Advogados Cearenses

Page 1

ADVOGADOS CEARENSES

Justiça para transformar

No mês em que se comemora o Dia do Advogado, O POVO reúne perfis de dez profissionais que se destacam no Estado e passeia por reflexões sobre ética, sociedade e valores essenciais à operação do Direito

31 DE AGOSTO DE 2023 FORTALEZA - CEARÁ

Expediente

Grupo De Comunicação O

Presidente & Publisher:

Luciana Dummar

Presidente Executivo:

João Dummar Neto

Diretores-Executivos de Jornalismo:

Ana Naddaf e Erick Guimarães

Diretor de Negócios e Marketing:

Alexandre Medina Néri

ADVOGADOS CEARENSES

Concepção e Coordenação:

Paula Lima

Estratégia e Relacionamento:

Gerlaine Sombra

Gerente Comercial: Ranilce Barbosa

Gerente de Marketing:

Juliane Pereira

Gerente de Projetos: Lela Pinheiro

Gerente de Negócios: Marcos Lopes

Analista de Marketing:

Dandara Batista

Analista de projeto: Janaina Viana

Equipe Editorial

Advocacia que faz o Ceará crescer Trajetórias especiais

A busca pela justiça com paixão, ética e em busca do bem-estar social é a maior característica da advocacia. Em todas as áreas de atuação, a garantia dos direitos norteia o dia a dia de advogados e advogadas que, além do estudo contínuo sobre assuntos jurídicos, precisam se atualizar e qualificar constantemente sobre temas diversos, com o objetivo de levar ao cliente as melhores soluções e à sociedade, a cidadania.

Neste mês de agosto, em que se comemora o Dia do Advogado (11 de agosto), o Grupo de Comunicação O POVO reúne dez advogados e advogadas cearenses que fazem diferença no Estado por meio de suas atuações profissionais. Nesta edição especial, o projeto "Advogados Cearenses" conta a trajetória dos juristas, além de abraçar reflexões relevantes sobre ética, sociedade e valores essenciais à operação do Direito.

Adriano Sobreira fortalece a economia cearense sob as regras do Direito e do comércio internacional

Com 23 anos de carreira, Adriano Sobreira é graduado em Direito, pós-graduado em Direito Internacional e em Direito do Consumidor e mestre em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza (Unifor). No escritório próprio, fundado em agosto de 2000, tem como carro-chefe o Direito Internacional.

Adriano conta que seguir nesse ramo foi algo natural. Além de se identificar com a atividade, o advogado já trabalhava com investidores estrangeiros. Atualmente, o escritório atua na atração de novos investimentos e na assessoria dos investidores para que os negócios se desenvolvam com segurança. Direito Empresarial, Direito Direito Civil, Direito Imobiliário, Direito de Energia e Direito do Consumidor são outros ramos trabalhados pelo advogado.

Duas conquistas recentes se destacam na carreira de Adriano. Em 2022, ele publicou o livro “Sequestro internacional de crianças: uma leitura à luz do princípio do melhor interesse da criança”. Outro momento especial para o advogado foi o lançamento do Intcommerce, portal especializado em comércio internacional com foco em importação e exportação. O site conecta compradores a vendedores internacionais e empresas brasileiras.

“O escritório dá suporte jurídico para os investidores estrangeiros que querem investir no Brasil nos mais diversos ramos de atividade, e agora expandimos nossa atuação. Além dessa assessoria, estamos atuando no comércio internacional, aproximando empresas, para que os negócios se façam de maneira segura para todas as partes”, explica.

"Quando você faz o que gosta, facilita muito para poder se dedicar e se aprofundar. Se você amar o que faz, o resto é consequência"

Adriano ressalta que sempre encara o trabalho com zelo, ética, compromisso e transparência com o intuito de fomentar o cenário econômico do Ceará e do Brasil. “Espero que consigamos ajudar as empresas do Ceará a se desenvolverem de forma sustentável, que possamos contribuir para encontrar parceiros lá fora e somar positivamente para o desenvolvimento do Estado, das empresas e das pessoas”, descreve.

Apaixonado pelo trabalho, Adriano acredita que o segredo para se tornar um bom profissional é realmente amar o que se faz. “Eu passo mais tempo com a profissão do que com a minha família. Quando você faz o que gosta, facilita muito para poder se dedicar e se aprofundar. Se você amar o que faz, o resto. é consequência”, aconselha.

Adriano Sobreira Advocacia e Consultoria Especializada

OAB/CE 14.096

Especialidades: Direito Internacional, Direito Imobiliário, Direito do Consumidor, Direito Civil, Direito Empresarial e Direito de Energia

Endereço: R. Adolfo Soares, 58, Luciano Cavalcante – Fortaleza

Telefone/WhatsApp: (85) 3273-2184

E-mail: contato@ adrianosobreira.adv.br / contato@intcommerce.com.br

Site: adrianosobreira.adv. br / intcommerce.com.br

Redes sociais profissionais: @adrianosobreiraadvocacia / @intcommercebrazil

2 FORTALEZA CE, 31 DE AGOSTO DE 2023 FORTALEZA CE, 31 DE AGOSTO DE 2023 3 ADVOGADOS CEARENSES ADVOGADOS CEARENSES
DIVULGAÇÃO
Adriano Sobreira
FOTO
POVO
Boa leitura! Perfis 3 Adriano Sobreira 4 Alexandre Goiana 5 Cauê Fonteles 6 Erbenia Rodrigues 7 Gabriel Brandão 8 Harley Ximenes 9 Janayna Lima 10 Ronaldo Brito 11 Túlio Magno 12 Wallyson Góis

Alexandre Goiana Sociedade de Advogados (AG Sociedade de Advogados)

OAB/CE 11160

Especialidades: Direito Tributário, Empresarial, Cível, Consumerista, Trabalhista e Contencioso

Endereço: Rua Cel. Alves Teixeira, 1290, Joaquim Távora – Fortaleza

Telefone/WhatsApp: (85) 98774-0201

E-mail: contato@agadvogados.adv.br

Site: agadvogados.adv.br

Redes sociais profissionais: @agsociedadedeadvogados

Direito com foco na justiça fiscal Arriscar para crescer

Alexandre Goiana é advogado tributarista e tem quase três décadas de experiência na advocacia

O advogado Alexandre Goiana tem uma carreira de sucesso dedicada ao Direito e Processo Tributário. Graduado em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor), é também especialista em Direito e Processo Tributário. Com quase três décadas de experiência, Alexandre é sócio-fundador do Escritório Alexandre Goiana Sociedade de Advogados, onde lidera uma equipe especializada.

“Após ter estudado em escolas militares, buscava uma inserção em uma faculdade que me permitisse ter um horizonte amplo de escolha, e que ao mesmo tempo pudesse ser usado como fator relevante junto à sociedade. Desta forma decidi pelo Direito pela abrangência que a área permite, seja como advogado, concursado ou na área administrativa, pela ampla visão que o Direito permite que tenhamos”, conta.

O que começou como um “feeling”, logo transformou-se em paixão: “Essa paixão foi movida pela possibilidade de trabalhar em uma área tão intrincada em nosso País, com diferentes nuances no território nacional, e que por vezes é vetor de injustiças pelo poder público. Costumo dizer que o combate às injustiças tributárias é nosso maior combustível para seguir adiante em um cenário de tantas dificuldades”, afirma.

Com um histórico repleto de realizações, Goiana ocupou cargos de destaque ao longo de sua carreira. Presidiu a Comissão de Direito Tributário da OAB/ CE, exerceu o cargo de Conselheiro do Contencioso Administrativo Tributário da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (Sefaz/CE) e atualmente ocupa a presidência do Instituto Nordestino de Estudos Tributários (Innepat) e a diretoria jurídica da Federação Nacional da Distribuição de Veículos AutomotoresRegional Ceará (Fenabrav/CE).

"O combate às injustiças tributárias é nosso maior combustível para seguir adiante em um cenário de tantas dificuldades"

Cauê Fonteles conseguiu enxergar uma janela de oportunidade no Direito cearense e apostou as fichas em ramo pouco explorado

Incentivado pelo irmão que já atuava no Direito, de imediato Cauê Fonteles começou a carreira de advogado com muito trabalho a ser feito. Formado em 2016, no mesmo ano teve a oportunidade de assumir como Procurador Geral do município de Ibaretama, interior do Ceará. Logo em 2017, mudouse para Brasília e se tornou Chefe de Gabinete na Secretaria Especial de Assuntos Federativos da Presidência da República. Foi lá que se apaixonou pelo Direito Público - e voltou para Fortaleza com a missão de expandir a área na Cidade.

"Eu arrisquei em uma área desconhecida e hoje estou conseguindo me firmar no mercado de licitações e contratos públicos"

O advogado enxerga o Direito como um instrumento essencial para promover mudanças sociais e equilibrar as forças entre o fisco e os contribuintes, buscando sempre um ambiente de justiça e equidade. “Para além do aspecto profissional, minha carreira na advocacia hoje me traz a possibilidade de lutar diariamente por justiça, representando para mim mais que um trabalho, mas um meio de atingir aquilo que imaginava ainda nos tempos lúdicos do período acadêmico - ou seja, uma forma de transformar a vida de quem necessita do Direito”, resume.

Hoje, Alexandre tem como principal meta tornar perene seu trabalho, construído com muita paixão e doação. Para aqueles que buscam ingressar na área jurídica, Alexandre oferece conselhos valiosos: ele enfatiza a importância de escolher uma área com a qual você se identifique e investir na formação para se tornar relevante dentro do campo escolhido. Além disso, ressalta a necessidade de agir com ética, tanto dentro da profissão quanto em relação à sociedade em geral, lembrando que há espaço para todos em um mercado competitivo.

Ao fundar o próprio escritório na Capital, Cauê começou sozinho. Atualmente, a firma conta com mais dez advogados, tem como carro-chefe o Direito Público e já possui uma filial em Juazeiro do Norte. A especialidade do profissional é prestar consultoria junto a empresas que têm o desejo de fechar contrato com o setor público, como municípios, estados e empresas estatais. Além disso, também é prestado a municípios o serviço no campo tributário, com o objetivo de melhorar a arrecadação municipal e fazer a recuperação de créditos.

Sem medo de se arriscar, Cauê conta que a ausência de profissionais especializados em Direito Público em Fortaleza foi o que o incentivou a investir na área na Capital. “Profissionais especializados em Brasília têm diversos, e eu peguei esse modelo de lá. Aqui em Fortaleza, hoje em dia, há poucos advogados que militam nessa área”, aponta.

Por isso, o advogado considera a experiência em Brasília o

momento responsável por alavancar sua carreira.

“Foi uma experiência única, na qual eu aprendi muito na área e pude me relacionar bem com outros profissionais. Acho que foi o momento mais marcante até agora na minha vida profissional”, relata.

Movido pelos resultados positivos e o reconhecimento dos clientes e da sociedade jurídica, Cauê tem como meta continuar expandindo o trabalho. A missão do advogado é se firmar no mercado como referência na área do Direito Público, especialmente no ramo de licitações e contratos públicos. Orgulhoso pela trajetória de crescimento trilhada em um setor ainda pouco explorado em Fortaleza, celebra os frutos colhidos até o momento.

“Sempre falo que, para crescer, você tem que arriscar, mas com responsabilidade. Eu arrisquei em uma área desconhecida e hoje estou conseguindo me firmar no mercado de licitações e contratos públicos. É preciso persistência, dedicação, muito trabalho e coragem”, descreve.

Cauê Fonteles Advogados Associados

OAB/CE 2.722

Especialidades: Direito Público, em especial Licitações e Contratos Públicos

Endereço: Avenida Barão de Studart, 300, sala 1305, Ed. LC Corporate Green Tower, Meireles – Fortaleza

Telefone/WhatsApp: (85) 99968-0593

E-mail: cauefonteles. adv@gmail.com

Redes sociais profissionais: @cauefonteless (Instagram)

4 FORTALEZA CE, 31 DE AGOSTO DE 2023 FORTALEZA CE, 31 DE AGOSTO DE 2023 5 ADVOGADOS CEARENSES ADVOGADOS CEARENSES
Alexandre Goiana Cauê Fonteles FOTO JOÃO FILHO TAVARES FOTO DIVULGAÇÃO

Erbenia

Compromisso com a justiça A luta pelo direito à liberdade

Advogada Erbenia Rodrigues, que atuou no caso do “Furto do Banco Central”, destaca trajetória de agente de transformação social

Especialista em Direito Penal e Processual Penal, Erbenia Rodrigues se formou em 1986 na Universidade Federal do Ceará (UFC). A advogada é pós-graduada em Direito Processual Penal pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e atuou como conselheira da Ordem dos Advogados do Brasil Secção Ceará (OAB/CE), tendo participado da Comissão de Direitos Humanos por três gestões consecutivas.

Vocação, idealismo, ideologia, esperança e compromisso para fazer do mundo um lugar mais igual foram os motivos que atraíram Erbenia para o Direito. “Afinal, ser advogada vai muito além das leis e processos. É preciso paixão e ser sonhadora”, indica a profissional.

"O principal é o compromisso com a verdade e a ética, e não desistir, mesmo que pareça impossível"

Nascido em uma família de grandes advogados, Gabriel Brandão afirma que seguir a profissão é mais que uma tradição

Formado em Direito pela Unichristus em 2015, Gabriel Machado Brandão teve grandes advogados como referência já dentro de casa. O pai, Nelson Brandão, e o tio, Newton Padilha, dois grandes nomes da área, com certeza tiveram influência no caminho escolhido por Gabriel.

"Todo advogado deve sempre preservar a credibilidade e o respeito perante a classe e a sociedade"

Erbenia Rodrigues Advocacia OAB/CE 5.853

Especialidades: Direito Penal e Processual Penal

Endereço: Rua Ary Barroso, 70, sala 106, Edifício ITC - International Trade Central Park Torre II, Papicu – Fortaleza

Telefone: (85) 99984-9215

WhatsApp: (85) 99956-1328

E-mail: contato@ erbeniarodrigues.adv.br

Site: erbeniarodrigues.adv.br

A trajetória de luta e determinação, carregando o propósito de ser uma agente de transformação da sociedade sempre em busca da justiça, teve altos e baixos. Mesmo com um início árduo, sem saber o que a esperava pelo caminho, ela não menospreza as dificuldades. Para Erbenia, os desafios foram fundamentais para seu desenvolvimento profissional e pessoal.

O desejo de construir um caminho de realização individual e compromisso com as próprias crenças fez com que escolher o Direito Penal fosse instintivo para a advogada. “Hoje, sei que eu não escolhi a profissão, mas a profissão me escolheu para me mostrar que eu poderia ir além dos limites. Venci, perdi, aprendi e segui em frente, com coragem e paixão”, reflete.

Movida pela verdade, ética e compromisso com a justiça, Erbenia cita a atuação no caso do “Furto do

Banco Central” como um dos momentos mais marcantes da carreira. E reitera a missão de ser instrumento de transformação, trabalhar para o bem comum e ajudar a construir uma sociedade mais consciente.

Para ela, a advocacia é sinônimo de busca por equilíbrio, justiça e igualdade de direitos, assim como esperança, sonho e realização pessoal. Sendo um dos principais pilares da justiça, Erbenia relembra que são os advogados e advogadas que protegem os interesses e garantem que os direitos especificados pela legislação sejam respeitados e garantidos aos jurisdicionados.

Em relação ao futuro, a profissional pretende continuar estudando e desempenhando o trabalho com paixão. A pretensão é deixar um legado de ética, profissionalismo, luta social e inspiração para as pessoas. “A advocacia me representa e eu busco representá-la com honra, representando bem aqueles que me escolheram para defender os seus direitos”, decreta Erbenia.

Para aqueles que desejam ingressar na área, ela aconselha: “Coragem, foco e determinação, pois a luta é difícil. Também é necessário uma pitada de ousadia, além de muito estudo. O principal é o compromisso com a verdade e a ética, e não desistir, mesmo que pareça impossível”, incentiva a advogada.

Hoje, o advogado é pós-graduado em Direito Penal e Processo Penal e especialista no ramo criminal. Em seu escritório, também atende outras áreas do direito, oferecendo um leque de opções para os clientes. Para Gabriel, o que o mais atrai na profissão é a possibilidade de defender a liberdade do cidadão. “O princípio da liberdade é uma garantia fundamental prevista na Constituição, então foi o que mais me atraiu. Depois do direito à vida, na minha visão, o direito à liberdade é o mais importante que está previsto no nosso ordenamento jurídico”, comenta.

Nesse sentido, Gabriel aponta como um dos momentos mais marcantes de sua carreira um caso em que ele conseguiu garantir a liberdade de um indivíduo preso injustamente. Ainda no início da profissão, o advogado relembra como foi superar as dificuldades de um caso complexo e provar a inocência do cliente.

“Era um rapaz acusado de estupro injustamente. Nós conseguimos provar a inocência dele e conseguimos a absolvição, conseguimos comprovar que a acusação foi injusta. Tínhamos provas”, conta.

Realizado como advogado, Gabriel tem o privilégio de exercer a profissão que sempre quis. Com a

missão de atender a expectativa do cliente, ele se orgulha do trabalho e atendimento personalizado feitos no escritório.

“Todo advogado deve sempre preservar a credibilidade e o respeito perante a classe e a sociedade. Minha meta sempre foi nesse sentido. Trabalhar duro, sempre respeitando a ética e gozando de respeito”, explicita.

Mesmo enxergando o cenário atual da advocacia cearense como difícil e saturado, ele aconselha jovens profissionais e aspirantes ao Direito a continuar persistindo, sempre com ética, humildade e esmero técnico.

“O advogado tem que estar atualizado com o Direito de hoje, que é muito dinâmico. Então você tem que acompanhar essa evolução, que é praticamente diária”, recomenda.

Gabriel

Advocacia OAB/CE 33.914

Especialidades: Direito Criminal, Direito Empresarial, Direito de Família e Sucessões

Endereço: Av. Santos Dumont, 3131, Torre Comercial Del Paseo, Sala 603, Aldeota – Fortaleza

Telefone: (85) 99637-0520

E-mail: gabrielmachadobrandao@ hotmail.com

Redes sociais profissionais: @brandaogabriel (Instagram) / Gabriel Brandão (Facebook)

6 FORTALEZA CE, 31 DE AGOSTO DE 2023 FORTALEZA CE, 31 DE AGOSTO DE 2023 7 ADVOGADOS CEARENSES ADVOGADOS CEARENSES
Rodrigues Brandão Gabriel Machado Brandão FOTO FERNANDA BARROS FOTO FERNANDA BARROS

Harley Ximenes Advogados

Associados

OAB/CE 12.397

Especialidades: Direito do Trabalho, Sindical e Empresarial

Endereço: Rua Monsenhor Bruno, 1153, sala 111, Scopa Platinum Corporate, Aldeota – Fortaleza

Telefone: (85) 99988-1072

E-mail: harleyximenes@hotmail.com

Redes sociais profissionais: @hxadvogados

Dignidade para os trabalhadores A busca por Justiça e liberdade

Com 25 anos de experiência, Harley Ximenes participa ativamente da organização de categorias profissionais e da manutenção de seus direitos

O advogado Harley Ximenes atribui sua paixão pela profissão ao acaso. Antes de seguir a carreira jurídica, queria ser médico, mas passou no vestibular para Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC) e resolveu ver se “o namoro dava certo”. Hoje, após 25 anos de formado, ele reflete: “O curso de Direito foi uma paixão construída. Não me apaixonei de pronto, fui me apaixonando dentro do curso. O amor veio com a convivência e hoje não consigo me imaginar fazendo outra coisa”.

Desde muito jovem, Harley trabalha na área sindical trabalhista. Para o advogado, atuar nesse segmento é atuar “na multiplicação do próprio Direito”, já que é através dos sindicatos que são estabelecidas novas áreas, acordos e convenções. “A gente consegue delimitar salários, regularizar várias categorias. E o trabalho é muito na rua, a gente fica pouco no escritório”, comenta.

A participação na negociação para estabelecer pisos salariais é um ponto de destaque para ele, visto que garante mais dignidade aos trabalhadores. “Eu gosto muito de ser um agente ativo na história, de ter interferência e não apenas ficar olhando a história passar, ser protagonista”, destaca. Ele calcula que, nos 25 anos como advogado trabalhista, ingressou com cerca de 20 mil ações.

Atualmente, Ximenes atende 25 sindicatos em cinco estados do País. Uma das conquistas que considera muito relevantes é a representação dos trabalhadores da construção pesada que atuaram nas obras do Porto do Pecém.

“Eu gosto muito de ser um agente ativo na história, de ter interferência e não apenas ficar olhando a história passar”

Por meio da atividade profissional de advogada e do conhecimento acadêmico, Janayna Lima procura transformar a sociedade

Janayna é apontada pelos clientes como uma profissional estratégica, atenciosa e determinada, que utiliza o saber jurídico como ferramenta de transformação e justiça. Ela lembra que, ainda antes da faculdade, houve momentos em que teve que trabalhar vendendo pães para complementar as finanças e alcançar as metas e sonhos profissionais definidos. Formada pela Universidade de Fortaleza (Unifor) em 2002, começou a se capacitar para trilhar a carreira que sempre quis.

“Acredito que a Justiça é um meio legítimo de melhorar a vida das pessoas. O problema é que, muitas vezes, ela é confundida com vingança”

“Fizemos negociação em todas as obras: siderúrgica, termelétrica, construção do porto”, lembra. “Isso é importante porque se o trabalhador não está feliz, a obra não anda, então impacta a economia”.

Além disso, três sindicatos importantes no Brasil foram criados a partir do trabalho de seu escritório: o de trabalhadores da agricultura familiar, o de trabalhadores de refeições rápidas e o de trabalhadores de pet shops. “Essa organização das categorias profissionais me dá um orgulho muito grande”, afirma Harley.

Apesar da forte atuação na advocacia, Ximenes destaca que hoje projeta um modo de trabalho que foca mais em atendimento personalizado e qualidade de vida do que na expansão dos negócios. “Temos pequenos escritórios espalhados, para estar perto dos clientes. Afinal, eu que vou ao cliente, não ele a mim”, pontua. “E sempre penso em como equilibrar a vida pessoal e a profissional. A gente tem que manter uma advocacia que nos deixe livre e feliz. É o que busco na minha profissão, o equilíbrio de ter um trabalho bom e satisfatório. Nem quero demais nem de menos, quero o essencial”, conclui.

“Nunca pensei em exercer outra profissão. Sempre pensei em exercer as funções que hoje exerço, por gostar de promover justiça e trazer a luz para temas preciosos para os indivíduos. Acho que a advocacia representa muito bem isso, uma vida de qualidade para o cidadão. A advocacia hoje é procurada para promover não só litígio, mas o preventivo, trazendo assim minoração de custos para o cliente” comenta.

Desde que se formou, se especializou em quatro notáveis instituições e se tornou mestra em Direito pela Unifor. Também publicou quatro livros - dois com participação em capítulos e dois como autora única. Sua caminhada profissional como advogada e professora, que já dura duas décadas, foi permeada por participações em instituições e eventos relevantes.

Mais recentemente, destacamse, em seu currículo, o período em que foi Conselheira Estadual da Ordem dos Advogados do Brasil Secção Ceará (2013-2015) e a presidência da Comissão de Estudos Tributários da RMF (2019-2021).

Também foi convidada para palestrar, em janeiro deste ano, sobre temas de intersecção entre Portugal e Brasil na Universidade de Lisboa.

Atualmente, além de advogar, Janayna atua como coordenadora do LLM em Direito e Processo Tributário e do LLM em Direito Penal Tributário e Econômico da Unichristus. Segundo ela, sua missão primordial em todas as ocupações profissionais é o estímulo por Justiça, conhecimento e liberdade.

“Acredito que a Justiça é um meio legítimo de melhorar a vida das pessoas. O problema é que, muitas vezes, ela é confundida com vingança ou um meio de persecução de problemas”, detalha. Por isso, a advogada sempre procura divulgar o conhecimento jurídico como forma de proporcionar uma vida mais digna e plena a todos os cidadãos.

Janayna destaca que, para atuar na advocacia hoje, é preciso se atualizar sempre – e não só sobre temas jurídicos, mas também sobre política, economia, filosofia e empreendedorismo. “Também é importante ter uma agenda e procurar cumpri-la, além de tempo para a família, amigos. Para ser advogada é preciso, também, e antes de tudo, cuidar de si”, afirma.

Escritório Janayna Lima OAB/CE 16.311

Especialidades: Foco em Direito Tributário. Também atua com Direito Civil, Trabalhista, Administrativo e Empresarial

Endereço: Av. Washington Soares, 55, Cocó – Fortaleza

Telefone/WhatsApp: (85) 99947-9479

E-mail: janaynalima@hotmail.com

Redes sociais: @janayna_ lima_adv (Instagram)

8 FORTALEZA CE, 31 DE AGOSTO DE 2023 FORTALEZA CE, 31 DE AGOSTO DE 2023 9 ADVOGADOS CEARENSES ADVOGADOS CEARENSES
Harley Ximenes
FOTO FERNANDA BARROS FOTO FERNANDA BARROS
Janayna Lima

BSJ Advocacia OAB/CE 39.086

Especialidades: Direito do Trabalho, Direito Empresarial e Direito Público

Endereço: Empresarial Iguatemi – Av. Washington Soares, 55, sala 307, Cocó – Fortaleza

Telefone/WhatsApp: (85) 98758-8022

E-mail: ronaldomarcio@ bsjadvocacia.com.br

Site: bsjadvocacia.com.br

Redes sociais profissionais: @bsjadvocacia

De bancário a advogado Paixão desde o primeiro júri

Ronaldo Brito se especializou para ajudar bancários que passam por dificuldades trabalhistas

Ronaldo Márcio Soares Brito já entrou no ramo do Direito com uma missão bem definida. Após ter trabalhado como bancário por 11 anos, decidiu dedicar o exercício da advocacia para auxiliar os antigos colegas de profissão a enfrentarem as injustiças trabalhistas - uma área que Ronaldo conhece muito bem.

“Trabalhei em uma grande instituição financeira e, ao concluir o curso de Direito, busquei atrelar os conhecimentos jurídicos adquiridos com a minha vivência como bancário, porque eu já tinha vivenciado na prática tudo que sofre um bancário: a cobrança de metas, o desvio de funções, o assédio moral”, explica.

O especialista encara o Direito como uma ferramenta para transformar a vida das pessoas. Ele aponta que conhecer as leis e os próprios direitos protege o indivíduo contra humilhações e negligência. “Eu me sinto realizado. Estou feliz como advogado e mais feliz ainda por poder ajudar colegas de trabalho, que passam por tudo que eu passei, utilizando o Direito como uma ferramenta de transformação social”, declara.

Para Ronaldo, um dos momentos mais marcantes da carreira foi o sucesso em um caso de demissão injusta. O cliente, que havia trabalhado no banco por 30 anos e já apresentava idade avançada, foi demitido sem justa causa. Em estado de desespero devido à possibilidade de não conseguir entrar no mercado de trabalho novamente, o homem buscou por Ronaldo, que acolheu seu caso.

"O conhecimento do dia a dia, de como atuar em uma sala de audiência, com processos, você aprende no exercício da função"

Túlio Magno se encantou com o exercício do Direito ainda no colégio e carrega o sentimento até os dias de hoje

Pioneiro na família na área do Direito, Túlio Magno se apaixonou pela profissão ainda durante o colégio, em uma atividade de júri simulado. Formado pela Universidade de Fortaleza (Unifor), atualmente comanda o próprio escritório de advocacia e é especialista nas áreas administrativa e criminal.

Túlio começou a carreira em 2005, participando de estágios. Ainda como estagiário, conquistou uma vaga no escritório Advocacia Paulo Quezado, e, em 2010, após a graduação, passou a trabalhar como advogado titular na firma.

Durante esse percurso, o advogado também atuou como conselheiro na Ordem dos Advogados do Brasil Ceará (OAB-CE) e no Conselho de Defesa do Policial no Exercício da Função (CDPEF), e na Secretaria de Segurança Pública do Estado do Ceará (SSPDS). Em 2016, alçou novos voos e abriu o próprio escritório.

"O Ceará tem uma tradição de bons juristas. A gente se sente inspirado a representar o Estado quando vai para fora"

“Realizei uma sustentação oral perante o tribunal e consegui reverter a demissão dele. Ele está trabalhando no banco até hoje. Ele ainda me agradece bastante, e me fala que deve o sustento da família ao meu trabalho. Isso para mim foi muito gratificante”, relembra.

Com a meta de expandir a atuação para cada vez mais estados, o advogado lembra que, no exercício do Direito, a busca pelo conhecimento nunca chega ao fim. “A faculdade é importante, mas nós não aprendemos tudo nela. O conhecimento do dia a dia, de como atuar em uma sala de audiência, com processos, você aprende no exercício da função. O estudo e a busca pelo conhecimento fazem parte do nosso ofício”, reflete.

Atraído espontaneamente pelo exercício do Direito, Túlio relembra a atividade escolar que mudou sua vida. Em um exercício de júri simulado, os estudantes deveriam julgar a personagem Capitu, do livro Dom Casmurro (Machado de Assis). Em meio à dinâmica de defesa e acusação, Túlio se encantou.

“Foi isso que me motivou a cursar Direito. Era o caso da Capitu, se ela havia traído ou não, e se ela merecia ser absolvida se tivesse traído, por conta dos costumes da época. A gente teve a preparação, fez o estudo e eu acabei gostando desse trabalho”, explica.

Outro momento que lembra com carinho, dessa vez já como advogado,

é o da sua primeira sustentação oral, feita no no Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília. Ainda bem no início da carreira, Túlio conta que todos os presentes no momento viraram as cabeças para encará-lo quando o advogado mencionou que era de Fortaleza, Ceará. “Foi bem marcante e comovente. O Ceará tem uma tradição de bons juristas. A gente se sente inspirado a representar o Estado quando vai para fora”, recorda.

Com o sonho de expandir o escritório para outros estados, é o desejo de um Direito mais social, justo e humano que move Túlio na carreira. Ele defende que o cliente não pode se tornar somente mais uma estatística, resultado de um trabalho sem cuidado e responsabilidade.

“O trabalho hoje em dia está virando uma coisa quase matemática. Às vezes os operadores do Direito não têm atenção nem com o processo, nem com a audiência, nem com as perguntas que são feitas para as testemunhas, porque não têm noção de profundidade”, detalha.

Para as gerações mais novas, a orientação é sempre buscar cada vez mais conhecimento. Mas o advogado tranquiliza os futuros colegas de profissão: “Antigamente, o advogado precisava de uma máquina de escrever. Com o passar do tempo, foi evoluindo. Tudo vem se aprimorando e isso enriquece a questão cultural do advogado. O amanhã sempre vai ser mais fácil do que hoje”, conclui.

Túlio Magno Advocacia OAB/CE 24.853

Especialidades: Direito Penal, Processual Penal, Administrativo e Licitatório

Endereço: Av. Washington Soares, 3663, sala 1301, torre 02, WSTC, Edson Queiroz – Fortaleza

Telefone/WhatsApp: (85) 99661-7421

E-mail: contato@tuliomagno.com.br

Site: tuliomagno.com.br

Redes sociais profissionais: @tuliomagnoadvocacia e @tuliomagno (Instagram)

10 FORTALEZA CE, 31 DE AGOSTO DE 2023 FORTALEZA CE, 31 DE AGOSTO DE 2023 11 ADVOGADOS CEARENSES ADVOGADOS CEARENSES
Ronaldo Márcio Soares Brito
FOTO THIAGO MATINE FOTO FERNANDA BARROS
Túlio Magno

Especialidades: Direito Previdenciário

Endereço: Rua Juaci Sampaio Pontes, 2876, Cigana – Caucaia

Telefone/WhatsApp: (85) 99193-5961

E-mail: wgois.adv@gmail.com

Site: wallysongois advocacia.com

Redes sociais profissionais: @wallysongoisadv

Dignidade como direito fundamental

Wallyson Góis se especializou em Direito Previdenciário e atua ajudando pessoas em situação de vulnerabilidade social

Proporcionar mais dignidade às pessoas que precisam é a grande missão de Wallyson Góis. O profissional, formado em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor), é também pós-graduado em Direito Previdenciário e Direito Administrativo e Gestão Pública. Há quatro anos, ele fundou o próprio escritório em Caucaia, onde atua principalmente na conquista de direitos para a população mais socialmente desamparada.

De acordo com Wallyson, a maioria dos casos do escritório envolve aposentadorias pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social (BPC/Loas), que concede um salário mínimo mensal à pessoa com deficiência sem meios de se manter. O advogado garante, ainda, um índice de 97% de aprovação nos casos do escritório.

“A gente atende muitas pessoas na linha da pobreza, principalmente pessoas em situação de rua, pessoas com deficiência, idosos e crianças autistas. Nossa missão é, basicamente, dar dignidade à pessoa através dos benefícios que a gente consegue pelo processo”, explica Wallyson.

De acordo com o advogado, 100% dos casos são custeados pelo escritório, em regime pro bono. Isso significa que o cliente só tem despesas com o processo em caso de vitória. Outros trabalhos realizados pelo escritório são a elaboração de leis e a fiscalização do poder público, buscando garantir os direitos de grupos minoritários. Wallysson também trabalha como voluntário em instituições e Organizações não Governamentais (ONGs).

Profundamente ligado a causas sociais, Wallyson relembra um caso que marcou a carreira. Procurado por um homem em situação de rua após uma indicação, em apenas um mês de processo o advogado conseguiu transformar a vida do cliente. Para o homem, Wallysson conquistou documentos, um benefício de um salário mínimo, um emprego e cursos profissionalizantes junto a órgãos públicos. Depois de quase dez anos vivendo nas ruas, o indivíduo pôde, finalmente, morar sob um teto.

Wallyson revela que a ligação com projetos sociais vem das origens humildes da própria família. “Minha faculdade foi com bolsa, e em nenhum momento na minha vida imaginei que fosse ser advogado. Hoje está tudo bem encaminhado, e minha carreira representa mudança. Com persistência, mudei todas as minhas perspectivas de vida com a minha carreira”, reflete.

Sempre com o objetivo de levar um Direito mais acessível a toda população, o advogado tem planos de abrir uma filial da firma e desenvolver um escritório itinerante, capaz de atender vários municípios do Ceará.

12 FORTALEZA - CE, 31 DE AGOSTO DE 2023 ADVOGADOS CEARENSES
"Nossa missão é, basicamente, dar dignidade à pessoa através dos benefícios que a gente consegue pelo processo"
Wallyson Góis Advocacia OAB/CE 40.963 Wallyson Góis FOTO FERNANDA BARROS
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.