O PIONEIRO 03 DE MARÇO DE 2013

Page 9

OPINIÃO

INFORME redacao@jornalopioneiro.com.br

DOMINGO 03 de março de 2013

O PIONEIRO

9

LUCIANO PIRES Essa coluna é publicada todas as quintas e domingos

Luciano Pires é jornalista, escritor, conferencista e cartunista. Luciano Pires escreve todos os domingos

São Mateus

Segurança Na última quinta-feira, dia 28, foi assinado um convênio para a construção de uma Unidade Padrão do Corpo de Bombeiros e a população agora conta, também, com três novas viaturas para atender a região. Participaram do evento o vice-governador, Givaldo Vieira, o então secretário de Segurança Pública, Henrique Herkenhoff, o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Edmilton Ribeiro, o prefeito de Linhares, Nozinho Correa, o deputado Estadual Luiz Durão, entre outras autoridades. O investimento é da ordem de R$ 3 milhões na Unidade entre instalações físicas, viaturas, equipamentos e mobiliário. O valor das viaturas foi de R$ 126 mil, sendo dois veículos pickup strada e um quadriciclo, sendo as pickups advindas de emenda parlamentar do deputado Luiz Durão, que também, por emenda parlamentar, por intermédio do CBMES, estará entregando um Fiat Uno ao Conselho de Segurança de Linhares (Consel).

Seguranca II Também foi assinado na mesma solenidade o termo de convênio entre o CBMES e o município de Linhares para a construção de uma Unidade Padrão na região próximo ao aeroporto e às margens da BR 101, pelo qual prevê a doação do terreno pela municipalidade e a construção da OBM pelo Estado, por intermédio da SESP. Esses investimentos se justificam por causa do crescimento que o município de Linhares atravessa.

Educação Tributária Após firmar parcerias que visam o combate à sonegação fiscal e a otimização dos resultados do IPM em três municípios do Norte capixaba, a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), ampliará o debate em outras quatro cidades. Entre os dias 06 e 19 de março, Ecoporanga, Pancas, Brejetuba e São Mateus sediarão novas edições do Seminário de Sensibilização em Educação Tributária, voltado inicialmente para a capacitação de gestores públicos e entidades de classes da região. O ciclo de palestras tem por objetivo mostrar os impactos das ações de Educação Tributária nas finanças dos municípios e orientar os agentes públicos a adotar medidas que ajudem a melhorar a performance no Índice de Participação dos Municípios - IPM e na arrecadação do IPVA. O Seminário será realizado em Ecoporanga no dia 06 de março, em Pancas no mesmo horário, porém, no dia seguinte; em Brejetuba no dia 12, e em São Mateus em 19 de março. A participação pode ser confirmada nos locais do evento.

Romaria Cerca de 100 romeiros de Alfredo Chaves participam da 13ª Romaria de São José do Quarto Território rumo ao Convento da Penha, em Vila Velha. Eles saíram sexta-feira e durante três dias terão percorridos 100 km a pé. A previsão de chegada ao Convento é hoje cedo. A romaria teve origem na promessa de um morador da comunidade de Quarto Território e recebeu adesões de algumas pessoas da comunidade e hoje já se consolida como em um evento religioso de grande importância no município e região. Em seu primeiro ano, reuniu pouco mais de 30 pessoas, que caminharam de Alfredo Chaves até o Convento da Penha, pernoitando em calçadas das cidades de Guarapari e Vila Velha.

O Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares, em São Mateus, implanta a partir do próximo dia 18, mudanças no horário de visita aos pacientes da instituição e cria novo sistema de identificação para acesso de acompanhantes e visitantes, por meio de crachás. A medida visa a um atendimento mais acolhedor e resolutivo na assistência à saúde e vai de encontro à política de humanização do Sistema Único de Saúde. Hoje, o Hospital registra, em média, 7 mil pacientes por mês no Pronto-Socorro e cerca de 616 internações. De acordo com a diretora administrativa do Hospital, Jacqueline Ferreira Leonardo, as visitas a pacientes internados nas áreas de clínica médica, cirúrgica, ortopédica e pediátrica, e também do pronto-socorro, passarão a ser realizadas das 14 às 18 horas, todos os dias. Atualmente, essas visitas são em dois turnos: à tarde, do meiodia às 14 horas, e à noite, das 20 às 21h30min.

Chamada SEDU A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) publicou no Diário Oficial da ultima sexta-feira (01), o cronograma de chamada dos candidatos classificados no processo seletivo para professores em Designação Temporária do Programa Brasil Alfabetizado. O candidato deverá comparecer ao local, no dia e horário determinado no cronograma, portando toda a documentação exigida pelo edital. Quem não puder comparecer, poderá participar da chamada por meio de um procurador legalmente habilitado.

As marionetes Você certamente acompanhou a visita da jornalista cubana Yaoni Sánchez ao Brasil, não? Em vários momentos uma turma de “democratas” simplesmente impediu, aos gritos e ameaças, que ela fizesse aquilo que veio fazer: conversar sobre o regime cubano. É evidente que as demonstrações foram orquestradas, com transporte, cachê e lanchinho para os manifestantes, que nem mesmo sabiam o nome da moça. Para quem comandou os trogloditas, Yoani não pode manifestar seu pensamento. Ela tem que ser calada. Existe um livro precioso chamado A História da Liberdade de Pensamento, escrito em 1914 pelo historiador e filólogo irlandês John Bagnel Bury, que explica na introdução a razão de, para algumas pessoas, ser tão difícil aceitar a liberdade de expressão: “O cérebro médio é naturalmente preguiçoso e tende sempre a escolher o caminho por onde encontra menor resistência. O mundo mental do homem médio consiste de credos que ele aceitou sem questionar, e aos quais ele está firmemente fixado. Ele é instintivamente hostil a qualquer coisa que ameaçar a estabilidade do mundo que lhe é familiar. Uma nova ideia, inconsistente com seus credos, torna necessário rearranjar a mente, num processo trabalhoso que requer um gasto doloroso de energia mental. Para o homem médio e seus amigos, que formam a grande maioria, novas ideias e opiniões que causem dúvidas nos credos e instituições estabelecidos, parecem malignas, pois são desagradáveis.” Portanto, se eu sou esse homem médio e tenho algum tipo de poder, fico tentado a não permitir que ideias malignas e desagradáveis sejam expressas. E, para isso, quebro braços, esmurro e ameaço. Ou posso lançar mão do conceito do “bem comum”, “da proteção aos mais fracos, pobres e desamparados”, “da sobrevivência da humanidade” e tantos outros argumentos lindos, imbatíveis, que se tornam pretextos para verdadeiros crimes contra as liberdades individuais. Liberdade de pensamento

quer dizer muito pouco se não for acompanhada pela liberdade de expressão, que é uma coisa muito diferente. Ninguém muda o mundo só com pensamentos, eles precisam ser expostos, compartilhados, discutidos e colocados em ação. E estamos, ao menos nós que vivemos em sociedades que podem ser consideradas democráticas, tão acostumados com a liberdade de pensamento e expressão que nos esquecemos que, para chegar até este ponto, muito sangue correu. Foram séculos e séculos persuadindo os poderosos de que manifestar uma opinião – e discuti-la livremente – era uma boa coisa. Não importa se você concorda ou não com ela, acho que o grande mérito da visita de Yoani Sánchez ao Brasil foi escancarar o perigo dos intolerantes que andam entre nós, e que são de dois tipos. Primeiro as marionetes, que a gente saca logo de cara. São prostitutas morais: alugam a mente e o corpo para quem pagar mais. Estão sempre irritados, gritam, ameaçam, apelam para a violência e se orgulham de sua ignorância e estupidez. Esses ogros têm que ser tratados de igual para igual, pois querem calar sua boca na porrada. Mas os mais perigosos são os que manipulam as marionetes: os de fala mansa, simpáticos, repletos de boas intenções, argumentos pomposos e propostas para salvar a humanidade. Parecem santos. Esses, mais que sua boca, querem calar sua mente. Não deixe.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.