O PIONEIRO 06 DE JUNHO DE 2019

Page 1

O PIONEIRO Edição nº 066 - Ano 51 - R$

QUINTA-FEIRA, 06 de Junho unho de 201 2019 1199

2,00

www.jornalopioneiro.com.br

DENI

PARQUE DE ITAÚNAS

Zelia e João Calmon Soeiro com a filha Fernanda que aniversaria dia 14 PÁG. 08

Importante patrimônio do Espírito Santo o Parque Estadual de Itaúnas, no município de Conceição da Barra, está estruturado para receber turistas. PÁG. 07

Edição de 08 páginas

Serviços Urbanos do município faz poda de árvores para melhorar iluminação e segurança

••A secretaria municipal de Obras e Serviços Urbanos de Linhares vem intensificando o serviço de poda de árvores no município. Este ano mais de duas mil árvores já foram contempladas com a poda. Nesta quarta-feira, 5, os trabalhos se concentraram na Praça 22 de Agosto, no Centro e na Avenida Vasco Fernandes Coutinho, no bairro Interlagos. A ação além de oferecer melhorias no sistema de iluminação pública garante também mais segurança e qualidade de vida para a população.

RIO DOCE

PESCADORES NÃO ACREDITAM QUE PEIXES ESTEJAM PRÓPRIOS PARA CONSUMO Uma nota técnica (nº8/2019) foi divulgada esta semana pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) alegando que o pescado proveniente da Bacia do Rio Doce e de toda sua região costeira está próprio para o consumo. Pág. 07

BARRAGEM DO RIO PEQUENO EM REUNIÃO REALIZADA NA TERÇA-FEIRA (04/06), NA PROCURADORIAGERAL DE JUSTIÇA, SEDE DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO (MPES), EM VITÓRIA Pág. 04

LLÁ Á&C CÁ •• Fernanda Bu Bustamante Pá Pág. 05


2

QUINTA-FEIRA 06 DE JUNHO DE 2019

JORNAL O PIONEIRO www.jornalopioneiro.com.br

OPINIÃO Marcha das Margaridas

PANORAMA POLÍTICO

Essa coluna é publicada todas as terças-feiras, quintas-feiras e domingos

PAULO CÉSAR DUTRA

Marcha das Margaridas II

dutra7099@gmail.com

Brasil atinge maior nível histórico de letalidade violenta intencional •• Um levantamento do Atlas da Violência de 2019, realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública aponta que em 2017, o Brasil teve 65.602 pessoas assassinadas. Trata-se do maior nível histórico de letalidade violenta intencional no país. Um total de 75,5% das vítimas de homicídio são negras. Outro retrato da pesquisa mostra que as mortes violentas acometem principalmente a população masculina jovem entre 15 a 19 anos. Apesar de as vítimas negras corriqueiramente serem maioria nos registros, o dado de 2017 mostra que essa prevalência tem crescido. Em 2007, por exemplo,

os negros eram 63,3% dos assassinados, proporção que aumentou continuamente até atingir os 75,5% em 2017 - foram 49,5 mil homicídios contra negros naquele ano e 16 mil de não negros. O estudo foi divulgado, ontem, quarta-feira (5/6), com base no Sistema de Informações sobre Mortalidade, do Ministério da Saúde. Esse é o maior nível histórico de letalidade violenta intencional no país, que atingiu uma taxa de 31,6 mortes violentas para cada 100 mil habitantes. Influência na economia: o impacto da violência no país pode ser sentido na economia. O Ipea apontou que os gastos relacionados à violência corres-

pondem a 6% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Outro ponto do estudo mostra que mortes por arma de fogo cresceram em 6%. Também houve um aumento nos homicídios de mulheres em 2017 – fenômeno já registrado pelo Monitor da Violência. São 4.936 mulheres vítimas. A taxa passou de 3,9 para 4,7 assassinadas a cada 100 mil. O Atlas revela ainda o perfil dos homicídios no país, analisando os 618 mil assassinatos praticados no Brasil entre 2007 e 2017: 92% das vítimas eram homens, e apenas 8% mulheres. A maior parte possuía baixa escolaridade: 74,6% dos homens e 66,8% das mulheres vítimas tinham até sete anos de estudo.

Esmeraldo fala mal de Donato

Gripe

•• As eleiçoes do MDB, na regional do Estado e na municipal de Vitória, viraram briga de foice entre os candidatos das chapas que concorrem os pleitos. O deputado estadual José Esmeraldo (MDB) usou o microfone do plenário da Assembléia Legilslativa do Espírito Santo – ALES, na última terça-feira, para criticar as açoes dos atuais presidentes, da regional, ex-deputado federal Lelo Coimbra e da municipal, Chico Donato. A metralhadora do deputado só mirou no Donato, cuja orelha deve estar pegando fogo até agora. O deputado só não chamou Donato de santo.

•• No Brasil, mais de quatro milhões de crianças e gestantes não se vacinaram. De acordo com balanço do Ministério da Saúde, a cobertura vacinal nestes dois grupos ainda está em 76%. Desde essa semana, a vacinação não está mais com exclusividade para esse público, sendo aberta à toda a população.

Assumção homenageia Bolsonaro •• O deputado estadual Capitão Assumção (PSL) apresentou três Projetos de Lei (009, 010 e 011/2019), que concede o título de Cidadão Espírito-Santense ao Presidente da República Jair Bolsonaro, ao Ministro da Justiça e Segurança Pública Sérgio Moro e ao Ministro das Relações Exteriores Ernesto Henrique Fraga Araújo. Segundo o deputado, esse título é concedido devido as suas histórias de vida e profissional dedicadas ao nosso país.

Assumção homenageia Bolsonaro II •• Os projetos de lei já estão tramitando na ALES e provavelmente na próxima semana estarão em votaçao no plenário. “Terei a honra de homenagear e receber essas figuras relevantes do nosso país com o título de Cidadão Capixaba”, disse o Capitão.

Frota paga a juiz •• Em 2017, descontente com uma decisão judicial, o deputado Federal Alexandre Frota afirmou, em rádio e em redes sociais, que o juiz Luís Eduardo Scarabelli julgou uma ação “com a bunda”. O magistrado não deixou por menos e ingressou na Justiça contra Frota. Nesta semana, as partes firmaram um acordo, segundo o qual o parlamentar deverá fazer uma retratação nas redes sociais, além de morrer com 25 mil pilas. Os advogados Igor Sant’Anna Tamasauskas, Tiago Souza Rocha e Débora Cunha Rodrigues, do escritório Bottini & Tamasauskas Advogados, defenderam os interesses do magistrado.

Um evangélico para o STF

O Estado laico

•• Ao chamar a atenção, em mais de uma oportunidade, para a nomeação de um evangélico para o Supremo Tribunal Federal - STF, o presidente Jair Bolsonaro exibe por inteiro a índole de um governante que não se deu conta da liturgia do cargo, da expressão equilibrada que deve guiar as falas presidenciais e, ainda, a crítica que dispara contra o atual corpo da Casa. Bolsonaro quer um evangélico para cobrar seu voto sobre a pauta da homofobia e outros temas de fundo conservador. É uma visão muito capenga para quem exerce o cargo mais alto da Nação.

•• Mais: ao sugerir que falta um evangélico no STF, o presidente da República insere o credo religioso no rol de virtudes que devem balizar o comportamento de magistrados. Ora, o Estado é laico. As coisas da Igreja não devem se misturar às coisas do Estado. A César o que é de César e a Deus o que é de Deus. É evidente que um evangélico pode fazer parte de qualquer instituição, incluindo a presidência de um país. Mas essa condição não pode e não deve se impor a outros valores. A sapiência do magistrado, sua honradez, sua moral, estão acima de qualquer outra virtude.

Ka-ka-ka-ka-ka •• Estou rindo assim é porque li uma matéria jornalistica publicada na imprensa capixaba por determinaçao da dupla Chapolin & Colorado, ‘dando conta’ de que o ex-deputado federal Lelo Coimbra (MDB) e o ex- governador Paulo Hartung (sem partido) estao de ‘relaçoes’ cortadas rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs! Tudo isto porque Lelo é candidato a reeleiçao na presidencia regional do MDB e se manter esse ‘relacionamento’ vai perder para o Marcelino Fraga! Vamos ver o quem vai dar neste relacionamento cortado!

•• A sexta edição da Marcha das Margaridas, marcada para agosto, terá pela primeira vez financiamento coletivo para “captar recursos complementares”, segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag), organizadora do evento. “Estamos confiantes de que a população, em especial as mulheres, cidadãs e cidadãos que valorizam a democracia, atenderão nosso chamado por apoio”, afirma a secretária de Mulheres da Contag e coordenadora da marcha, Mazé Morais.

ICMS •• O Supremo Tribunal Federal - STF irá decidir se a cobrança de ICMS sobre a compra de celulares por empresas de telefonia móvel e cedidos em comodato a clientes é constitucional. A matéria teve repercussão geral reconhecida. O relator é o ministro Marco Aurélio.

Escolha pelo credo •• O Supremo Tribunal Federal - STF é nossa mais alta Corte Judiciária. Deve ser ocupado por nomes de grande relevo, juízes com renomada sabedoria, conhecimento do Direito, conduta ilibada, sentido de imparcialidade/ independência, entre outros atributos. Ser escolhido para integrar essa Corte por ser evangélico, sob o argumento de que a pauta que ali se julga fere interesses de credos e religiões, é desconsiderar a grandeza dos que ali trabalham e, ainda, nivelar por baixo a Casa que interpreta a Constituição. A meritocracia, que deve inspirar as escolhas, é desprezada.

Veto bem derrubado •• Os deputados derrubaram na última segunda-feira (3) na Assembléia Legislativa do Espírito Santo – ALES, o veto do governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), ao Projeto de Lei 117/2019 do deputado Doutor Hércules (MDB), que visa vedar instituições financeiras a ofertar ou celebrar contrato de empréstimo com aposentados e pensionistas por telefone. Foram 11 votos a favor da manutenção do veto contra 16 votos pela derrubada. Quem é aposentado sabe muito bem o que é isto. E o governo do Estado diz que vai recorrer!

•• A previsão é de que 100 mil mulheres, do campo e da floresta estejam na capital federal. Criado em 2000, o evento denuncia retrocessos em direitos sociais e propõe políticas públicas relacionadas à produção de alimentos saudáveis e contra a violência. Além da Contag – que reúne 27 federações e 4 mil sindicatos –, a Marcha conta com a parceria de 16 organizações sociais e movimentos.

Isenção da água na roça •• Após discursos e apartes de apoio e enaltecimento da matéria, por parte da maioria dos deputados, o plenário da Assembléia Legislativa do Espírito Santo – ALES aprovou por unanimidade ontem, segunda-feira (3) o Projeto de Lei (PL) 172/2019. A matéria isenta do pagamento pelo uso da água os produtores rurais que utilizam predominantemente mão de obra familiar na sua produção agrícola.

Isenção da água na roça II •• A matéria de Adilson Espindula (PTB) foi analisada e votada em regime de urgência nas comissões de Justiça e Finanças, conjuntamente, e logo em seguida na de Agricultura. Após passar pelos colegiados a matéria foi aprovada com 24 votos favoráveis.

PH na ALES com força •• Mesmo de longe, só não ve quem é cego, o grupo do ex- governador Paulo Hartung (sem partido) está dando muito trabalho para o governador Renato Casagrande (PSB) na Assembléia Legislativa do Espírito Santo – ALES. A derrubada do veto do governo no caso da água dos produtores rurais foi um exemplo claro, de que tem deputado mudando de lado. Ou seja, Casagrande está perdendo espaço por falta de liderança na ALES e de assessores competentes ao seu redor. Foram cinco votos de diferença, dados tanto pela chamada “bancada independente” como por deputados que costumam votar a favor das pautas do Governo do Estado.

Panelaço

Rombo no Banestes

•• O colunista Ion de Andrade, do site Luis Nassif Online - GGN em sua matéria na última terça-feira, dia 4, com o título ‘Um panelaço contra a carestia, o desemprego e o aumento do gás’ abriu o texto da seguinte forma: “... Que tal tentar atos unitários em que trataremos também da Reforma da Previdência, do corte de verbas das universidades, do aumento da gasolina, das privatizações ou da entrega da Embraer? Seria verdadeiramente politizador para todos...”. A sugestao é boa ou não? Porque?

•• Os R$ 57 milhões que foram retirados do cofre do Banco do Estado do Espírito Santo – Banestes em 2007, pelo ‘golpista do etanol’ o ex- diplomata que se passava por empresário, Sérgio Schiller Thompson Flores sem nenhuma garantia legal, que foi autorizado pelo ex- governador Paulo Hartung (sem partido) continua sendo ignorado pela Assembleia Legislativa do Espírito Santo – ALES e o atual Governo do Estado. Na próxima ediçao vou dar mais detalhes para revelar como foram divididos os R$ 57 milhoes do Banestes e quem foram os beneficiados!

AMÉRICA FUTEBOL CLUBE DE LINHARES-ES EDITAL DE CONVOCAÇÃO DOS ASSOCIADOS PRÓ-REABILITAÇÃO

Pelo presente edital, tendo em vista a regra do Art. 8º, do Estatuto, ficam os Senhores Associados do AMÉRICA FUTEBOL CLUBE, convocados a comparecer na sede da sobreloja do Cartório 3º Ofício de Linhares, situado nesta cidade, no endereço Praça Nestor Gomes, nº 208, centro, para em reunião a realizar-se às 18:00 horas, do dia 11 de junho em curso, deliberam sobre o seguinte: 1. Apresentação de chapas para eleição e posse do Conselho Deliberativo, Diretoria Administrativa e Conselho Fiscal. 2. Considerações gerais. Linhares, 05 de Junho de 2019

João Belizario Bortulini

Jornal O PIONEIRO REDAÇÃO Av. Governador Lindenberg, 609 Linhares - Centro - CEP:29.900-020 Telefone: (27) 3200-6767 redacao@jornalopioneiro.com.br opioneiro@jornalopioneiro.com.br www.jornalopioneiro.com.br CIRCULAÇÃO O PIONEIRO circula todas as terças-feiras, quintas-feiras e aos domingos

www.jornalopioneiro.com.br

FUNDADOR E DIRETOR RESPONSÁVEL Deni Almeida da Conceição

DIAGRAMAÇÃO Diego Pandolfi A. da Conceição

DIRETOR COMERCIAL Diego Pandolfi A. da Conceição

www.facebook.com/opioneiro www.twitter.com/jornalopioneiro

EDITADO POR Editora O PIONEIRO Ltda ME ASSINATURAS assinatura@jornalopioneiro.com.br

O PIONEIRO é o jornal mais lido do Norte do Estado

COLABORADORES Alexandre Araujo, Monsenhor Jonas Abid, Flávio Ricco, Paulo Cesar Dutra.

Os colaboradores de O PIONEIRO não têm vínculo empregatício O PIONEIRO não se responsabiliza por conceitos emitidos em matérias assinadas

FILIADO À

ABRAJORI Associação Brasileira dos Jornais do Interior

CNJI

Cadastro Nacional de Jornais do Interior Periodicidade verificada em Brasília


JORNAL O PIONEIRO www.jornalopioneiro.com.br

GERAL

Divulgado resultado do processo seletivo Projeto de Iniciação Científica de Matemática * Professor Jean Javarini

•• A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) por meio do Programa Matemática na Rede divulgou terça-feira (04), o resultado do processo seletivo para as vagas dos polos de Iniciação Científica de Matemática (PicMat). O primeiro encontro dos estudantes classificados será no próximo sábado (08), às 8 horas, no polo escolhido pelo candidato no ato da inscrição. Nesse encontro, os estudantes deverão efetuar a sua matrícula e também será realizada a reunião de pais/ responsáveis. Já no polo de Vitória, o primeiro encontro será realizado no dia 12 de junho, às 13h30. Foram ofertadas 1.150 vagas para estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, das escolas públicas municipais e estaduais, aprimorem seus estudos no Projeto de Iniciação

Científica de Matemática. As vagas foram distribuídas em 34 Polos de Iniciação Científica (PicMat) nos seguintes municípios: Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Governador Lindenberg, Guarapari, Ibatiba, Iconha, Itaguaçu, Itarana, Iúna, Jaguaré, Laranja da Terra, Linhares, Marechal Floriano, Marilândia, Muniz Freire, Pancas, Rio Novo do Sul, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Mateus, São Roque do Canaã, Serra, Venda Nova do Imigrante, Vila Velha e Vitória. A ação é uma parceria entre a Sedu, Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) e a Coordenação Regional da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP/ES).

Estrutura do Projeto •• Os encontros do Projeto de Iniciação Científica de Matemática (PicMat) serão realizados aos sábados e terão duração de quatro meses, com carga horária semanal de quatro horas presenciais e uma hora online, para além da sua carga horária escolar. Nos PicMat de Serra e Vitória, os encontros serão

orientados por professores do Departamento de Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e terão calendário específico para funcionamento. De junho a setembro, o estudante receberá aprofundamento de estudos de Matemática para participar da 2ª Fase da OBMEP 2019 e orientações para

elaboração de artigos científicos e produtos tecnológicos. Essas produções científicas e tecnológicas serão analisadas pelo Professor Orientador de Iniciação Científica do PicMat e enviadas para os Coordenadores Acadêmicos, com fins de análise e validação para publicação em periódicos científicos e participação nas feiras de ciências e tecnologias.

Programa Matemática na Rede: preparando campeões •• O Matemática na Rede é uma ferramenta de promoção da melhoria da qualidade da Educação Básica que potencializa o ensino-aprendizagem dos estudantes capixabas e incentiva o aprofundamento de estudos de Matemática. Além do Projeto de Iniciação Científica de Matemática, o programa possibilita a todas as escolas da rede pública a oportunidade de aderirem ao Projeto de Monitoria de Matemática, participarem das edições da OBMEP Nível A, para estudantes do 4º e 5º anos e das edições anuais da Cerimônia Estadual de premiação dos estudantes medalhistas da OBMEP.

Cerca de 20 mil capixabas disputaram as vagas do Programa Qualificar ES Ao todo, 8.210 vagas foram distribuídas em todas as regiões do Espírito Santo na primeira rodada de inscrições abertas pelo Qualificar ES. Ao todo, 19.746 capixabas disputaram as vagas do programa que ofereceu 43 opções de cursos gratuitos em diversas áreas profissionais. •• Foram ofertadas vagas de capacitação em Marketing em Moda, Auxiliar de Recursos Humanos, Excel, Inglês, Gestão de Projetos, Segurança do Trabalho, Maquiagem, Design de Sobrance-

lhas, Cuidador de Idosos, Porteiro, Confeitaria, Doces Para Festas, Panificação e Decoração de Festas. Os cursos foram nas modalidades presencial, semipresencial e on-line.

As 8.210 vagas foram distribuídas em: • 4.510 vagas em 31 cursos presenciais de até 120 horas nos municípios de Vitória, Serra, Cariacica, Viana, Vila Velha, Guarapari e Aracruz, sedo parte para o Qualificar ES Mulher em Vitória e parte para o Qualificar ES Indígena em Aracruz; • 3.500 vagas em 10 opções de cursos a distância (on-line) de 120 horas; • 200 vagas em dois cursos semipresenciais de 200 horas, sendo 16 horas presenciais e 184 horas a distância; A seleção dos aprovados foi

feita por ordem de inscrição e, de acordo com o Edital de cada oferta, o candidato deveria ter mais de 16 anos e residir nas cidades contempladas, sendo as vagas prioritárias para os moradores dos bairros atendidos pelo Programa Estado Presente, nos cursos presenciais. Já nos cursos semipresenciais o Edital limitou as vagas aos profissionais da área da educação. E nos cursos on-line para os moradores do Estado com mais de 16 anos, acesso à internet e noções de navegação.

As inscrições foram abertas no lançamento do programa e somaram: • 10.181 inscritos na modalidade on-line; • 909 inscritos na modalidade

QUINTA-FEIRA 06 DE JUNHO DE 2019

semipresencial; • 92 inscritos na modalidade presencial Mulher:

• 75 inscritos na modalidade presencial Indígena; • 8.489 inscritos nos demais cursos presenciais. Segundo a secretária da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação, Cristia Engel, o programa visa ampliar as possibilidades de empreendedorismo e renda para os cidadãos capixabas e fornecer subsídios para sua inserção ao mundo do trabalho, através de cursos de qualificação profissional gratuitos de até 200 horas que atendem a vocação econômica das regiões do Espírito Santo e fomentam a economia criativa. “Queremos alcançar os capixabas de todas as regiões do Estado, por isso a ideia de oferecer opções de cursos a distância, em que o cursista pode estudar de onde estiver, presenciais e semipresenciais”, destacou.

Aulas •• As aulas presenciais iniciaram na última sexta-feira (31) em todos os municípios. Já os aprovados nos cursos semipresenciais tiveram o primeiro encontro no último sábado (1º) no CEET Vasco Coutinho. E os alunos aprovados nos cursos on-line tiveram o primeiro acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem na última quarta-feira (29).

3

Inscrições prorrogadas do curso gratuito de capacitação para administradores •• Termina no próximo domingo, dia 9, o prazo de inscrições para o Programa de Capacitação e de Formação de Multiplicadores de Conhecimento em Micro e Pequenas Empresas (MPEs). O curso é gratuito, voltado para administradores do Amazonas, Acre, Amapá, Rio Grande do Norte, Espírito Santo e Rio Grande do Sul e visa prepará-los para atuarem como consultores em micro e pequenas empresas, disseminando conhecimentos e boas práticas de gestão.

A capacitação é oferecida pelo Conselho Federal de Administração (CFA). A iniciativa faz parte do Acordo de Cooperação Técnica que a autarquia tem com a Subsecretaria de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato do Ministério da Economia (SEMPE). Serão oferecidas 50 vagas gratuitas para cada estado, que serão sorteadas – em evento aberto ao público – entre os administradores inscritos.

Metodologia •• O Programa de Capacitação e de Formação de Multiplicadores de Conhecimento em MPEs será composto de quatro módulos. As aulas serão ministras pela equipe da Fundação Instituto de Administração (FIA) da Universidade de São Paulo. A capacitação será composta de encontros presenciais e a distância. O cronograma de início das aulas pode ser consultado aqui.

No último módulo, os participantes terão vivências práticas em MPEs para apresentação do trabalho final do curso. “A capacitação visa alavancar a inserção dos profissionais de administração no amplo mercado de trabalho das MPEs, com o objetivo ainda de aprimorar o processo de gestão desse importante segmento da economia nacional”, explica o presidente do CFA, Mauro Kreuz.

Diferencial no currículo •• A administradora Adriana Moraes foi uma das alunas do Programa de Capacitação e de Formação de Multiplicadores de Conhecimento em Micro e Pequenas Empresas (MPEs). Ela é de Brasília e, quando a capacitação chegou ao Distrito Federal, em 2017, ela não perdeu tempo; foi lá e fez a sua inscrição. Um dos motivos que a fez buscar a capacitação foi a parceria do CFA com a FIA Business School. “Isso me levou à certeza de que eu aprenderia e não apenas teria um certificado para meu currículo”, disse. Promissor e adequado ao perfil do administrador. É assim que a empreendedora define o campo de trabalho das MPEs. Ela acredita que com a criação da Lei Geral das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, o conceito de pequenos negócios dissociou-se do estigma de fracasso e amadorismo. Além disso, a decisão de trabalhar por

conta própria (Microempreendedor Individual), de abrir uma empresa de pequeno porte ou uma microempresa não ocorre mais, em sua maioria, sem um estudo prévio. “Isso fez com que os interessados recorressem mais a profissionais especializados e torna promissor para o profissional de administração trabalhar as suas habilidades com demandas voltadas para as MPEs”, afirma. Com carreira desenvolvida nas áreas administrativa, controladoria, financeira e auditoria, a administradora destacou que a escolha dos professores da capacitação que, segundo ela, fizeram a diferença. “A capacitação me fez perceber o que as empresas esperam em um administrador e o que o mercado de trabalho, fortemente exigente, busca, além de formação técnica-acadêmica, quais sejam as habilidades interpessoais, valorizadas na capacitação”, disse.


4

QUINTA-FEIRA 06 DE JUNHO DE 2019

JORNAL O PIONEIRO www.jornalopioneiro.com.br

GERAL

Empresa apresenta ao Ministério Público relatório da situação da barragem do Rio Pequeno, em Linhares Em paralelo, a AECOM recomendou que a Renova contrate da TEMAG os projetos e estudos da solução definitiva para a barragem no Rio Pequeno. “O que almejamos é saber qual a solução definitiva e mais ambientalmente adequada

para o caso. Trabalhamos nesse sentido”, salientou a promotora de Justiça do Meio Ambiente de Linhares e coordenadora do Grupo de Trabalho para a Recuperação do Rio Doce (GTRD) do MPES, Mônica Bermudes Medina Pretti. nos de ES e MG, AGU, Justiça Federal de MG e da Fundação Renova, se reuniram para discutir, mais uma vez, a reparação dos danos do desastre na bacia do Rio Doce. A Carta de Vitória reafirma o compromisso do Grupo Interinstitucional de Resposta ao Desastre do Rio Doce de continuar trabalhando em conjunto. Também tem como objetivo manter a interlocução com os poderes públicos para superar os desafios e promover a reparação integral dos danos acarretados pelo desastre ambiental. No documento, estão elencados 11 vetores que devem direcionar os gestores públicos. Entre os pontos abordados estão o dever do poder público de acompanhar e gerir o processo de reparação e compensação integrais dos danos, sob pena de responsabilidade por omissão, prejuízos ao erário e responsabilização do gestor; de fiscalizar e demandar das empresas e da Fundação Renova a execução de todas as medidas necessárias para o restabelecimento econômico, social e

cultural das comunidades capixabas atingidas, diretamente ou indiretamente; e de não postergar a adoção de medidas que assegurem a redução dos riscos presentes e futuros para conservação do meio ambiente e para a saúde dos atingidos, sobretudo ao acesso à água potável; entre outros. O procurador da República em Linhares (ES), Paulo Henrique Trazzi, explica que a Carta de Vitória busca mostrar que o trabalho é feito de maneira insterinstitucional e coordenada, buscando tanto comprovação científica dos danos quanto recuperação ambiental e garantias aos direitos dos atingidos com base nos princípios da precaução e da reparação integral. “A experiência desse trabalho integrado e as conquistas das comunidades atingidas, inclusive, trouxeram benefícios e celeridade ao reconhecimento de direito dos atingidos no desastre da Vale, em Brumadinho”, ressaltou. “A Carta de Vitória é uma síntese das preocupações das instituições de justiça após três anos do rompimento da barragem de Fundão. Por meio dela, levamos ao conhecimento do Governo do ES os pontos considerados mais sensíveis e diretamente relacionados aos anseios das comunidades atingidas”, cita o defensor público do Estado do Espírito Santo, Rafael Portella.

Rádio - 1

Tema de abertura

A participação de Josias de Souza no “Jornal da Manhã” da Jovem Pan, em acordo estabelecido entre as partes, foi combinada por um mês. A conversa sobre o futuro, o daí em diante, acontecerá depois.

“O Sol Nascerá”, música do Cartola, será o tema de abertura de “Bom Sucesso”, a próxima novela das sete na Globo. Só que, em regravação, nas vozes de Teresa Cristina e Zeca Pagodinho.

Carta de Vitória

•• Em reunião realizada na terça-feira (04/06), na Procuradoria-Geral de Justiça, sede do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), em Vitória, a AECOM, auditoria independente contratada a partir de Termo firmado com o Ministério Público, apresentou o relatório da situação da barragem construída no Rio Pequeno, em Linhares, após o desastre ambiental no Rio Doce em 2015. Segundo o relatório, elaborado pela empresa TEMAG, a pedido da AECOM, os moradores da Avenida Beira Rio podem retornar às residências, desde que a Fundação Renova realize obras de reforço no barramento do Rio Pequeno e alargue o canal, de modo a manter o nível da

Lagoa Juparanã abaixo de 10 metros. Hoje, o nível da lagoa está em 7,4 metros. De acordo com o estudo apresentado, o nível abaixo de 10 metros não ofereceria risco de desmoronamento da barragem e possibilitaria a permanência dos moradores nas residências. As obras têm de ser feitas durante o período de seca na região, que vai até outubro. Com base na apresentação do relatório da TEMAG, o MPES, ao final da reunião, concedeu prazo até sexta-feira (07/06) para que a Fundação Renova apresente a proposta de como será efetivado o retorno com segurança dos moradores às residências.

•• Também terça-feira, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, recebeu em mãos a Carta de Vitória. O documento, assinado pelas instituições dos Sistema de Justiça que atuam em defesa das pessoas atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão, ocorrido em 2015, em Mariana (MG), elenca diretrizes para a construção participativa do sistema de gestão das medidas de reparação do desastre, a partir do Termo de Ajustamento de Conduta da Governança (TAC GOV) e do Termo Aditivo ao Termo de Ajustamento Preliminar (Termo Aditivo ao TAP). Cópias do documento, dirigido ao governador do ES, foram entregues também ao governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e ao diretor-presidente da Fundação Renova, Roberto Waack, durante uma reunião realizada no Palácio Tiradentes, em Belo Horizonte. Na ocasião, membros dos Ministérios Públicos Federal (MPF) e dos estados do Espírito Santo (MPES) e de Minas Gerais (MPMG), dos gover-

TELEVISÃO Flávio Ricco Colaboração: José Carlos Nery

Essa coluna é publicada todas as terças, quintas e domingos

Willian Corrêa vai reassumir a direção de jornalismo da TV Cultura Em processo de transição, na espera da posse do seu novo presidente, José Roberto Maluf, a TV Cultura também terá o retorno de Willian Corrêa à direção do departamento de jornalismo. Esta sua volta se dará um ano e três meses após deixar o posto e

também a apresentação do “Jornal da Cultura”, para assumir a direção-geral da TV Zimbo, emissora privada de Angola. Procurado pela coluna, Willian confirmou o chamado e informou que já se colocou à disposição. Depois do jornalismo, o que pa-

Bate – Rebate • Escalado para a direção-geral de “Gênesis”, próxima novela bíblica da Record, Edgard Miranda visitará Israel para definir locações. • Ator e dublador, José Trassi participou de “Carcereiros – O filme” e agora grava a série “Segunda Chamada”, ainda sem data de estreia na Globo. • Apresentadora do dominical “Saúde e Você” na Rede Brasil, Duda Rodrigues, a partir da próxima semana, também estará toda terça-feira no “Papo em Dia”, do Luciano Faccioli. • Filme da Xuxa está andando. No começo da semana ela esteve reunida com os produtores... • A apresentadora ainda não bateu o martelo, mas está bastante

rece certo é que estão previstas mais mudanças em outros importantes setores da emissora, inclusive em áreas de comando, com o propósito de torná-la mais rentável e competitiva. Produção e programação entre eles.

Entrevista

Rádio - 2 E o que aqui foi colocado sobre Marco Antonio Villa, ao que parece, está mesmo prestes a acontecer. Aliás, se depender da rádio Bandeirantes, já aconteceu. Ao final do seu contrato com a Pan, ele passará a participar do jornal “Gente”. Crédito Divulgação

empolgada. • SBT fechou ação com a Nestlé, via “As Aventuras de Poliana”, para discutir sobre alimentação saudável. • Em Salvador, o “Fantástico” acompanhou os bastidores de gravações do novo DVD de Luan Santana. • Próxima edição do “Bake Off Brasil” estreia em agosto no SBT... • E com o reforço de Márcio Esquilo, ex-“Fofocalizando”, na direção. • Bel Kutner vai retomar a francesa Celestine nos capítulos finais de “Verão 90”. • Quem também voltará à novela é Pedro Garcia Netto, sobrinho de Edson Celulari, como um policial.

Ex-atleta olímpica, Joanna Maranhão é a convidada do quadro “Aleatório”, do programa “Fala Muito”, nesta quinta-feira, a partir das 15h50, no SporTV. Apresentação de Lucas Gutierrez. Grávida, ela falou do casamento com o campeão mundial de judô, Luciano Corrêa, aposentadoria das piscinas e de sua gestão na Secretaria de Esportes, Turismo e Lazer de Recife.

C´est fini A Band ainda não dá como oficial, apenas informa que a contratação de Luciana Barcellos para assumir o jornalismo da manhã está bem próxima de acontecer. O último trabalho dela foi como chefe de redação do “Jornal da Record”. Então é isso. Mas domingo tem mais. Tchau!


JORNAL O PIONEIRO www.jornalopioneiro.com.br

QUINTA-FEIRA 06 DE JUNHO DE 2019

SOCIEDADE

5

“Suba o primeiro degrau com fé. Não é necessário que você veja toda a escada. Apenas dê o primeiro passo.”

LÁ & CÁ

>> Martin Luther King

ALEXANDRE ARAÚJO laeca@jornalopioneiro.com.br

BELEZA

Foto: Divulgação

Essa coluna é publicada todas as quintas

Randon Linhares

Niver Surpresa

Hoje Linhares ganha o mais novo empreendimento das Empresas Randon: a Unidade de Reposição Linhares que vai integrar o complexo empresarial composto por mais de 40 unidades no país e exterior, entre plantas industriais, centros de distribuição, empresas de serviços e escritórios comerciais.

A lindona Juliana Barbosa celebrou idade nova no início da semana e ganhou festa surpresa em bar movimentado do bairro Três Barras. Duas outras lindonas estavam lá para abraçá-la: Marcella Baptista e Sabrina Gava.

Randon Linhares II O empreendimento, localizado no polo moveleiro, demandou investimento na ordem de R$ 20 milhões aplicado em estoque e infraestrutura. A unidade utilizará um moderno sistema de gerenciamento de estoques para proporcionar maior agilidade e assertividade no atendimento, tudo para gerar maior competitividade na cadeia de distribuição.

Bazar Afemol Neste sábado (8) acontece a sétima edição do bazar da Associação Feminina do Sindimol, a Afemol. Será das 9 às 13 horas na sede da entidade, no polo moveleiro, no bairro Canivete. Toda a renda será revertida para as ações do projeto.

Niver Surpresa II Quem também assoprou velinhas e ganhou bolo supresa em butiquim famoso do Três Barras foi Mara Bollis que estava ao lado do marido, Antônio Bollis, e de amigos mais próximos.

Jantar dos Namorados A nossa chef Ariela Brasil vai assinar um cardápio dos deuses para os casais que escolheram o restaurante da família, no bairro Três Barras, para comemorar o amor. Com entradas, prato principal e sobremesa, o investimento é de R$ 160.

BELEZA II

Foto: Thiago Curty

Contagem Regressiva

•• Raqui Pioli é ladeada por Ricardo Corteletti e Renata Zucolotto que acabam de inaugurar um super espaço de saúde, beleza e bem-estar no Laguna Center

Encontrão É neste sábado, dia 8, mais um encontrão de ex-alunos do saudoso Colégio Afrânio Peixoto. Será no Guararema Clube com muita música e chope. Os convites custam R$ 60 e podem ser adquiridos com a comissão organizadora.

Passeio Ciclístico Também neste sábado um passeio ciclístico sustentável com plantio de árvores nativas será realizado em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A concentração será no bairro Três Barras, às 7h30min, com chegada na Praia do Minotauro. Haverá café da manhã na chegada. Não é preciso fazer inscrição.

A arquiteta Juliana Drago e seu amado, o empresário Rodrigo Martins estão em contagem regressiva. É que nos próximos dias a cegonha vai entregar Pedro, o caçula do casal que vai fazer companhia para as lindinhas Marília e Valentina.

Em Sampa Josieli Biancardi acaba de regressar da terra da garoa. Estava com o time de franqueados da marca de chocolates que representa em Linhares para conhecer as delícias que serão comercializadas no Natal.

Em Sampa II Também em Sampa, Hemilly Capucho que foi conferir as novidades da maior feira de festas e entretenimento da América Latina. Estava na companhia da mãe Rose. Voltaram cheias de novidades.

Em Sampa III Na mesma feira, a cantora e empresária Fernanda Pádua que levou o love, o cantor Filipe Fantin, também para a aquisição de news para o cerimonial infantil da família no Três Barras.

Jardim da Elisa

Bate-papo entre Amigos

A princesa Elisa, a herdeira de Josi Agrizzi e Albertinho Ceolin, celebrou o primeiro aniversário e ganhou festa linda de viver com o tema jardim. Os personalizados tiveram a assinatura da bambambã Luana Catelan.

Rosângela Agrise, Mirian Hantequestt e o médico Eneas Ricardo Bevilaqua escolheram bar badalado próximo a Linha Verde para colocar as novidades em dia. Foi no últime finde. Em outra mesa estavam Brígida Rossoni e Yulo Moureli, dois queridões de Lá&Cá.

PARCEIRO DA COLUNA LÁ & CÁ

•• Fernanda Bustamante posa toda bonitona no dia em que inaugurou sua clínica de estética e beleza, no bairro Novo Horizonte


6

QUINTA-FEIRA 06 DE JUNHO DE 2019

JORNAL O PIONEIRO www.jornalopioneiro.com.br

OPINIÃO Essa coluna é publicada todas as terças-feiras, quintas-feiras e domingos

Renato Falchet Guaracho

INFORME

redacao@jornalopioneiro.com.br Renato Falchet Guaracho é especialista em Direito Digital e coordenador jurídico do escritório Aith, Badari e Luchin Advogados

Emprestar o nome

•• O procurador-geral do Estado, Rodrigo Francisco de Paula, assinou um Acordo de Cooperação Técnica entre a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e o Conselho Regional de Contabilidade (CRC-ES). O objetivo principal da parceria é a utilização da base de dados do CRC-ES pelo sistema que está sendo desenvolvido pela PGE para auxiliar o Estado na busca de bens dos seus devedores inscritos em Dívida Ativa. O acordo foi assinado na terça-feira (04), no gabinete do procurador-geral, e tem a vigência de dois anos com a possibilidade de ser prorrogado. Pelos termos do acordo, a PGE terá acesso aos registros dos profissionais em situação de regularidade com o CRC-ES, vinculados aos números de CPF e de CNPJ dos contabilistas e das organizações contábeis registradas no conselho. Já o CRC-ES, por sua vez, poderá ter acesso aos dados dos contabilistas identificados pela PGE envolvidos em possíveis fraudes contra o Estado.

Inscritos no encceja •• O número de inscritos no Exame Nacional de Certificação de Jovens e Adultos, o Encceja, teve um aumento de 75% se comparado com o ano passado. A informação foi divulgada na terça-feira (4) pelo Ministério da Educação. O Encceja é uma prova direcionada para jovens e adultos que não terminaram os estudos na idade adequada e que-

rem obter a certificação de conclusão no ensino fundamental ou médio. Neste ano, 78% das inscrições foram para as provas do ensino médio e 21,6% para as do ensino fundamental. Os interessados no certificado do ensino médio precisam ter, pelo menos, 18 anos. Já para o certificado do ensino fundamental, a idade mínima exigida é de 15 anos.

Inscritos no encceja II •• As provas vão ser aplicadas no dia 25 de agosto, em 611 municípios do país. Serão quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma redação. A nota mínima exigida para obtenção da proficiência é de 100 pontos nas provas objetivas e de cinco pontos na redação. Os resultados poderão ser usados de duas

maneiras. Aqueles que conseguirem a nota mínima exigida em todas as provas terão direito à certificação de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio. Já aqueles que alcançarem a nota mínima em uma das quatro provas, ou em mais de uma, mas não em todas, vão ter direito à declaração parcial de proficiência.

Seleção unificada •• As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada, o Sisu, já estão abertas e seguem até esta sexta-feira (7). No total, serão ofertadas mais de 59 mil vagas em 76 instituições públicas de ensino em todo o país. Para concorrer às vagas públicas, os candidatos devem ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem de 2018, e obtido nota acima de zero na redação. E, para se inscrever, os interessados devem acessar o site sisu.mec.gov.br. Para quem não conhece, o Sisu é o sistema informatizado do Mi-

nistério da Educação por meio do qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem. Em todo o país, Administração, Pedagogia e Ciências Biológicas são cursos com mais opções. Já os estados com mais vagas são Rio de Janeiro (12.937), Minas Gerais (8.479), Bahia (6.745) e Paraíba (5.990). Durante o período de inscrição, uma vez por dia, o Sisu calcula a nota de corte, que é a menor nota para o candidato ficar entre os potencialmente selecionados.

•• O empréstimo de nome é uma das principais causas da inadimplência no país. Um levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostra que, entre os brasileiros que limparam o nome nos últimos 12 meses, 24% haviam entrado para a lista de inadimplentes porque emprestaram o próprio nome a terceiros. Mais da metade (51%) dessas pessoas emprestaram o nome com a intenção de ajudar quem fez o pedido, enquanto 16% ficaram com vergonha de dizer não. De acordo com a pesquisa, a proximidade é algo que acaba facilitando esse tipo de abordagem. Em 27% dos casos o pedido de nome emprestado partiu de amigos. Em seguida aparecem os pais (14%), filhos (14%) e cônjuges (13%). Os colegas de trabalho ficaram em quarto lugar na lista, com 12% de citações. Na avaliação do educador financeiro do SPC Brasil, José Vignoli, emprestar o nome para amigos ou conhecidos é uma atitude solidária, mas que pode causar prejuízos. “A pessoa que pede esse tipo de favor, geralmente, já tem o próprio nome com restrição ou está com a vida financeira desorganizada, então o risco de não receber o valor gasto é alto. Não se deve emprestar o nome sem antes refletir sobre as consequências dessa decisão. Do ponto de vista legal, quem emprestou o nome é sempre o responsável pela dívida feita”, alerta o educador.

Cobrança de Casagrande •• Em reunião terça-feira com diretores da Fundação Renova e da mineradora Samarco da qual também participou o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande tratou sobre as ações de reparação e compensação que vem sendo desenvolvidas pela fundação após o desastre de Mariana, ocorrido em novembro de 2015. Casagrande cobrou ações mais efetivas para a população e defendeu o retorno das atividades da mineradora para a retomada da atividade econômica. A primeira agenda foi realizada pela manhã com a Fundação Renova, responsável pelas reparações dos danos causados pelo desastre de Mariana. Casagrande e Zema trataram sobre medidas mais efetivas e a demora nos reparos à população atingida. “Também cobramos para que se estabeleça medidas e ações que deixem um legado para quem mora na Bacia do Rio Doce como, por exemplo, obras de saneamento, água e esgoto, investimento na cobertura florestal e outras obras que possam levar um desenvolvimento econômico”, afirmou Casagrande, que demonstrou preocupação com a lentidão nessas ações mais estruturantes e pediu mais agilidade.

Afinal, Neymar cometeu "crime digital"? O principal assunto dos últimos dias é o caso Neymar. Ainda é dúvida se o Neymar cometeu ou não estupro, todavia, parece ser consenso entre os formadores de opinião que Neymar cometeu o tal “crime digital” ao divulgar suas conversas com fotos íntimas da pessoa. No entanto, a máxima defendida por esta tese parece não se sobressair ao analisar o texto da lei penal aplicada à crimes digitais. Isto porque, no ato praticado, Neymar, em momento algum, divulgou fotos nuas da pessoa sem censura, ao contrário, houve o cuidado, ainda que mínimo, é verdade, de incluir borrões nas partes mais íntimas da mulher que o acusa. Assim, o que se discute é se Neymar poderá ser enquadrado pelo crime previsto no artigo 215-A, do Código Penal, pelo crime de Importunação Sexual, sancionado em 2018, que tem pena de reclusão de 1 a 5 anos. Entendo, todavia, que aqueles que defendem que Neymar cometeu tal crime se equivocam na interpretação do texto legal, que narra: “Art. 215-A. Praticar contra alguém e sem a sua anuência ato libidinoso com o objetivo de satisfazer a própria lascívia ou a de terceiro”. Da mera leitura da lei já se pode questionar se o ato cometido por Neymar foi libidinoso, ou seja, contra a dignidade sexual da pessoa, na medida em que houve o cuidado, mesmo que pequeno, de censurar as partes intimas da pessoa.

Ocorre que, ainda que se admita a existência do ato libidinoso, a lei narra na parte final que ele deverá ser “com o objetivo de satisfazer a própria lascívia ou a de terceiro”. Aí é o ponto onde não se poderia aplicar esta norma ao caso, pois em momento nenhum Neymar teve o objetivo de satisfazer sua luxuria ou a de terceiro, mas sim se defender das acusações que lhe eram impostas. Ora, evidente que o tipo penal deixa expresso um objetivo para o crime, não podendo ser aplicado de forma diversa e, já que o objetivo é evidentemente outro, não há como imputar tal crime a ele, sob pena de causar grande injustiça, em razão exclusivamente de se tratar de agente famoso e que, bem ou mal, impõe amor e ódio às pessoas. Há, por fim, aqueles que defendem a aplicação do artigo 218-C, do Código Penal, que narra a divulgação de vídeos de estupro, sexo, nudez, entre outros, sem o consentimento da vítima, todavia, não há cenas de nudez ou sexo, as imagens mais intimas foram censuradas, não existindo nudez explicita, além de que não houve dolo especifico de divulgar as imagens, uma vez que o que ele pretendia era se defender das acusações. Dessa forma, será investigado o crime de estupro, todavia, narrar a existência de “crime digital”, em especial quando não se entende do tema, é algo temerário e que, no “caso Neymar”, é evidente que não existiu tal crime.


JORNAL O PIONEIRO www.jornalopioneiro.com.br

GERAL

Pescadores não acreditam que peixes estejam próprios para consumo

QUINTA-FEIRA 06 DE JUNHO DE 2019

7

CANTINHO DA REFLEXÃO CAN *Monsenhor Jonas Abid www.cancaonova.com.br

* Nestor Gomes

•• Uma nota técnica (nº8/2019) foi divulgada esta semana pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) alegando que o pescado proveniente da Bacia do Rio Doce e de toda sua região costeira está próprio para o consumo. Contudo, a mesma nota possui algumas ressalvas quanto a quantidade destinada para cada pessoa, limitando a 200 gramas por dia para os adultos e jovens acima de 10 anos e de até 50 gramas para crianças abaixo dessa faixa etária, incluindo também as gestantes. Em parceria com a Anvisa, a Fundação Renova declarou que estes parâmetros são seguros para o consumo por representarem risco mínimo à saúde. A nota divulgada também é resultado do trabalho de pesquisa custeado pelo Instituto Chi-

co Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), através da Fundação Renova e em parcerias com algumas universidades, como a Federal do Rio Grande (FURG) cujos pesquisadores realizaram análises da água, dos peixes e crustáceos do rio Doce desde o município de Mariana até a sua foz, aqui em Linhares. Embora a Anvisa reconheça que, em média, há uma concentração maior de metais pesados nos peixes, como mercúrio e chumbo, o seu consumo não representaria risco à saúde das pessoas, desde que obedecido o seu limite diário. Por outro lado, os pescadores que utilizam o Rio como única fonte de trabalho e renda reprovam a recente nota divulgada, pois ainda se sentem muito inseguros com relação a qualida-

de do pescado. O presidente da colônia de pescadores, Milton Jorge, tratou com surpresa a nota publicada: “há três semanas atrás a própria Agência divulgou outra nota alegando que o peixe do Rio ainda não estava próprio para consumo. Para nós, pescadores, está sendo uma surpresa e por isso não estamos seguros ainda se vamos seguir essa autorização para pesca”. Além disso, os mesmos pescadores argumentam que seria em vão todo o investimento para garantir uma produção considerável de peixes “sem a garantia de que os clientes terão confiança na qualidade do produto”. Para a categoria, esse processo que visa restabelecer a venda e consumo de peixes através do rio Doce aqui, em Linhares, demorará pelo menos dois anos.

Parque de Itaúnas destino ideal para conhecer a riqueza natural do ES

•• Importante patrimônio do Espírito Santo o Parque Estadual de Itaúnas, no município de Conceição da Barra, está estruturado para receber turistas. A nova sede foi inaugurada segunda-feira (03) pelo governador Renato Casagrande. Além de ser um ponto de apoio técnico para o trabalho do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), o local abriga atividades de turismo, educação ambiental, sustentabilidade e cultura. O Parque apresenta ambientes como a mata de tabuleiro, fragmento florestal em extinção no Espírito Santo, restinga, dunas, ambientes estuarinos de mangues, uma extensão expressiva do rio Itaúnas e a mais representativa região

de alagados do Espírito Santo. O governador destacou a importância do investimento não só para os moradores como também para os visitantes. “A melhoria da estrutura do Parque de Itaúnas é muito importante porque fizemos um local para receber a população e os visitantes com melhores condições. O Parque de Itaúnas é uma grande atração turística dessa região. A vila sobrevive, pois tem uma preservação ambiental e uma riqueza cultural muito grande. Cultura e meio ambiente precisam andar juntos e é isso que faz a gente ter certeza que essa região vai atrair cada vez mais pessoas para desfrutar das riquezas ambiental e cultural. Isso, ao mesmo tempo,

vai gerando mais oportunidades para quem vive no local”, pontuou o governador. A estrutura da nova sede do Parque Estadual de Itaúnas está equipada com auditório para até 40 pessoas; centro de visitantes; área administrativa; salas para gerência e técnicos; sala de reuniões; copa; biblioteca; rádio comunitária; alojamento; almoxarifado de ferramentas; depósito de combustíveis e garagem.

Diversidade •• O bom estado de conservação dos variados habitats do Parque aliado à grande diversidade de espécies vegetais, coloca a unidade como local de extrema importância para a manutenção de uma fauna riquíssima. Foram registradas 414 diferentes espécies vegetais, 43 de mamíferos, 183 de aves, 32 de répteis, 29 de anfíbios e 101 de peixes. O Parque abriga, ainda, 23 sítios arqueológicos, locais que concentram vestígios de assentamentos humanos pré-históricos como pedras lascadas, cerâmica indígena e diversos artefatos da época da colonização. Tudo isso caracteriza a singularidade e importância da unidade.

*Fundador da Comunidade Canção Nova e presidente de honra da Fundação João Paulo II

A evangelização começa com pessoas cheias do Espírito Santo Para as pessoas aceitarem Jesus vivo e verdadeiro, o evangelho autêntico, é preciso a graça do batismo no Espírito Santo. Esse é o sinal dos nossos tempos, o desígnio de Deus para nós. Nós precisamos deixar acontecer a graça da efusão do Espírito Santo, para poder levá-la a tantos outros. Quem age é Jesus! O que nós fazemos é rezar para que as pessoas sejam batizadas por Jesus. De acordo com o último censo realizado no Brasil, nosso país possui 200 milhões de habitantes. Supondo que metade dessa população seja de católicos, nota-se que temos um débito com a nossa geração, pois esses brasileiros já deveriam ter sido evangelizados. Como vamos reverter essa situação? Não há outro jeito a não ser pela graça que Deus

está derramando: a graça do encontro pessoal com Cristo e o batismo no Espírito Santo. Nós precisamos ter cuidado com a televisão, com as redes sociais e o que elas propagam. As pessoas estão debilitadas pela mentalidade dessa mudança de época, principalmente pelo mau uso da internet. Embora ela apresente uma riqueza maravilhosa, existe um lado pernicioso que contamina a nova geração. O único jeito de fazer com que o Evangelho alcance o povo - os jovens, as crianças, os universitários, os membros da nossa família, todas as pessoas que ainda não encontraram Jesus -, é pelo poder do Espírito, é pelo batismo no Espírito Santo. A verdadeira evangelização começa com pessoas cheias do Espírito Santo!


8

QUINTA-FEIRA 06 DE JUNHO DE 2019

JORNAL O PIONEIRO www.jornalopioneiro.com.br

SOCIEDADE Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever – inclusive a sua própria história”

DENI

>> Bill Gates

Bom dia, Dalto Lugon Moulin

DENI ALMEIDA DA CONCEIÇÃO denialmeida@jornalopioneiro.com.br

Curtas

Essa coluna é publicada todas as quintas e domingos

Deputado Marmeri

•• Sábado passado Nilza e o oftalmologista Antonio Bressan Filho receberam o titular desta coluna para um jantar, oportunidade que tivemos de colocar o papo em dia. Vale ressaltar que o uísque servido foi o Royal Salute, que dispensa comentário. •• Os quatro anos de Conrado, filho de Taciana Gaigher e do oftalmologista Jobson Bortot Filho serão comemorados no próximo sábado, no Animalito Buffet Infantil, no bairro Novo Horizonte. •• O jantar do Clube dos Legais com esposas e convidados já tem data marcada. Será dia 29 deste mês, no Restaurante Aleixo, na Praia do Canto, em Vitória. Depois darei mais detalhes.

•• Zelia e João Calmon Soeiro já estão nos Estados Unidos. Ai estão com a filha Fernanda, em Orlando mas ontem seguiram para o Alabama onde ela mora e trabalha na Arcelor Mittal North Américana

•• De 27 a 30 deste mês acontecerá a XIX edição do Festival Italo-Germânico em Marechal Floriano, com muita música, danças típicas e gastronomia, é claro.

Festa dos Brandão

•• Leitor da coluna envia e-mail reclamando a falta de espaço para estacionamento em Linhares...”e como se não bastasse, um supermercado, no centro da cidade, tem o privilégio de ocupar uma grande área com seus caminhões para carga e descarga, impedindo que seus próprios clientes usem o espaço. Isso é um absurdo”, queixa-se. •• Uma feira de beleza vai acontecer no Centro de Convenções de Vitória, nos dias 29 deste mês a 1º de julho.

•• Será no próximo sábado, dia 8, a Festa Junina Anual dos Brandão, na Lagoa da Lua, organizada por Delma e o médico Carlos Brandão, que a cada realização superam na organização, porque ali a paisagem encanta e inspira.

Viva a TV Vitória •• Sob comando do chefe Fernando Machado e equipe, a TV Vitória/Record TV avança no Norte e Noroeste do Espírito Santo com força. Terça-feira, 4, Colatina e municípios vizinhos passaram a sintonizar a emissora com maior qualidade de som e imagem, com a inauguração do sinal digital. Semana que vem será a vez de Linhares e região.

•• Professoras Katiane Segatine e Norma Astrea seguiram para São Paulo, a trabalho. Viva, viva!

•• Sem fazer muito alarde mas atuando com precisão, e mesmo tendo sua base eleitoral no Sul do Estado (já foi, inclusive, vice-prefeito de Rio Novo do Sul), o deputado Emilio Mameri (foto), Vice-presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, quer mostrar seu trabalho também no Norte do Estado. Em sendo assim, nesta sexta-feira, 7, ele se reune às 15 horas, na Câmara Municipal com lideranças do município de Jaguaré, para discutir a situação e as necessidades da saúde pública da região Norte do Estado. O parlamentar, como devem saber, é médico.

Feira da cachaça •• Começa nesta quinta-feira, 6, e segue até domingo a 29ª edição da Expocachaça, maior e mais importante feira da cachaça do país, no Expominas , em Belo Horizonte. O tradicional evento chega em 2019 como uma vitrine de mais de 21 anos de tradição para toda a cadeia produtiva e de valor da cachaça.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.