A energia que nos falta - OpAA43

Page 27

Opiniões

criar o

futuro Podemos analisar bem a situação atual do negócio e definir com precisão os recursos necessários. E, então, devemos partir para a ação, através de uma execução exemplar. É assim que se cria o futuro. "

Igor Montenegro Celestino Otto Diretor-superintendente do SEBRAE/GO

Como Peter Drucker dizia com frequência, você não pode prever o futuro, mas pode criá-lo. Atualmente, temos dedicado tempo demais nos preocupando com o futuro. Nos preocupamos com as crises reais e com as hipotéticas. Nos preocupamos, diariamente, com as oscilações dos preços dos nossos produtos no mercado, com os juros, com o poder de compra do consumidor, com a força dos nossos concorrentes, com os produtos substitutos, com a escassez de mão de obra qualificada, com a oferta de crédito ou a falta dela, com o papel do governo e com tudo mais que envolve o nosso negócio e o nosso segmento. Ou seja, estamos sempre nos preocupando com as variáveis que fogem ao nosso controle. Nesse processo, muitas vezes, estamos perdendo o foco das variáveis que realmente estão sob o nosso controle, que é o poder de planejar e de executar uma gestão altamente eficiente. De nada adianta tentar prever o futuro do negócio, pois ninguém pode fazer isso. Mas podemos traçar uma boa estratégia. Podemos analisar bem a situação atual do negócio e definir com precisão os recursos necessários. E, então, devemos partir para a ação, através de uma execução exemplar. É assim que se cria o futuro.

Ao focar no próprio negócio, o primeiro passo é desenvolver uma boa gestão de pessoas. Só há uma forma de obter bons resultados, e essa forma é através das pessoas. É preciso desenvolver bons relacionamentos em um ambiente de colaboração dentro da equipe. É preciso saber ouvir colaboradores e clientes. É preciso investir no desenvolvimento das competências e também no reconhecimento de bons resultados da equipe. É preciso oferecer clareza de objetivos para os colaboradores: deixando claro para cada pessoa como deve desempenhar o seu trabalho, dizendo qual deve ser o resultado final a ser apresentado e informando a quem ela deve se reportar. Sem espaço para dúvidas. O segundo passo é fazer um bom gerenciamento estratégico. Analisar os ambientes interno e externo. Avaliar as cinco forças de Porter, como a ameaça de novos entrantes, a ameaça de produtos ou serviços substitutos, o poder de barganha dos clientes, o poder de barganha dos fornecedores e a competição dentro do setor, visando definir a situação competitiva atual. Identificar a cadeia de valor para melhorar a eficácia organizacional. Identificar estratégias específicas para aumentar o valor dos produtos e serviços da organização. Enfim, definir com clareza a missão, visão, valores, metas, objetivos, estratégias, ações e tarefas, controle e recompensas do negócio.

27


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.