O PIONEIRO 17 MARÇO DE 2020

Page 1

O PIONEIRO TERÇA-FEIRA, 17 de Março de 2020

PONTO A PONTO A musa e empresária Talita Casagrande... PÁG. 08

|

Edição nº 031- Ano 52 - R$

2,00

www.jornalopioneiro.com.br

PANORAMA POLITICO Entra em vigor no próximo dia 27 de março, o novo marco legal das franquias... PÁG. 02

Edição de 08 páginas

A Itália em tempos de coronavírus *Dênia Pandolfi Almeida Pieri - Blog Grazieate

Pág. 04

Viação Joana Darc anuncia medidas para prevenir Coronavírus nos seus coletivos Foto: Divulgação

Governo decreta Estado de Emergência em Saúde Pública no Espírito Santo •• O Governo do Estado publicou, no Diário Oficial, de ontem, segundafeira (16), o Decreto nº 4593-R, que constitui Estado de Emergência em Saúde Pública no Espírito Santo e estabelece medidas sanitárias e administrativas para prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos decorrentes do surto de coronavírus (COVID-19). O anúncio sobre a publicação do decreto havia

Foto: Divulgação

sido feito na última sexta-feira (13), durante coletiva de imprensa concedida no Palácio Anchieta, em Vitória. Para enfrentamento dessa emergência de saúde, a partir da publicação do decreto, o Estado poderá: estabelecer isolamento; quarentena; exames médicos; testes laboratoriais; coleta de amostras clínicas; vacinação e outras medidas profiláticas; tratamentos médicos específicos; estudo ou investigação epidemiológica; exumação, necropsia, cremação e manejo de cadáver; e campanha de comunicação para utilidade pública. Dessa forma, o Estado terá possibilidade para requisição administrativa de outras áreas na saúde, como hospitais privados e filantrópicos, para oferecer suporte à população, se necessário.

•• A Viação Joana Darc de Linhares informou que já distribuiu álcool em todas as áreas administrativas da empresa. Além disso, para garantir a limpeza extra dos veículos, um profissional fica no ponto final da empresa para fazer higienização rápida nos ônibus com álcool. Enquanto houver risco de contágio em razão do Coronavírus, a empresa realizará a rotina de hiper higienização. Algumas medidas tomadas pela Viação Joana Darc: Utilizar o sistema de ar-condicionado dos ônibus no modo de ventilação aberto; Manter as janelas dos ônibus abertas para uma melhor circulação do ar, quando for possível; Reforçar a limpeza diária interna dos veículos, a desinfecção e limpeza de balaústres e pega-mãos; Fazer a higienização dos veículos com mais frequência no decorrer do dia; Funcionárias (ligeirinhas) atuam o ponto final a fim de fazer a limpeza durante a operação dos ônibus (durante o dia); Cartazes informativos foram afixados sobre a prevenção do coronavírus na frota e demais canais de comunicação da empresa; etc.


2

TERÇA-FEIRA 17 DE MARÇO DE 2020

JORNAL O PIONEIRO www.jornalopioneiro.com.br

GERAL Atos pró-governo

PANORAMA POLÍTICO

Essa coluna é publicada todas as quintas-feiras e domingos

PAULO CÉSAR DUTRA

Atos pró-governo II

dutra7099@gmail.com

Reforma tributária A economia nacional vive de remendos. Quando da alteração do IVC (Imposto de Vendas e Consignações) para o ICM (Imposto sobre Circulação de Mercadorias), logo depois, ardilosamente, foi alterado para ICMS (Imposto sobre Movimentação de Mercadorias e Serviços). Criaram, também, o artificio do Confaz (Conselho de Política Fazendária), onde atuam secretários de Fazenda nos Estados, sob o “comando” de São Paulo, que “caga” as regras ali, impondo seus absurdos, com o a substituição tributária, para cobrar imposto da mercadoria antes de sair da fábrica. Dane-se o empresário e a economia nacional. Outros absurdos vieram, como a cobrança de ICMS sobre consumo de energia elétrica, água, esgoto, minerais, e até da energia solar. A política de cobrança de taxas pelo Incra, IDAF e outros órgãos, sobre a produção rural, não é bem uma vergonha, só, é uma aberração. Cada Estado, cada governador, cada secretário de Fazenda, tudo a seu modo, fazem da cobrança de impostos gato e sapato. No Brasil, promoveram, ao longo de sua história, movimentos revolucionários, como a Revolução Pernambucana, em 1817; a Inconfidência Mineira, (1750 a 1808) que levou á morte por esquartejamento, Tiradentes, vindo a expres-

são: “os quinto dos inferno”, quando a cobrança de impostos era da ordem de cinco por cento, hoje andamos pela casa dos 40%, fora as 70 obrigações fiscais e parafiscais, que levam os impostos mais taxas às profundas dos infernos, graças à nossa classe política. A turma do Lava Jato! Mas, a despeito de toda trama dos governadores, principalmente, o ministro Paulo Guedes está enfrentando uma verdadeira guerra no Congresso Nacional para mostrar a necessidade de ser feita uma reforma econômica de verdade, se quiserem que o Brasil venha crescer, se desenvolver, como uma questão de futuro, caso contrário continuaremos uma “fábrica” de commodities para exportação in natura. Desde criancinha que não acredito em milagres, em alma do outro mundo, santos, apóstolos, deuses e até mesmo em espiritismo. Não acredito que o Brasil saia do imenso buraco em que se encontra com a classe política que aí está. Ela não tem jeito. Dane-se quem quiser, quem pensar em contrário. Só uma revolução de princípios, pode salvar o Brasil. Bolsonaro serviu para matar o PT, Lula e toda sua gente ordinária, mas não há força que resista à classe política nacional. O tempo dirá. Por Gutman Uchoa de Mendonça

Canais pagos com sinais abertos Com os desdobramentos e impactos do avanço do COVID-19 no Brasil e no mundo, os canais pagos Arte1, BandNews TV, BandSports e Terraviva estão com sinal aberto nas operadoras de TV por assinatura Claro, Net, SKY e Vivo. Já o Smithsonian Channel está com o sinal aberto para os assinantes da Net e Claro. A iniciativa do canais pagos do Grupo Bandeirantes tem como objetivo levar conteúdo, informação e entretenimento para o público brasileiro em um momento importante para a solidariedade e responsabilidade social e que exige esforços de todos. A princípio, a abertura do sinal vai se estender pelas próximas duas semanas.

Marco legal das franquias Entra em vigor no próximo dia 27 de março, o novo marco legal das franquias (Lei nº 13.966/2019), que trata do sistema pelo qual um franqueador autoriza um franqueado a usar marcas e outros objetos de propriedade intelectual. Sancionada em dezembro do ano passado, a inovação legislativa trouxe uma série de itens obrigatórios que, se não cumpridos, podem gerar prejuízos e até punições na esfera penal.

Marco legal das franquias II O marco é uma atualização da Lei das Franquias, de 1994. A nova norma manteve alguns princípios e condições da anterior, como a necessidade do franqueador oferecer ao franqueado em potencial uma Circular de Oferta de Franquia (COF), documento com informações e termos de implantação do negócio, como condições gerais e o detalhamento dos direitos e deveres das partes.

Marco legal das franquias II O marco é uma atualização da Lei das Franquias, de 1994. A nova norma manteve alguns princípios e condições da anterior, como a necessidade do franqueador oferecer ao franqueado em potencial uma Circular de Oferta de Franquia (COF), documento com informações e termos de implantação do negócio, como condições gerais e o detalhamento dos direitos e deveres das partes.

Em um áudio enviado ao jogador Felipe Melo, do Palmeiras, o presidente Jair Bolsonaro parabenizou a população de Volta Redonda, no interior do Rio de Janeiro, pela participação nos atos pró-governo e com críticas ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal (STF). A mensagem de voz, obtida pelo jornal O Estado de S. Paulo, foi enviada ao zagueiro do clube paulistano, cuja família mora na cidade, e distribuída pelo pai do zagueiro, José Coelho, a seus contatos no celular.

Marco legal das franquias III A nova lei torna obrigatória a elaboração da circular em língua portuguesa, mesmo se o contrato for celebrado com marcas estrangeiras. Além disso, inaugura a punição ao franqueador por omissão ou veiculação de informações falsas na COF, que consiste não só na nulidade do contrato, como também na possibilidade de responder penalmente pelo ilícito.

Marco legal das franquias IV Marcela Velasco, advogada da área Cível, Contratos e Recuperação de Empresas do escritório Andrade Silva Advogados, chama atenção para o detalhamento das diretrizes para a elaboração da COF. “Das inovações de conteúdo da COF, passam a ser obrigatórios no documento a indicação da existência e o detalhamento de regras de transferência ou sucessão; das situações em que são aplicadas penalidades; de existência de conselho ou associação de franqueados; das regras de limitação à concorrência entre as partes; e especificação precisa do prazo contratual e das condições de renovação”, explica.

Homenagem dos Maçons Conta a história, que no dia 14 de março de 1990, na sala de reuniões do Comando-Geral da Polícia Militar do Espírito Santo, era constituída a Loja Maçônica Joacy Palhano (nº 2.585). A instituição que leva o nome de um dos mais destacados maçons do estado chega aos 30 anos com reconhecimento da Assembleia Legislativa do Espírito Santo- ALES. O manifesto foi realizado em sessão solene realizada na noite da última sexta-feira (13).

Homenagem dos Maçons II Autor do requerimento de realização da sessão, o deputado Doutor Hércules (MDB) resgatou a história da loja que é federada ao Grande Oriente do Brasil (GOB) e falou da satisfação em homenagear os irmãos, forma pela qual os maçons se cumprimentam. “Acredito que quando nos reunimos, juntamos nossas vontades de fazer o melhor a quem precisa. É quando homens e mulheres bem-intencionados decidem se unir que boas coisas acontecem”, disse. O venerável-mestre da Loja Joacy Palhano, Kheytte Vasconcelos Gomes, agradeceu a homenagem. Quatro fundadores da Loja Maçônica Joacy Palhano receberam o título de Benemérito da entidade, concedido a maçons regulares com atuação reconhecida. Os homenageados foram João Manoel Freire, Douglas José Gozolli, Osly da Silva Ferreira e Antônio Placidino Gregio.

Apesar de iniciar a mensagem parabenizando os manifestantes, Bolsonaro volta a dizer que a manifestação é espontânea. “Olá, amigos de Volta Redonda. Aqui é o presidente Jair Bolsonaro. Eu quero parabenizar a vocês que de forma espontânea estão nas ruas lutando por um Brasil melhor”, disse o presidente - que é palmeirense e se tornou próximo do zagueiro.

Bolsonaro ataca o Congresso O presidente Jair Bolsonaro manteve o tom de conflito com o Congresso Nacional e disse, em entrevista à Rádio Bandeirantes, que não quer ser melhor do que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e nem que o da Câmara, Rodrigo Maia. “Quero aprovar o que interessa ao povo”. Bolsonaro concentrou os ataques a Maia, e disse que as críticas que recebeu do presidente da Câmara, principalmente após participar de atos públicos ontem em Brasília, são parte do jogo de disputa de poder. “Maia me chamando de irresponsável ontem foi um ataque frontal. Estou pronto para conversar com Congresso, mas está em jogo disputa de poder”, afirmou. “Dá para reverter críticas a Maia, é só começar a trabalhar pelo Brasil”, emendou.

Ato de 1º maio A Marcha Pela Vida e Cidadania, que é realizada pela Pastoral Operária da Arquidiocese de Vitória em parceria com sindicatos, movimentos sociais e outras pastorais, chega à 21ª edição com um ato unificado. Este ano está confirmada a participação das centrais sindicais na manifestação, que acontece anualmente, no dia 1º de maio, em Cariacica. De acordo com o representante da Federação das Associações de Moradores de Cariacica (Famoc), Dauri Correia, o diálogo entre a equipe de organização da marcha e as centrais sindicais não começou este ano.

Ato de 1º maio II “Há uns cinco anos quase conseguimos fechar uma proposta de ato unificado. Ano passado a CUT esteve na marcha, que aconteceu pela manhã, e disponibilizou ônibus para as atividades do primeiro de maio que a Central estava realizando à tarde. Este ano a CUT trouxe a proposta de unificação, que foi aceita”, diz. A presidente da CUT/ES, Clemilde Cortes, afirma que a unificação é importante, pois as pautas que as centrais, sindicatos, movimentos e pastorais sociais defendem são as mesmas. “Cada uma em sua atuação busca uma sociedade justa, solidária e fraterna”, explica.

Suspensão das audiências Em vários estados, como Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, prazos e audiências no Judiciário foram suspensos.

Aulas suspensas e eventos cancelados após a confirmação do primeiro caso de Coronavírus em Linhares *Camilla Barbosa

Na tarde de sábado (14) foi confirmado o primeiro caso de coronavírus em Linhares. O exame foi realizado em amostras de dois pacientes que apresentavam sintomas da doença, pelo Laboratório Central do Espírito Santo (LACEN-ES), o segundo paciente testou negativo para o vírus. O paciente infectado apresenta sintomas leves e permanece em auto isolamento, a Secretaria Municipal de Saúde está monitorando a evolução do caso e possíveis transmissões a pessoas que estiveram em contato com o doente. A permanência hospitalar só é indicada quando o paciente apresenta complicações respiratórias. No domingo, em reunião de emergência após a confirmação do primeiro caso, a prefeitura do muni-

cípio suspendeu as aulas na rede municipal, feiras, eventos esportivos e o Festival de Botecos, que aconteceria na Praça 22 de Agosto entre os dias 27 e 29 de março. As aulas também foram suspensas em Sooretama e São Mateus, a medida ficará em vigor por pelo menos uma semana. Para pacientes que apresentem os sintomas e tenham estado fora do país ou em contato com pessoas que estiveram, a Secretaria Municipal de Saúde orienta que se direcionem a uma unidade de saúde e informem imediatamente aos profissionais a possibilidade de contaminação. As unidades de saúde nos bairros Planalto e Interlagos terão seus horários de funcionamento estendidos e estarão abertos de 7 as 22 horas.

Jornal O PIONEIRO REDAÇÃO Av. Governador Lindenberg, 609 Linhares - Centro - CEP:29.900-020 Telefone: (27) 3200-6767 redacao@jornalopioneiro.com.br opioneiro@jornalopioneiro.com.br www.jornalopioneiro.com.br CIRCULAÇÃO O PIONEIRO circula todas as terças-feira, quintas-feiras e aos domingos

www.jornalopioneiro.com.br

FUNDADOR E DIRETOR RESPONSÁVEL Deni Almeida da Conceição

DIAGRAMAÇÃO Diego Pandolfi A. da Conceição

DIRETOR COMERCIAL Diego Pandolfi A. da Conceição

www.facebook.com/opioneiro www.twitter.com/jornalopioneiro

EDITADO POR Editora O PIONEIRO Ltda ME ASSINATURAS assinatura@jornalopioneiro.com.br

O PIONEIRO é o jornal mais lido do Norte do Estado

COLABORADORES Alexandre Araujo, Manoel Ribeiro, Monsenhor Jonas Abid, Paulo Cesar Dutra.

Os colaboradores de O PIONEIRO não têm vínculo empregatício O PIONEIRO não se responsabiliza por conceitos emitidos em matérias assinadas

FILIADO À

ABRAJORI Associação Brasileira dos Jornais do Interior

CNJI

Cadastro Nacional de Jornais do Interior Periodicidade verificada em Brasília


JORNAL O PIONEIRO www.jornalopioneiro.com.br

TERÇA-FEIRA 17 DE MARÇO DE 2020

GERAL

TELEVISÃO

Acontece Saúde

Flávio Ricco

COVID-19, o que você deve fazer

Colaboração: José Carlos Nery

Coronavírus: Globo para todas as novelas e já busca reprises para o horário Por causa do novo coronavírus, já classificado como uma pandemia, o Grupo Globo decidiu parar as gravações de todas as novelas e assim como dos demais produtos da dramaturgia. Em função desta drástica decisão, que visa principalmente o bem-estar dos seus funcionários, os trabalhos agora serão centrados em dois prin-

cípios: organizar encerramento das atuais produções e, ao mesmo tempo, estudar reprises que serão exibidas nesses horários. Já ficou decidido que “Amor de Mãe”, produção das 21h, será a primeira a ter suas gravações interrompidas. Na sequência será a vez de “Salve-se Quem Puder”, cada uma dependendo de um bom momento da trama.

• Diante de tantas restrições e recomendações para que as saídas de casa se reduzam ao mínimo indispensável, naturalmente a TV será mais acionada... • ... Medidas que já começam a mexer com o Ibope... • ... A tendência natural é o crescimento do número de ligados... • ... O “Fantástico”, por exemplo, no domingo, fechou com 24 de média e 34 de share. • A Igreja Mundial do Poder de Deus realiza neste momento um culto com centenas de pessoas, dentro de sua igreja no Brás, em São Paulo...

Novos integrantes FOTO: Camilla Maia/TV Globo

• ... No meio delas, idosos e crianças... • ... E com transmissão, ao vivo, pela Ideal TV, canal 32, em São Paulo. • Na Record já existem sérias preocupações com o domingo... • ... Considerando o Ibope, desde o “Hoje em Dia” até o “The Four”, nada está funcionando. • A diretora Cininha de Paula já está envolvida nos trabalhos da próxima temporada da “Escolinha do Professor Raimundo”. • Os canais SporTV já estão se preparando para uma nova maratona de reprises. Efeito coronavírus.

Esquema de série Essa decisão sobre as novelas da Globo será tratada basicamente como “Final de Temporada” – cada uma deixando um gancho importante para sua retomada, que ninguém sabe quando acontecerá. É a orientação passada para todos os autores.

Entretenimento Assim como o “Mais Você”, o “Altas Horas”, do Serginho Groisman, do jeito que é e com a presença de público, teve as suas gravações canceladas. Uma outra maneira está sendo analisada para que os trabalhos do programa não sejam interrompidos e suspensa a sua exibição.

Sem saída A Globo anunciou ontem a chegada de Monique Alfradique, para fazer os bastidores, e do chef Rafael Costa e Silva ao reality “Mestre do Sabor”. José Avillez, que chegou a fazer algumas gravações para a nova edição, deixou o programa e voltou a Portugal. Justificou que precisa ficar ao lado do seu pessoal, por causa do coronavírus.

Parou também No Rio, as gravações de “Amor Sem Igual”, novela da Record, foram interrompidas, mas a Record ainda não definiu como ficará o roteiro de trabalhos ou até quando irá valer essa ordem. Os atores estão em campanha por uma paralisação total. A emissora, vale informar, enviou uma cartilha de prevenção contra o coronavírus para toda a equipe.

Cuidados Assim como Globo e SBT, observa-se que a Record também vem adotando uma série de medidas para preservar seus funcionários. Medidas, aliás, que não combinam com declarações do seu dono, Edir Macedo, “que coronavírus é inofensivo e que Satanás e mídia promovem o medo”.

Quanto a “Éramos Seis”, em seus momentos finais, vai encerrar na data prevista, 27 de março, mas ainda não há uma decisão se “Nos Tempos do Imperador”, a sua substituta, estreará ou não no dia 30. Quase certo que não. A direção da dramaturgia da Globo também estuda o que será colocado no lugar delas. Este é o quadro oficial.

Mesma situação

Bate – Rebate

Assim como em todo lugar, também nas emissoras de televisão o drama do coronavírus está muito presente. Preocupando e levando a todos a tomar medidas emergenciais

Gravações suspensas No SBT, por exemplo, as gravações dos programas Silvio Santos, Raul Gil e “A Praça é Nossa” estão suspensas por tempo indeterminado. Por enquanto, “Domingo Legal” e “Eliana” devem seguir normalmente, mas sem plateia.

3

Na Record, ontem, a gravação do “The Four”, da Xuxa, foi mantida. Porém, com plateia mínima. Num auditório para quase 500 pessoas, só 30 foram autorizadas a entrar.

Outro problema “Gênesis”, a próxima bíblica da Record, segue com suas gravações no Marrocos, um país que também vem adotando cuidados com relação à doença. Os voos de alguns lugares da Europa, por exemplo, foram suspensos.

Roteiro Não há, no entanto, nenhuma garantia que “Gênesis” irá estrear em abril, como a princípio se confirmou. Elenco e equipe no Marrocos estão sendo monitorados, mas na volta ao Brasil terão que obedecer a um período de quarentena.

C´est fini A Record e o Grupo Turner (TNT), parceiros no formato “Game of Games”, nova atração do programa “Hora do Faro” que seria gravada na Argentina, puxaram o freio de mão. Até segunda ordem, os trabalhos estão suspensos, por causa do Coronavírus, no país vizinho, que fechou as fronteiras. As gravações deveriam acontecer nos estúdios da Rede Telefe, com produção da Chango. Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Silvana Maria Quintana, coordenadora científica em Obstetrícia da SOGESP e professora Associada em Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP Escrevi este texto com o objetivo de informar pessoas leigas, diminuindo o pânico e orientando sobre o que podemos fazer para auxiliar a “conter” o coronavírus e esta infecção. Somos um povo bem-humorado e amoroso, mas este momento exige uma mudança no nosso comportamento.

Importante: 1. O coronavírus não mata mais que os outros vírus que causam gripe, mas ele tem características que facilitam sua disseminação: - Período de incubação em torno de 5 dias, variando de 10 a 14 dias (o vírus está no organismo, mas não sabemos). Neste período de incubação podemos transmitir o vírus. - Portadores assintomáticos: Quando termina o período de incubação, entramos na fase de sintomas (resfriado). Entretanto, 25% das pessoas nãoapresentarãonada e 70% terão um quadro gripal brando (resfriado comum), mas todas poderão transmitir o vírus. 2. A possibilidade de quadro respiratório grave ocorre em 5% dos acometidos (de cada 100 pessoas que pega o coronavírus, apenas 5 terão um quadro grave). O principal grupo de risco são os idosos e pacientes com baixas defesas (transplantados, usuários de corticoide, portadores de doenças autoimunes). Até este momento, as crianças e gestantes parecem ser um grupo de baixo risco para esta infecção. 3. Os pacientes que evoluem com quadros respiratórios graves deverão realizar tomografia computadorizada e serão internados em UTI. Provavelmente, precisarão respirar com aparelhos e aqui temos um grande problema, pois não há equipamentos suficientes (em nenhum país do mundo) para atender tanta gente. 4. As medidas orientadas pelo Ministério da

Saúde do Brasil, e por outros países, podem parecer excessivas (quarentena, cancelamento de eventos e aglomerações, planos de contingência), mas são adequadas. O foco é diminuir a velocidade com que a epidemia se alastra, pois se um grande número de pessoas for infectado simultaneamente, os serviços de saúde não serão capazes de absorver toda a demanda e a saúde entrará em colapso. Como diz o Infectologista Alexandre Cunha: “Estas medidas drásticas devem ser tomadas para que a epidemia venha “em prestações”, de modo que o sistema de saúde suporte esse novo agravo. No Brasil, devemos ter nos próximos meses dezenas de milhares de casos, mas com gestão adequada dos recursos, essa epidemia pode passar como várias outras pelas quais já passamos”. 5. O que podemos fazer para colaborar e tentar reduzir a transmissibilidade do coronavírus? a) Seguir orientações de fontes confiáveis: Independente da sua preferência política, o Ministério da Saúde está fazendo um excelente trabalho. Não divulguem notícias se não tiverem certeza da fonte, sigam as orientações do Ministério. Esta é uma doença que o conhecimento está em evolução, todos nós estamos aprendendo e alguns conceitos mudam rapidamente. b) Lavar as mãos! Ensinem seus filhos, familiares e funcionários a lavarem as mãos! c) Usar álcool gel (70%), tenham uma embalagem sempre junto de vocês d) Evitar aglomerações: Não é hora de passear no shopping, ir ao aeroporto, viajar sem real necessidade, visitar outras pessoas 6. O que não fazer! a) Não se cumprimentem com beijos e abraços. Evitem, inclusive, aperto de mão. Ninguém vai ficar chateado, estamos todos preocupados b) Deixem os idosos em casa, não visitem recém-nascidos, pessoas submetidas a cirurgias, etc. c) Controle o hábito de colocar a mão no rosto, nos olhos e na boca d) Não divulgue fakenews, tratamentos milagrosos ou números que assombrem qualquer um. Acompanhe as notícias no site do Ministério da Saúde e) Não faça estoque de comida/material de higiene: desbastecer o mercado só piora. f) Não deixe de se vacinar para outras viroses: Um indivíduo com coronavírus infecta três saudáveis, um individuo com H1N1 infecta dois saudáveis, um individuo com sarampo e 15 não vacinados.

COLUNA SAÚDE ACONTECE Perguntas e sugestões podem ser enviadas para acontece@acontecenoticias.com.br ou para a Avenida Pompeia, 634, conj. 401 – São Paulo, SP CEP 05022-000


4

TERÇA-FEIRA 17 DE MARÇO DE 2020

REPORTAGEM

JORNAL O PIONEIRO www.jornalopioneiro.com.br

A Itália em tempos de coronavírus *Dênia Pandolfi Almeida Pieri - Blog Grazieate

Desde que os casos do novo coronavírus (Covid-19) começaram a crescer no Brasil as mensagens de amigos e leitores do blog passaram a ser mais frequentes. Todos querem saber como está a situação na Itália, onde 60 milhões de pessoas estão fechadas em casa. Como o país está enfrentando essa pandemia? Todo mundo em casa! Em poucas palavras, é isso que determina o mais recente decreto estabelecido pelo Presidente do Conselho de Ministros Giuseppe Conte. Nessas últimas semanas, as decisões têm sido tomadas de forma gradativa. Inicialmente o decreto, em vigor desde o dia 8 de março era limitado à região da Lombardia e mais 14 províncias. Contendo novas medidas, esse último anunciado domingo passado passou a valer em todo o território italiano, considerado “zona protegida”. Portanto, de 10 de março até o dia 3 de abril, toda a Itália em quarentena. Isolamento social: precisamos ficar em casa para evitar novos contágios. #iorestoacasa (eu fico em casa) é a hashtag do momento. Todo mundo em casa! Em poucas palavras, é isso que determina o mais recente decreto estabelecido pelo Presidente do Conselho de Ministros Giuseppe Conte. Nessas últimas semanas, as decisões têm sido tomadas de forma gradativa. Inicialmente o decreto, em vigor desde o dia 8 de março era limitado à região da Lombardia e mais 14 províncias. Contendo novas medidas, esse último anunciado domingo passado passou a valer em todo o território italiano, considerado “zona protegida”. Portanto, de 10 de março até o dia 3 de abril, toda a Itália em quarentena. Isolamento social: precisamos ficar em casa para evitar novos contágios. #iorestoacasa (eu fico em casa) é a hashtag do momento. Proibição absoluta de sair de casa para os que resultam positivo para o vírus. Escolas e universidades encerraram as atividades desde o dia 4 de março. Museus e cinemas foram fechados, estão proibidas atividades esportivas e até as missas foram suspensas, assim como cerimônias de casamentos e funerais não podem ser realizados. Os rituais para o funeral não incluem missa, é possível apenas um pequeno ritual de enterro. Podemos sair apenas para irmos ao supermercado, farmácia ou por algum motivo de urgência. É necessário apresentar uma declaração que assinamos para justificar o deslocamento. Se algum cidadão for flagrado passeando ou não for capaz de justificar o motivo da saída corre o risco de levar uma multa de 206 euros e até 3 meses de prisão. Não é permitido visitar familiares e amigos. As estradas estão sendo controladas e nada de viagens. Cada um deve ficar onde está, independente se você mora em Milão e quer passar esse período de quarentena com a tua mamma que vive em Nápolis. Alguns escritórios e repartições estão funcionando. Mas quem pode, trabalha de casa. Lojas, bares e restaurantes estão fechados, ini-

cialmente até 25 de março. Alguns restaurantes entregam em domicílio. Cabeleireiros e centros estéticos também. Muitas fábricas e indústrias estão abertas mas, como em qualquer ambiente, precisam impor aos seus colaboradores de manter entre eles a distância de 1 metro. Os supermercados estão bem abastecidos (salvo em alguns locais onde falta, por exemplo, papel higiênico), mas grandes e demoradas filas foram criadas na porta dos estabelecimentos devido ao número limitado de pessoas que podem entrar contemporaneamente. É possível fazer pedidos de compras pela internet mas aqui em Firenze a próxima entrega não chega antes do dia 25, portanto, daqui a quase 2 semanas! Sobre esse assunto tenho em casa talvez a pessoa mais bem-informada da cidade, rs. Posso confiar tranquilamente à meu marido a questão das compras de supermercado. Lazer? Praticamente nada. Algumas cidades estão fechando seus parques públicos devido aos frequentadores não respeitarem a distância de segurança. Aqui em Firenze foi assim. Em todo o país os serviços de transporte público são garantidos, mas foram reduzidos. Muitas companhias aéreas também cancelaram voos com chegada e partida da Itália. A Itália, o segundo país com mais casos de coronavírus, tomou providências diferentes daquelas adotadas pela China, país onde o surto teve origem e que desde o início impôs a quarentena em algumas cidades onde foram registrados os primeiros surtos e conseguiu diminuir a curva epidêmica. Não sou médica, nem matemática e nem especialista de saúde pública, mas a minha opinião é que não tomamos providências imediatas quando os casos começaram a aparecer aqui na Itália. Fechar as fronteiras e proibir voos da China? Fechar escolas e universidades? Cancelar shows e manifestações em locais

aglomerados? Decretar quarentena? Só pra vocês terem uma noção sobre a desorientação do modo de se comportar, assim que foram suspensas as aulas, que foi uma das primeiras medidas para evitar o contágio, muitas famílias reservaram viagens para estações de esqui e até para o exterior. Desdenhamos da pandemia desconhecendo o inimigo, que é rápido, silencioso e invisível. Tosse, febre e dificuldade para respirar são os principais sintomas, mas não é em todos os infectados que se manifesta dessa forma. Os casos começaram a aparecer sempre carregados de incertezas. E ainda continuamos sem conhecer o denominador. Talvez o que também assusta tanto quando falamos em coronavírus é que não sabemos quem foi contagiado. Uma coisa é saber o número de pessoas positivas depois que se submetem ao teste, outra coisa é não saber e nem imaginar quem está infectado e que pode ser transmissor. Muitos pacientes apresentam poucos sintomas – que em alguns casos são como os da gripe – sem contar que pessoas assintomáticas podem transmitir o vírus. As medidas aqui na Itália começaram a ser tomadas de acordo com a evolução da questão. Ficamos um pouco sem saber como agir. No início, desconhecendo o problema, alguns governantes até incentivaram o convívio sem julgamentos e sem preconceito, contra o terrorismo psicológico nos primeiros dias de fevereiro: vamos abraçar um chinês! Além disso, até mesmo iniciativas culturais com museus abertos gratuitamente para todos, para ajudar a enfrentar o medo que estava deixando as cidades sempre com menos turistas. E num espaço muito curto de tempo, o jogo virou impondo regras bem diferentes: nada de socialização, todo mundo em casa! Ainda não temos respostas para muitas perguntas que envolvem o assunto. Mas uma coisa é certa: é preciso

frear os contágios e para isso precisamos nos isolar. Não vou entrar nos problemas econômicos. Em relação aos números negativos desse baque acho que nem o Ministro da Economia tem condições de quantificar. Coloquem nessa conta o abalo emocional da situação. Pode parecer fácil, mas não estamos de férias trancados em casa. É uma sensação estranha que mexe com nosso emocional. Agora temos tempo à disposição. Ah, esse mesmo tempo do qual somos tão escravos e que tanto almejamos! O sagrado tempo. E que agora é só nosso… mas afinal, do que importa se não podemos escolher o que fazer com esse tempo? Tenho dois filhos, de 7 e 11 anos. Moro num apartamento, portanto, as brincadeiras se limitam entre os quartos e a sala. Passamos esse período entre leitura, filmes, jogos eletrônicos, brincadeiras em família e tarefas de casa que foram passadas pelas professores através de mensagens e plataformas divulgadas pela escola. Não é fácil explicar que só sairemos de casa dentro de algumas semanas. A primavera vai anunciar sua chegada e nós estaremos aqui, em casa, imaginando os parques e jardins que se colorem, sem poder contemplar toda a beleza de perto. Mas vai passar. Essa é a frase que hoje pintamos em casa, a partir de uma mobilização nacional onde as crianças colocam faixas penduradas na janela com um arco-íris e a frase: “andrà tutto bene“. E como estão sendo tratados os casos que resultaram positivo? Ainda não existe uma vacina contra o vírus, mas existe tratamento. Muitos pacientes podem se tratar em casa, e os que apresentam outros sintomas, como insuficiência respiratória, precisam de internação em UTI com equipamentos de respiração assistida e os hospitais estão sobrecarregados. Médicos e enfermeiros estão empenhando-se com longos turnos de trabalho em hospitais lotados. Alguns estão usando as redes sociais para alertar a população: “estamos combatendo como se fosse uma guerra, é preciso que as pessoas fiquem em casa para evitar os contágios”. Outro assunto que está causando surpresa nos brasileiros é que a notícia que está sendo difundida é que os hospitais estão escolhendo os pacientes a serem tratados. Diante da delicada situação, o SIAARTI (Sociedade Italiana de Anestesia, Analgesia, Reanimação e Terapia Intensiva), divulgou um documento informando que, se necessário, os médicos precisarão selecionar os pacientes a serem atendidos de acordo com as chances de sucesso no tratamento e de sobrevivência, devido a “um enor-

me desequilíbrio entre as reais necessidades clínicas da população e a disponibilidade real de recursos intensivos”. Além dos casos de coronavírus, os hospitais lidam com emergências de todo tipo, como cirurgias de urgência. Não há leitos para todos os pacientes. Esse é o maior desafio: conseguir vaga e equipamento para internar os pacientes e disponibilizar as maquinas de respiração. E uma notícia boa é que desembarcaram ontem na Itália 9 profissionais vindos da China. São especialistas no tratamento do coronavírus, que trouxeram também equipamentos respiratórios e milhares de máscaras. Que fique claro: o desafio maior será conseguir cuidar e dar assistência aos infectados que precisam de internação: o problema se agrava quando número de doentes é maior do que a capacidade que temos nos hospitais! E a mensagem que deixo para quem está no Brasil é a seguinte: é preciso prevenção, é preciso ser consciente e ter senso de responsabilidade e de coletividade. Não é momento de histeria e nem de pânico, mas de atenção, de racionalidade. Pessoas jovens e saudáveis correm menos riscos, mas idosos e pessoas com doenças prévias são vulneráveis. Isso de forma alguma justifica ignorar as medidas de prevenção. Todos precisamos colaborar! E para evitar a proliferação do vírus, além de cuidados de higiene, é preciso evitar locais com grande concentração de pessoas e evitar contato com idosos, que precisam ficar o máximo de tempo possível em casa. Sei que é difícil pedir que as pessoas se socializem menos, sobretudo conhecendo a nossa cultura, mas façam um sacrifício por um período e deixem de lado festinhas, shows, cinemas e locais muito cheios. Procure manter distância das pessoas, mesmo de conhecidos, e tenha muito cuidado ao usar transporte público. E para os chegam de viagem internacional, isolamento domiciliar de 14 dias. Não é preciso ter pânico, mas é necessário seguir as recomendações de higiene e de bom comportamento. Agora sejamos sinceros, você já deve até ter pensado, há poucos dias, que o problema desse vírus, que surgiu lá do outro lado do mundo, não era um problema seu. Aí o vírus começou a se proliferar na Itália, continuando a não ser problema seu. Mas agora ele está em todo lugar. E o problema é tanto meu quanto seu. Assim como é do Trump, do Bolsonaro e de todos os habitantes desse Planeta. De todos, afinal, estamos todos na mesma ciranda. Será que agora ficou claro?


JORNAL O PIONEIRO www.jornalopioneiro.com.br

TERÇA-FEIRA 17 DE MARÇO DE 2020

CULINÁRIA

GASTRONOMIA

Tatapereira Trilha e sabores

Peito de frango com purê ao forno FOTO: receitadevovo

CCreme dde lilimão ã e sorvete de morango Ingredientes Creme de limão: • 500 ml de creme de leite • 50 ml de creme duplo • Açúcar de 55 gramas • Pele de 2 limões • 60 ml de suco de limão

Ingredientes sorvete de morango • 200 gr de morangos descascados • 120 ml de água • Sódio 240 g de sorbet • 20 ml de suco de limão

Ingredientes: • Para o purê: • 4 Batatas • 1/2 xícara (chá) de leite • 1 colher (sopa) de margarina ou manteiga • Sal (a gosto) • Para os filés: • 4 files de frango • 2 dentes de alho • 1 limão espremido • Pimenta do reino (a gosto) • Orégano (a gosto) • Sal (a gosto) • Para empanar: • Farinha de rosca • 2 ovos • Para montar: • 1 sachê de molho de tomate pronto • 200g Muçarela fatiada • 200g Presunto fatiado • Queijo parmesão fresco ralado

Modo de Preparo 1- Em uma panela de pressão adicione batatas descascada e cubra com água. Tampe e deixe cozinhar por 7 minutos após pegar pressão. 2Tempere os filés de frango com limão espremido, alho picado, pimenta do reino, orégano, e sal a gosto. Misture bem e deixe marinar. 3- Deixe a pressão sair, escorra e passe para um

prato. Amasse com um garfo. Em uma panela adicione as batatas amassadas, o leite, e a margarina. Misture bem. Deixe refogar por 2 minutos, mexendo sem parar. Desligue e reserve. 4- Em um recipiente adicione os ovos e o sal. Bata com ajuda de um garfo. Passe cada filé nos ovos batidos e na farinha de rosca. Coloque em um prato. Faça o mesmo com todos. 5- Em uma frigideira com óleo quente, em fogo baixo, frite os filés até que fiquem

5

dourados. Escorra em papel toalha. 6- Em uma travessa espalhe molho de tomate pronto, uma camada de filés, mais molho por cima, uma camada de presunto fatiado, a muçarela fatiada, o purê e por cima outra camada de muçarela, mais uma de molho e finalize com queijo parmesão ralado. 7- Leve ao forno pré aquecido a 180 C por 20 minutos. 8- Sirva e bom apetite a todos.

Para o soro de sorvete: • 70 gt de açúcar em pó • Glicemia líquida de 40 gr • 125 ml de água

Modo de preparo Coloque o chicoteado e o creme duplo em uma panela, adicione o açúcar e coloque em fogo médio. Com uma sonda, aqueça os ingredientes até 75 ° C e remova o calor. Adicione

a pele de limão e deixe esfriar até 62 ° C. Passe a mistura através de uma peneira, adicione o suco de limão e depois despeje em copos ou tigelas rasas. Quando arrefecido até a temperatura ambiente, coloque as tigelas na geladeira para definir por pelo menos duas horas. Método sorvete de morango: Coloque todos os ingredientes para o xarope de sorvete em uma panela pequena e leve a ferver. Retire do fogo e reserve para esfriar completamente. Whiz os morangos em um liquidificador pequeno para fazer um molho suave. Quando o xarope estiver completamente frio, mexa os morangos misturados, água e suco de limão. Churn em uma máquina de sorvete seguindo as instruções do fabricante até congelar. Sirva uma colher no topo do creme de limão.


6

TERÇA-FEIRA 17 DE MARÇO DE 2020

JORNAL O PIONEIRO www.jornalopioneiro.com.br

OPINIÃO Essa coluna é publicada todas as terças-feiras, quintas-feiras e domingos

INFORME

Gaudêncio Torquato

redacao@jornalopioneiro.com.br

Foto: Divulgação

pessoa infectada pelo Covid-19. “A situação, que era iminente, deve ser tratada com responsabilidade e serenidade pela sociedade e pelo poder público”, pediu Guerino.

OPORTUNIDADE DE NEGOCIAÇÃO

- Tão logo tomou conhecimento do primeiro caso de coronavirus em Linhares, o prefeito Guerino Zanon não dormiu no ponto. Imediatamente suspendeu as aulas nas escolas municipais e na Faculdade Faceli, cancelou encontros de aglomeração e colocou toda equipe médica do município em alerta máxima.

OVOS DE CHOCOLATE - Passado o Carnaval, os lojistas já se preparam para a época mais doce do ano: a Páscoa. Ovos, coelhos e os mais variados formatos de chocolate marcam presença em lojas, supermercados e nos carrinhos de compras do consumidor. A Havan aposta nos chocolates com até 70% cacau, zero lactose e linha sem glúten, além dos famosos chocolates de Gramado para alavancar as vendas. Com a diversidade de produtos, a varejista aposta em um crescimento de 30% nas vendas do período. Segundo Rute Montibeller, responsável pelas compras de produtos sazonais na Havan, “a rede está apostando em ovos de diversas marcas para atender tanto o público infantil, quanto o adulto, trazendo as novidades de ovos zero lactose, sem glúten e 70% cacau.”

CIRCUNSTÂNCIA DA DIVIDA - Estar com as contas em atraso é um problema que afeta não apenas a vida financeira, afetando também a saúde física e mental dos endividados. É o que mostra pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) com brasileiros com contas em atraso há pelo menos três meses. Oito em cada dez inadimplentes (82,2%) afirmaram ter sofrido com algum tipo de sentimento negativo ao descobrir que estavam endividados. O mais citado foi a ansiedade, que atingiu seis em cada dez entrevistados (63,5%). Não muito longe em termos de proporção, também estiveram presentes na vida daqueles que se viram negativados estresse e irritação (58,3%), tristeza e desânimo (56,2%), angústia (55,3%) e vergonha (54,2%) – esta última, mais frequente entre as mulheres (57,6%) do que entre os homens (49,4%). “O levantamento é importante porque evidencia algo de que já desconfiávamos, que as frustrações e incertezas provocadas pela inadimplência não se restringem ao campo financeiro, tendo impacto significativo também na saúde física e emocional dos endividados”, explica Marcela Kawauti, economista-chefe do SPC Brasil.

POR CAUSA DOCORONAVÍRUS - A Prefeitura de Linhares está preparada para enfrentar o novo coronavírus. Neste cenário, o prefeito Guerino Zanon anunciou, na noite de domingo, 15, um plano de ação para acompanhar e prevenir o alastramento da infecção no Município, com foco na segurança dos linharenses. Entre as medidas estão a suspensão das aulas em toda a rede municipal de ensino por uma semana, assim como na Faculdade de Ensino Superior de Linhares (Faceli); a suspensão de todas as atividades com idosos nos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) e projetos sociais que envolvem a Terceira Idade; a suspensão das feiras livres dos bairros Novo Horizonte e Araçá; a suspensão do Festival de Botecos e de todos os eventos e competições esportivas com grandes aglomerações como os Jogos Escolares e a primeira eliminatória do Torneio do Trabalhador também foram cancelados. As medidas foram divulgadas no mesmo momento em que as Secretarias de Saúde do Espírito Santo e de Linhares confirmaram o primeiro caso local de

- A EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, está realizando até sexta-feira, dia 20 de março, um feirão especial para a Semana do Consumidor, uma oportunidade de negociação de débitos com condições diferenciadas. Oferecendo mais praticidade e acessibilidade aos clientes, os atendimentos são exclusivos pelos canais virtuais da EDP, sendo pelo site www.edponline.com.br ou no aplicativo EDP Online. Com a ação, os clientes tem a oportunidade de negociar débitos por meio da internet, ou seja, sem precisar sair de casa, e ainda encontram facilidades no pagamento, por meio de uma negociação personalizada, com condições diferenciais no pagamento da entrada, juros reduzidos do parcelamento e prazo ampliado para o acerto dos valores devidos. As vantagens são oferecidas para clientes residenciais, comércio e indústrias, com débitos de até R$ 5 mil. A gestora de Recuperação de Receita da EDP, Vanessa Lugon, destaca que o feirão é uma ótima oportunidade para a normalização das pendências financeiras e proporciona, até mesmo, a regularização da situação de clientes que estão fora do sistema da distribuidora, como os ligados clandestinamente.

PETROBRAS JOVEM - O mercado de trabalho capixaba pode contar com novos profissionais. Cerca de 50 adolescentes e jovens foram capacitados por meio do Programa Petrobras Jovem Aprendiz (PPJA), uma parceria da empresa com o Senai e o Centro Salesiano do Adolescente Trabalhador (CESAM-ES). A formatura das turmas aconteceu no auditório da Petrobrás. Essa foi a 5ª edição do programa que promove a inclusão social por meio de qualificação profissional para jovens entre 15 e 21 anos em situação de vulnerabilidade social. A duração da capacitação é de até dois anos. As vagas desta última edição foram para o curso de técnico em Segurança do Trabalho, ministrado nas unidades de Linhares e Vitória, e no curso de Mecânico de Manutenção na modalidade Dual, ministrado na unidade de São Mateus. Neste último, os jovens puderam realizar as práticas profissionais no ambiente da empresa – Base 61.

jornalista, é professor titular da USP, consultor político e de comunicação

O PÂNICO SE INSTALA A vida é um eterno recomeço. Fosse escolher a lenda que mais se assemelha à sua vida, provavelmente o povo brasileiro colocaria a história do castigo de Sísifo entre as preferidas. Sísifo, que viveu vida solerte e audaciosa, conseguiu livrar-se da morte por duas vezes, sempre blefando. Rei de Corinto, não cumpria a palavra empenhada, até que Tânatos veio buscá-lo em definitivo. Como castigo, os deuses o condenaram impiedosamente a rolar montanha acima um grande bloco de pedra. Quase chegando ao cume, o bloco desaba montanha abaixo. A maldição de Sísifo é recomeçar tudo de novo, tarefa que há de durar eternamente. O povo se sente no estado de eterno recomeço. Padece das previsíveis tragédias provocadas por chuvas, com mortes que sobem no ranking das catástrofes; angustia-se nas filas do INSS; vê o dinheiro sumindo do bolso com a economia em recuo; e, agora, passa a temer com a foice da morte, que aparece aqui e ali escondida na forma de um vírus, de nome coronavírus, que não escolhe vítimas, atacando ricos e pobres. O mundo todo está tomado de pavor. O pânico que começa a se alastrar deflagra uma cadeia de eventos e situações inesperadas. O corpo social é ferido de todos os lados. Suspensão de aulas, com efeitos sérios sobre o cronograma da vida escolar; diminuição de aglomerados e mobilizações de ruas e ambientes fechados, apesar de grupos com a síndrome do touro (arremetem com a cabeça e pensam com coração) não se incomodarem com isso; isolamento em casa ou em estabelecimentos hospitalares em quarentena, com semanas perdidas de trabalho; paralisação parcial de setores vitais da produção e dos serviços, perdas monumentais para a economia; débâcle das bolsas mundiais e da brasileira, que já perdeu cerca de 1 trilhão de reais com a desvalorização das companhias ali presentes; falta adequada de respostas à pandemia, seja por insuficiência das estruturas de saúde governamentais e privadas, seja por ausência de planejamento para enfrentar a crise. Ao fundo desse panorama de desolação, enxergam-se paisagens de destruição, pequenas e grandes catástrofes: afundamento de barcos nos rios, quedas de barreiras nas rodovias e desaba-

mento de casas; escândalos envolvendo governantes, políticos e empresários; ameaça de novos impostos; tensões acirradas entre os três Poderes; politicagem que se acentua em ano eleitoral, entre outros. Os efeitos são catastróficos, pois o sistema de vasos comunicantes acaba contaminando os poros da alma nacional, inviabilizando aquele espírito público, fonte primária do fervor pátrio, que Alexis de Tocqueville, há quase 200 anos, constatou no clássico A Democracia na América: “existe um amor à pátria que tem a sua fonte principal naquele sentimento irrefletido, desinteressado e indefinível que liga o coração do homem aos lugares onde o homem nasceu. Confunde-se esse amor instintivo com o gosto pelos costumes antigos, com o respeito aos mais velhos e a lembrança do passado; aqueles que o experimentam estimam o seu país com o amor que se tem à casa paterna”. Que amor à Pátria pode existir em espíritos tomados pelo pavor, pela violência de tiros a esmo, mortes por balas perdidas, marginalidade comandada de dentro das prisões? Que espírito público pode vingar no seio das massas quando grupos polarizados teimam em querer dividir o país em duas bandas, impulsionando os eixos da discriminação e bradando contra a liberdade de imprensa? Brasileiros motivados a emigrar para realizar o sonho de uma vida melhor na América do Norte voltam à terra, expulsos, algemados, estampando frustração. Emigrar foi para eles a opção de milhares nesses tempos bicudos. Hoje, retornam à casa sob angustiante interrogação: o que vou fazer? Onde e quando chegaremos ao andar da estabilidade? Por que a economia não melhora o nosso viver? Um fato: as margens embolsam seu dinheirinho no início de cada mês e, ao final, contam migalhas. Para piorar, com esta crise nas bolsas, viver sob a ilusão de ganhos inflacionários já não mais faz a cabeça do poupador. A verdade é que o fator econômico dá o tom das nossas vidas. Consequentemente, os serviços sociais ficam com poucos recursos. O processo de reformas nunca chega ao fim. Mudanças na política? Quem sabe? Poderemos ver mais um levante em outubro próximo. Parecido com o que vimos em 2018.


JORNAL O PIONEIRO www.jornalopioneiro.com.br

TERÇA-FEIRA 17 DE MARÇO DE 2020

7 GERAL Concurso vai selecionar projetos Dengue matou 20 idosos este ano; população acima dos 60 é mais vulnerável inovadores para a restauração Das 32 pessoas que morreram em decorrência da dengue nos primeiros meses deste ano, 20 tinham mais de 60 anos Foto: Divulgação

Das 32 pessoas que morreram em decorrência da dengue nos primeiros meses deste ano, 20 tinham mais de 60 anos. A informação é do último Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde. Esta faixa etária é apontada como uma das mais vulneráveis às complicações causadas pela doença. Nestes casos, os especialistas da

área alertam que o vírus da dengue pode interagir com doenças pré-existentes e levar a quadros graves. Bergmann Morais Ribeiro, especialista em vírus de insetos da Universidade de Brasília (UnB), explica mais. “Como qualquer doença, os idosos são mais vulneráveis, porque não têm a mesma resposta imu-

nológica de uma pessoa mais jovem. Qualquer patógeno, se os idosos forem infectados, a probabilidade de a doença ser mais severa é maior. O corpo do idoso já está debilitado, com uma doença crônica, por exemplo, aumenta a inflamação no corpo e isso, às vezes, favorece a replicação do vírus da dengue.” Por isso, o Ministério da Saúde alerta que os idosos devem procurar um serviço de saúde logo quando surgirem os primeiros sinais da doença. Os principais sintomas da dengue são: febre alta, acima de 38.5ºC, dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo. A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, eliminando água armazenada que pode se tornar possíveis criadouros. E você? Já combateu o mosquito hoje? A mudança começa dentro de casa. Proteja a sua família.

Tribunal de Contas suspende sessões colegiadas – Atendimento ao público é interrompido por 15 dias As medidas de prevenção e enfrentamento à propagação do novo coronavírus serão intensificadas no âmbito do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) a partir de segunda-feira (16). Pela Portaria N 25-2020, a Corte reconheceu o nível 2 da Decisão Plenária TC nº 7/2020. Assim, ficam temporariamente suspensas as sessões colegiadas, exceto àquelas destinadas à apreciação e à deliberação de matérias de natureza administrativa, as quais ocorrerão na sala do Pleno. Os prazos processuais foram suspensos pelo prazo de 15 dias prorrogáveis. Por este mesmo prazo, estão interrompidos o acesso e o atendimento ao público em geral. A Portaria ainda prevê que membros, procuradores, secretários e demais gestores indique o maior quantitativo possível de servidores para a realização das atividades em regime de teletrabalho. Caberá aos gestores estabelecer os serviços que excepcionalmente continuarão funcionando, bem como a escala de servidores que trabalharão na sede do Tribunal, a fim de não paralisar as

atividades da Corte. Também deve ser avaliada, diante de cada caso concreto, a possibilidade de dispensar os estagiários do cumprimento da jornada de estágio, sem prejuízo do recebimento da respectiva bolsa. As ações de prevenção englobam ainda a suspensão de viagens, de participação em eventos externos e de realização de eventos internos; e a avaliação pela Secretaria Geral Administrativa e Financeira da necessidade e da viabilidade de repactuação de prazos para a execução de contratos, de readequação da mão de obra terceirizada e de reforço na vigilância patrimonial. O nível 2 reconhece a ocorrência de transmissão autóctone, ou seja, de casos confirmados sem histórico de viagens a áreas afetadas ou com contatos de casos confirmados importados. O terceiro e último nível trazido previsto pela Decisão é reconhecido pela transmissão da doença com risco de ocorrência de grande magnitude e dispersa no território estadual. Neste estágio, ficam autorizadas as medidas previstas no nível 2 e, ainda, interromper

as atividades do Tribunal e suspender os prazos processuais.

Prevenção As medidas são em razão da declaração de pandemia pela Organização Mundial da Saúde diante do avanço do novo coronavírus (COVID-19) e as recomendações do Ministério da Saúde no sentido de se evitar aglomerações. Desde o início da semana, os servidores recebem dicas sobre procedimentos para evitar a disseminação do coronavírus, além do estímulo do uso de álcool gel – dispenseres foram instalados em pontos estratégicos do prédio. O auditor e coordenador do Serviço Médico do TCE-ES, José Eduardo Miguel Assad, reuniu setores dando orientações básicas aos servidores. Ele também deu treinamento aos funcionários terceirizados sobre condutas de higienização, incluindo maçanetas, botões dos elevadores, telefones, corrimões, caixas eletrônicos, mouses e teclados.

da bacia do rio Doce

Em comemoração ao Dia da Água (22/03), a Fundação Renova lança neste mês o edital do Concurso Ideias Renovadoras: Plantando Árvores e Colhendo Alimentos. O objetivo principal da iniciativa, que tem parceria com o WWF-Brasil, o Instituto Terra e o Centro de Pesquisa Internacional Agroflorestal (ICRAF), é identificar soluções voltadas para SAF (sistemas agroflorestais), prática que combina espécies florestais com culturas agrícolas ou pecuária. As melhores soluções serão premiadas, e os projetos de restauração usados como modelo a ser implementado na bacia do Rio Doce. Receberão prêmio cinco iniciativas, três realizadas na bacia do rio Doce e outras duas de fora da bacia, em qualquer lugar do país. Além da premiação em dinheiro, o concurso promoverá a criação de uma rede de

compartilhamento de conhecimento, considerado fundamental no trabalho de restauração florestal. As cinco iniciativas selecionadas vão participar de uma imersão no Instituto Terra, em Aimorés (MG) e, junto com especialistas, trabalharão no desenvolvimento de agroflorestas para a bacia do Doce. Todos os participantes do concurso receberão, ainda, material informativo para ser disseminado entre as Escolas Famílias Agrícolas e os Institutos Federais dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Após o período de imersão e capacitação dos se lecionados, serão definidos, até o final deste ano, arranjos produtivos para serem implementados na bacia do rio Doce. Cerca de 40 mil hectares de área serão reflorestados pela Fundação Renova. Desse total, aproximadamente 10 mil poderão ser destinados ao plantio com fins econômicos.

Edital De Citação Prazo De 30 Dias N° Do Processo: 0002842-48.2019.8.08.0014 AÇÃO: 81 – Busca e Apreensão em Alienação Fiduciária Requerente: Aymore Credito e Financiamento E Investimentos S.ARequerido: Marcos Antonio De Souza Venancio MM. Juiz(a) de Direito da COLATINA – 1 ª Vara Cível do Estado do Espírito Santo, por nomeação na forma da lei etc. Finalidade Dar Publicidade A Todos Que O Presente Edital Virem que fica(m) devidamente CITADO(S): Marcos Antonio De Souza Venancio – Documento(s): CI : 2067397 ES CPF: 108.617.307-47, atualmente em lugar incerto e não sabido, de todos os termos da presente ação para, querendo, oferecer contestação. ADVERTÊNCIAS A) PRAZO: O prazo para contestar a presente ação é de 15 (quinze) dias, a partir do prazo supracitado, b) Revelia: Não sendo contestada a ação, presumir-se-ão aceitos pela parte requerida como verdadeiros os fatos alegados na inicial, salvo no que diz respeito aos direitos indisponíveis. c) Será nomeado curador especial em caso de revelia, de conformidade com o art. 257, inciso IV do CPC. DESPACHO Fl: Trata-se de ação de Busca e Apreensão. DEFIRO o requerimento da parte autora de folha 44. Para tanto, CITE-SE por edital o Requerido Marcos Antonio De Souza Venancio na forma do art. 256, §§, do CPC. Citado e não havendo defesa, nomeio o defensor público atuante nesta Vara como curador do ausente. Remate-se ao núcleo da defensoria para a devida contestação. Diligencie-se. E, para que chegue ao conhecimento de todos, o presente edital vai publicado na forma da lei. Colatina-ES, 20/02/2020


8

TERÇA-FEIRA 17 DE MARÇO DE 2020

JORNAL O PIONEIRO www.jornalopioneiro.com.br

SOCIEDADE

PONTO a PONTO

EUROTRIP

Caroline Rangel LANÇAMENTO FOCO Foto: Rafael Traspadini

LAURA VIAJA •• A jovem Laura Alves que tem o espírito livre e independente, fez uma das coisas que mais ama, viajar! Laura curtiu final de semana na cidade maravilhosa, Rio de Janeiro.

GUARAJUBA-BA

•• A musa e empresária Talita Casagrande curtindo praia de Guarajuba, na Bahia, em grande estilo nos último final de semana. A gatona sempre dando show de beleza, estilo e bom gosto.

ANIVERSARIANTE •• Bom dia especial para a jornalista e digital influencer Tainah Endlich. A mamãe do Pedro completou mais uma primavera e comemorou com seu presente mais especial, seu pacotinho de amor recém chegado a vida.

BORDÔ IMPORTADOS

Carol Soares, Diana Alves, Suellen Alves, Carol Rangel, Carla Zucoloto, Ingrid Nepomuceno e Tati Coelho.

•• Na última quarta-feira, 11, aconteceu o coquetel de lançamento do meu novo Catálogo Comercial de Linhares. O evento que reuniu pessoas badalas de Linhares aconteceu no Manjar Ateliê, anexo ao restaurante Marilda Brasil, sob os comandos da chef e proprietária Ariela Brasil. O Catálogo Foco que teve sua primeira edição nesse mês de março é, sucesso entre os comerciantes devido ao método de distribuição que é feita de forma gratuita nos comércios e nas ruas dos bairros da cidade. Foto de Rafael Traspadini

•• A loja de produtos importados da advogada Laiane Ahnert está com cara e espaço novos. A Bordô Importados que tem uma grande variedade de produtos com marcas renomados em todo mundo, agora está de portas abertas no edifício Geizel, no centro da cidade.

ALEMÃO DO FORRÓ •• O rei do forró, Alemão do Forró, lotou casa de show de Linhares na última sexta feira 13. Alemão fez show mais que especial para uma plateia cheia de familiares e amigos, inclusive para sua esposa Georggia Tosatto, que foi prestigiar o maridão.

•• Amanda Marin está que é só elegância em férias com primos e amigas fazendo tour pela Europa. Amanda e seu grupo já passaram por Paris e agora estão curtindo a linda London.

DOCE PÁSCOA •• A páscoa se aproxima, e as confeiteiras de Linhares já estão a todo vapor na produção dos ovos de chocolates. Além das doceiras que já estão no mercado há algum tempo, nessa época no ano surgem muitas marcas temporárias lançando o tão famoso ovo de colher, que garante uma boa renda extra. Destaque para os ovos lindos, elaborados e super saborosos da Andreia Docese da Nanda Bossato.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.