O PIONEIRO 19 MARÇO DE 2020

Page 1

O PIONEIRO

QUINTA-FEIRA, 17 de Março de 2020

Edição nº 032 - Ano 52 - R$ 2,00

www.jornalopioneiro.com.br

DENI

PANORAMA POLÍTICO

•• Maria Consuelo Quitiba Lofêgo com a filha Glycia na... PÁG. 08

Depois de não transmitir a sessão da última segundafeira (16), a Assembleia Legislativa do Espírito Santo – ALES... PÁG. 02

Edição de 08 páginas

Comercio sente falta de consumidor e situação se agrava por causa da pandemia Foto: O PIONEIRO

•• Um dos setores mais afetados por essa diminuição na circulação de pessoas é o comércio, as lojas do centro de Linhares já sentem o impacto das mudanças de hábitos causadas pela pandemia, de acordo com a prefeitura a circulação de pessoas na cidade caiu 40%. Os ônibus da cidade já têm volume menor de passageiros, inclusive nos horários de pico. Pág. 07

Tribunal de Justiça estabelece novas medidas de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus LÁ & CÁ Foto: Divulgação

•• O presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, desembargador Ronaldo Gonçalves de Sousa, assinou no início da semana, ato normativo que estabelece novas medidas temporárias a serem adotadas nas unidades do Poder Judiciário Estadual, para prevenção do contágio pelo novo coronavírus (COVID-19). Entre as novas medidas anunciadas pelo Ato Normativo nº 61/2020, está a suspensão do atendimento e dos prazos processuais até o dia 31 de março de 2020. O expediente será mantido nos horários regulares.n Ficam suspensos todos os eventos a serem realizados pelo Poder Judiciário, tais como palestras, cursos, reuniões, seminários ou similares e visitações públicas.

Comarca de São Mateus promove primeira oficina de parentalidade de 2020 Pág. 03

•• Bruna e Vitor Marim são só felicidade a espera da herdeira que vai fazer companhia para Benício. Pág. 05


2

QUINTA-FEIRA 19 DE MARÇO DE 2020

JORNAL O PIONEIRO www.jornalopioneiro.com.br

GERAL

rindo percorreu mais de 1km por rio e terra registrando em vídeo grande os animais aquáticos mortos: rabo seco, pixima, robalo, cangoá, carapeba, vermelha, maria sapeba, camarão, siri, moreia.

PANORAMA POLÍTICO

Essa coluna é publicada todas as terças-feiras, quintas-feiras e domingos

PAULO CÉSAR DUTRA dutra7099@gmail.com

Coronavírus: Vamos dar o nosso melhor A Organização Mundial de Saúde-OMS declarou a pandemia do coronavírus, o que significa que muitos de nós podemos ser infectados. A maioria ficará bem, mas este vírus pode ser a diferença entre a vida e a morte para os mais vulneráveis. Todos nós amamos alguém que pode ser infectado. Nossa missão agora é nos mobilizar para diminuir a velocidade com que o vírus se espalha, pois quanto mais lenta for a transmissão, mais chances nossos hospitais terão para lidar com a pandemia e mais vidas serão salvas. Com o isolamento de muitos países, como aconteceu com a China e Itália, a humanidade encara um desafio gigantesco. Isso pode aprofundar nossos medos e nos afastar uns dos outros, ou nos unir em torno da compaixão e de um propósito comum. Nosso movimento pode ajudar a definir esse próximo passo. Assuma o compromisso de ajudar a diminuir a transmissão do vírus e compartilhe com todos que você conhece a sua decisão. Se alcançarmos milhões de pessoas, poderemos ajudar a salvar milhares de vidas. Assim, cada um fazendo a sua parte acredito e muito, se Deus quiser, que alcaçaremos com sucesso essa proposta. Vamos diminuir a propagação deste vírus para permitir que os hospitais tenham tempo de atender os infectados e desenvolver uma vacina para construir uma barreira contra esse virus. Vamos nos esforçar para garantir que esta crise não seja tão cruel. Vamos lá é só cada um fazer sua parte. Assuma por favor, leitor da coluna, o nosso lema: Sim, eu farei minha parte! Compromisso Cidadão!

Vitória x imóveis abandonados Depois de uma série de ações organizadas por meses em torno da Campanha Função da Propriedade, o movimento social conseguiu uma vitória parcial por meio da justiça na luta por dar destino aos imóveis abandonados, sobretudo na região do Centro da Capital. Mais de 100 edificações foram identificadas em um mapeamento colaborativo de moradores do bairro e colaboradores, que resultaram em denúncia, agora acolhida pela justiça, que obrigou a Prefeitura Municipal de Vitória (PMV) a fiscalizar de fato os imóveis em estado de abandono, que não cumprem sua função social, conforme previsto na Constituição Federal e outras legislações nacionais.

e deposita a substância nesses outros criadouros inibindo o desenvolvimento das larvas.” Essa não é a única estratégia criativa usada no combate ao mosquito. Nas cidades de Surubim e Taquaritinga, em Pernambuco, por conta da escassez de água, os moradores precisam armazenar o recurso em cisternas – locais perfeitos para a reprodução do Aedes aegypti. A solução encontrada pelas prefeituras e moradores foi colocar filhotes de peixe nos reservatórios. Os alevinos são entregues pelos agentes de endemias e se alimentam das larvas do mosquito. A enfermeira sanitarista da Vigilância Epidemiológica de Surubim, Marília Gino conta que o método obteve sucesso.

Água e sabão II

Um projeto de pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) conseguiu diminuir em 86% a quantidade de mosquitos Aedes aegytpi nos locais onde foi aplicado, usando um aliado improvável: o próprio mosquito. Os pesquisadores definiram uma área de 1,5 mil casas e colocaram armadilhas com água parada em 10% delas. Mas os potinhos com água, que para o mosquito podem parecer um ótimo criadouro, na verdade, escondiam larvicida na borda. O professor da UnB, Rodrigo Gonçalves, que chefiou a pesquisa no DF, explica que o veneno não mata os insetos adultos, mas basta que uma pequena quantidade caia na água para que larvas não se desenvolvam.

Desde o último domingo (15), pescadores da região de Nativo, no entorno de Barra Nova, litoral de São Mateus (norte do Estado), encontram grande quantidade de peixes e mariscos mortos no Rio Mariricu, que deságua em Barra Nova, região atingida pelos rejeitos de minério resultantes do rompimento da barragem da Samarco/ Vale-BHP que atingiu a bacia do Rio Doce em 2015. O Presidente da Associação de Moradores e Pescadores da Região do Nativo, Pedro Ribeiro Cla-

Mosquitos ‘do bem’ II

Congresso Nacional A polêmica é semelhante à instalada no Congresso Nacional, onde os presidentes do Senado e da Câmara, Davi Alcolumbre (DEM-AP) e Rodrigo Maia (DEM-RJ), se veem diante desse apelo, mas temem aumentar a sensação de pânico na população com o fechamento do Congresso. No Senado, onde já há dois casos confirmados de coronavírus – do senador Nelsinho Trad (PSD-MS) e uma servidora da biblioteca – Alcolumbre estuda os recursos técnicos disponíveis para realizar votações pela internet. Na Câmara, a maioria das sessões previstas para esta semana já foi cancelada. Quando Confúcio visitou a montanha sagrada de Taishan, encontrou uma mulher cujos parentes haviam sido mortos por tigres. Perguntou: - Por que não se muda daqui para um lugar onde haja mais governo? - Porque os governantes são mais ferozes que os tigres.

Mortandade de peixes

“O mosquito vem para um pote com água que tem um pano preto contendo o pó, que é o PPF [larvicida] e ele se contamina depois voa para outros criadores

O Executivo também ampliou as medidas a partir da última terça-feira (17), definindo um protocolo de isolamento domiciliar por 14 dias para todos os casos de síndromes gripais, mesmo sem sinais de gravidade, independentemente de confirmação laboratorial, com definição em ato médico da rede pública e privada de saúde. A Portaria 36-R é da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e foi publicada do Diário Oficial da terça (17).

Governantes

Mosquitos ‘do bem’

Vitória x imóveis abandonados III

Governo do Estado

Água e sabão

As entidades pediam que fosse dado um prazo de 10 dias para que a prefeitura desse início a levantamento e fiscalização de imóveis não-utilizados,subutilizados ou abandonados. Em seu despacho, a juíza Sayonara Couto Bittencourt, entendeu que “aparentemente, o Município de Vitória tem sido omisso no que tange à sua obrigação constitucional e legal de zelar pelo ‘pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e garantir o bem-estar dos habitantes”.

Vitória x imóveis abandonados II

Depois de não transmitir a sessão da última segunda-feira (16), a Assembleia Legislativa do Espírito Santo – ALES determinou a suspensão de todas as sessões ordinárias e de comissões pelos próximos quinze dias, além do fechamento do atendimento ao público externo e outras medidas visando conter a pandemia de coronavírus (Covid-19) no Estado. A decisão foi anunciada pelo presidente da Casa, deputado Erick Musso (Republicanos), em pronunciamento transmitido ao vivo pelas redes sociais na manhã da última terça-feira (17) e foi publicada em ato no Diário do Poder Legislativo (DPL).

Sumido das prateleiras de supermercados e farmácias, o álcool gel é um grande aliado no combate à multiplicação do coronavírus, mas a falta do produto tem causado preocupação — tanto que ocasionou aglomeração em um estabelecimento antes mesmo de os funcionários conseguirem abastecer as gôndolas. Um especialista para esclarecer as principais dúvidas nos momentos em que não há álcool gel, diz que embora a utilização do álcool gel seja muito prática, a recomendação é que ela ocorra apenas quando a pessoa não puder ir até a pia e fazer a limpeza completa das mãos com água e sabão. O vírus, revestido por uma fina camada de gordura, fica inativo quando entra em contato com o sabão. Portanto, a alternativa mais simples é a lavagem tradicional. Se a graduação for de 70%, a limpeza será eficaz. Para auxiliar na aplicação, um borrifador pode ser aplicado na garrafa do álcool líquido, ou lenços descartáveis podem ser utilizados. Graduações superiores a 70% não são indicadas, pois “são lesivas para a pele, podendo causar ressecamento e lesões secundárias. Essas fissuras inibem a lavagem da mão porque causam dor”, explica o especialista. Álcool de cozinha resolve? Não, pois tem graduação inferior a 70% e não elimina o vírus. Há uma receita caseira confiável? Na internet, circulam receitas utilizando ingredientes como gelatina e amido de milho. Nenhuma delas, no entanto, é confiável. Em casa, opte pela água e sabão.

O documento jurídico feito pela Defensoria Pública do Estado (DPES) junto à Associação de Moradores do Centro de Vitória (Amacentro) lembrou que “os instrumentos de fiscalização da função social da propriedade já se encontram previstos na Constituição Federal há mais de 30 anos, no Estatuto da Cidade há 19 anos e no Plano Diretor Urbano há 14 anos, sem nunca ter sido implementado”. Entre esses instrumentos estão Parcelamento, Utilização e Edificação Compulsórios (PEUC), IPTU progressivo, desapropriação sancionatória, arrecadação de bens vagos e de imóveis abandonados.

ALES suspende sessões ordinárias

Santuário Diocesano Nossa Senhora da Saúde NOTA OFICIAL - MISSAS NO SANTUÁRIO DIOCESANO NOSSA SENHORA DA SAÚDE ESTÃO SUSPENSAS PARA OS PRÓXIMOS DIAS Confira a íntegra da Nota Oficial disponibilizada quarta-feira, 18 de março de 2020, pelo Santuário Diocesano Nossa SenhCora da Saúde, em virtude do cancelamento das celebrações da Santa Missa, com a presença de Devotos e Romeiros, nos próximos dias.

NOTA OFICIAL Em sintonia com as orientações de nosso Governo, através das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde e dos encaminhamentos de nosso Bispo Diocesano, Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, diante da pandemia ocasionada pelo COVID- 19 (novo Coronavírus) o Santuário Diocesano Nossa Senhora da Saúde, em Ibiraçu/ES, que tem como objetivo principal, através da proteção materna de Maria, Mãe de Jesus, cuidar da saúde integral da pessoa humana, determina o que segue: • Ficam suspensas, até nova ordem, todas as Celebrações Eucarísticas do próximo dia 21 deste mês de março de 2020, bem como as de fins de semana (Sábado e Domingo); -• A celebração da Santa Missa, realizada todos os domingos, às 8h30min, será transmitida ao vivo, sem a presença dos Devotos e Romeiros, através do Facebook Oficial do Santuário Diocesano, e compartilhada no Portal Mãe da Saúde e nas mídias da Diocese de Colatina; • As romarias e eventos para os próximos 40 (quarenta) dias também ficam suspensas e, no momento oportuno, serão agendadas novamente; • O Santuário permanecerá aberto para visitação e para oração individual ou de pequenos grupos; O momento é de gravidade e pede a responsabilidade de todos nós. Devemos seguir rigorosamente as orientações das autoridades e profissionais de saúde. Temos a certeza de que a nossa Padroeira, como aconteceu nos momentos críticos da saúde da humanidade, vela carinhosamente sobre nós e intercede junto ao seu Filho Jesus para que se afaste o quanto antes este mal que ameaça a saúde e a vida de todos nós especialmente seus filhos mais pobres. O Santuário da Mãe da Saúde dependeu sempre do apoio espiritual e material de vocês fiéis devotos. Agradecemos a fidelidade especialmente neste momento de grandes dificuldades. Ibiraçu/ES, 18 de março de 2020. Dom Décio Sossai Zandonade Bispo Emérito e Reitor do Santuário Diocesano Nossa Senhora da Saúde Para mais informações e esclarecimentos, não deixe de entrar em contato com a Central de Atendimento ao Devoto Mãe da Saúde através do e-mail devotos@ maedasaude.org.br ou pelos telefones: (27) 3257.1252 / 99516-8663 / 99717-5293 / 99947-8507. Santuário Diocesano Nossa Senhora da Saúde. Senhora da Saúde, esperança nossa!

Jornal O PIONEIRO REDAÇÃO Av. Governador Lindenberg, 609 Linhares - Centro - CEP:29.900-020 Telefone: (27) 3200-6767 redacao@jornalopioneiro.com.br opioneiro@jornalopioneiro.com.br www.jornalopioneiro.com.br CIRCULAÇÃO O PIONEIRO circula todas as terças-feiras, quintas-feiras e aos domingos

www.jornalopioneiro.com.br

FUNDADOR E DIRETOR RESPONSÁVEL Deni Almeida da Conceição

DIAGRAMAÇÃO Diego Pandolfi A. da Conceição

DIRETOR COMERCIAL Diego Pandolfi A. da Conceição

www.facebook.com/opioneiro www.twitter.com/jornalopioneiro

EDITADO POR Editora O PIONEIRO Ltda ME ASSINATURAS assinatura@jornalopioneiro.com.br

O PIONEIRO é o jornal mais lido do Norte do Estado

COLABORADORES Alexandre Araujo, Monsenhor Jonas Abid, Flávio Ricco, Paulo Cesar Dutra.

Os colaboradores de O PIONEIRO não têm vínculo empregatício O PIONEIRO não se responsabiliza por conceitos emitidos em matérias assinadas

FILIADO À

ABRAJORI Associação Brasileira dos Jornais do Interior

CNJI

Cadastro Nacional de Jornais do Interior Periodicidade verificada em Brasília


JORNAL O PIONEIRO www.jornalopioneiro.com.br

GERAL

Ministra destaca compromisso dos produtores rurais e tranquiliza sobre abastecimento “O Brasil é um grande celeiro, produtor de alimentos, e não precisamos ter nenhuma expectativa negativa de que não teremos alimentos para nosso povo”, afirmou Tereza Cristina A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) afirmou ontem (18) que a agropecuária brasileira segue produzindo com êxito e abastecendo o mercado. “O Brasil é um grande celeiro, produtor de alimentos, e não precisamos ter nenhuma expectativa negativa de que não teremos alimentos para nosso povo”, afirmou, referindo-se às mudanças na rotina dos brasileiros, impostas pela pandemia do coronavírus. A ministra ressaltou, durante evento no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), que a população deve se manter tranquila em relação à oferta de produtos alimentícios no varejo e elogiou os produtores rurais. “São os nossos heróis, que neste momento estão lá (no campo) dando duro, produzindo e realizando a maior safra colhida

neste país, batendo recorde um sobre o outro para alimentar nossa população”. A estimativa da safra de grãos 2020/2021 deve ser de 251,9 milhões de toneladas, 4,1% acima da colheita passada, segundo levantamento divulgado no último dia 10 pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), ligada ao Mapa. Monitoramento de rotina feito pelo Ministério não vislumbra qualquer indício de problema no abastecimento de produtos alimentícios no país. Além do trabalho do produtor no campo, Tereza Cristina disse que o desempenho positivo registrado atualmente pela agricultura brasileira se deve à ciência e tecnologia desenvolvida principalmente pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Mapa.

Convênio A empresa assinou ontem ainda com a Financiadora de Estudos e Pesquisas (Finep), instituição vinculada ao MCTIC, acordo que visa identificar convergências de atuação entre as duas partes que estimulem a incorporação de inovações desenvolvidas pela Embrapa na estratégia de empresas. Essa

ação deverá fortalecer os parceiros privados da Embrapa com financiamento da Finep, propiciando a expansão de suas tecnologias para o mercado. O presidente da Embrapa, Celso Moretti, destacou que a agricultura brasileira é “movida à ciência” e que, nessas últimas quase cinco dé-

cadas, o Brasil deixou de importar para ser um dos maiores produtores e exportadores. “Hoje nós alimentamos sete Brasis e só tivemos isso porque o país tomou a decisão de investir em ciência”. Ele observou que essa cooperação irá trazer maior proximidade do setor privado com a pesquisa e disse que, desde janeiro de 2019, seguindo orientação da ministra Tereza Cristina, a empresa tem desenvolvido um trabalho firme para estreitar essa aproximação. “Saímos de 6% de projetos da carteira em parceria com o setor privado e quase quadruplicamos, quase 20%”. O ministro Marcos Pontes (MCTIC) disse que a parceria tem uma “importância gigantesca para o país” e que ter uma empresa como a Embrapa é motivo de grande orgulho para os brasileiros. “Por todo esse trabalho que tem sido feito no desenvolvimento do agronegócio; por tudo que isso representa para o país e para o planeta em termos de segurança alimentar. E isso é feito através da ciência”, afirmou. Pelo acordo, serão destinados R$ 100 milhões em recursos reembolsáveis para contratações nos próximos dois anos. As empresas poderão acessar a linha de financiamento reembolsável do Programa Finep Conecta, que oferece condições vantajosas para empresas que investem em Pesquisa e Desenvolvimento em parceria com Instituições de Ciência e Tecnologia.

Comarca de São Mateus promove primeira oficina de parentalidade de 2020 O projeto visa proporcionar às famílias que vivenciam conflitos judiciais um espaço de reflexão. Esta foi a primeira oficina realizada com crianças e adolescentes.

A Comarca de São Mateus, em parceria com a Faculdade Vale do Cricaré (FVC), realizou na última sexta-feira (13), a 1ª oficina de parentalidade de 2020, um projeto que visa proporcionar às famílias que vivenciam conflitos judiciais um espaço de reflexão sobre o exercício da paternidade e maternidade. Ao todo, 46 adultos, 13 crianças e 09 adolescentes participaram do encontro. A juíza Aline Moreira Souza Tinôco contou que essa foi a primeira oficina realizada com crianças e adolescentes e o re-

torno dos facilitadores foi positivo. Dessa forma, a ideia é que as oficinas, que já eram oferecidas para os pais desde o segundo semestre de 2018, sejam realizadas com pais e filhos, mensalmente, durante todo o ano de 2020. A Comarca de São Mateus, em parceria com a Faculdade Vale do Cricaré (FVC), realizou na última sexta-feira (13), a 1ª oficina de parentalidade de 2020, um projeto que visa proporcionar às famílias que vivenciam conflitos judiciais um espaço de reflexão sobre o exercício da paternidade

e maternidade. Ao todo, 46 adultos, 13 crianças e 09 adolescentes participaram do encontro. A juíza Aline Moreira Souza Tinôco contou que essa foi a primeira oficina realizada com crianças e adolescentes e o retorno dos facilitadores foi positivo. Dessa forma, a ideia é que as oficinas, que já eram oferecidas para os pais desde o segundo semestre de 2018, sejam realizadas com pais e filhos, mensalmente, durante todo o ano de 2020. A proposta do projeto é apoiar essas famílias, ajudando-as a entenderem o que ocorre com crianças e adolescentes após a separação e, a partir disso, se organizarem para colocarem em prática mudanças eficientes para o bom entendimento familiar, buscando o menor dano emocional aos envolvidos. A oficina também pretende prevenir a alienação parental, na medida em que procura conscientizar os participantes dos danos advindos de tal prática. Por fim, o projeto pretende conscientizar os pais da importância da presença de ambos na vida dos filhos e dos malefícios que a perda parental lhes ocasiona.

QUINTA-FEIRA 19 DE MARÇO DE 2020

3

Impactos COVID-19 na economia capixaba: Especialista dá dicas para empresários seguirem com os negócios Apostar em serviços de delivery, e-commerce, trabalhar home office para reduzir os riscos de contágio e ao mesmo tempo reduzir os custos são algumas dicas da contadora para os empresários não sofrerem tanto os impactos da pandemia em seu fluxo de caixa e enfrentarem esse momento de crise Foto: Divulgação

Apesar de ainda tímido no Espírito Santo comparado com outros estados brasileiros ou mesmo outros países, os capixabas já mudaram suas rotinas por conta do Coronavírus, que já afeta os negócios locais, principalmente comércios de lojas, restaurantes, shoppings, casa de shows, alguns inclusive já cancelaram eventos e até já fecharam as portas por tempo indeterminado. Mas o que os empresários desses setores ou mesmo empresas de diversas áreas que possuem um corpo de funcionários e depende deles para seguir os negócios, devem fazer diante dessa mudança no comportamento do consumidor? Segundo Emanueli Cristini, contadora da EBITDAH, especialista em Controladoria e Gestão Tributária, é um fato, os empresários capixabas devem se preparar para diversas mudanças em seus negócios diante de uma pandemia como essa. Afinal, todas os cuidados e precauções necessárias são essenciais para maior controle da doença e preservar pela saúde de todos. “Além dos cuidados de higiene e com os sintomas do Coronavírus, os empresários também precisam se preocupar em compreender como o seu negócio

pode ser afetado e tomar medidas para reduzir os impactos negativos dentro da organização. É um momento delicado, mas os negócios não podem parar”, explica. A contadora explica que buscar pelo trabalho em Home Office, videoconferências, eventos online e o estímulo de hábitos de prevenção são exemplos de algumas medidas que as empresas devem tomar para não parar o seu funcionamento e ser menos afetado por toda essa situação. “Apesar de todas as incertezas sobre o que vem por aí, cabe a cada negócio se adaptar ao meio, caso contrário ele pode ficar para trás. É preciso ficar atento aos novos hábitos dos consumidores e quem sabe enxergar novas possibilidades de negócios diante da crise. Um exemplo são os restaurantes. Se as pessoas vão ficar com medo de ir até o local e o estabelecimento ainda não realiza entregas, é o momento de pensar em abrir delivery e não perder a oportunidade de venda. Já os escritórios podem apostar no trabalho em Home Office e reduzir custos. E é uma ótima oportunidade para investir no E-commerce, uma vez que os shopping centers estão sendo evitados”, indica.

Medidas governamentais O comportamento do consumidor pode influenciar diretamente no fluxo de caixa da empresa, o que pode comprometer o pagamento das contas diárias. Pensando nisso, o Governo ver a possibilidade de suspender o pagamento do INSS e do FGTS das micros e pequenas empresas por três meses e esse pagamento ser feito de forma parcelada. Os grandes bancos já anunciaram que as micro e pequenas empresas, e pessoas físicas que

tem dívidas em dia com o banco podem reparcelar esses débitos vencidos nos próximos 60 dias. Segundo a contadora Emanueli Cristini, isso pode dar um fôlego para os empresários. “No entanto, as empresas devem se preparar para esses pagamentos que vão vencer futuramente. Planejamento é fundamental para manter equilíbrio nas contas. E agora mais do que nunca é o momento de diminuir custos”, complementa Emanueli.


4

QUINTA-FEIRA 19 DE MARÇO DE 2020

JORNAL O PIONEIRO www.jornalopioneiro.com.br

GERAL “A distância faz ao amor aquilo que o vento faz ao fogo: apaga o pequeno, inflama o grande.”

LÁ & CÁ

>> Roger Bussy-Rabutin

ALEXANDRE ARAÚJO laeca@jornalopioneiro.com.br

Almocinho Básico

QUERIDOS 2Essa coluna é publicada todas as quintas

A chef Ariela Brasil, acompanhada de amigos, entre eles, a simpátia Lay Alves, almoçavam no último domingo em clima de tranquilidade no restaurante de Marcela Bravo, no bairro Novo Horizonte.

Foto: Max Balarini.

Almocinho Básico 2 A lindona Amanda Casagrande ao lado da amiga Paula Ferraz colocavam os assuntos em dia em almoço super divertido em restaurante badalado de Linhares.

Almocinho Básico 3 Ontem foi dia de almoço em família para a queridona Alessandra Ceolin que estava ao lado do filho Antônio em bistrô no Laguna Center.

•• Bruna e Vitor Marim são só felicidade a espera da herdeira que vai fazer companhia para Benício.

Unicor 15 anos

Niver

O médico João eduardo Tinoco de Paula ao lado de sua Luciana e dos filhos Isadora e Eduardo receberam para celebrar os 15 anos da mais moderna clínica de diagnóstico do ES. Uma noite de emoção, de celebração e de muitos amigos do mundo médico.

O gente boa Tiago Bachetti aniversariou ontem e celebrou a data ao lado da esposa Fabricia e dos dois herdeiros. Aliás, passou aniversário trabalhando no restaurante da família, no bairro Três Barras.

Presença Vip O médico nutrólogo Lorenzo Lani foi presença confirmada no coquetel de lançamento de coleção outono-inverno do querido Roberto Dias Campos. A mesa de antepastos que fez o maior sucesso teve a assinatura da lindona Eliana Said Poltronieri. Pizza Chique O médico Filipe Pittella ao lado da esposa, a bela Luane, degustavam a boa pizza que já faz o maior sucesso em Linhares, o Aloha Black, ali na Comendador Rafael. Aliás, no local para conseguir uma mesa é preciso ficar na disputada fila de espera. Linhares merecia uma casa destas.

Niver 2 Unicor 15 anos 2 Entre os amigos que foram abraçar Luciana e João Eduardo estavam Lilian e Renato Lopes, Maria Alice e Ronaldo Lopes, Roberta e Patrick Caldara, Wanessa e Fábio Faustini além de Fabrícia e Vinícius Borges.

QUERIDOS

Foto: Max Balarini.

•• Michelle e Waldir Durão Neto com Elaine e Jean Modenese em noite de festa.

Quem também assoprou velinhas ontem foi o querido amigo Carlos Eduardo, o Pepe Hair, que ganhou carinhos e felicidades de mil dos clientes do seu espaço de beleza, no bairro Conceição.

Niver 3 O médico Eneas Bevilacqua celebrou idade nova em clima bem intimista. Reuniu poucos e bons amigos na pousada de Gê e Marco Menegaz, em Urussuquara. Com ele, as bonitonas Alessandra Bertolani e Rosângela Agrizzi.

Saúde na Praça Com as academias fechadas por conta do coronavírus, o gente boa Arilson Peruchi adotou os circuitos em locais púclicos como a Praça 22 de Agosto, para manter a forma. Tinha aulas com o educador físico Leo Nunes.


JORNAL O PIONEIRO www.jornalopioneiro.com.br

QUINTA-FEIRA 19 DE MARÇO DE 2020

GERAL Trabalho encerrado

TELEVISÃO

Foto: Divulgação

Flávio Ricco Colaboração: José Carlos Nery

TVs tratam coronavírus melhor que o presidente

Alteração

Na TV, assim como em todo e qualquer lugar, o coronavírus continua dominando o noticiário, apesar do esforço do presidente Bolsonaro, valendo-se de um momento tão preocupante e inapropriado, em insistir ganhar espaço e gerar polêmicas tão desnecessárias. Por meio de atitudes que nada combinam ou de tudo que é dito e repetido, há sempre a tentativa de chamar atenção. E criar atritos. Os maus exemplos dos últimos dias explicam muito melhor. Mas vale destacar o bom comportamento da TV aberta de uma forma geral, usando a força que tem e o poder de chegar aos quase 200 milhões de brasileiros, em prestar serviço e levar para todos informações tão necessárias. E um dever que foi colocado acima de tudo, ainda que isso implique sérios prejuízos, provocados pelas modificações nas grades de programação, paralisação de suas produções e o consequente ou inevitável cancelamento de contratos comerciais. Um reconhecimento que deve ser prestado.

Ontem, modificando decisão de terça-feira, ficou estabelecido que o próximo “Domingão do Faustão” será inteiramente gravado. Nada, nem mesmo a abertura, ao vivo.

Bate – Rebate · Band, por causa do corona, mandou parar as gravações do “Pesadelo na Cozinha”. · TV Cultura, na terça-feira, renovou contrato de afiliação com a TV Cultura do Mato Grosso do Sul. · Por causa do coronavírus, foi adiada para setembro a vinda ao Brasil da preparadora de elenco Ivana Chubbuck... · ... A americana viria ao país agora em abril para lançar a versão brasileira do seu livro “O Poder do Ator” e promover o primeiro MasterClass para artistas brasileiros... · ... A coach já trabalhou com vários atores renomados, como Brad Pitt, Charlize Theron, Eva Mendes, Jim Car-

rey, Halle Berry, entre outros. · Na próxima semana, o quadro da modelo e apresentadora Júlia Pereira no “TV Fama”, “Fama Fashion”, completa seu primeiro ano de exibição... · ... Apresentado às quintas-feiras, mostra dicas de moda, beleza e lifestyle. · Tatá Werneck conversa com Cláudia Raia no “Lady Night” desta quinta-feira na Globo. · A Rede TV! afastou Boris Casoy, que faz parte do grupo de risco, por causa do coronavírus. · Sikêra Jr. passa o dia de hoje na sede da Rede TV! em São Paulo gravando participação em programas.

Aniversário O canal de notícias BandNews TV completa nesta quinta-feira 19 anos de existência. A programação ganhará alguns reforços, como o âncora Eduardo Oinegue.

Nem aí Enquanto medidas, algumas das mais severas, estão sendo tomadas, a vidinha na Rede TV! não se altera. Segundo os seus funcionários, a ordem que vem de cima é: “não pode parar de entrar dinheiro”.

Rebate ainda Na mesma nota, a Cultura assegura que, “40 dispensers com álcool gel foram distribuídos nos principais pontos de acesso da FPA e, até sexta-feira (20), serão adquiridos outros 30 recipientes”. E que a higienização em todas as suas dependências foi reforçada, a exemplo de aplicação de água sanitária em todos os banheiros, duas vezes ao dia. Além de outros procedimentos de higienização.

Outro lado A TV Cultura, contestando nota aqui publicada, informa que todas as pessoas acima de 70 anos já foram dispensadas, assim como a maioria na faixa dos 60. Informa também que uma maioria dos seus colaboradores está trabalhando em sistema de home office.

Vida normal Ontem, quarta, o programa “Luciana by Night”, da Luciana Gimenez, foi gravado normalmente. E, hoje, quinta, o mesmo acontece com o “Mega Senha”. É como se no mundo nada estivesse acontecendo.

Melhores momentos O “Altas Horas”, do Serginho Groisman, também iniciará neste próximo sábado a exibição de uma série de especiais, antecipando as comemorações dos 20 anos de programa. E vai começar com Sandy e Junior.

5

C´est fini Joana de Verona encerrou seu trabalho como Adelaide nas gravações de “Éramos Seis” e agora a atriz luso-brasileira aguarda o melhor momento para retornar a Lisboa, cidade em que vive atualmente. Sobre o Coronavírus, diz que a importância de se usar máscaras é uma opção para evitar o contágio. “Aqui demoramos a agir neste sentido. A minha família que mora em Macau está lidando com isso desde janeiro”, avisa a atriz.

Velocidade Maria Casadevall, Duda Nagle e a produtora Mixer Films aceleraram nas ruas de São Paulo. E assim conseguiram encerrar os trabalhos de “A Garota da Moto”. O filme entrou na etapa de edição.

Rede de apoio Além do trabalho realizado pela cabeça de rede em São Paulo, a cobertura da Band sobre o Coronavírus tem contado com participação em peso das demais emissoras e afiliadas em todo o País. A valorização da rede é sempre uma iniciativa bem salutar.

“Avenida Brasil”, exibida no “Vale a Pena Ver de Novo”, continua com índices em alta na Grande São Paulo. Na terça-feira, marcou 21 pontos de média e 37% de participação, igualando pela segunda vez o recorde da novela às terças-feiras. O geral é de 23 pontos. Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!


6

QUINTA-FEIRA 19 DE MARÇO DE 2020

JORNAL O PIONEIRO www.jornalopioneiro.com.br

OPINIÃO Essa coluna é publicada todas as terças-feiras, quintas-feiras e domingos

Paulo Florêncio e Silva

INFORME

redacao@jornalopioneiro.com.br

EVITAR IDAS ÁS AGENCIAS

CADASTRO INTELIGENTE Foto: Divulgação

•• - A EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, reforça que seus clientes devem evitar a ida às agências de atendimento presencial. Os serviços oferecidos pela Distribuidora podem ser acessados pelo site, aplicativo EDP Online ou pelo Call Center. O objetivo da recomendação é evitar a aglomeração de pessoas, de modo a prevenir a disseminação do Coronavírus (COVID-19). Só devem procurar o atendimento presencial aqueles clientes que precisem requerer serviços para os quais a apresentação de documentos é obrigatória, ou que não possam ser realizados por meio dos canais virtuais (site e aplicativo) e atendimento telefônico, sendo: - Solicitação de ligação; - Alteração de titularidade ou alteração de tarifa; - Parcelamento de débitos superiores a R$ 5 mil, reparcelamentos ou consumo irregular; - Recebimento de outros documentos; Os demais serviços oferecidos pela Distribuidora, tais como consulta de débitos em aberto, denúncia de fraude de energia, negociação de débitos em aberto de até R$ 5 mil, registro de chamado por falta de energia, informe de leitura do consumo mensal, solicitação de religação de energia e 2ª via da fatura para pagamento, podem ser requisitados pelo pelo Call Center 0800 721 0707.

PROCURADOR FEDERAL CONDENADO •• - O Ministério Público Federal no Espírito Santo (MPF/ES) obteve a condenação do procurador federal da Advocacia-Geral da União (AGU) Clebson da Silveira por ato de improbidade administrativa. Ele ocupa a função desde 2002, e, após 2013, passou a exercer advocacia privada por meio de pessoas interpostas, inclusive contra o seu empregador, o que contraria o regime ao que o servidor está subordinado. A Justiça Federal no Espírito Santo determinou o pagamento de multa civil no valor correspondente a dez vezes a remuneração do procurador federal em agosto de 2015, mês em que há o registro dos últimos fatos narrados na denúncia do MPF. Sobre o valor deverão incidir correção monetária e juros, desde 13 de agosto de 2015. O valor será revertido em favor da União. O MPF recorrerá da sentença para agravamento da pena. Mesmo ocupando o cargo de procurador federal, Clebson da Silveira elaborou peças e prestou consultoria acerca das medidas processuais a serem adotadas em diversos processos extrajudiciais e judiciais em trâmite perante as Justiças Estadual, Trabalhista e Federal, inclusive ações contendo o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) como parte ré.

É Doutor em Ciências da Religião

UMA REFLEXÃO ESCATOLÓGICA

•• - O governador Renato Casagrande, apresentou, ontem, quarta-feira (18), mais uma tecnologia inovadora para a população capixaba: o Cadastro Inteligente (www.cadastrointeligente. es.gov.br). A funcionalidade permite que o cidadão registre o aparelho celular em um banco de dados integrado ao sistema da polícia, que poderá, assim, informar ao dono a recuperação do objeto e o local onde ele pode ser resgatado. O link para o Cadastro estará disponível nos sites da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (sesp.es.gov.br) e da Polícia Civil (pc. es.gov.br). Em transmissão ao vivo em suas redes sociais, o governador destacou as vantagens no uso da tecnologia, que torna desnecessário o deslocamento físico até uma unidade policial. “Quando o seu celular é furtado ou roubado, a pessoa vai até a delegacia e pede o bloqueio. Fazendo o cadastro no site ou pelo aplicativo (App 190) no próprio aparelho é possível solicitar o bloqueio e inutilizá-lo. Caso o telefone seja recuperado pela polícia, a pessoa é acionada e tem de volta seu celular”, afirmou.

EDUCAÇÃO TRIBUTÁRIA •• - A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), por meio da Supervisão de Educação Tributária, participou, na última semana, do “Encontro de Oportunidades de Negócios da Agricultura Familiar”. O evento foi realizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, junto com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A Sefaz foi representada pelo coordenador do Programa Estadual de Educação Tributária (Peet). O auditor fiscal Thiago Duarte Venâncio falou sobre os documentos fiscais à disposição do produtor rural e demais assuntos voltados à agroindústria artesanal. Acompanhado de representantes do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) e do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o auditor fiscal direcionou sua fala para os agricultores. “Nós estivemos presentes falando sobre assuntos pertinentes aos produtores rurais, mais especificamente aos que trabalham na agroindústria artesanal rural, e também sobre documentos fiscais rurais com foco para a agroindústria”, destacou Venâncio.

NOVAS MEDIDAS ANUNCIADAS •• - O governador Renato Casagrande, anunciou, na terça-feira (17), novas medidas de prevenção à disseminação do novo coronavírus (Covid-19). As decisões foram tomadas na Sala de Situação de Emergência em Saúde Pública, que se reuniu no Palácio Anchieta, em Vitória. Fica proibida a abertura de espaços culturais (cinemas, casas de shows e boates) e a realização de eventos, além da adoção de novas ações preventivas no transporte público coletivo. As medidas são válidas por 30 dias. Casagrande também anunciou a abertura de uma linha de crédito emergencial do o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) e Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) para empresas de todos os portes que foram afetadas economicamente pelo episódio. A iniciativa faz parte das medidas adotadas pelo Governo do Espírito Santo como reação ao impacto do Covid-19 na economia. O atendimento aos empresários interessados será feito de forma conjunta por um comitê, com analistas dos dois bancos públicos estaduais. A medida possibilitará maior agilidade e flexibilidade para o atendimento. Os recursos atendem a negócios em setores impactados de imediato com o isolamento e menor circulação de pessoas, principalmente nos setores de comércio e de serviços. Outros segmentos poderão ser incluídos com o desenrolar do cenário de crise.

Assim como os demais estudiosos, cada um de nós tem o dever de desenvolver seu conhecimento em detrimento do seu próximo. Por isso nosso convite para uma reflexão em tempos de difícil compreensão. Geralmente, as pessoas de um modo geral parecem diagnosticar qualquer coisa por conta própria, e isso não é bom, pode levar a cometer erros imperdoáveis. A Escatologia é a doutrina que trata do destino do homem e do mundo. A principal dificuldade que precisa ser vencida é a de crer que o Criador não nos jogou no mundo e disse: se vira. Não foi assim. Desde o princípio o Criador fez todas as coisas configurando-as segundo à sua espécie, ou segundo a sua natureza. Precisamos crer que Deus continua agindo no mundo. O que nos diz quando surge uma nova doença? Pode ser, a vida é muito linda, aproveite-a, o tempo é curto; depois disso virá a morte, e para que não se percam, Eu fiz um plano para sua salvação, este plano está escrito nos Testamentos que Eu deixei. Pronto! Tudo resolvido, só que esta decisão se crê ou não no Meu plano, lembre-se: Te fiz livre, e as escolhas são suas. Não é verdade que qualquer pessoa quando atingida por uma enfermidade, vai para o Hospital recebe os tubos, e pode ser por somente um dia, já começa ficar preocupado com a morte, por que é assim? A resposta é simples: é inerente ao ser humano viver entre a morte e a vida, elas andam juntas – todos podem compreender isso com facilidade. O problema é que cada pessoa pensa que é dono de sua vida, e não é. Por ser livre, a pessoa “pode” fazer o que quiser, pode até pular do vigésimo andar e dar cabo de sua vida aqui. Ninguém quer pensar na eternidade. Não teria sentido lutar pela vida, construir projetos e depois evaporar. Não é assim. A eternidade está logo ali – bateu o carro e morreu, já é eternidade para aquele que se despediu desta vida. Na história, em muitos momentos, Deus se fez lembrado, para que os humanos entendessem que Ele é sobre todas as coisas. Declarou: “EU SOU DEUS”. Esta

declaração nos dá a entender que na ousadia humana, por ser uma criação fantástica, o homem iria desejar resolver todas as coisas. Por isso, a doença é uma das lembranças da limitação humana. Poderia colocar aqui o que Jesus disse no seu Apocalipse em Mateus 24. Está lá, para quem se preocupar em se instruir para a vida eterna. Cada vez mais o que temos visto, atrocidades de todo tipo, gente pintando e bordando com as coisas sagradas de nosso Deus. Gente perdida, desfigurada de sua imagem e semelhança com que foram criadas. Julgam blasfemar para contrariar os que creem, diminuir a santidade do Criador, e por aí à fora. Podem fazer isso, aparentemente sem nenhum problema, senão, apenas as advertências quanto a ordem pública, se esquecem de que Deus é justo e ama a justiça, e ninguém vai escapar do juízo. Não dá para pensar, que o senso moral do homem é algo que faz parte do senso moral de Deus? Por isso, o dia do juízo, como é dito no Testamento de Deus. Vez por outra a Palavra de Deus avisa: “Quem tem ouvidos ouça” (Mt 13.9; Mc4.9; Lc 14.35; Ap 2.29) e muitas outras citações. A Bíblia tem todas as instruções deixadas por Jesus quanto ao fim do mundo, quem se interessar pode ler Mateus.24 – o apocalipse de Jesus. “Quando, pois, o abominável da desolação de quem falou o profeta Daniel, no lugar santo (quem lê entenda). O abominável – o anticristo. A Bíblia deixa claro quanto aos acontecimentos no mundo, e às vezes muitas pessoas concordam em dizer: a Bíblia estava certa” – quando na verdade não tem a Bíblia como seu manual de vida e fé cristã. Por isso é que os crentes são mais resilientes, podem compreender os fenômenos que a fé sustenta pela Palavra de Deus. Para todos, certo é que haverá um fim, e para muitos já houve. Onde estarão? Ou no céu, ou no inferno. Uma Escatologia não é coisa para Teólogo, qualquer pessoa com um pouco de sabedoria e fé pode se submeter sem medo aos avisos de Deus por cada fenômeno que só a fé explica. Pense nisso!


a

a

a

JORNAL O PIONEIRO www.jornalopioneiro.com.br

GERAL

Comercio sente falta de consumidor e situação se agrava por causa da pandemia *Camilla Barbosa

O primeiro caso de corona vírus em Linhares foi confirmado no último sábado (14), um professor da rede pública que esteve em contato com o cunhado que havia chegado do exterior testou positivo para o COVID-19. FOTO: O PIONEIRO

Nas ruas a movimentação de pedestres é pequena

A confirmação desencadeou uma série de ações do poder público municipal para evitar que outras pessoas sejam contaminadas.Aulas suspensas, eventos adiados, feiras livres canceladas, fechamento de academias, foram algumas das medidas necessárias, tomadas para evitar que a doença se alastre. Um dos setores mais afetados por essa diminuição na circulação de pessoas é o comércio, as lojas do centro de Linhares já sentem o impacto das mudanças de hábitos causadas pela pandemia, de acordo com a prefeitura a circulação de pessoas na cidade caiu 40%. Os ônibus da cidade já têm volume menor de passageiros, inclusive nos horários de pico. A orientação é de que população evite sair de casa,e consequentemente, compre menos, afetando diretamente quem trabalha com vendas.Principalmente na região central da cidade, onde está a maioria dos estabelecimentos.Rafael

Calmon Ribeiro, gerente da loja Lixo Boutique, no centro de Linhares relata que a diferença foi notada já no início da semana, “Houve uma queda drástica no movimento, não entra ninguém na loja desde segunda-feira. A situação é difícil, porque o vírus ainda não chegou como é esperado, a situação pode se agravar ainda. Apesar do medo a ideia é tentar se precaver.” Sobre a necessidade das medidas no município ele acrescenta; “É necessário com certeza, quanto mais rápido estiver sobre controle mais rápido vai ser resolvido” de acordo com Rafael a loja aguarda orientação do município e outros órgãos responsáveis para decidir sobre possíveis ações como diminuição de horário de funcionamento. Outra loja que viu o movimento despencar durante a semana foi a D-brinquedos Papelaria, a gerente da unidade do centro, Roseane Rudio, relata que as vendas caíram

50% desde segunda-feira, e observa “As escolas não estão funcionando e isso nos atinge diretamente, como alguns escritórios estão abertos ainda existe uma procura.” A loja está funcionando em horário normal, com todos os funcionários, e a gerente relata que aguarda orientação para decidir sobre possível alteração.Sem decreto oficial, equipe reduzida e regime de escala já foram sugeridos pelo Prefeito Guerino Zanon em reunião com representantes da categoriana manhã de ontem. Rose se mostra preocupada com a situação do Coronavírus em Linhares e diz: “Eu acho correto, porque se há confirmação de que em Linhares tem a doença, sou a favor dos 15 dias de quarentena para não contaminar mais pessoas.” Ela ainda acrescenta que esse é também o posicionamento da empresa. Em nota enviada à redação de O PIONEIRO, o CDL Linhares afirma que: apoia as medidas de prevenção adotadas pela prefeitura, governos estadual e federal e ressalta que impedir que o vírus se espalhe é uma das formas de combatê-lo para que as atividades comerciais possam voltar a normalidade. Aos lojistas do município, as orientações do CDL são para que os funcionários que possam trabalhar de casa sejam orientados a fazê-lo, que se evite reuniões e treinamentos, principalmente em locais fechados, que álcool em gel seja disponibilizado em todos os estabelecimentos para funcionários e clientes e que os comerciantes usem de tecnologia e criatividade para mitigar as perdas que vão acontecer no próximo período.

QUINTA-FEIRA 19 DE MARÇO DE 2020

7

CANTINHO DA REFLEXÃO CAN *Monsenhor Jonas Abid www.cancaonova.com.br

*Fundador da Comunidade Canção Nova e presidente de honra da Fundação João Paulo II

São José é o intercessor dos homens José, pai de Jesus, é o intercessor dos homens. Ele pede por você, diante do seu Filho, para que Ele cure seu coração, especialmente dessa enorme saudade de Deus. Essa ferida da infância, em geral, é a história de todos os homens. Você, homem, tem uma enorme saudade de Deus. Uma espécie de ausência de Deus. Infelizmente, para você, Deus acabou ficando distante. Você conservou o medo, a vergonha de Deus. Na juventude, você não teve Deus tanto quanto foi necessário e viveu no meio de muitos erros. Errou na sexualidade, no namoro, no noivado, errou com os outros, e foi se afastando ainda mais de Deus. Deus quer fazer uma grande cura em você, qualquer que seja sua idade. Ele está com uma

saudade enorme de você, nunca o abandonou, quer ser seu amigo. Deus ama profundamente os homens. Ele os constituiu como cabeça do lar, da família, da sociedade. Se o mundo anda tão mal, a sociedade, a política, a educação, é porque, infelizmente, os homens, que são a cabeça, estão mal. As mulheres são o coração e, graças a Deus, o coração está bem. Mas, porque a cabeça anda mal, as coisas andam muito mal. Deus quer mudar todas as coisas, e quer fazer isso transformando os homens, para que eles sejam esposos e pais como o pai Dele: São José. Jesus está torcendo e investindo muito para que você, a exemplo do Seu pai, São José, seja homem, esposo e pai. Graças a Deus, é possível recomeçar!


8

QUINTA-FEIRA 19 DE MARÇO DE 2020

JORNAL O PIONEIRO www.jornalopioneiro.com.br

SOCIEDADE “As palavras verdadeiras não são agradáveis e as agradáveis não são verdadeiras”

DENI

Bom dia, Ayrton José dos Santos

>> Lao-Tsé

DENI ALMEIDA DA CONCEIÇÃO denialmeida@jornalopioneiro.com.br

Essa coluna é publicada todas as quintas e domingos

Viva Chefe Jaudecir

Expediente Bancário •• O expediente nas agências bancárias da cidade está sendo de maneira cautelosa, como não podia ser diferente. Em algumas agências o cliente só consegue movimentar a conta através dos Caixas Eletrônicos, e em outras são distribuídas uma quantidade mínima de senha durante o expediente normal, para evitar aglomeração. Vale nesse momento o bom senso. Foto: Divulgação

•• Parabenizo o cheff Jaudecir Manzoli, porque tem muita gente elogiando a moqueca capixaba por ele preparada no Sushilin Gourmet, que fica no térreo do Prati Hotel, no centro de Linhares. É isso ai Manzoli

Curtas •• Sábado próximo quem aniversaria é Zélia Vargas Soeiro, esposa do economista João Calmon Soeiro, Vice-presidente do Sicoob-ES •• O balanço dos prejuízos causados pelo coronavírus a economia só será contabilizado ano que vem. Disse ontem um importante empresário linharense. •• Um dos segmentos do comércio que mais está sentindo a situação atual é, sem sombra de dúvida, o de restaurante. •• As empresas de eventos em todo o país estão sem saber o que fazer, com tantos cancelamentos. •• Regina e o jornalista Hélio Dórea estão nos preparativos para as comemorações das Bodas de Diamante - 60 anos de casados, em dezembro deste ano. •• “Não é tarefa fácil para os pais manterem seus filhos trancados em casa recebendo as orientações de todos os lados dos canais de TV”.Disse-me ontem uma amiga, que é médica.

•• Maria Consuelo Quitiba Lofêgo com a filha Glycia em noite de comemoração

Foto: Divulgação

•• Algumas pessoas apavoradas começam a ir com mais frequência aos supermercados, comprando para estocar alimentos. Não há essa necessidade. Vamos devagar.

•• Arquiteta Natalia Arpini Scarpatti, sempre atualizada

AABB fechada •• O presidente Marcelo Bensabat, da Associação Atlética Banco do Brasil – AABB Linhares também fechou as portas daquela agremiação obedecendo Decreto Municipal e orientação da Superintendência do Banco do Brasil no Estado. •• As diversas especialidades médicas também passam por situação difícil no momento atual. É que muitas cirurgias previamente agendadas estão sendo canceladas ou adiadas pelos pacientes.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.