instrumento de motivação para equipes de colaboradores.

LONDRINA TEM

| 21


O Ano Universal 9 segundo a Numerologia Sonia Weil

Especialista em Numerologia.

A Numerologia é uma ciência simbólica que, a partir do nome e data de nascimento, descreve o perfil pessoal e as fases anuais e mensais que o ano nos apresenta, nas várias áreas da nossa vida. Neste texto, temos a análise do Ano Universal, uma tendência mais geral, que mostra os desafios e propostas trazidos pelo ano para todas as pessoas. O ano de 2015 exigiu que você avaliasse as pessoas e situações de forma concreta, “separando o joio do trigo” e buscando definições claras e ações rápidas para uma reorganização de vida. Mas, internamente, você iniciou um balanço geral da sua vida, olhando com um certo distanciamento para as pessoas e situações do passado e presente. Em 2016, este processo de reavaliação vai ser aprofundado e auxiliado também pelos fatores externos. Você encontrará pessoas que não vê há muito tempo e ocorrerão fatos que lhe ajudarão a ter uma visão de perspectiva mais global sobre a sua vida. O ano será mais lento, principalmente no período entre março e setembro. Você sentirá que está encerrando um ciclo, mas ainda precisa resolver questões pendentes e levar algumas situações até o fim, antes de buscar as mudanças que deseja. Por outro lado, já estão surgindo dentro de você as sementes de um “novo eu”, com a forte necessidade de ser mais independente e trilhar novos caminhos e experiências. Esses novos desejos vão ser maturados até outubro: a partir daí, você vai sentir que é hora de agir. A área do trabalho não trará grandes novidades, a princípio, mas será um excelente ano para desenvolver métodos e

22 | LONDRINA TEM

sistemas que possam organizar melhor as suas atividades e ambiente profissional e deixar tudo “funcionando redondinho”. A implementação de ordem e harmonia também deve ser levada às pessoas e ao trabalho em equipe. Os contatos com as pessoas estarão um pouco mais lentos e exigirão um esforço maior. Ative a comunicação e fique atento para que as conversas sejam claras, não deixando margem para mal-entendidos ou “enrolações”. Mesmo trazendo um certo conservadorismo e a necessidade de seriedade, o ano favorece os namoros e novos relacionamentos, em especial no primeiro semestre. As parcerias estáveis (casamentos) vão passar por uma fase de observação: você estará mais sensível e introspectivo, analisando a relação com cuidado e buscando um entendimento mais profundo do outro. A área financeira terá altos e baixos mas poderá ser realizadora. É importante que você tenha metas objetivas e aja rapidamente nos momentos favoráveis. Aproveite para resolver todas as questões pendentes até outubro, porque a partir daí, você começará a sentir o prenúncio das mudanças que virão no próximo ano. E 2017 lhe trará a oportunidade de fazer grandes mudanças e criar toda uma nova vida!

Sonia Weil é especialista em Numerologia. Se você tiver interesse em uma análise pessoal, entre em contato pelo email soniaweil@uol.com.br ou pelo Facebook.


assista a star wa r s em uma sala

e garanta

seus óculos 3d exclusivos. Venda exclusiVa na cinemark. são 4 modelos para vocÊ colecionar.

17 de dezembro na cinemark. E PARA VOCÊ QUE JÁ COMPROU SEU INGRESSO ADQUIRA COM DESCONTO OS SEUS ÓCULOS 3d exclusiVOs na BilHeTeria. Óculos adquirido juntamente ao ingresso para o filme em uma sala XD tem o valor de R$ 25,00. Óculos vendido separadamente tem o valor de R$ 35,00. Promoção válida até o fim do estoque dos óculos.

LONDRINA TEM

| 23


Profile for Opta Tablet

REVISTA LONDRINA TEM  

Guia de compras e entretenimento

REVISTA LONDRINA TEM  

Guia de compras e entretenimento

Advertisement