O PIONEIRO 02 DE DEZEMBRO DE 2012

Page 9

OPINIÃO

DOMINGO 02 de dezembro de 2012

INFORME

O PIONEIRO

9

LUCIANO PIRES Essa coluna é publicada todas as quintas e domingos

redacao@jornalopioneiro.com.br

Divulgação

Dia do voluntariado

 Dia de Dom Décio O dia hoje, dois de dezembro, pertence ao bispo diocesano de Colatina, dom Décio Sossai Zandonade, que completa 70 anos de vida. As comemorações começaram sexta-feira, 30, quando o bispo foi recebido com festa pelos funcionários da Mitra Diocesana, Cáritas, paróquia da Catedral e Livraria Cordis. A turma cantou e apresentou um vídeo com depoimentos de padres e pessoas próximas. Em seguida, mais uma surpresa: o Coral Raios de Sol, formado por crianças, cantou especialmente para o bispo.

Prevenção da AIDS Segundo dados do Ministério da Saúde, a cada ano até 30 mil pessoas são infectadas com o vírus HIV no Brasil. Para conscientizar a população sobre os cuidados na prevenção da doença, o Hospital Estadual Central (HEC) realizou sexta-feira, dia 30, uma atividade para marcar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, registrado ontem, dia 1 de dezembro. A ação, promovida pelo Serviço de Segurança e Medicina do Trabalho juntamente com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, envolveu acompanhantes, visitantes e colaboradores do Hospital e contou com distribuição de preservativos, material informativo e 250 laços vermelhos, que simbolizam o comprometimento na luta contra a doença.

Música na Praça A Secretaria Municipal de Cultura abre espaço mais uma vez para a música popular. Desta vez, quem ganha o palco do Centro Cultural Nice Avanza é a banda Vitrola de 3, que apresenta “Bem Vindo ao retorno”. A banda se apresenta hoje, a partir das 17 horas.

Suspensão de CNH Do início de janeiro até outubro deste ano, o Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN-ES já notificou 55 mil motoristas que atingiram mais de 20 pontos na Carteira Nacional de Habilitação, ou que cometeram alguma infração que prevê a suspensão direta da carteira. Todo este volume representa o fim das notificações de autuação com pontos de multas antigas, de 2008 a 2011, por exemplo, que estavam acumuladas. Agora, todo o dia 10 de cada mês são enviadas cartas com novos processos aos condutores, com infrações cometidas nos últimos 12 meses. Somente em novembro deste ano 481 notificações de suspensão já foram emitidas.

Suspensao de CNH II O motorista poderá ainda ter a Carteira Nacional de Habilitação suspensa por infrações que prevêem esta penalidade de forma específica, como dirigir embriagado ou trafegar sem capacete. O tempo sem poder dirigir também dependerá da gravidade da infração, podendo chegar a até 12 meses, como é o caso da embriaguez ao volante. Os condutores que receberam as notificações podem entrar com recurso ou realizar a entrega da CNH junto ao Detran|ES. Neste caso é importante lembrar que o tempo de penalidade só começa a ser cumprido a partir do dia em que o motorista entrega a carteira. Caso o motorista não entregue a CNH após o prazo de recurso, será inserido no sistema de habilitação um bloqueio, informando que a carteira esta suspensa.

A próxima quarta-feira, 5 de dezembro será um dia especial para o grupo ArcelorMittal no mundo. Nessa data, todas as suas unidades comemoram simultaneamente o Dia do Voluntariado, denominado Dia V, e dedicarão um dia inteiro à realização de atividades recreativas e educativas em prol do próximo. Na ArcelorMittal Tubarão, em Serra, a programação prevê atividades culturais, ambientais e de entretenimento para mais de 200 crianças e adolescentes, entre 10 e 16 anos, atendidos por projetos sociais apoiados pela empresa.

Científica Júnior Mais de 40 projetos desenvolvidos por alunos do ensino médio e fundamental da rede pública estadual, por meio do Programa de Iniciação Científica Júnior (PICJr), foram apresentados na semana que passou, no Seminário de Avaliação Final do Programa de Iniciação Científica Júnior. Os Seminários foram realizados segunda-feira, 26, em Colatina, terçafeira, 27, em São Mateus e sexta-feira, 30, em Vitória, avaliando as pesquisas realizadas entre 2011 e 2012 pelos mais de 300 bolsistas do Programa.

Corrida no Conceição Hoje, domingo, acontece a primeira corrida Fitmais Family Run de cinco quilômetros no bairro Conceição com o apoio da Secretária Municipal de Esporte e Lazer. A concentração dos que pretendem correr acontece em frente à Academia Fitmais, a partir das 8 horas. Para participar é sol levar 2 kg de alimentos não perecíveis (exceto fubá, sal e farinha), que serão doados a Assistência ao Menor do Interlagos (AME). Vai nessa, porque “saúde é o que interessa...”.

Luciano Pires é jornalista, escritor, conferencista e cartunista. Luciano Pires escreve todos os domingos

Torturadores de palavras

Este texto é de 2009. Mas precisa ser relido já.

números podem ser torturados pra dizer o que o torturador quiser!

Olha que história sensacional recebi por email: Judy Wallman é uma pesquisadora na área de genealogia nos Estados Unidos. Durante a pesquisa da árvore genealógica de sua família deu de cara com uma informação interessante. Um tio-bisavô, Remus Reid, era ladrão de cavalos e assaltante de trens. No verso da única foto existente de Remus (em que ele aparece ao pé de uma forca) está escrito: “Remus Reid, ladrão de cavalos, mandado para a Prisão Territorial de Montana em 1885, escapou em 1887, assaltou o trem Montana Flyer por seis vezes. Foi preso novamente, desta vez pelos agentes da Pinkerton, condenado e enforcado em 1889.”

Portanto, é indispensável se preparar para os discursos, matérias e reportagens com os quais você se depara diariamente. E esse processo de preparo começa com o estudo, com a leitura. Quem não lê não está preparado para assistir televisão, por exemplo. É a leitura que nos ajuda a construir um repertório suficiente para embasar nossas reflexões, enriquecer nossas comparações, orientar nossos julgamentos e refinar nossa capacidade de tomada de decisão.

Acontece que o ladrão Remus Reid é ancestral comum de Judy e do senador pelo estado de Nevada, Harry Reid. Então Judy enviou um email ao senador solicitando informações sobre o parente comum. Mas não mencionou que havia descoberto que o sujeito era um bandido. A atenta assessoria do Senador respondeu desta forma: “Remus Reid foi um famoso cowboy no Território de Montana. Seu império de negócios cresceu a ponto de incluir a aquisição de valiosos ativos eqüestres, além de um íntimo relacionamento com a Ferrovia de Montana. A partir de 1883 dedicou vários anos de sua vida a serviço do governo, atividade que interrompeu para reiniciar seu relacionamento com a Ferrovia. Em 1887 foi o principal protagonista em uma importante investigação conduzida pela famosa Agência de Detetives Pinkerton. Em 1889 Remus faleceu durante uma importante cerimônia cívica realizada em sua homenagem, quando a plataforma sobre a qual ele estava cedeu.” Não é sensacional? Palavras e

Através da leitura tomamos contato com as idéias de homens e mulheres que ao longo da história trataram dos problemas que nos afligem. Com a leitura aprendemos como o mundo funciona e como o homem se comporta em sociedade. Aprendemos sobre po-lí-ti-ca. Através da leitura e do estudo é possível desenvolver uma espécie de “sexto sentido” para perceber os malabarismos dialéticos, a tortura das palavras. No mínimo isso ajuda a não fazer papel de trouxa. Sem leitura, repertório e pensamento crítico nos tornamos reféns dos torturadores profissionais de palavras. E então um “não” passa a significar “sim”. E vice versa. Erros viram acertos. Ladrões são tratados como empresários. Planos eleitoreiros são vendidos como a salvação da pátria. Terroristas passam por refugiados. Corrupção vira caixa dois. Assassinos transformamse em vítimas. Ah, ia me esquecendo! Em vez de simplesmente acreditar e repassar, decidi ler e estudar. E descobri que a história de Judy, Harry e Remus Reid é falsa. É uma mentira que circula pela internet há mais de dez anos... Viu só?


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.