O PIONEIRO 03 DE MAIO DE 2020

Page 1

DOMINGO, 03 de Maio de 2020

O PIONEIRO Edição nº 045 - Ano 52 - R$ 2,00

www.jornalopioneiro.com.br m.br

DENI

PANORAMA POLÍTICO

•• Edileuza Bortolotti Durão com a filha Natália na... PÁG. 08

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe pode ter um*Kleber papelGalvêas importante para que os brasileiros evitem outro problema... PÁG. 02 PÁG. 02

Edição de 08 páginas

Guararema e AABB fazem pequenas reformas a espera de associados após pandemia Foto: Ramana Reck

•• Tanto Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB) quanto o Guararema (foto) são clubes tradicionais de Linhares. Durante a quarentena, eles aproveitam para reforma restruturas, a fim de atrair novos associados, ao mesmo tempo em que lidam como uma cara manutençãoe a diminuição da renda. Pág. 05

Normativa define requisitos para “Seresta da Acolhida” leva música e a comercialização de produtos interação a moradores em situação de origem animal inspecionados de rua da Casa de Acolhida por consórcios de municípios

FOTO: Divulgação

•• A partir do dia 4 de maio, entre em vigor a Instrução Normativa 29, que prevê os critérios para a livre comercialização de produtos de origem animal, inspecionados por Consórcio Público de Municípios. A partir do dia 4 de maio, entre em vigor a Instrução Normativa 29, que prevê os critérios para a livre comercialização de produtos de origem animal, inspecionados por Consórcio Público de Municípios. Com os requisitos, os produtos como carnes, leites, ovos, pescado e mel, só poderão ser comercializados se estiverem com o cadastro atualizado no e-SISBI. Pág. 03

Empresa de transporte coletivo intensifica rotina de higienização dos ônibus em Linhares •• O Com o aumento no caso de Coronavírus em Linhares, a Viação Joana Darc decidiu intensificar a higienização nos ônibus e departamentos da empresa. Para garantir a segurança dos passageiros, motoristas e cobradores, a empresa realiza a assepsia geral dos ônibus na garagem.Pág. 07

•• Com um repertório que vai do gospel ao popular, o projeto “Seresta da Acolhida” levou música e interação aos moradores em situação de rua que são acolhidos na Casa de Acolhida ao Peregrino São Francisco de Assis. Criado por músicos que atuam na Secretaria Municipal de Assistência Social, o projeto tem o objetivo de levar paz, alegria e entretenimento, entre os acolhidos, durante o período de isolamento social por conta da pandemia do coronavírus. Atualmente, a instituição acolhe 27 pessoas. Pág. 03


2

DOMINGO 03 DE MAIO DE 2020

JORNAL O PIONEIRO www.jornalopioneiro.com.br

GERAL

PANORAMA POLÍTICO PAULO CÉSAR DUTRA dutra7099@gmail.com

STJ remarca para dia 5 julgamento de recurso de Lula no caso triplex A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) remarcou para o dia 5 de maio o julgamento do recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva contra a condenação no caso do apartamento tríplex em Guarujá (SP). Os ministros vão analisar o recurso em sessão por videoconferência, sistema adotado diante da pandemia do novo coronavírus. O processo começou a ser julgado no plenário virtual no dia 22 de abril, quando é dado um prazo dentro do qual os ministros podem disponibilizar seus votos no sistema eletrônico da corte. Porém, o julgamento foi interrompido diante do questionamento da defesa de Lula. Os advogados alegaram que o caso foi colocado para análise pelo relator da Lava Jato no STJ, ministro Felix Fischer, sem antes ter sido incluído na pauta de julgamento, o que feriria o regimento da Corte. O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o STJ deve seguir normas do regimento para a deliberação no caso. A Quinta Turma negou que haja irregularidade no procedimento e diz que segue o Código de Processo Penal e o Regimento Interno do STJ, que dispensam a publicação de pauta nos recursos classificados como agravos regimentais e embargos de declaração em matéria criminal. A Quinta Turma do STJ condenou Lula a 8 anos, 10 meses e 20 dias de reclusão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. No entendimento da Justiça, o ex-presidente recebeu o triplex da OAS como retribuição por contratos fechados pela empreiteira com a Petrobras. Desde o início do processo, ainda na primeira instância, Lula diz ser inocente. A defesa do ex-presidente também sempre afirmou que o apartamento não é dele, que não há provas contra Lula e que o ex-presidente não cometeu crimes antes, durante ou depois do mandato. A Quinta Turma vai analisar um recurso por meio do qual os advogados de Lula questionam o entendimento dos ministros que, por unanimidade, mantiveram a condenação dada pela segunda instância e reduziram a pena do ex-presidente. Os advogados apresentaram os chamados embargos de declaração. Nesse recurso, se busca esclarecer contradições e, omissões do julgamento. Os embargos não mudam a decisão tomada pela Turma. A defesa afirma que alguns esclarecimentos sobre pontos da decisão podem levar à absolvição de Lula ou à anulação do processo. Após o julgamento, em tese, a defesa pode apresentar novos questionamentos ao STJ ou tentar levar o processo ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Vacina contra a gripe A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe pode ter um papel importante para que os brasileiros evitem outro problema, a chamada coinfecção. Isso significa que uma pessoa pode ter gripe e Covid-19 ao mesmo tempo. Daí a importância de estar imune contra a gripe. Embora sejam doenças distintas, a gripe e a Covid-19 afetam a mesma região do organismo, isto é, o sistema respiratório. Assim, uma pessoa infectada pelo vírus Influenza e pelo novo coronavírus terá dois agentes destruindo as células desse sistema. Especialistas em saúde alertam que esse cenário é temeroso até para os grupos menos vulneráveis, como os jovens. A partir de 9 de maio dará início a terceira etapa, em que serão imunizadas professores, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, grávidas, mães no pós-parto, pessoas com deficiência e pessoas com 55 anos ou mais.

Vacina contra a gripe II A melhor forma de evitar infecção dupla é a vacina contra o vírus Influenza, causador da gripe, ressalta Ana Paula Sayuri, epidemiologista da Universidade de São Paulo (USP). “É importante que as pessoas se vacinem, porque se o indivíduo estiver vacinado pode descartar uma gripe e pensar no coronavírus. Também é uma forma de não ter coinfecção de Influenza e coronavírus. Se proteger de uma coinfecção é muito importante.” Prevista para abril, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe foi antecipada pelo Ministério da Saúde para março. Como a gripe e a doença causada pelo coronavírus têm sintomas parecidos, a medida facilita o diagnóstico das infecções pelos médicos.

Vacina contra a gripe III A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começou no dia 23 de março e, na primeira fase, priorizou idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde. No dia 16 de abril, começou a segunda etapa, com o grupo prioritário dos membros das forças de segurança e salvamento, doentes crônicos, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo, portuários e população indígena.

Vacina contra a gripe IV A partir de 9 de maio dará início a terceira etapa, em que serão imunizadas professores, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, grávidas, mães no pós-parto, pessoas com deficiência e pessoas com 55 anos ou mais. A campanha termina no dia 22 de maio. Em caso de fila, mantenha distância de pelo menos 2 metros dos demais, principalmente os idosos. E, para mais informações sobre a campanha nacional de vacinação contra a gripe, acesse: saude.gov.br/vacinabrasil. (Por Agência do RádioData-30.04.2020).

Farinha pouca, meu pirão primeiro Já diz um ditado popular-socialista do comunismo: “Farinha pouca, meu pirão primeiro”. Isso mostra claramente o egoísmo dos comunistas. De pensar somente em si. De querer tudo primeiro para si e somente se sobrar é que poderá partilhar com os irmãos cumpanheiros. Depois de mais de 14 anos no governo deixaram só 14 milhoes de trabalhadores desempregados, quebraram o Brasil e o cofre vazio...

Farinha pouca, meu pirão primeiro II Quem tem muito, quer ter cada vez mais, mesmo que isso signifique tirar o pouco que tem aquele que quase nada possui. As pessoas só se preocupam com o seu próprio umbigo. Com o seu próprio conforto e bem estar. Nestes tempos de noites frias e chuvosas, quantos irmãos sofredores de rua andam perambulando por aí sem um cobertor para se aquecerem, sem uma roupa para vestir, sem nada para comer, sem um travesseiro para repousar a cabeça.

PMV online Diante da disseminação do novo coronavírus, cuja contaminação está em uma escala de crescimento em todo o País e também no Estado, a Prefeitura de Vitória prorrogou o prazo de atendimento remoto e on-line até o dia 30 de maio nas repartições públicas municipais. Também estão suspensas até o dia 30 as aulas na rede municipal de ensino. No site da Prefeitura e no aplicativo Vitória Online, porém, os pais e alunos podem acessar atividades educacionais oferecidas neste período.

Favores? Advogados e juristas apresentam à Comissão de Ética Pública da Presidência da República denúncia contra o ex-ministro Sergio Moro. As acusações são de desvios éticos cometidos por Moro ao negociar aceitação do cargo de ministro em troca de indicação ao Supremo Tribunal Federal - STF, e de garantia de pensão à família.

Prazos Supremo Tribunal de Justiça - STJ: Prazos processuais voltam a fluir a partir de amanhã, segunda-feira, 4. A resolução 10/20, do presidente Noronha, foi publicada na última quarta-feira.

PF Edição extra do DOU de quarta-feira, dia 29, trouxe decreto de Bolsonaro revogando nomeação de Alexandre Ramagem como diretor-Geral da PF. Mas o presidente promete recorrer da decisão de Alexandre de Moraes.

Cruzes?????? A OAB expediu ofício às seccionais recomendando a fiscalização de casos de cobrança de honorários pelo simples cadastramento para obtenção do auxílio emergencial.

Máscaras devem ser acessórios obrigatórios em 2020 Especialista indica que cada pessoa tenha um kit com o número necessário para a troca a cada duas horas, considerando também o tempo para sua desinfecção “Imagine um cenário em que todos utilizem as máscaras ao sair de casa para trabalhar ou ir ao mercado. Quem está infectado, tem uma chance baixa de infectar a outra pessoa que também está de máscara. Agora, essa chance de contaminação aumenta quando a pessoa não infectada está sem máscara e ainda mais se ambas estiverem sem máscara”, explica. Dito isto, alguns cuidados devem ser observados na utilização das máscaras de pano. Em primeiro lugar, elas não são coletivas. Ou seja, cada um da família deve ter o seu kit. A quantidade varia de acordo com a necessidade de saída de casa. Caso a pessoa esteja trabalhando, por exemplo, precisa ter uma máscara para ser trocada a cada duas horas ou em menor tempo caso molhe ou umedeça. Ou seja, se ela passa 12 horas fora de casa, precisa ter pelo menos 6 máscaras para um único dia. “Considerando que es-

tamos entrando em um período mais frio e as máscaras que serão lavadas à noite podem não estar secas pela manhã, é interessante ter um conjunto maior, com cerca de 12 máscaras”, diz a especialista. Não é preciso investir muito dinheiro. Qualquer tecido pode ser utilizado. No entanto, devem ser evitados os tecidos que possam irritar a pele, como poliéster puro e outros sintéticos, o que faz a recomendação recair preferencialmente por tecidos que tenham praticamente algodão em sua composição, segundo recomendação da ANVISA. A máscara deve ter duas camadas de tecido. É importante lembrar também que não se deve tocar as máscaras com as mãos durante sua utilização. Ao troca-las, é necessário retirar pelos elásticos, colocar em um saco plástico fechado e lavar as mãos ou utilizar álcool 70º antes de colocar a nova máscara.

Como higienizar a máscara corretamente: 1. Ao chegar em casa, higienize as mãos, retire as máscara pelo elástico, coloque todas as máscaras usadas em uma bacia com água sanitária (1 litro de água para cada 20 ml de água sanitária). 2. Higienize as mãos assim que terminar de colocá-los na água, pois elas podem estar contaminadas. 3. Deixe de molho por 40 minutos e lave bem com água e sabão. 4. Deixe secar, preferencialmente ao sol 5. Passe a ferro. *Juliana Bairral é docente do curso de Medicina da Universidade Anhembi Morumbi. Enfermeira e mestre em Saúde Coletiva. A Universidade Anhembi Morumbi é a primeira instituição internacional de ensino superior do Brasil. Desde 2005, faz parte da rede internacional de universidades Laureate, maior rede global de instituições de ensino superior, com mais de 850 mil estudantes matriculados em instituições nas modalidades presenciais e online. São oferecidos programas de Graduação, Graduação Tecnológica e Pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu, distribuídos

nas áreas de Ciências da Saúde; Turismo e Hospitalidade; Negócios; Direito; Artes, Arquitetura, Design e Moda; Comunicação; Engenharia e Tecnologia e Educação. Seus oito câmpus estão localizados nas regiões da Avenida Paulista, Vila Olímpia, Mooca, Morumbi, Vale do Anhangabaú, São José dos Campos e Piracicaba. A Universidade Anhembi Morumbi possui laboratórios de última geração e diferenciais como a internacionalidade, já tendo enviado, desde 2006, milhares de alunos do Brasil para realização de cursos no exterior, além de receber centenas de estudantes estrangeiros em seus câmpus, que se tornaram locais multiculturais para o aprendizado. Outras vantagens: a titulação internacional, que permite ao estudante o acesso a certificação do Brasil e de uma instituição no exterior e o Anhembi Carreiras (http://carreiras.anhembi.br), um portal de empregabilidade da Universidade Anhembi Morumbi com serviços de preparação para o mercado de trabalho e conteúdos exclusivos para o desenvolvimento da trajetória profissional.

Jornal O PIONEIRO REDAÇÃO Av. Governador Lindenberg, 609 Linhares - Centro - CEP:29.900-020 Telefone: (27) 3200-6767 redacao@jornalopioneiro.com.br opioneiro@jornalopioneiro.com.br www.jornalopioneiro.com.br CIRCULAÇÃO O PIONEIRO circula todas as quintas-feiras e aos domingos

www.jornalopioneiro.com.br

FUNDADOR E DIRETOR RESPONSÁVEL Deni Almeida da Conceição

DIAGRAMAÇÃO Diego Pandolfi A. da Conceição

DIRETOR COMERCIAL Diego Pandolfi A. da Conceição EDITADO POR Editora O PIONEIRO Ltda ME ASSINATURAS assinatura@jornalopioneiro.com.br

O PIONEIRO é o jornal mais lido do Norte do Estado www.facebook.com/opioneiro www.twitter.com/jornalopioneiro

COLABORADORES Antônio Bezerra Neto, Alexandre Araujo, Lissu Madeira Abad, Norma Astréa, Dr. Felício, Luciano Pires, Arlene Campos, Monsenhor Jonas Abid, Paulo Cesar Dutra.

Os colaboradores de O PIONEIRO não têm vínculo empregatício O PIONEIRO não se responsabiliza por conceitos emitidos em matérias assinadas

FILIADO À

ABRAJORI Associação Brasileira dos Jornais do Interior

CNJI

Cadastro Nacional de Jornais do Interior Periodicidade verificada em Brasília


JORNAL O PIONEIRO www.jornalopioneiro.com.br

DOMINGO 03 DE MAIO DE 2020

GERAL

3

Normativa define requisitos para a comercialização de produtos de origem animal inspecionados por consórcios de municípios * Alexandre Penido FOTO: Divulgação

A partir do dia 4 de maio, entre em vigor a Instrução Normativa 29, que prevê os critérios para a livre comercialização de produtos de origem animal, inspecionados por Consórcio Público de Municípios A partir do dia 4 de maio, entre em vigor a Instrução Normativa 29, que prevê os critérios para a livre comercialização de produtos de origem animal, inspecionados por Consórcio

Público de Municípios. Com os requisitos, os produtos como carnes, leites, ovos, pescado e mel, só poderão ser comercializados se estiverem com o cadastro atualizado no e-SISBI.

No sistema deve constar os dados do comerciante, estabelecimento e produtos neles registrados. O e-SISBI é um sistema eletrônico do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento responsável pelo cadastro e gestão dos serviços de inspeção estadual, distrital, municipal de produtos de origem animal e vegetal. Além disso, a Instrução Normativa estabelece que os produtos de origem animal poderão ser comercializados nos territórios dos municípios consorciados no mesmo estado daquele que mantém o registro do produto. O advogado especialista em direito comercial Mauricio Ejchel, ressalta que a normativa trará benefícios para todos os envolvidos, desde a produção a comercialização. “O mais importante é a redução de custo operacional. Porque há um fracionamento de custos com os funcionários, com a estru-

tura fiscalizatória, com os treinamentos obrigatórios dentre outros. Além disso, é trazido uma legislação única na região para trazer um entendimento comum entre todos aqueles participam do processo. Desde o município, produtor, o comerciante e também o fornecedor de insumos”, destacou. Os consórcios também deverão orientar os estabelecimentos registrados sobre a adequação da rotulagem dos produtos. Neles deverão constar informações para identificar o consórcio ao qual o estabelecimento está vinculado. A medida serve tanto para regulamentar o produto como para viabilizar a fiscalização agropecuária.

Ampliação Outra novidade instituída pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para o setor é a oferta de orientações técnicas e capacitação de mé-

dicos veterinário do serviço de inspeção dos municípios, organizados em consórcios públicos. A medida prevê estimular a adesão dos comerciantes ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), que faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (SUASA), que padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar. Os consórcios podem se inscrever até o dia 4 de maio, por meio do formulário eletrônico disponível no portal: http:// abre.ai/projeto_consorcios . Além disso, preciso que seja feito também o preenchimento de alguns dados no site: http://sistemasweb.agricultura.gov.br/pages/SGSI.html. Nessa primeira etapa do projeto serão selecionados dez consórcios públicos.

“Seresta da Acolhida” leva música e interação a moradores em situação de rua da Casa de Acolhida FOTO: Divulgação

Com um repertório que vai do gospel ao popular, o projeto “Seresta da Acolhida” levou música e interação aos moradores em situação de rua que são acolhidos na Casa de Acolhida ao Peregrino São Francisco de Assis. Criado por músicos que atuam na Secretaria Municipal de Assistência Social, o projeto tem o objetivo de levar paz, alegria e entretenimento, entre os acolhidos, durante o período de isolamento social por conta da pandemia do coronavírus. Atualmen-

te, a instituição acolhe 27 pessoas. O projeto é realizado todas as quartas-feiras, sempre a partir das 15 horas. Todos os músicos e acolhidos adotam as medidas de prevenção contra a doença, como o uso de máscaras e a higienização das mãos e dos instrumentos. De acordo com o Maestro Adimar Salvador Zardo, coordenador de Educação Musical dos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) de Linhares, o projeto “Seresta da Acolhida” é mais uma inicia-

tiva que visa amenizar os efeitos do isolamento causado pela pandemia. “O projeto é mais uma das nossas iniciativas que tem o objetivo de levar paz, alegria e entretenimento durante o isolamento social. Estou muito feliz com o resultado e isso nos incentiva a desenvolver novos projetos que visma amenizar os efeitos da pandemia”, destacou o Maestro, que também está a frente do projeto “CantaroLAR” desenvolvido com os idosos assistidos pelos sete CRAS do município. “Nossos músicos estão de parabéns. Eles estão fa-

zendo um trabalho importantíssimo, onde através da música levam uma mensagem de conforto e buscam alegrar a todos nesse momento delicado”, pontuou a secretária de Assistência Social, Luciana Mantovaneli Amorim.

A Casa de Acolhida A Casa de Acolhida ao Peregrino São Francisco de Assis é mantida pelo Poder executivo municipal e pela comunidade que faz doações à entidade. A Casa fica localizada na rodovia que liga Linhares a Rio Bananal, logo após a pon-

te sobre o Rio Pequeno. O telefone é o (27) 3371 1466. Nesse período de pandemia os acolhidos recebem roupas limpas, álcool em gel e sabão para higienização das mãos. Para os que apresentam sintomas de gripe são entregues máscaras. Todos os cuidados básicos são tomados para prevenir o risco de contágio. O local também oferece quatro refeições diárias para os acolhidos: café da manhã, almoço, café da tarde e jantar.


4

DOMINGO 03 DE MAIO DE 2020

GERAL Bate-Rebate

TELEVISÃO

· Escalações de realities na Record acompanham o momento País...

Flávio Ricco Colaboração: José Carlos Nery

Retomada de transmissões esportivas vai exigir cuidados

JORNAL O PIONEIRO www.jornalopioneiro.com.br

Planos

Foto: Pollak/Globo

· ...Desta forma, nenhum contrato será fechado para “A Fazenda” enquanto não houver a certeza da estreia...

Por enquanto é impossível fazer qualquer prognóstico sobre como e quando se dará o retorno das transmissões esportivas à televisão, paga e aberta, porque há a necessidade de aguardar as autoridades de saúde, os próprios clubes e demais entidades liberarem a volta de seus atletas ao trabalho. De qualquer forma, existe uma grande atenção em torno do assunto por tudo o que representa. Quando isso acontecer, o consumo certamente será enorme, uma vez que as pessoas estão com saudades do futebol, vôlei, automobilismo e tantos outros. Como outra certeza, teremos um calendário bastante apertado e competições seguidas. Nas TVs, inclusive, o comentário é que essa enorme quantidade de transmissões levará diversos profissionais, na frente e atrás das câmeras, à exaustão. Portanto, quem não estiver bem preparado fisicamente para encarar a “maratona” sentirá os efeitos. Vai ser intenso! E certamente será um trabalho que, em vez de terminar no final do ano, deve passar por dezembro e entrar em janeiro. Não tem como ser de outra maneira. TVs, rádios, internet... precisam ficar atentas a isso. O problema é que, como outra questão, ainda não há nenhuma decisão de nada, nem mesmo sem as competições esportivas irão retornar com ou sem a presença de público. Daí também a necessidade de buscar alternativas que aqueçam essas transmissões, mesmo sem contar com o torcedor. Para uma televisão que conseguiu se reinventar na crise e trabalhar remotamente, com toda certeza essa não será a principal dificuldade.

Quando acabar a pandemia, Simas planeja também se dedicar a projetos pessoais. “Penso em criar um espaço aberto para que os pais possam dialogar e trocar experiências sobre referências familiares e educação dos filhos nos tempos atuais”, revela.

Direitos de transmissão

Momento

Em função do quadro atual, segundo profissionais de TV, vários aspectos precisarão ser revistos daqui pra frente, especialmente custos de direitos esportivos que foram inflacionados nos últimos anos. As Ligas vão precisar reduzir suas pedidas porque as receitas do mercado caíram assustadoramente com toda essa crise. É uma questão até de sobrevivência.

Apesar de todas as dificuldades, esse tempo de agora também trouxe aprendizados para as emissoras. Muitas delas estão investindo em produção remota de programas, trabalho que antes se restringia aos estúdios. Mesmo com a evidente queda na qualidade da imagem ou falhas na utilização desses equipamentos, se demonstra que é possível produzir coisa boa de casa.

· ...O “Power Couple” seguirá a mesma determinação. · Dois problemas parecem eternos nos canais de filmes da TV paga... · ...O áudio, sempre apresentando variação, e a descrição ou créditos... · ...Muitas vezes, está no ar um determinado filme e quando você aciona a ficha do mesmo, encontra informações de outro.

dos maiores festivais de cinema do mundo entre os dias 29 de maio e 7 de junho... · ... Estarão reunidas nele grifes como os festivais de Berlim, Cannes, Veneza, Sundance, Tribeca, Locarno, Toronto, Annecy, entre outros. · Nova temporada do “De Férias com o Ex: Brasil” estreia dia 21 de maio na MTV. · A volta de Bruna Marquezine às novelas da Globo é só uma questão de tempo e de um bom projeto... · ...Segundo quem trabalha na casa, a presença de Bruna em um produto sempre chama atenção...

· O YouTube anunciou o “We Are One: A Global Film Festival”, evento online que reunirá versões de alguns

· ...Além disso, ela provou, durante o período de “BBB”, que continua poderosa nas redes sociais.

Entrevista

C´est fini

Na próxima terça-feira, o “#Provoca” de Marcelo Tas, na TV Cultura, entrevista remotamente o filósofo e escritor Luiz Felipe Pondé. Ele fala sobre o papel das redes sociais neste momento de fragilidade humana, o medo como ferramenta de gestão, o suposto poder de elevação pessoal da quarentena, entre outros assuntos. No ar às 22h15.

A Globo Filmes não descarta deixar para 2021 o lançamento de “A Travessia de Pedro”, longa protagonizado por Cauã Reymond sobre a trajetória de Dom Pedro I. Na verdade o material de divulgação aponta a chegada aos cinemas para o “pós-pandemia”. Mas, entende-se, ano que vem será mais tranquilo. Depois de cumprir o circuito, ganhará espaço na programação da Globo. Então é isso. Mas Terça-feira tem mais. Tchau!


JORNAL O PIONEIRO www.jornalopioneiro.com.br

DOMINGO 03 DE MAIO DE 2020

GERAL

5

Guararema e AABB fazem pequenas reformas a espera de associados após pandemia *Ramana Rech

Tanto Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB) quanto o Guararema são clubes tradicionais de Linhares. Durante a quarentena, eles aproveitam para reformar estruturas, a fim de atrair novos associados, ao mesmo tempo em que lidam como uma cara manutençãoe a diminuição da renda. A AABB está em um intenso processo de reforma desde de 2019, quando o novo presidente Marcelo Bensabat assumiu o cargo. O clube surgiu com o intuito de ser um espaço de lazer para funcionários do Banco do Bra-

sil e seus familiares. Com o tempo, ele passou a ter associados comunitários e foi se expandindo. “Uma coisa pequena, de repente, se tornou grande, mas a estrutura ainda estava devendo”, comenta Bensabat. Foto: Ramana Rech

Piscina do Clube AABB

Nesse tempo de distanciamento, acontece, principalmente, a reformulação do bar, que é terceirizado. Hoje, o clube possui ambos associados efetivos e comunitários. Os primeiros são os próprios funcionários do banco, já os últimos que, em geral, tem conta nesse banco, são apresentados por outros associados e precisam passar por uma comissão avaliadora. No AABB, houve pouca perda dos 600 sócios, o maior prejuízo ficou por conta dos aluguéis – os de 2020 foram todos cancelados – que correspondem a 20% da renda. Isso deixa o presidente um pouco mais cauteloso e algumas reformas e ideias são adiadas para um futuro indefinido. Mesmo assim, Bensabat fala que o maior desafio da quarentena é a saudade dos associados: “o clube está triste”. Enquanto isso, o Guararema faz principalmente a repintura dos espaços. O presidente Douglas Simplício acredita que por falta de modernização houve

a diminuição da demanda por associação em alguns clubes. “No Guararema estamos lutando para inverter esse processo.” O estabelecimento fez sua fama na década de 70 e 80 ao promover shows musicais de figuras como Roberto Carlos, Calby Peixoto e Martinho da Vila. Foto: Ramana Rech

Piscina do Clube Guararema

Contando com 150 associados ativos, os sócios, também, se dividem. Os sócios proprietários são aqueles que possuem um título do clube, mas ainda se compromete em pagar a manutenção mensal. Sócios contribuintes devem ser indicados por outro associado, pagam

as mensalidades, mas não são donos. A dificuldade que o estabelecimento enfrenta em meio a pandemia é o clássico “fechar as contas”, visto que parte dos associados tiveram suas rendas atingidas e, por isso, não puderam mais se comprometer com o pagamento das mensalidades. Antes da quarentena ele já praticava uma política de contenção de gastos e já tinha um quadro de funcionários bem reduzidos, o que facilitou a situação. Alguns funcionários receberam férias no período. Como o decreto do governador Renato Casagrande não foi prorrogado, os clubes sociais continuam enfrentando a falta de frequentadores e, consequentemente outros problemas que isso afeta. Mas os presidentes Marcelo Bensabat, da AABB, e Douglas Simplicio, do Guararema garantem que as agremiações estão preparadas para receber os associados.


6

DOMINGO 03 DE MAIO DE 2020

JORNAL O PIONEIRO www.jornalopioneiro.com.br

OPINIÃO Essa coluna é publicada todas as terças-feiras, quintas-feiras e domingos

INFORME

Luiz Domingos Costa

redacao@jornalopioneiro.com.br

PIAS NAS FEIRAS LIVRES Foto: Divulgação

•• - Com o objetivo de combater o avanço da pandemia do coronavírus (Covid-19), a Prefeitura de Linhares instalou 10 pias portáteis na feira livre do Município para higienização das mãos dos feirantes e consumidores. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a higienização da mãos com água e sabão é umas das principais medidas de de higiene pessoal para evitar o contágio e a disseminação do vírus.As estações de higienização, que também terão sabão a disposição dos usuários, estão localizadas junto aos banheiros do Parque de Exposição, no bairro Novo Horizonte, onde a feira acontece às sextas-feiras e sábados.

PROJETO DE SANEAMENTO BÁSICO - Ministério do Desenvolvimento Regional prorrogou por dois meses o prazo de apresentação de prestação de contas de concessionárias que receberam recursos federais para projetos de saneamento básico. Segundo a portaria publicada nesta semana, os gestores desses projetos vão poder prestar contas dos recursos usados, bem como apresentar o relatório de acompanhamento, em 30 de junho. Originalmente, o prazo para a apresentação dessas informações terminaria em 30 de abril. Segundo o Governo Federal, esse adiamento é mais uma ação do Poder Público para minimizar os impactos econômicos que a Covid-19 tem trazido a estados e municípios. O ministro da Economia, Paulo Guedes, diz que o Governo Federal está atuando para diminuir ao máximo a crise financeira que a pandemia do novo coronavírus traz.

PREOCUPAÇÃO COM ALIMENTOS - A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, considera que a qualidade e a sanidade dos alimentos será uma grande preocupação do mundo inteiro após a epidemia do novo Coronavírus. E, nesse contexto, a produção brasileira já segue protocolos rígidos para garantir essa qualidade, com uma legislação sanitária atual e modernizada. “Não tenho dúvida de que esse será um dos temas pós-Coronavírus muito debatido e de preocupação não só nossa, mas do resto do mundo. Que alimento eu estou utilizando? De onde vem? Qual a origem? E o Brasil, como trabalha com cadeias produtivas no setor de proteínas animais, talvez estejamos no topo dessa cadeia, em volume e na qualidade, na sanidade”, disse a ministra, em entrevista ao programa Brasil em Pauta, da TV Brasil. A ministra destacou que o Brasil, como grande exportador de alimentos, sempre foi muito cobrado pela qualidade dos alimentos produzidos, tanto na área de produtos de origem animal quanto nos vegetais.

ATENDIMENTO NO DETRAN - Com o objetivo principal de evitar aglomerações de pessoas e agregar mais eficiência aos seus procedimentos, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) estabeleceu , desde quarta-feira (29), o agendamento prévio de forma on-line para que os cidadãos possam realizar serviços presenciais nas agências do Órgão no Estado, de acordo com o horário determinado por cada município para a abertura do comércio. A exceção, no momento, é a Ciretran de Vila Velha, por ser considerada cidade de alto risco para transmissão do novo Coronavírus e a unidade estar localizada em um shopping, além de alguns municípios que já não tinham tanta procura por serviços. A marcação do horário deverá ser feita por meio do site www.

agendamento.es.gov.br para os serviços de Habilitação, Veículos, Infrações e Penalidades, a exemplo de: biometria; transferência de propriedade; transferência de município; 2ª via de Certificado de Registro de Veículo (CRV); conversão para placa Mercosul; primeiro emplacamento; comunicado de venda; protocolo e devolução de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para os casos de cumprimento de penalidade, além dos demais procedimentos que já eram realizados nas agências.

AUXILIO EMERGENCIAL - Mais de 13 milhões de trabalhadores informais vão ter que refazer o cadastro no aplicativo ou site da Caixa Econômica Federal para receber o auxílio emergencial de R$ 600. Até o momento, segundo a Dataprev, órgão de tecnologia do governo que cruza as informações de quem solicita o benefício, outras 20 milhões de pessoas foram consideradas elegíveis ao benefício e cerca de 7 milhões tiveram o pedido indeferido. Até a última quarta-feira, pouco mais de 49 milhões de cadastros foram finalizados. Destes, 46 milhões foram repassados à Dataprev para o cruzamento de informações. Quando o resultado é inconclusivo, o interessado pode fazer uma nova solicitação para corrigir as informações prestadas anteriormente. Caso o resultado o benefício não seja aprovado, o requerente pode contestar o motivo da não aprovação ou realizar um novo pedido.

ISOLAMENTO SOCIAL - Quinta-feira (30), o ministro da Saúde, Nelson Teich, afirmou que o Governo Federal já tem pronta uma diretriz para orientar estados e municípios em relação ao isolamento social, para combater o coronavírus no Brasil. Apesar disso, o ministro explicou, em coletiva no Palácio do Planalto, que essa diretriz ainda não será divulgada pois é preciso pensar na melhor forma de tratar essa ferramenta com estados e municípios. Nesta quinta-feira (30), o ministro da Saúde, Nelson Teich, afirmou que o Governo Federal já tem pronta uma diretriz para orientar estados e municípios em relação ao isolamento social, para combater o coronavírus no Brasil. Apesar disso, o ministro explicou, em coletiva no Palácio do Planalto, que essa diretriz ainda não será divulgada pois é preciso pensar na melhor forma de tratar essa ferramenta com estados e municípios.

é professor de Ciência Política e integra o Observatório de Conjuntura do Grupo Uninter.

O novo cenário político em tempos de pandemia A crise da Covid-19 redefiniu os termos e as peças do jogo político no Brasil. Durante o ano passado, o confronto era entre o poder executivo e a liderança do Congresso Nacional, normalmente em função das pautas de segurança pública e das questões morais da agenda de Bolsonaro. Em fevereiro deste ano, o conflito progrediu para as atribuições orçamentárias do Congresso, situação na qual a Câmara ameaçou ampliar o seu poder sobre os gastos da União e retirar discricionariedade do Executivo. Essa disputa culminou nos atos em favor do presidente, em 15 de março. Em meio às pressões por isolamento social, esse ato não aparece sem custos, pois afasta o presidente da parte da população inclinada a seguir as recomendações médicas. A partir da segunda quinzena de março, as medidas tomadas pelos governos estaduais para restringir a circulação abriram nova frente de batalha. Daí em diante, a disjuntiva saúde pública versus economia tem pautado as relações entre o Congresso e o Presidente. Do lado do Congresso se perfilaram os governadores e os profissionais da saúde. Ao passo que Bolsonaro conta com apoio mais aguerrido de seus apoiadores — que agora retornaram à guerra digital e às manifestações nas ruas —, somados com os comerciantes, eles próprios inflados pela narrativa presidencial. O choque com os governadores não é um fato pequeno. Desde a redemocratização, os governos estaduais perderam importância na política nacional e tinham dificuldades de contar com apoio popular local em função das dificuldades impostas pelas leis de austeridade fiscal. Agora, diante da importância da coordenação das políticas de saúde estaduais e do afrouxamento das regras orçamentárias aprovadas pela Câmara, ganham mais espaço para protagonizar a superação da crise do novo coronavírus.

Em abril, o conflito com os governadores e o Congresso se expandiu para o interior do Poder Executivo federal. O ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, após oscilar entre as medidas mais rígidas de isolamento e o afrouxamento proposto pelo seu chefe, finalmente se alinhou ao discurso dos governadores e das autoridades sanitárias. A popularidade de Mandetta e o desafio às determinações de Bolsonaro (orquestrado pelos governadores) levaram à sua demissão, destacando mais um desafeto de Bolsonaro com elevada aprovação popular. Não bastasse tudo isso, o último milagre da multiplicação de inimigos se deu em um gabinete longínquo das crises recentes. Bolsonaro quis trocar o cargo de diretor da Política Federal e viu Sérgio Moro — o seu ministro mais popular — se demitir, não sem antes dar uma entrevista estarrecedora sobre as pretensões do presidente sobre a direção da instituição. Diante da decisão inusitada de prosseguir com uma troca desgastante a essa altura, as especulações de que Bolsonaro prepara a sua blindagem para o impeachment começaram a crescer. A insistência na substituição na PF em plena crise da pandemia e crise de governo só faz sentido como uma estratégia defensiva, seja para monitorar investigações, seja para agradar setores do Congresso recém-chegados à marquise do Planalto. A seu favor, resta o apoio popular, estimado em um terço da população. O paradoxo da atual situação é que o presidente não contava com uma pandemia quando resolveu governar de modo minoritário, sem apoio dos partidos no Congresso. À medida que essa conjuntura acelerou o seu isolamento político, é também o tempo da pandemia que ditará o ritmo da agenda política, deixando o impeachment em modo de espera. A sorte de Bolsonaro depende de como usará esse tempo.


JORNAL O PIONEIRO www.jornalopioneiro.com.br

GERAL

Dez milhões em pacote de consultorias gratuitas para micro e pequenos empresários Serão oferecidas soluções de até R$ 8 mil direcionadas a Projetos para inovaalguns dos segmentos mais afetados, como varejo, beleza, ção moda, restaurantes, entre outros Para aqueles que buscam inovar Já se vai quase um mês de distanciamento social, e diversos setores da economia vêm amargando as dificuldades causadas pelas restrições impostas pela pandemia do coronavírus. Uma análise feita pelo Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/ES), que elenca os 13 segmentos mais afetados pela crise no Espírito Santo, mostra que um total de 150 mil empresas estão sendo diretamente atingidas. Com base nos dados apurados neste mês, o Sebrae/ES aporta R$ 10 milhões em consultorias gratuitas para áreas do varejo, beleza, moda, restaurantes, entre outras. O Espírito Santo tem hoje um total de 414.053 empresas ativas, sendo 250.442 Microempreendedores Individuais (MEI), 140.088 Micro e Pequenos Empreendedores (ME/ EPP), enquanto as demais somam 23.523. Um levantamento do Sebrae mostra que cerca de 150 mil pessoas ainda trabalham por contra própria, mas na informalidade, como vendedores ambulantes, no comércio varejista com ponto fixo, ou oferecendo serviços de porta a porta. Empregos formais somam 405.642 ME/EPP. Ao todo 857.859 pessoas são ocupadas nos pequenos negócios. Com portas fechadas, os negócios

relacionados ao comércio varejista de moda, artesanato, promoção de vendas, ambulantes de alimentação e comércio de perfumaria são alguns dos mais prejudicados. Esses segmentos sozinhos correspondem a mais de 81 mil empregos e cerca de 65 mil empresas. “Estamos disponibilizando, de forma totalmente gratuita, consultorias que custariam entre R$ 140 e R$ 8 mil. O Sebrae/ES está oferecendo R$ 10 milhões em consultorias para alcançar aqueles que precisam de direcionamento em seus negócios durante este momento tão difícil. Agora é preciso inovar e se programar para o que vem adiante”, salienta o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo. Com forte direcionamento para tecnologia, as consultorias podem ser escolhidas pelos empreendedores conforme suas necessidades. É preciso ter CNPJ para usufruir do serviço. Os interessados devem acessar a plataforma Por Onde Começar (sebrae-porondecomecar.com.br). Por meio das consultorias tecnológicas, os interessados terão suporte para cuidar da identidade visual, presença digital, implantação de e-commerce e marca (branding) de seus negócios. Tudo isso sem pagar nada.

em seus negócios, uma cartela de consultorias do Sebraetec está disponível. “Temos um combo de consultorias para quem quer divulgar sua empresa pela internet, com soluções voltadas para criação de identidade visual, arte para mídias sociais, cartões, tudo para entrega rápida. Vamos fazer um planejamento de presença digital para aqueles que precisarem e criar as peças de comunicação atrativas e eficientes”, afirma o gerente da Unidade de Inovação do Sebrae, Leonídio Pinheiro. As soluções para os pequenos negócios incluem artes para divulgação via Whatsapp, para padronização no Facebook e criação de cardápio virtual. De forma direta e rápida o Sebrae/ES vai auxiliar o empreendedor que não sabe como criar layouts a expandir a divulgação do seu negócio no meio digital, tarefa essencial neste momento de crise, que pede mudanças urgentes na forma de oferecer produtos e serviços. Esta pode ser ainda a oportunidade para tirar os projetos do papel e buscar os editais de inovação. “Essa é a hora que muitos estavam esperando para elaborar seus projetos de inovação. Uma consultoria para quem quer acessar os editais de inovação abertos, que normalmente custaria R$ 1.500, sai totalmente de graça durante esse período de crise”, ressalta o gerente.

Empresa de transporte coletivo intensifica rotina de higienização dos ônibus em Linhares Com o aumento no caso de Coronavírus em Linhares, a Viação Joana Darc decidiu intensificar a higienização nos ônibus e departamentos da empresa. Para garantir a segurança dos passageiros, motoristas e cobradores, a empresa realiza a assepsia geral dos ônibus na garagem. Para a limpeza extra dos veículos, a empresa aumentou a quantidade de profissionais que atuam nos pontos finais para fazer uma higienização rápida nos ônibus com cloreto de sódio. Internamente, máscaras e álcool

DOMINGO 03 DE MAIO DE 2020

em gel foram adquiridos e serão disponibilizados aos funcionários. “A rotina de higienização está sendo feita inclusive à noite. Todas as nossas equipes estão muito empenhadas em combater o vírus”, afirmou o diretor administrativo da empresa, Antônio Luiz Comério. A Viação Joana Darc está cumprindo rigorosamente as determinações do poder público. Com a reabertura do coméricio, foi autorizada a permanência de duas pessoas sentadas em cada

banco dos coletivos, o que aumenta a capacidade de transporte de passageiros durante as viagens. É obrigatório o uso de máscaras durante as viagens. Como houve uma redução de 50% na quantidade de passageiros, comparado ao período anterior à pandemia, a frota será normalizada de acordo com a demanda, com exceção dos ônibus com ar condicionado, que continuam proibidos em razão dos riscos da doença. Motoristas e cobradores já foram treinados para orientar os passageiros.

7

Secretaria da Justiça recebe representantes de esposas e familiares de presos Os cuidados que o momento de pandemia da Covid-19 demanda fez com que a Secretaria da Justiça (Sejus) mudasse algumas rotinas, entre elas as visitas sociais, suspensas momentaneamente. Nesse momento, os procedimentos realizados no ambiente prisional visam também a prevenção e contenção da doença. O subsecretário para Assuntos do Sistema Penal, Alessandro Ferreira de Souza, recebeu um grupo formado por familiares de presos para apresentar as ações que têm sido tomadas, bem como para ouvir as demandas dessas famílias. “A Sejus tem se empenhado para promover a segurança e contribuir com manutenção da saúde de todos no ambiente prisional. Esse encontro nos permite explicar as medidas adotadas e conhecer os anseios e demandas dos familiares. Vamos manter esse trabalho em conjunto para que, ao final desse período, essas famílias tenham ainda mais confiança no trabalho que desenvolvemos”, informou. O subsecretário lembra que, desde o início da pandemia, a Secretaria reforçou a limpeza das unidades prisionais e adotou medidas para prevenir que a doença entre internos e servidores. As equipes que atuam no sistema prisional receberam treinamento sobre a doença e atuaram como multiplicadores, repassando

informações sobre prevenção e sintomas aos internos, inspetores e demais servidores dos presídios. Todas as unidades prisionais contam com atendimento médico e celas de isolamento foram delimitadas em todas as unidades para acompanhamento dos apenados com sintomas gripais. Essas e outras medidas foram abordadas no encontro. Membro da Comissão de Mães de Detentos do Espírito Santo, Margareth Francisco do Nascimento considera o encontro importante para a transparência e atualização dos familiares dos internos quanto às medidas adotadas para prevenção e controle do novo coronavírus no ambiente prisional. “A Sejus sempre teve um diálogo muito aberto com os familiares de presos. A gente entende que a situação de hoje é um problema mundial e vemos que o sistema prisional está muito bem assistido. Nós estamos sendo informados, temos acesso e contato com os diretores dos presídios, sempre transparentes, e entendemos que a suspensão de visitas é primordial para o controle do Covid-19. Esse encontro com o subsecretário ajuda a aliviar a ansiedade e as preocupações das mães e esposas que estão aqui fora”, declarou.


8

DOMINGO 03 DE MAIO DE 2020

JORNAL O PIONEIRO www.jornalopioneiro.com.br

SOCIEDADE Senhor, a perseverança das ondas do mar, que “Dai-me fazem de cada recuo, um ponto de partida para um novo avançar.”

DENI

Bom dia, Roque Zanetti

>> Cecília Meireles

DENI ALMEIDA DA CONCEIÇÃO denialmeida@jornalopioneiro.com.br

Essa coluna é publicada todas as quintas e domingos Fotos: Divulgação

Fotos: Divulgação

•• Preocupados com os clientes e com os funcionários, proprietários de restaurantes localizados na Região Serrana do Espírito Santo estão reforçando os cuidados com higiene, conforme orientam o governo estadual e os órgãos como a Organização Mundial da Saúde e o Ministério da Saúde. •• Jamile e o empresário Norival Angelo Scaramussa, que residem em Volta Redonda, passaram o último final de semana no Rio de Janeiro. Foram abraçar o filho, Miguel, que completou 50 anos, e apesar de ter negócios em Belém, no Pará, onde vai frequentemene, reside na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, onde a filha Leticia, com ele na foto, é Medicina. Fotos: Divulgação

•• O advogado Valdir Massucatti, na foto com a esposa Aparecida, aniversariou sexta-feira. A comemoração, claro, foi em família na bela casa da Lagoa Juparanã.

Curtas •• Maria Consuelo Quitiba Lofêgo aniversariou e a comemoração foi ao lado do marido, José Anselmo Pimenta Lofêgo na cobertura da orla da Praia da Costa. Abração da coluna. •• Brigida Rossoni ganhou mensagem no Instagran, bem bacana, no dia de seu aniversário, quinta-feira, 30, da amiga Helen Camata, atualmente residindo em Treviso, na Itália. •• Aos poucos o comércio linharense vai se incorpando. Ontem já se viu um movimento mais acentuado. Que bom!

•• Celiete Gaburro e Geraldo de Assis Magalhães, dois dos mais conceituados Odontólogos do Norte do Estado, têm atendidos seus clientes em casos mais urgentes e com toda a precaução possível. Foi o que me disseram em ligeiro papo sexta-feira, na saída de um supermercado da cidade. •• O presidente da Associação dos Criadoresde Nelore, Nabih El Aouar me disse que dos 10 produtos brasileiros exportados no ano de 2019, sete vieram do Agro: soja 26; petróleo 24; minério de ferro 22,18; celulose 7,49; milho 7,34; carne bovina 6,49; carne de frango 6,33; produtos manufaturados 5,92; farelo de soja 5,83 e café 5,1. (Valores em bilhões de dólares).

•• A bioquímica Edileuza Bortolotti Durão na foto com a filha Natália, médica da equipe de radiologia do Hospital Albert Einstein foi outra aniversariante do dia primeiro de maio. A comemoração foi em Vitória, ao lado do marido, médico Luciano Ribeiro Durão e dos filhos Natália e Luciano Filho.

Cristhine, a presidente

Fotos: Divulgação

•• A industrial Cristhine Samorini foi eleita presidente da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes) na quinta-feira, dia 30. Atual presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado (Siges), ela teve o voto de 23 sindicatos habilitados e presidirá a entidade nos próximos três anos (2020-2023). A cerimônia de posse será realizada em agosto. Cristine, na foto com Leo Castro, atual presidente, tem até o dia 11 de maio para apresentar os nomes de sua diretoria.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.