3 minute read

Ferbasa

Next Article
Cenibras

Cenibras

Do empenho nasce o

Em 1961, um homem sonhou e ousou criar o futuro. Guiado por seu espírito transformador, José Carvalho fundou a Ferbasa. Construído a várias mãos, o sonho do passado é, hoje, líder em produção de ferroligas e única produtora integrada de ferrocromo das Américas.

A extração de cromita, matéria-prima para as ligas de ferrocromo, é realizada na região Centro-Norte do estado da Bahia. As principais minas são a Coitezeiro, em Campo Formoso, e Ipueira, em Andorinha - esta considerada uma das mais modernas do setor.

Mineração

Metalurgia

O parque industrial, localizado em Pojuca, além de produzir as ligas de ferrocromo, é referência internacional por sua fábrica de ferrossilício - uma das plantas mais sustentáveis do mundo, 100% verde e com saldo zero na balança de carbono.

Florestas

Dos 64 mil hectares de florestas, 45% são mantidas como reserva de matas nativas. Nesse ativo, estão incluídos 1.243 hectares de áreas aprovadas como Reserva Particular do Patrimônio Natural. Além disso, a Ferbasa assegura o seu suprimento interno de biorredutor com as plantações de eucalipto, processo fundamental para as suas atividades.

Energia Renovável

Contribuindo para a diversificação da matriz elétrica nacional, a empresa produz energia renovável por meio de sua unidade eólica, a BW Guirapá, localizada na região Sudoeste baiana.

Como um presente para o futuro, parte do resultado da Companhia retorna para a Fundação José Carvalho, sua acionista majoritária, que investe, anualmente, na educação de cerca de 3.600 crianças e jovens nordestinos. Assim, com respeito, ética, humildade e valorização à vida, a Ferbasa completa 60 anos atuando de forma sustentável e competitiva.

Ferbasa, 60 anos sonhando e criando um futuro melhor.

This article is from: