O PIONEIRO 28 JANEIRO DE 2020

Page 1

O PIONEIRO TERÇA-FEIRA, 28 de Janeiro de 2020

PONTO A PONTO DIA ESPECIAL PARA CHANANDA JACOMIN E THALLES BRANDÃO. PÁG. 08

|

Edição nº 11 - Ano 52 - R$

2,00

www.jornalopioneiro.com.br

Edição de 08 páginas

PANORAMA POLITICO ‘Chega de paliativos’, diz o conselheiro do Fórum Capixaba de Mudanças Climáticas José Marques Porto. PÁG. 02

Nivel do Rio Doce aumenta e assusta com risco de inundação

••O nível do Rio Doce, que já estava alto, subiu ainda mais na tarde de ontem. De acordo com os dados divulgados pela Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), por volta das 15h15 de ontem o nível do rio já passava dos 7 metros. Em Linhares, ontem pela manhã um grupo de trabalho se reuniu para iniciar as ações para minimizar os impactos das chuvas e uma das primeiras medidas foi a retirada de seis famílias do bairro Olaria, que foram levadas para o ginásio poliesportivo do bairro Conceição, onde estão recebendo assistência do município. A medida foi preventiva considerando que a água ainda não havia invadido nenhum dos imóveis, o que pode ter acontecido ontem à noite considerando a elevação do nível do rio. Na tarde/noite de ontem (foto) a Defesa Civil e outras autoridades de Linhares monitoravam a situação do Porto do Rio Doce.

Brasil envia Força-tarefa apresenta nesta terçapele humana feira serviços que serão oferecidos às vítimas das chuvas no sul do Estado para vítimas de acidente no Peru

Foto: HelioFilhoSecom

•• O Governo do Brasil enviou, sábado (25), 20 mil centímetros quadrados de pele humana ao Peru. Os tecidos irão ajudar no tratamento de queimaduras graves em crianças e adultos, após um acidente com caminhão de gás, quinta-feira (23), que deixou cerca de 50 pessoas feridas em Lima, capital peruana. A iniciativa partiu do Ministério da Saúde brasileiro que ofereceu apoio ao país vizinho. Pág. 02

Acontece Saúde Coronavírus: como se portar diante de C nova ameaça? Pág. 04

Férias escolares se aproxima do fim e aulas começam dia 4 de fevereiro •• A força-tarefa coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento (Sedes) inicia suas atividades, nesta terça-feira (28), com o oferecimento de diversos serviços à população e empresários afetados pelas chuvas nos municípios de Alfredo Chaves, Iconha, Rio Novo do Sul e Vargem Alta. Pág. 03

••Esta é a última semana do período de férias escolares e também os últimos dias para efetivar a matrícula dos alunos que participaram da Chamada Pública 2020 da Rede Estadual. A efetivação da matrícula na escola onde o aluno conseguiu a vaga deve ser realizada até a próxima sexta-feira (31), pois as aulas iniciam no dia 04 de fevereiro. Pág. 07


2

TERÇA-FEIRA 28 DE JANEIRO DE 2020

JORNAL O PIONEIRO www.jornalopioneiro.com.br

GERAL

PANORAMA POLÍTICO

Essa coluna é publicada todas as quintas-feiras e domingos

PAULO CÉSAR DUTRA Tragédias anunciadas Vez por outra as forças brutais da natureza nos pregam impressionantes peças e, esquecidos, nos colocamos nos cantos a chorar nossas tragédias, sem nos importarmos de que somos os únicos responsáveis por elas. A natureza não manda recados, as vezes engana até as previsões climáticas nos diversos sistemas instalados pelos governos, principalmente no caso das chuvas ou nevascas. Os territórios próximos às costas marítimas, ou dos grandes lagos, mundo afora, estão sujeitos a grandes inundações ou chuvas torrenciais, como ocorreu recentemente em municípios do Sul do Estado do Espírito Santo ou acontece quase que regularmente nos Estados do Rio e São Paulo. Um fator mais responsável pelas enchentes, o transbordamento de rios e seus afluentes é a erosão que leva ao assoreamento, provocando as grandes catástrofes, como nos casos de Iconha, Alfredo Chaves e outros municípios. Cidades construídas nas proximidades de rios, embora pequenos, seus transbordamentos (por força da erosão) elevam o nível das águas, que provocam a destruição. A natureza não manda recado. Quando ela cisma, prega suas peças, de surpresa, vindo, então, os curiosos a colocar culpa no desmatamento, no aquecimento global, um monte de asneiras, sem avalia que as cidades estão sendo desordenadamente construídas, com um criminoso favelamento à beira de rios e lagos, onde joga-se fora todo o lixo das cidades, agravando a situação. Pra tudo tem jeito, menos para a morte. Se nossos governantes se aperceberem de que as coisas precisam ter um ordenamento, não iremos assistir grandes tragédias, como os recentes acontecimentos no Sul do Estado do Espírito Santo, onde centenas de famílias perderam seus pertences, por culpa exclusiva da incompetência dos nossos governantes que estão pouco ligando para o assoreamento dos nossos rios e lagos. Mais tragédias virão. é só chover forte... (Por Gutman Uchoa de Mendonça-27.01.2020)

•• ‘Chega de paliativos’, diz o conselheiro do Fórum Capixaba de Mudanças Climáticas José Marques Porto. Ele pede ao governo que reúna o Fórum com urgência para definir políticas e obras de adaptação. Ele sugere a primeira reunião do Fórum no gabinete do ao governador Renato Casagrande (PSB) para iniciar de imediato o debate sobre as políticas públicas de adaptação do Espírito Santo às mudanças climáticas.

Risco do Rio Doce •• Ontem o Rio Doce já ultrapassava a cota de inundação e risco aumentava para os moradores de Colatina. A orientação da Defesa Civil era de que os moradores da região ribeirinha deixassem as casas, como alerta máximo por conta das chuvas que atingem o Estado desde a última semana. Ontem o Rio Doce atingiu durante a madrugada a cota de inundação, no município de Colatina. A informação foi divulgada no boletim matinal da Defesa Civil. O nível do rio ultrapassou os 6 metros, quase o triplo do normal. Já no município de Linhares, o rio seguia acima do nível de atenção com cerca de 3 metros.

Milícias nos 23 Estados e DF •• A interferência de milícias no sistema político do Rio de Janeiro e o risco de expansão da atuação de grupos paramilitares para o resto do País causam preocupação, entre as autoridades, públicas e estudiosas dos assuntos. O tema deve estar presente nas eleições municipais de 2020, especialmente na disputa pela capital fluminense, onde as milícias atuam desde os anos 1980. Hoje, há registros de grupos milicianos no Distrito Federal e em 23 Estados, entre eles Pará, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte, segundo levantamento feito pelo jornal O Estado de São Paulo em inquéritos, informações de serviços de inteligência policial, dados do governo e notícias publicadas pela imprensa. No Espírito Santo há uma informação, não oficializada, de que o caso está sendo investigado, na Região Metropolitana da Grande Vitória, nos municípios de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana e Guarapari.

Produtor rural terá ajuda •• Lavouras e pastos perdidos, terras que se tornaram improdutivas e produtor rural descapitalizado. É este o cenário das áreas rurais do sul do Espírito Santo, mais atingidas pelas fortes chuvas dos últimos dias. Para mudar essa realidade, a Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (Faes), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado (Senar-ES) e os Sindicatos Rurais vão levar Assistência Técnica e Gerencial até mil produtores gratuitamente.

Produtor rural terá ajuda II •• Por 2 anos e 4 meses um técnico de campo visitará mensalmente as propriedades para auxiliar na recuperação e minimizar os prejuízos das famílias que tiveram sua produção afetada. Para fazer os atendimentos de forma mais assertiva, o Sistema Faes, Senar-ES, Sindicatos Rurais fará um levantamento das perdas e danos da produção rural das regiões atingidas pelo desastre climático a fim de definir quais propriedades serão atendidas pelo programa.

Produtor rural terá ajuda III •• “Assim que as propriedades tiverem seus acessos restabelecidos, pois muitas ainda estão em áreas isoladas, vamos realizar esse levantamento e começar os atendimentos da Assistência Técnica e Gerencial, para que os produtores se recuperem a curto e médio prazo. Eles precisam de soluções imediatas e concretas que o ajudem a reerguer suas lavouras, pastos e suas finanças”, explica a superintendente do Senar-ES, Letícia Toniato Simões.

Mulheres pagam mais IRPF

aprofundadas. As informações apresentadas neste texto levam em conta as declarações efetuadas pelos contribuintes para Receita Federal do Brasil a partir dos rendimentos de 2017.

MDB ES •• O MDB estadual, desarticulado nas eleições de 2018, tenta retomar novos alinhamentos com grupos políticos em ascensão, embora ainda esbarre em dificuldades resultantes da desastrosa influência partidária do ex-governador Paulo Hartung, hoje sem partido, mas articulado com o grupo do apresentador de TV Luciano Huck. Será que vai render!

Morre Ibsen Pinheiro •• O ex-deputado federal Ibsen Pinheiro (MDB-RS) faleceu na última sexta-feira,(25), aos 84 anos. Ele sofreu paradas cardiorrespiratórias enquanto era atendido em um hospital de Porto Alegre, e não resistiu. Como presidete da Camara Federal ele foi o responsável por abrir o processo de impeachment que levou à destituição de Fernando Collor de Mello do Palácio do Planalto, em 1992. O ex-parlamentar sofreu paradas cardiorrespiratórias enquanto era atendido no Hospital Dom Vicente Scherer, em Porto Alegre, e não resistiu. Ele enfrentava um câncer na medula, descoberto em dezembro. O corpo de Ibsen foi cremado no fim da tarde de sábado, em Porto Alegre. O velório foi realizado na Assembleia Legislativa e reuniu amigos, políticos, familiares e dirigentes do Internacional, clube do qual foi dirigente.

Sebrae ES •• O Sebrae Espírito Santo liberou 500 mil reais em consultorias gratuitas para empresários de Iconha. O anúncio foi feito por Carlos Manato, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae aqui no Estado. Ontem, segunda-feira, dia 27, 10 consultores foram ao município de Iconha conversar com empreendedores da região.A mulher de Manato, a deputada federal Soraya Manato, protocolou dois ofícios no Ministério da Educação solicitando auxílio do governo federal aos municípios de Iconha e Vargem Alta. A iniciativa é voltada para a reestruturação das creches e escolas dessas regiões.

Ação de improbidade

•• No sistema tributário regressivo do país, 80% dos declarantes nas faixas de renda mais elevadas, com mais isenções de impostos, são homens. As mulheres têm menos rendimentos isentos e, portanto, pagam alíquotas mais altas. Somente a partir do final de 2014, a Receita Federal do Brasil passou a disponibilizar mais dados brutos das declarações de Imposto de Renda – Pessoa Física (IRPF). As informações disponibilizadas antes do ano de 2014 restringiam-se apenas ao número total de declarantes. À medida que essas informações vêm à tona, é possível efetuar análises mais

* Silvia Pacheco

Serão 20 mil cm² de pele para atendimento de crianças e jovens feridos em uma explosão ocorrida quinta-feira, (23) na capital peruana

dutra7099@gmail.com

Mudanças Climáticas

Brasil envia pele humana para vítimas de acidente no Peru

•• O Ministério Público Estadual – MPES entrou com uma ação de improbidade administrativa contra o prefeito de Laranja da Terra, Josafa Storck. O MPES pede a devolução de quase 1,7 milhão e ainda o afastamento de servidores.

•• O Governo do Brasil enviou, sábado (25), 20 mil centímetros quadrados de pele humana ao Peru. Os tecidos irão ajudar no tratamento de queimaduras graves em crianças e adultos, após um acidente com caminhão de gás, quinta-feira (23), que deixou cerca de 50 pessoas feridas em Lima, capital peruana. A iniciativa partiu do Ministério da Saúde brasileiro que ofereceu apoio ao país vizinho. “Os países precisam se colocar à disposição em tragédias como essa. Ajudar nosso vizinho peruano não é somente um ato de solidariedade, mas também de empatia”, afirma o Ministro da Saúde em exercício, João Gabbardo. A primeira remessa de pele humana do Brasil foi transportada por duas companhias aéreas brasileiras que também se disponibilizaram a ajudar. Atualmente, o Brasil possui quatro bancos de pele localizados nos estados do Paraná (Curitiba), Rio de Janeiro (Rio de Janeiro), São Paulo (São Paulo) e Rio Grande do Sul (Porto Alegre). Em todos eles há estoque suficiente para atender as possíveis demandas brasileiras.

O Governo do Brasil enviou, sábado (25), 20 mil centímetros quadrados de pele humana ao Peru. Os tecidos irão ajudar no tratamento de queimaduras graves em crianças e adultos, após um acidente com caminhão de gás, quinta-feira (23), que deixou cerca de 50 pessoas feridas em Lima, capital peruana. A iniciativa partiu do Ministério da Saúde brasileiro que ofereceu apoio ao país vizinho. “Os países precisam se colocar à disposição em tragédias como essa. Ajudar nosso vizinho peruano não é somente um ato de solidariedade, mas também de empatia”, afirma o Ministro da Saúde em exercício, João Gabbardo. A primeira remessa de pele humana do Brasil foi transportada por duas companhias aéreas brasileiras que também se disponibilizaram a ajudar. Atualmente, o Brasil possui quatro bancos de pele localizados nos estados do Paraná (Curitiba), Rio de Janeiro (Rio de Janeiro), São Paulo (São Paulo) e Rio Grande do Sul (Porto Alegre). Em todos eles há estoque suficiente para atender as possíveis demandas brasileiras.

Pele humana A pele humana é utilizada como um curativo biológico para pacientes que sofreram graves queimaduras. No início do tratamento, é retirada a pele queimada e transplantada a pele doada em substituição aos tecidos carbonizados e mortos. Considerada a melhor opção terapêutica nestes casos por reduzir infecções e dores, além de acelerar a recuperação e, assim, diminuir o tempo de internação do paciente. O material é proveniente de doadores e costuma ser retirado do dorso das coxas, braços e costas após con-

firmação de morte cerebral, como ocorre em doações de órgãos. “Tragédias como essa no Peru, que vitimou tantas crianças e jovens, nos faz refletir sobre a importância e necessidade de sermos doadores de órgãos e tecidos para termos estoque permanente destes materiais”, ressalta João Gabbardo. A quantidade de pele dos bancos destinados para utilização terapêutica é mensurada em centímetros quadrados. Em 2018, foram utilizados no Brasil 83.559 cm² de pele humana.

* Silvia Pacheco, da Agência Saúde

Jornal O PIONEIRO REDAÇÃO Av. Governador Lindenberg, 609 Linhares - Centro - CEP:29.900-020 Telefone: (27) 3200-6767 redacao@jornalopioneiro.com.br opioneiro@jornalopioneiro.com.br www.jornalopioneiro.com.br CIRCULAÇÃO O PIONEIRO circula todas as terças-feira, quintas-feiras e aos domingos

www.jornalopioneiro.com.br

FUNDADOR E DIRETOR RESPONSÁVEL Deni Almeida da Conceição

DIAGRAMAÇÃO Diego Pandolfi A. da Conceição

DIRETOR COMERCIAL Diego Pandolfi A. da Conceição

www.facebook.com/opioneiro www.twitter.com/jornalopioneiro

EDITADO POR Editora O PIONEIRO Ltda ME ASSINATURAS assinatura@jornalopioneiro.com.br

O PIONEIRO é o jornal mais lido do Norte do Estado

COLABORADORES Alexandre Araujo, Manoel Ribeiro, Monsenhor Jonas Abid, Paulo Cesar Dutra.

Os colaboradores de O PIONEIRO não têm vínculo empregatício O PIONEIRO não se responsabiliza por conceitos emitidos em matérias assinadas

FILIADO À

ABRAJORI Associação Brasileira dos Jornais do Interior

CNJI

Cadastro Nacional de Jornais do Interior Periodicidade verificada em Brasília


JORNAL O PIONEIRO www.jornalopioneiro.com.br

GERAL

TERÇA-FEIRA 28 DE JANEIRO DE 2020

3

Força-tarefa apresenta nesta terça- Crise climática favorece o feira serviços que serão oferecidos às desenvolvimento de mosquito vítimas das chuvas no sul do Estado transmissor da dengue Foto: HelioFilhoSecom

A força-tarefa coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento (Sedes) inicia suas atividades, nesta terça-feira (28), com o oferecimento de diversos serviços à população e empresários afetados pelas chuvas nos municípios de Alfredo Chaves, Iconha, Rio Novo do Sul e Vargem Alta. Durante o atendimento será possível receber orientações sobre crédito e tratamento tributário diferenciado para empresas afetadas; emissão de laudo do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil; realização de cadastro para acesso ao Cartão Reconstrução ES; solicitação de segunda via da carteira de identidade; orientação jurídica, com apoio da Defensoria Pública, e requisição gratuita de segunda via

de certidões pessoais, além do cadastro para consultorias gratuitas do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Os atendimentos serão realizados a partir das 09 horas, nos sete escritórios disponíveis, sendo três fixos e quatro itinerantes. No município de Iconha o escritório fixo será na Escola Paulo Assis, localizada na Rua José de Paula Beiriz, 267, Morro do Paraíso. Em Alfredo Chaves o atendimento será na Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Igreja Matriz), Avenida Getúlio Vargas, 545, Centro. Em Vargem Alta, o público será atendido na Câmara de Vereadores, na Rua Nelson Lírio, 77, no Centro. Em Rio Novo do Sul, o aten-

dimento será realizado, exclusivamente, pelo escritório itinerante, com apoio das vans da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), que também circularão pelas regiões centrais e interior dos outros três municípios afetados. O secretário de Estado de Desenvolvimento, Marcos Kneip, destacou a importância social e econômica da ação. “Queremos ofertar o maior número de serviços possíveis aos moradores dessas cidades, para que tenham condições de retomar suas rotinas de forma mais rápida. Essa é uma força-tarefa que tem grande caráter social e que, ao mesmo tempo, vai contribuir para o retorno do dinamismo econômico dessas regiões”, afirmou. Além da Aderes, também são parceiros da força-tarefa o Sebrae, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o Banco do Espírito Santo (Banestes), Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), a Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), Polícia Civil (PCES), Secretaria da Fazenda (Sefaz), Defensoria Pública e Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo

Ministério Público Federal solicita informações sobre estudos do licenciamento do Complexo Portuário de São Mateus Iema indeferiu EIA-RIMA referente à licença de instalação da Portocity O Ministério Público Federal no Espírito Santo (MPF/ ES) requisitou ao Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) que envie cópias dos documentos e do parecer utilizados para indeferir o Estudo de Impacto Ambiental/ Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) referente à licença para instalação do Complexo Portuário de São Mateus, em Urussuquara. O prazo de envio do material é de 10 dias. O ofício, endereçado ao presidente do órgão, Alaimar

Fiuza, faz parte do inquérito civil nº. 1.17.003.000038/201837, instaurado na Procuradoria da República em São Mateus para acompanhar o licenciamento e a implantação do Complexo Portuário de São Mateus (CPSM) pela Petrocity Portos.

Temperaturas altas e pluviosidade são fatores que contribuem com a proliferação dos mosquitos transmissores de doenças. Somente em 2019, mais de 2,7 milhões de casos de dengue foram registrados na América Latina O gradual aumento da temperatura no planeta traz inúmeras consequências de grande impacto ambiental, do derretimento das geleiras polares e aumento do nível oceânico a fenômenos de desertificação, intensificação de queimadas e proliferação de vetores de doenças. Segundo declaração da Organização Mundial de Meteorologia (OMM), na Conferência da ONU sobre o Clima (COP25), a temperatura média global em 2019, entre os meses de janeiro e outubro, foi cerca de 1,1ºC superior a do período pré-industrial. A elevação está próxima ao limite do Acordo de Paris, que estabelece manutenção da temperatura média da Terra a 1,5ºC acima do patamar anterior à industrialização. O relatório “Contagem regressiva sobre a saúde e as mudanças climáticas”, publicado na revista The Lancet, destaca que o aquecimento global promove a expansão dos mosquitos responsáveis pela transmissão da dengue, oferecendo um ambiente quente e de chuvas, propício à reprodução dos insetos. O documento, feito em parceria com 35 instituições, entre elas a Organização Mundial da Saúde (OMS), revela que a pluviosidade aumenta a quantidade de criadouros aptos para o desenvolvimento das larvas dos mosquitos e gera condições ambientais apropriadas para o alastramento dos insetos já adultos. Somente em 2019, mais de 2,7 milhões de casos de dengue foram registrados em solo latino-americano, concentrados principalmente no Brasil,

com 1.544.987 casos prováveis da doença notificados no ano passado. “Os impactos da crise climática que vivemos são inúmeros e cada vez mais fáceis de serem percebidos. A criação de condições propícias à proliferação dos mosquitos causadores da dengue e outras doenças, como zika, chikungunya e febre amarela, também está interligada a esse processo de aquecimento. O aumento da temperatura somado ao desmatamento e à expansão desordenada das áreas urbanas também estão associados à migração dos animais para as cidades. As chuvas intensas e a falta de fiscalização dos ambientes urbanos facilitam a formação de criadouros do mosquito”, explica o coordenador de Projetos Ambientais da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, Emerson Antonio de Oliveira. Durante o encontro em Madri, a COP25 trouxe um plano de ação climática atualizado para que os países alcancem os objetivos de diminuição da emissão global de gases de efeito estufa entre 2020 e 2030. Oliveira aponta a importância de estratégias de controle e a necessidade de um planejamento principalmente nas cidades com perfil climático propício à reprodução do mosquito. “É importante e necessário o desenvolvimento de estratégias de controle desses insetos nos centros urbanos e, paralelamente, um plano nacional que busque mitigar os impactos climáticos nas diversas regiões do Brasil”, afirma o coordenador.


4

TERÇA-FEIRA 28 DEJANEIRO DE 2020

JORNAL O PIONEIRO www.jornalopioneiro.com.br

ENTRETENIMENTO

TELEVISÃO Flávio Ricco Colaboração: José Carlos Nery

Mudanças nos domingos da Record são vistas como novo tiro no escuro

Próxima das seis

FOTO:Paulo Belote / TV Globo

Até segunda ordem, transmissão dos campeonatos regionais, paulista, carioca e companhia bela na Globo, por enquanto, só aos domingos. Às quartas-feiras, programação normal ou filme depois da novela. Nesta, “Um Espião e Meio”.

Na semana passada, a direção da Record definiu quais serão as mudanças na programação de domingo, a partir da estreia da Sabrina Sato, no dia 8 de março. Mudanças que não significam novidades. “Hoje em Dia”, “Hora do Faro” e “The Four”, da Xuxa, já são velhos conhecidos do telespectador. Resta saber agora, de acordo com esta outra disposição, quais resultados irão apresentar. Ou se esta nova grade poderá alterar em alguma coisa a situação atual. Para se ter uma ideia, no último domingo, o SBT ficou em segundo lugar o dia inteirinho e só perdeu para a série “CSI”, mas já aos 30 minutos de segunda-feira. Um diretor da Record, experiente, ao tomar conhecimento das novidades que serão colocadas em prática, reagiu: “É tudo tão errado, que é capaz de dar certo”. E mais, tem todo jeitão de “última cartada”. Ou de novo tiro no escuro.

Bate – Rebate

Cinema

Netflix estreia nesta quarta-feira a série “Onisciente”, reunindo Marcello Airoldi, Sandra Corveloni, Carla Salle, Jonathan Haagensen, entre outros...

· Carlos Lombardi dará curso de roteiro na Casa Aguinaldo Silva de Artes-SP, de 11 de março a 29 de abril.

· ... O drama: em uma cidade, os cidadãos vivem a todo o momento monitorados por drones...

· Marcelo Tas entrevista Maisa Silva no “Provocações” desta terça-feira, às 22h15, na Cultura.

· ... Já no teatro, Airoldi chega ao Vivo, em São Paulo, a partir de março com o espetáculo “Caros Ouvintes”.

· A Missa de 7º dia do Sérgio Noronha será celebrada nesta quinta-feira, às 19h30, pelo padre Jorjão, na Igreja Nossa Senhora da Paz, em Ipanema.

· O pessoal da CNN Brasil já foi avisado que as gravações de pilotos irão continuar nos dias de Carnaval... · ... Não haverá folga para nenhum dos setores.

· Leo Von, filho do Ronnie Von, em show no Burlesque Paris 6-SP, dia 12, vai apresentar seus novos trabalhos, gravados na Midas Music, gravadora do Rick Bonadio...

· Camila Bonfim, sempre presente no jornalismo da Globo, com a mesma competência, está ancorando noticiário da GloboNews.

· ... Aliás, entrevistas com ele, Leo, e Sérgio Mamberti serão gravadas pela Mariana Godoy para o seu programa da Rede TV!.

Ainda não

Ajustes

Ontem, segunda, conforme o estabelecido, foram retomadas as gravações de “As Aventuras de Poliana” no SBT. Mas ainda são cenas da primeira temporada, com direção do Reynaldo Boury. Ricardo Mantoanelli só deverá assumir dentro de duas ou três semanas.

Os últimos dias nos bastidores de “Gênesis”, nova novela bíblica da Record, foram tão agitados que acabaram provocando alterações na ordem dos trabalhos. Assim, muita gente que já deveria ter começado a gravar, vai precisar aguardar mais um pouco na fila.

E assim vai

Reforço Celso Tavares, que até ontem dirigiu a Olga Bongiovanni, continua na Rede TV!. A partir de agora ele passa a colaborar com a equipe do Guilherme Latorre, na direção-geral do programa do Sikêra Jr.

FOTO: Zé Paulo Cardeal

C´est fini

Mariana Ximenes será Luísa, a Condessa de Barral, em “Nos Tempos do Imperador”, a próxima novela das seis na Globo, com estreia em março. É descrita como uma mulher moderna, educada na Europa e que domina diversos assuntos. Será preceptora das princesas Leopoldina (Melissa Nóbrega/ Bruna Griphão) e Isabel (Any Maia/ Giulia Gayoso), filhas do imperador Dom Pedro II (Selton Mello) e da imperatriz Thereza Cristina (Leticia Sabatella).

Com transmissão da TNT, as partidas das oitavas da Liga dos Campeões começarão em 18 de fevereiro. O PSG de Neymar encara o Borussia Dortmund, na Alemanha. Então é isso. Mas Quinta-feira tem mais. Tchau!

Resultado Depois de vários trabalhos no circuito Globo-Record, Alice Assef, atualmente morando nos Estados Unidos, foi escalada para a sua primeira protagonista no filme “Last Bite”. A trama é sobre a nova febre mundial da comilança/da comida on-line (também conhecido como “Mukbang”). Alice faz uma mãe, forçada a comer sem parar quando sua filha de oito anos é sequestrada. Com assinatura da diretora Dawn Fields, chega aos cinemas em abril.

Todos, na Globo, sabiam que os resultados da reprise de “Avenida Brasil” seriam muito bons. Não tinha como não serem. Poucos, no entanto, imaginavam que a sua média de audiência poderia bater na casa dos 20 pontos.

Espaço adquirido Caroline Nogueira, contratada na semana passada, será a apresentadora do noticiário da tarde na CNN Brasil. Na Band, ela funcionava sempre como “curinga”, quebrando galho em todos os horários.

Acontece Saúde Coronavírus: como se portar diante de nova ameaça?

Oitenta mortos, milhares de infectados e mais de 3.000 casos suspeitos. Esses são os números do novo coronavírus, divulgados pelo governo chinês, até a manhã de hoje, segunda, 27 de janeiro do 2020. Com a disseminação rápida das notícias e novos casos suspeitos ao redor do mundo, muitas informações desencontradas surgem. A suspeita do governo de Minas Gerais de um paciente infectado – posteriormente descartada pelo Ministério da Saúde – é um dos exemplos nesse sentido. Portanto, é importante que os profissionais de Saúde estejam atentos aos procedimentos diante da ameaça de uma nova epidemia. Médica infectologista, pesquisadora da Escola Paulista de Medicina/Unifesp e membro da Associação Paulista de Medicina

(APM), Nancy Junqueira Bellei aponta que a transparência é fundamental. “Quem fornece informações tem de se certificar dos dados para não gerar confusão. Há uma tendência de a população e dos pacientes entrarem em pânico. Se as informações não são transparentes, perde-se o apoio da população nas intervenções que propõem”, enfatiza. A especialista conta que ainda não é possível determinar se haverá ou não uma epidemia no Brasil, mas que os médicos têm de trabalhar com essa possibilidade. Para Nancy, é momento também de reforçar para os cidadãos que não entrem em pânico.

O vírus “Como funciona a detecção: a gente sequencia o material genético do vírus e compara com sequências que são depositadas em bancos genômicos – sites disponíveis para pesquisadores, médicos, universidades etc. Esse é um vírus novo na espécie humana. Poderia estar circulando na espécie animal? Sim. Mas, se não infectou humanos antes, chamamos de novo”, explica Nancy. Segundo a infectologista, após a análise da sequência genética do vírus, os virologistas

buscam, no banco genômico, animais específicos que são afetados pelo coronavírus. Com as técnicas disponíveis hoje, todo esse processo é feito rapidamente, em até três horas. Atualmente, considerando os humanos, existem quatro espécies de coronavírus que causam resfriados comuns. Esse novo coronavírus pode causar pneumonia, mas, por outro lado, ele parece – segundo Nancy – menos grave do que os outros. “A semelhança entre eles todos é que os pacientes mais graves parecem ser os mais velhos, com 40 anos ou mais, e/ou que apresentem comorbidades.” “Não há tratamento para coronavírus. Há projetos de vacina em andamento desde a época da SARS, mas não há expectativa de uma vacina, por exemplo, para o próximo mês – tempo suficiente para o vírus se espalhar por todo o mundo”, diz a pesquisadora. Nancy explica que ainda não se sabe muitas

informações importantes como o tempo e a facilidade de transmissão e que esses dados ainda vão surgir aos poucos. Para mais informações sobre o tema, a especialista participou do podcast “O Assunto”, da Globo, em que conversou com os jornalistas Marcio Gomes e Fabiane Leite.

O que dizem OMS e Ministério

Até esta sexta-feira, 24 de janeiro, a Organização Mundial de Saúde (OMS) havia afirmado que ainda não era possível declarar a situação do coronavírus como uma emergência internacional, embora tenha reconhecido urgência na China. No Japão e na Coreia do Sul, já houve casos confirmados e três cidades chinesas estão em quarentena. O Ministério da Saúde anunciou a instalação de um Centro de Operações de Emergência (COE) para seguir o coronavírus. O comitê

tem como objetivo preparar a rede pública de saúde para o atendimento de possíveis casos no Brasil. Até o momento, segundo a pasta, não há detecção de nenhum caso suspeito no País. O Ministério considera como caso suspeito os pacientes que apresentem sintomas como febre, tosse e dificuldade para respirar. Além disso, precisa ter viajado para área com transmissão ativa do vírus nos últimos 14 dias antes do início dos sintomas. As áreas com transmissão local são atualizadas e disponibilizadas nesta página. Também é importante acessar o Boletim Epidemiológico que orienta em todas as áreas de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS), além de deixar clara a definição de casos suspeitos, prováveis, confirmados e descartados. Da redação da Associação Paulista de Medicina

COLUNA SAÚDE ACONTECE Perguntas e sugestões podem ser enviadas para acontece@acontecenoticias.com.br ou para a Avenida Pompeia, 634, conj. 401 – São Paulo, SP CEP 05022-000


JORNAL O PIONEIRO www.jornalopioneiro.com.br

CULINÁRIA

TERÇA-FEIRA 28 DE JANEIRO DE 2020

GASTRONOMIA COZIDO DE CARNE COM LEGUMES E PIRÃO O cozido é uma pedida ideal para os dias mais frios e permite muitas variações: basta acrescentar ou trocar legumes e verduras e utilizar outras carnes. O caldo é supersaboroso, as carnes ficam bem macias e a banana ainda dá o toque final.

INGREDIENTES • 500 g de carne-seca cortada em cubos grandes • 300 g de peito bovino cortado em cubos grandes • 1 linguiça calabresa • 1 paio • 150 g de bacon • 1 batata • 1 batata-doce • 1 mandioca • 1 inhame • 1 chuchu • 2 bananas-da-terra • 1 cenoura • 2 cebolas • 1 tomate • 4 jilós • ¼ de abóbora japonesa • 1 pimentão verde • 10 folhas de couve • 5 talos de salsinha • 5 ramos de cebolinha • 3 folhas de louro • 3 dentes de alho

MODO DE PREPARO 1. Numa tigela, coloque a carne-seca e cubra com água fria. Leve para a geladeira e deixe por 12 horas para dessalgar - durante esse período, troque de água a cada 3 horas. 2. Leve uma panela grande, com bastante água ao fogo alto, para ferver. Enquanto isso, lave todos os legumes e folhas. 3. Descasque a batata, a batata-doce, o

inhame, a mandioca, a cenoura, a abóbora, as bananas e o chuchu. Corte cada um em pedaços grandes e rústicos. Descasque e corte as cebolas ao meio, no sentido do comprimento. 4. Descarte o topo e as sementes do pimentão e do tomate. Corte cada um em quatro partes. Descarte os cabinhos dos quiabos e dos jilós. Com um barbante, amarre os quiabos para que não se separem durante o cozimento. 5. Empilhe as folhas de couve, enrole para formar um charuto e amarre com um barbante. Amarre também a salsinha, a cebolinha e as folhas de louro formando um buquê. 6. Assim que a água ferver, adicione os cubos de carne seca, o peito bovino, a linguiça

calabresa e o paio inteiros e o bacon. Deixe cozinhar em fogo médio por 50 minutos (mantenha as carnes na panela após este tempo - elas vão dar sabor ao caldo e cozinhar com os legumes). 7. Junte à panela os pedaços de mandioca, de inhame, de batata e de batata-doce. Deixe cozinhar por cerca de 15 minutos - verifique o ponto com um garfo, eles devem estar cozidos mas ainda firmes. Com uma escumadeira, transfira os pedaços para uma assadeira grande e reserve. 8. Adicione ao caldo as cebolas, a cenoura, a abóbora, as bananas-da-terra e os jilós. Deixe cozinhar por 10 minutos. Transfira os pedaços de abóbora cozidos para a assadeira e deixe o restante cozinhar por mais 10 minutos. Com a escumadeira, retire a cenoura, as bananas e as cebolas cozidas e junte aos legu-

5

Panelinha

mes na assadeira. Deixe os jilós cozinharem por mais 10 minutos e, com a escumadeira, transfira para a assadeira. Reserve. 9. Junte ao caldo o tomate, o pimentão, os quiabos e deixe cozinhar por 10 minutos. Retire com a escumadeira e junte aos outros legumes cozidos. Por último, acrescente ao caldo o charuto de couve, o chuchu, os dentes de alho e o buquê de ervas. Deixe cozinhar por mais 10 minutos. Com a escumadeira, transfira para a assadeira com os demais legumes e cubra com papel-alumínio para manter aquecido. 10. Transfira as carnes para uma tábua e diminua o fogo do caldo. Com cuidado para não se queimar, corte a linguiça e o paio em rodelas médias e, as carnes, em fatias finas. Transfira para a assadeira dos legumes, volte a cobrir com papel-alumínio e reserve.


6

TERÇA-FEIRA 28 DE JANEIRO DE 2020

JORNAL O PIONEIRO www.jornalopioneiro.com.br

OPINIÃO Essa coluna é publicada todas as terças-feiras, quintas-feiras e domingos

Gaudêncio Torquato

INFORME

redacao@jornalopioneiro.com.br

ENVIO DE BOLETO

Foto: Divulgação g ç

Prática comum em muitas empresas, o envio de boletos acompanhados de propostas de produtos ou serviços sem a solicitação do consumidor pode ser proibido. Isso, caso o Projeto de Lei (PL) 644/2019, do deputado Marcos Garcia (PV), seja aprovado. O objetivo é impedir que o consumidor seja induzido ao erro de quitar uma dívida inexistente. Segundo Garcia, a pessoa paga o boleto por diversos motivos: por confiar estar pagando por algo contratado anteriormente; por temer a inclusão em um cadastro negativo pela falta de pagamento; ou até mesmo pela distração, uma vez que tais documentos podem vir juntamente com outras faturas de serviços efetivamente contratados.

MENOS DESVALORIZADO O Chevrolet Onix (ano 2015) é o veículo com menor índice de desvalorização no varejo de seminovos no País. Segundo levantamento na plataforma Auto Avaliar, com base nas mais de 2 milhões de avaliações realizadas entre 3,2 mil concessionárias e 30 mil lojistas multimarcas no País durante 2019, o valor de mercado do automóvel sofreu uma leve queda de menos de 1% de 2018 para 2019. O Nissan Versa (2014) e o HB20 (2016) aparecem logo abaixo na lista dos seminovos e usados que menos se desvalorizaram no período, com variação de preço de 0,7% e 1,1% (confira abaixo lista completa). “O fato de um veículo seminovo praticamente não se desvalorizar de um ano para outro deixa o consumidor mais confortável para comprar um automóvel usado”, afirma J.R. Caporal, CEO da Auto Avaliar. Os 10 veículos seminovos e usados que menos perderam valor de mercado em 201; CHEVROLET ONIX 2015 - 1.0 MPFI LS 8V FLEX 4P MANUAL--0,60%; NISSAN VERSA 2014 - 1.6 16V FLEX SL 4P MANUAL -0,70%; HYUNDAI HB20 2016 - 1.0 COMFORT PLUS 12V FLEX 4P MANUAL -1,10%; HONDA CIVIC 2008 - 1.8 LXS 16V FLEX 4P MANUAL -1,20%, VOLKSWAGEN GOL 2014 - 1.0 MI CITY 8V FLEX 4P MANUAL -1,30%, VOLKSWAGEN GOL 2015 - 1.0 MI CITY 8V FLEX 4P MANUAL -1,30%, VOLKSWAGEN GOL 2017 - 1.0 12V MPI TOTALFLEX TRENDLINE 4P MANUAL -1,30%; TOYOTA ETIOS 2013 - 1.3 XS 16V FLEX 4P MANUAL -1,70%; HYUNDAI I30 2012 - 2.0 MPFI GLS 16V GASOLINA 4P AUTOMATICO -1,70%; CHEVROLET CELTA 2015 - 1.0 MPFI LT 8V FLEX 4P MANUAL -1,80%. (Fonte: Auto Avaliar)

DINHEIRO DA VALE A Advocacia-Geral da União (AGU) assegurou por meio de um acordo extrajudicial com a mineradora Vale o ressarcimento de R$ 13,8 milhões aos cofres públicos. O valor é referente aos gastos que a União teve durante o rompimento de barragem em Brumadinho (MG), que completou um ano sábado (25/01). A quantia envolve o total de despesas que nove órgãos (ministérios do Desenvolvimento Regional; da Justiça e Segurança Pública; da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; de Minas e Energia; da Defesa; da Saúde; da Cidadania; Comando do Exército; e Secretaria de Governo) e quatro autarquias (ICMBio, Ibama, ANA e ANM) tiveram em decorrência do desastre. São todos custos extraordinários que não teriam existido se não fosse o rompimento da barragem da mina Córrego do Feijão, administrada pela Vale. Por exemplo: despesas com combustíveis de carros e aeronaves, com materiais de resgate de pessoas e bens, com materiais para análise de metais e com diárias de servidores mobilizados para o local da tragédia.

MEU PAI É LEGAL - A partir do próximo dia 20 de fevereiro, o programa Meu Pai é Legal, desenvolvido pela Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Espirito Santo, retomará as visitas aos presídios do Estado para a realização de reconhecimentos voluntários de paternidade. No ano passado, 103 casos foram solucionados e, neste ano, 52 novos processos já foram abertos. A iniciativa resgata vínculos familiares e colabora para a reinserção social dos internos. De acordo com a assistente social do TJES que atua no projeto, Vera Suzana Rutsatz, na primeira etapa foram realizados os atendimentos às mães e aos filhos que desejam ter o nome do pai na certidão de nascimento. Agora chegou o momento de conversar com os pais dentro dos presídios para saber da vontade deles. Além das visitas regulares aos presídios, o Projeto Meu Pai é Legal também realizará mutirões em parceria com Faculdades de Direito de Vitória, para o reconhecimento de paternidade de estudantes da rede pública de ensino.

jornalista, é professor titular da USP, consultor político e de comunicação

JUDICIÁRIO SOB TIROTEIO A arquitetura dos Poderes no Brasil apresenta fissuras, comprometendo os princípios de autonomia, harmonia e independência, conforme reza a letra constitucional. Ora, é o Poder Executivo, que costumeiramente invade a seara do Legislativo, por meio de uma grande quantidade de Medidas Provisórias, sem caráter de urgência, conforme elas exigem; ora é o Poder Legislativo, que deixa imenso vácuo ao não aprovar legislação infraconstitucional para fechar os buracos abertos pela CF de 88. E nesse vácuo entra o Poder Judiciário, ao qual são submetidas questões de natureza constitucional não resolvidas por lei. Uma onda crítica bate nas portas da Suprema Corte, agora acusada de invadir a roça do Poder Legislativo, dando vazão ao conceito de judiocracia, democracia plasmada sob o jugo dos aplicadores da lei. Fosse essa apenas a mancha que suja as vestes de Thêmis, a deusa da Justiça, os danos que têm abalado seriamente a imagem do Judiciário, a partir da mais alta Corte, não seriam tão graves.

REPASSE AOS MUNICIPIOS Doenças transmitidas por vetores, como a malária, a leishmaniose e a Doença de Chagas ainda fazem muitas vítimas no Brasil. Para prevenir e controlar essas doenças, o Ministério da Saúde repassou, no fim de dezembro de 2019, R$ 35,5 milhões em recursos extras para 434 municípios de 24 estados brasileiros. Os locais foram escolhidos por apresentarem maior número de casos das doenças nos últimos anos. Com o recurso extra, os estados e municípios poderão reforçar as ações de vigilância para prevenção, controle e eliminação dessas doenças. Os 434 municípios contemplados com os recursos extras da Portaria nº 3.775, de 24 de dezembro de 2019 estão nos estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Sergipe, São Paulo, Tocantins, Distrito Federal e Espírito Santo.

A artilharia pesada que tem o STF como alvo deve-se, sobretudo, à suspeição sobre o comportamento de alguns ilustres componentes da Corte, identificados como soldados de causas partidárias ou simpatizantes de A, B ou C, figuras que os escolheram quando governavam o país. Ademais, nos Estados, membros de instâncias judiciais, alguns de altas posições, têm sido envolvidos com suspeita de favorecimentos. Nunca se viu o poder dos juízes tão abalado por críticas. A constatação é grave. Afinal de contas, trata-se do Poder mais identificado com a virtude da moral. Representa o altar mais elevado e nobre da verdade e da justiça. Acusações, mesmo isoladas, atingindo um ou outro de seus pares, acabam maculando a imagem da instituição. Até se compreende que parcela da indignação acumulada no país nesses tempos de polarização política se dirige ao Judiciário. Mas devemos reconhecer que sua imagem apequenada constitui um dos maiores danos à alma nacional. Sob esse contexto, é oportuno levantar a ideia, tão debatida, de rever os critérios de nomeação de ministros do Supremo e dos Tribunais de Justiça. Nossa maior Corte não tem juiz de carreira, eis que seus membros são esco-

lhidos pelo presidente da República e, mesmo com seus méritos, são jogados na vala do viés partidário. Urge puxar das gavetas do Congresso projetos que versam sobre a matéria. Alguns já são conhecidos, como aquele que sugere a nomeação de quadros por instituições como o próprio Poder Judiciário, o Congresso, a OAB, o MP e o Presidente da República. É evidente que uma escolha, a partir do envolvimento de entidades sérias e Poderes constituídos, terá caráter plural, ganhando maior legitimidade e respeito da sociedade. Essa visão, que valoriza os eixos de nossa democracia participativa, seria aplicada também nos Estados, fazendo-se a adaptação para as instituições locais. O fato é que nenhuma autoridade, por mais alta, pode se escudar no manto sagrado do cargo. O Judiciário é o mais respeitado dos Poderes, seja pela identidade de seus integrantes, seja pela nobreza de suas funções. É triste constatar que a figura do juiz em nosso País não se cerca mais daquela aura sagrada que tanto reverência impunha no passado. Em tempos idos, cultivava-se admiração por eles. Os juízes assumiam na plenitude os traços nobres, que Bacon tão bem descreveu em seus ensaios: “os juízes devem ser mais instruídos do que sutis, mais reverendos do que aclamados, mais circunspetos do que audaciosos. Acima de todas as coisas, a integridade é a virtude que na função os caracteriza.” O juiz ainda tem de enfrentar um calvário particular, a via crucis da crise no seu espaço profissional, determinada pelos dilemas impostos pelo caráter dual do Estado brasileiro. De um lado, o Estado liberal, fincado nas bases do equilíbrio entre os Poderes, no império do direito e das garantias individuais. De outro, o Estado assistencial, de caráter providencial, voltado para a expansão dos direitos sociais, ajustados e revigorados pela Constituição de 88. Os resultados vão bater em sua mesa: enxurradas de demandas crescentes e repetitivas em questões de toda a ordem. Chegou a hora da verdade para os Tribunais. O juiz deve ser, por excelência, o protótipo das virtudes.


JORNAL O PIONEIRO www.jornalopioneiro.com.br

GERAL

Saae vai reajustar tarifa de água em 4% a partir de fevereiro FOTO: Divulgação

As tarifas do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Linhares (Saae) serão reajustadas em 4% a partir de 1º de fevereiro. O reajuste aplicado visa garantir a sustentabilidade econômico-financeira da Autarquia e a manutenção dos seus sistemas de tratamento de água e de esgoto, em todo o município. O último reajuste na tarifa foi em 2016. De acordo com o Diretor do Saae, Waldiney Carlos Siqueira, o equilíbrio financeiro conseguido na atual gestão da empresa, através da redução de despesas e aumento da eficiência, possibilitou investimentos em obras e expansão dos serviços, nos últimos três anos.

O reajuste da tarifa vai dar condições à empresa de manter os serviços com qualidade à população de Linhares, além de possibilitar novos investimentos, visando alcançar a universalização do abastecimento de água e ampliar a coleta e tratamento de esgoto, que são metas do Saae e da administraçãomunicipal Nos últimos três anos, o Saae reformou a Estação de Tratamento de Água da Sede, adquiriu bombas para as redes de água e esgoto, implantou 8 (oito) quilômetros de redes de água e de esgoto aproximadamente, fez a troca de mais de 10 quilômetros de rede de água e esgoto aproximadamente, construiu 4 (quatro)

estações de elevatória de esgoto e reformou e reativou dezenas de elevatórias de esgoto, reformou 7 (sete)estações de tratamento de esgoto, e 8 (oito) reservatórios de água por toda cidade. Entre os fatores que contribuíram para o aumento dos custos da empresa e pesaram no cálculo da tarifa estão os insumos, como a energia elétrica para o setor produtivo, que nos últimos três anos houve uma variação média de 35%, e os produtos químicos utilizados nos processos de tratamento de água, que sofreram uma variação média de preços de 43%. Também impactaram significativamente os custos da empresa, os encargos tributários incidentes sobre a prestação dos serviços. Com o reajuste de 4% a ser aplicado nas contas de água, o aumento será de R$ 0,70 (setenta centavos de real) para as residências que consomem de 0 a 10 m³ (taxa mínima), ou seja, vai passar de R$ 17,00 para 17,70. Já para os consumidores comerciais que consomem de 0 a 15 m³ (taxa mínima) o valor vai passar de R$ 49,50 para R$ 51,45, vale ressaltar que o reajuste está abaixo do índice de inflação acumulado nos últimos três anos.

Férias escolares se aproxima do fim e aulas começam dia 4 de fevereiro Esta é a última semana do período de férias escolares e também os últimos dias para efetivar a matrícula dos alunos que participaram da Chamada Pública 2020 da Rede Estadual. A efetivação da matrícula na escola onde o aluno conseguiu a vaga deve ser realizada até a próxima sexta-feira (31), pois as aulas iniciam no dia 04 de fevereiro. Para garantir a vaga é necessário procurar a unidade escolar levando os seguintes documentos: fotocópia da certidão de nascimento ou de casamento ou da Carteira de Identidade (CI) do aluno; fo-

tocópia do comprovante de residência do aluno por meio da fatura de energia; laudo médico para aluno com deficiência, transtorno global do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação; Histórico Escolar ou Declaração Escolar; fotocópia do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou da Carteira de Identidade (constando o número do CPF) do responsável pelo aluno ou do próprio aluno quando maior de idade; Cartão de Vacinação para os alunos de até 18 (dezoito) anos de idade. Os estudantes que não participaram da Chamada Pública

2020 devem procurar a escola aonde desejam estudar a partir do dia 03 de fevereiro para efetivar a matrícula caso haja vaga na unidade desejada. É importante ressaltar que a procura pela escola deve ser feita o mais rápido possível para que não haja prejuízo ao ano letivo do aluno. Em caso de dúvida, entre em contato com a Superintendência Regional de Educação (SRE) de acordo com o município da escola em que o aluno conseguiu a vaga ou deseja estudar no caso dos que não participaram da Chamada Pública 2020.

TERÇA-FEIRA 28 DE JANEIRO DE 2020

7

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Brasil vai exportar gergelim da Índia Em contrapartida, os indianos irão vender sementes de milho para o Brasil. O acordo foi anunciado segunda-feira (27) pela ministra Tereza Cristina, em Nova Delhi O Brasil vai exportar gergelim para a Índia e passará a importar sementes de milho daquele país. O intercâmbio entre os dois países foi anunciado, ontem, pela ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, no Seminário Business Day Brasil-Índia, organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex). “Levo para o Brasil um ganho, que é abertura das exportações de gergelim do Brasil para a Índia - grande produtor desta commodity. O Brasil vai poder contribuir suprindo a demanda de gergelim, o que é importante para uma nova cultura que o Brasil vem desenvolvendo”, afirmou a ministra. Em compensação, o Brasil importará sementes de milho da Índia. “Estamos abrindo para a Índia as exportações de semente de milho, levando tecnologia indiana para o Brasil. Isso será muito importante para o começo da cooperação entre os nossos governos”, argumentou. No último dia da missão à Índia, a ministra participou de encontro empresarial em Nova Déli, integrando a delegação do presidente Jair Bolsonaro. A ministra destacou as perspectivas de crescimento das relações comerciais entre os dois países, especialmente do setor agropecuário. “Destaco que o potencial de comércio e investimentos entre Brasil e Índia é enorme e precisa ser melhor aproveitado. Tenho plena convicção de que a ampliação dessas trocas resultará, rapidamente, em crescimento socioeconômico para nossos países”, afirmou a ministra, no seminário

Segundo Tereza Cristina, o Brasil tem condições de atender o grande mercado doméstico, assim como o mercado externo, contribuindo para garantir a segurança alimentar e nutricional global. A ministra ressaltou que o país é uma potência agropecuária, mas ainda tem espaço para crescer mais e atender à demanda mundial por alimentos de forma sustentável. “Continuarei a divulgar a imagem internacional da agricultura brasileira para apresentá-la exatamente como ela é: inovadora, dinâmica, responsável, lucrativa e sustentável”, disse a ministra. Para ela, o crescimento da atividade agropecuária e a sustentabilidade ambiental não são ideias conflitantes. A ministra afirmou que a agricultura é um dos setores mais afetados pelos efeitos das mudanças climáticas e o Ministério tem incentivado práticas de produção de baixa emissão de carbono. “Buscamos crescer preservando os recursos ambientais. Queremos concretizar nossa vocação e nos tornarmos, efetivamente, uma potência agroambiental global”, destacou. O Brasil é o terceiro maior exportador mundial de produtos agrícolas e o principal produtor e exportador de açúcar, café, soja e suco de laranja, com uma participação de 7% no comércio mundial agrícola. A meta é ampliar a presença da agricultura brasileira no mundo e, para isso, o governo tem atuado para criar no país um ambiente favorável aos negócios. “O governo brasileiro vê com bons olhos todo investimento voltado à diversificação da produção nacional e à ampliação de mercados”, disse.

Edital de Extravio Rodrigo Francisco Selino, Produtor rural, CPF nº 095.551.817-21, proprietário da Fazenda Guarani, localizada na Estrada à margem do Rio Doce, Bebedouro, município de Linhares-ES, Inscrição de Produtor nº 111.542.01-4, comunica o extravio de cinco vias de Notas Fiscais nº 002725. Linhares, 27 de janeiro de 2020.


8

TERÇA-FEIRA 28 DE JANEIRO DE 2020

JORNAL O PIONEIRO www.jornalopioneiro.com.br

SOCIEDADE

PONTO a PONTO

CARNAVAL

Caroline Rangel WEDDING

IRMÃS TESSAROLO

As irmãs Melissa e Marcella Tessarolo curtiram mais um final de semana desse verão 2020 juntinhas, na prazerosa praia de Iriri.

NOIVOS Dia especial para Chananda Jacomin e Thalles Brandão. Os pombinhos disseram o tão esperado “sim-sim” no último sábado. A noiva vestiu ateliê Carmelita. Fotos por Arruda e Poubel.

BAILE DE FORMATURA Quem brilhou muito foi a gatona Celyza Borsoneli em seu baile de formatura do curso de Bacharel em Direito. O baile aconteceu no cerimonial Le Pallace. Celyza vestiu Ateliê Charlene Perovano.

FITNESS Lubiana Pezzin empreende mais uma vez no mundo fitness. A gatona que já trabalha com suplementação agora também está com sua linha moda fitness.

FÉRIAS EM FAMÍLIA

A família da Dra. Lorena Rossoni e Dr. Renato Vieira estão em férias pela Europa. O casal e os dois filhos comemoraram o aniversário do Renato em Veneza, Itália.

CONTAGEM REGRESSIVA Carol Gaigher e Stanley Nunes estão na contagem regressiva para chegada da princesa Mellina.

Os jovens Eduardo Bissoli e Amanda Guaitoli noivaram no último sábado. O pedido foi feito por Eduardo no charmoso Hotel Aroso, em Pedra azul. Viva aos noivos!

O carnaval está chegando e é uma das datas festivas mais animadas e ecléticas que existem, afinal, opção de festa para todos os estilos de públicos, seja para os mais jovens que amam a agitação dos trios elétricos ou nos blocos de rua que possuem um clima voltado para família que podem curtir a folia no embalo das marchinhas. O público infantil, por exemplo, fica entusiasmadíssimo com suas fantasias fofas e engraçadas. Independente de como vai comemorar junte seus amigos e curta os 5 dias de folia com estilo, investir em uma fantasia que seja bonita e ao mesmo tempo confortável é essencial e por sinal, as fantasias de carnaval 2020 estão ainda mais lindas, engraçadas, criativas e para o público feminino peças cheias de personalidade e sensualidade. É bem fácil encontrar fantasias de carnaval em lojas especializadas, porém, o custo pode ser meio alto, ainda mais para um look que você irá usar apenas uma única ocasião. A boa notícia é que dá para aproveitar algumas peças de roupas que você já tem em casa, dando uma customizada dá para transforma-las em looks incríveis de carnaval!


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.